Revista Makronews - Cresce o setor de transportes no Brasil

Page 1

Ano 6 // Número 18 // Janeiro | Fevereiro | Março de 2013

Nós confiamos em Deus

.

Cresce o Setor de Transportes no Brasil Investimentos no setor leva ao fortalecimento de uma nova marca no mercado com soluções completas em transporte, armazenamento e logística.

reconhecimento

técnica

indústria

Qualificação técnica rende prêmio na categoria Plano de Rigging

Makro integra a Comissão de Engenharia e Segurança para Máquinas e Equipamentos

Suzano papel e celulose implanta nova unidade fabril no Maranhão



índice infraestrutura Obras avançam no Ceará e aquecem o mercado local.

05

mineração Mineração Rio Norte investe e amplia a sua atuação na extração de bauxita.

09

mercado Ceará avança na promoção de energias renováveis e ganha visibilidade nacional.

10

capacitação Mão de obra capacitada para atender as demandas com competência e eficiência.

13

gestão Makro lança troféu em reconhecimento ao comprometimento dos seus colaboradores.

16

editorial Caro leitor, Novos planos, estratégias e objetivos estabelecidos. Iniciamos o ano com perspectiva de crescimento, estamos investindo cada vez mais na profissionalização da gestão e torna-se cada vez mais importante o relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores. Essa edição está especialmente dedicada aos projetos que executamos em 2012 e que nos preparou para os desafios que encontraremos por todo o ano de 2013. por Fernando Rodrigues Presidente

expediente MAKRONEWS é uma publicação trimestral da Makro Engenharia, dirigida aos seus colaboradores, clientes e usuários da engenharia de movimento nos serviços de montagens industriais, estudos de rigging, movimentaçãode cargas e transportes especiais. Redação / Publicidade: Dpto. de Marketing Br. 116, Km 14 nº 4291 - Paupina | Fortaleza - Ceará Tel.: 85 3444.3022 | 85 8705.3722 marketing@makroengenharia.com.br Supervisão Geral: David Rodrigues david@makroengenharia.com.br

Coordenação de Marketing: Cayo Silva cayo.silva@makroengenharia.com.br Conselho Editorial: Fernando Rodrigues, Rodrigo Rodrigues, David Rodrigues, Fernando Filho, Carlos Rigalio, Cláudio Morais, Edvaldo Eufrásio, Cayo Silva Editor: Cayo Silva Textos: Aline dos Anjos, Cayo Silva Fotos: Arquivos Makro Impressão: Gráfica Sérgio Ltda

Diretor Financeiro: Fernando Rodrigues Filho fernando.filho@makroengenharia.com.br


infraestrutura

Obras de infraestrutura avançam no Ceará e aquecem o mercado Makro Engenharia está presente em grandes obras e participa do desenvolvimento do Estado.

Guindaste sobre esteira, SCC 2500, realizando operação off-shore na implantação do Terminal Maritimo de Passageiros do Porto do Mucuripe em Fortaleza-Ce.

O Ceará vem ganhando destaque nos últimos anos, o governo tem investido em infraestrutura de norte a sul, em obras de mobilidade urbana, além de investimentos nos portos marítimos, proporcionando benefícios para a implantação de novas indústrias. A Makro tem participado de grandes obras no país, atendendo as necessidades específicas de cada nicho de mercado. No Ceará fortaleceu sua participação no setor de energia, com a implantação de parques eólicos, instalação da Termoelétrica MPX, na área de infraestrutura com a construção da Arena Castelão, Centro de Eventos e a Transnordestina. Atualmente a Makro participa de projetos estruturantes como o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto do Mucuripe, o Acquário Ceará, o North Shopping Joquey e o Shopping Rio Mar, um dos maiores da America Latina, que devem gerar um aquecimento no mercado e impulsionar mais investimentos, especialmente 4

na capital cearense. A empresa também está operando fortemente no setor eólico, um segmento que tem atraido muitos investidores para o Ceará. Através da divisão Wind, a Makro é responsável pelas operações de implantação e manutenção de parques eólicos, trabalhando com multinacionais como Enercon-Wobben, Suzlon, e Impsa que tem seus parques instalados no Ceará. O Estado apresenta o maior potencial eólico na região Nordeste fazendo com que o Governo invista nas ações de atração de investidores. “Estamos acompanhando o mercado, desenvolvendo juntos, investindo em serviços e adquirindo equipamentos cada vez mais modernos para complementar a nossa frota e também em uma mão de obra cada vez mais qualificada”, afirma David Rodrigues, Diretor Comercial da Makro.


