3 minute read

Liça Bonfin 63 e

Foto: Stock - versão licensa padrão forma como o pai olhou para o filho e, com muito amor e respeito, porém com uma seriedade profunda e uma firmeza impressionante disse: - Meu filho, nunca deixe que a idade iniba ou sufoque seus sonhos e ideais. Pode parecer um antagonismo, mas eu vivo como se fosse eterno, apesar de estar sempre consciente da minha finitude. Poucos anos após, soube que o projeto havia sido executado. Aquele homem, como Clint, sempre preenchia sua vida com novos projetos, sem permitir ficar cercado apenas de coisas velhas. Ele viveu até aos 89 anos e uma vez, falando com seu filho, o meu amigo, ele contou que o pai havia sido a maior inspiração para sua vida; que, tanto para ele como para sua irmã, foi um exemplo de força. renovação, criatividade e que, talvez por isso, tenha se mantido totalmente lúcido até o último dia de sua vida. E agora, diante desses dois exemplos, podemos nos perguntar: qual será nossa atitude diante da vida? Achar que já cumprimos nosso papel e deixar que ela passe, ou correr atrás de sonhos e projetos? Quando falo de sonhos e projetos, não estou me referindo a nada grande e difícil, nem de lucro econômico. Estou me referindo a coisas que possam ter significado importante para nós. Exemplificando: Vocês já imaginaram refazer contatos com antigos amigos, com pessoas com as quais não falam há muitos anos? Que tal estudar algum tipo de arte, algum instrumento, ou no campo de artes plásticas, o que poderia trazer até um retorno material; programar uma viagem ao exterior, ou ao nordeste, ou simplesmente ao interior, à casa de um irmão, primo ou amigo? O que você acha de escrever suas memórias e ir colocando os capítulos no whatsapp da família ou, de forma mais ambiciosa, escrever um livro? Ou fazer algum trabalho voluntário em alguma instituição? Existem milhares de opções e sua escolha vai depender exclusivamente de seus interesses e possibilidades. O importante é deixar que o novo entre em nossa vida, é canalizar nossa energia criativa, é ver que temos vida e capacidade dentro de nós. É buscar um objetivo e deixar de simplesmente esperar. Então fica a pergunta: ao acordar, diariamente, quem vamos deixar entrar: O velho ou o NOVO?

Cordel

Advertisement

Marly de Souza C. Almeida

Pres. da Academia Contemporânea de Letras Fotos enviadas pela colunista

Na edição passada vimos um pouco de cordel. É um estilo muito agradável por sua musicalidade contida em rimas e métricas. Vamos conversar um pouco mais sobre este gênero lírico. Geralmente, a capa de um livro de cordel tem como arte uma xilogravura ilustrando a história. Antes era feita uma a uma. Hoje, com a tecnologia, é possível que seja impressa inúmeras vezes. São permitidas várias métricas, inclusive recentes. Como tudo evolui, a escrita também. Aos poucos vão sendo criadas novas regras. Vejam os exemplos a seguir:

1 – Sextilhas - esta modalidade passou a ser a mais indicada para os longos poemas romanceados, principalmente, seguindo a métrica: o segundo, o quarto e o sexto versos rimando entre si, deixando órfãos o primeiro, terceiro e quinto versos. É a modalidade mais rica, obrigatória no início de qualquer combate poético, nas longas narrativas e nos folhetos de época. Também muito usadas nas sátiras políticas e sociais. É uma modalidade que apresenta nada menos de cinco estilos: aberto, fechado, solto, corrido e desencontrado. Vamos, pois, aos cinco exemplos (arteducacao):

Aberto

Felicidade, és um sol dourando a manhã da vida, és como um pingo de orvalho molhando a flor ressequida és a esperança fagueira da mocidade florida.

Fechado

Da inspiração mais pura, no mais luminoso dia, porque cordel é cultura nasceu nossa Academia o céu da literatura, a casa da poesia.

Solto

Não sou rico nem sou pobre

magazine 60+ #39 - Outubro/2022 - pág.65

FONTES: www.brasilescola.uol.com.br www.portugues.com.br www.todamateria.com.br www.recantodasletras.com.br www. escolakids.uol.com.br www.dicio.com.br www.laart.art.br/blog/ cordeis-famosos www.mundoeducacao.uol.com.br/literatura/ literatura-cordel.htm www.neoenergia.com/pt-br/te-interessa/ cultura/Paginas/literatura-de-cordel-historiacuriosidades www. coletivoleitor.com.br www.culturagenial.com www.pt.wikipedia. org www.arteducacao.pro.br/metricas-do-cordel.html

This article is from: