Revista Place Edição 20

Page 1

p l ac e • M A R /A B R

1


2

p l ac e • M A R /A B R


p l ac e • M A R /A B R

3


4

p l ac e • M A R /A B R


p l ac e • M A R /A B R

5


Poucas coisas encaixam tão bem quanto um abraço. O conforto da Tecnoflex é uma delas. 4U Chair. Design e produção brasileiros.

MOBILIÁRIOs

6

CADEIRAS

p l ac e • M A R /A B R

DIVISÓRIAS PISO-TETO

ARQUIVOS DESLIZANTES


A Tecnoflex, empresa genuinamente paranaense, acaba de lançar a 4U: um novo conceito em cadeiras para sua empresa. Com design e produção brasileiros, seus contornos ergonômicos oferecem muito mais conforto para

Venha conhecer a 4U e todos

seus usuários, resultado dos diversos

os móveis exclusivos no novo

investimentos em design moderno e

Showroom conceito Tecnoflex.

tecnologia de ponta que a empresa vem

Rua Augusto Stresser, 1573

realizando em sua expansão. Afinal, para

Bloco A • Sala 8 • Hugo Lange

a Tecnoflex, inovação é a nossa rotina.

(41) 3039-8400

mobiliário corporativo A única empresa do setor a conquistar o selo FSC puro. w w w . t e c n p ol a cf e l• MeA Rx/ A .B Rc o m7


8

p l ac e • M A R /A B R


p l ac e • M A R /A B R

9


sumário

20

16

10

22

28

p l ac e • M A R /A B R

12

Editorial

14

News

16

Layout

18

Inspiração

20

Perfil

22

Projetos

28

Places - Cozinha

34

Vitrine Cozinha

36

Places - SPA

42

Vitrine SPA

44

Places - Hall

50

Vitrine Hall


56

52

58

64 52

Louças e Metais

56

Retrofit

58

Restauração

62

Reforma

64

Feiras e Eventos

66

Coluna Engenharia por Cezar Augusto Romano

68

Coluna Design por Katalin Stammer

70

Coluna Gastronomia por Mary Schaffer

71

Social Club por PierPaolo Nota

72

Eventos

80

Agenda

80

AaZ

p l ac e • M A R /A B R

11


_editorial

2 Anos: foco e evolução A edição comemorativa da Revista Place vem recheada de surpresas com cores e formas dentro de um conteúdo hipnotizante. Para comemorar os dois anos da nossa publicação, caprichamos nas pautas e nos projetos selecionados para ilustrar o trabalho de arquitetos, decoradores e designers de interiores. Esse aniversário representa o sucesso de um trabalho sério e bem direcionado que, após a reformulação editorial da revista, trouxe assuntos de interesse dos profissionais do segmento ArqDecor. E já que o assunto é mudança, nessa edição preparamos um caderno especial sobre reformas, mostrando restaurações em imóveis e aplicação do estilo retrofit. Para quem vai reformar sua casa, fizemos um passo a passo bem detalhado do processo, que vai desde o projeto à visita do showroom de lojas. Ainda no contexto transformações, uma matéria sobre louças e metais mostra a evolução do design destas peças a cada década. Na editoria Places o destaque vai para os SPA’s Home, ambientes relaxantes com projetos inovadores. Confira.

Publisher

bruno@revistaplace.com.br

Bruno Kirilos

Bruno Macarini

Publisher Bruno Macarini • Diretora Financeira Gisleine Rezende • Diretor de Arte e Design Gráfico Marcelo Winck • Jornalista Responsável Louise Zeni (9728/PR) • Redação Andressa Vianna, Louise Zeni e Virgínia Vargas • Web Designer Marcello Leoni • Diretora Comercial Bruno Macarini • Consultores Comerciais Andrea Kaminski e Eduardo Pimpão • Assessoria Jurídica Bona Advogados Associados • Colaboração: Colunistas Cezar Augusto Romano, Katalin Stammer, Mary Schaffer e Pierpaolo Nota - Fotografia Carlos Fortunato, Deniz Abruzzo, Gerson Lima e Marcelo Stammer

capa Projeto reformado pela arquiteta Ana Cristina Avila. Foto: Marcelo Stammer

Anuncie

revistaplace@revistaplace.com.br

Tel.: (41) 3203-1894 RevistaPlaceCuritiba @RevistaPlace Revista Place Curitiba

www.revistaplace.com.br 12

p l ac e • M A R /A B R

A revista Place Curitiba é uma publicação bimestral, independente e não se responsabiliza pelas opiniões emitidas em artigos ou colunas assinadas, por entender que estes materiais são de responsabilidade de seus autores. A utilização, reprodução, apropriação, armazenamento de banco de dados, sob qualquer forma ou meio, dos textos, fotos e outras criações intelectuais da revista Place Curitiba são terminantemente proibidos sem autorização escrita dos titulares dos direitos autorais.

BG Editora e Marketing Direto Ltda. CNPJ: 14.860.781/0001-07 - Rua Iapó, 135 sala 16 - Alphaville Graciosa 83.327-075 - Pinhais - PR


p l ac e • M A R /A B R

13


_news

Porta Pivotante Branca, da Linha Aluminium, da Sasazaki

Novidade em pisos

A linha Impact Soft Epdm da Aubicom é a uma inovação no segmento de pisos, com visual moderno e cores altamente impactantes. Composta por dois tipos diferentes de borracha, sua camada superior possui grânulos de borracha EPDM que oferecem cores mais vivas e estáveis. O EPDM é uma borracha com alta qualidade e resistência às intempéries, permitindo que as cores sejam preservadas por muito mais tempo. Sua camada inferior possui grânulos de pneus reciclados que conferem maior amortecimento através da borracha SBR. Devido ao seu formato, permite trabalhar com paginações orgânicas, especialmente em áreas externas. É excelente para playgrounds e outros espaços com crianças.

Portas que valorizam o imóvel

Para tornar mais bonita a fachada ou entrada de um imóvel, vale investir nas portas pivotantes que, além da bela estética, unem sofisticação e segurança. Na Linha Aluminium, da Sasazaki, essas portas são comercializadas em vários modelos com lambris horizontais e algumas versões recebem frisos horizontais de alumínio e vidros do tipo neutral. Elas têm perfis robustos, além de chumbadores de aço inox e guarnições com 80 milímetros. Por serem feitas de alumínio, podem ser utilizadas em regiões litorâneas e em áreas com poluição concentrada. As Portas Pivotantes Aluminium são dotadas de escova de vedação, que impede a passagem de vento e das águas de chuva, aumentando a resistência contra as intempéries. Além disso, elas adaptam-se a qualquer modelo de soleira e contam com duas fechaduras diferenciadas e chaves de segurança com o mesmo tipo de segredo.

Piso feito em EPDM ideal para áreas externas

SIM Galeria na ARCO Madrid 2014

A galeria de arte curitibana SIM Galeria marcou presença em uma das maiores feiras de arte contemporânea do mundo, a ARCO Madrid, realizada no final de fevereiro. Voltada para as manifestações contemporâneas de arte e dirigida pelos irmãos Laura e Guilherme Simões de Assis, a SIM exibiu obras de quatro artistas representados pela galeria: os internacionais Katinka Pilscheur (Alemanha) e Isidro Blasco (Espanha), e os brasileiros Tony Camargo e Romy Pocztaruk. Além da SIM, outras 13 galerias brasileiras participaram do evento que, neste ano, reuniu aproximadamente 160 expositores de 25 países.

Arquitetos iniciam trabalhos na Casa Cor SC

O elenco de profissionais da Casa Cor Santa Catarina 2014 já começou as obras dos 44 ambientes do evento. Os espaços ficarão dispostos em duas sedes: 21 terão como endereço o empreendimento Simphonia WOA Beiramar, em Florianópolis, e 23 terão como cenário o Mall do Riviera Business, na Praia Brava, em Itajaí. Este ano a mostra tem como tema “SC Décor: Um Estado, todos os estilos”, por meio do qual arquitetos, designers e decoradores responsáveis pelos ambientes da mostra terão a oportunidade de apresentar ao Brasil toda a bossa do estilo de vida catarinense, fugindo dos estereótipos. A Casa Cor Santa Catarina acontecerá de 01 de maio a 15 de junho.

14

p l ac e • M A R /A B R

Obra Red Sand (II) da artista Romy Pocztaruk


Rodrigo Pacak

Os arquitetos Filipe e Karla Bender

Parceria de sucesso

A Bender Arquitetura, dos arquitetos Karla Bender e Filipe Bender, começou o ano trazendo novidades para o mercado de construção civil na capital paranaense. O escritório firmou parceria com a Construtora Baggio, que agora conta com o portfólio da Bender para execução de projetos. Premiados na edição 2013 da Casa Cor Paraná, os arquitetos – mãe e filho – prometem outras novidades ainda em 2014. Residencial Esmeralda está sendo construído pelo Sistema Obra Pelo Valor Real ®.

Investidores se associam para custear empreendimento Cerca de 50 empresários e investidores se reuniram no final de fevereiro para a Assembleia de Constituição do primeiro Empreendimento a ser construído na cidade de Foz do Iguaçu (PR) pelo Sistema Obra Pelo Valor Real ®. Com 40 empreendimentos no portfólio, sendo que mais de 30% destes já foram entregues, o Sistema Obra Pelo Valor Real ® é voltado para o investidor, pois oferece alta rentabilidade e segurança. Toda a obra é empreendida passo a passo pelos próprios investidores que se tornam incorporadores, reduzindo em muito o valor do investimento e aumentando a rentabilidade. O preço de custo é o grande diferencial oferecido pelo sistema, pois as obras chegam a custar até 50% menos do que custariam em outras modalidades de aquisição. Deste modo a valorização de um imóvel construído pelo Sistema Obra Pelo Valor Real ® quando entregue, alcança um índice de valorização muito acima do valor de mercado.

Caixa de descarga embutida

A Docol apresenta uma solução para a instalação da caixa de descarga embutida em paredes de drywall através das travessas de fixação, proporcionando segurança, exatidão e perfeito alinhamento na instalação. São três travessas, produzidas em aço galvanizado, que medem 60 centímetros. Instaladas em conjunto, elas ficam posicionadas acima da caixa, no centro e na parte inferior, junto à abertura do tubo de ligação. O produto é ideal para instalação em obras verticais, onde a necessidade de medição de consumo é individualizada. Oferece praticidade, higiene e segurança, além de melhorar a utilização dos espaços ao garantir um ambiente clean, valorizando o metro quadrado.

Squadro: portas de correr

Lançamento da Evviva Bertolini, a linha Squadro, de portas de correr, com perfis de alumínio, tem a fórmula ideal para dar novo conceito visual aos projetos. Sua aplicação, com duas tipologias, prevê a utilização de folhas internas e externas que se sobrepõem quando o móvel é aberto, podendo mesclar diferentes materiais, como laminados e vidros. Os perfis oferecem acabamento alumínio fosco ou havana, ambos anodizados, para garantir mais resistência e durabilidade ao material. A tecnologia empregada garante que todas as portas tenham amortecimento e possam ser projetadas em todas as larguras disponíveis no mercado para portas de correr. A assinatura das exclusivas portas de correr Squadro é da própria equipe de designers da Evviva: Gustavo Bertolini, José Ferro e Marciele Copat. p l ac e • M A R /A B R

15


_ l ayo u t

J ana ína M ar ques J enn yfer Gotardo

Por e

foto

ro n a l d t. p i m e n t e l

Em MDF preto alto brilho, estes painéis compõem mosaicos vazados e são aplicados diretamente na parede. Criam volume e preenchimento, uma excelente escolha para quem deseja destacar uma parede de entrada e circulação. O espelho na lateral além de ampliar o espaço também tem a função de prolongar os painéis.

O Seat Garden serve de assento ou mesa de apoio lateral. Hoje estas peças em cerâmica não são utilizadas apenas em ambientes externos, ganhando espaço também em salas e espaços gourmets. São diversificados nas cores, modelos e desenhos, além de trazerem um ar natural para dentro de casa.