indústria

Makro implanta nova unidade fabril da Suzano Celulose Suzano inicia a operação de nova unidade fabril no Maranhão e a Makro é responsável pelas operações de içamento e montagem das vigas. operação realizada pela Makro foi coordenada pelo Gerente Operacional da Makro, Miguel Ângelo, e consistiu na preparação, içamento e posicionamento das vigas, que chegavam a pesar mais 35 toneladas cada. Para a operação foi utilizado um guindaste telescópico com capacidade para 550 toneladas, configuração TN – lança de 50 e luffing de 42 metros. O peso total da carga içada foi de 142 toneladas. A nova unidade terá capacidade de produção de 1,5 milhões de toneladas de celulose e deve gerar 3,5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos. “É muito bom participar do crescimento do país e do estado do Maranhão, a operação desenvolvida para a Suzano foi muito bem sucedida, graças ao trabalho realizado em parceria com o cliente, promovendo a segurança e elevando o nível de eficiência dos planos de rigging desenvolvidos”, afirma Miguel Ângelo.

Implantação da nova unidade fabril requereu um projeto de rigging de alta performance para definir os equipamentos.

É notório o crescimento do País nos últimos anos, principalmente na região Nordeste, a exemplo do Estado do Maranhão que vive um momento muito promissor e um ritmo de crescimento acelerado. Com a economia em ascensão desde 2009, o Estado está recebendo investimentos dos setores público e privado, que ultrapassam R$ 100 bilhões para os próximos cinco anos. A Makro Engenharia, presente na região desde 2003 vem ampliando a sua participação nos projetos de infraestrutura, mineração, energia e indústria. Contratada para realizar as operações de movimentação de cargas na obra de implantação da sua nova unidade fabril, no município de Imperatriz (MA), a primeira

Saiba Mais - O Grupo Suzano é uma das organizações brasileiras mais tradicionais, com forte participação na indústria de papel, celulose e energia renovável, além de atividades nos setores de corretagem de seguros, resseguros e gerenciamento de riscos, desenvolvimento imobiliário, serviços ambientais, indústria gráfica, e de comunicação multicanal. Por meio do Instituto Ecofuturo, o Grupo desenvolve diversos projetos que entrelaçam a educação e o meio ambiente.

5


Cresce o Setor de Transportes no Brasil Makro investe no setor e oferece soluçþes completas e seguras em armazenagem, transporte e logística.


capa

7


capa

Transporte de módulos de fabricação de pás eólica. O uso de transportes especiais para movimentação de componentes eólicos deve acelerar o mercado em 2013.

A demanda por serviços de transporte e logística no país vive um momento bastante promissor. Estima-se que o mercado movimenta atualmente US$ 300 bilhões anuais e deve dobrar em cinco anos. As oportunidades surgem da necessidade de atender o aquecido mercado interno das obras de infraestrutura e de logística em razão do desenvolvimento do Brasil, além dos segmentos de energia eólica, refinaria e siderurgia, que necessitam do transporte de cargas especiais e indivisíveis (pesadas e super pesadas). Esse tipo de transporte demanda de preparação e planejamento, pois se trata da logística de cargas representada por peças estruturais, implementos, equipamentos, máquinas ou partes destas, nas quais as dimensões e pesos são elevados. Com isso faz-se necessária a utilização de veículos especiais e um plano de transporte que considere todas as legislações do país cujos principais aspectos estão nas condições especiais do trânsito controlados pelos órgãos competentes dos Estados e da Federação, que definem horário, sinalização, utilização de batedores e medidas especificas de acordo com o tipo de transporte e carga. “A Makro há 35 anos atende o mercado de movimentação de cargas e, percebendo a demanda para serviços de transportes especiais, lança no mercado uma empresa para atender com exclusividade, oferecendo soluções completas em logística”,

