Revista Place Edição 28

Page 1

1


2


3


Curitiba - PR

4


5


6


7


8


9


10


11


12


13


14


15


16


17


30 72

88 18

#28 20

Editorial

22

News

24

Layout

26

Inspiração

28

Perfil

30

especial | casa cor paraná

52

Vitrine

62

Circuito

70

aquecimento de ambientes

72

Consultoria

78

Coluna Design

por Katalin Stammer

80

Coluna Arquitetura

por Thiago Salcedo

82

Coluna Engenharia

por Cezar Augusto Romano

84

Coluna Gastronomia

por Mary Schaffer

86

Coluna Luxo

por Gisele Busmayer

88

Eventos

98

Agenda


19


editorial

Bastidores de um projeto De uma ideia surgem escolhas e, em seguida, um conceito. Um projeto de arquitetura ou interiores tem um histórico marcado por reuniões, conferências de cálculos, visitas à obra, conversas com o cliente, contato com fornecedores, enfim, uma rotina bastante agitada até alcançar o resultado esperado. Agora, quando falamos de Casa Cor Paraná, a principal mostra de decoração do estado, todos esses preparativos parecem acontecer com uma intensidade ainda maior. São semanas de estudo e dedicação para que cada detalhe dos ambientes encha os olhos dos visitantes. O que vemos duran-

Projeto

te a realização da mostra, nada mais é que o resultado de muita

Gisele busmayer E carolina reis

dedicação e amor dos profissionais, revelados através de ambien-

Foto

tes dignos de serem publicados em revistas.

Nenad Radovanovic

Para você que não teve a oportunidade de visitar esta edição da Casa Cor Paraná, nós selecionamos 10 espaços com diferentes

Diretor Executivo

características. Todos trazem tendências do mercado e soluções

Bruno Macarini

funcionais possíveis de serem levadas para dentro de sua casa. Via-

Gisleine Rezende

je por este mundo de criatividade e deixe sua imaginação ir além... Mais tarde, faça uma visitinha na nossa matéria especial sobre

Diretora Financeira Editora

Louise Zeni (9728/PR) Diretor de Arte e Designer Gráfico

climatização de ambientes, já que neste inverno as baixas tem-

Marcelo Winck

peraturas vieram com força, pelo menos aqui na região Sul. Para

Marcello Leoni

Designer Gráfico

escapar um pouquinho do frio, estivemos no Rio de Janeiro para

Consultora Comercial

entrevistar o badalado arquiteto André Piva que mostra as parti-

Assistente Comercial

Cristina Fogaça

cularidades dos seus projetos na cidade maravilhosa. A última no-

Ariane dos Santos

vidade você já deve ter percebido assim que pegou a revista. Um

Cezar Augusto Romano, Gisele Busmayer, Katalin Stammer, Mary Schaffer e Thiago Salcedo

novo projeto gráfico, mais clean e moderno , deixará sua leitura muito mais agradável e dinâmica. Seja muito bem-vindo à Place!

Colunistas

anuncie

comercial@revistaplace.com.br

(41) 3203-1894 Louise Zeni

Editora

jornalismo@revistaplace.com.br

www.revistaplace.com.br RevistaPlace

20

@RevistaPlace

BG Marketing Direto Ltda. CNPJ: 14.860.781/0001-07 Rua Iapó, 290 - sala 05 - Alphaville Graciosa Cep: 83.327-075 - Pinhais - PR A revista Place é uma publicação bimestral, independente e não se responsabiliza pelas opiniões emitidas em artigos ou colunas assinadas, por entender que estes materiais são de responsabilidade de seus autores. A utilização, reprodução, apropriação, armazenamento de banco de dados, sob qualquer forma ou meio, dos textos, fotos e outras criações intelectuais da revista Place Curitiba são terminantemente proibidos sem autorização escrita dos titulares dos direitos autorais.


21


news

20º Prêmio Deca

Estão abertas as inscrições para o 20º Prêmio Deca Um Sonho de Banheiro, onde podem participar arquitetos, engenheiros, designers de interiores e construtoras de todos os estados do Brasil. O prêmio está dividido em duas categorias: profissional e construtora. Na primeira há três subcategorias, como banheiros residenciais; banheiros comerciais (loja, escritório, shopping, bar, restaurantes, hotel, banheiros de áreas comuns de edifícios residenciais e comerciais) e banheiros de mostra. Já na segunda, o prêmio contempla banheiros executados em apartamentos padrão (unidades entregues ao condomínio com os produtos Deca definidos pela construtora) e apartamento decorado. As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de outubro e não há limite de projetos inscritos por profissional, pelo site www.decaclub.com.br/sonho2015

Treinamento para estudantes

Os sete aspectos para começar e construir uma carreira de sucesso. Esse é o tema do treinamento oferecido pelo arquiteto e palestrante Gláucio Gonçalves no dia 29 de agosto, em São Paulo. Voltado para estudantes de arquitetura e design de interiores, o treinamento é inspirado na história de vida do arquiteto. Ele conta como recomeçou depois que perdeu tudo e também sobre empreendedorismo, gestão, administração e comportamento humano, temas pouco abordados nos dias de hoje nas faculdades de arquitetura de design de interiores, e que foram fundamentais para sua retomada ao mercado. Informações: seteaspectos@glauciogoncalves.com

Programa Curitiba + Design

Representantes de entidades ligadas ao design foram recebidos no final de junho pelo prefeito Gustavo Fruet em cerimônia comemorativa ao Dia Mundial do Design Industrial, celebrado em 29 de junho. Fruet recebeu do grupo um documento intitulado “Contribuições do Design para Curitiba” que aponta diretrizes norteadoras para tornar a cidade uma referência nacional e internacional em design. O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires, destacou o potencial de contribuição do design para Curitiba. “A cidade tem 49 cursos de design, 14 grupos de pesquisa em design – que representam 11% dos estudos nacionais, recebeu mais de 460 prêmios de design nos últimos 10 anos e tem quase 2.700 designers em atividade”, disse.

Nenad Radovanovic

Visitas ao Projeto Mueller Ecodesign Social

22

As obras na Casa das Meninas do Novo Mundo já começaram, e estão sendo acompanhadas de perto pela equipe de profissionais do projeto Mueller Ecodesign Social. Arquitetos e designers de 19 escritórios renomados da capital têm visitado a casa, para verificar o andamento das obras. O projeto tem a missão de renovar e aprimorar toda a infraestrutura da entidade, que é assistida pela FAS (Fundação de Ação Social) da Prefeitura de Curitiba. A entrega das obras está prevista para agosto. Na foto, a coordenadora técnica do projeto, Rose Guazzi, a arquiteta Carla Kiss, o coordenador técnico do projeto Marcelo Calixto, e as arquitetas Cristiane Costa Maciel e Sony Luczyszyn.


Avenida Nossa Senhora Aparecida, 947 • Seminário Tel.: (41) 3021 4407 • Curitiba/PR • Facebook: /colorata

23


layout

Por

Lenira Condessa Foto

Nenad Radovanovic

Imagine uma família grande que recebe muitos amigos em casa e tem um estilo de vida bem moderno. Este era o perfil dos moradores que a decoradora Lenira Condessa se deparou quando assumiu o projeto de interiores desta residência. Para a sala de 16 metros quadrados, a profissional aplicou cores neutras, como bege, dourado e preto, pois o ambiente se integra às salas de jantar e TV. “A composição desses tons não poluiu os espaços e contribuiu com a proposta contemporânea do projeto”, enaltece. Segundo Lenira, os clientes solicitaram um ambiente clean e confortável, o qual ganhou forma após 40 dias de obra. A vedete do ambiente é a lareira a álcool que compõe com o design do painel de madeira. Embutida em mármore sob medida, ela garante o conforto nos típicos dias curitibanos.

O painel em MDF na cor Antiqua contribui para a sensação de conforto térmico desejada pelos usuário da sala.

As cortinas brancas da Attuale Decorações compõem a base neutra do ambiente para que elementos decorativos se destaquem, como as almofadas levemente azuladas.

O pendente preto funciona como peça decorativa no projeto luminotécnico, o qual é complementado pelos spots embutidos no drywall, com lâmpadas de LED para economia de energia.

A lareira a álcool da Dometal foi escolhida por ser mais prática na execução, pois não há necessidade de coifa como no modelo à lenha; e, além disso, possui design moderno e visual limpo.

Em tons de prata e marrom, os objetos decorativos mesclam o estilo moderno com o clássico, dando um toque sofisticado ao ambiente. A lareira está embutida em uma peça de mármore com 3 metros de comprimento. Os tons de bege da pedra natural neutralizam sua presença no espaço.

24


25


inspiração

Materialização de ideias por Foto

Alexandre Johnsson Neves

eduardo macario

o

ponto de partida de um projeto vem de algum aspecto importante que o envolve, como a topografia do terreno, o aproveitamento de uma vista, ou algum desejo pessoal do cliente. É a partir dessas circunstâncias que o arquiteto Alexandre Johnsson Neves elabora seus projetos. Formado pela UFPR e especialista pela PUC-PR, ele acredita que sentir instintivamente o potencial de uma ideia é fazer uso da inspiração. “A inspiração mais genuína é espontânea e involuntária, como uma boa ideia que surge de repente. O complemento obrigatório da inspiração é a técnica, para materializar esta ideia”, explica. O arquiteto costuma trabalhar ouvindo música, principalmente quando é necessário manter o ritmo em jornadas mais longas. O contato com a natureza o ajuda a relaxar e é importante na etapa de criação, assim como correr também pode ser uma boa atividade para o nascimento de ideias. “Porém, muitas vezes, a inspiração surge à noite, quando estou deitado e a mente se aquieta”, ressalta. Para Alexandre, o profissional de arquitetura deve pesquisar sempre. Ele compra livros com certa frequência e também assina revistas do segmento. “Para mim, a melhor forma de adquirir conhecimento é viajando e fotografando muito. Hoje em dia, seguir bons profissionais nas mídias sociais, é outra forma rápida e prática de manter em vista o panorama da arquitetura no mundo”, defende. Brasileiros contemporâneos como Márcio Kogan, Arthur de Mattos Casas, Isay Wenfeld e Guilherme Torres, são algumas referências que Alexandre acompanha em termos de projetos residenciais, sua área de foco.

