Perigos ao Redor — Amostra

Page 1

o çã

AR UC ED

do.com.br

le IR Co EN EV PR VAR RA AL PA E S

do.com.br

PERIGOS AO REDOR! Acidentes domésticos e primeiros socorros Texto

Shirley Souza Ilustração

Cris Eich



PERIGOS AO REDOR! Acidentes domésticos e primeiros socorros

Textos

Shirley Souza Ilustrações

Cris Eich

São Paulo, 2018

www.edicoesarvoredo.com.br

www.edicoesarvoredo.com.br



Educar para prevenir e salvar! Você sabia que, no Brasil, a maior parte dos chamados que os socorristas, bombeiros e paramédicos, recebem se referem a crianças? Foi por isso que decidimos criar este livro: para ajudar você a identificar riscos e prevenir acidentes. Para isso convidamos a escritora Shirley Souza e a ilustradora Cris Eich para criarem cinco histórias com muito suspense, terror e aventura e, também, com dicas sobre como prevenir acidentes e sugestões do que fazer quando eles acontecem. Os dois bombeiros aqui ao lado serão os seus guias! Ao longo das cinco histórias eles vão chamar sua atenção para as situações de risco de acidentes. Depois, vão apresentar informações de como preveni-los e prestar os primeiros socorros. Esperamos que você se divirta com a leitura desse volume da Série Educar para Prevenir e Salvar e compartilhe com seus amigos e sua família as dicas de prevenção que apresentamos aqui. Boa leitura!

Bruno Agnes, Coordenador do Projeto Educar para Prevenir e Salvar


© Educar para Prevenir e Salvar Texto © Shirley Souza Ilustração © Cris Eich Coordenação do projeto Bruno Agnes Edição do livro Marcello Araujo Supervisão e revisão técnica Dr. Carlos Vaconcellos, pediatra Redação Shirley Sousa Revisão Sandra Brazil Catarina Bollos Ilustração Cris Eich Projeto gráfico, edição de arte e diagramação Marcello Araujo e Rafi Achcar Revisão técnica Dr. Carlos dos Santos Vasconcelos, pediatra Sylvia Pabst, psicóloga Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Bibliotecária Juliana Farias Motta CRB7/5880 S729p Souza, Shirley Perigos ao redor! Acidentes domésticos e primeiros socorros / Shirley Souza; Ilustrações Cris Eich . -- São Paulo : Edições arvoredo, 2018. 56 p. : ilustrado. ; 20,5 x 27,5 cm. (Educar para prevenir e salvar)

ISBN:9788560663194

1. Primeiros socorros - Literatura infantojuvenil. 2. Crianças – Acidentes – Prevenção – Literatura infantovenil.I.Eich, Cris.II. Título. II. Título: Acidentes domésticose primeiros socorros. III. Série CDD 616.0252 Índice para catálogo sistemático: 1. Primeiros socorros - Literatura infantojuvenil 2. Crianças – Acidentes – Prevenção – Literatura infantovenil

2018 Todos os direitos desta edição reservados à Projeto Educar para Prevenir e Salvar Rua Fidalga, 154, cj. 3 – 05432-000 – São Paulo – SP Tel (11) 3031-2734 – Fax (11) 3816-5113 E-mail: editoraarvoredo@gmail.com


Sumário Conheça seu livro

/ 6

1. Piratas e aventuras / 8 Percepção de riscos Choques elétricos / 10 Queimaduras / 11

2. Temporal do medo

/ 17

Percepção de riscos Cortes / 19 Envenenamento / 20

3. Brincadeiras arriscadas

/ 25

Percepção de riscos Mal súbito / 26 Queda / 28

4. Super-heróis também precisam de ajuda / 34 Percepção de riscos Sufocamento / 36 Afogamento / 37

5. Perigo escondido

/ 42

Percepção de riscos Animais peçonhentos / 44 Mordidas / 46

Respostas das atividades Quem fez o livro

/ 56

/ 52


Conheça seu livro Perigos ao redor! reúne cinco histórias sobre diversos acidentes que podem acontecer em nossas casas. Depois de cada história você encontra informações de como prevenir situações de risco e o que fazer nos casos de acidentes. Veja como seu livro traz tudo isso.

O seu livro tem…

Percepção de riscos

5 histórias… Para falar de segurança escolhemos uma turma de amigos que vai contar suas experiências em ritmo de humor, suspense e aventura.