8

enfatiza Fernando Filho, Diretor Administrativo Financeiro da Makro Engenharia. Segundo Alceu Mourão, Gerente Regional Comercial da Makro, “o caminho é a oferta da solução integrada na engenharia de movimento, com o auxílio dos estudos de viabilidade logística, programação de fretes de acordo com a necessidade de cada cliente, o carregamento, descarregamento e montagem final nos destinos, esse já é um diferencial real”. Destaca ainda que, o objetivo é trabalhar lado a lado com o cliente, “desde a formação de preços, planejamento e indicando as melhores soluções logísticas, contribuindo de maneira direta na escolha dos equipamentos mais indicados”. A Makro Transporte tem a sua frota composta por veículos novos e tecnologicamente adequados, como: cavalos mecânicos de alta capacidade de tração com volumes representativos de linhas de eixos, que vão de quatro a oito eixos, pranchas diversas, sistemas de controle, além de uma equipe especializada na gestão de transportes. A nova empresa vem desenvolvendo suas ações com foco na infraestrutura e no potencial eólico do país, com contratos para transporte de componentes da cadeia eólica, atendendo clientes como a empresa argentina Impsa e a francesa Alstom, ambas com projetos no Ceará e Rio Grande do Norte respectivamente.


mineração

MRN amplia e leva a mineração para um novo patamar Mineração Rio Norte investe e amplia sua atuação na extração de bauxita no Pará.

Investimento em equipamentos, sustentabilidade e gestão da segurança é o foco da Makro nos projetos em que atua. Compromisso aliado a cultura da organização.

A mineração na região Norte se destacou a nível nacional como uma grande fonte de geração de riqueza, principalmente com a instalação de grandes empresas mineradoras. É comprovado que a região Norte tem cerca de 1 milhão de Km² de área com potencial para a mineração. Os maiores pólos existentes são Serra dos Carajás e o município de Oriximiná, no Estado do Pará. A Makro Engenharia firmou contrato com a Mineração Rio do Norte – MRN, para o içamento e movimentação de cargas na estrutura da mina, utilizando os guindastes telescópicos, com capacidade de 130 a 220 toneladas, opera nas substituições de peneiras das cinco linhas da planta; na adequação do sistema de tubulações; e nas substituições dos filtros, dentre outras atividades. O projeto deve ser concluído no segundo semestre de 2013. A ampliação e melhoria no processo de beneficiamento da mina visa aumentar o valor agregado da bauxita, reduz a umidade dos produtos na planta e ainda traz ganho ambiental com a

redução de consumo de combustível na etapa de secagem do minério. “Um dos grandes desafios deste projeto é a montagem dos equipamentos e estruturas metálicas com a planta em operação”, explica Elieldo Oliveira, Supervisor da Makro.

Saiba Mais - A MRN é uma organização constituída por uma associação de empresas nacionais e estrangeiras que desde 1979 opera no oeste do Estado do Pará, com extração, beneficiamento e comercialização de bauxita. Situada em uma região conhecida como a maior produtora brasileira de bauxita, matéria-prima do alumínio e possui uma capacidade de produção instalada de 18,1 milhões de toneladas ao ano.

9


mercado

Setor eólico cresce e ganha visibilidade nacional O Ceará confirma sua vocação como pólo de energias renováveis e sediou no mês de março a 7ª edição do All About Energy.

Makro amplia sua participação em feiras e exposição ligadas ao segmento eólico e busca a liderança no segmento. Alinhamento entre a oferta e demanda garantem o investimento contínuo em capacitação de mão de obra e diferenciação nas soluções apresentadas para o segmento é um dos destaques da Makro.

