Os muçulmanos na península ibérica e formação de portugal 1

Page 1

Hora A – horaa.blogspot.pt História e Geografia de Portugal – 5º Ano

Os muçulmanos na Península Iberica Localizar num mapa do Império muçulmano: a Península Ibérica, o Oceano Atlântico, o Mar Mediterrâneo e a Península Arábica

Localizar no tempo (ano e século) a invasão muçulmana da Península Ibérica e o seu período de permanência. Em 711 (século VIII), os muçulmanos iniciaram a conquista da Península Ibérica e eram comandados por Tarik. Permaneceram na Península Ibérica cerca de 800 anos, influenciando muito a população local.

Indicar os Motivos que levaram os muçulmanos a invadir a Península Ibérica  

Expandir o Islamismo, procurando converter outros povos à sua religião. Melhorar as suas condições de vida, uma vez que a Arábia era um território muito pobre.


Hora A – horaa.blogspot.pt História e Geografia de Portugal – 5º Ano

Caracterizar o Islamismo      

Reconhecer Alá como Deus único e Maomé como seu profeta; Rezar Cinco vezes por dia de preferência na mesquita e virados para Meca; Jejuar no mês do Ramadão (o nono mês do calendário muçulmano); Dar esmola aos mais pobres; Ir em peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida; O seu livro sagrado é o Corão.

Conhecer as principais inovações trazidas pelos muçulmanos para a Península Ibérica.    

Desenvolveram algumas indústrias artesanais (armas, carros e arreios, tapetes e ferro forjado); Deram a conhecer processo de rega para a agricultura (nora, picota, açude); Generalizaram o uso de moinhos de vento; Cultivaram novas plantas (laranjeira, limoeiro, amendoeira, oliveira).


Hora A – horaa.blogspot.pt História e Geografia de Portugal – 5º Ano

Formaçao de Portugal Num mapa da Península Ibérica, localizar os Reinos Cristãos e o território Muçulmano

Compreender a dependência do Condado Portucalense relativamente ao Reino de Leão. Quando D. Henrique casou com D. Teresa, foi-lhe dado o Condado Portucalense e o seu dever era governar e defender o Condado mas o seu legítimo rei continuava a ser o rei de Leão. Por isso, D. Henrique e o Condado Portucalense estavam na dependência de D. Afonso VI e tinha de lhe prestar obediência, lealdade e auxílio militar.

Identificar a ação de D. Afonso Henriques, na luta pela independência e no alargamento do território. Quando em 1112, D. Henrique morreu, o seu filho D. Afonso Henriques ainda não tinha 4 anos. D. Teresa ficou a governar o Condado Portucalense. Em 1125, aos 16 anos, Afonso Henriques armou-se a si próprio cavaleiro e revoltou-se contra a mãe, que continuava a querer depender do reino de Leão.


Hora A – horaa.blogspot.pt História e Geografia de Portugal – 5º Ano D. Afonso Henriques foi apoiado pelos nobres portucalenses e D. Teresa foi derrotada na Batalha de S. Mamede em 24 de junho de 1128. Assim, D. Afonso Henriques passou a governar o Condado Portucalense. D. Afonso VII travou algumas batalhas contra D. Afonso Henriques para recuperar o condado, mas após as vitórias dos portucalenses, foi assinado em 5 de outubro de 1143 um tratado de paz – Tratado de Zamora – no qual Afonso VII reconhece a independência do Condado Portucalense.

Compreender a importância do tratado de Zamora Foi assinado em 5 de outubro de 1143 um tratado de paz – Tratado de Zamora – no qual Afonso VII reconhece a independência do Condado Portucalense. Assim passou a chamar-se REINO DE PORTUGAL e D. Afonso Henriques como seu primeiro rei.

Compreender a importância do reconhecimento do reino de Portugal pelo Papa. Nesta época, o Papa tinha muitos poderes. Todos os rei e imperadores cristãos lhe deviam obediência e fidelidade. Quando se formava um novo reino cristão, era necessário que o Papa reconhecesse a sua independência e confirmasse o titulo de rei ao seu primeiro monarca. Sé em 1179 é que o papa Alexandre III reconheceu D. Afonso Henriques como rei de Portugal, emitindo a Bula Manifestis Probatum.

Identificar os reis que participaram no alargamento do território.


Hora A – horaa.blogspot.pt História e Geografia de Portugal – 5º Ano

Reconhecer que o alargamento do Território foi feito de avanços e recuos. Os cristãos ora conquistavam territórios ora os perdiam para os muçulmanos. Por isso vários territórios foram conquistados duas vezes. A reconquista foi feita de avanços e recuos.

Reconhecer o reinado em que o Algarve foi definitivamente reconquistado. Foi no reinado de D. Afonso III que o Algarve foi definitivamente reconquistado aos muçulmanos. No entanto havia territórios ainda a serem disputados por Portugal e Leão e Castela. Estes conflitos só se resolveram em 1297 com o tratado de Alcanises feito entre D. Dinis, rei de Portugal e D. Fernando, rei de Leão e Castela.

Definir: reconquista cristã, cruzados, condado, independência, monarquia hereditária, fronteira natural e fronteira convencional.

Independência - Condição de uma pessoa, de uma coletividade, que não se submete a outra autoridade e se governa por suas próprias leis.


Hora A – horaa.blogspot.pt História e Geografia de Portugal – 5º Ano


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.