16

p l ac e • M A R /A B R

A personalidade desta sala é marcada pelas cores, linhas retas e geométricas do mobiliário e acabamentos. Projetada para uma mulher solteira, sem filhos, e que gosta de receber amigos em casa, a sala possui uma atmosfera requintada e ao mesmo tempo descontraída. “As cores foram pensadas especialmente para o perfil dela. São tons sóbrios, mas com toques de cores fortes, como o berinjela”, descreve a arquiteta Janaína Marques. Os tons de cinza e preto contrastam com o papel de parede e o destaque fica para a mesa de centro em madeira mais rústica. “Nossa inspiração fluiu a partir do layout e sobreposição de texturas e cores, formando um ambiente aconchegante e ao mesmo tempo moderno”, define a arquiteta Jennyfer Gotardo que também assina o projeto.

O papel de parede solicitado pela cliente possui desenhos adamascados e contrasta com os tons sóbrios do ambiente. Serve como elemento de destaque ao entrar no apartamento, preenchendo uma parede de grande escala. Além de iluminar o ambiente, o abajur dá volume às mesas laterais baixas. Com base em cristal e cúpula em tom neutro, é uma peça curinga no projeto.

A mesa de centro agrega duas funções: além de servir de apoio, possui compartimentos internos criando uma adega para vinhos e acessórios. Uma peça multifuncional e que é evidenciada no projeto devido ao tom da madeira. O tapete com fios de seda traz aconchego e delimita o espaço de TV. O volume do tapete valoriza os móveis sobrepostos, como a mesa e o sofá.


Inspire to Design

Classico Colection New Colours CLAMSHELL 4130

Superfícies de quartzo CaesarStone para bancadas de cozinhas e banheiros, paredes, pisos, painéis e mais...

Curitiba / Colombo - PR F 41 3303 9600

Cachoeiro de Itapemirim - ES F 28 3521 2246

Vitória - ES F 27 3328 8523

p l ac e • M A R /A B R

17


_inspiração

Saber perceber para

SUZANE SIMON

a

Foto

manoel guimarães

inspiração vem de muitas formas, sem regras nem receitas. Para a arquiteta e urbanista Suzane Simon, ela vem de um estado emocional, da forma de sentir e de caminhar pelos mesmos lugares, mas sempre com um olhar diferente. “A inspiração surge em momentos de relaxamento, de uma simples pausa para respirar e renovar as energias durante o trabalho. De repente, em algo pequeno você encontra o todo”, explica. Viagens a lugares novos e exóticos também são boas fontes de criatividade, porém, na opinião da profissional, não é o lugar que importa, mas sim a sensibilidade de captar a inspiração fluindo ao redor. “A natureza é uma das grandes inspirações, não só de arquitetos, mas acredito que de todo o mundo. Nela há uma riqueza de formas, cores e proporções que permite nos conectarmos com o nosso lado mais criativo”, define. Para Suzane, a grande inspiração começa no contato com o cliente e conhecimento da sua personalidade, desejos e características. É um momento de percebê-lo e senti-lo. Com isso, a arquiteta analisa referências importantes nacionais e internacionais, não necessariamente projetos, mas tendências em geral.

18

p l ac e • M A R /A B R

Não é o lugar que importa, mas sim a sensibilidade de captar a inspiração fluindo ao redor


: persianas

T

RI

LH

O S U I S O® : S

DU : EX IJA: PRO

OS

CER

TIFIC A D O

ST

: rolôs

: cortinas

um

novo conceito em

decoração *verifique as condições da cobertura de garantia do produto.

: : : : :

cortinas persianas papéis de parede almofadas tapetes

Espaço Trilho Suisso Champagnat

Al. Princesa Isabel, 1908 Curitiba - PR Fone: (41) 3029-1908 www.espacotrilhosuisso.com.br p l ac e • M A R /A B R

19


_perfil

Jeferson Dantas Navolar Presidente do CAUPR revela as lutas dos arquitetos para conquistar seu próprio conselho representativo LOUISE Z ENI

Use seu AAP Scan e confira na íntegra o Código de Ética e Disciplina para arquitetos e urbanistas

20

place • m Ma Ar R /a Ab Br R


Conte um pouco do sua história profissional. Fiz Arquitetura e Urbanismo na UFPR (Universidade Federal do Paraná) e trabalhei na área desde cedo. Sempre fui apaixonado pelo patrimônio histórico e a questão de memória da cidade através da arquitetura. Em janeiro de 2004 fiz uma especialização em Salvador (BA) na área de patrimônio e depois voltei para lá fazer mestrado. Meu foco era restauração histórica. Em Curitiba restaurei obras como o Palacete Leão Júnior, a Casa Lilás no Largo da Ordem, a fachada do Palácio Avenida, e o edifício central da UFPR, na Praça Santos Andrade. Como você vê a situação do arquiteto no contexto de mercado dos últimos anos? O arquiteto deveria ter uma importância muito maior na sociedade. A vulgarização da produção é uma doença do século XX que vem se intensificando no século XXI. Diversas atividades regulamentadas foram afastadas do Estado. Hoje, se o arquiteto quiser se formar e ser funcionário público de carreira, existem pouquíssimas oportunidades. Temos vivido em um país deficitário, com inflação de dois dígitos e excessiva valorização das commodities. Com isso, não conseguimos ter produtos de qualidade, pois vivemos em um Estado Mínimo de “tudo pelo mais barato”. Isso gerou uma corrupção autorizada. Hoje a construção civil coloca o projeto arquitetônico como despesa e diz para o poder público que ele pode contratar obras sem projeto. As leis autorizam a contratação de obras públicas sem autorias. Esse é o mundo que herdamos, mas com o apoio do CAU-PR temos uma força grande para reverter isso. O planejamento dos espaços como um todo é papel do arquiteto, seja o design de uma cadeira ou de uma metrópole. Qual o impacto da criação do CAU para o exercício desta profissão? A criação do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) aconteceu em 2010 com a promulgação da Lei N º 12.378 e contribuiu, em primeiro lugar, com a questão das atribuições. Sempre existiu sombreamento entre as profissões, o que era plenamente aceitável dentro de um conselho multiprofissões como o CREA. Agora que saímos de lá temos uma pauta única: as atividades exclusivas do arquiteto que contemplam projeto de arquitetura, patrimônio histórico, urbanismo, paisagismo, etc. Entretanto, a realidade ainda é diferente. Existem muitas outras profissões que assinam Plano Diretor. Com o CAU vamos exigir que essas atividades sejam exercidas por nós, arquitetos. Apesar da separação, como ficou a relação do CAU com o CREA? O CREA é talvez o maior conselho multiprofissional do mundo, pois abarca vários títulos de engenharias e especializações. Como arquitetos, não conseguíamos ter uma voz forte dentro do sistema (democrático), onde a maioria era ouvida. No Paraná sempre mantivemos um bom relacionamento, apesar do CREA não ver com bons olhos nossa saída, o que é compreensível, pois tira deles a unanimidade que tinham em relação a vários assuntos. Hoje são duas opiniões, às vezes conflitantes.

Temos uma comissão montada para debater interesses comuns entre os Conselhos, como o metrô de Curitiba. Quais as principais ações do CAU? Foi realizado um chamamento de recadastramento para atualização de dados dos arquitetos ativos. Fizemos uma grande pesquisa sobre perfil dos profissionais. Aproximadamente 100 mil arquitetos no Brasil responderam mais de 100 perguntas. Temos documentos com precisão sobre formação, interesse, renda, faixa etária, entre outras informações que nos ajudam em planejamentos. Também apostamos em um sistema de Tecnologia da Informação muito forte para agilizar e baratear os processos. Não temos excessos burocráticos, como o visto estadual exigido para outras profissões. Nós podemos atuar em todas as regiões do país. Temos um Código de Ética com todas as atribuições e atividades da profissão no corpo da lei; e também vamos oficiar todos os órgãos instituídos no estado com uma cópia da lei e nos colocando à disposição deles para exercer nossas atividades. Qual a situação atual do CAU-PR perante os CAU de outros estados? Estamos em posição privilegiada. Temos cinco escritórios funcionando no estado: Curitiba, Pato Branco, Cascavel, Londrina e Maringá. Nossas estatísticas apontam que temos 8 mil arquitetos no estado, sendo que a média é de quase um contrato por mês por profissional, enquanto em outros estados os números são muito menores. Existe uma tabela de honorários profissionais para os arquitetos? Assim como fizemos o cadastro nacional dos profissionais, foi realizado um grande debate sobre as tabelas existentes. Todas as entidades assumiram uma tabela única chamada de Manual de Contratação do Serviço de Arquitetura, texto que merece ser lido, pois conceitua a profissão e explica o passo a passo de um projeto. Falta transformá-lo em um software, pois já foi aprovado há poucos meses em Brasília. Isso ficará disponível gratuitamente para acesso. Como levar a arquitetura à sociedade em geral? Por meio da arquitetura pública. O Estado brasileiro já entendeu essa necessidade, existe a lei aprovada no Congresso Nacional desde 2008, mas ainda não estamos conseguindo implantá-la. Em Curitiba, temos o compromisso do presidente da Câmara Municipal de aprovar uma lei de assistência técnica. Ao invés de construir casas novas, vamos nos preocupar com casas já existentes, em áreas de risco, seja ele social ou ambiental. Queremos que o arquiteto entre na residência e proponha soluções construtivas e não reloque o cidadão do seu lar. Ele poderá realizar uma assistência legal, fazendo, por exemplo, a legalização fundiária e do imóvel. Também poderá avaliar a qualidade do espaço físico, propondo a inserção de uma janela para maior ventilação ou de uma fossa para o esgoto, por exemplo. Um profissional contratado pela prefeitura poderia fazer isso, seria o paraíso na terra. p l ac e • M A R /A B R

21


_projetos

O clรกssico

funcional Com bom gosto e muito estudo, a arquiteta Ana Cristina Avila reformou uma cobertura de modo que o estilo clรกssico ficasse leve e prรกtico no uso diรกrio LOUISE Z ENI

22

place โ ข m Ma Ar R /a Ab Br R

FOTOS

m a rc e lo s ta m m e r


Amarildo Henning Kraetzer

O cliente queria manter o apartamento clรกssico, dentro de uma arquitetura mais conservadora

A arquiteta Ana Cristina Avila place โ ข m Ma Ar R /a Ab Br R

23


_projetos

No home theater, a presença de cores, como vermelho e laranja, tornam o ambiente mais descontraído

24

place • m Ma Ar R /a Ab Br R


t

radicionalmente caracterizado por linhas ricas em detalhes, materiais nobres e tonalidades escuras, o estilo de decoração clássica sobrevive ao tempo e aparece em projetos atuais, com singelos toques de modernidade. Sempre suntuoso, com mobiliários robustos em madeira, o clássico remete à arquitetura grega e romana, opulente e mergulhada em arte. Buscando referências na história e avaliando o perfil do cliente – um casal com uma filha adulta – a arquiteta Ana Cristina Avila criou um projeto de reforma completo para uma cobertura localizada no bairro do Batel, em Curitiba (PR). Segundo ela, a família é bastante conservadora e também detalhista. Todos são bem organizados e gostam de guardar as coisas setorizadas. Deste modo, a cobertura de 350 metros quadrados foi totalmente personalizada pela arquiteta que, além de inserir uma série de novos elementos, desenhou todo o projeto do mobiliário embutido. “O cliente queria manter o apartamento clássico, dentro de uma arquitetura mais conservadora. Além dos móveis de qualidade que a família já possuía, outra exigência foi harmonizar as obras de arte existentes”, lembra Ana Cristina. Respeitando as necessidades da família, a profissional criou um projeto “humano”, onde tudo funciona de forma prática, porém respeitando a linguagem do estilo clássico. “Defino como um clássico moderno, um projeto atemporal que, pode sofrer pequenas alterações no mobiliário solto, mas não perderá sua identidade”, afirma.

p l ac e • M A R /A B R

25


_projetos

Objetos bem clássicos, como tapete persa e mobiliário de imbuia também são peçaschaves nesse projeto

Linguagem nobre O elevador, do edifício, leva o morador do pavimento inferior, onde está toda a parte íntima, para o piso superior, onde se encontra a área social e de lazer da cobertura. Em todo o apartamento predominam os tons sóbrios, como bege, creme e castanho, apesar da arquiteta Ana Cristina Avila ter inserido toques de cores mais vivas nos ambientes, para alegrá-los. O dourado imprime personalidade ao projeto, aparecendo até mesmo nos cômodos mais modernos. A ambientação cênica pre-

26

p l ac e • M A R /A B R

domina em todo o projeto, com iluminação quente e pontual. Quanto aos revestimentos, no piso a arquiteta optou pelo mármore botticino, o qual aparece em certos ambientes misturado com carpê, como na sala superior e nos quartos. Já as paredes receberam diferentes texturas de papel de parede, com tonalidades próximas em cada ambiente, criando um padrão harmônico aos olhos. “Objetos bem clássicos, como tapete persa e mobiliário entalhado de imbuia também são peças-chaves nesse projeto”, comenta.

O clássico em cada ambiente No piso inferior, o living associa bem a linguagem proposta para o aparamento com itens do estilo bali. Um baú ao centro, um espelho com moldura rústica, bambus, almofadas e uma parede com palha rementem a essa cultura. Por outro lado, o clássico é reforçado pela presença de um piano, do tapete persa e dos móveis escuros em imbuia. A iluminação pontual cria o efeito de uma cortina de luz na parede, e as lâmpadas embutidas no móvel valorizam os objetos de decoração.


Próxima ao living está a sala de jantar, onde uma bela cristaleira em laca off white fosca – criação de Ana Cristina Avila – armazena louças e cristais da família. “Esse móvel mais moderno compôs perfeitamente com a mesa de madeira maciça entalhada, mobiliário antigo da família, e traz uma linguagem clássica do estilo Luis XV”, explica. O tapete persa reflete novamente a nobreza do projeto, assim como a cortina em voal e o xale com tecido brocado. Nesse ambiente, o dourado aparece no lustre de cristal e o espelho da la-

teral reflete a mesa de refeições, trazendo amplitude ao espaço. Nas suítes, os móveis são todos de imbuia e laca branca. Os tons mais sóbrios de cinza e bege predominam, tanto nos papeis de parede, como na decoração em geral. “A linguagem monocromática traz elegância à suíte da moça, e na do casal há elementos ricos, como o veludo nos xales e o mobiliário entalhado, peça da família preservada pela arquiteta”, acrescenta. No banheiro do casal, o mármore Travertino que reveste as paredes recebeu paginação

personalizada, assim como a moldura da banheira. A escada que leva ao piso superior é elemento de destaque no projeto. Toda em mármore botticino, possui corrimão com detalhes em dourado. Também se pode chegar ao andar de cima pelo elevador e dar de frente com um piano 1/4 de cauda, produção especial da Essenfelder, com apenas 10 unidades existentes. Acima dele, uma obra do conceituado artista Juarez Machado. O pavimento superior é todo integrado. O escritório para uso comum da família tem somente uma chaise para leitura e descanso e área de trabalho. Segundo Ana Cristina, os tons mais sóbrios recebem toques modernos, como a moldura cromada, o tampo de vidro marrom e a pele de vidro na janela, a qual favorece a vista privilegiada da região. Na sala de jogos, novamente um móvel da família: jogo de cadeiras clássicas com detalhes entalhados. O espaço preferido da família é o home theater, onde há sistema de áudio surround com caixas embutidas no forro. “Por ser uma área de lazer há maior presença de cores, como vermelho e laranja, que deixam o ambiente mais descontraído”, revela a arquiteta. Duas arandelas de cristal, da marca italiana Fabbian, dão um charme à iluminação e as cortinas de veludo marrom mantêm o requinte do ambiente. Detalhe para a área do piso em carpê com mármore e granito, cujo desenho acompanha o forro de gesso. A lateral do móvel da TV são painéis de laca branca com barras fixas em inox – uma perfeita inserção de elementos modernos em uma atmosfera projetual clássica. p l ac e • M A R /A B R

27


CO ZI

_ p l a c e s _ c O Z IN H A

NH

coração da casa, esse ambiente transmite conforto e personalidade

28

p l a c e • MAR M A R / ABR ABR


Mix de estilos Projeto

t

FotoS

Adriana Krüger

D e n i z A b r u zz o

rês meses e 7 metros quadrados foram suficientes para a arquiteta Adriana Krüger criar uma cozinha diferenciada, misturando contemporaneidade com elementos rústicos. A solicitação do cliente foi um projeto funcional que comportasse vários armários para guardar objetos. Outra exigência do morador, um advogado de 40 anos, foi uma bancada feita de tijolinhos à vista pintados de branco. “Ela foi colocada de modo a dividir o hall de entrada e a sala de estar. Dentro de uma linha mais rústica, a bancada recebeu tampo de madeira imbuia maciça”, destaca Adriana. Em contraste, as banquetas Cezzane e os pendentes/luminárias cone de vidro preto completam o cenário. Uma sanca de gesso foi especialmente criada para receber a iluminação. O revestimento de uma das paredes com pastilhas verdes e o uso de inox nos eletrodomésticos tornam a cozinha mais atual e masculina. O projeto ainda contempla armários basculantes em MDF e vidro e tampo da pia em granito branco siena. p l ac e • M A R /A B R

29


_ p l a c e s _ c O Z IN H A

Ambiente para receber Projeto

Ana Letícia Virmond

o FotoS

Gerson Lima

marido cozinha em ocasiões especiais e sempre há muitos amigos na casa do jovem casal. Por isso, o desafio da arquiteta Ana Letícia Virmond era criar um ambiente que se integrasse à sala em dias de festa e que tivesse uma linha mais nobre. Então, em 25 metros quadrados foi projetada uma cozinha de modo que o chef ficasse de frente para a abertura das salas. “Criei uma ilha central com fogão, coifa e mesa de apoio. Os demais eletrodomésticos ficam em volta, em uma bancada em L, contornando a ilha, para facilitar o acesso aos mesmos”, explica a arquiteta. A abertura para as salas se dá através de uma grande porta de correr sobre o balcão divisório entre os ambientes. A cozinha segue uma linha contemporânea com toques da clássica, comprovadas pela madeira escura e desenho do mobiliário. Madeira e aço se destacam no espaço onde os tons de marrom predominam, criando uma atmosfera aconchegante e que acompanha o contexto da residência. No piso e nas bancadas: granito café imperial, confirmando a nobreza do projeto.

30

p l ac e • M A R /A B R


Arquitetura funcional Projeto

Flávio Pazetti

u FotoS

D e n i z A b r u zz o

ma cozinha prática para quem prepara os alimentos, para os moradores e até para as visitas. Para facilitar o dia a dia de todos, o arquiteto Flávio Pazetti projetou uma cozinha em L, com uma ilha central onde estão cooktop e área de refeições, privilegiando acessos e circulação dentro do ambiente executado pela Idélli Ambientes. Segundo o profissional, o projeto segue um estilo minimalista, o qual não se refere necessariamente à utilização de poucos elementos, mas se caracteriza por destacar o que realmente é fundamental. “Há predominância de planos horizontais, proporcionando leveza ao ambiente sem deixar de ser ousado”, frisa o arquiteto. São quase 22 metros quadrados de harmonia entre tons amadeirados e preto, junto aos sintéticos de produção high tech. Com o piso claro, foi possível focar nos detalhes de revestimento das paredes e churrasqueira, onde a aplicação da pastilha de vidro preto com mesclas de inox enriqueceu o espaço. Na ilha, o componente recortado de vidro, feito sob medida, forma uma mesa com estrutura embutida, realçando a intenção de deixar o ambiente mais leve e contemporâneo.

p l a c e • MAR M A R / ABR ABR

31


_ p l a c e s _ c O Z IN H A

Uso diário projeto

Campanelli Sano Arquitetura

u FotoS

e

Design

D e n i z A b r u zz o

m lanche rápido ou um almoço de segunda-feira podem ser muito bem servidos nesta cozinha. Projetada com foco no dia a dia dos integrantes da casa, ela é funcional tanto para a família, como para a pessoa responsável pela preparação das refeições. As arquitetas Andrea Sano e Lisandra Campanelli contam que evitaram fazer um fogão com ilha para facilitar a movimentação na cozinha, deixando-o então junto ao balcão na parede, o que torna sua limpeza muito mais prática. “Minha proposta foi inserir funcionalidade sem exageros na estética, especialmente dos eletrodomésticos, os quais são brancos acompanhando as tonalidades do ambiente como um todo”, explica a profissional. Ao todo, a cozinha possui 18 metros quadrados e comporta perfeitamente quatro pessoas para uma refeição. As paredes receberam revestimento de pastilhas em alguns pontos, compondo com a tonalidade predominante do projeto. Os armários são com portas de correr e o tamponamento é em MDF amadeirado avelã touch da Todeschini, proporcionando aconchego ao espaço. O toque final fica com a iluminação embutida: a técnica fluorescente; e a quente com lâmpadas dicroicas PAR 20. “A mistura dos tons traz uma reprodução mais fiel da cor dos alimentos”, conclui Andrea Sano.

32

place • m Ma Ar R /a Ab Br R


p l ac e • M A R /A B R

33


_vitrine

Café com chocolate

Itens para deixar suas refeições muito mais apetitosas

Omelete da manhã

...........................................................................................

Da Tramontina, a frigideira Viva Cor possui 20 centímetros e estampa madeira. QUANTO: R$39,90 ONDE: Camicado Houseware - Shopping Mueller

Meu lanchinho

.....................................................................................................................................

A panelinha de brigadeiro, modelo Beijinho, é feita em cerâmica e não deve ser levada ao fogo, apenas ao microondas. QUANTO: R$49,90 ONDE: Loja Varanda

Bolo rápido

...........................................................................................

Sabe aquele famoso bolo de caneca feito no microondas? Feita de porcelana, essa caneca Bolo de Chocolate é ideal para o lanche da tarde. QUANTO: R$26 (cada) ONDE: Oxford

Chá das cinco ...........................................................................................

Em madeira com acabamento em Highgloss, a mesa de chá Spin pode servir também como mesa lateral ou de apoio. QUANTO: R$10.152 Onde: Artefacto Curitiba

Cozinha de boneca ..................................................................

A estante da Coleção Creme Brûlée é um mimo na decoração da cozinha e é produzida com madeira de reflorestamento. QUANTO: R$ 3.036 ONDE: Kleiner Schein

34

p l ac e • M A R /A B R


p l ac e • M A R /A B R

35


SP

_places_spa

espaรงos sofisticados para momentos de relaxamento

36

place โ ข m Ma Ar R /a Ab Br R


Refúgio dentro de casa Projeto

c FotoS

Sandro Percicotti e Marcia Helena Guimarães

Meg Mousfi

onvidativo à primeira vista, o SPA Home projetado pelos arquitetos Sandro Percicotti e Marcia Helena Guimarães, é um espaço de puro relaxamento. Dentro de uma linha contemporânea, o projeto foi idealizado com muita funcionalidade para um cliente de classe média e que queria receber os amigos com elegância. Em cerca de 60 metros quadrados foi colocado um SPA de 2x2 metros envolto por um piso de porcelanato que imita madeira. “Já na parede utilizamos pedras filetadas são tomé em tons de bege, contrastando com o marrom do piso, cores que unidas trazem aconchego e conforto visual”, explica Sandro. No paisagismo, os arquitetos utilizaram grama preta, buxinhos topiados e orquídeas bambu – plantas que exigem pouca manutenção e são resistentes às mudanças climáticas de Curitiba (PR).

p l a c e • MAR M A R / ABR ABR

37


_places_spa

SPA do casal projeto

Viviane Loyola

u FotoS

D e n i z A b r u zz o

m banheiro prático, bem setorizado e que atende às necessidades dele e dela. Em 10 metros quadrados a arquiteta Viviane Loyola criou um projeto bem peculiar, com destaque para a área molhada. Entre o box de vidro e a hidromassagem, existe um espaço com dois chuveiros de teto, possibilitando o uso simultâneo do casal. Tudo neste banheiro é para duas pessoas: a banheira, os chuveiros e as bancada com as cubas. “Tudo foi pensado para oferecer praticidade e relaxamento no dia a dia. A iluminação com filtro azul na área molhada confirma essa proposta”, comenta a arquiteta. O projeto em si traz uma linha contemporânea com o uso de materiais nobres e atemporais, como o mármore crema marfil na bancada, nos detalhes dos nichos, e no revestimento da banheira. Já no piso foi usado porcelanato crema valencia em tom de bege. Todo o projeto acompanha essa tonalidade, exceto as louças brancas e partes de parede em branco, ora com pintura epóxi, ora com porcelanato.