Aproximadamente 80% da energia produzida no mundo, até 2050, serão de fontes renováveis, conforme dados do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC). O Ceará saiu a frente desse negócio e conta, atualmente, com 19 parques eólicos em operação e a maior usina de energia solar fotovoltáica do País, pertencente ao Grupo EBX. De acordo com Elbia Melo, presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), as estimativas do Ministério de Minas e Energia (MME) indicam que a fonte eólica brasileira terá 16 Gigawatts (GW) instalados em 2021, participando com 9% na matriz elétrica. O evento que é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), se projeta como um instrumento que impulsiona novos negócios

10

no setor. “O All About Energy é muito importante para o Ceará em função daquilo que o Estado já tem como potencial de geração de energia eólica e solar”. Afirma Roberto Smith, presidente da Adece. De acordo com Elbia Melo, o All About Energy possui grande relevância no setor ao proporcionar discussões técnicas e reunir empresários com foco nos investimentos em energia renováveis. A executiva afirmou que o Ceará é pioneiro no desenvolvimento de parques eólicos comerciais no Brasil e o crescimento da economia e a realização de leilões de energia elétrica, podem fazer com que a fonte eólica continue em expansão e colabore cada vez mais com a segurança do suprimento de energia no País. Este ano, com espaço físico ampliado, foram compartilhadas experiências e histórias de sucesso no ramo de energias


mercado

Governador do Estado, Cid Gomes, prestigia a Makro em visita ao estande durante o All About Energy 2013. Parceria público-privada leva desenvolvimento para o Ceará.

renováveis, know-how, estratégias, tecnologias e projetos de nível nacional e internacional.

credibailidade que a Makro conquistou”, afirma Fernando Rodrigues, CEO da Makro Engenharia.

Em entrevista a imprensa, a presidente executiva da All About Energy, Ivonice Campos, revelou que o Ceará é o líder nacional de discussões de políticas públicas voltadas para a geração de energias renováveis e suas respectivas regulamentações. De acordo com ela, foi a partir de encontros realizados em território cearense, um deles o Power Future, que saíram recomendações que inspiraram o Governo Federal a instalar cerca de 1.400 megawatts de energia eólica no País e deu origem a instalação de toda a indústria eólica no Brasil.

MAKRO WIND

A Makro, através da sua divisão Makro Wind foi patrocinadora do evento e apresentou a nova linha de conjuntos transportadores específicos para o transporte de componentes eólicos.

A Makro Wind foca seu trabalho na instalação, transporte e manutenção de turbinas eólicas em todo território nacional, atendendo o setor eólico com soluções integradas de gestão (Solução Turnkey), na qual, realiza toda a parte logística, instalação mecânica e elétrica das turbinas. Atua na gestão e execução de projetos realizando em suas operações o estudo de viabilidade técnica e segurança, com planos de rigging, desenvolvendo soluções através do seu departamento de engenharia de projetos.

“Participar de eventos como este onde podemos discutir e compartilhar conhecimentos e experiências acerca da matriz energética brasileira, seja ela renovável ou não, garante a Makro à integração com clientes, e reforça a presença da empresa no mercado nacional”. Afirma Rodrigo Rodrigues, Diretor de Gestão Estratégica. “Propor e executar as melhores soluções integradas para os serviços é a nossa missão, é o que propomos e fazemos há mais de 35 anos no mercado, o reflexo deste resultado são os investimentos em equipamentos adequados para atender esse segmento e uma equipe de alta performance, além da

Rodrigo Rodrigues, Diretor de Gestão Estratégica. Relacionamento com o clientes, fornecedores, parceiros permite maior alinhamento estratégico e integração com a cadeia produtiva.

11


eólica

Energia eólica: Planejamento e comprometimento na entrega Makro Wind, conclui obras de instalação de parque eólico no Ceará.

Guindastes telescópicos sobre pneus e treliçados sobreesteiras. Estudos de rigging para alinhamento do tipo de equipamento para realizar operações em conjunto.