Este símbolo no texto, indica um risco de acidente na rotina dos nossos personagens. Ele vem sempre acompanhado de um quadro com dicas de segurança.

Piratas e aventuras

Temporal do medo

Dois irmãos com muita imaginação criam brincadeiras divertidas e aprendem sobre os riscos de choques elétricos e queimaduras.

Nina vai descobrir que muito mais terríveis do que zumbis são os cortes e os envenenamentos!

Super-heróis também precisam de ajuda

Brincadeiras arriscadas

Perigo escondido

Uma galera cheia de energia descobre que não tem graça ver alguém desmaiando ou levando um tombo.

As gêmeas Ana e Maria adoram tudo quanto é bicho. Mas isso faz com que elas se arrisquem a levar picadas e mordidas.

Até um pai super-herói vai precisar de ajuda para um engasgo poderoso e isso trará lembranças de um quase-afogamento...

6


Cada história tem‌ História 1 Aprendendo sobre

Se a gente chegasse um pouquinho antes, encontraria o Pedro e o Gabriel no sofĂĄ grande, que era uma maria-fumaça, eu acho... O Duque era o maquinista, o Pedro era o xerife, e o Gabriel, o bandido fujĂŁo... mas aĂ­ cansou! E a sala virou um mar cheio de sereias, monstros e serpentes marinhas! O Pedro se transformou em um capitĂŁo pirata muito cruel, com tapa-olho e chapĂŠu. O Gabriel passou a ser o marujo que mandava todo mundo andar na prancha – cutucando o bumbum com uma espada pontuda... E o Duque... Bem, o Duque virou um Ăłtimo segurador de âncora e tambĂŠm o pirata mais animado pra atacar os inimigos. E olha que foi um festival de pulos de um sofĂĄ para o outro, quer dizer, de um navio para o outro! Muita luta e gritaria para conquistar um tesouro mais ou menos bom: meio pacote de biscoito recheado... E eles nem puderam comer o tesouro porque a NatĂĄlia, mĂŁe do Pedro e do Gabriel, gritou da cozinha que o almoço estava quase pronto! Fazer o quĂŞ?

Piratas e aventuras

Queimaduras

Choques elĂŠtricos

Nossos personagens

Gabriel

Pedro

NatĂĄlia

Nina

Fernanda

8

— Meninos! O que vocĂŞs estĂŁo fazendo com a tomada? Podem parar agora mesmo! – a mĂŁe falou, muito brava. — Mas, mĂŁeeee... ĂŠ o buraco no casco do navio! Vai entrar ĂĄgua e afundar tudo! — Sem mas nem meio mas, Gabriel! Pedro, vocĂŞ sabe muito bem o que ĂŠ uma tomada! Como ia deixar nela e levar um choque? seu irmĂŁo enfiar pregos NĂŁo dĂĄ pra tirar o olho de vocĂŞs nem um segundo! Pedro, se vocĂŞ aprontar mais uma... — Mas eu nĂŁo fiz nada... — Se vocĂŞ aprontar mais uma... vai ficar de castigo as fĂŠrias inteirinhas! VĂŁo jĂĄ lavar as mĂŁos pra almoçar! Os dois piratas se arrastaram para o banheiro, com um mau humor maior que o mundo, e o Duque, ĂŠ claro, foi atrĂĄs. — Pronto, mĂŁe! MĂŁe??? MANHĂŠ! — Estou aqui no quarto, no telefone, com a vĂł Linda. Sentem aĂ­ na sala que eu jĂĄ vou servir a comida. Mas a mĂŁe começou a demorar, e o cheiro do almoço estava bom demais. — Vamos lĂĄ espiar o que a mĂŁe fez? – pediu Gabriel, baixinho. — Vai vocĂŞ... nĂŁo quero levar outra bronca da mĂŁe. — Mas vocĂŞ ĂŠ grande, pode pegar a comida pra nĂłs dois – o pequeno tentou convencer o mais velho. — NĂŁo. — EntĂŁo eu vou!

— CapitĂŁo! CAPITĂƒOOO! — O que foi, marujo Gabriel? – Pedro mantinha a pose de capitĂŁo. — Um vazamento ENORME! Precisamos dar um jeito de tapar o buraco ou o nosso navio vai afundar! – Gabriel explicou, nervoso. — Que coisa terrĂ­vel! Todos os homens, alerta total! Encontrem algo pra acabar com esse vazamento! Onde vocĂŞ vai, Gabriel? — PeraĂ­, eu jĂĄ volto! – o caçula pulou da embarcação! — VocĂŞ nĂŁo sabe brincar, Gabriel! Pronto! Caiu no mar, morreu afogado! Acabou a brincadeira... — NĂŁo, Pedro... eu sei nadar! PeraĂ­, jĂĄ volto! — Duque, acho que vamos morrer neste navio... O marujo Gabriel nĂŁo vai voltar. Com certeza, foi engolido por uma serpente gigante cabeluda e cheia de dentes! — Pronto, capitĂŁo! Peguei minha caixa mĂĄgica lĂĄ no fundo do oceano mais profundo do mundo! — Marujo! Como ĂŠ bom ver vocĂŞ com vida! Gabriel, o que tem nessa caixa mĂĄgica? — Muita coisa boa! Olha! Acho que esses pregos podem entrar direitinho nesses buracos do navio... nĂŁo acha, capitĂŁo? — Boa ideia, marujo! Vamos tentar!

— Tripulação, vamos atingir o inimigo a qualquer instante! Todo mundo alerta! — Sim, capitĂŁo! Estamos prontos! — RRRRRR! — confirmou Duque. — Soltar a âncora! — Soltar a âncora! Vai, Duque! Solta a âncora! Me dĂĄ a âncora, Duque! DUQUE! — RRRRRRRR! — Marujos! VocĂŞs sĂŁo ou nĂŁo sĂŁo piratas de verdade? Temos que estar prontos pra saquear aquele navio! Joguem logo essa âncora! — BUMMMM! Pronto, capitĂŁo! — BUMMMM??? — TCHBUMMMMMM! — Melhorou... EntĂŁo, 1, 2, 3, ATACARRRRRRR! — AHHHH! — AHHHHHH! — AUUUUUUUUUUUU! As fĂŠrias sĂŁo uma maravilha, nĂŁo ĂŠ mesmo? NinguĂŠm conseguiu inventar coisa melhor! Ainda mais quando a sala pode se transformar em tudo o que a imaginação mandar e temos boa companhia pra brincar.

Piratas e aventuras Ĺ” Choques e queimaduras

Piratas e aventuras Ĺ” Choques e queimaduras

Barra lateral Espaço para você conhecer os temas da história e os personagens principais.

9

Trama e personagens Histórias que mostram como as situaçþes de risco estão presentes em nosso dia a dia.

10

Percepção de riscos

Enfiar pregos? Ă€s vezes, quando estamos brincando, nos esquecemos daqueles conselhos que os adultos nos dĂŁo. E olha que tem muito perigo escondido onde a gente menos espera! Se o Gabriel tivesse enfiado os pregos na tomada, podia ter levado um choque e queimado os dedos e as mĂŁos. Para vocĂŞ ter uma ideia, entre os acidentes domĂŠsticos, o choque elĂŠtrico ĂŠ a terceira maior causa de hospitalizaçþes de crianças de atĂŠ 4 anos. Isso piora entre os grandĂľes: dos 5 aos 14 anos, o choque elĂŠtrico ĂŠ o segundo acidente domĂŠstico que mais causa hospitalização!

Piratas e aventuras Ĺ” Choques e queimaduras

Prevenção de riscos Os quadros chamam a atenção para como podemos evitar os acidentes.

Depois da história tem‌ Como prevenir

Agora ĂŠ com vocĂŞ!

Aconteceu. E agora?... o que eu posso fazer?

Choque elÊtricos e queimaduras são perigos que podemos prevenir. Nas påginas seguintes, estão reunidas algumas dicas importantes para você. Leia com atenção e compartilhe com seus amigos e familiares esses novos conhecimentos.

Como vimos, o choque elĂŠtrico pode causar diferentes tipos de acidente, muitos deles graves. Cada um desses acidentes precisa de um cuidado especial. Ĺ™ Primeiro passo Desligue o aparelho da tomada ou a chave geral da residĂŞncia. – –ΤÂœŠÂ–ÂĽ ”¢¥ŒÂ”œ–¥§Â–ÄŹ deite-a de costas. – Â’ £–ŒŒ¢Â’ Â•Â–ÂŚÂ Â’ÂœÂ’ÂĽÄŹ deite-a de lado.

1. Como prevenir choques elĂŠtricos 1. Como prevenir choques elĂŠtricos Um choque elĂŠtrico pode resultar apenas um susto, mas tambĂŠm pode causar acidentes graves com queimaduras, quedas e paradas cardiorrespiratĂłrias. O melhor ĂŠ sempre prevenir o acidente. Veja como.