38

place • m Ma Ar R /a Ab Br R


Momentos de lazer

c Projeto FotoS

F e r n a n d o Sch w e r t n e r e R a f a e l C a r v a l h o

D e n i z A b r u zz o

Pensando em um empresário de 45 anos que viaja bastante e está em Curitiba (PR) mais aos finais de semana, os arquitetos Fernando Schwertner e Rafael Carvalho projetaram um apartamento que mais parece um grande lounge para descanso. Na cobertura fica o home theater integrado à área externa, onde está o SPA com vista para a cidade. “Fizemos um projeto bem masculino, com cores escuras e mobiliário de design”, comenta Rafael. Em 25 metros quadrados, os profissionais optaram pela predominância da madeira guajuvira no deck dos pisos e das paredes. Além de gerar acolhimento, o material oferece conforto térmico para os dias muito quentes. No layout do ambiente, a jacuzzi aparece como um elemento discreto em um canto, assim como a churrasqueira, na outra ponta do espaço. O mobiliário de acrílico divide a ambientação com as poltronas e a mesa de centro em fibra sintética e com tecido impermeável, próprios para as áreas externas. O toque final fica por conta da iluminação com arandelas circundando todo o SPA Home. p l ac e • M A R /A B R

39


_places_spa

Privativo e prático Rosana Simões Malucelli

p projeto FotoS

D e n i z A b r u zz o

oder relaxar dentro da hidromassagem após um dia de trabalho e ainda se distrair assistindo TV. Essa foi a proposta da designer de interiores Rosana Simões Malucelli ao projetar este quarto de casal com um SPA integrado. De modo elegante, o projeto une os ambientes criando amplitude e ao mesmo tempo privacidade dentro de um conceito moderno, porém com elementos clássicos. O lustre de cristal e o espelho em madeira entalhada com pintura ouro envelhecido quebram a modernidade do projeto de 30 metros quadrados. As cores neutras aparecem no piso de porcelanato imitando madeira; na parede com as pedras de mármore em mosaico track cream; e nos armários em MDF chamalote. “Os tons neutros trazem sofisticação ao espaço e contrastam bem com o mármore marrom imperador nos degraus do SPA”, acrescenta Rosana. Além de um frigobar embutido no armário da TV, esta possui sistema giratório de 180 graus, proporcionando ainda mais conforto ao casal.

40

p l ac e • M A R /A B R


p l ac e • M A R /A B R

41


_vitrine

SPA

Tecnologia e design na hora do banho Hidro Vertical

................................................................

Prática de usar e fácil de instalar, a hidromassagem vertical Victoria vem com seis jatos uma ducha de cabeça e uma de mão. Ideal para quem dispõe de pouco espaço no banheiro. QUANTO: R$499,90 ONDE: Leroy Merlin

Relaxamento .........................................................................................

Ofurô oval produzido em bambu, acompanha blower (bolhas) e misturador de água e cascata. Pronto para ser instalado, não necessita ficar com água dentro dispensando o uso de filtros. Pode ser usado também como banheira de imersão. QUANTO: R$8.800 / ONDE: Show Banho

Conforto pós-banho

.........................................................................................

Peça elegante .........................................................................................

Chuveiro cromado em formato quadrangular com entrada de ar e tubo para parede. QUANTO: R$3.443,27 ONDE: Deca

Toalheiro modelo Elegance Standard em aço inox. Em apenas cinco minutos fica bem quente para secar suas toalhas. QUANTO: R$1.251 ONDE: Tech House

Novas sensações .........................................................................................

Lançamento no mercado, a banheira Italiana de imersão em vidro cristal clean proporciona uma nova experiência de banho. QUANTO: R$42.900 / ONDE: Formaris de Banho

Toque de maciez .........................................................................................

42

Após o banho, nada melhor que uma toalha macia para se enxugar. O modelo Malaga possui tecido atoalhado e composição 100% de algodão e mede 90X160 centímetros. QUANTO: R$47 / ONDE: Trousseau p l ac e • M A R /A B R


p l ac e • M A R /A B R

43


H A LL

_places_hall

Aqui o objetivo é i m pac ta r logo na ch e g a d a

44

p l a c e • MAR M A R / ABR ABR


L

Entrada triunfal Projeto

Luiz Maganhoto

e

Daniel Casagrande

a FotoS

Roger Dipold

o entrar no hall de entrada de uma casa já dá pra ter ideia de como é o restante da residência. Uma decoração bem projetada, com harmonia entre os elementos, pode transformar o ambiente. Sem exageros, utilizando apenas peças-chaves, o arquiteto Luiz Maganhoto e o designer Daniel Casagrande criaram um hall de entrada clean, porém sofisticado. Com 1,5 metros de largura, uma grande porta pivotante, feita em almofadas maciças de aço inox escovado, confere magnitude ao ambiente. Ela foi desenhada pelos profissionais com exclusividade para o projeto, assim como os bancos de apoio em ébano, ambos atemporais. Com veios bem marcantes, o piso em mármore italiano Carrara Joy traz uma atmosfera requintada ao ambiente, e se estende à área social de uma casa com 1.200 metros quadrados. “Outro elemento de impacto é o pendente em cristal, trazido da Itália exclusivamente para decorar esta residência”, comenta Daniel Casagrande. Ao adentrar no hall, o primeiro olhar vislumbra o painel com plotagem de pássaros, abundantes em Jurerê Internacional (SC), onde a obra está localizada. Quatro poltronas Egg completam o projeto com muito estilo. p l ac e • M A R /A B R

45


_places_hall

Sobreposições de elementos Projeto

Daniela Inês

e FotoS

Caad Fotografia

m apenas 4 metros quadrados, em uma área com formato triangular, foi possível abusar da criatividade e criar um hall de entrada com a personalidade do cliente. Seguindo o gosto pessoal dos moradores, a designer de interiores Daniela Inês projetou um ambiente alegre e convidativo para quem chega ao apartamento pelo elevador. Desenvolvido para um casal de empresários com dois filhos, o projeto prima pelo alto padrão percebido no mobiliário e revestimentos utilizados. No piso, a profissional optou pelo uso do porcelanato Bianco Paonazzetto que possui um charme particular. Já nas paredes a escolha foi pelo revestimento prisma, o qual possui linhas retas e volumes precisos, originando faces geométricas bem definidas. “Acompanhando a proposta contemporânea do espaço, esse revestimento proporciona um belo efeito de luz e sombra”, afirma Daniela. O projeto em geral possui cores mais neutras, porém traz peças marcantes em destaque, como as poltronas de espaldar alto e com tecido trabalhado em capitonê.

46

p l ac e • M A R /A B R


Tons de personalidade Projeto

Helen Granzote

n

o início tudo que existia era o piso de mármore. A tarefa da arquiteta e designer de interiores Helen Granzote foi reformular o hall de entrada deste apartamento. O perfil do cliente era um casal da classe AA com dois filhos, sendo que a esposa gostava muito da cor preta, mas tinha receio do ambiente ficar muito escuro. O desafio de Helen foi aliar o gosto pessoal da família com um espaço de 4 metros quadrados. “Convenci a cliente e coloquei papel de parede escuro com desenhos retangulares, o qual ampliou o ambiente e trouxe um toque glamuroso”, conta Helen. A porta feita sob medida com o batente folheado no local é outro destaque deste hall de entrada. Seguindo a proposta das cores marcantes para caracterização do projeto, a profissional inseriu ainda um aparador amarelo em laca, conferindo um toque de modernidade.

place • m Ma Ar R /a Ab Br R

47


_places_hall

Traços peculiares projeto FotoS

Jóia Bergamo

m a r t i n s z m i ck

d

ona de um senso estético singular, a arquiteta e designer de interiores Jóia Bergamo imprimiu neste projeto uma sofisticação limpa e objetiva. Em um apartamento de 600 metros quadrados, o hall de entrada ocupa uma área de 20 metros quadrados, onde os estilos clássico e contemporâneo dialogam harmonicamente. Projetado para um casal com filhos já casados, o apartamento traz um conceito atemporal, com predomínio das cores fendi e branco, percebidas em todo o revestimento das paredes em laca brilhante. “A grande vedete do projeto é o piso em mármore indut gold com crema marfim, o qual, além de trazer geometria ao ambiente, delimita a área do hall”, enfatiza a arquiteta. A grande porta de entrada também se sobressai no espaço – destaque para os recortes com acabamento em vidro. A coluna em mármore com a escultura complementa a proposta clean do ambiente.

48

place • m Ma Ar R /a Ab Br R


p l ac e • M A R /A B R

49


_vitrine

HALL

Cartão de visitas da casa, o hall merece atenção especial na hora de ser decorado

Clean sofisticado ...................................................................................................................

Pendure o casaco

.................................................................................

Com formas orgânicas inspiradas na calçada carioca, o cabide Copacabana traz o movimento da praia para a decoração do seu hall. QUANTO: R$64 ONDE: Obispa Design

Com linhas puras e simples o pendente Discobolo utiliza tecnologia em LED. Assinado pelo designer Hugo Tajeda, sua estrutura é em acrílico e alumínio. QUANTO: R$2.500 ONDE: Grey House Iluminação

Iluminação cênica .............................................................................

Enfeite curinga ............................................................................................................

Para colocar sobre um aparador, o vaso Vulcano em cristal possui 30,5 centímetros de altura. QUANTO: R$149 ONDE: Camicado Houseware Shopping Mueller

Flores de papel

...................................................................................................................

O papel de parede da coleção Origem, assinada por Marcelo Rosenbaum, traz a diversidade da flora do cerrado nas estampas com o Ipê-amarelo e branco, a Canela-de-ema, a Marcela, a Pimenta-de-macaco e o Sombreiro. QUANTO: R$170 / ONDE: Bobinex

50

p l ac e • M A R /A B R

A lanterna de chão em inox possui vários tamanhos e oferece um charme especial à iluminação do ambiente. QUANTO: R$480 ONDE: Cristina Dias


p l ac e • M A R /A B R

51


_ l o u ç a s e m e ta i s

Inovação em

louças e Na última década, novos modelos de cubas, bacias, torneiras e misturadores entraram LOUISE Z ENI

l

embre-se da casa dos seus avós. Se forçar bem a memória verá que a decoração daquela época tinha um estilo e cores bem particulares, inclusive nos banheiros. Nas décadas de 60 e 70 era o azul marinho que predominava; depois, nos anos 90 as louças passaram para um tom pastel e, somente nos últimos anos, o branco invadiu o design de cubas e vasos sanitários. De acordo com Fatima Barnabé, arquiteta coordenadora da área de vendas da Deca, a linha branca representa hoje 80% do consumo de louças, devido principalmente à questão de higiene. Entretanto, produtos com acabamento fosco estão conquistando sua parcela de mercado, especialmente em lavabos, assim como os tons de azul, creme, marrom fosco e ébano brilhante.