Contratada pela Suzlon, a Makro realizou a implantação do parque eólico em Icaraí de Amontada, no Estado do Ceará. Na operação foram utilizados guindastes com capacidade de 220 a 750 toneladas. As operações consistiram no descarregamento e movimentação de pás e hubs, para montagem e içamento de turbinas eólicas, modelo S-88. Primando pela satisfação de seus clientes, a Makro disponibiliza para o setor eólico soluções integradas de gestão (Solução Turnkey), na qual realiza toda instalação mecânica e elétrica das turbinas. Dispõe de equipamentos específicos para o setor,

12

que possibilita melhor desempenho nas obras, além de uma equipe especializada, sem esquecer a segurança operacional que é fundamental neste tipo de projeto. Para o coordenador de projetos eólicos da Suzlon, Raymond Sideaux, o comprometimento e dedicação da equipe envolvida no projeto garantiu o cumprimento da meta, entregando o projeto concluído no prazo. “Fico muito grato pelo empenho da Makro. Cumprimos essa meta graças aos esforços de todos que participaram deste projeto. Afirma o Coordenador.


capacitação

Capacitação profissional: Foco no desenvolvimento Mão de obra capacitada para atender as demandas do mercado com competência e eficiência.

Centro de Treinamento próprio favorece a formação de mão de obra e proporciona o desenvolvimento do colaborador.

Para suprir a carência de mão de obra qualificada a Makro implantou no ano de 2010 uma área de T&D (Treinamento & Desenvolvimento). De lá para cá foram investidos mais de 2,5 milhões de reais na capacitação dos colaboradores. Foi empregado em média 34 horas aula/ano de treinamento por funcionário, com ações de educação corporativa e cursos complementares, além dos treinamentos específicos de formação de operadores em parceria com o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará, que já somam quatro turmas. Em 2012, a Makro lançou o Programa Capacitar, que tem como foco a formação de colaboradores a partir do compartilhamento de conhecimento. Para tanto, são identificados e formados os “multiplicadores” - profissionais da empresa que detém amplo conhecimento sobre um tema específico - e esses repassam seus conhecimentos aos demais funcionários, através de cursos e palestras.

Só no segundo semestre do ano de 2012, a Makro formou 12 multiplicadores na unidade de São Luís (MA), realizou 165 treinamentos, divididos entre a Matriz e suas Unidades de Negócios, e promoveu treinamentos técnicos, na Escola de Treinamento da Liebherr, em São Paulo (SP), e na fábrica da Link Belt, em Lexington, Kentucky , EUA, investiu também no aperfeiçoamento de línguas (idiomas) ofertando bolsas de estudos para inglês na escola de Embassy ECS e Cambridge, em Londres. “Ao investir na melhoria das competências profissionais estamos intensificando o aperfeiçoamento profissional dos nossos colaboradores e preparando nossa mão-de-obra para manter os serviços em níveis cada vez mais elevados de qualidade e satisfação para nossos clientes. Além disso, estamos investindo no maior patrimônio da empresa: o capital humano” comenta Fernando Filho, Diretor Administrativo Financeiro da Makro.

13


técnica

Comissão de Segurança discute novo modelo de trabalho Makro é convidada a fazer parte da Comissão de Engenharia e Segurança para Máquinas e Equipamentos.

Parceria entre organizações e empresas privadas para a promoção da segurança na área da engenharia de movimento.

A Makro Engenharia foi convidada para integrar a Comissão Permanente de Engenharia e Segurança para Máquinas e Equipamentos (CESME), organizada pelo Instituto Opus, através da Sobratema-Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção. Com o objetivo de uniformizar procedimentos na operação de equipamentos na área de movimentação de cargas, a Comissão visa garantir referências de boas práticas, produtividade e segurança, além da redução de acidentes e preservação da vida humana. “Convidamos a Makro para integrar a comissão, primeiro pelo posicionamento dela no mercado, por sua carteira e inúmeros projetos com a Vale, que é uma grande empresa formadora de opinião, mas principalmente por seu programa de treinamento e capacitação de profissionais, que hoje é um dos mais avançados”, afirma Wilson Melo, Diretor da SOBRATEMA. Os trabalhos tiveram início em setembro de 2012, e a primeira medida será sintetizar, unificar e regulamentar os cargos inerentes à movimentação de cargas junto a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). 14

