Aprendizes de sustentabilidade

Page 37

Neste saber, tem-se implícita a busca de um conhecimento complexo, não fragmentário, porém incremental. O conhecimento pertinente reconhece que, em meio à complexidade do real, não é possível nunca a compreensão total. É por isso, também, que a busca do conhecimento torna-se um esforço infinito, mas que pode se tornar um círculo virtuoso (MORIN, 2001). Nesse sentido, a metodologia do Programa se deu na interface do duplo sentido etimológico da palavra latina para educação: educare e educere, tendo o primeiro o significado de orientar, nutrir, decidir num sentido externo, levando o indivíduo de um ponto onde ele se encontra para outro que se deseja alcançar; e o segundo, educere, se refere a conduzir, promover o surgimento de dentro para fora das potencialidades que o indivíduo possui. Como a Educação Ambiental não está presa a uma disciplina ou grade curricular rígida, ela oportuniza a ampliação de conhecimentos em uma diversidade de dimensões, tendo em vista a complexidade dos sistemas naturais e sociais. A partir do conceito de simplicidade (e não simplista), o Programa manteve o foco na sustentabilidade ambiental local e do planeta, aprendendo-se com as culturas locais, estudando a dimensão da ciência, abrindo janelas para a participação dos jovens em políticas públicas de meio ambiente e para a produção do conhecimento na escola.

Forma de implementação O programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas, a partir de uma visão sistêmica (figura), é baseado em um círculo virtuoso contendo um conjunto de ações que trabalham a Educação Ambiental como uma prática integrada, contínua e permanente, transversal a todas as disciplinas e nas diversas modalidades de ensino. As ações se distribuem em quatro modalidades: difusa, presencial, tecnológica e ações estruturantes.

Educação Ambiental

37


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.