2 minute read

evita danos graves em Americana

Educa O Ambiental Foram Fundamentais Para Evitar Danos

Como trabalhar o tema nas escolas

Advertisement

Sabemos que o papel da escola vai muito além de ensinar as matérias tradicionais como Língua Portuguesa, Matemática, História ou Geografia. Além disso, é responsabilidade também da escola viabilizar outros saberes que permitam aos pequenos a prática desde cedo da cidadania e dos valores da sociedade. E, claro, isso inclui a sustentabilidade em seu sentido amplo, vai desde o uso consciente de água e do descarte correto de resíduos, até os conceitos sobre reciclagem, preservação das florestas, agricultura responsável e mais.

O primeiro passo para implementar uma gestão sustentável na escola é entender que esse princípio deve fazer parte de todos os aspectos da instituição, desde a sala de aula até a atuação de gestores e equipe pedagógica.

Para isso, professores e alunos têm um papel fundamental e a gestão deve fazer com que todos se engajem para colocar as atitudes sustentáveis em prática.

primeiro passo para implantar uma gestão sustentável é fazer um levantamento do estado geral da instituição. Ou seja, quanto a escola gasta com recursos como água, energia, alimentos e mate - riais? Que materiais não são aproveitados e quais deles podem ser enviados para reciclagem, reaproveitados ou até compostados. Qual a situação da estrutura física da instituição, como instalações elétricas e hidráulicas, ventilação, isolamento acústico e quantas adaptações seriam necessárias visando uma redução de emissão de carbono na atmosfera?

A partir desse levantamento, os gestores podem refletir e tomar atitudes para reduzir ou otimizar o consumo de água, como utilizar a água da chuva para irrigar os jardins, por exemplo.

É na execução de projetos que envolvem professores, alunos, familiares, gestores, funcionários e a comunidade escolar, que a escola pode começar a desenvolver práticas sustentáveis e ensinar a importância dessas atitudes para os alunos. Afinal, sustentabilidade é um conceito que não está dissociado da educação.

Uma escola que se torna referência neste tema também amplia seu alcance e influência a sociedade de uma maneira geral. E essa é a forma mais sólida de criar um futuro mais sustentável para as próximas gerações. (Pensamento Verde)

TEDx chega em Americana em abril

Americana recebe em abril a primeira edição do TED Talks no município. O evento americanense foi batizado de TEDx Carioba cuja finalidade é trazer palestras sobre educação, meio ambiente, autoconhecimento, racismo, homossexualidade, inspiração e motivação.

O evento acontece no dia 15 do mês que vem das 15h às 19h e, como é tradicional na TEDx, cada palestra terá no máximo 18 minutos de duração. Entre os palestrantes o destaque fica por conta de Maya Eigenmann, pedagoga, educadora parental, pós-graduada em neurociência e em educação positiva. Seu livro “A Raiva Não Educa, a Calma Educa” é best-seller no Brasil.

O termo TED vem das iniciais de tecnologia, entretenimento e design. Foi criado em 1984, nos Estados Unidos, como forma de conferência para reunir pessoas das três áreas.

Em 2009, para ampliar as conferências para mais lugares, foi criado o TEDx, que são eventos locais organizados de forma independente. Neles, são realizados os TED Talks, formados por palestras de até 18 minutos. Podem organizar os eventos apenas quem tem a licença aprovada pela organização TED. Em Americana, a organizadora do evento é a professora Flávia Rigonato Rodrigues. “Conseguimos a licença e abrimos na cidade a organização TEDx.(Com informações do jornal O Liberal)

A Papirus trabalha para que o papelcartão utilizado na indústria gráfica e de embalagens percorra um ciclo econômico ideal, criando um futuro melhor para todos.

This article is from: