
14 minute read
Sobre os autores
from Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Desafios para o Planejamento e a Governança Ambiental na M
Sobre os Autores
Adriane Calaboni é pós-doutoranda pelo Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da UFABC. Doutora em Ecologia pelo Instituto de Biociências da USP (IB-USP) e mestra em Ecologia Aplicada (PPGI-EA) pela ESALQ-USP. Bacharel em Ciências Biológicas pela Unifal-MG. Alex Abiko é engenheiro e professor titular de Gestão Urbana e Habitacional da Escola Politécnica da USP. Coordenador da CEE268 da ABNT, Cidades e Comunidades Sustentáveis. Alexander Turra é biólogo, mestre e doutor em Ecologia, professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP). Coordenador da Cátedra Unesco para Sustentabilidade dos Oceanos. Alexandre Toshiro Igari: Docente, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (PPG-SUS - EACH-USP). Atua também como docente no curso de bacharelado em Gestão Ambiental da EACH-USP, nas áreas de Administração e Finanças aplicadas à Gestão Ambiental e de Economia Ecológica. Possui doutorado em Ecologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), com estágio de doutorado sanduíche concluído na Universidad de Alicante (Espanha). Simultaneamente ao período de doutorado sanduíche, cursou e obteve o mestrado europeu em Gestión y Restauración del Medio Natural pela Universidad de Alicante em 2012. Titulou-se como bacharel em Ciências Biológicas pelo IB-USP em 2005, e como bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Empresas, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) em 1995.
Advertisement
Anderson de Moura Bonilha: Graduado em Ciências Biológicas, modalidade Ecologia (UFRJ) e Mestre em Ciência Ambiental (IEE-USP). Atua na área de Gestão Ambiental e Territorial de áreas protegidas (Unidades de Conservação e Terras indígenas).
Andrea Lampis (Ph.D. LSE, 2009) é pós-doutorando do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP). É coautor convidado pelo IPCC do capítulo 12 ‘Sur América’ para o Assessment Report sobre mudança climática No. 6 (AR6) em preparação para 2022.
Anita Engels é socióloga, professora titular na área de Globalização, Meio Ambiente e Sociedade da Universidade de Hamburgo e codiretora do centro de excelência Climate, Climatic Change, and Society (CLICCS), com sede na mesma instituição.
Arlene Martinez Ricoldi é doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo e professora adjunta da Universidade Federal do ABC. Credenciada nos bacharelados em Ciências e Humanidades e Políticas Públicas. Integra o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC.
Benedito Roberto Barbosa: Mestre e doutorando em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC, é pesquisador do Laboratório de Justiça Territorial LabJuta/UFABC. É advogado do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo, e Coordenador da Central de Movimentos Populares de São Paulo.
Camila Espezio de Oliveira é bacharela em Gestão Ambiental. Mestra e doutoranda em Sustentabilidade pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Sua pesquisa envolve: economia ecológica, mudança de uso das terras, serviços ecossistêmicos, bens comuns e ação coletiva.
Célio Bermann: Doutor em Engenharia Mecânica (AIPSE-FEM/Unicamp, 1991), Prof. Associado 2 do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Diretor de Publicações da SBPE (Sociedade Brasileira de Planejamento Energético), membro do Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sociedade do IEA/USP, coordenador do Grupo de Pesquisa em Governança Energética vinculado ao Projeto Temático Fapesp (Processo n. 2014/50279-4).
Clara Ribeiro Camargo: Doutoranda do Programa de Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo, onde pesquisa agroecologia urbana na Região Metropolitana de São Paulo. Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2009) e mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (2015). Atua principalmente nos seguintes temas: agricultura orgânica, governança, gênero, políticas públicas e educação.
Cyro Assahira é bacharel em Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro. Mestre em Botânica, período em que investigou o impacto das hidrelétricas nas orestas alagáveis da Amazônia. Atualmente é doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (Procam/USP) com pesquisa voltada à temática que envolve o papel das ONGs Ambientalistas na democracia representativa brasileira.
Daniele Vieira é PhD pela Universität Hamburg, Alemanha. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi Oficial de Programa da Organização das Nações Unidas, na Unesco, onde fez parte da coordenação da Rede Global de Cidades de Aprendizagem (Unesco Global Network of Learning Cities, na sua sigla em inglês).
Edson Grandisoli é pós-doutorando do IEA-USP no Programa Cidades Globais. Doutor em Ciências pelo Procam-USP. Diretor educacional da Reconectta. Consultor da Unesco na área de Ciências da Natureza e Tecnologia e editor adjunto da Revista Ambiente & Sociedade.
Eduardo Gonçalves Gresse é sociólogo e cientista político, cofundador do Instituto Terroá e pesquisador. Pós-doutorando no centro de excelência Climate, Climatic Change, and Society (CLICCS), na Universidade de Hamburgo.
Eduardo Magalhães Rodrigues é pesquisador doutor e colaborador em Políticas Públicas – UFABC. Doutor em Planejamento e Gestão do Território – UFABC. Mestre em Relações Internacionais – PUC/SP (Programa San Tiago Dantas). Bacharel em Ciências Sociais - Centro Universitário Fundação Santo André.
Eduardo Viola: Pós-Doutor em Economia Política Internacional pela University of Colorado at Boulder. Doutor em Ciência Política pela USP. Professor titular (concurso público) do Instituto de Relações Internacionais da UnB desde 1993, aposentado desde agosto 2018, mas continua ativo na pós-graduação como professor sênior. A partir de 2020 é Pesquisador Colaborador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Pesquisador 1B do CNPq; coordenador do Grupo de Pesquisa do CNPq “Sistema Internacional no Antropoceno e Mudança Global do Clima” ; e, Lead Faculty da Earth System Governance Network. Foi professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor visitante das seguintes universidades: Notre Dame, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Unicamp, Colorado at Boulder, Amsterdã, Stanford, San Martin. Foi pesquisador associado sênior da University of Texas at Austin e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Flávia M. de A. Collaço é gestora de Políticas Públicas, mestra e doutora em Energia (IEE-USP), pós-doutoranda na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) pelo Research Centre for Gas Innovation (RCGI- POLI) e atualmente é pesquisadora líder do Programa de Integridade Socioambiental (PISA) da Transparência Internacional.
Francisco de Assis Comaru: Professor Associado do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da UFABC. Engenheiro, mestre em engenharia urbana e doutor em saúde pública pela USP. Realizou pósdoutorado como bolsista do CNPq na University College London (UCL/DPU) e Organização Mundial da Saúde (OMS/Genebra) em 2011. Atualmente é coordenador do LabJuta, Laboratório Justiça Territorial da UFABC e integra a coordenação do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos. Áreas de atuação: políticas urbanas, saúde urbana, saúde pública, direitos humanos, e políticas sociais.
Gilberto M. A. Rodrigues é doutor em Ciências Sociais, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFABC. Pesquisador do CNPq. Foi Pesquisador Sênior (Capes Print) da Universidade Duisburg-Essen (2019-2020).
Gina Rizpah Besen é psicóloga, doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública-USP e pós-doutora pelo Instituto de Energia e Ambiente –USP. Atualmente é pesquisadora colaboradora do Instituto de Energia e Ambiente, na área de resíduos sólidos urbanos, junto à Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental. Atua também como editora associada da Revista Ambiente e Sociedade.
Iara Negreiros é engenheira civil, doutora em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP. Secretária da ABNT/CEE-268 –“Cidades e comunidades sustentáveis”, professora da Facens – Faculdade de Engenharia de Sorocaba.
Jéssica Silva Campanha é bacharela em Gestão Ambiental. Mestra em Sustentabilidade pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atualmente é pesquisadora no Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) e associada na ONG Iniciativa Verde.
João Marcos Mott Pavanelli é bacharel em Marketing. Mestre e doutorando em Sustentabilidade pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH-USP. Sua pesquisa aborda a emergência, reprodução e mudança das instituições sob a perspectiva teórica da Economia Institucional.