26


27


perfil

piva

andrĂŠ

CAU A187720

por

Nascido em Caxias do Sul (RS) e atualmente no auge de sua carreira, o arquiteto fala sobre seus trabalhos na cidade maravilhosa, arquitetura carioca e seu modo peculiar de criar projetos

28

louise zeni

Foto

camila maia


É verdade que sempre quis ser arquiteto? Desde a infância no Rio Grande do Sul, eu já gostava de desenhar plantas e ver projetos. Quando adolescente, morava em Brasília e fiquei empolgado com a arquitetura de Oscar Niemeyer, então comecei a ler livros de arquitetos e movimentos de arquitetura. Sempre incentivado a isso pela minha família que percebeu essa minha vocação. Como ocorreu sua ida para o Rio de Janeiro? Do sul fui a Brasília onde fiquei durante sete anos por conta do trabalho do meu pai. Fiz vestibular lá e depois pedi a transferência para o Rio, onde continuei morando após me formar. Como foram os anos de faculdade? Foram emocionantes, tanto pela nova cidade, como pelo dia a dia na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Morar sozinho foi uma boa experiência e como comecei a trabalhar logo que me formei, não quis mais retornar. Quais são suas influências e referências de criação? Minhas influências são os arquitetos modernistas e neo modernistas, como Siza Viera, Richard Meyer, Claudio Bernardes, no Rio; Paulo Mendes da Rocha em São Paulo. Também me servem de inspiração os lugares e as pessoas, seus estilos de vida, a moda, a música, as ruas... Minha arquitetura é fruto dessa vivência, de ter morado tanto no sul, como em Brasília e agora no Rio. Essas experiências me deram um olhar estrangeiro, no qual vejo tudo de fora. Com isso, capto os detalhes com mais atenção, pois são sempre novos para mim. Priorizo sempre a vista, a luz e o verde, bem como a integração dos espaços externos e internos. Acredito na unidade dos espaços, ambientes unidos e integrados, pouco compartimentados. Gosto da simplicidade dos materiais em estado natural, madeira, pedra, aço, vidro. Em que momentos surgem suas inspirações? Nos momentos mais improváveis quando estou fazendo coisas que não têm nada a ver com o projeto ou com arquitetura. Geralmente em alguma viagem, em um museu, ouvindo música, andando na praia ou em alguma cidade. Filmes também me inspiram. É o chamado ócio criativo, do sociólogo italiano Domenico De Masi, de quem sou fã e adepto. Seu processo de criação é “à moda antiga”, desenhando primeiro no papel, ou prefere utilizar softwares específicos? Eu só projeto no papel e à mão livre, misturando plantas vistas e perspectivas. Acho que o projeto fica mais solto, mais livre. Depois minha equipe passa para o computador e o projeto retorna para mim depois de pronto. Aí eu analiso, rabisco, redesenho. Esse processo dura até acharmos que o projeto está no ponto.

Sua casa é famosa internacionalmente. Como foi ser o arquiteto e ao mesmo tempo o cliente de um projeto? Nesse momento eu entendi as ansiedades e inseguranças dos meus clientes. Sendo o próprio cliente, eu ficava muitas vezes na dúvida em que partido ou material escolher. Terminou que o projeto demorou o dobro do previsto. Casa de ferreiro, espeto de pau, diz o ditado. Em relação a obras arquitetônicas mundiais, quais são suas favoritas? Gosto muito da arquitetura portuguesa de Alvaro Siza Vieira pela poesia e arquitetura essencial. Dos americanos Diller Scofidio e dos suíços Herzog & de Meuron, e Renfro pela originalidade e arquitetura inusitada dos projetos. Vai a feiras do segmento como o Salão de Milão para se manter atualizado? Vou a Milão a cada dois anos, mas não é o local que mais me atualiza. A Itália em si é que me revigora. Aproveito minhas viagens para descobrir novas arquiteturas. Espanha, Holanda, Nova Iorque e Londres sempre me deixam extasiado. Recentemente estive em Nova Iorque e fiquei bem empolgado com o novo Whitney Museum de Renzo Piano. Atualmente, em quais projetos está trabalhando? Nosso escritório tem uma variedade de projetos que é bem estimulante. Trabalhamos em vários segmentos, temos simultaneamente projetos de apartamento, loja e uma fazenda na Flórida (EUA). Estamos com um hotel no Leblon, clínica de estética, restaurante, casas e coberturas no Rio de Janeiro. Até um estúdio de tatuagem está no nosso escopo de projetos. Gostamos de originalidade. Quando não está trabalhando, o que costuma fazer? Adoro ficar em casa, curtir meu cachorro e a piscina. Jantar, ver os amigos tomar vinhos. E, sempre que posso, viajar. O que difere a arquitetura moderna do Rio de Janeiro das outras cidades? A valorização da natureza pela arquitetura acontece de que forma? Ela é mais clara e despojada por conta do clima e da praia. A arquitetura carioca tem uma identidade muito própria, com tons claros e uso de materiais nobres, porém naturais. E sempre há a preservação da vista e do verde. Também tivemos aqui uma influência muito forte do movimento modernista, com o prédio do Ministério da Educação de Le Corbusier junto com Niemeyer e Lucio Costa. Depois, o trabalho de grandes arquitetos modernistas como Affonso Eduardo Reidy, o próprio Lucio Costa, os Irmãos Roberto, entre outros. Esse histórico acabou nos levando a uma valorização dos elementos modernos que se adequam muito bem ao clima tropical, como a utilização de pilotis, paredes de vidro e áreas verdes integradas.

29


casa cor paraná

A 22ª edição da Casa Cor Paraná trouxe o tema Consumo Consciente, reafirmando seu compromisso de chamar a atenção das pessoas para a responsabilidade ambiental e para as soluções sustentáveis da arquitetura e decoração. Neste ano, o local da mostra foi o complexo A Fábrika, histórico imóvel da década de 30 que foi sede da conceituada Fábrica de Fitas Venske. Conheça 10 ambientes que apresentam ideias inovadoras e as tendências do mercado.

30


Bruno Colle Carla Kiss Cristiane Maciel e Sony Luczyszyn Gisela Ribeiro Gisele Busmayer e carolina reis

2015

Hellen Giacomitti Janaina Macedo Lilian Provin rigo Margareth Menezes Tatielly Zammar

31


casa cor paranรก

1

32

2


Gerson Lima

bruno colle

cau/pr A63662-2

ARQUITETURA E URBANISMO Fotos

nenad radovanovic

QUARTO DO RAPAZ

3

A leitura contemporânea que o arquiteto Bruno Colle faz do mundo ao seu redor deu origem a este ambiente de 30 metros quadrados, denominado Quarto do Rapaz. O estilo de vida dos jovens, bem como os novos comportamentos e estruturas familiares lhe serviram como referência inspiradora durante o processo de criação. O profissional se baseou na arquitetura dos lofts nova-iorquinos para justificar a contemporaneidade das linhas retas e agregou o conforto da madeira, característico do modernismo brasileiro, ao projeto. O ambiente apresenta uma proposta multiuso, pois alia dormitório, closet, área de estudo, de relaxamento e entretenimento de forma simples e prática, sem prejudicar a circulação no espaço. Um charmoso muraxabi em MDF, desenhado por Bruno, separa o quarto do closet, sem comprometer a interação visual entre os espaços, assim como a ventilação e a iluminação.

A cor azul escuro foi utilizada estrategicamente como solução para integrar a ampla bancada de estudos aos nichos suspensos na parede, criando um visual clean e moderno (1) O padrão geométrico adotado aparece no papel de parede e na roupa de cama que mescla diferentes tecidos, como tricô, couro e algodão egípcio. (2) A madeira aparece em todo o mobiliário de MDF e ganha destaque no piso maciço de cumaru, cuja tonalidade se repete discretamente no tapete jeans azul. (3) A cartela de cores limitada ao preto, azul e tons de madeira reforça a proposta do quarto para um jovem rapaz com idade entre 25 e 30 anos.

33


casa cor paranรก

1 2

34


Manoel Guimarães

CARLA KISS

CAU/pr A36118-6

ARQUITETURA E URBANISMO Fotos

nenad radovanovic

STUDIO MIAMI BEACH

3

Atenta a uma tendência do mercado nacional, a arquiteta Carla Kiss concebeu um apartamento estúdio de 36 metros quadrados que reúne em único espaço todas as funções básicas de uma residência. O projeto contempla área de estar, de refeições e dormitório em uma proposta funcional, sendo que painéis deslizantes permitem a divisão e uso simultâneo dos ambientes por mais de uma pessoa. Miami, especialmente Miami Beach com suas fachadas Art Deco, serviu de inspiração para a concepção do estúdio, permitindo a arquiteta imprimir cores e um estilo particular. A base geral do projeto é branca, mas o azul está sempre presente para fazer referência a Miami Beach, seja na pintura da parede, no tapete, nos tecidos e nos detalhes da decoração e dos eletrodomésticos.

Principais fornecedores Romanzza, Portobello shop - Água Verde, Yellowart

O projeto surgiu da vontade de desenvolver um ambiente que mostrasse ao público grandes soluções em pequenas áreas, sem abrir mão do conforto e funcionalidade (1) Com acabamento em alto brilho branco e puxadores especiais, os móveis sob medida foram desenhados pela arquiteta e executados pela Romanzza. Tampos de corean branco foram colocados nos tampos na ilha e na cozinha. (2) O espaço é todo automatizado e controlado via tablet, desde a iluminação 100% LED, as cortinas, até a TV que fica embutida no balcão do estar e possui um lift (mini elevador), para acioná-la. (3) Logo na entrada, o visitante é surpreendido com um hall, onde um mesmo móvel compreende o bar e a lareira.

35


casa cor paranรก

36


Gerson Lima

cristiane maciel sony luczyszyn

CAU/pr A102857

CAU/pr A357847

arquitetura e urbanismo Fotos

nenad radovanovic

STUDIO De um EXECUTIVO

1 2

Conforto, funcionalidade e beleza são as premissas básicas para a dupla de arquitetas no desenvolvimento de seus projetos. Para a concepção do Studio do Executivo, Cristiane Maciel e Sony Luczyszyn consideraram o perfil desse morador: um apreciador de vinhos que gosta de receber amigos, assistir filmes e descansar usufruindo do conforto que o ambiente oferece. Sendo assim, as profissionais apostaram no estilo moderno e sofisticado do cliente para criar um projeto que unisse características rústicas a uma atmosfera mais contemporânea. Em 32 metros quadrados, elas utilizaram a madeira em grandes proporções em conjunto ao aço oxidado – nos painéis – e cromado – no mobiliário. Revestimentos especiais se apresentam como tendência na decoração de interiores. Papéis de parede, painéis de madeira, tijolos de demolição e chapas de aço corten vestem com harmonia as paredes do ambiente.

Principais fornecedores Espaço Moldura Minuto, Grey House Iluminação

A valorização da madeira certificada no ambiente reafirma o conceito da mostra de Consumo Consciente (Página anterior) As vigas em madeira no teto e a parede de tijolos contrapõem o estilo rústico ao contemporâneo do mobiliário. (1) Papéis de parede laváveis, pisos laminados e tecidos impermeabilizados são soluções práticas escolhidas pela dupla. (2) Os painéis de madeira certificada foram especificados tendo em vista o perfil executivo do morador, pois oferecem fácil manutenção e o isentam de cuidados extremos.

37


casa cor paranรก

1

38

2


gisela ribeiro

CAU/pr A45788-4

Arquitetura e Interiores Fotos

nenad radovanovic

COZINHA, CHURRASQUEIRA E GARAGEM

3

Para a arquiteta Gisela Ribeiro, uma boa decoração deve ser neutra e funcional, com peças de destaque para quebrar qualquer monotonia proveniente da cartela de cores. Baseada neste conceito, ela criou o espaço Cozinha, Churrasqueira e Garagem, onde integração é a palavra-chave para alcançar a funcionalidade desejada. A cozinha é acoplada ao jantar pela inexistência de paredes divisórias, proporcionando praticidade no uso diário e sofisticação ao receber convidados. Na churrasqueira, a profissional utilizou a mesma premissa, a fim de acomodar os amigos em volta do anfitrião. Gisela fez uso de poucos elementos, porém todos marcantes, seja pelo design ou cores impactantes, como a base da mesa e as bancadas dos ambientes em MDF recortado a laser. Detalhes como a horta vertical de temperos na parede e peças de arte feitas com matéria-prima brasileira complementam com delicadeza a decoração.

