Por Bianca clark e Garda GurGel Fotos divulGação
make-up
UM LUXO DE FESTA
Sofisticada, glamourosa, radiante. Assim deve ser a maquiagem para as festas do verão. Mesmo os looks mais simples precisam de um misto de sensualidade e sofisticação. Mas a novidade fica por conta das cores. Na nova estação, elas surgem misturadas em blocos e até em versões fluorescentes. Já a pele é mate e aveludada, porém sem deixar o brilho de lado. O olhar esfumado continua em alta, agora com pitadas de azul, verde ou violeta.
A
s grifes internacionais de beleza apostam na sofisticação com um toque de magia para seus looks de festa. Na campanha da coleção Belle de Nuit de Guerlain, a top Natalia Vodianova traduz a proposta imaginada pelo beauty stylist Olivier Echaudemaison. Vale a pena destacar o gesto realizado para aplicar o novo pó em spray – e perfumado – da marca, Vol de Nuit, que tem reflexos irisados e pode ser usado tanto no rosto como no corpo. Nos olhos, predominam as cores intensas do crepúsculo, em texturas mate ou brilhante, como os nacarados luminosos de azul, cinza e verde, contrastando com lábios rosados ou vermelhos bem escuros. A boca ultrabrilhante e transparente também é uma opção que não deve ser descartada. Para um uma beleza mais nude e suave, os looks da coleção Passion, da Clarins, lançada especialmente para as festas de fim de ano, é uma ótima opção. Tez perfeita, blush de cor neutra e pálpebras realçadas por tonalidades minerais, alguns poucos contrastes, e sem o tradicional contorno com lápis ou delineador. Os olhos azuis são sublimados em tons de cinza, enquanto os naturalmente verdes ganham destaque com pinceladas em cor de ameixa ou marrom. Para os castanhos, as nuances de cáqui, cinza-escuro e marrom acobreado são as apostas da marca francesa. Tudo com muita máscara preta nos cílios, claro. A pele merece um capítulo à parte, embora nem sempre seja valorizada como deveria. Os olhos costumam ser o centro das atenções dos looks de festa, mas o grande fundamento de um make bem elaborado está na uniformização da tez, com corretivos, bases, pós translúscidos e blush aplicados de maneira certa. “Como o verão é uma estação que inspira leveza, a cobertura da pele deve ser suave e natural. As texturas finas estão em alta também para as produções de gala, assim como os iluminadores”, garante a maquiadora Isabela Canhoto, do salão Torriton Taunay, em Curitiba.
Uniformizar e corrigir Na verdade, a preparação da pele deve começar bem antes do make propriamente dito. A limpeza com produtos adequados às necessidades de cada tipo de pele é, segundo Alana Musy, maquiadora da Catharine Hill, o segredo para a fixação de bases, sombras, delineadores e batons. “O primeiro passo é remover todos os resíduos com fórmulas de limpeza, demaquilantes ou apenas com água e sabonete neutro. Depois aplicar um tônico facial adstringente, no caso das peles oleosas, para contrair os poros e equilibrar a produção de sebo,
ou refrescante, para acalmar as mais ressecadas e sensíveis. O último passo é a hidratação com produtos oil free”, explica Alana. O primer é outro item indispensável, como lembra a beauty stylist carioca Érika Monteiro. Transparente ou da mesma cor da base, o produto deve ser aplicado em todo o rosto, não só para garantir a fixação dos cosméticos seguintes, como para proteger a pele das agressões, fechar os poros e disfarçar as rugas, dando aquele aspecto de pele aveludada. Quanto mais impecável for esse acabamento, melhor o resultado”, explica. As correções de luz e sombra não podem faltar em um bom make-up. Iluminar algumas áreas do rosto é fundamental, mas nem sempre se precisa usar pós iluminadores para fazer isto. “O mesmo efeito pode ser obtido com corretivos mais claros ou com uma base em um tom abaixo da cor da pele”, ensina Érika. A correção de algumas áreas deve ser feita justamente com truques de sombra, usando bases e pós em tons mais escuros, para definir o contorno do rosto. Entre os chamados truques de correção, Juliane Vieira, treinadora da Frajo Internacional de Cosméticos, distribuidora no Brasil de marcas como Revlon e ArtDeco, recomenda iluminar os pontos da chamada zona T – centro da testa, nariz e queixo –, asism como os da região V do rosto – testa, olhos, laterais do nariz e abaixo da boca. “Mas isso não é uma regra rígida, porque tudo depende do formato do rosto. Muitas vezes, por exemplo, ilumino a área do osso zigomático, abaixo dos olhos e nas maçãs do rosto”, diz Juliene. Outro craque dos pincéis, Fernando Torquatto, consultor da marca O Boticário e supervisor de maquiagem da Rede Globo, revela seu truque: “Aplicar o iluminador em pó com um pincel macio na região das maçãs do rosto, bem acima do blush, dos cantos em direção às têmporas. No final da maquiagem, vale passar o produto também no contorno do lábio inferior. O efeito fica incrível nas fotos. É o que fazem as estrelas de cinema que a gente vê nas cerimônias de tapete vermelho”, conta.
TexTUra seca & ToqUes doUrados Esta dupla é o grande hit da temporada. Por isso, está mais do que na hora de investir em bases líquidas de efeito mate, mas com um pouquinho de brilho em sua formulação, como lembra Érika Monteiro. Na hora de espalhar bem o produto de maneira uniforme por todo o rosto, o maquiador Sadi Consati, consultor estratégico de O Boticário, recomenda usar a ponta dos dedos mesmo, procurando manter uma camada bem fininha.
34
make up 31.indd 34
11/8/2011 9:06:27 PM