Page 1

A revistA de tendênciAs em cAbelos e belezA do mercAdo brAsileiro

MILENA TOSCANO O CORTE CAMPEÃO DE AUDIÊNCIA DE FINA ESTAMPA

VISUAIS DE FESTA • Os melhOres lOOks da cOiffure francesa • make-up para as nOites de verãO • nOvidades para bOtar as unhas de fOra

EDIÇÃO DE ANIVERSÁRIO 5 ANOS COM VOCÊ capa sin lombada.indd 1

A VOLTA DAS LOURAS nOvas cOres, técnicas e truques dOs cOlOristas para lOurOs perfeitOs

O BRILHO DAS NOIVAS • penteadOs da última cOleçãO de paulO persil • chignOns by michel dervyn e Jacques dessange • dicas dOs experts para O lOOk tOtal dO grande dia Nº 31 ISSN 1981-2914

R$ 9,90

11/9/2011 8:45:49 PM


sumário

26

44

MILENA TOSCANO FOTOGRAFADA POR NANA MORAES VESTE NA CAPA COLLANT DE CONSTANÇA WHITAKER E ANÉIS CAMILA KLEIN. AQUI A ATRIZ USA BLUSA DA SACADA. STYLING: CRISTINA FRANÇA BELEZA: TON REIS TRATAMENTO DIGITAL: STUDIO OCTAVIO DUARTE

34

48

18

12

O QUE HÁ DE NOVO

18

ESTRELA DA CAPA Milena Toscano

24

MAKING OF The body

26 44 48 52

FASHION LOOK Topetes de luxo Acessórios fascinantes O brilho da noiva Noivas de Paulo Persil

30

INTERCOLLECTION Glamour by Lauro Boos

34

MAKEUP Um luxo de festa

40

TRENDS O novo homem por Klaus Peter Ochs

56

EM FOCO Meu produto de fé

62

COLORAÇÃO Summer blondes

68

STYLING Frizz nunca mais!

70

DOSSIÊ Fórmulas da nutrição

74

PÉS & MÃOS Unhas de festa

78

DICAS DE MESTRE

80 82 84

PASSO A PASSOS Ouro e cobre em alta A loura virou ruiva Linda e loura

86

PERFIL Errol Douglas

88

DESIGN

94

SUPERNOVAS

96

HAIR NEWS VII Beauty Fair

102

LANÇAMENTOS

108

VITRINE

110

AGENDA

111

SEU ESPAÇO

112

ONDE ENCONTRAR

8

sumario31.indd 8

11/8/2011 8:27:45 PM


editorial NEANDRO FERREIRA COM MILENA TOSCANO EM FOTO DE NANA MORAES

BE FESTA! BE FASHION faz aniversário. Você tinha esquecido? Vamos relembrar então... A revista foi lançada em novembro de 2006, trazendo na capa a atriz Luana Piovani, fotografada por Nana Moraes. Não por acaso, nossa comemoração coincide sempre com as festas de fim de ano. Planejamos cuidadosamente o lançamento da primeira edição para aproveitar o clima de festa do período que antecede o Natal e o réveillon. Durante estes cinco anos no mercado editorial especializado em cabelos e beleza, procuramos antecipar sempre as novidades, as tendências internacionais e as informações necessárias para a atualização profissional dos nossos leitores, mas sem abrir mão de ser a mais fashion das publi-

cações do segmento. Nesta edição, esta proposta fashion começa por nossa capa: Milena Toscano, produzida pelos fashionistas Neandro Ferreira e Ton Reis, com uma atitude pra lá de fashion. As fotos são de Nana Moraes e festa, claro, nosso tema principal. Penteados superelaborados, ideias para noivas, acessórios diferentes para os cabelos, make-up e unhas para noites muito especiais, tudo isto e muito mais você encontra nas próximas páginas. Aproveitamos para desejar um Feliz Natal e um ano novo muito fashion para você. Até 2012!