Principais fornecedores

Arte Grill, Grey House Iluminação, Sunshine Persianas

O charme do projeto fica por conta do painel em MDF recortado a laser e pintado em amarelo, cuja proposta é quebrar a neutralidade dos ambientes com modernidade (1) A tendência de colocar espelhos nas áreas de cozinha foi adotada na intenção de trazer mais amplitude, aconchego e sofisticação ao espaço. (2) A arquiteta optou pelo piso vinílico na cozinha e o ecodeck na churrasqueira, cuja composição é uma mistura de sobras de madeira com resíduos plásticos. (3) Uma das paredes da cozinha recebeu painel revestido de tijolinhos de poliestireno branco envelhecido e iluminação com spots direcionados criando um efeito de wall wash.

39


casa cor paranรก

1

40

2


BG Comunicação

gisele busmayer Carolina reis

ABD 9444

CREA 66289/TD

Arquitetura Fotos

e

Design de Interiores

nenad radovanovic

pórtico de entrada e cochÈre

3

Com uma proposta inovadora e moderna, Gisele Busmayer e Carolina Reis criaram um ambiente totalmente construído dentro de um container sustentável. Na área do pórtico de entrada e cochère, encontra-se uma árvore imune ao corte, elemento que passou a ser o ponto de partida do projeto e ao redor do qual todo o espaço foi construído. As profissionais utilizaram madeira no chão, paredes e teto, dando um ar natural para compor com a árvore. O cochère é como um estacionamento VIP, onde as pessoas deixam seus carros para visitar a mostra, por isso elas planejaram um espaço funcional e prático, aliado à natureza do local. O projeto conta com vários detalhes sustentáveis como: o deck em madeira com resíduos plásticos, o container que está sendo reutilizado, a captação da água da chuva destinada à árvore e o piso feito com resíduos de pedreiras. Como toque final no estilo moderno, Gisele e Carolina apostaram nos revestimentos em madeira e o cobogó.

Principais fornecedores Arauco, Grey House Iluminação

Os visitantes que chegam à Casa Cor Paraná passam com seus carros por dentro do espaço da designer (1) O piso especificado para a área externa, feito com resíduos de pedreiras, é ideal para locais de alto tráfego. (2) Os cobogós brancos que adornam uma das paredes foram desenvolvidos com exclusividade para a mostra. (3) A madeira reveste todo o ambiente interno do container, criando uma integração harmônica com os demais elementos.

41


casa cor paranรก

1

42

2


Manoel Guimarães

hellen giacomitti

ABD 19312

design de interiores Fotos

gerson lima

quarto do surfista Diferente do que muitas pessoas pensam sobre mostras de decoração e ambientes conceituais, a designer de interiores Hellen Giacomiti apresentou uma proposta prática no Quarto do Surfista. Dispondo de 20 metros quadrados, a profissional fez um estudo detalhado do perfil deste morador esportista e inseriu elementos que caracterizassem seu estilo de vida. Com o surf brasileiro sendo reconhecido internacionalmente, a designer apostou em um conceito contemporâneo e trouxe referências marítimas para dentro do quarto. Um dos destaques são as luminárias com formato inspirado em água viva, as quais criam a impressão de movimento no ar. O projeto luminotécnico é todo em LED, visando o consumo de energia consciente proposto pela mostra. O guarda-roupas foi disposto de modo a dividir o ambiente, criando um closet para o surfista.

Principal fornecedor 3

Dell Anno Curitiba

Com referências praianas, o ambiente propõe uma decoração contemporânea e usual, possível de ser reproduzida em uma casa real (1) A parede da janela é emoldurada pelo mesmo revestimento de madeira utilizado no piso. O diferencial está nos spots de LED embutidos que criam efeito cênico. (2) Todo o mobiliário foi desenhado por Hellen e executado pela Dell Anno em MDF no padrão Moon, assinado pelo estilista Pedro Lourenço, o qual possui revestimento com texturas que remetem à água e à areia, reforçando a temática do ambiente. (3) A plotagem de uma onda formando um tubo valoriza o esporte praticado pelo cliente e cria uma identidade no quarto.

43


casa cor paranรก

1

44

2


Gerson Lima

janaina macedo

CREA/PR 89622/D

Engenharia Civil, Arquitetura e Iluminação Fotos

Rodrigo Ramirez

Refúgio do Enófilo Com o objetivo de trazer um ambiente sofisticado e que resgata as marcas do tempo para os amantes de vinhos, Janaina Macedo criou um projeto com essência clássica e sóbria. O Refúgio do Enófilo é destinado para casas de campo ou de montanha, com uma ampla adega e um confortável espaço living para apreciar um belo vinho. O ambiente foi elaborado com requinte, trazendo a tradição do vinho nos móveis e revestimentos utilizados. O estilo clássico é predominante e as cores escuras foram escolhidas para manter o aconchego dessa proposta que é para regiões frias. Assim como o vinho, a madeira fica ainda melhor com o passar do tempo. Por esse motivo e para valorizar a história do espaço A Fábrika, o forro de madeira original – proveniente da construção do começo do século – foi mantido e restaurado, mantendo a memória da antiga Fábrica de Fitas Venske.

3

Os tecidos nobres receberam tons sóbrios e o veludo preto das cortinas, além de trazer sofisticação, tem o objetivo de preservar os vinhos da luz natural (1) O artista plástico Eleutherio Netto desenvolveu com exclusividade para o espaço uma grande tela com pigmento da uva. (2) O destaque fica por conta do majestoso lustre em bronze maciço e alabastro esculpido manualmente, peça central do ambiente que compõe com um belo gramofone. (3) Na grande adega, os vinhos são armazenados em colmeias. Não é climatizada, pois o espaço foi pensado para regiões frias. No entanto, ela seria facilmente adaptada para climas mais quentes.

45


casa cor paranรก

1

46

2


Keila Oliver

LILIAN provin rigo

CAU/pr A958409

Arquitetura e Interiores Fotos

nenad radovanovic

mini STuDIO DO ARTISTA PLÁSTICO A arquiteta Lilian Provin Rigo apresentou no seu ambiente de 25 metros quadrados um novo conceito para o estudo do trabalho artístico. Ela propôs um ambiente de relaxamento que sirva de inspiração para o artista plástico, principalmente se o seu ambiente de trabalho for na própria residência. Neste local, o artista pode desfrutar de um bom vinho na companhia de uma banheira e uma lareira, ou seja, um verdadeiro SPA interno. Os tons de cinza do ambiente, os revestimentos cimentícios de piso e parede, bem como o granito exótico que envolve a banheira traduzem a elegância e sofisticação do morador, o qual aproveita o banho como um momento terapêutico. Com foco na sustentabilidade, o projeto luminotécnico privilegiou as lâmpadas de LED que oferecem maior economia de energia. Toda a iluminação, bem como o sistema de áudio e vídeo, foi automatizada a fim de proporcionar conforto e praticidade ao morador. 3

Principal fornecedor Grey House Iluminação

O ambiente funciona como um SPA residencial, um refúgio onde o artista pode deixar suas ideias fluírem (1) O design do mobiliário solto, com suas linhas modernas, evidencia o perfil do morador, um artista plástico de gosto refinado. (2) Plantas naturais, em contraste com o cinza do revestimento em pedra natural, fazem referência à brasilidade valorizada pela mostra. (3) Na parte superior da estante sob medida, feita em MDF, há uma adega para armazenar as garrafas de vinho.

47


casa cor paranรก

48


Daniela Rossi

1

MARGARETH MENEZES

CAU/pr A201790

ARQUITETURA E URBANISMO Fotos

nenad radovanovic

Reunião corporativa

2

Na ala corporativa da mostra está o ambiente que representa todas as entidades oficiais de arquitetura no estado: Asbea/PR, CAU/PR, ABAP, IAB e Sindarq. Em 60 metros quadrados, a arquiteta Margareth Menezes criou um espaço contemporâneo, multiuso, altamente dinâmico e profissional, onde o preceito básico é a reutilização de materiais, equipamentos e mobiliários. Ela apostou em painéis, pisos e revestimentos duráveis e de fácil manutenção. As divisórias acústicas são feitas de madeira reciclada e aplicadas sobre a alvenaria, proporcionando belos painéis decorativos que abrigam TV, aparelho de som e de DVD. Os pisos antifungo e antibactericida com design componível entre as áreas de percurso e de permanência , são silenciosos e não reverberam o som do pisar, ideais para o ambiente de trabalho.

Principal fornecedor Tecnoflex

O projeto inova a perspectiva de pé direito duplo, com cordéis trançados, criando a nuance de uma malha vazada, que remete a uma forma ilusória de teto (Página anterior) A arquiteta trabalhou a diversidade de materiais, cores e texturas, em convivência harmônica. Os pisos especiais possuem texturas imitando carpete e vinílico. (1) O projeto luminotécnico utiliza LED em suas várias formas, seja com spots embutidos, pendentes direcionados ou fitas de LED. (2) O ambiente é todo revestido, a arquiteta não utilizou pintura ou forro.

49


casa cor paranรก

1

50

2


TATIELLY ZAMMAR

CAU/PR A432652

Arquitetura e Design de Interiores Fotos

nenad radovanovic

QUARTO DO BEBÊ

Inspirado no momento mágico que é o nascimento de um bebê, o projeto foi elaborado dentro do conceito clássico e com uma atmosfera lúdica. O pé direito alto e os grandes janelões foram aproveitados para criar a ideia de uma casinha para brincar. O madeiramento aparente e a leveza do tecido no teto, remetendo ao telhado, reforçam a proposta do espaço. Nesta atmosfera de sonhos, o clássico predomina com características marcantes, como o dourado dos acabamentos e o cristal dos lustres. Alguns materiais especificados propõem um toque rústico ao Quarto do Bebê, como a parede com revestimento cimentício tipo tijolos rústicos; o MDF com textura de concreto aparente; e o piso vinílico no padrão madeira envelhecida patinada. A marcenaria projetada remete ao contemporâneo, seja pelas cores neutras marcadas pelo cinza e branco, ou pelas linhas retas e detalhes personalizados, como os puxadores da cômoda.

Principais fornecedores 3

Adornié Ambientes, Baby Dreams, Grey House Iluminação, Pastilhart Revestimentos

As cores neutras e suaves destacam-se em diferentes texturas e aplicações, em uma atmosfera lúdica, em que asas e plumas aparecem junto ao Anjo da Guarda, trazendo proteção ao bebê que logo chegará (1) Sob o banco com futons em linho, que se estende sob os dois janelões, estão caixas de brinquedos customizadas com tecidos de diferentes texturas, na mesma linha da cômoda que foi desenhada especialmente para o espaço. (2) Os móveis soltos, como o berço, a cabeceira da cama auxiliar, e a mesinha infantil com duas poltronas modelo Luis XV, fornecidos pela Baby Dreams, foram trabalhados em madeira maciça entalhada com pintura dourada. (3) Os papéis de parede com molduras e arabescos no branco puro apresentam relevos e texturas em veludo.