Ĺ™ Parada cardiorrespiratĂłria Caso aconteça uma parada cardiorrespiratĂłria, ĂŠ preciso aplicar as manobras de ressuscitação. Veja a descrição na pĂĄgina XXX.

Vamos ver se você aprendeu como prevenir para não se queimar e como ajudar alguÊm que se queimou? A seguir hå duas situaçþes que envolvem risco e acidente. Você vai escolher o caminho para prevenir o risco, na situação 1, e prestar os primeiros socorros, na situação 2. As respostas, você encontra na pågina XX,no final do livro.

Ĺ™ Queimou? – ¢ ”›¢¤¨Â– £¼¢Š¢Â”¢¨ queimaduras, veja os primeiros cuidados na seção seguinte, na pĂĄgina ao lado.

Situação 1 Imagine que as Festas Juninas chegaram, e você estå na rua, brincando com seus amigos, quando um deles aparece com um litro de ålcool na mão e o convida para acender a fogueira que montaram na pracinha. O que você faz?

2. Como prevenir queimaduras Ĺ™ NĂŁo coloque objetos ou os dedos em tomadas. Ĺ™ Se na sua casa vivem crianças pequenas, o melhor ĂŠ vedar as tomadas com protetores especiais ou esparadrapo.

Ĺ™ NĂŁo mexa no botĂŁo que regula a temperatura do chuveiro quando estiver com o corpo molhado. Ĺ™ Para desligar um aparelho da tomada, nĂŁo puxe pelo fio, segure no plugue e o retire da tomada.

Ĺ™ NĂŁo solte pipas em dias de chuva nem perto de fiação elĂŠtrica. Ĺ™ NĂŁo use secador de cabelos ou chapinha se estiver com o corpo molhado, principalmente se nĂŁo estiver usando calçado.

C. Convence seu amigo que seu pai ĂŠ um cara esperto, que sempre acende a churrasqueira rapidinho e pode ajudar vocĂŞs a acenderem a fogueira.

Ĺ™ Âœ¤¨Â– Â&#x;¢¥Â™Â– •¢ —¢Â™²¢ď do ferro de passar roupas e de outros eletrodomĂŠsticos que esquentam. Ĺ™ ²¢ Â“ÂĽÂœ¥¤¨Â– ”¢ Â—¢Â™¢ nem com tomadas!

Ĺ™ Ao caminhar nas ruas, passe longe de fios soltos. Ĺ™ NĂŁo faça pipas com papel laminado nem use fios metĂĄlicos. Isso aumenta a chance de levar um choque.

Como prevenir e socorrer Ĺ” Choques e queimaduras

B. Acha melhor nĂŁo usar o ĂĄlcool direto e pega um punhado de jornal para acender o fogo.

SSituação

Ĺ™ NĂŁo utilize aparelhos com fio danificado, descascado ou solto. Ĺ™ NĂŁo coloque na tomada extensĂľes ou benjamins com um monte de aparelhos ligados ao mesmo tempo.

A. Vai correndo com seu amigo acender a fogueira.

A maioria dos acidentes em que ocorrem queimaduras acontece em casa, como aconteceu com o Gabriel. Por isso, ĂŠ muito importante a gente ficar atento e prevenir acidentes que provocam queimaduras. E como fazer isso?

Ĺ™ ¢ Â– ”¨ÂœÂ•Â’•¢ com produtos de limpeza inflamĂĄveis, como o ĂĄlcool. Ĺ™ ²¢  Â–ÂŤÂ’ – £¼¢Â•¨§¢Œ quĂ­micos perigosos, como a soda cĂĄustica.

mĂŁo dela. O que vocĂŞ faz? A. Larga a sua irmĂŁ lĂĄ e corre para pegar o tubo de pasta de dente para melecar a mĂŁo dela. Pronto! Sarou! B. Pede para sua mĂŁe desligar a chave geral, pega sua irmĂŁ e coloca a mĂŁo dela debaixo da torneira aberta por uns 10 minutos. Como a queimadura foi grande, vai com ela atĂŠ o Pronto-socorro mais perto da sua casa.

Aconteceu. E agora?... o que eu posso fazer?

C. Puxa rĂĄpido o plugue da chapinha, retirando-o da tomada. AĂ­ coloca a mĂŁo da sua irmĂŁ debaixo da torneira e, depois, enfaixa com um pouco de gelo para refrescar.