Carlos Clur

10

editoria 31.indd 10

11/8/2011 10:04:24 PM


o que há de novo

EDIÇÃO MARILENA BELACIANO FOTOS DIVULGAÇÃO

CREME SOFT O designer de moda espanhol Josep Font buscou inspiração na poesia barroca e na jovialidade feminina para criar as novas embalagens do creme Nivea Soft, em edição limitada. A versão Mar faz referência a sereias. Já a edição Sonhos evoca um mundo noturno cheio de mistérios, representado por estrelas e paisagens exuberantes. Suave, de fácil aplicação e rápida absorção, o creme pode ser usado no rosto, no corpo e nas mãos. A fórmula contém jojoba e vitamina E, que hidratam e nutrem a pele.

ELIXIR DA JUVENTUDE Active Dermato Nanoserum Elixir, de O Boticário, é o primeiro produto do mundo desenvolvido com tripla nanotecnologia. A fórmula penetra de forma direcionada nas três diferentes camadas da pele: estrato córneo, epiderme e derme. Indicada para retardar os sinais de envelhecimento, potencializa e acelera os resultados do tratamento facial, deixando a pele firme, lisa e uniforme.

TOP RUSSA NO VERÃO A campanha do verão 2012 da Àgatha é estrelada pela russa Kristy Kaurova. A top já desfilou para grifes famosas como Givenchy, Marc Jacobs, Prada, Miu Miu e Calvin Klein. Com styling de Pedro Sales e beleza de Ricardo dos Anjos, a coleção da estilista Ceiça Gioielli traz um clima clean, com formas arredondadas e comprimentos míni, em cores claras, especialmente o branco, pontuado por tons fortes.

NOTAS MUSICAIS A cantora e atriz Fergie acaba de lançar seu segundo perfume pela Avon. Outspoken Intense by Fergie é um floral frutal criado especialmente para a mulher que gosta de ser o centro das atenções, provocante e sexy. As notas de saída de carambola, amora e kumquat se encontram com um corpo com toques de gardênia, flor de laranjeira e flor de maracujá. Nas notas de fundo, nuances de almíscar, âmbar branco e cedro claro.

12

O QUE HA DE NOVO 31.indd 12

11/8/2011 8:55:44 PM


o que há de novo SEM INJEÇÃO Os laboratórios da Avon desenvolveram dois produtos como alternativas aos procedimentos estéticos injetáveis. Renew Clinical Lift & Firm Pro Serum, sérum facial de efeito lifting, e Renew Clinical Eye Lift Pro, creme e gel corretores para a área dos olhos, atuam instantaneamente para levantar e firmar a pele. Formulados com um polímero que proporciona firmeza e pérolas pro-firming, que contêm arginina, aumentam a produção natural de elastina da pele.

BE COOL!

O verão 2012 da grife Claudia Simões deixa a mulher muito feminina. Com inspiração nos anos 60 e 70, a coleção Be Cool traz um mix de silhuetas marcantes em looks bem leves e urbanos. Entre os tecidos, linhos, tricolines, rendas, sedas e organzas. Na cartela de cores, branco, laranja, rosa, amarelo, verde, marinho e tons pastel. Nos acessórios, destaque para as bolsas de palha colorida e as sandálias com salto anabela.

CORES QUENTES Hot Colours, a coleção da Ferni para o verão 2012, aposta em tonalidades quentes. Fúcsia, azul cobalto e vermelho estão entre os tons que colorem as peças. Bolsas e sandálias vêm em tecidos nobres, como cetim e voile, contrastando com naturais, como juta e linho.

REFRESCO PARA O VERÃO Primeira fragrância com edição limitada da marca Davidoff, Cool Water Summer Dive foi criada especialmente para o verão. Refrescante e revigorante, dá a sensação de um banho gelado. A versão masculina reúne notas cítricas, como casca de limão, tangerina e toranja, além de manjericão, sálvia e junípero. Mais sensual, a fragrância feminina mescla toques florais e frutais de melão, abacaxi, menta, água de violeta, flor de lótus e flor de íris.

14

O QUE HA DE NOVO 31.indd 14

11/8/2011 8:56:02 PM


o que há de novo

PARA MAMÃES E BEBÊS A marca francesa L’Occitane está lançando a linha Mom & Baby. São quatro produtos à base de karité para mamães e bebês: sabonete líquido, loção, creme e bálsamo, que cuidam, hidratam e reparam a pele. Desenvolvidas sob a supervisão de pediatras, as fórmulas foram testadas dermatologicamente.