Cuba de apoio quadrada com acabamento fosco

52

p l ac e • M A R /A B R

Cubas e modelos Atualmente existem diversos modelos de cuba, com destaque para seis: de embutir, de sobrepor, de apoio, de semiencaixe, de piso e suspensas. De acordo com a arquiteta Fatima Barnabé, as mais tradicionais são as de embutir, as quais, como o nome já sugere, ficam embutidas na bancada. São mais práticas, pois se o restante da pia for molhado, basta escoar a água para dentro da cuba. Os modelos de sobrepor são bastante usados em lavabos. “São encaixadas por cima da bancada e ficam com uma borda com cerca de 2 centímetros aparente”, explica Fatima. As cubas de apoio são instaladas em cima da bancada. Segundo a arquiteta, a primeira cuba deste modelo surgiu no final dos anos 90, era redonda e chamada de “saladeira”. Hoje a cuba

Cuba de apoio redonda no clássico tom de branco


metais no mercado para oferecer mais design ao banheiro do consumidor de apoio aparece em diferentes formatos, principalmente o quadrado, e está entre as mais utilizadas devido ao seu aspecto contemporâneo. “Esse modelo oferece várias opções de dimensão, acabamentos, formas, tanto para banheiros grandes, quanto compactos”, comenta. Já as de semiencaixe são indicadas para banheiros estreitos com limitação de espaço. Apenas parte da cuba é encaixada na bancada e o restante fica sobressalente para frente. As cubas de piso possuem uma coluna que pode ser quadrada, cilíndrica, e colocada em qualquer lugar do banheiro, independente de parede, pois a saída do sifão é no piso. “Antigamente essa coluna era presa à parede, hoje em dia ela se soltou, podendo ficar em qualquer lugar do banheiro”, frisa Fatima. Já as cubas suspensas são lavatórios sem coluna, presos apenas na parede. Segundo a coordenadora de vendas da Deca, obras residenciais costumam utilizar mais cubas de apoio ou semiencaixe. Grandes obras de construção civil preferem as de embutir, assim como os empreendimentos comerciais, de-

vido à praticidade de limpeza. “Com a evolução do banheiro, cada vez menor, os profissionais precisaram criar soluções, muitas vezes esculpidas no mármore, dando vida a novos modelos de cuba”, comenta. Mudanças no design O banheiro é um dos ambientes da casa que mais sofreu alterações ao longo dos anos e isso impulsionou os fabricantes a desenvolverem novos produtos. “Além de escutar o consumidor e os profissionais da arquitetura, design e construção, fazemos uma pesquisa no mercado interno e externo, para consolidar informações do mundo inteiro e chegar a uma consonância”, afirma a arquiteta da Deca. Quanto às bacias, antigamente havia pouquíssimos modelos, hoje na linha simples se destacam as ovaladas e na linha luxo a bacia cubo e a suspensa, ambas com proposta moderna e design inovador. Medidas precisas Até meados dos anos 90, qualquer metal encaixava em qualquer cuba, o que não acontece mais hoje em dia devido à variedade de modelos e com-

Cuba de piso com coluna cilíndrica compondo com a bancada

p l ac e • M A R /A B R

53


Bacia cubo, linha luxo

plexidade dos banheiros. Ao definir o projeto, é preciso olhar para a planta e logo determinar a cuba em função do espaço existente. A escolha do metal deve ser feita em paralelo com a da louça para verificar se a água cairá em uma posição conveniente dentro da cuba. “Para isso, vale desenhar um corte esquemático do conjunto, estudando as distâncias entre eles. Por isso o acompanhamento de um profissional é essencial”, recomenda a arquiteta Fátima Barnabé. Segundo a profissional, a distância entre o ponto mais alto da cuba e o eixo da torneira deve ter entre 17 e 22 centímetros. Nem tudo é torneira Chamamos de torneira somente aquele metal que libera água fria, pois apresenta apenas um manípulo (nome dado

à alavanca de abertura). Este pode ter acionamento manual, por sensor ou temporizado. Quando existe água quente, a nomenclatura muda para misturador convencional ou monocomando, dependendo da sua forma de acionamento. Segundo a Lorenzetti, o primeiro modelo possui duas manoplas: uma à direita e outra à esquerda que, quando acionadas simultaneamente, misturam gradualmente as duas temperaturas. No caso do monocomando, por meio de um único controle, é possível ajustar a temperatura ideal, passando da água fria para a quente em questão de segundos. Quanto à instalação, de acordo com a Lorenzetti, o misturador monocomando necessita de apenas de um furo, enquanto o misturador convencional utiliza três furos. Os modelos vão

Distância de pelo menos 17 cm entre cuba e eixo da torneira

Décadas de vanguarda A trajetória dos metais sanitários ao longo de 50 anos é marcada pela constante reinvenção

Anos 60 - A vez dos utilitários O mecanismo de vedação substituível, aliado ao desenho simples do metal valorizando a funcionalidade, proporcionavam visual limpo e sóbrio aos banheiros da década de 60. Na foto, torneira da linha Estrela, da Meber.

54

p l ac e • M A R /A B R

Anos 70 - Bem-vindo ao clássico O visual dos metais nessa época abusava dos traços firmes e bem definidos para conferir o tom de elegância e formalidade em voga nos ambientes. As linhas Italiana e Imperial propuseram ao mercado toda sobriedade de um desenho tradicional e arredondado.

Anos 80 - Cores e formas A marca dos excessos que desenha o contorno dos anos 80 aparece nos metais sanitários com visual forte e marcante. A linha Itálica destacava-se pelos acabamentos em branco, bege, cinza, creme, preto, vermelho e ônix. O glamour ficava por conta dos filetes pintados em dourado.


dos mais simples aos luxuosos, podendo ser fixados na bancada, na cuba ou até mesmo na parede. Algumas torneiras possuem sensor embutido na bica, que dispensa a necessidade de toque para serem acionadas e, justamente por isso, são recomendadas para locais com grande movimentação. Criatividade em ação Na atualidade o ecletismo reina, inclusive quando o assunto são metais sanitários. Segundo Juliana Desconsi, mestre em design, os modelos ainda exibem a influência e respaldo do estilo minimalista – mesmo que também possamos encontrar metais sanitários mais adornados, curvos e com inserção de outros materiais. “Atualmente, o mercado oferece metais com formas mais geométricas e lineares, trazendo superfícies

brilhantes, como o cromado. Isso porque esse estilo é fácil de combinar, encaixando-se tanto em projetos de ambientes clean, como naqueles com argumento vintage ou clássico”, defende Juliana. A designer criou recentemente uma linha de metais para a Meber e conta que características como economia de água e diferenciação de estilo são conceitos fundamentais neste processo. “Os produtos são marcados por formas curvas e pela proposta de repensar o percurso da água no momento de utilização dos metais, apostando na construção de uma relação com a forma e a percepção humana”, explica a designer. Um bom exemplo é o misturador T38 que, quando desligado, cria a curiosa perspectiva de jogar água contra si próprio.

O acionamento do misturador LorenLoop da Lorenzetti é integrado ao corpo cilíndrico, de onde saem quatro tubos finos que formam a bica.

No misturador T38 da Meber, a água sai na secção do tubo, e não na ponta, como a maioria das bicas

Anos 90 - A era do clean Surge o inovador mecanismo cerâmico de ¼ de volta, com acionamento suave e alta durabilidade. A tendência do clean foi apresentada na linha Millenium com formas geométricas leves e arrojadas.

Anos 2000 - Busca pelo novo Lançamento dos misturadores monocomandos, oferecendo ao usuário controle simultâneo da vazão e da temperatura da água. O design seguiu os caminhos da simplicidade, com desenho livre de exageros. Na foto, monocomando da linha Tonino da Meber.

Atualidade – Design refinado Os metais atuais vêm com sistema de acionamento cerâmico de ¼ de volta e aparecem na opção de cor cromado. Propõem o encontro das formas retas e curvas com bastante coerência, e o desenho diferenciado da bica garante identidade visual. Na foto, misturador lavatório balcão da linha Nexo Miraggio, da Meber.

p l ac e • M A R /A B R

55


_retrofit

Constante renovação Tradicional hotel de Curitiba passa por reformas, mas sem perder sua identidade

t

LOUISE Z ENI

razer o novo sem deixar a tradição de lado. Foi esse o pensamento que norteou as mudanças na decoração do Bourbon Curitiba Convention Hotel. Toda a sua Ala Premier foi alterada inspirada no estilo francês clássico, com arandelas, madeiras, mármores, couros, linhos, veludos e

latão, dando ao espaço ares requintados, dignos de um hotel que pertence a uma rede com 50 anos de tradição. “Manter o perfil de tradicionalismo da unidade agrega ao conceito transmitido pelo Bourbon”, afirma Alceu A. Vezozzo Filho, presidente da rede hoteleira. Apesar de toda a caracterís-

tica clássica, em tempos onde o trabalho está a cada dia mais presente na vida do funcionário fora do escritório, o Bourbon Curitiba utilizou-se da técnica do retrofit. Assim, os clássicos ambientes receberam pitadas contemporâneas, permitindo ao moderno se associar ao antigo, facilitando a vida do hóspede.

depois antes

A suíte nobre recebeu tons mais escuros e espelhos foram dispostos em lugares estratégicos para trazer a sensação de amplitude ao quarto. Móveis espelhados, como a mesa de cabeceira auxiliam também nessa função.

antes depois

O SPA foi revitalizado ganhando mais personalidade. Com uma decoração que prima pelas cores neutras, a elegância e a sofisticação se completam por meio do mobiliário em tons escuros. depois antes

Por fim, os tons de ouro e prata, característicos da Rede Bourbon, receberam uma nova roupagem, sendo utilizados amplamente em pisos, decoração pontual, iluminação, estofamentos e mobiliário.

56

p l ac e • M A R /A B R


p l ac e • M A R /A B R

57


_ r e s ta u r aç ão

58

p l a c e • MAR M A R / ABR ABR


O antigo que resiste ao tempo Casa centenรกria passa por reforma e ganha novos ares sem perder sua personalidade LOUISE Z ENI

fotos

Rodrigo Ramirez p l a c e โ ข MAR M A R / ABR ABR

59


_ r e s ta u r aç ão

o

valor de um imóvel está embutido em diversos aspectos, como sua arquitetura e história, relacionada especialmente à época em que foi construído. Preservar a identidade de uma construção que resistiu ao tempo é manter vivo o passado. Para isso, existem técnicas de restauração que mantêm as características originais do imóvel, adequando-o às tecnologias atuais. O Teatro Paiol e o Centro de Criatividade, em Curitiba (PR), são ótimos exemplos de obras recuperadas através do retrofit, técnica que moderniza uma construção antiga. Uma casa centenária no Centro Cívico da capital paranaense contou com a experiência das arquitetas Angela Chinasso e Ivangela Curra para resgatar sua história e beleza. Com 338 metros quadrados de área total e mais 48 de garagem, a residência em estilo enxaimel passou por uma grande transformação interna e externa. “Procuramos fazer uma reforma que preservasse o estilo original com modernidade, agregando mais conforto e tecnologia aos moradores”, afirma Angela. Apesar da grande reforma, alguns elementos foram mantidos e restaurados, como as vigas de madeira da sala de jantar e a escada entre os pavimentos que é toda entalhada em madeira maciça e possui importante valor histórico. “As telhas também estavam em ótimo estado e foram preservadas”, acrescenta a arquiteta. De acordo com a profissional, boa parte das esquadrias originais foi mantida por ser de madeira maciça e estar conservada; apenas nas áreas novas (varanda, lavanderia e suíte) foram colocadas as de alumínio.

60

p l ac e • M A R /A B R


Mudanças arquitetônicas Externamente, a casa centenária recebeu pintura em apenas uma tonalidade para valorizar o estilo contemporâneo, porém as vigas sobressalentes em cor diferente preservam a arquitetura enxaimel. Na parte interna da casa, foram retiradas algumas paredes no piso inferior para abertura de

vãos. “A copa e a sala da lareira se integraram e a varanda foi anexada ao bloco da casa como um espaço relax para a família”, explica Angela. Nas áreas sociais o piso de madeira maciça foi recuperado; apenas nas áreas frias, como banheiros e cozinhas, houve a troca de revestimentos. A casa centenária também passou por importantes refor-

mas estruturais na infraestrutura de redes elétricas, hidráulica, telefonia e lógica trocada e feita nos padrões atuais. “Para melhor conforto térmico, foi executada uma rede de ar condicionado em toda a residência”, enfatiza. Após a restauração, a residência manteve suas características originais, mas em uma leitura bem mais atual e sofisticada.

p l ac e • M A R /A B R

61


_reforma

Passo a passo da reforma Quais as etapas, cuidados e pesquisas que você precisa saber ou fazer antes de reformar

q

LOUISE Z ENI

uando se fala em reforma geralmente associamos à dor de cabeça. Quebra-quebra, bagunça, sujeira, gastos extras, enfim, uma infinidade de problemas. O fato é que todo mundo passará por uma reforma na vida, seja da casa ou do escritório. Em imóveis antigos são comuns reformas de adequação ou manutenção, como troca de telhado, reservatório de água e fiação elétrica. A arquiteta Jussara Specian, do escritório CASACINCO, explica que nas cozinhas das residências antigas, por exemplo, só havia uma tomada para a geladeira e outra para algum utensílio doméstico. Hoje são necessários muitos pontos elétricos nesse ambiente para os diversos equipamentos utilizados. “As reformas são importantes para adequação das tecnologias. Atualmente os quartos têm ponto de TV e interruptor junto à cabeceira, porém isso só é comum nas novas construções”, comenta Jussara. Entretanto, nem sempre a reforma vem de uma necessidade real, mas de uma expectativa de mudança, “de querer agregar valor através de materiais de acabamento com melhor qualidade. Isso acontece muito em imóveis novos”, justifica a profissional. Para facilitar o processo e planejamento de uma reforma, a arquiteta Jussara Specian dá dicas preciosas. Confira:

62

p l ac e • M A R /A B R

1

Um bom começo O ideal é que a pessoa não esteja dentro do imóvel quando a reforma começar. A contratação de um profissional do segmento deve ser providenciada antes de qualquer atitude. Escolha um com o qual tenha afinidade e possa deixar bem claro o que espera do resultado final.