Na nossa casa, as queimaduras podem ser causadas por: choque elÊtrico; produtos químicos – como produtos de limpeza, pilhas e atÊ suco de limão; objetos quentes. Para todos esses tipos de queimadura hå procedimentos semelhantes. Você estå pronto para aprender?

13

Como prevenir Uma seção que explica tudo o que a gente pode fazer para que os acidentes não ocorram.

14

2

Agora imagine que você estå no quarto conversando com sua irmã que, distraída, passa a chapinha no cabelo e toma um suco ao mesmo tempo! É claro que ela derruba o suco na chapinha, que entra em curto, solta faísca e ainda queima a

Ĺ™ Œ– £¼¢§Â–§¢¼ ΢Â&#x;Â’ÂĽ – ¥²¢ —œ¤¨Â– –£¢Œ§¢ Â’¢ ΢Â&#x; ¥¢Œ horĂĄrios mais quentes do •œ’ĭ ŒŒ¢  Â–Œ ¢Ĝ ¢Â&#x; – Â–”–ŒŒ¢ ¤¨Â–Âœ Â’ Â’ £–Â&#x;– igualzinho ao fogo ou Ă eletricidade.

Como prevenir e socorrer Ĺ” Choques e queimaduras

Respostas na pĂĄgina XX.

16

Primeiros socorros Mas, se os acidentes acontecerem, nessa seção você descobre como deve agir.

Piratas e aventuras Ĺ” Choques e queimaduras

Agora Ê com você E depois de tudo, você Ê colocado em teste. Serå que consegue lidar com situaçþes de risco?

Ă?cones Na seção “Primeiros socorrosâ€?, vocĂŞ encontra esses trĂŞs Ă­cones para sinalizar os primeiros procedimentos:

Indica os cuidados imediatos com o acidentado.

Orienta sobre quando ĂŠ preciso chamar socorro.

Alerta para a necessidade de procurar o atendimento mĂŠdico.

7


História 1 Aprendendo sobre

Piratas e aventuras

Queimaduras

Choques elétricos

Nossos personagens

Gabriel

Pedro

Natália

Nina

Fernanda

8

— Tripulação, vamos atingir o inimigo a qualquer instante! Todo mundo alerta! — Sim, capitão! Estamos prontos! — RRRRRR! — confirmou Duque. — Soltar a âncora! — Soltar a âncora! Vai, Duque! Solta a âncora! Me dá a âncora, Duque! DUQUE! — RRRRRRRR! — Marujos! Vocês são ou não são piratas de verdade? Temos que estar prontos pra saquear aquele navio! Joguem logo essa âncora! — BUMMMM! Pronto, capitão! — BUMMMM??? — TCHBUMMMMMM! — Melhorou... Então, 1, 2, 3, ATACARRRRRRR! — AHHHH! — AHHHHHH! — AUUUUUUUUUUUU! As férias são uma maravilha, não é mesmo? Ninguém conseguiu inventar coisa melhor! Ainda mais quando a sala pode se transformar em tudo o que a imaginação mandar e quando temos boa companhia pra brincar.

Piratas e aventuras • Choques e queimaduras


Se a gente chegasse um pouquinho antes, encontraria o Pedro e o Gabriel no sofá grande, que era uma maria-fumaça, eu acho... O Duque era o maquinista, o Pedro era o xerife, e o Gabriel, o bandido fujão... mas aí cansou! E a sala virou um mar cheio de sereias, monstros e serpentes marinhas! O Pedro se transformou em um capitão pirata muito cruel, com tapaolho e chapéu. O Gabriel passou a ser o marujo que mandava todo mundo andar na prancha – cutucando as costas com uma espada pontuda... E o Duque... bem, o Duque virou um ótimo segurador de âncora e também o pirata mais animado pra atacar os inimigos. E olha que foi um festival de pulos de um sofá para o outro, quer dizer, de um navio para o outro! Muita luta e gritaria para conquistar um tesouro mais ou menos bom: meio pacote de biscoito... E eles nem puderam comer o tesouro porque a Natália, mãe do Pedro e do Gabriel, gritou da cozinha que o almoço estava quase pronto! Fazer o quê? — Capitão! CAPITÃOOO! — O que foi, marujo Gabriel? – Pedro mantinha a pose de capitão. — Um vazamento ENORME! Precisamos dar um jeito de tapar o buraco ou o nosso navio vai afundar! – Gabriel explicou, nervoso. — Que coisa terrível! Todos os homens, alerta total! Encontrem algo pra acabar com esse vazamento! Onde você vai, Gabriel? — Peraí, eu já volto! – o caçula pulou da embarcação! — Você não sabe brincar, Gabriel! Pronto! Caiu no mar, morreu afogado! Acabou a brincadeira... — Não, Pedro... eu sei nadar! Peraí, já volto! — Duque, acho que vamos morrer neste navio... O marujo Gabriel não vai voltar. Com certeza, foi engolido por uma serpente gigante cabeluda e cheia de dentes! — Pronto, capitão! Peguei minha caixa mágica lá no fundo do oceano mais profundo do mundo! — Marujo! Como é bom ver você com vida! Gabriel, o que tem nessa caixa mágica? — Muita coisa boa! Olha! Acho que esses pregos podem entrar direitinho nesses buracos do navio... não acha, capitão? — Boa ideia, marujo! Vamos tentar!

