Relatório CPI da Água

Page 125

ESTADO DO AMAZONAS CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS

Além da utilização dos documentos e relatórios acima mencionados, procedemos à reuniões com o corpo gerencial da Empresa, em suas diversas áreas de negócios, buscando informa-ções que nos permitissem maior precisão na determinação do valor econômico da MANAUS SANEAMENTO. Entretanto, o consórcio Deloitte/Engevix não se responsabiliza pela exatidão das informações recebidas. A Deloitte Touche Tomatsu Consultores S/C Ltda. foi contratada pelo presidente da COSAMA que era representada por seu Diretor Presidente Frank Abrahim Lima.

Aquela empresa de consultoria foi paga regiamente, para elaborar uma “Avaliação EconômicoFinanceira” da empresa Manaus Saneamento S/A e “montou” um texto sem nexo lógico ou vínculo com a empresa avaliada e com o contexto mercadológico onde a mesma se encontrava, e ainda se encontra inserida. Muito pouco do referido trabalho seria útil para orientar qualquer juízo lúcido sobre o valor do patrimônio e sobre o valor da empresa avaliada (?). De fato, deste último ponto sequer foi tangenciado. E a parte patrimônio ativo intangível, de bom reconhecimento em qualquer avaliação honesta foi “esquecido” e ignorado; porque o tal método de Fluxo de Caixa Descontado Futuro a Valor Presente é péssimo para expressar “valor econômico de empresa correto”, porque restrito a “fluxo financeiro”; não mede ou expressa “valor econômico do patrimônio”. Assevera-se, comparativamente, através de um exemplo simples e direto que o resultado dessa avaliação da companhia (uma pessoa jurídica) pode ser traduzido, por analogia: “É como se uma pessoa física valesse o salário que recebe; ou o dinheiro que lhe resta ao final de um lapso tempo”. Com efeito, o Capítulo IX – Taxa de Desconto alude a: “O fluxo de caixa futuro descontado é um conceito amplamente utilizado no estudo e exames de preços e valores de ambos os tipos de empresas, públicas e privadas, por consultores financeiros, analistas de seguros, corretores de ações e outros profissionais envolvidos em avaliações econômico-financeiras de empresas. A taxa de desconto é aplicada ao valor do fluxo de caixa futuro de um empreendimento para se determinar o valor que um patrimônio líquido teria numa base de fluxo de caixa. Sobre a “ampla utilização” da técnica de fluxo de caixa futuro descontado para estudo e exames de “empresas públicas” a assertiva é falsa e viesada, pois o que tinha como escopo era “analisar para estabelecer valor de venda da empresa”, e a sutileza do desvio de ênfase, só passa despercebido por leigos, incautos ou suspeitos.

125


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.