José Blanes Sala é doutor em Direito Internacional pela USP. Professor e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas Sociais da UFABC. Foi pesquisador vinculado a projeto temático da Fapesp no Cedec e professor da Unesp. Atualmente coordena projeto de pesquisa para internacionalização do referido programa de pós-graduação financiado pelo programa Capes Print. José Eli da Veiga é professor sênior da Universidade de São Paulo, em seu Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). Publicou 29 livros, entre os quais A desgovernança mundial da sustentabilidade (Ed. 34, 2013). Jutta Gutberlet é professora titular do Departamento de Geografia da Universidade de Victoria, Canadá e coordenadora do Laboratório de Pesquisa Comunitária (www. cbrl.uvic.ca). Pesquisa temas relacionados a resíduos sólidos e segurança alimentar, no contexto de sustentabilidade, movimentos sociais e governança. Kauê Lopes dos Santos é geógrafo e urbanista, atualmente pesquisador de Pósdoutorado do IEE-USP (Brasil) e pesquisador visitante do LACC-LSE (Reino Unido). Klaus Frey é professor titular de Políticas Públicas na Universidade Federal do ABC e pesquisador de produtividade do CNPq, desenvolvendo pesquisas nas áreas de políticas públicas e ambientais, governança pública, democracia e desenvolvimento sustentável. Recentemente, editou o livro Politics and con ict in governance and planning: theory and practice, pela Routledge Taylor & Francis Group, (com Ayda Eraydin). Leandra Gonçalves é bióloga, doutora em Relações Internacionais. Desenvolve pesquisa na área de gestão e governança costeira e marinha. Integrante da Liga das Mulheres pelos Oceanos. Leandro Luiz Giatti é biólogo e doutor em Saúde Pública. Professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Editor adjunto da Revista Ambiente & Sociedade, pesquisador no Instituto de Estudos Avançados da USP. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária nos temas sustentabilidade, saúde ambiental e promoção da saúde. Leandro Reverberi Tambosi é docente da Universidade Federal do ABC e orientador de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental - UFABC e Ecologia - IB-USP. Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Ecologia pelo IB-USP. Mestre em Gestión y Restauración del Medio Natural - Universidad de Alicante.
Leila Maria Vendrametto é mestranda em Ciência Ambiental no Instituto Energia e Ambiente da USP, possui graduação em Comunicação em Multimeios (2007), licenciatura e bacharelado em Geografia (2015) pela PUC-SP e especialização em Ecologia, Arte e Sustentabilidade (2012) pela Unesp. Pesquisadora no Latino Adapta equipe Brasil e conselheira do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Subprefeitura de Pinheiros (CADES/PI) do biênio 2018-2020. Coordenadora do Urbanizar no Instituto Alana e cofundadora do coletivo Organicidade. Lidiane Alonso Paixão é pesquisadora do Temático Fapesp MacroAmb e Pesquisadora Colaboradora do Projeto GovernAgua - SARAS Institute - Inter-American Institute For Global Change Research (IAI). Engenheira Florestal (Unesp), mestra em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (USP) e doutoranda em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC. Lira Luz Benites-Lazaro é doutora pelo Centro de Ciência de Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, e pelo Programa de Pósgraduação em Integração da América Latina. Sua linha de pesquisa enfoca as políticas energética e climática. Luciana Travassos é professora adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC), nos bacharelados em Ciências e Humanidades e Planejamento Territorial e na Pósgraduação em Planejamento e Gestão do Território. É arquiteta urbanista (FAU-USP), Mestre e doutora em Ciência Ambiental (Procam-USP). Trabalha com a rela-ção entre a produção do espaço e a natureza, tanto do ponto de vista das dinâmicas territoriais quanto das políticas públicas, com o viés da justiça ambiental. Luciana Yokoyama Xavier é oceanógrafa, doutora em Oceanografia. Desenvolve pesquisa relacionada à gestão e conservação costeira e marinha, participação social e integração ciência-gestão. Integrante da Liga das Mulheres pelos Oceanos. Marcos Sorrentino é coordenador do Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca Esalq USP. Foi diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente entre 2003 e 2008 e assessor especial do Ministro da Educação para a construção da política ambiental do MEC entre 2012 e 2014. Atua com questões que envolvem organização social, educação e meio ambiente.
Melina de Souza Leite é especialista em Laboratório do Departamento de Ecologia da USP. Doutoranda em Ecologia pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia da USP (PPGE/USP). Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). MBA em Gestão Ambiental pelo PECE/USP. Bacharel em Ciências Biológicas pela UFRJ.
Paulo Sinisgalli é mestre em Ciência Ambiental, doutor em Economia Aplicada, professor associado do Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP) e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP), desenvolve pesquisa com serviços ecossistêmicos.
Pedro Henrique Campello Torres é doutor em Ciências Sociais, planejador urbano, pós-doutor em Ciência Ambientais no Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Projeto Temático Fapesp Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face às variabilidades climáticas.
Pedro Luiz Côrtes: Professor Associado (Livre-Docente) da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde é Chefe do Departamento de Informação e Cultura, e professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP (Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental - PROCAM). Professor convidado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia do Ambiente).
