Vozes da modernidade: A lírica de Adoniran Barbosa como ponto de encontro do samba e da crônica

Page 160

158 A cidade de Adoniran encontra-se atravessada pelos pressupostos da disciplina e da cidadania, passando a ser reconhecida com espaço de tensões, de um cotidiano da população carente que enfrenta as adversidades da expulsão, exclusão, também falta de luz, os incêndios e as perdas (MATOS, 2007, p. 146).

Do aspecto que ocasiona o desastre como extensão das tensões sociais no espaço, Adoniran aproveita para continuar nas composições que tratam desse tema o exercício de resignação e solidariedade que marca seus personagens em vista à adversidade sofrida. Em verdade, quando trata de temática do desastre, o flagelo em si recebe menor destaque do que a reação que dele provém. É o pressuposto que leva o compositor a tratar de acidentes não graves como mote de festejos para a comunidade. Caso de “Luz da Light” – que como o evento retratado não envolve prejuízos graves para os personagens, não será comentada neste tópico. Mas a abordagem para com eventos de caráter mais degradantes também remete à forma com que os personagens respondem à desgraça aleatória que lhes atinge. Assim, as caracterizações dos personagens em sua resignação e solidariedade são aprofundadas, beirando por vezes o otimismo. O aperfeiçoamento em cima desses sentires também leva Adoniran a jogar com a prática da parábola, forma tradicional no samba no que considera sua conexão com a crônica urbana (SODRÉ, 1998, p. 43). Como nas músicas dessa temática Adoniran foca no pós-trágico, quando o dano já transcorrera na vida do personagem, existe então na mensagem da lírica um conselho, a transmissão de um aprendizado para que o personagem atingido prossiga em seu viver.

São ensinamentos que geralmente atendem a uma moral

internalizada no âmbito social vivido pelos personagens. 4.4.1. Aguenta a mão, João Samba de 1965 composto por Adoniran em parceria com Hervê Cordovil, maestro muito ativo no meio radiofônico, responsável por composições de diversos expoentes da canção de rádio, trabalhou com Adoniran em sua produção radiofônica e também foi seu parceiro em diversas canções. A versão aqui considerada será a de 1975, cuja interpretação foi realizada em parceria com Djavan. A música é introduzida por um assobio, que dá um tom alegre e descontraído antes de apresentar a lírica.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.