2

Definição do projeto Cliente e arquiteto devem elaborar juntos o projeto da reforma, vendo desde o início o que não está funcionando e precisa ser mudado. Definir o que a reforma abrangerá: se somente a parte civil, ampliação de espaços ou acabamentos finais. O projeto precisa estar completamente finalizado antes de ser colocado em prática.

3

Preço estipulado Enquanto o projeto é pensado, já é preciso ter uma noção dos materiais utilizados e custo total da reforma. Dificilmente as pessoas têm ideia do valor máximo que podem gastar na obra, isso seria o ideal para um arquiteto criar o projeto.

4

Mão de obra O cliente pode fazer diversos orçamentos de mão de obra e contratar separadamente pedreiro, pintor, eletricista, mecânico, etc. Porém, muitas vezes, o arquiteto já possui sua equipe de confiança para indicar. Não é fácil encontrar por conta profissionais bons e comprometidos.


5

Quantidade de material Dependendo do contrato com o arquiteto, é ele quem indicará a quantidade de material de acabamento a ser comprada. Caso contrário, o empreiteiro da obra é que fará esse cálculo.

6

Onde comprar Quando a pessoa vai reformar, já começa a visitar diversas lojas de materiais de construção e decoração. Se o cliente não possui um arquiteto para auxiliar na compra, o ideal é procurar showrooms especializados e não lojas de departamento. O vendedor está preocupado apenas com suas vendas, já o consultor de um showroom de pisos, por exemplo, pode lhe fornecer as melhores dicas conforme suas necessidades.

7

Consultoria em pequenas reformas Se a reforma for apenas para trocar um revestimento

ou renovar uma pintura, vale a pena contratar um arquiteto para fazer uma consultoria, na qual ele poderá montar uma paleta de cores e indicar os melhores materiais para cada caso. A consultoria evita a compra da quantidade errada de material e pode diminuir os custos da obra.

8

Visitas na obra Logo no desenvolvimento do projeto, o arquiteto estipula a quantidade e os momentos das visitas na obra. Elas são importantes quando estão sendo executados elementos maiores, como esquadrias e instalações hidráulicas de banheiro e cozinhas. Antes de o projeto receber materiais de acabamento vale mais uma visita para verificar se os pontos de elétrica, tubulações e hidráulicos estão corretos.

9

Atenção ao piso Na instalação de pisos de

cerâmica ou porcelanato, por exemplo, é fundamental que a primeira peça não tenha recorte. Quando alguém entrar no ambiente deve visualizar o maior número de peças inteiras possíveis.

10

Peças extras Ao calcular a quantidade dos materiais, alguns deverão conter entre 5 a 10% a mais do que o previsto para uso. Isso é indicado para emergências, possíveis acidentes, recortes ou necessidade de substituição da peça. Na troca de um piso de cerâmica, o ideal é que sobrem duas caixas extras do material.

11

Vivencie a obra É normal acontecerem imprevistos durante uma reforma, por isso invista em um profissional de sua confiança e curta cada etapa intensamente. Visite lojas, faça pesquisas, compare preços e acompanhe de perto sua obra. p l a c e • MAR M A R / ABR ABR

63


e

eventos

17ª

ABIMAD

L A N Ç A M E N T O S

_feiras

64

Decorare

By Art Design Entre as novidades apresentadas pela empresa estão as mesas laterais Hockey Colors, com base em aço inoxidável e tampo em MDF, inspirada nos anos 60.

p l ac e • M A R /A B R

A Decorare lançou um conjunto de aparador e pufe com dupla funcionalidade. Basta encaixar as peças ou utilizá-las separadamente como assento e apoio. O móvel é assinado pela designer Camille Aquino.

Raffinato 6F Decorações O arquiteto Jayme Bernardo assina a coleção Damascos, com exclusividade para a 6F Decorações. Entre as peças adamascadas, o pote de porcelana chinesa no formato de antigas leiteiras.

A empresa lançou cômodas em MDF ou madeira taeda. As opções de pintura variam entre laca auto brilho ou laca fosca, podendo receber acabamento em provençal, pátina ou pintura chapada. As cores disponíveis são preto, branco, amarelo, azul, verde tiffany, vermelho e bordô. As peças são assinadas pelo designer Yury Albrecht.


Feira de negócios 17a ABIMAD apresentou lançamentos em mobiliários e decoração, gerando vendas estimadas em mais de 200 milhões de reais LOUISE Z EN i

a

pós quatro dias, a principal feira do segmento de mobiliário e acessórios de alta decoração da América Latina, a 17ª edição da ABIMAD, se consolida no setor superando as expectativas dos 157 expositores que apresentaram seus lançamentos no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 12 e 15 de fevereiro. “Mantivemos nosso objetivo principal que é proporcionar uma feira de negócios, e não de público, ou seja, com visitação qualificada, exclusivamente para lojistas do setor moveleiro e de decora-

ção”, explica Michel Otte, presidente da ABIMAD. A feira recebeu 22.400 visitantes, entre lojistas e profissionais do setor moveleiro e de decoração, além de importadores de diversos países da América Latina, como Bolívia, Chile, Colômbia, República Dominicana, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. “A 17ª ABIMAD proporcionou aos nossos associados um volume estimado de vendas de 200 milhões de reais durante a feira. Com o fortalecimento de parcerias e abertura de novos sho-

wrooms e clientes, nossa estimativa de vendas no pós-feira, ou seja, até 20 dias, é de 300 milhões de reais”, afirma o vice-presidente da ABIMAD, Paulo Mourão. Os visitantes, lojistas de setor de decoração, puderam conferir uma gama grande de novidades para abastecer suas lojas. Foram apresentados diversos lançamentos em móveis e objetos de decoração. Para aqueles que não puderam visitar a feira, a 18ª ABIMAD já tem data marcada: de 29 de julho a 01 de agosto de 2014.

Century Estofados Com design clássico moderno, o sofá Hardy foi desenvolvido com madeiramento certificado e com controle de umidade. Seu assento é feito com percinta elástica padrão italiano tensionada automaticamente. A composição de almofadas de assento, encosto, decorativas e quebra-rim atendem as expectativas e tendências do mercado.

Tumar A namoradeira Francesca da Tumar aposta no efeito degradê, com tecidos desenvolvidos exclusivamente para a empresa.

Green House Móveis A nova coleção de móveis para área externa vai do rústico ao contemporâneo. A linha alumínio é composta por inúmeros modelos de poltronas sem braço e de canto.

Studio Casa Seguindo a tendência animal print, a Studio Casa lançou a poltrona Manhattan, do designer Eduardo Mourão, com detalhes em tachas e revestimento em tecido.

p l ac e • M A R /A B R

65


_coluna engenharia

Cezar Augusto Romano

é engenheiro civil e doutor em Engenharia de Produção. Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil do Campus Curitiba da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

Energia e água. A necessidade de mudança do modelo mental O preço de um empreendimento deve considerar seu custo de manutenção ao longo da sua vida útil e não apenas no momento da compra

é

comum, na decisão de compra, a análise de preços entre empreendimentos tomando por foco o preço do metro quadrado do imóvel, em determinada região, cidade ou bairro. Creio que ainda serão necessários alguns anos para que se perceba a importância de considerar o custo de manutenção do imóvel em sua perspectiva de vida útil quando da análise de sua viabilidade e benefícios financeiros na decisão de compra de um imóvel. Com as alterações climáticas significativas ocorridas nas últimas décadas, e percebidas mais intensamente pelo verão intenso que vivenciamos em grande parte de nosso país neste início de ano, tornou-se mais fácil falar de manutenção, quando apontamos a questão da importância de economia de energia e de água, principalmente. Também para a manutenção da vida em sociedade, particularmente a urbana, a importância do custo de manutenção ganha mais espaço quando se trata da análise de diferentes empreendimentos imobiliários. A economia de energia e redução do consumo de água em edificações é norma corrente no projeto de edificações novas e na reforma de usados. A gestão da energia torna-se essencial para a operação e responsável por parte significativa do custo de organizações dos mais variados setores da economia. Devem também ser adicionados à equação, os custos ambientais e sociais gerados pela necessidade de aumento da capacidade de geração de energia aliado ao aumento da poluição, quando gerada por fontes não renováveis. É papel das organizações aperfeiçoarem soluções de curto prazo para melhorar o desempenho energético de seus empreendimentos. Já está disponível a norma internacional voluntária (ISO 50001) que oferece às organizações os requisitos para sistemas de gestão da energia, com o propósito de habilitá-las a estabelecerem sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho energético, incluindo eficiência energética, uso e consumo de energia.

66

p l ac e • M A R /A B R

Quanto ao tema consumo de água a situação é ainda mais dramática, visto que tanto o produto em si, mas principalmente o conceito do uso de água ainda é muito restrito no ambiente da construção civil. Mesmo considerado constitucionalmente bem social, a água é absurdamente mal utilizada em nosso dia a dia. Com naturalidade vemos a água potável (tratada) usada para limpeza geral, para lavar carros ou mesmo calçadas. De locais remotos buscam-se novas fontes de fornecimento de água. Cada vez mais se gasta recursos (não abundantes) para o tratamento, transporte e distribuição de água potável e, em sua maioria, os sistemas hidráulicos permanecem sendo projetados para o uso desta água para limpar vasos sanitários. Faz-se necessário estabelecer novos paradigmas para o enfrentamento do tema. A metodologia da Produção Mais Limpa (PML), elaborada pela Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento Industrial (Unido) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), é uma importante contribuição. Seu conceito consiste na racionalização da produção, minimização da utilização dos recursos naturais e redução de resíduos - ou, como sintetiza a definição oficial, em “produzir mais e melhor com menos”. A PML é focada na prevenção, levando em conta o processo e o ciclo de vida do produto. Considera a variável ambiental em todos os níveis: design e engenharia do produto, matérias-primas, produção e pós-venda. Opera em três níveis: reduzir na fonte a geração dos resíduos, efluentes e emissões; reutilizar no processo o máximo possível; e, reciclar fora do empreendimento o que ainda restar ao fim do processo. Os cenários que nos são apresentados requerem, acima de tudo, mudança de atitude, para a avaliação de opções tecnológicas e mercadológicas de produtos e materiais. Para todo o setor da construção civil a questão ambiental tornou-se um negócio rentável e em plena expansão, com uma oferta cada vez maior de produtos e serviços voltados para a preservação da água, da terra e do ar.


O seu projeto vai fazer sucesso antes mesmo de ficar pronto. Esta imagem criada para a Herval Móveis mostra que, por meio da junção da fotografia e do 3D, seus ambientes podem ficar perfeitos na foto antes mesmo de serem totalmente concluídos.

Deniz Abruzzo. Especialista em iluminação, fotografia e 3D para imagens de ambientes arquitetônicos. Mais informações: (41) 9968 6714.

www.abruzzo.com.br p l ac e • M A R /A B R

67


_coluna design

ta e urbanista formada pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e designer de móveis pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). É responsável pela supervisão do curso de Design de Interiores do Centro Europeu, em Curitiba (PR).

Danielle Salmória

Katalin Stammer é arquite-

Design e Reformas

g

eralmente a decisão por reformar um ambiente começa em um momento de empolgação e vontade de mudança, quando o usuário sente que não dá mais para deixar as coisas da mesma forma. Na sequência, começam várias ações para que as alterações aconteçam e cheguem ao resultado esperado. Com frequência, simultaneamente a esse processo, começam a surgir várias frustrações e decepções. A presença de um profissional especializado pode ajudar, mas independente disso é importante que o agente das mudanças tenha conhecimento de qual a proporção dessa intervenção no ambiente, de quem ela depende, quanto custa e qual a ordem que as etapas devem acontecer. No geral, iniciamos o trabalho procurando entender o objetivo final esperado. Não é indicado que a reforma se inicie sem saber o que se espera dela. É preciso avaliar se será necessária uma intervenção como quebra de paredes, troca de revestimentos ou ajustes de elétrica e hidráulica, por exemplo. Nesse caso, não é possível trabalhar sem um profissional habilitado e que se responsabilize pela obra. Outro detalhe importante para que esse momento seja menos turbulentos, é programar bem a ordem dos serviços contratados. Atualmente, existem profissionais até para pendurar os quadros que compramos e cada serviço tem um momento certo para entrar na obra. Quanto aos prazos, infelizmente no nosso mercado, dificilmente são exatamente fiéis ao programado. Acontecem atrasos, resserviços, imprevistos... Então, a partir do momento que a reforma iniciar, esteja ciente que isso

68

p l a c e • MAR M A R / ABR ABR

pode acontecer com você e já tenha em mente o prazo calculado multiplicado por dois para ter uma margem de conclusão feliz e saudável para todos os envolvidos. É importante sempre pensar em deixar a base/infraestrutura do ambiente funcionando perfeitamente para que, após a conclusão, não seja necessário abrir a parede para passar mais fios, conduítes ou canos. Mesmo que isso signifique ter que optar por reformar o ambiente em duas etapas: em um primeiro momento infraestrutura e depois a decoração. Um outro aspecto interessante a ser avaliado é a questão da valorização do imóvel. Existem países onde o imóvel é reformado para ser colocado à venda. Prática pouco comum em nosso país, porém um aspecto a ser pautado. A reforma pode valorizar bastante o imóvel e na hora da venda ser um diferencial para a escolha dos compradores. Principalmente imóveis antigos, quando passam por reformas de elétrica e hidráulica, costumam valorizar consideravelmente. Como são detalhes imperceptíveis para o comprador, é importante ter em mãos as notas dos serviços, os contatos dos fornecedores e prestadores de serviço responsáveis para que tudo possa ser comprovado para o novo morador. Provavelmente, quase todas as pessoas passarão por uma reforma na vida, seja ela em um ambiente residencial, comercial ou institucional; e o mais importante desse processo é que seja possível aproveitar o resultado depois do processo concluído. Cuidar do espaço não é um trabalho simples e muito menos estático, está sempre acontecendo em maiores ou menores proporções. Aproveite e coloque em prática as mudanças tão esperadas.


DESIGNERS GUILD PRIMAVERA/VERテグ 2013 Vitrine por

Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande Rua Tenente Djalma Dutra, 895 Centro | Sテ」o Josテゥ dos Pinhais F 41 3282 4683 marilidecor.com.br p l ac e 窶「 M A R /A B R

69


Mary Schaffer Coluna

gastronomia

Oscar Silverio vai para a cozinha Um homem muito sério, mas dono de um sorriso e de uma simpatia ímpares. Assim eu definiria o advogado Oscar Silverio, do escritório Oscar Silverio & Rosa Advogados Associados. São 20 profissionais do direito trabalhando sob sua batuta nas áreas civil, comercial, tributário e trabalhista patronal. Fã de motovelocidade, ele gosta de jogar futebol e tênis, mas está descobrindo o golfe como seu novo hobby. Marido da conhecidíssima Stella Winnikes, Oscar abriu as portas de sua casa e seu livro de receitas e foi pra cozinha fazer a sua especialidade, o Salmão Stella Maris. fotos

divulgação

Salmão Stella Maris Preparo: Escolha um pedaço de salmão com aproximadamente um quilo e meio e com pele. Salgue com sal marinho a seu gosto. Deite-o sobre um refratário forrado com alumínio para preservar a umidade da carne e os temperos. Leve ao forno aquecido a 200 graus. Quando começar a ficar levemente branco (após mais ou menos 10 minutos), regue com um copo de vinho tinto seco. Deixe mais uns cinco minutos no forno e então passe uma camada generosa de creme de maionese, que irá selar o peixe sem perder a suculência. Retorne ao forno por mais cinco minutos e para finalizar cubra generosamente com legumes picados e cozidos no vapor, salteados na manteiga e ervas finas. Delicie-se, assim como eu fiz!

70

p l ac e • M A R /A B R


PierPaolo Nota Coluna

Divulgação

2

Gerson Lima

1

socialclub

Divulgação

4

Divulgação

3

Fernando Smak

6

Kauana Bechtloff

5

1 - Uma fusão entre a Air Promo e a Produção de Ideias, braço corporativo do Grupo CWB Brasil, movimentou o mercado paranaense no começo do ano. No registro, agora juntos, os sócios Edo Krause, Rafael Maia, João Guilherme Leprevost, Leonardo Firmo e Marcelo Defante. • 2 -Registro da inauguração da Todeschini Batel. A arquiteta Ana Paula Zordan, licenciada da loja, com o também arquiteto Joaquim Guimarães, diretor comercial do Studio Carrara. • 3 - Como é de praxe, a coluna segue publicando quem consegue. Desta vez foi o golfista Tomio Nakamura (à dir.) que realizou um “hole in one” no Alphaville Graciosa Clube. Ao seu lado, Julio Maeda. • 4 - O empresário paranaense Geninho Thomé comemorou nova idade no Parador de Caras, em Itapema (SC). Da esquerda para a direita, a administradora do local, Marina Pasqualotto; Sara Campos; Shirley Mattos e a esposa de Geninho Thomé, Fernanda Thomé. • 5 - A foto retrata bem como foi a inauguração da já badalada Shed Western Bar. Na pista, Marta Dias e Juliana Von Borstel, esposas de dois dos quatro sócios do local. • 6 - As belas Laise Dalloglio e Katlyn Pacheco curtindo o agito do Taj Curitiba. p l ac e • M A R /A B R

71


_eventos

Álbum de

2

férias

As viagens, passeios e momentos de diversão dos profissionais do segmento 1

3

5

4

6

1 - O designer Guilherme Bez esteve na Ilha do Mel (PR) com sua irmã Julia que tem 11 anos e já surfa como gente grande. • 2 - Durante as férias de dezembro o empresário Igor Kaufeld comemorou o nascimento da sua filha Laura. Na foto, a recém-nascida no colo da mãe Leticia. Crédito: Andrea Paccini • 3 - A designer de interiores Manu Cancela (ao centro) esteve em Florianópolis (SC) e aproveitou para se divertir em um parque aquático com a irmã Drielli Cancela e a amiga Samela Karen. • 4 - O empresário Clair Milani curtiu suas férias no mundo mágico da Disney com a esposa Loizane e os filhos Paloma e Olavo. • 5 - Passeando em Brasília (DF), a arquiteta Ana Cristina Avila visitou o primeiro monumento a ser criado na cidade, a Catedral Metropolitana de Brasília, obra do arquiteto Oscar Niemeyer. • 6 - A arquiteta Carla Kiss foi com a família para a Bahia e conheceu a Praia do Espelho, em Trancoso.

72

p l ac e • M A R /A B R


7

8

9

10

11

12

13 7 - A arquiteta Fernanda Jung esteve em Cancun, no México, para o casamento de uma amiga, e aproveitou para conhecer as praias da região. • 8 - O réveillon do arquiteto Carlos Tietjen foi em Copacabana (RJ), no Hotel Sofitel. Na foto, com o amigo João Alberto M. Rodrigues. • 9 - Durante as férias na Europa, a arquiteta Renata Lagrotta passou por Londres e fez um registro com as tradicionais cabines telefônicas. • 10 - A designer de interiores Hellen Giacomitti com o marido Emerson Giacomitti durante o réveillon. A profissional curtiu as férias em família na praia de Caiobá (PR). • 11 - A empresária Adriana Baraldi Ahrens e Hilton Ahrens se divertiram com a neve do Central Park, em Nova Iorque. • 12 - No clima de gravação de Hollywood Studios, a arquiteta Denise Moura com o filho João Victor. • 13 - O designer Daniel Casagrande e o arquiteto Luiz Maganhoto estiveram no Japão e visitaram o Palácio Todai-Ji, na província de Nara.

p l ac e • M A R /A B R

73


_eventos

Pré-lançamento Anuário Casa Place

1

Aconteceu no Alphaville Graciosa Clube, um almoço promovido pela BG Comunicação em parceria com a Tech House e a Stone Gallery para os profissionais que irão apresentar projetos inéditos no Anuário Casa Place 2014. A edição, que serve como guia da arqdécor para curitibanos que estão construindo ou reformando, sairá em 29 de abril com festa de lançamento no Ses Salines. Fotos: Gerson Lima e Raquel Lima

2

74

3

4

5

6

7

8

p l ac e • M A R /A B R


9

10

11

12

13

14

15

16

1 - Almoço no Alphaville Graciosa Clube • 2 - Profissionais participantes do Anuário Casa Place • 3 - Liliane Barreiros, Danielle Brunharotto Marques e Rosangela Pauli • 4 - Danielle Brunharotto Marques e Marinéria Lopes • 5 - Angélica Pecego e Alexandre Mandarino • 6 - Bruno Macarini e Vinicius Trevisan • 7 - Igor Kaufeld, Rosana Berges e Bruno Macarini • 8 - Eliana Cunha, Edson Romeiro e Fernanda Jung • 9 - Marinéia Lopes e Ana Cristina Avila • 10 - Cristiane Maciel, Márcia Campetti e Sony Luczyszyn • 11 - Thiago Salcedo, Milena Schulmeister e Marcelo Calixto • 12 - Jennyfer Gotardo e Janaina Marques • 13 - Gis Macarini e Hellen Giacomitti • 14 - Luiz Maganhoto, Daniel Casagrande, Sony Luczyszyn e Cristiane Maciel • 15 - Carla Grudtner, Renata Sguario e Hellen Giacomitti • 16 - Josiane Castilho, Claudiney Simião e Manu Cancela p l ac e • M A R /A B R

75


_eventos

Noite de lançamentos

1

No final de fevereiro a Stone Gallery organizou um grande evento para o lançamento da coleção Ceasarstone 2014, no Terraço do Pátio Batel. Arquitetos, designers de interiores e convidados conheceram as nove novas cores da Coleção Clássico Caesarstone. Foi apresentado também o Concurso Caesarstone Kitchen 2014. Um júri formado por importantes nomes da arquitetura e design escolherá quatro projetos de cozinhas clássicas ou contemporâneas. Os profissionais vencedores ganharão viagens internacionais. Fotos: Gerson Lima

3 2

4 5

6

7

8

1 - Os empresários Marinéia Lopes e Peterson Reksiedler • 2 Fabiana Karla e Carlos Henrique Seixas Queiroz • 3 - Carla Kiss e Silmara Pimpão • 4 - Filipe Bender e Camila Costa • 5 - Pietra e Lupércio de Souza • 6 - Erika Fukunushi e Thalita Miyawaki • 7 - Sandro Percicotti, Rita Fachini e Peterson Reksiedler • 8 - Tulio Marques, Juliana Petrati, Peterson Reksiedler e Junior Granatti

