Edição 4 FEV 16 Esquerda Diário impresso

Page 4

4

MUNDO OPERÁRIO

CERCAR DE SOLIDARIEDADE A OCUPAÇÃO DA MABE E COORDENAR AS LUTAS METALÚRGICAS EM CURSO Evandro Nogueira A ocupação da Mabe tem um grande significado no atual cenário nacional, a primeira ocupação de fábrica nesse conturbado segundo mandato de Dilma/PT, uma resposta mais dura dos trabalhadores frente ao grave cenário da indústria no país, com muitos ataques, mas com uma enorme disposição de resistência operária.

Essa ocupação se dá num contexto em que várias metalúrgicas estão em greve contra atrasos de salários e demissões, cenário comum de e patrões, o exemplo da Mabe se ergue como um anteceder um pedido de falência e calote contra os chamado à todas as fábricas com salários atrasados, trabalhadores. que venham a demitir e declarar falência. Ainda É o que acaba de ocorrer na Arteb, uma das dez está em tempo da CSP-Conlutas rever sua linha de maiores autopeças do ABC, que anunciou 300 atuação no caso das 517 demissões na GM e colocar demissões e pedido de recuperação judicial. Ainda em prática medidas concretas de solidariedade e no ABC, segue greve na Karman Ghia, contra atrasos coordenação das lutas em curso. de salário desde dezembro e na capital, greve na A CSP Conlutas deve assumir essa tarefa com Alumínio Brilhante; na Imbe e também na autopeças centralidade e tirar um plano concreto de medidas Italspeed. que fortaleçam as ocupações da Mabe, neste Todas essas greves tem em comum uma barreira momento, e outras importantes como essa que para se desenvolverem, que é o fato de serem seguirão surgindo. controladas por burocratas sindicais da CUT, CTB ou Se começamos com um exemplo de coordenação a da Força Sindical, que independente da sua relação partir da MABE e o Sindicato dos Metalúrgicos de São de apoio ou oposição ao governo Dilma, sempre José, temos mais força para impor para a burocracia favorecem as patronais, traindo as greves por sindical medidas que coordenem o conjunto da luta migalhas ou diretamente aceitando ataques como se metalúrgica em todo o país, um dos setores mais fossem concessões, como no caso do PPE, lay off ou atacados nessa crise. PDV. O MRT seguirá colocando todas as suas energias e Contra os ataques que o governo e a patronal tem instrumentos como o Esquerda Diário a serviço de desferido aos trabalhadores, buscando fazer com concretizar essa perspectiva. que esses paguem pela crise criada pelos bancos

Avançar na luta da Mecano se espelhando na luta da Mabe A Mecano Fabril lucrou milhões nos últimos anos e hoje assume um discurso de crise profunda. A empresa diz que não tem dinheiro para pagar os salários atrasados e comprar matéria-prima. Se for levar em conta este discurso do patrão a empresa tá falindo. Mas com uma simples pesquisa na internet podemos encontrar informações sobre as fazendas Mecano Fabril no Paraná. Além de industrial o patrão também é um fazendeiro e dos grandes. Uma delas se chama fazenda Canada, produz milho, trigo e soja para exportação e tem parceria com a Cargill Agrícola que cresceu 20% em 2015, com lucro de 512 milhões de dólares. Será que ele tem dinheiro? A empresa tá falindo ou isso é um projeto muito bem pensado? Não sabemos até o fim, por isso não basta a patronal falar, ela tem que provar! É preciso exigir a abertura dos livros de contabilidade e ter certeza exatamente o que a fábrica ganhou, deixou de ganhar e para onde o dinheiro está indo. São mais de dois anos sem depositar o FGTS, três meses de salários atrasados, 17 dias de greve e a empresa simplesmente diz que não tem dinheiro. Achamos que é necessário avançar ainda mais na luta para garantir o pagamento imediato dos salários. Esta greve pode ficar ainda mais forte se os trabalhadores e o sindicato votarem nesta assembléia medidas como um ato no centro de Osasco, fechamento de avenida e rodovia, assembléia no chão de fábrica, etc. E se o patrão decretar falência e fechar a fábrica? Façamos como os trabalhadores da Mabe do Brasil Eletrodomésticos que ocuparam as fábricas da empresa em Campinas e Hortolândia. Se fechar, devemos lutar pela estatização da fábrica sob controle operário.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.