
1 minute read
Santa Bárbara investe em obras antienchentes no São Fernando
É a maior obra de galerias e drenagem do atual governo barbarense
Oprefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan (MDB), deu o pontapé inicial das obras do novo sistema de galerias e drenagem do bairro São Fernando cuja parte baixa sofre há décadas com enchentes no período de chuvas. Trata-se da maior obra de galerias e drenagem do atual governo de Santa Bárbara.
Advertisement
“As galerias vão captar a água de diversos pontos do bairro e minimizar as ocorrências que foram registrados no ponto mais baixo do São Fernando. Trabalho de fundamental importância, que impacta diretamente na vida das pessoas, daqueles que sonham com esta melhoria”, comentou o prefeito.
Na primeira etapa dos serviços serão realizadas as escavações e implantação de bocas de leão tipo grelha. Os serviços seguem e, em alguns períodos da obra, o trânsito de veículos pode sofrer alterações na região.
Os trabalhos serão realizados pela Rua Ametista, entrando na área pública entre as ruas Brilhante, Papel e Diamante, com a construção de um piscinão de retenção que captará as águas pluviais de diversas ruas do bairro e também da Rua da Agricultura e Avenida Santa Bárbara.
“A gente sabe que durante décadas a região do São Fernando é um ponto muito desafiador com relação à drenagem e enchentes que acontecem. Ali é um bairro onde se chamava, antigamente, de lagoa seca, porque foi construído em cima de uma lagoa que secava no inverno. Só por essa história já é possível pressupor que é uma área complicada”, explicou Piovezan em entrevista à Rádio Santa Bárbara FM.
ETA
Ainda este mês, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste abriu licitação para contratação de empresa especializada para obras de melhorias e reforma da ETA 4 (Estação de Tratamento de Água), localizada no Jardim Souza Queiroz. O investimento estimado é da ordem de R$ 1,3 milhão.
As obras compreendem a individualização, instalação de módu- los de decantação e comportas nos decantadores da estação, ações que aprimoram a operacionalidade e reforçam a eficiência do tratamento de água. As melhorias vêm ao encontro das ações já desenvolvidas dentro do projeto de ampliação do sistema ETA 4, beneficiando mais de 100 mil habitantes da Zona Leste.
A ETA 4 vem recebendo diversas melhorias de ampliação em todo seu sistema, com novas adutoras de água tratada e água bruta, novos reservatórios e equipamentos tecnológicos.
Tais medidas que já apresentam resultados positivos na reserva e distribuição de água para toda a Zona Leste, região que ainda conta com obras em andamento, como a substituição da adutora principal e a criação de setores que possibilitam maior controle no abastecimento.