1 minute read

Movimento #5 com Edson Vogue

O Vogue é uma dança de resistência da cultura negra/latina e LGBT, que nasce do contexto das prisões da cidade de Nova York, nos Estados Unidos em meados dos anos 30 e tendo seu conhecimento mais amplo pelo mundo no final dos anos 80. Os homossexuais que por diversos motivos estavam presos, procuravam nas revistas de moda Vogue uma forma de abstrair sua condição de presidiários. Naquela época não se era permitida a entrada de qualquer tipo de revista ou material pornográfico, e quando alguma publicação de revistas entrava, era da Vogue.

O mundo denso da moda que era apresentado pela revista passou a influenciar os presidiários, que começaram a imitar as poses das modelos fotográficas que nela eram apresentadas. Depois começaram a dançar utilizando as poses como referencia para criar os seus passos.

Advertisement

O Vogue representa uma cultura urbana. Uma diáspora africana que vai se ligando aos processos de urbanização e resistência da cultura negra e queer em todo o mundo.

Quem dança Vogue sente orgulho de sua cor e sua sexualidade. Quem dança Vogue sente-se poderoso e sabe que o é, pois tem consciência de que não está apenas dançando, está emponderando-se e emponderando a outros com seus passos. Quem dança Vogue sabe que não é apenas mais um, mas também sabe que não está sozinho.

Empoderar a si e a outros é um Movimento.

Argumento: Thiago Merces

Direção: Thiago Merces e Marcos Haas

Montagem, finalização e ilustrações: Marcos Haas

Música: ‘the ha dance’ Masters of Work

Agradecimento: Armando Batista de Souza

Texto: Thiago Merces e Edson Vogue

This article is from: