Revisão de Concordância Nominal - Teoria

Page 1

1

Revisão de Concordância Nominal CONCORDÂNCIA NOMINAL: Quando estudamos as classes de palavras e suas relações, vimos que os nomes substantivos e adjetivos são FLEXIONÁVEIS. Sendo assim, flexionam-se em gênero (masculino, feminino) e número (singular e plural) além de grau (aumentativo e diminutivo para substantivo e comparativo e superlativo para adjetivo). Nesse sentido, quando se fala em concordância nominal, está-se estabelecendo que os nomes substantivos e adjetivos devem adaptar-se em número e gênero. Daí a regra geral de concordância nominal: O adjetivo concorda com o substantivo em gênero e número. Além dos nomes adjetivos e substantivos, os artigos, pronomes (substantivos e adjetivos) e os numerais também devem concordar com os nomes a que se relacionarem ou substituírem. Já o ADVÉRBIO, que também é um nome, não obedece a esse mesmo procedimento, permanecendo, assim, INVARIÁVEL. Dessa forma, ao pronunciarmos uma frase ou analisarmos essa mesma frase escrita, precisamos atentar para os nomes a fim de que as relações de concordância nominal sejam obedecidas. Nos textos de prova esses nomes em relação de concordância não vêm um ao lado do outro. É preciso ler atentamente e verificar quem deve concordar com quem para que assim se possa detectar se a concordância está correta ou não. Alguns casos:

a) Substantivo + Substantivo + Adjetivo (masculino)

(feminino)

(masc. plural ou + próximo)

Ex.: Comprei carro e moto importados/importada b) Substantivo + Substantivo + Adjetivo (feminino)

(masculino) (masc. plural ou + próximo)

Ex.: Ela tem bolsa e sapato novos/novo. c) Adjetivo + substantivo + substantivo (+ próximo) (masculino)

(feminino)

Ex.: Comprei importado carro e moto. Comprei importada moto e carro. EXCEÇÃO:

Ex.: Foram considerados perigosos a decisão e o argumento. (trata-se de um predicativo, o que faz com que tenha que ir para o masculino plural, concordando com os dois, necessariamente)


2

Palavras que merecem atenção: Bastante Anexo Em anexo Obrigado Menos Meio Caro Alerta Quite Mesmo Próprio

As expressões:

É proibido/É necessário – INVARIÁVEIS

Ex.: É PROIBIDO entrada. É NECESSÁRIO paciência

Mas se estiver presente algum determinante (artigo, pronome...):

Ex.: É proibidA A entrada. A entrada é proibidA.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.