LÁBIOS E OLHOS REJUVENESCIDOS

PERFUME DE ESTRELA Reveal, nova fragrância de Halle Berry, foi criada para revelar toda a sensualidade de mulheres sedutoras como a atriz americana. No buquê, destaque para as flores de íris e mimosa, favoritas de Halle, além de pêssego, melão, vetiver, caxemira e almíscar. O resultado é um perfume quente e sensual, mas com um toque de sofisticação.

A linha Neovadiol GF, da Vichy, ganhou um produto para o contorno dos lábios e dos olhos. Com ativos especiais, estimula os fatores de crescimento, reestrutura as camadas da pele, garante o preenchimento cutâneo e a coesão da derme e tem ainda ação clareadora. Manteiga de karité e cera de abelhas presentes na fórmula hidratam e suavizam as rugas. A embalagem com ponta metálica de efeito gelado se adapta às regiões dos olhos e da boca, facilitando a aplicação do creme.

BASE ILUMINADORA Skin Illusion SPF10, da Clarins, com extratos naturais de plantas, mantém a hidratação natural da pele. Na fórmula, o complexo LightOptimizing+ evita o ressecamento e o filtro solar fator 10 oferece proteção contra os raios UVA e UVB. A base garante uniformização perfeita, minimizando as rugas e as marcas de expressão.

16

O QUE HA DE NOVO 31.indd 16

11/8/2011 8:56:24 PM


estrela da capa

POR FÁTIMA TELLES STYLING CRISTINA FRANÇA CABELOS NEANDRO FERREIRA

MAKEUP TON REIS ASSISTENTES DE PRODUÇÃO MARIANA CORREIA E JULIANA FRANÇA TRATAMENTO DIGITAL STUDIO OCTAVIO DUARTE

MILENA TOSCANO OLHOS DE GATA

Os olhos verdes amendoados dominam a cena em Fina Estampa. Seu corte de cabelo já entrou para a galeria dos looks mais comentados da Central de Telespectadores (CAT). Mas, com certeza, o sucesso da atriz que interpreta a Vanessa na novela das oito vai além do visual. Milena Toscano, que, apesar dos seus 27 anos, coleciona uma longa lista de trabalhos em TV, cinema e teatro, já garantiu lugar no primeiro time de estrelas da Globo.

N

ão por acaso, em sua novela anterior, Araguaia , na mesma emissora, Milena viveu a protagonista da trama. Seu papel foi elogiadíssimo, e ela, apontada como uma das mais talentosas atrizes jovens do momento. Em apenas sete anos de carreira na telinha, a atriz já contabiliza mais de 10 novelas e minisséries. No cinema, estreou em 2001 com o filme Memórias Póstumas e fez ainda Olga (2004) e Sem Controle (2007). Por este último, ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema Brasileiro de 2008, em Miami. No ano seguinte, foi novamente premiada pelo curta Inverno , no Festival de Cinema Brasileiro Latino no Paraná. Mas a atriz estudou bastante para chegar aonde chegou. Ainda como modelo da Ford, fez Oficina de Atores da Globo, estudou cinema no Studio Fátima Toledo e teatro na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). S u a p e rs o n a g e m Va n e ss a , e m Fina Estampa, promete ainda muitas emoções. Atrevida, ela dá em cima abertamente do patrão (Dalton Vigh), pai de sua melhor amiga (Adriana Birolli). “Ela acaba se apaixonando de verdade pelo René (Dalton Vigh), dono do restaurante

Le Velmont, mas, como é ambiciosa, não dá para saber até onde ela vai. A cada bloco de capítulos que recebo, eu me surpreendo. Não sei de quem a Vanessa será capaz de passar por cima, porque ela é bem ousada.”