Piratas e aventuras • Choques e queimaduras

9


— Meninos! O que vocês estão fazendo com a tomada? Podem parar agora mesmo! – a mãe falou, muito brava. — Mas, mãeeee... é o buraco no casco do navio! Vai entrar água e afundar tudo! — Sem mas nem meio mas, Gabriel! Pedro, você sabe muito bem o que é uma tomada! Como ia deixar nela e levar um choque? seu irmão enfiar pregos Não dá pra tirar o olho de vocês nem um segundo! Pedro, se você aprontar mais uma... — Mas eu não fiz nada... — Se você aprontar mais uma... vai ficar de castigo as férias inteirinhas! Vão já lavar as mãos pra almoçar! Os dois piratas se arrastaram para o banheiro, com um mau humor maior que o mundo, e o Duque, é claro, foi atrás. — Pronto, mãe! Mãe? MANHÊ! — Estou aqui no quarto, no telefone, com a vó Linda. Sentem aí na sala que eu já vou servir a comida. Mas a mãe começou a demorar, e o cheiro do almoço estava bom demais. — Vamos lá espiar o que a mãe fez? – pediu Gabriel, baixinho. — Vai você... não quero levar outra bronca da mãe. — Mas você é grande, pode pegar a comida pra nós dois. – o pequeno tentou convencer o mais velho. — Não. — Então eu vou!

10

Piratas e aventuras • Choques e queimaduras

Percepção de riscos

Enfiar pregos? Às vezes, quando estamos brincando, nos esquecemos daqueles conselhos que os adultos nos dão. E olha que tem muito perigo escondido onde a gente menos espera! Se o Gabriel tivesse enfiado os pregos na tomada, podia ter levado um choque e queimado os dedos e as mãos. Para você ter uma ideia, entre os acidentes domésticos, o choque elétrico é a terceira maior causa de hospitalizações de crianças de até 4 anos. Isso piora entre os grandões: dos 5 aos 14 anos, o choque elétrico é o segundo acidente doméstico que mais causa hospitalização!


E foi. E como não alcançava o fogão , arrastou uma cadeira e subiu nela pra espiar as panelas... E como as panelas estavam nas bocas de trás do fogão, precisou se apoiar na frente para alcançar... — AIIIIIIIIIII! O grito que deu não foi de um pirata atacando o navio inimigo. Foi de dor. De muita dor. A parte da frente do fogão estava quente demais e a pele do braço do Gabriel grudou naqueles ferrinhos que protegem a boca do fogão. Tudo vermelho, em carne viva. Que DOR! A mãe deles apareceu correndo, o Pedro e o Duque também. Foi um desespero imenso. Uma agitação sofrida para socorrer o Gabriel. A Nina, vizinha da família, que estuda na mesma classe do Pedro, ouviu a gritaria e foi ver o que estava acontecendo. Da porta da cozinha já entendeu tudo e correu para chamar a mãe, para ajudar. A Fernanda, mãe da Nina, trabalha em um Posto de Saúde e disse que a primeira coisa a fazer era colocar o bracinho do Gabriel embaixo da água corrente fria. Ela fez isso enquanto a Natália se arrumava e pegava a bolsa para levar o filho ao hospital. Natália saiu com o Gabriel no colo. Ele chorava muito. Um táxi levou os dois para o pronto-socorro e aí foi a vez do Pedro começar a chorar. E se ele tivesse ido espiar as panelas, como o irmão queria? Gabriel não teria se queimado!

Percepção de riscos

Cuidado com o fogão! Você acha uma boa ideia o Gabriel mexer no fogão sozinho? E se o fogo estiver aceso e ele se queimar? E se puxar o cabo da panela e a comida quente virar sobre ele? É muito arriscado! Você sabia que as queimaduras ocupam o segundo lugar na lista de acidentes domésticos que mais levam crianças de até 4 anos para o hospital? E que também é um dos tipos de acidente doméstico que mais resulta em morte.

Piratas e aventuras • Choques e queimaduras

11


Fernanda disse que não, que ele também podia ter se queimado, igualzinho ao irmão. Com calma, ela explicou que os dois deveriam ter esperado a mãe, e Nina concordou, dizendo que ela só mexe no fogão com a mãe ou o pai do lado. Aos poucos, Pedro se acalmou. Nina e Fernanda ficaram com ele, até a Natália e o Gabriel voltarem. Demorou, e Pedro não tinha vontade nenhuma de brincar. Ele ficou quietinho, vendo TV com a Nina e o Duque grudados nele. Quando ouviu a chave girando na porta, Pedro pulou do sofá. Gabriel voltou pra casa com o braço enfaixado... — O médico disse que agora sou um pirata de braço de pano! – falou, alegre. Pedro chegou perto pra ver. — Legal! Dói? — Dói... Os dois se olharam com carinho. — Pode deixar, Gabriel... Agora você vai ser o capitão, tá bom? E eu vou cuidar muito, muito, muito de você... Até você sarar! Daí, depois, eu volto a ser o capitão pirata! Gabriel sorriu. Ainda não tinha a menor vontade de levantar uma espada, mas... quando tivesse, seria o capitão pirata mais terrível dos sete mares!

12

Piratas e aventuras • Choques e queimaduras


Como prevenir Choque elétricos e queimaduras são perigos que podemos prevenir. Leia com atenção e compartilhe com seus amigos e familiares esses novos conhecimentos.

1. Como prevenir choques elétricos Um choque elétrico pode resultar apenas um susto, mas também pode causar acidentes graves, como queimaduras, quedas e paradas cardiorrespiratórias. O melhor é sempre prevenir o acidente. Veja como:

• Não coloque objetos ou os dedos em tomadas. • Se na sua casa vivem crianças pequenas, o melhor é vedar as tomadas com protetores especiais ou esparadrapo.

• Não mexa no botão que regula a temperatura do chuveiro quando estiver com o corpo molhado. • Para desligar um aparelho da tomada, não puxe pelo fio, segure no plugue e o retire da tomada.

• Não solte pipas em dias de chuva e nem perto de fiação elétrica. • Não use secador de cabelos ou chapinha se estiver com o corpo molhado, principalmente se não estiver usando calçado. • Não utilize aparelhos com fio danificado, descascado ou solto.

• Não coloque na tomada extensões ou benjamins com um monte de aparelhos ligados ao mesmo tempo.

• Ao caminhar nas ruas, passe longe de fios soltos. • Não faça pipas com papel laminado e não use fios metálicos. Isso aumenta a chance de levar um choque.

Como prevenir e socorrer • Choques e queimaduras

13


Aconteceu. E agora?... O que eu posso fazer? Como vimos, o choque elétrico pode causar diferentes tipos de acidente, muitos deles graves. Cada um desses acidentes precisa de um cuidado especial. • Primeiro passo Desligue o aparelho da tomada ou a chave geral da residência.Se a pessoa que sofreu o acidente estiver consciente, deite-a de costas. Se estiver desmaiada, deite-a de lado.

• Parada cardiorrespiratória Caso aconteça uma parada cardiorrespiratória, é preciso aplicar manobras de ressuscitação.

• Queimou? Se o choque provocou queimaduras, veja os primeiros cuidados na seção seguinte, na página ao lado.

2. Como prevenir queimaduras A maioria dos acidentes em que ocorrem queimaduras acontece em casa, como aconteceu com o Gabriel. Por isso, é muito importante a gente ficar atento e prevenir acidentes que provocam queimaduras. E como fazer isso?

• Fique longe do fogão, do ferro de passar roupas e de outros eletrodomésticos que esquentam. • Não brinque com fogo ou com tomadas!

• Tome MUITO cuidado com produtos de limpeza inflamáveis, como o álcool. • Não mexa em produtos químicos perigosos, como a soda cáustica.

• Use protetor solar e não fique exposto ao sol nos horários mais quentes do dia. Isso mesmo! Sol em excesso queima a pele igualzinho ao fogo ou à eletricidade.

Aconteceu. E agora?... o que eu posso fazer? Na nossa casa, as queimaduras podem ser causadas por: choque elétrico; produtos químicos, como produtos de limpeza e as pilhas; objetos quentes; e até suco de limão. Para todos esses tipos de queimadura há procedimentos semelhantes. Você está pronto para aprender?

14

Como prevenir e socorrer • Choques e queimaduras


• Queimadura pequena Se a queimadura for pequena, como, por exemplo, na ponta do dedo, dá para cuidar em casa. Só precisa lavar e, se estiver doendo, passar alguma pomada que seja apropriada para queimaduras e que tenha sido indicada por um médico.

• Queimadura grande Mas, se a queimadura for grande ou se acontecer na cabeça, nas articulações ou nos órgãos genitais, é preciso colocar debaixo da água corrente fria e, logo depois, ir para o hospital.

• Por choque elétrico Se a queimadura acontecer por choque elétrico. O primeiro passo é garantir que a vítima não esteja em contato com a fonte de energia (fio, tomada etc.). Se ela ainda estiver levando o choque, é preciso desligar a fonte de energia para poder socorrer a pessoa. Para isso, o melhor é desligar a chave geral da residência. Se o choque elétrico for muito intenso pode provocar uma parada cardíaca. Por isso, o correto é ligar para a Emergência e pedir ajuda. Lembre-se de que diferentes cidades utilizam diferentes números. • Por choque elétrico leve Se a queimadura for pequena, é possível tratar da mesma forma que uma queimadura por fogo. O primeiro passo é colocar a área que foi queimada embaixo de água corrente fria, por 5 a 10 minutos.

• Produtos químicos IMPORTANTE: se a queimadura aconteceu por contato com produto químico, o melhor é ir rápido para o hospital. E não se esqueça de que as queimaduras também podem acontecer por dentro do corpo, como quando alguém ingere um desses produtos ou quando uma criança engole uma bateria ou pilha de aparelhos eletrônicos. Não faça! • Não estoure bolhas de queimadura! Elas protegem a pele do ataque das bactérias. • Não passe, na região queimada, cremes, gelo, pasta de dente, pó de café. Nada de receitas caseiras! • Não coloque um ferimento feito por soda cáustica embaixo de água. Isso fará a queimadura piorar.

O icone indica que você deve levar a pessoa acidentada até uma unidade de saúde, como um pronto-socorro ou um ambulatório. Em casos graves, ligue imediatamente para um serviço de emergência, que irá direcionar uma ambulância para o resgate do paciente. Veja essas instruções na contracapa.

Como prevenir e socorrer • Choques e queimaduras

15


Agora é com você! Vamos ver se você aprendeu como prevenir queimaduras e como ajudar alguém que se queimou? Abaixo você vai encontrar duas situações que envolvem risco e acidente. Você vai escolher o caminho para prevenir o risco, na situação 1, e prestar os primeiros socorros, na situação 2. As respostas, você encontra na página 51,no final do livro.

Situação 1 Imagine que chegou a época de festa junina, e você está na rua, brincando com seus amigos. De repente, um deles aparece com um litro de álcool na mão e o convida para acender a fogueira que montaram na pracinha. O que você faz? A. Vai correndo com seu amigo acender a fogueira. B. Acha melhor não usar o álcool direto e pega um punhado de jornal para acender o fogo. C. Convence seu amigo que seu pai é um cara esperto, que sempre acende a churrasqueira rapidinho e que ele pode ajudar vocês a acenderem a fogueira.

Situação 2 Agora, imagine que você está no quarto conversando com sua irmã que, distraída, passa a chapinha no cabelo e toma um suco ao mesmo tempo. Ela derruba o suco na chapinha, que entra em curto, solta faísca e ainda queima a mão dela. O que você faz? A. Larga a sua irmã lá e corre para pegar o tubo de pasta de dente para melecar a mão dela. Pronto! Sarou! B. Pede para sua mãe desligar a chave geral, pega sua irmã e coloca a mão dela debaixo da torneira aberta por uns 10 minutos. Como a queimadura foi grande, vocês a levam até o pronto-socorro mais perto da sua casa. C. Puxa rápido o plugue da chapinha, retirando-o da tomada. Aí, coloca a mão da sua irmã debaixo da torneira e, depois, enfaixa com um pouco de gelo para refrescar.

Respostas na página 52

16

Agora é com você! • Choques e queimaduras


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.