Samba e mercado de música nos anos 1990.

Page 114

113 Erasmo Carlos, lançada em 1976), amor e sexo se fundem em uma declaração eloqüente e de enorme sucesso: Nos lençóis macios amantes se dão Travesseiros soltos, roupas pelo chão Braços que se abraçam, bocas que murmuram Palavras de amor enquanto se procuram Capitaneado pelas canções e os discos super populares de Roberto, com reforço significativo das baladas românticas da música pop internacional que cada vez com mais desenvoltura e freqüência aportam nas emissoras de rádio, televisão e nas lojas de discos do país, o repertório romântico e seus elementos característicos começam a se espalhar por diversas outras categorias de classificação do mercado musical. A música romântica aparece no espaço legitimado da MPB, nas baladas roqueiras e, principalmente, na chamada música sertaneja. A fusão dos elementos da música caipira (canto em terças, toadas em andamento lento, sotaque regional, uso sistemático da viola, pouca variação harmônica e melódica) com a estética do universo musical urbano já vinha se desenhando desde os anos 1930 com as gravações da Turma de Cornélio Pires e outros artistas da música rural que aportavam no mercado musical (Nepomuceno, 1999). Segundo Waldenyr Caldas, a partir desse momento a música caipira já sofria diversas alterações que se manifestavam sobretudo na temática das letras. O tema predominante, que antes era o viver no campo, alterna-se (não é substituído) agora com ‘casos de amor’ vividos na cidade, numa nítida demonstração que a música sertaneja já não pertence mais somente ao meio rural e ao interior; de que ela, agora, é urbana também (Caldas, 1977:5).

A partir do final dos anos 1950, a música sertaneja – identificada com o interior e o caipira – se tornou símbolo de um atraso na modernização do país. Com isso, jovens artistas do mundo sertanejo passaram a buscar influências de outras estéticas mais “atuais”. A música caipira do interior do Sul e Centro-Oeste, que desde as primeiras décadas do século XX já recebera fortes influências da guarânia paraguaia e a habanera cubana, começa a trocar elementos com repertórios mais diversificados disponibilizados para consumo no mercado nacional. Neste processo, com vários personagens, idas e vindas, destaca-se a presença da dupla de irmãos paranaenses Chitãozinho e Xororó, que, influenciados pela Jovem Guarda, pelo romantismo de Roberto Carlos e pela eletrificação pop dos Beatles, iniciaram carreira no final dos anos 1960. Seu primeiro LP, de 1970, teve circulação restrita aos eventos do mundo rural, das feiras e do circuito mercadológico do interior. Progressivamente, passaram a ocupar espaços mais


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.