Nossa gente, nossa responsabilidade Prefeitura de Cacique Doble 2009/16
Evento de apresentação à comunidade do Projeto Vivências . Lançamento da cartilha Bullying Tô Fora e premiação para alunos participantes da campanha 2015.
Conheça o Projeto Vivências
finalista do Prêmio Gestor Público O Projeto Vivências, está entre os vinte melhores do Rio Grande do Sul, com certificado de reconhecimento no Prêmio Gestor Público 2015. Vivências é um projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Cacique Doble através do Centro de Referência da Assistência Social -Cras- em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde. Desde 2013, professores, conselho tutelar, assistente social e psicólogas trabalham para levar mais informação à comunidade e as escolas, sobre violência contra crianças e adolescentes. objetivo é fortalecer a rede
ASecretariaMunicipalde AssistênciaSocial,inicioua realizaçãodo“ProjetoDespertando Potenciais”, no anode2016,emqueatende 65mulheresdosclubesde mãesdointerioredacidade, comoobjetivodepromover ntegração,socializaçãoe qualidadedevidapormeio deatividadesfísicas.Oprojeotambématendecrianças eadolescentesestimulando
de proteção, para prevenir e reduzir casos de violência no município. As ações de intervenção que tiveram mais visibilidade foram a elaboração e distribuição das cartilhas “Por que Causar Sofrimento” e “BullyingTô Fora”, que foram apresentadas e debatidas com os alunos, professores, pais e comunidade em geral. A ação em que promoveu a cartilha "Por Que Causar Sofrimento?", alertando aonde denunciar e a quem recorrer em casos de violência contra crianças e adolescentes, foi a apresentada para a comissão do Prêmio Gestor Público, durante a avaliação.
Em 2015, o público pode conhecer o projeto, com a premiação da campanha “Bullying, Tô Fora!”, tema escolhido para trabalhar durante o ano, dentro do projeto Vivências. Nessa campanha foi buscado chamar a atenção da comunidade caciquense através de teatro, poema, desenhos e música em forma de paródia, todos voltados para o tema bullying - considerado um tipo de violência bastante presente na sociedade. O projeto é aberto à comunidade, e tem como público alvo os alunos em idade escolar das redes Municipal e Estadual de Ensino e famílias.
OBJETIVOS • Proporcionar um espaço para estudo, discussão e prevenção da violência contra crianças e adolescentes; • Fortalecer a rede municipal de enfrentamento e acolhimento às crianças e adolescentes vítimas de violência; • Oportunizar um ambiente favorável de conversa sobre a violência objetivando sua prevenção, bem como o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento.
29