51


vitrine

Sofá protegido

O serviço de impermeabilização de estofados oferecido pela Premyer age envolvendo individualmente as fibras do tecido, formando uma barreira molecular, prolongando sua durabilidade e beleza. Além de evitar manchas aquosas e oleosas, combatendo mofo e bolor, a impermeabilização aumenta a resistência do tecido com relação aos raios solares, evitando desbotamento e ressecamento do mesmo.

Arte regional

Para trazer mais sofisticação a um ambiente, vale apostar em uma tela original. Da artista plástica Marilene Zanchetti, esta obra mostra um pouco da capital paranaense fria e chuvosa, mas sempre elegante. Tamanho: 80x120 cm. Quanto: R$2.024 Onde: www.moldari.com.br

Cadeira Ideas

Com design moderno, ergonômico e linhas retas, a cadeira Ideas é a combinação perfeita para qualquer ambiente profissional. Sua composição permite maior produtividade e harmonia no dia a dia do usuário. Versões com ou sem encosto para a cabeça. Quanto: R$1.600 Onde: www.tecnoflex.com

Alto padrão em piso Este mármore escuro e de veios dourados, faz parte dos “mármores de Laurent”, pequena cidade no sudoeste francês. Luxo e sofisticação caracterizam as interpretações dessa pedra natural em dois tons, Noir e Paille. Onde: Portobello Shop Batel e Água Verde

52

Persiana horizontal

Confeccionadas com lâminas selecionadas, as persianas são fabricadas com madeira de reflorestamento e recebem um tratamento especial que reduzem o acúmulo de poeira sobre as lâminas. Podem ser produzidas com cadarço ou fita de algodão e receber motorização para melhor desempenho. Quanto: a partir de R$466 o m² com fita. Onde: Contemporânea Cortinas


53 www.magic web design.com


vitrine

Design inteligente e seguro

O guarda-corpo em vidro de 10 mm incolor garante segurança e modernidade ao interior da residência. Neste projeto, o produto da Sottile Inox foi instalado em dois lances de escada e fixado na lateral da mesma através de botons de aço inox. Na parede, o corrimão retangular em aço inox serve como apoio funcional no quesito segurança.

Tecnologia em imagem

Projetor Sim 2 Crystal Cube, o “Box Mágico” da SIM2, é o casamento perfeito entre tecnologia e design. Seu gabinete todo em vidro o torna uma peça de decoração quando não está em uso. Todas as ligações são feitas pela parte inferior do projetor assim como a refrigeração, não ficando nada aparente. Acompanha dois controles e está disponível em branco e em preto. Onde: www.livemax.com.br

Brasilidade elegante

Com design da artista plástica Jacqueline Terpins, o Vaso Brasil é feito de cristal soprado, medindo 25x28 cm. Quanto: R$2.360 / Onde: Riera Sis

Lançamento em revestimento

Decoração natural

Flores são sempre bem-vindas, especialmente na decoração de eventos, como casamentos, encontros empresariais e aniversários, por exemplo. A Lilac Flores trabalha somente com flores naturais e ainda oferece a locação de mobiliário de festa como complemento. O atendimento aos clientes é personalizado e feito com hora marcada.

54

Fábia Mercadante/Solarium

Uma das maiores fabricantes de cimentícios do Brasil, a Solarium, chega às prateleiras da Pastilhart com peças em concreto de alto desempenho. São revestimentos para pisos, paredes, piscinas e jardins, além de modelos de cobogós exclusivos. Na imagem, a linha Synapsis, assinada pela arquiteta Fernanda Marques, é composta por três componentes que podem ser combinados livremente na decoração das superfícies.


55


vitrine

Fotografia em quadro

Medindo 120x193 cm, o quadro é uma foto de Dea Fylyk impressa em canvas. A fotógrafa curitibana busca mais do que registrar um momento ou um local, e sim, fazer arte na fotografia. Quanto: R$3.926 Onde: Espaço Moldura Minuto

Revestimento ultracompacto

O Dekton é uma mistura sofisticada das matérias-primas utilizadas para fabricar vidro, porcelana de última geração e aglomerados de quartzo. Superfície ultracompacta extremamente resistente a riscos, manchas, elevadas temperaturas, abrasão, raios UV e tudo isto sob uma perfeita estabilidade dimensional de cor. O produto é uma exclusividade da Euromax Mármores.

Qualidade para seu banheiro Os vasos da linha australiana Aosman têm design diferenciado, moldados em bloco único e com assento de fechamento suave. O modelo não possui parafusos externos, seu revestimento é mais branco e impermeável, além de ser muito econômico. Com duto de descarga duplo sifonado largo, elimina todo tipo de resíduos. Quanto: R$1.369,90 Onde: Harmony Brasil

Cobre Corten

O painel Cobre Corten faz parte do lançamento Hause, da Arauco do Brasil, uma proposta inovadora inspirada nas tendências internacionais. O padrão apresenta uma superfície perolizada associada ao acabamento Chess, o qual gera uma proposta metalizada que transmite com perfeição o brilho do metal. Trata-se de um produto versátil que traz sofisticação e inovação aos ambientes.

56

Lar moderno e sustentável

Tendência na construção residencial, o estilo moderno, projetado com linhas retas e telhado oculto, vem sendo um dos grandes pedidos dos clientes da Construtora Baggio. São casas com características arrojadas e ampla integração entre seus ambientes internos. Além disso, elas priorizam soluções construtivas sustentáveis para garantir funcionalidade e conforto ao cotidiano dos moradores. Uma de suas preocupações, por exemplo, é com o sistema de ventilação, para evitar o uso exagerado de ar-condicionado e reduzir o consumo de energia, trazendo mais economia.


57


vitrine

Pendente Nordica

Com design diferenciado, o pendente da marca Mantra possui detalhes em madeira e metal preto, criando uma atmosfera moderna. A cúpula possui duas camadas: externo Batik Preto e interno de PVC. Quanto: R$960 Onde: Grey House Iluminação

Facilidade ao compor

O linho é sempre sinônimo de elegância e conforto. As almofadas neste tecido, uma bordada e outra com costura central e cinto de couro, podem ser facilmente integradas a uma ambientação, independente do estilo proposto. Quanto: R$ 180 e R$140, respectivamente Onde: Attuale Decorações

Puro conforto

Item decorativo

Com acabamento delicado, o jogo de lençol 400 fios Giverny linha Biancheria da Buddemeyer confere toque macio e textura agradável. Quanto: R$1.199 o Queen e R$1.299 o King Size Onde: Colorata

De cores primárias vivas e fortes, os tapetes turcos geralmente são repletos de figuras geométricas, animais e imagens de jardins. Este modelo possui 1,5 milhões de pontos por metro quadrado. Quanto: R$290 o m² Onde: Pedroso O Rei dos Tapetes

Mesa de jantar Wing

Seu nome vem da sua forma alongada, parecendo asas abertas em pleno voo. O tampo, dividido em dois volumes, possibilita grandes dimensões e dois acabamentos, podendo atingir até 520 cm de comprimento. A base delgada é dobrada em aço carbono laminado ou laqueado. O móvel foi projetado pela designer Larissa Diegoli e está disponível na loja Ton Sur Ton.

58

Geometrismo

A estampa geométrica deste papel de parede possibilita múltiplas composições decorativas, indo do estilo clássico ao moderno. O revestimento é vendido em rolo de 10 m². Quanto: R$1.823 Onde: Adornié Ambientes


59


vitrine

Churrasco em grande estilo

Esta churrasqueira da Artegrill possui revestimento interno em granito preto São Gabriel e moldura externa da boca em aço inox escovado. Um controlador digital permite escolher em qual temperatura você quer assar a carne. O sistema de grelha elevatória com acionamento elétrico a posicionará automaticamente na temperatura selecionada, podendo baixar ou subir conforme a mudança de temperatura.

Chaise Brisa

Com design e linhas italianas, a Chaise Brisa possui desenho ergonômico que se ajusta ao corpo na posição de relaxamento. O acabamento em costuras de gomos permite uma excelência no conforto. Os pés torneados de madeira possuem ponteira articulada em alumínio. Quanto: R$3.990 Onde: Ideatto Móveis

Conforto térmico

O piso aquecido da Tech House Climatização e Automação aquece de uma forma homogênea, sem odor, barulho ou vibração, e por ser invisível (instalado sob o piso), não interfere na decoração. A tecnologia apresenta economia de 30 a 40% em consumo de energia elétrica se comparada aos demais sistemas.

Customização de persianas

A nova linha de Rolos Eleganza da Sunshine Persianas oferece a versatilidade da personalização somada à tecnologia e confiabilidade de seus componentes. Seus comandos mais resistentes permitem maiores dimensionamentos e mecanismos com molas internas atuam na redução do peso do acionamento. O bando e a base são revestidos e podem ser customizados, utilizando uma cor diferente do tecido da persiana.

60

Sofisticação em ambientes comerciais

Indicados para áreas residenciais e industriais, os portões de enrolar da Weiku do Brasil são uma opção diferenciada para estabelecimentos que buscam aliar funcionalidade e design ao espaço em que o produto é aplicado. São fabricados com lâminas de alumínio de 77 mm de largura que contam com opcionais como aberturas embutidas para melhor iluminação e ventilação. Os produtos recebem ainda pintura eletrostática, podendo ser customizados com mais de uma tonalidade.


Foto: Nenad Radovanovic

Eleganza

C OR TINA ROLÔ

Ambiente único. Qualidade ímpar.

Crie a sua combinação perfeita de estilo, design e qualidade. Resistência e durabilidade – garantia de 10 anos – para todos os tipos de projeto.

Projeto: Arquiteta Gisela Ribeiro Casa Cor Paraná 2015

GARANTIA

ANOS

www.sunshinepersianas.com.br Encontre a linha Eleganza nas Revendas Autorizadas Sunshine. SunshinePersianas

SunshinePers

SunshinePers

61


circuito

Peça-chave no ambiente Foto

nenad radovanovic

S

abe aquela sensação de entrar em um ambiente e sentir que falta algo na decoração? Para a arquiteta Claudia Romano a “cereja do bolo” de todo projeto é um belo tapete para compor com os demais elementos do espaço. Além de criar aconchego no local, os tapetes possuem uma série de outras funções, como delimitar uma sala de jantar, por exemplo, quando esta é integrada ao estar e home. “É como se o tapete criasse paredes invisíveis, porém demarcando cada cômodo apenas no piso e de forma sofisticada”, explica a profissional. Além disso, o tapete pode ser aquele elemento que traz luxo a um projeto mais clean, sem falar na sua contribuição acústica por ser um material absorvente que combate a propagação do som. Tendo em vista os atuais projetos que está desenvolvendo, Claudia Romano se identificou com um tapete egípcio da Pedroso O Rei dos Tapetes, pois a peça faz um elo entre os móveis que vão do estilo clássico ao moderno, compondo em vários ambientes de seus clientes. “Escolhi este tapete porque ele tem linhas que agregam valor ao ambiente, sem pesar na composição. É o tipo de peça que você encaixa em um projeto e parece que ela sempre esteve ali”, afirma. Com brocados em relevo sutil, o tapete da coleção Alicante foi lançado no salão de Milão em 2014 e inspirado no design e brilho das regiões de Valência, na Espanha. Seu tom de cinza neutro chama a atenção sem roubar a cena no espaço. “Ele permite brincar muito com os móveis. Dependendo da incidência de luz no espaço, o tapete pode parecer mais liso ou revelar seus arabescos”, acrescenta a arquiteta. De acordo com Claudia, este tapete fica bem em uma composição que tenda para o estilo clássico, com pecas mais rebuscadas, ou em um ambiente com peças modernas de madeiras, móveis em preto e espelhados, criando um ambiente contemporâneo.