O CABELO DA HORA Ousado também é o cabelo da personagem. O corte leva a assinatura de Neandro Ferreira, do Crystal Hair Leblon, que sempre cria looks marcantes para personagens de TV. O visual de Vanessa/Milena já virou best-seller e é um dos que recebem mais pedidos de informações pela Central de Telespectadores (CAT) da Globo. Segundo o hairstylist carioca, o corte em graduação, assimétrico, tem nuca gráfica e uma desconexão na lateral direita e no topo. Versátil, permite criar diversos penteados, como os que ele fez neste ensaio fotográfico para a BE FASHION. Neandro diz que é uma releitura de um corte famoso nos anos 60, o Five Points , de Vidal Sassoon. Na novela, o cabelo é trabalhado com prancha para garantir o resultado que aparece em cena. A

cor, assinada por Felipe Freitas, do mesmo salão, tem efeito 3D, com três tons de louro. A atriz costuma hidratar os fios quando vai ao Crystal Hair para fazer manutenção do corte. Em casa, procura variar os produtos, porque acha que o cabelo se acostuma com os ativos das fórmulas e o efeito acaba não sendo o mesmo que o do começo. No momento, ela usa a linha Color da Kérastase. Milena, que adora mudar de visual, conta que gostaria de experimentar um cabelo comprido com franja ou um cacheado escuro para compor o looks de uma próxima personagem. “Ruivo não ficaria bem para mim, porque minha pele é meio amarelada.” A maquiagem faz parte do seu trabalho. Mas, no dia a dia, usa apenas corretivo da Kryolan, rímel e blush da Lancôme e um batom nude. À noite, faz um make-up mais caprichado: olhos esfumaçados com lápis preto da Natura e muita máscara de cílios. “Não consigo fazer contorno com delineador, só com lápis”, explica. A pele é boa e, por isso, ela nunca precisou fazer peeling, mas toma alguns cuidados. À noite, retira sempre a maquiagem, lava o rosto com Cetaphil, passa o

18

mat capa 31.indd 18

11/8/2011 8:57:39 PM


Camiseta branca da Lucci e colar de Camile Klein

19

mat capa 31.indd 19

11/8/2011 8:57:57 PM


estrela da capa tônico Effaclar, de La RochePosay, e, em seguida, o creme Génifique, de Lancôme. Durante o dia, usa Redermic, de La Roche-Posay, e depois o protetor solar Helioblock. No corpo, passa o hidratante Iso Urea Creme, de La RochePosay, e de vez em quando, no banho, um óleo trifásico da Natura. Sempre que pode, faz drenagem linfática.

FORMA PERFEITA Milena tem um corpo perfeito, com cintura fina e bem-marcada. Afinal, não é qualquer uma que poderia vestir sem medo o macacão branco super colante usado na produção da nossa capa. Exercícios e uma alimentação balanceada são os responsáveis por sua excelente forma. Sua dieta diária inclui apenas grelhados, legumes, verduras e arroz integral. Faz pilates três vezes por semana e malha em uma academia sempre que tem tempo. “Como de tudo, mas mantenho hábitos saudáveis e procuro não ficar neurótica nem com academia nem com dieta.”

Blusa em ráfia com flores da Sacada e short da Avec

A genética ajuda, já que ela não engorda com facilidade. Como adora cozinhar, quase não come na rua e não gosta de fast-food. Só precisou fazer dieta uma vez, para o filme Olga , quando teve que emagrecer dez quilos. “Pela manhã, tomava só uma vitamina com beterraba, verduras e cenoura. Almoçava salada e um grelhado. Comia uma barrinha de cereal à tarde e, à noite, tomava sopa”, conta. Há pouco tempo, Milena participou da Dança dos Famosos, no Programa do Faustão . “Eu nunca havia dançado. Apenas tinha aprendido um pouco de forró para a novela Araguaia . Aparecer ao vivo no Faustão, mostrando o que aprendi em apenas quatro dias, me deixou muito nervosa. Mas adorei e senti orgulho por ter ido tão longe”, confessa.

20

mat capa 31.indd 20

11/8/2011 8:58:27 PM


NA MEDIDA Peso: 50kg AlturA: 1,70m MAnequiM: 36 Busto: 88cm CinturA: 67cm quAdris: 94cm sAPAtos: 37

Regiane usa vestido Macacรฃo em Lycra branca de rosa da Forum Constanรงa Whitaker

21

mat capa 31.indd 21

11/8/2011 8:58:43 PM


estrela da capa CONVERSA DE CAMARIM O QUE VOCÊ NÃO USARIA: botas brancas de cano longo PERFUME: “Para a noite, Burberry Sport. Para o dia, Natura Mamãe Bebê ou Lavanda Johnson’s.” ESMALTE: “Atualmente, só uso a tonalidade Garota Verão, da Colorama, que é a cor da personagem. Não gosto de cintilantes, nem de branquinhos. Prefiro os esmaltes cremosos e que cubram as unhas. Nos pés, só base.” MANIA DE COMPRAR: “Temperos. Adoro cozinhar.” PRATO PREDILETO: arroz com feijão NÃO FALTA NA SUA GELADEIRA:“Alho. Adoro.” SALADA:“Gosto de folhas mais amargas, como agrião e rúcula, com tomate, palmito e cenoura.” PECADO DA GULA: chocolate HOMEM BONITO: Rodrigo Santoro SANTO DE DEVOÇÃO: Nossa Senhora de Aparecida O QUE MAIS INCOMODA: inveja LUGAR QUE AMOU: “Araguaia, onde gravei a novela do mesmo nome. Eu me apaixonei por aquela exuberância da natureza.”

Vestido Red Valentino para Avec, pulseiras Camile Klein e sapatos Santa Lola

22

mat capa 31.indd 22

11/8/2011 8:58:56 PM


making of

POR MARILENA BELACIANO FOTOS VIRNA SANTOLIA

THE BODY 1- Ton Reis fez um make-up com olhos bem marcados, para realçar o olhar de gata da atriz.

Quando ela chegou ao estúdio de Nana Moraes, de cara lavada e roupa descontraída, parecia apenas uma jovem bonita, igual a tantas outras com as quais esbarramos nas ruas. No camarim, Ton Reis começou a transformação. Em pouco tempo, Milena virou uma mulher linda. Olhos de gata, boca – e que boca – suavemente marcada. Depois, foi a vez de Neandro Ferreira, autor do corte que já entrou para a galeria dos mais pedidos da Globo, dar seu toque de mestre no cabelo. As produtoras Cristina e Juliana França entraram em ação. Todas as roupas vestiram bem, mas o body branco, justérrimo, ideia do Neandro, ficou um espetáculo. Caiu como uma luva no corpo perfeito da atriz.

1

2

3

4

5

6

2 - O beauty stylist usou sombras em tons de terra nos olhos e um blush rosado para destacar as maçãs do rosto. 3 - Ton deixou a boca bem suave, com contorno, batom e gloss em tons de rosa claro. 4 - Já maquiada, Milena mostra as unhas pintadas com um vermelho alaranjado. A cor é Garota Verão, da Colorama, a mesma que sua personagem usa na novela. 5 - Neandro conversa com a atriz e explica que o corte que fez nela é muito versátil. Por isso, ele vai poder fazer vários looks diferentes para a sessão fotográfica. 6 - O hairstylist fez chapinha, para deixar os fios bem lisos, mas, perfeccionista, apara a nuca à máquina. Detalhe: Neandro já tinha retocado o corte dois dias antes no salão. 7 - Milena posa cheia de atitude para as lentes de Nana Moraes.

7

8

8 - Milena vestida com o body branco, supercolante. Nenhuma gordurinha, nada. Motivo de inveja – do bem – generalizada na sessão fotográfica. 9 - A equipe reunida no set: da esquerda para a direita: Cristina França, Ton Reis, Milena Toscano, Fatima Telles, Marilena Belaciano e Neandro Ferreira. Agachados, Juliana França e Everaldo Toledo.

9

24

MAKING OF.indd 24

11/8/2011 9:03:46 PM


fashion look TEXTO RENATA BERN FOTOS DIVULGAÇÃO

TOPETES DE LUXO Longos, médios ou Curt s, os cabelos ganham formas esculturais e cores luminosas na nova coleção da Cebado. O creative team da rede de salões espanhola criou penteados elegantes e sofisticados especialmente para festas, mas com um toque contemporâneo. Nos looks, a tônica é o volume no alto da cabeça, tanto para eles quanto para elas. 26

fashion look cebado.indd 26

11/8/2011 9:33:29 PM


Na página ao lado, o chignon valoriza o cabelo louro e liso, concentrando volume e movimento no alto da cabeça. Finalizada com mousse e um pouco de spray, a franja forma um topete estruturado.