76

p l ac e • M A R /A B R


|

p u b l i e d i t o r i a l

|

O conforto e bem-estar da sua família começam com a saúde bucal Manter um sorriso bonito ficou mais fácil com as novas técnicas em odontologia estética que permitem correção e clareamento dos dentes em curto período

a fotos

c a r lo s f o r t u n ato

ssim como em todas as áreas da medicina, a odontologia também conta com o auxílio da tecnologia para aperfeiçoar tratamentos e promover maior bem-estar aos pacientes. A grande novidade do mercado são as facetas laminadas de porcelana também conhecidas como “lentes de contato”. Utilizadas por celebridades, essas facetas de porcelana ultrafinas têm um diferencial de exigir um mínimo desgaste dentário (0,2 mm) preservando mais a estrutura dentária. Além das “lentes de contato”, na StudioSmile existem também duas tecnologias inovadoras que são o clareamento a laser de apenas uma sessão e o gel clareador para pessoas com sensibilidade nos dentes. Na área ortodôntica já é possível diminuir o tempo de uso dos aparelhos para correção dentária com a nova tecnologia dos aparelhos autoligáveis. Este tipo de aparelho conta com mínimo atrito entre o bracket e o arco, aumentando o conforto e diminuindo a quantidade de consultas ortodônticas para manutenção do mesmo. Já os aparelhos de safira são hoje a melhor opção para a ortodontia estética, pois garantem discrição durante o uso, permitindo maior liberdade para sorrir. Equipe especializada Inaugurada em outubro de 2013, a clínica StudioSmile possui uma equipe especializada nas mais diversas áreas da odontologia. São cinco profissionais que realizam tratamentos ortodônticos, estéticos, de implantodontia, próteses, odontopediatria e clínica geral. A clínica alia conforto, infraestrutura, e atendimento personalizado com as técnicas mais avançadas da odontologia, oferecendo qualidade e segurança a todos os pacientes.

studio studio

ODONTOLOGIA ESPECIALIZADA

Drª. Heloisa Galhardo Vieira

Odontóloga especialista em endodontia e ortodontia - CRO 16559 Rua Jaguariraiva, 17 – Alphaville Graciosa – Pinhais (PR) (em frente ao Colégio Bom Jesus) Tel: (41) 3606-0656

p l a c e • MAR M A R / ABR ABR

77


_eventos

Lá vou eu

1

Arquitetos e designers estiveram em fevereiro na loja Todeschini Alto da XV para o lançamento do programa de fidelização da marca intitulado “Lá vou eu”, edição de 2014. Este ano os ganhadores serão contemplados com viagens para dois destinos inusitados: Amã, na Jordânia, e El Calafate, na Patagônia Argentina. Na ocasião, também foi realizada a entrega dos prêmios aos profissionais que atingiram as melhores pontuações no ano que passou. Fotos: Gerson Lima

2 3

4 5

6 7

8

1 - Loizane e Clair Milani, proprietários das lojas Todeschini Alto da XV e Juvevê. • 2 - Os designers Guilherme Bez, Josiane Castilho e Claudiney Simião. • 3 - A arquiteta Gisela Ribeiro, Loizane e Clair Milani, o arquiteto Zeh Pantaroli e o designer Diego Miranda. • 4 - Os arquitetos Jomar de Mello e Eliana Cunha. • 5 - Cristiane Maciel, Josiane Castilho, Sony Luczyszyn, Milena Schulmeinster e Mariana Palma. • 6 - As arquitetas Tatielly Zammar e Karina Philippi. • 7 - O arquiteto Vinicius Dieter e sua esposa, Maria Angélica Dieter. • 8 - As arquitetas Andrea Sano e Lisandrea Campanelli.

78

p l ac e • M A R /A B R


p l ac e • M A R /A B R

79


_agenda

I Saloni 2014 – Salão do Móvel de Milão

A próxima edição do Salão do Móvel de Milão é especial para a indústria brasileira: é ano da Eurocucina (cozinhas) e Salone Del Banho (banheiros), além das exposições de Salone Internazionale del Mobile, Salone Internazionale del Complemento d’Arredo e SaloneSatellite. A cidade de Milão se transforma e os profissionais de design, mobiliário, arquitetura e interiores não podem deixar de visitar e entrar em contato com uma cultura que respira design e desenvolvimento. Local: Fiera Milano – Rho (Itália) Data: 08 a 13/04 Informações: www.cosmit.it/it

Exposição José Antonio de Lima – Trajetórias

FEMUR - Feira de Móveis de Minas Gerais

Local: Solar do Rosário - Curitiba Data: até 30/03 Informações: www.solardorosario. com.br

Local: Pavilhão de Exposições do Horto Florestal - Ubá Data: 19 a 23/05 Informações: www.2014.femur.com.br

II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil

Glass South America 2014 – Feira de Tecnologia e Design em Vidro

Local: Museu Municipal de Arte de Curitiba Data: até 31/03 Informações: www.ciclodafotografia. com

Feicon Batimat

Casa Cor Santa Catarina

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo Data: 18 a 22/03 Informações: www.feicon.com.br

Local: Florianópolis: Simphonia WOA Beiramar - Sonata Place - Av. Beiramar Norte, 3974 / Praia Brava-Itajaí: Condomínio Riviera Business - Mall Rod. Osvaldo Reis, 3385 Data: 01/05 a 15/06 Informações: www.casacor.com.br

Exposição [Conciliar] Uiara Bartira Local: Museu de Arte Contemporânea do Paraná Data: até 27/04 Informações: www.mac.pr.gov.br

MACEF Brasil Local: Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo Data: 20 a 22/05 Informações: www.macefbrasil.com.br

80

Local: Transamérica Expo Center – São Paulo Data: 21 a 24/05 Informações: www.glassexpo.com.br

p l ac e • M A R /A B R

Casa Cor Goiás Local: Rua 34, Qd. 17, Lts. 5 a 10 - Setor Marista Data: 06/05 a 11/06 Informações: www.casacor.com.br

19ª ABIMAD Local: Expo Center Norte – São Paulo Data: 29/09 a 01/08 Informações: www.abimad.com.br

Expo Rio Mobile Local: Rio Centro – Rio de Janeiro Data: 19 a 23/07 Informações: www.exporiomobile. com.br

16ª Feira Mineira de Móveis Local: Minascentro – Belo Horizonte Data: 02 a 08/09 Informações: www. feiramineirademoveis.com.br

Casa Cor Rio Grande do Sul Local: Av. Carlos Trein Filho, 930 - Bela Vista Data: 17/07 a 07/09 Informações: www.casacor.com.br

Casa Cor Mato Grosso do Sul Local: Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, 1053 - Campo Grande Data: 25/07 a 07/09 Informações: www.casacor.com.br

For Móbile Local: Anhembi - São Paulo Data: 29/07 a 01/08 Informações: www.feiraformobile. com.br

Casa Cor Paraná Local: Av. Marechal Floriano, 2509 Rebouças Data: 12/08 a 21/09 Informações: www.casacor.com.br


p l ac e • M A R /A B R

81


_a

a

Z

anunciantes ArtShade Persianas (41) 3328-0410 www.artshade.com.br Construtora Baggio (41) 3025-6111 www.construtorabaggio.com.br Deplako (41) 3035-5757 www.deplako.com.br Estúdio Abruzzo (41) 3276 3775 www.abruzzo.com.br Fund’arte (41) 3257-6090 www.fundarte.com.br Grey House Iluminação (41) 3336-4159 www.greyhouse.com.br Idélli Ambientes (41) 3027-2070 www.idelli.com.br Marili Decor (41) 3282-4683 www.marilidecor.com.br Omega Manutenções (41) 9143-4735 www.omegamanutencoes.com.br Paysage Condomínios Diferenciados (41) 3091-5200 www.paysagecondominios.com.br Personalizze Móveis (41) 3039-0895 www.personalizzemoveis.com.br Pufolândia (41) 3022-0229 www.pufolandia.com.br Rádio Transamérica Light (41) 3331-1717 www.transanet.com.br Ses Salines (41) 9972-2898 www.sessalines.com.br Studio Smile (41) 3606-0656 Stone Gallery (41) 3303-9600 www.stonegallery.com.br Tech House System (41) 3045-3323 www.techhousesystem.com.br Tecnoflex Mobiliário Corporativo (41) 3039-8400 www.tecnoflex.com Trilho Suisso (41) 3029-1908 www.trilhosuisso.com.br Profissionais

Adriana Krüger (41) 9231-5778 Ana Cristina avila (41) 3342-0053 www.avila.arq.br Ana Leticia Virmond (41) 3224-3146 www.analeticiavirmond.com.br Andrea Sano (41) 3342-3524 www.campanellisano.com.br Angela Chinasso (41) 8403-8359 www.angelachinasso.com.br Cezar Augusto Romano (41) 3279-4500 www.dacoc.ct.utfpr.edu.br

82

p l ac e • M A R /A B R

Daniel Casagrande (41) 3335-2918 www.maganhoto.arq.br Daniela Inês (11) 4123-0008 www.danielaines.com.br Fernando Schwertner (41) 3077-4880 www.au.arq.br Filipe Bender (41) 3339-6361 www.benderarquitetura.com.br Flávio Pazetti (41) 3082-4840 www.flaviopazetti.com.br Helen Granzote (11) 4902-4730 www.helengranzote.com.br Janaina Marques (41) 9924-1546 Facebook.com/janainamarques. jennyfergotardo Jeferson Dantas Navolar (41) 3218-0200 www.caupr.gov.br Jennyfer Gotardo (41) 9899-4091 Facebook.com/janainamarques. jennyfergotardo Jóia Bergamo (11) 3045-5812 www.joiabergamo.com.br Jussara Specian (41) 3029-1220 www.casacin.co Karla Bender (41) 3339-6361 www.benderarquitetura.com.br Katalin Stammer (41) 3015-9395 www.katalinstammer.com Lisandra Campanelli (41) 3342-3524 www.campanellisano.com.br Luiz Maganhoto (41) 3335-2918 www.maganhoto.arq.br Marcia Helena Guimarães (41) 3077-4525 www.escritoriomais.com.br Rafael Carvalho (41) 3077-4880 www.au.arq.br Rosana Simões Malucelli (41) 3076-0231 Sandro Percicotti (41) 3376-8156 www.sandropercicotti.com.br Suzane Simon (41) 3323-7793 www.suzanesimon.com Viviane Loyola (41) 3079-3702 www.vivianeloyola.arq.br

Fornecedores

Construtora Fukuoka (47) 3419-0009 www.fukuoka.com.br Deca 0800-011-7073 www.deca.com.br Docol Metais Sanitários (47) 3451-1350 www.docol.com.br

Evviva Bertolini (41) 3324-2346 www.evviva.com.br Lorenzetti (011) 2065-7200 www.lorenzetti.com.br Meber (54) 3455-3333 www.meber.com.br Sasazaki (14) 3402-9922 www.sasazaki.com.br SIM Galeria (41) 3322-1818 www.simgaleria.com Sistema Obra Pelo Valor Real (41) 3225-7001 www.valorrealinvestimento.com.br Todeschini Alto da XV (41) 3262-8194 www.todeschinisa.com.br

VITRINES

Artefacto Curitiba (41) 3111-2300 www.artefacto.com.br Artesanal Mais (41) 3335-8080 www.artesanalmais.com.br Artesanato Durigan (41) 3336-5338 www.artesanatodurigan.com.br Bobinex (11) 4704-3500 www.bobinex.com.br Camicado Houseware (11) 3614-1424 www.camicado.com.br Cristina Dias Party & Gifts (41) 3027-4140 www.cristinacdias.com.br Deca (11) 3088-2744 www.deca.com.br Formaris de Banho (41) 3029-6070 www.formaris.com.br Kleiner Schein (48) 3623-6500 www.kleinerschein.com.br Leroy Merlin (41) 4020-5376 www.leroymerlin.com.br Loja Varanda (11) 5505-1526 www.lojavaranda.com.br Lots Criativa (41) 3352-4767 fb.com/lotscriativa Obispa Design (54) 2102-6000 www.obispadesign.com.br Oxford Porcelanas (47) 3631-3003 www.oxfordporcelanas.com.br Regali Per La Casa (41) 3089-4059 fb.com/regaliperlacasa Show Banho (41) 3013-6667 www.showbanho.com.br Tech House System (41) 3045-3323 www.techhousesystem.com.br Trousseau (11) 3103-3700 www.trousseau.com.br


p l ac e • M A R /A B R

83


84

p l ac e • M A R /A B R


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.