62


63


circuito

Um tapete, infinitas possibilidades Foto

nenad radovanovic

O

s tapetes são peças essenciais na decoração. Eles podem exaltar o mobiliário, definir a área de um ambiente e deixá-lo mais aconchegante e acolhedor. A arquiteta Luciana Glock, com escritório próprio há 13 anos, desenvolve projetos arquitetônicos e de arquitetura de interiores que primam pela funcionalidade, conforto e qualidade de vida dos clientes. Como a maioria dos seus trabalhos é direcionada à área residencial, sejam casas ou apartamentos, os tapetes são elementos sempre presentes nos seus projetos. Segundo Luciana, essa peça é versátil e pode ser aplicada de várias maneiras. “Em um ambiente de estar, o tapete deve ser sempre maior que o sofá em no mínimo 10 centímetros para cada lado. Dependendo do layout do espaço, ele pode ou não ser colocado por baixo do móvel”, indica. Em visita à loja Naturale Tapetes, a profissional conheceu o Patchwork, modelo da linha Esfera em couro natural com pelo nas cores areia e offwhite. Nele predominam as formas geométricas em tons neutros, o que o torna facilmente aplicável em ambientes de estar, jantar ou dormitórios. “Com certeza usaria esse tapete em minha casa ou em meus projetos. As formas geométricas transmitem um toque contemporâneo, mas não impossibilitam o tapete escolhido de ser usado com peças clássicas. O contraste pode ser interessante”, afirma. O modelo escolhido por Luciana pode ser confeccionado sob medida, o que facilita sua especificação nos projetos. O couro usado na sua fabricação é rigorosamente classificado para manter padrão de qualidade, é tratado com amaciante sintético para não ter odor. “O Patchwork oferece fácil manutenção, tem ótima qualidade e resistência, aspectos que julgo fundamentais na escolha de um tapete”, considera.

64


65


circuito

Item personalizado Foto

nenad radovanovic

Q

uem define o estilo do projeto é sempre o cliente, o papel do arquiteto é desenvolver ideias criativas e soluções práticas conforme as preferências e necessidades de cada um. Há 20 anos na profissão, a arquiteta Adriana Guil busca sempre a união da estética, da funcionalidade e do conforto em seus trabalhos. Um elemento que geralmente está presente em seus projetos, sejam eles residenciais ou comerciais, são os tapetes. “Independente do tamanho da sala, um tapete irá deixá-la mais bonita e confortável. Ele deverá combinar com o resto da decoração, harmoniosamente, revelando o estilo de vida do cliente”, considera. De acordo com a arquiteta, é possível utilizar mais de um tapete no mesmo ambiente, com estampas diferentes, mas sempre combinando as cores entre eles – caso uma das opções seja estampada e a outra lisa ou mais discreta. Outro detalhe importante, segundo Adriana, é que as peças tenham a mesma graduação de tons do restante da decoração. Já que a profissional gosta de trabalhar com formas, estampas, texturas e cores diferenciadas, sua escolha foi pelos tapetes personalizados em tecido da Yellowart Tapetes, os quais oferecem diversas opções e se enquadram em qualquer estilo. Todos são feitos com estamparias, confeccionados sobre tecido especial em poliéster de primeira qualidade e estampados pelo processo de sublimação. “A coleção oferece infinitos desenhos, tanto para os gostos clássicos como para os contemporâneos, além de não se limitar em relação a tamanhos”, destaca a arquiteta. Entre as opções está o tapete trançado feito com tecidos boucle ou chenille. Pode-se também fazer um patchwork do mesmo tecido ou com diferentes estampas. “Outra possibilidade são os tapetes de tecidos com estamparia, nos quais podemos reproduzir uma estampa de um tecido já existente”, finaliza.

66


67


circuito

estilos revelados Foto

nenad radovanovic

H

á 10 anos atuando na área de arquitetura com o desenvolvimento de projetos comerciais, residenciais e de interiores, as arquitetas Carla Niehues e Danni Piacentini Zago seguem uma linha mais contemporânea em seus projetos, mas sempre priorizando o estilo de cada cliente. Por conta disso, em visita à loja Casanova Interiores, elas escolheram, dentre tantas opções, o tapete Harba como um curinga para seus projetos. “É uma peça exclusiva que nos possibilita desenvolver para cada cliente um desenho diferenciado, ou seja, criar o design do tapete, condição que torna cada projeto ainda mais personalizado”, defende Carla. Além disso, a personalização do tapete permite sua inserção em ambientes residenciais e corporativos. Feito de maneira semi artesanal o tapete Harba utiliza o nylon 6.6 Antron, mundialmente conhecido por sua durabilidade, alta resistência e facilidade de limpeza, além de suas propriedades antialérgicas. “O mais interessante é que ele pode ser fabricado com dimensões, formato e cores variadas. Até mesmo a espessura pode ser escolhida, a qual vai de 10 a 70 milímetros”, comenta Danni. Segundo a dupla de arquitetas, independente do tamanho do ambiente, o tapete irá deixá-lo aconchegante e revelar o estilo do projeto. Se harmonizado com os demais elementos da decoração, ele cria uma unidade no espaço, integrando móveis e trazendo conforto visual, térmico e acústico aos usuários.

68


69


aquecimento de ambientes

Casa aquecida no inverno Frio é psicológico? Não para os curitibanos. Para enfrentar meses de baixas temperaturas e garantir o conforto da família, vale apostar em algumas soluções e tecnologias para climatizar os ambientes

J

á imaginou neste inverno poder andar descalço, sem pantufas ou meias e sem precisar carregar consigo o aquecedor toda vez que mudar para outro cômodo da casa? Parece ótimo, não é mesmo? Com o avanço da tecnologia na arquitetura de interiores, hoje é possível encontrar no mercado soluções modernas que proporcionam conforto térmico e ainda valorizam a estética dos ambientes. Os sistemas de calefação com piso aquecido, por exemplo, podem ser instalados sem nenhuma interferência na decoração. A instalação é feita sob o revestimento dos ambientes por meio de um cabeamento elétrico próprio para o aquecimento

70

do piso. A Tech House Climatização e Automação trabalha com dois sistemas. O convencional é mais comum e próprio para aplicação em construções novas e grandes reformas, demandando proteção mecânica de até 2 centímetros, também conhecida como contrapiso. A outra opção é o sistema de manta, ideal para reformas rápidas ou obras em ambientes que não possuem capacidade para alterar o contrapiso, uma vez que este sistema é mais fino e instalado direto na argamassa de assentamento do revestimento final. De acordo com Letícia Kaufeld, sócia-proprietária da empresa, ambos os sistemas são compatíveis com qualquer tipo de revestimento, salvo se o fabricante especificar o contrário, o que é raro. “A utilização

pode ser feita inclusive dentro de boxes de banheiros e nas bordas das piscinas, pois os sistemas contam com blindagem para a fiação, que impede o contato dos cabos elétricos com água no caso de alguma infiltração, anulando o risco de choques”, explica Letícia. O controle do aquecimento de piso é individual e cada espaço do projeto tem seu próprio termostato, que pode ser analógico ou digital. Igor Kaufeld, sócio-proprietário da Tech House, indica o uso da versão digital, pois com ela é possível fazer a regulagem personalizada de temperatura e horários de funcionamento de cada ambiente, conforme a rotina de quem irá utilizar. Isso gera uma economia considerável de energia.


71


consultoria

Luzes que falam Um bom projeto luminotécnico é capaz de traduzir no ambiente a personalidade dos moradores por

louise zeni

U

Fotos

Renato Stroppa

m projeto de interiores é pautado em uma série de fatores que engloba desde as características técnicas do local ao gosto pessoal do cliente. Cada detalhe inserido é capaz de expressar a personalidade dos moradores, seu estilo de vida e até mesmo as atividades realizadas em cada ambiente. A iluminação tem papel-chave quando se fala em design de interiores. Se for bem pensada e projetada, ela pode proporcionar sensações

72

aos usuários dos espaços, com a criação de cenários específicos. A arquiteta Olga Bergamini explica que é possível deixar uma sala intimista, por exemplo, apenas com o uso de uma luz mais amarelada, enquanto em um ambiente voltado para a produtividade, uma iluminação clara com pontos específicos colabora com a funcionalidade. Neste apartamento de 150 metros quadrados, localizado no bairro Juvevê, em Curitiba, as arquitetas Olga Bergamini, Karin Neitzke e Danielle Bragagnollo criaram um

projeto luminotécnico que valoriza a beleza de todos os móveis e objetos decorativos especificados. “Trabalhamos um conceito intimista e sofisticado, comprovado pelo lustre da Mantra sobre a mesa de jantar, modelo clássico que traz um ar de nobreza à composição”, afirma Olga. Criando um contraponto no projeto, os pendentes bola cromada sobre o aparador revelam uma proposta mais moderna e se destacam pela simplicidade da forma esferoidal. “Os três pendentes em linha são uma aposta certa em qualquer oca-


Olga Bergamini Arquitetura Olga Bergamini (CAU A 14236-0) Karin Neitzke (CAU A76522-8) Danielle Bragagnollo (CAU A47472-0)

sião, pois seu material e design são completamente atuais”, destaca a arquiteta Karin Neitzke. Todo o projeto luminotécnico deste apartamento contou com a consultoria da Grey House Iluminação, a qual, além de fornecer os produtos, auxiliou na especificação das lâmpadas utilizadas. O painel da porta de correr que integra a área de refeições e a sala de jantar recebeu mini LEDs; já o móvel ao lado da TV ganhou uma fita de LED; e, por fim, lâmpadas AR 70 foram embutidas no teto, pois oferecem luz

mais branca para uma propagação de feixe mais eficiente. Segundo Danielle Bragagnollo, a Grey House Iluminação é parceira em todos os projetos do trio há muitos anos. “A cumplicidade e o comprometimento em atender da melhor forma e de buscar a melhor solução para os nossos clientes faz toda a diferença”, afirma. A arquiteta destaca a prontidão dos profissionais bem como o apoio técnico oferecido quando necessário, sem contar a vasta gama de produtos que atende a todos os perfis de clientes.