Entre as empresas que compõe a CESME estão a Makro Engenharia, Odebrecht, IPS, Linkbelt, Opus /Sobratema, BMC, FCM Engenharia, Estaleiro Atlântico Sul, dentre outras. Mayko Almeida, Coordenador da Área de Treinamento da Makro, fala sobre a satisfação de compor a comissão. “A Makro possui um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas com padrões internacionais. A indicação da Sobratema para que a Makro compusesse a comissão de segurança como a única empresa do ramo de locações de equipamentos foi à consagração de um trabalho sério e comprometido, que já faz parte dos nossos valores e compromisso como empresa”, concluiu. Saiba mais: SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, está entre as mais importantes entidades do gênero e desde a sua fundação tem se dedicado a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações, participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e mineração.


reconhecimento

TOP Crane 2012: O “Oscar” da movimentação de carga Qualificação da área técnica rende premiação na categoria Plano de Rigging.

Projeto de rigging desenvolvido pela Makro para as obras da Copa da FIFA 2014 (Arena Castelão) é premiado no Top Crane 2012.

Pela segunda vez consecutiva a Makro é premiada no TOP Crane Brasil, o “Oscar” da movimentação de cargas no Brasil. O TOP Crane está em sua terceira edição, é realizado pela Revista Crane Brasil e premia as maiores e melhores empresas nacionais de elevação, movimentação e transporte de cargas. Em 2012 a Makro foi reconhecida nas categorias: “Plano de Rigging”, onde foram avaliados os planejamentos técnicos para as operações a serem executadas. E pela segunda vez consecutiva premiada na categoria “Responsabilidade Socioambiental”, onde foram observadas as ações e o investimento realizado pela empresa durante o ano de 2011. “Ter o reconhecimento das nossas ações socioambientais só reforça a nossa busca de fazer mais para o desenvolvimento das regiões em que atuamos.” Afirma Fernando Filho, Diretor Financeiro da Makro.

Na categoria Plano de Rigging, o projeto desenvolvido para o Estádio Arena Castelão, que sediará jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014, utilizando guindastes telescópicos com capacidade até 550 toneladas foi o grande destaque. Para manter-se atualizada, a área de Engenharia e Projetos de Rigging investe continuamente em tecnologia de hardware e software especializados que permitem realizar melhores e mais seguros projetos e com maior agilidade, na capacitação dos seus profissionais, formando uma equipe com conhecimento de engenharia aplicada em movimentação de cargas. “Receber mais uma vez um prêmio desse porte, só mostra que a Makro está no caminho certo e que nossos esforços e dedicação em propor e executar as melhores e mais seguras soluções em engenharia de movimento estão sendo reconhecidos.” Afirma Claúdio Morais, Gerente Técnico.

15


gestão

Conquistando e retendo talentos Lançamento do troféu em reconhecimento aos colaboradores que trabalham há mais de 10 anos na Makro.

Reconhecimento e capacitação, investimentos cada vez mais presente na Makro como formar de promover o desenvolvimento das pessoas na organização.

A Makro chega aos seus 35 anos investindo cada dia na valorização dos seus profissionais. Muitos deles fazem parte da história da empresa desde a sua fundação. E em 2012 instituiu o Troféu Francisco Eufrásio Filho, com o intuito de homenagear os colaboradores que trabalham há mais de 10, anos na casa.

para fazer da Makro uma empresa de sucesso.

Idealizado pelo diretor administrativo financeiro, Fernando Filho, em parceria com a área de Marketing, o troféu visa, além do reconhecimento dos profissionais da empresa, criar laços com as raízes da organização, por esse motivo a escolha do nome Francisco Eufrásio Filho, uma homenagem ao pai do fundador e presidente da Makro, o engenheiro Fernando Rodrigues.