Pedro Roberto Jacobi é doutor em Sociologia. Professor Titular Sênior do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental/Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo. Coordenador do Projeto Temático Fapesp Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face às variabilidades climáticas. Editor da Revista Ambiente e Sociedade. Presidente do Conselho do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade – América do Sul.
Raiana Schirmer Soares: Engenheira em Energia, Mestre em Ciências (Energia) e doutoranda pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEEUSP). Seus principais temas de pesquisa são a pobreza e a vulnerabilidade energética e a descentralização do setor de energia.
Renata Ferraz de Toledo é bióloga (Unesp/Botucatu, SP), especialista em Educação Ambiental (FSP/USP). Mestra e Doutora em Saúde Pública (FSP/USP) e pós-doutora em Educação (FE/USP). Editora Adjunta da Revista Ambiente & Sociedade. Docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. Pesquisadora do Projeto Temático Macroamb (Fapesp 2015/03804-9).
Roberta Curan é bacharela em Engenharia Ambiental pela Unesp de Rio Claro. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA). Possui experiência no setor privado, público e academia nos temas de sustentabilidade, mudanças climáticas e sistemas alimentares. Roberta Guimarães Peres é socióloga-demógrafa. Doutora em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. É docente da Universidade Federal do ABC, no Bacharelado em Políticas Públicas, Bacharelado em Ciências Humanas e na Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais. Sua produção de pesquisa concentra-se nas áreas de migrações internas, dinâmica demográfica e políticas públicas. Roberto Ulisses Resende é bacharel em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1990) e mestre em Ciência Ambiental pela USP (2000). Trabalhou na Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo e atualmente é diretor da ONG Iniciativa Verde. Robson Moreno é gestor público responsável pela gestão de resíduos sólidos em Santo André-SP (Semasa) desde 2006. Professor do curso de pós-graduação em Arquitetura, Cidade e Sustentabilidade pela Belas Artes desde 2011. Doutorando em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC onde pesquisa os conceitos emergentes em planejamento urbano e ambiental e onde integra, como pesquisador associado, o projeto Fapesp “Governança ambiental da macrometrópole paulista face à variabilidade climática”. Rodrigo Machado é especialista Ambiental na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo. Atua com Educação Ambiental e participação social na formulação e gestão de políticas públicas. Mestre em Educação e doutorando em Ciência Ambiental pelo Procam-IEE/USP.
Rosana Louro Ferreira Silva: Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas e Doutora em Educação. É docente do Instituto de Biociências da USP - Departamento de Zoologia, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores. Foi assessora do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em 2019, sendo atualmente colaboradora.
Ruth Ferreira Ramos é bióloga. Mestre e doutoranda em Planejamento e Gestão do Território (UFABC). Pesquisadora do Projeto Temático Macroamb (Fapesp 2015/03804-9).
Sandra Momm é arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora pelo Procam - Interunidades em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (2006). Pós-doutora pelo Department of European Planning Cultures - Faculty of Spatial Planning - Technical University of Dortmund - Alemanha (2019). Professora adjunta da Universidade Federal do ABC, vinculada ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas e coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento e Gestão do Território. Silvana Zioni é professora da Universidade Federal do ABC, nos cursos de Engenharia Ambiental e Urbana e no Bacharelado em Planejamento Territorial e, também, no programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território (do qual faz parte do corpo docente permanente e é vice-coordenadora). É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Estruturas Espaciais Urbanas (USP) e doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de São Paulo (USP). Talita Anzei Gonsales: Engenheira Ambiental e Urbana pela Universidade Federal do ABC (2013), mestra (2015) e doutoranda em Planejamento e Gestão do Território, ambos pela Universidade Federal do ABC - UFABC. É pesquisadora no LabJuta, Laboratório Justiça Territorial da UFABC e no Observatório de Remoções.
Tatiana Gomes Rotondaro é professora doutora em Sociologia no Departamento de Economia (FEA) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, do Instituto de Energia e Ambiente (Procam/IEE), ambos da Universidade de São Paulo (USP). Vívian Angélica dos Santos Malva é naturóloga pela Universidade Anhembi Morumbi com Especialização em Medicina Tradicional Chinesa e Aromaterapia. Docente do Curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi. Vicepresidente da Sociedade Brasileira de Naturologia.