Grey House Iluminação (41) 3336-4159 Rua Noel Rosa, 61 Champagnat – Curitiba (PR) www.greyhouse.com.br

73


publieditorial

Composições com papel de parede Prático e versátil, esse curinga da decoração de interiores tem o poder de transformar um ambiente em instantes por

louise zeni

Fotos

nenad radovanovic

As designers de interiores Liliane Barreiros e Rosangela Pauli estiveram na loja Adornié Ambientes para exemplificar as composições com papéis de parede.

74


H

á algum tempo o papel de parede tem sido o queridinho de arquitetos e designers como solução decorativa. Fácil e rápido de ser instalado, o revestimento vem incorporando novas tecnologias, estampas e texturas. Estas novidades permitem seu uso em diversos ambientes da casa, como nos lavabos, onde é possível fazer diferentes composições. Além de trazer sofisticação, aconchego e conforto acústico para dentro de casa, os papéis de parede podem inclusive alterar a percepção do tamanho do ambiente conforme suas tonalidades, estampas e geometrismos. De acordo com a designer de interiores Liliane Barreiros, a escolha do papel tem que estar em harmonia com o projeto como um todo, desde a sua proposta conceitual, cartela de cores e padronagens.

“Geralmente indico os importados que são superiores em qualidade, pois apresentam melhor resistência, textura mais encorpada e alguns são até laváveis”, justifica. A profissional indica criar composições entre os papéis de parede para valorizar a decoração de um ambiente, utilizando, por exemplo, um estampado e outro liso que dialoguem através dos tons. “Vale ressaltar que os papéis de parede também precisam estar em harmonia com os tecidos, sejam eles das cortinas, xales ou almofadas”, destaca Liliane. De acordo com a designer, o papel de parede especificado deve ir de encontro ao estilo de decoração proposto para o projeto, ou seja, em uma ambientação clássica sugere-se um papel com padronagem em arabesco e tecidos nobres, como sedas, linhos e veludos, os quais complementam a “riqueza” do projeto. Já em um ambiente mais contem-

porâneo, Rosangela Pauli, também designer e parceira de Liliane nos projetos, indica papéis de parede lisos, listrados ou geométricos, os quais podem compor com tecidos lisos e neutros. “O linho para complemento é sempre uma ótima opção”, revela. Segundo Rosangela, a especificação de papéis de parede confere personalidade e elegância ao projeto, entretanto deve haver cautela na hora de escolher por determinadas cores. A Marsala, por exemplo, cor do ano eleita pela Pantone, por ser quente e de presença marcante, deve ser usada em ambientes de pouca permanência, como nos lavabos. “Em espaços maiores, sugiro colocar o papel em detalhes ou em apenas uma parede, intercalando com tons mais neutros”, indica a designer. No caso dos tecidos, a profissional aconselha utilizar a cor Marsala em almofadas sobre um sofá neutro ou ainda em xales, como detalhes da cortina.

Liliane Barreiros (ABD 9561) Rosangela Pauli (ABD 9549) Tel: (41) 3018-0647 Rua Padre Anchieta, 1691 - cj. 1904 www.duomointeriores.com.br

75


publieditorial

Contornos que valorizam e equilibram As molduras de quadros devem compor com a decoração do espaço e com a proposta da obra apresentada Fotos

76

nenad radovanovic

projeto

cristiane maciel

e

sony luczyszyn / casa cor paraná 2015


projeto

bruno colle / casa cor paraná 2015

P

ara que uma obra de arte cause o impacto desejado por seu criador, é preciso saber valorizá-la quanto à disposição no espaço, iluminação, e uma série de fatores. Quando se tratam de quadros, a atenção deve estar voltada principalmente para a escolha das molduras, pois elas podem evidenciar ainda mais sua beleza. Segundo o arquiteto Bruno Colle, pinturas e fotografias têm o poder de transformar os ambientes e trazer novas emoções. Portanto, nada é tão charmoso e requintado do que dedicar uma parede inteira somente para elas. Em seu ambiente da Casa Cor Paraná, edição 22, denominado Quarto do Rapaz, Bruno inseriu fotografias que criam uma janela para o mundo e, assim como as janelas existentes, representam o encontro do homem com a natureza. Elas trazem o contraste entre as construções e a vegetação, o que proporciona ao espaço a sensação de refúgio. “O passepartout

branco e largo dá grande destaque às fotos da fotógrafa Sandra Poli, enquanto a moldura em madeira, executada com perfeição pelo Espaço Moldura Minuto, faz a integração com os demais elementos do quarto”, afirma o arquiteto. No Studio do Executivo, as arquitetas Cristiane Maciel e Sony Luczyszyn utilizaram obras da fotógrafa Sila Lima, da série Impermanência, a qual revela fragmentos imagéticos de uma pesquisa de artes visuais realizada em ferros velhos da região metropolitana de Curitiba. Pensando no perfil do dono do Studio, como sendo da área empreiteira, as obras denotam a beleza dos objetos encontrados em espaços de descarte, fazendo referência até mesmo à sustentabilidade na arte. Os dois quadros de 94x130 centímetros trazem fotografias impressas diretamente no metacrilato, o qual é mais transparente, resistente e leve que o vidro. A tecnologia do material permitiu a colocação de uma mol-

dura diferente, já que o principal objetivo neste caso não era proteger a obra, e sim criar um acabamento que proporcionasse efeito visual. Deste modo, a própria fotógrafa escolheu molduras tipo caixa, retas e com espessura fina para as duas fotografias impactantes. “Poderia nem colocar moldura devido à impressão direta no metacrilato, mas o filete em volta da obra evidencia o colorido da foto e equilibra com o restante da decoração”, observa Sila Lima que contou com a consultoria do Espaço Moldura Minuto na escolha das molduras.

Espaço Moldura Minuto Curitiba Rua Des. Costa Carvalho, 300 - Batel (41) 3342 1403 - (41) 9946 9295 www.molduraminuto.com.br

77


coluna design

Banheiro Gourmet?

N

o mundo do design começa a circular um novo termo chamado “Banheiro Gourmet”. O termo faz uma referência divertida às tão conhecidas cozinhas gourmet e nada mais é que uma brincadeira simbolizando o novo queridinho das pessoas: as salas de banho. Ao mesmo tempo em que o uso da água tem sido foco da preocupação mundial, o bem-estar das pessoas está sendo questionado e tem sido motivo de muitas reflexões. Projetos de novos produtos nessa área e espaços com mais conforto são cada vez mais requisitados. A rotina louca, a correria, o estresse são alguns dos motivos que levam hoje os moradores a buscarem soluções para relaxarem no seu espaço residencial e, como consequência, considerarem o espaço de banho como um investimento assertivo. Na junção desses conceitos sur-

gem os novos espaços, na verdade remodelados, conhecidos como salas de banho. Um local que volta a ter banheira e diferenciais inovadores de controles térmicos e equipamentos que trazem um conceito de SPA residencial. Esse novo ambiente permite o uso de mobiliário solto - penteadeiras, poltronas, mesas, puffs, tapetes, luminárias e decoração. Tudo isso ainda pode ser combinado a plantas e vegetação suspensa para trazer um efeito relax e natural. O grande diferencial dos antigos espaços para estes Banheiros Gourmets são as novas opções de acabamento com muita tecnologia que garantem funcionalidade, beleza e praticidade. É interessante observar também que essas características podem ser utilizadas em ambientes menores e não somente em grandes salas de banho. Para visualizar as diversas opções do mercado, vale acompanhar as novidades em feiras do setor, internet e lojas da área.

Katalin Stammer é arquiteta e urbanista formada pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e designer de móveis pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). É responsável pela supervisão do curso de Design de Interiores do Centro Europeu, em Curitiba (PR).

78


publieditorial

Cozinha premium com eletros gourmet Linha de produtos da Orbis do Brasil passa por renovação e agrega ainda mais qualidade e design para um público selecionado

D

esde 2011, a Orbis do Brasil incluiu a Linha Cozinha em seu portfólio e, de lá para cá, veio coletando a opinião de clientes e revendedores a fim de alcançar a máxima satisfação de todos. A evolução dos seus três principais produtos – coifa, forno e cooktop – é evidente e os coloca em categoria premium diante das diversas linhas existentes no mercado. “São eletrodomésticos para um consumidor exigente que preza pelo design, qualidade e exclusividade. Nossas pesquisas de desenvolvimento levaram em consideração a opinião de todos os clientes, tanto que, nesta nova linha, os manípulos (botões de seleção) foram escolhidos pelo consumidor”, exemplifica Diego C. Sansana, do departamento de mar-

Fornos - excelência em qualidade e design

• Relógio e Timer para até 10 horas • Programador eletrônico digital com aviso sonoro • Display de LED Branco e comando Touch • Capacidade de até 56 litros • Sistema de refrigeração para evitar superaquecimento externo. • Easy Clean: fácil limpeza interna • Porta removível com puxador ergonômico • Porta com vidro temperado triplo para maior segurança e eficiência • Duas prateleiras modulares, cromadas e com 5 níveis • Bandeja esmaltada para resíduos

keting da Orbis do Brasil. As principais mudanças dos eletros estão na qualidade dos materiais, como no caso do cooktop em aço inox, que que possui liga de melhor resistência à corrosão, e as grades e trempes em ferro fundido em substituição a antiga em aço esmaltado que escorregava. Os fornos ganharam um novo modelo com números de funções diferentes e acionamento de comando touch. A coifa, antes em vidro e agora em inox, apresenta linhas mais retas e visual moderno. “Vale frisar que a Orbis possui total certificação pelo Inmetro e oferece dois anos de garantia em toda a linha contra qualquer defeito de fabricação. Além disso, conta com rede de assistência técnica pelo Brasil, facilitando o suporte ao cliente”, acrescenta Diego.

Coifas - comodidade e higiene com o mínimo de ruídos

• Design moderno em aço inox e vidro, adaptável a qualquer cozinha. • Instalação alternativa com ou sem saída ao exterior. • Filtro de carvão ativado opcional. • Instalação simples com tubo de saída telescópico. • Modelos disponíveis para fogões de 4 a 6 bocas com iluminação de LED integrada. • Silenciosas. Ruídos inferiores a 58 dB. • Três velocidades de extração de ar com motores de alta potência. • Panéis filtrantes facilmente desmontáveis para facilitar a limpeza.

Cooktops – requinte e segurança ao cozinhar

- Cooktop elétrico • Placa cerâmica alemã com alta resistência. • 4 zonas de aquecimento ultrarrápido. • 9 níveis de potência em cada queimador com controle digital. • Queimador principal com dupla área de aquecimento. • Bloqueio de segurança contra ligação acidental. • Indicador digital de potência em cada queimador. • Avisos de segurança mesmo após o desligamento.

- Cooktop a gás • Design moderno e de fácil instalação. • Acabamento diferenciado em aço escovado e vidro de alta resistência. • Modelos de 2, 4 e 5 bocas, bivolt automático. • Comando ergonômico de fácil manuseio com acendimento one-hand. • Válvulas de segurança em todos os queimadores. • Grades e trempes em ferro gusa.