“É uma homenagem para todos que trabalham na organização, uma forma de garantir que o trabalho é reconhecido”, comenta Cayo Silva, Coordenador de Marketing.

“A Makro cresce em ritmo muito acelerado e é preciso estar atento e investir para acompanhar tudo isso. Nada mais justo que reconhecer os esforços de quem se destaca e colabora com o desenvolvimento da nossa empresa por tanto tempo”, afirma Fernando Rodrigues. Durante o evento de lançamento do prêmio, a diretoria da empresa ressaltou a contribuição desses profissionais que, a cada dia, dedicam seu tempo, conhecimento e habilidades 16

“Dedicação, comprometimento, ética, profissionalismo, atitude, são palavras que combinam com os nossos colaboradores”, afirma Fernando Filho, Diretor Administrativo Financeiro.

Na primeira edição do Troféu Francisco Eufrásio Filho foram agraciados 21 colaboradores, entre eles o Sr. Francisco Eufrásio Filho (Pai do Presidente, Fernando Rodrigues). Saiba mais: TROFÉU FRANCISCO EUFRÁSIO FILHO - Foi desenvolvido com o objetivo de reconhecer os colaboradores que há mais de 10 anos se dedicam profissionalmente à Makro. O Troféu foi lançado em 2012 e anualmente será feita a premiação. A homenagem dissemina os valores da organização, que busca cada vez mais valorizar os talentos que fazem parte dos seus recursos humanos.


bate-bola

Bate-Bola com o Especialista Analisando a evolução do mercado de engenharia de movimento, nessa edição fizemos uma entrevista especial com o Diretor Comercial da Makro Engenharia David Rodrigues que você acompanha a seguir. David: Estamos bastante otimistas para 2013, pois será um ano de forte investimento em infraestrutura, devido a Copa do Mundo e as Olimpíadas, acreditamos também que os setores de Mineração e Energia vão continuar em ascensão. E a renovação de alguns contratos, o que já garantem a Makro um crescimento significativo neste ano. Temos planos de abrir novas filiais. Estimamos que seja investido aproximadamente R$ 120 milhões de reais no primeiro semestre. MNEWS: Como foi o ano de 2012 para a empresa?

“Investir para continuar crescendo. Pessoas, capacitação, equipamentos, segurança, relacionamento com clientes e fornecedores, essa é a matriz do nosso planejamento, é assim que visualizamos o crescimento sustentável”.

MNEWS: Como você vê o atual momento que vive o setor da locação de equipamentos para construção, não somente no Brasil, mas também em toda a América Latina? David: É crescente o volume de equipamentos locados no segmento da infraestrutura – nunca se alugou e comprou tanto equipamento como nos últimos cinco anos. Estamos vivendo um momento de consolidação – o mercado está amadurecendo – o que significa a seleção de empresas que se organizaram e estruturaram para absorver este ciclo de oportunidade espalhado em toda América Latina. Destacamos o Brasil como o principal agente desse novo ciclo de crescimento – gerando investimentos em diversos segmentos, que se direcionarmos para as obras de infraestrutura obteremos um montante de R$ 200 bilhões em projetos que envolvem ampliação de aeroportos, rodovias, ferrovias, refinarias, ampliação de portos, usinas hidrelétricas, termelétrica, eólicas entre outros. MakroNews: Quais são as perspectivas de crescimento da Makro para 2013? Quanto será investido?