Orbis do Brasil 0800 41 10 45 www.orbisdobrasil.com.br

79


coluna arquitetura

janela Indiscreta

A

té o inicio do século XX as janelas costumavam ser estreitas e altas e se repetiam ao longo de toda a fachada. Essa composição está longe de ser meramente estética. Elas eram estreitas devido à parede ter função estrutural e não permitir a abertura de grandes vãos. Eram altas para que a luz penetrasse até o fundo do ambiente, afinal não existia energia elétrica. E, em alguns casos, devido à espessura das paredes, eram projetados bancos nos rebaixos feitos para o encaixe da esquadria. Arrisco-me a dizer que esse elemento básico de qualquer edificação possuía uma importância cultural. Na inexistência da televisão, a novela acontecia em tempo real, com personagens reais, sem reprise, sem horário, bastava apenas se debruçar na janela e analisar a urbe e seus transeuntes. A função da janela não mudou e não mudará, mas a forma de utilizá-la transformou a arquitetura e a paisagem urbana. A liberdade nas dimensões e formatos transformaram completamente os padrões estéticos e funcionais. As edificações revestidas em vidro se adaptam ao entorno, são leves e bem iluminadas. Novos sistemas de abertura total permitiram que ambientes internos se integrassem ao exterior sem a necessidade de varandas. Janelas com vidro duplo, refletivos ou laminados

80

ajudam no controle térmico e na ter a cabeça aberta para um layout segurança. Perfis robustos com ferdiferente do previsto. Muitas vezes ragens elevatórias permitem dividir exigir do arquiteto que um ambiengrandes aberturas em poucas folhas. te seja posicionado em um ponto Porém, toda essa beleza, praticiespecífico pode comprometer todo dade e funcionalidade tem um preo estudo de insolação. Quando for ço, em alguns casos bem “salgado”. buscar referências de projeto, fiNão me refiro apenas ao custo do que atento à localidade. Uma casa produto, mas também dos cuidados projetada para uma região de clima na especificação e posicionamentropical tem um perfil bem difeto das aberturas. Muitos edifícios rente de uma projetada para clima em vidro possuem problemas com temperado. Dormitórios e áreas soconforto térmico, a economia geraciais devem ser posicionados para da com a redução do uso da ilumio norte e noroeste, áreas de serviço nação artificial acaba sendo anulada e banheiros para a face sul. Após o ou onerada pelo uso do ar-conditérmino da obra, usufrua sem mocionado. No caso de residências em deração! Puxe a poltrona perto da terrenos pequenos, é muito comum janela e aproveite o sol do fim de ver janelas enormes voltadas para a tarde, tomando uma xícara de café, face sul e sudeste, ambas não posacompanhado de um bom livro ou suem insolação e ainda recebem o assistindo a novela da vida real. vento predominante, que no caso de Curitiba, costuma ser bem gelado. Nesse caso é bom optar por um sistema de abertura mais estanque, como oscilo-batente ou maxim-ar com borrachas de vedação. Se couber no orçamento, não hesite e invista no vidro duplo. Boa parte dos problemas pode ser resolvida ainda na fase de estudo preliminar. Projetar considerando a orientação solar e analisar constantemente a relação entre planta e fachada pode ajuThiago Salcedo é arquiteto graduado pela Univerdar na solução de sidade Tuiuti do Paraná em 2003. Atua como arquiteto um belíssimo proem escritório próprio desde 2004. Se aventura como aquarelista e Urban Sketcher. jeto. É importante


81


coluna engenharia

construção civil

Desafios e Oportunidades O cenário futuro apresenta condições interessantes para o setor

O

setor de edificações vive momento de expectativas e, para muitos, de apreensão. Permaneço com a lição milenar de que enquanto a maioria vê o perigo na crise, alguns enxergam a oportunidade. É certo que alguns já aprenderam com outras crises. Para os mais jovens pode ser a primeira (e não será a última). A moradia é o sonho do ser humano. É a proteção, a segurança, o conforto. A edificação também pode ser o local do trabalho, do lazer ou outra finalidade significativa para o indivíduo ou grupos. Estamos diante de muitos desafios e ameaças, mas também de importantes oportunidades. As ameaças advêm da dependência de financiamento ou crédito público. Já vivenciamos o desmanche do tão citado SFH (Sistema Financeiro de Habitação) representado pelo BNH (Banco Nacional da Habitação) que por muitos anos sustentou o setor da construção civil, até exaurir-se. Após um período de tensão apresenta-se agora a necessidade de definição de programas governamentais de sustentação do atual “minha casa, minha vida”. De outro ângulo que se observe o cenário, os recentes programas criados para a solução do déficit habitacional não atingiram o objetivo, quando se analisa a faixa da população de menor renda e de maior fragilidade (um a três salários mínimos) que é a maior fatia componente do déficit. Vale ressaltar que o problema não é apenas da falta de moradia, mas também a solução para a realidade degradante da moradia precária, a moradia insalubre ou também a moradia coletiva. A alteração do perfil demográfico da população brasileira apresen-

82

ta-se, ao mesmo tempo, como um trutivos. A busca pela inovação em desafio e como uma ameaça. A amemateriais torna-se mais acelerada. aça pela diminuição da taxa de nataModelos bem-sucedidos no extelidade que provoca menor demanda rior e mesmo já no Brasil, mostram de habitações novas. O desafio apreque a parceria envolvendo empresa, senta-se pela imposição de arquiteacademia e governo proporcionam turas inovadoras de moradias e esresultados positivos para todos e, paços públicos adequados para uma principalmente, para a sociedade população de perfil etário de maior quando o tema é a inovação. idade. Ainda existe um espaço a ser Pode ainda ser citada, como ocupado, no Brasil, por soluções que oportunidade, a necessidade de soem outras partes do mundo foram luções para a carência de espaços necessárias alguns anos atrás, onde públicos para grandes empreena população de idade mais avançadimentos e, principalmente, para a da tornou-se um mercado bastante realidade da importância de consprocurado para o setor. truções de melhor qualidade com O cenário futuro apresenta inúrequisitos de desempenho. meras oportunidades. A tendência A história recente em nosso país mostra uma dependência cada vez permite vislumbrar que o momento menor de recursos públicos para uma de dificuldades tende a ser breve e a parcela significativa do mercado. economia retomará em curto espaPara as empresas tornou-se ço de tempo sua trajetória de crescimuito mais evidente o desafio da mento. O Brasil apresenta vantagens necessidade de melhoria nos procompetitivas diferenciais, seja pelo cessos e programas para a melhoria mercado que a população do país na qualificação de recursos humanos proporciona, como também, pela e, principalmente, para a melhoria da diversidade de culturas que permite produtividade, tanto dos processos percepções distintas sobre a mesma produtivos, como também dos prorealidade, oportunizando aproveitácessos gerenciais. Os baixos custos -la com diferentes estratégias. de mão de obra não mais proporcionam uma vantagem de custo para compensar a baixa produtividade da mão de obra. Esta põe em risco a sobrevivência de uma empresa. Não é mais possível basear uma empresa ou o desenvolvimento de um país em mão de obra barata. O momento ainda apresenta grande oportunidade para a apresentação de novos materiais e novas tecnologias. Acredito que o conhecimento disponível atualmente e a facilidade de formação de parcerias oportunizam a utilização, Cezar Augusto Romano é engenheiro civil e doutor o desenvolvimento em Engenharia de Produção. Professor do Programa de ou a criação de noPós-Graduação em Engenharia Civil do Campus Curitiba da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). vos métodos cons-


83


gastronomia

Por

mary schaffer Descanso na cozinha

Algumas pessoas (nas quais eu me incluo) descansam preparando certas delícias na cozinha. A arquiteta Denise Bernacki segue esse mesmo modelito e quando sai estressada de seu escritório de arquitetura, assume o fogão e recebe amigos para o seu delicioso Risoto de Mignon. Tivemos a sorte de sermos convidados por ela e sua irmã/sócia Aline, para curtir essa receita sensacional. Ideal para reunir em torno da mesa, com um bom vinho, seus melhores e selecionados comensais.

risoto de mignon

ingredientes 800 g de mignon cortado tipo estrogonofe 02 cebolas médias picadas 03 dentes de alho 01 lata de tomates pelados 200 g de ameixa preta sem caroço picadas 800 g de arroz arbóreo 02 tabletes de caldo de legumes 02 litros de água fervendo Queijo parmesão a gosto Sal e pimenta a gosto 150 g de manteiga Modo de preparo Refogue a cebola e o alho, coloque o mignon para refogar após a cebola estar dourada. Assim que a carne estiver corada, coloque o sal a pimenta a gosto e acrescente as ameixas picadas e, em seguida, os tomates pelados. Em outra panela, ferva a água com os tabletes de caldo de legumes e em uma terceira coloque o arroz arbóreo e vá adicionando o caldo mexendo o arroz até dar o ponto de risoto, durante mais ou menos 20 minutos. Quando estiver quase pronto, misture os outros ingredientes e coloque a manteiga mexendo bem. Deixe descansar por 5 minutos e está pronto para servir.

84


85


luxo

Por

gisele busmayer Designer de interiores

Conforto na ida ao banheiro

Com a chegada do inverno, dá até preguiça de ir ao banheiro. Mas agora, uma moda há muito tempo usada no Japão chegou ao Brasil pela Deca. Essa tampa para vaso sanitário possui várias funções, esquenta, tem LEDs de eliminação de odor e jatos que substituem a ducha higiênica, tudo por controle remoto.

Móveis com cerâmica

Revestimento com cerâmica garante sofisticação ao ambiente e durabilidade ao móvel. Com placas de 3,5 mm, são próprias para móveis e fachadas.

Diversão sofisticada

A Chalk Ping Pong lançou para Puma essa mesa fantástica com espaço interno para guardar raquetes e copos. O revestimento superior é de cerâmica, podendo assim marcar com giz a pontuação ou até mesmo deixar a mesa divertida com desenhos.

Vamos viajar com ela

Essa banheira portátil é fantástica! Além de inflar em poucos segundos, possui custo baixo e é uma ótima opção para relaxar. Uma tela touch screen controla os jatos e a temperatura da água. Whirlpool Spa custa em torno de 700 dólares.

Loopita

Em forma de looping essa poltrona é única. O que a torna mais singular é sua modularidade, há várias maneiras de usá-la.

86


Foto: Divulgação / Apps Chair por Richard Hutten para Artifort

Há 14 anos o Núcleo Paranaense de Decoração contribui com o desenvolvimento do mercado de decoração e arquitetura de interiores. Nosso desafio é acompanhar as mudanças, nos reinventar por meio de novas plataformas e novos programas de relacionamento, onde cada um de nós é o mais importante.

O MELHOR DA ARQUITETURA E DECORAÇÃO DE CURITIBA NA REVISTA NÚCLEO DECOR

BAIXE O APP DA REVISTA NÚCLEO DECOR

ACOMPANHE O NPD nucleoparanaense @ nucleopr www.npdd.com.br

Lojas Associadas Adamus Placocenter • Balaroti • Bom Ar • Bontempo • Casa Nova Interiores • Decorlucce • Decormade Living • Dell Anno

Desjoyaux • Florense Casa • Florense Escritório • Forma & Função • G. Baraldi • Indusparquet • Inove • Inove Empresarial • Interpam • Jô Martins Kraft • Livemax • Maxflex • Michelangelo • Natur • Novit • NPK • Originale Maison • Orlean Curitiba • Pastilhart • Performance • Persépolis Projevidros • Raffinato • Riera Sis • Rudegon • Shadow Decor • Stone Gallery • Tech House • Ton Sur Ton • Ton Sur Ton Persianas • Villa Batel • Zilda Fraletti

87


EVENTOS

BERNECK PROMOVE EVENTO NA CASA COR PARANÁ Para aproximar ainda mais o contato entre a Berneck e os participantes da Casa Cor Paraná, um coquetel para arquitetos, jornalistas e demais convidados foi realizado no dia 7 de julho, no espaço Bom Gourmet da Gazeta do Povo, projetado pela decoradora Yara Mendes. Um ambiente rústico, mas ao mesmo tempo moderno e acolhedor, com a utilização do MDF BP Peroba. Fotos: Guilherme Pupo

1

2

3

4

5

6

7

8

1 - Coquetel da Berneck na Casa Cor PR 2015. • 2 - Arquiteta Carla Grudtner, Andrea Correa e Isabel Sene. • 3 - Graça Berneck Gnoatto, Maurício Pinheiro Lima e Carla Mattioli. • 4 – Renata McCartney, Filipe Bender, Adelino Marinho, Leize Golos, Pericles Dargel. • 5 – Equipe da Berneck, convidados e o arquiteto Luiz Maingué. • 6 – Equipe da Berneck, Dell Anno e Impress com Hellen Giacomitti, arquiteta do espaço Quarto do Surfista. • 7 – Isabel Sene, Adelinno Marinho, Pericles Dargel, Andrea Correa • 8 - Reinaldo Bessa, Graça Berneck Gnoatto, Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande.

88


89


EVENTOS

Nova tecnologia

Engenheiros e arquitetos do Paraná se reuniram no auditório do IEP (Instituto de Engenharia do Paraná) para discutir a aplicação da tecnologia BIM (Modelo da Informação da Construção). O 3º Encontro de Tecnologia de Produção e Comunicação CAD/BIM foi resultado de uma parceria entre o IEP e a AsBEA-PR (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura do Paraná) e contou com a presença de 130 profissionais da área. Fotos: Gabriela Broliani

1

2

3

4

5

6

7

8

• 1 - Luciano Plugge Freitas e Georgia Ribeiro, profissionais da Cron Engenharia, Keiro Yamawaki, arquiteto e presidente da AsBEA-PR, Ricardo Amaral e Fabiano Gonçalves, profissionais da Ricardo Amaral Arquitetos Associados. • 2 - Nelson Luiz Gomes, presidente do IEP, Luciano Plugge Freitas, Ricardo Amaral, Keiro Yamawaki, e Fernando França, da Projemaster Engenharia de Projetos. • 3 – Time de palestrantes do 3º Encontro de Tecnologia de Produção e Comunicação CAD/BIM. • 4 – Clarisse Petroski Dorigo, arquiteta e diretora de desenvolvimento tecnológico CAD/BIM da AsBEA-PR. • 5 – Auditório do IEP lotado. • 6 – Keiro Yamawaki, arquiteto e presidente da AsBEA-PR, e Nelson Luiz Gomes, presidente do IEP • 7 - Douglas Meirelles, da Placo do Brasil, Clarisse Clarisse Petroski Dorigo, arquiteta e diretora de desenvolvimento tecnológico CAD/BIM da AsBEA-PR e Marcelo Costa, da Pormade. • 8 - Keiro Yamawaki, Clarisse Petroski Dorigo e Nelson Luiz Gomes.

90


91


EVENTOS

Anuário Casa Place

O lançamento do Anuário Casa Place 2015, em sua terceira edição, aconteceu no Zapata Mexican Bar com ambientação impecável da dupla de designers de interiores Liliane Barreiros e Rosangela Pauli. A publicação traz 30 projetos exclusivos de renomados profissionais paranaenses. Fotos: Gerson Lima

1

2

3

4

5

6

7

8

1 - Os anfitriões do evento Gis e Bruno Macarini entre o designer Daniel Casagrande e o arquiteto Luiz Maganhoto • 2 - As designers de interiores Jennyfer Gotardo e Janaina Marques • 3 - A decoradora Lenira Condessa com o publisher Bruno Macarini • 4 - Os designers de interiores Rosangela Pauli, Claudiney Simião, Josiane Castilho e Liliane Barreiros • 5 - A designer Fabi Yoneoka com Michele Baumer, da Contemporânea Cortinas • 6 - Os arquitetos Angelica Pecego e Alexandre Mandarino • 7 - A designer Hellen Giacomitti com os arquitetos Gisela Ribeiro e Vinicius Trevisan • 8 - Lucimar Fatima Racoski, da Moldari Molduras, e a designer Gisele Busmayer

92


93


EVENTOS

Lançamento de edição A edição 27 da Revista Place reuniu arquitetos, designers, lojistas e profissionais do segmento na loja Adornié Ambientes para um animado coquetel de lançamento. A publicação trouxe na capa um ambiente assinado pela arquiteta Gislaine Bezerra Tourinho. A realização do evento foi uma parceria entre a Bg Comunicação, Florença Jeep e Sunshine Cortinas Persianas. Fotos: Gerson Lima

1 – A diretora financeira e o publisher da Revista Place, Gis e Bruno Macarini • 2 – A arquiteta Gislaine Bezerra Tourinho com os proprietários da Adornié, Gustavo e Tathyane Celante • 3 – Os proprietários da Baby Dreams Thereza e Luis Miguel Sampaio com a arquiteta Tatielly Zammar • 4 – Gislaine Bezerra Tourinho entre Tatiana Murta de Toledo (esq) e Fabiana Murta Albuquerque, da Yellowart, e Rosanges Pimenta, da Idearte • 5 – Os sócios da Grey House Iluminação, Marcelo e Adriana Sypniewski, com Gislaine Bezerra Tourinho e o arquiteto Wilson Pinto • 6 – Claudia Semprebon de Figueiredo, da Sunshine Cortinas e Persianas, com o designer de interiores Claudiney Simião • 7 – Silvia Bassani, diretora comercial da Florença • 8 – Cassio Rossi, proprietário da Rossi Revestimenos e a arquiteta Margareth Menezes

94

1

2

3

4

5

6

7

8


95


EVENTOS

Luxo e cliques A loja Celmar by Carlos Tietjen promoveu, o Workshop “Como sair bem na foto”, ministrado pelo casal de fotógrafos Gerson e Raquel Lima. O evento reuniu cerca de 40 convidados que receberam dicas de como se posicionar melhor perante as lentes. Fotos: Gerson Lima

1

2

3

4

5

6

7

8

1 - Os sócios-proprietários da Celmar by Carlos Tietjen, Carlos Tietjen, Gustavo Santos e Dijorgio Oliveira. • 2 - O designer Guilherme Bez e a arquiteta Olga Bergamini. • 3 - Carlos Tietjen e a Dra. Mara Lucia Cordeiro, neurocientista do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. • 4 - Fernanda Bittencourt e Elaine Baggio, do Traço Final Arquitetura e Interiores. • 5 - Os arquitetos Alexandre Mandarino e Angelica Pecego. • 6 - Larissa e Tatiana Hyczy, da Compagnia Internazionale. • 7 - A designer de interiores Alessandra Xavier, Carlos Tietjen e a arquiteta Daniela Fujita.• 8 - Carlos Tietjen e a dupla de fotógrafos Raquel Lima e Gerson Lima.

96


O

B R A S I L

V I S T O

2015

P O R

D E N T R O

23 D E

PAR 09 D ANÁ E AG

JUNH OA

OSTO

TENDÊNCIAS ESTILO DIVERSIDADE DESIGN ARQUITETURA DECORAÇÃO

VISITE A MAIOR MOSTRA DE DECORAÇÃO DA AMÉRICA LATINA E DESCUBRA OS AMBIENTES BRASILEIROS QUE TODO MUNDO ADORA.

Patrocínio Internacional:

Carro Oficial:

Patrocínio Local:

Apoio Local:

15

Apoio Institucional:

A FÁBRIKA – Rua Fernando Amaro, 60 – Alto da XV – Curitiba/PR

Apoio de Divulgação:

casacor.com.br 97


agenda

Exposição individual de Frank Ammerlaan Na mostra do artista plástico holandês Frank Ammerlaan, a científica racional é incongruente com o gesto artístico. Como exemplos dessa proposta são os dípticos criados a partir de um rigoroso processo, no qual a noção de ‘pura expressão’ é prejudicada. As obras escultóricas são industrialmente tratadas com uma imprevisível e multicolorida pátina, e às vezes, as obras são feitas com a ajuda de um químico - referindo-se a padrões poluídos no ambiente urbano. As pinturas em grande escala, bem como os trabalhos de metais galvanizados, podem operar como um circundante no espaço, criando uma nova superfície e contexto no espaço em si. Data: 27/08 a 26/09 Local: SIM Galeria www.simgaleria.com

Casa Cor Paraná

Data: 23/06 a 09/08 Local: A Fabrika – Curitiba (PR) www.casa.abril.com.br/casa-cor/ mostras/parana

1ª Exposição Contemporânea de Artes Visuais Data: 09/07 a 28/09 Local: Memorial de Curitiba www.apap.com.br

Expolazer – 2015

Data: 14/07 a 17/07 Local: Expo Center Norte – São Paulo (SP) www.expolazer.com.br

12ª Feiccad

Data: 23/07 a 26/07 Local: Maxi Shopping – Jundiaí (SP) www.feiccad.com.br

Mostra Biganti

Data: 24/07 a 21/08 Local: Istituto Italiano di Cultura São Paulo www.iicsanpaolo.esteri.it/IIC_Sanpaolo

98

ExpoPredialtec

Data: 28 a 30/07 Local: Anhembi – São Paulo (SP) www.predialtec.com

1ª Mostra Conceito Saccaro Data: até 31/07 Local: Saccaro – Curitiba (PR) www.saccaro.com.br

2ª Feira do Construtor Data: 29/07 a 01/08 Local: Fiep – Curitiba (PR) www.feiradoconstrutor.com.br

6ª Greenbuilding Brasil Data: 11 a 13/08 Local: Transamerica Expo Center – São Paulo (SP) www. expogbcbrasil.org.br

27ª Craft Design

Data: 13 a 16/08 Local: Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo (SP) www.craftdesign.com.br

8ª Textil House Fair

Data: 13 a 16/08 Local: Expo Center Norte – São Paulo (SP) www.grafitefeiras.com.br

Concrete Show South America - Brasil Data: 26 a 28/08 Local: Centro de Exposições Imigrantes – São Paulo (SP) www.concreteshow.com.br/pt/

Casa Cor Alagoas

Data: 18/08 a 20/10 Local: Parque Shopping Maceió – Maceió (AL) www.casa.abril.com.br/casa-cor/ mostras/alagoas


99


100


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.