David: O ano de 2012 foi melhor que o de 2011. Os segmentos que a Makro atua se desenvolveram, como: Infraestrutura, Mineração e principalmente Energia. Apesar da não execução de muitos projetos mapeados em 2011, projetos estruturantes foram implantados o que rendeu na visão da Makro um balanço positivo para o ano de 2012. Investimos em novas frotas de guindastes telescópicos sobre pneus, com capacidade até 550 toneladas, em novos modelos RT’S (Rough Terrain) 765E-2 e 890E e um lote de 60 guindautos, da fabricante Madal Palfinger, o que nos levou a uma taxa de crescimento de mais de 30% no ano. Investimos também na aquisição de novas áreas e na ampliação das unidades do Pará e Maranhão. Além do investimento de R$ 1,2 milhões na capacitação de mão de obra, que é um dos nossos diferenciais. Um dos investimentos mais importantes que a Makro fez neste ano, foi à abertura no de uma nova empresa no segmento de transportes especiais, adquirindo: Cavalos Mecânicos, linhas de eixos, pranchas diversas, modernas ferramentas tecnológicas de controle, além de uma equipe especializada na gestão de transportes. MakroNews: Com relação ao Brasil, quais são as principais tendências do mercado da locação? As empresas estão cada vez mais aderindo à locação de equipamentos ou muitas ainda preferem ter seus próprios equipamentos? David: O Brasil vive um dos melhores momentos em relação a obras que envolvem o segmento de infraestrutura, vem ganhando cada vez mais fôlego, com diversos projetos espalhados por todo o país e em várias áreas. Os investimentos em aquisição de equipamentos fizeram com que as empresas elevassem seus níveis de endividamento onde os projetos no passado consistiam em 80% de equipamentos próprios – atualmente essa relação gira em torno de 60% de terceiros e 40% próprio.

17


responsabilidade social

Ação Social leva encantamento a crianças e escola de comunitária Makro Engenharia realiza ação social e engaja colaboradores em projeto social.

Colaboradores apadrinham crianças e através da Fundação Raimundo Fagner levam alegria para comunidade assistida pela Makro Engenharia.

Atenta aos movimentos sociais e ao desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores a Makro realiza constantemente ações sociais a fim de diminuir as desigualdades sociais e proporcionar mais qualidade de vida às pessoas. Anualmente a Makro realiza campanha de volutariado através do Programa de Voluntários da Makro, que tem o objetivo de desenvolver uma cultura solidária e de responsabilidade socioambiental entre seus colaboradores. Como resultado desse valor, está o engajamento dos colaboradores em ações de arrecadação de material escolar, realizado pela Unidade do Maranhão, na qual resultou em 1000 kits escolares que foram doados as crianças de uma escola comunitária nas proximidades do Porto do Itaqui, em São Luís (MA). A ação desenvolvida pelos colaboradores da Makro, principalmente a equipe operacional que abraçou a causa e se engajou na ação, ajudou mais de 300 crianças.

18

“É uma satisfação inigualável trabalhar em uma empresa que além de contribuir para o crescimento do País, se preocupa com o desenvolvimento da comunidade local. Sei que a ação ajudou muitas crianças, mas tenho certeza que ajudou muito mais na formação de cada um de nós enquanto cidadãos”, comenta George Gonçalves, Coordenador de Operações da Makro. Além das ações pontuais, a Makro mantém parceria com a Fundação Raimundo Fagner e durante todo ano desenvolve projetos voltados para a educação e sustentabilidade, através do engajamento de seus colaboradores. Saiba Mais - A Fundação Raimundo Fagner é uma instituição não governamental e tem como objetivos contribuir para a criação de condições e oportunidades para que crianças e adolescentes possam desenvolver plenamente o seu potencial como pessoa, cidadãos e futuros profissionais. Atualmente atende a um público formado por 370 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 - 17 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino.


A força dos ventos tem nos levado cada dia mais alto.

www.makroengenharia.com.br

A tradição e a qualidade superior da Makro Engenharia revolucionando o setor de energia eólica.

Matriz: BR 116, Km 14, nº 4921 | Fortaleza | Ce | 85 3444.3000 Unidades de Negócios: Parauapebas (PA) | São Luís (MA) Manaus (AM) | Recife (PE) | Guamaré (RN) | São Paulo (SP)

Visite-nos | Stand 96 - 99 Centro de Convenções Sul América Rio de Janeiro-RJ


www.makroengenharia.com.br BR 116, km 14, nยบ 4921 | Paupina Fortaleza | Cearรก | Brasil + 55 85 3444.3000 | 3444.3104 transportes@makroengenharia.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.