Inspirado no visual eternizado pelo ator James Dean, o corte masculino tem volume no alto, costeletas desenhadas, laterais e nuca batida. O styling dá forma a um topete volumoso e estruturado. O penteado feminino contrapõe a sofisticação do coque de cachos com a jovialidade da franja lisa e espessa.

27

fashion look cebado.indd 27

11/8/2011 9:33:46 PM


fashion look

O cabelo curto ganha versão de festa by Cebado. O styling utilizando as mãos, com mousse e pomada, dá movimento aos fios, trabalhando toda a franja para a lateral e concentrando volume no topo da cabeça e na nuca.

Com laterais bem repuxadas, testa livre e volume na frente e no alto, o penteado preso também investe em um topete sofisticado. Atrás, as pontas ficam levemente onduladas, graças à finalização com mousse e babyliss.

O look feminino explora o volume na parte de trás da cabeça e na franja trabalhada para cima, finalizada com muito spray. Com inspiração nos anos 50, o corte masculino também é volumoso no alto e tem costeletas médias e topete estruturado.

28

fashion look cebado.indd 28

11/8/2011 9:34:08 PM


intercollection TEXTO RENATA BERN FOTOS MOISÉS MORAES/DIVULGAÇÃO CABELOS LAURO SOARES BOOS ASSISTENTE TIAGO FRANCISCO MAKEUP RAFAEL GUAPIANO STYLING JORGE MARCELO OLIVEIRA TRATAMENTO DIGITAL MÁRCIO DALMASO

GLAMOUR

BY LAURO BOOS

Nova York, Tóquio, Paris, Toronto, Milão, Londres, Rio de Janeiro, São Paulo. Foi na moda globalizada das grandes metrópoles que o hairstylist Lauro Soares Boos buscou inspiração para criar Sexy Town Collection, especialmente para a Aspa Cosméticos. Na coleção predominam looks ousados e penteados sofisticados, ideais para festas. Com toques retrô, todos os visuais foram finalizados com os produtos de styling da marca. 30

intercollection lauro boos aspa.indd 30

11/8/2011 9:50:12 PM


Na página ao lado, um penteado ao mesmo tempo simples e sofisticado para festas. Centralizado na parte de trás da cabeça, o chignon tradicional tem mechas fininhas arrematando o coque.

No melhor estilo diva, o cabelo longo ganha um ar romântico repartido do lado e trabalhado com ondas largas e bem marcadas. Na coloração, predomínio do tom louro-claríssimo.

31

intercollection lauro boos aspa.indd 31

11/8/2011 9:50:27 PM


intercollection

Os fios foram todos trabalhados para trás e para o alto com os dedos, ganhando volume no topo da cabeça. Modeladas para dentro e presas por grampos, as pontas do cabelo deram forma a um coque chignon estilizado.

Cortado em camadas, o carré tem a lateral direita batida e volume no alto da cabeça. A franja farta, trabalhada lateralmente, ganha movimento por meio da finalização com pomada. O tom cobre destaca as ondas do cabelo.

Definido no styling com gel, o corte curto ganha um efeito molhado. Trabalhada toda para o lado, a franja exibe leve ondulação. Na coloração, destaque para o tom de rubi.

32

intercollection lauro boos aspa.indd 32

11/8/2011 9:50:51 PM


Por Bianca clark e Garda GurGel Fotos divulGação

make-up

UM LUXO DE FESTA

Sofisticada, glamourosa, radiante. Assim deve ser a maquiagem para as festas do verão. Mesmo os looks mais simples precisam de um misto de sensualidade e sofisticação. Mas a novidade fica por conta das cores. Na nova estação, elas surgem misturadas em blocos e até em versões fluorescentes. Já a pele é mate e aveludada, porém sem deixar o brilho de lado. O olhar esfumado continua em alta, agora com pitadas de azul, verde ou violeta.

A

s grifes internacionais de beleza apostam na sofisticação com um toque de magia para seus looks de festa. Na campanha da coleção Belle de Nuit de Guerlain, a top Natalia Vodianova traduz a proposta imaginada pelo beauty stylist Olivier Echaudemaison. Vale a pena destacar o gesto realizado para aplicar o novo pó em spray – e perfumado – da marca, Vol de Nuit, que tem reflexos irisados e pode ser usado tanto no rosto como no corpo. Nos olhos, predominam as cores intensas do crepúsculo, em texturas mate ou brilhante, como os nacarados luminosos de azul, cinza e verde, contrastando com lábios rosados ou vermelhos bem escuros. A boca ultrabrilhante e transparente também é uma opção que não deve ser descartada. Para um uma beleza mais nude e suave, os looks da coleção Passion, da Clarins, lançada especialmente para as festas de fim de ano, é uma ótima opção. Tez perfeita, blush de cor neutra e pálpebras realçadas por tonalidades minerais, alguns poucos contrastes, e sem o tradicional contorno com lápis ou delineador. Os olhos azuis são sublimados em tons de cinza, enquanto os naturalmente verdes ganham destaque com pinceladas em cor de ameixa ou marrom. Para os castanhos, as nuances de cáqui, cinza-escuro e marrom acobreado são as apostas da marca francesa. Tudo com muita máscara preta nos cílios, claro. A pele merece um capítulo à parte, embora nem sempre seja valorizada como deveria. Os olhos costumam ser o centro das atenções dos looks de festa, mas o grande fundamento de um make bem elaborado está na uniformização da tez, com corretivos, bases, pós translúscidos e blush aplicados de maneira certa. “Como o verão é uma estação que inspira leveza, a cobertura da pele deve ser suave e natural. As texturas finas estão em alta também para as produções de gala, assim como os iluminadores”, garante a maquiadora Isabela Canhoto, do salão Torriton Taunay, em Curitiba.

Uniformizar e corrigir Na verdade, a preparação da pele deve começar bem antes do make propriamente dito. A limpeza com produtos adequados às necessidades de cada tipo de pele é, segundo Alana Musy, maquiadora da Catharine Hill, o segredo para a fixação de bases, sombras, delineadores e batons. “O primeiro passo é remover todos os resíduos com fórmulas de limpeza, demaquilantes ou apenas com água e sabonete neutro. Depois aplicar um tônico facial adstringente, no caso das peles oleosas, para contrair os poros e equilibrar a produção de sebo,

ou refrescante, para acalmar as mais ressecadas e sensíveis. O último passo é a hidratação com produtos oil free”, explica Alana. O primer é outro item indispensável, como lembra a beauty stylist carioca Érika Monteiro. Transparente ou da mesma cor da base, o produto deve ser aplicado em todo o rosto, não só para garantir a fixação dos cosméticos seguintes, como para proteger a pele das agressões, fechar os poros e disfarçar as rugas, dando aquele aspecto de pele aveludada. Quanto mais impecável for esse acabamento, melhor o resultado”, explica. As correções de luz e sombra não podem faltar em um bom make-up. Iluminar algumas áreas do rosto é fundamental, mas nem sempre se precisa usar pós iluminadores para fazer isto. “O mesmo efeito pode ser obtido com corretivos mais claros ou com uma base em um tom abaixo da cor da pele”, ensina Érika. A correção de algumas áreas deve ser feita justamente com truques de sombra, usando bases e pós em tons mais escuros, para definir o contorno do rosto. Entre os chamados truques de correção, Juliane Vieira, treinadora da Frajo Internacional de Cosméticos, distribuidora no Brasil de marcas como Revlon e ArtDeco, recomenda iluminar os pontos da chamada zona T – centro da testa, nariz e queixo –, asism como os da região V do rosto – testa, olhos, laterais do nariz e abaixo da boca. “Mas isso não é uma regra rígida, porque tudo depende do formato do rosto. Muitas vezes, por exemplo, ilumino a área do osso zigomático, abaixo dos olhos e nas maçãs do rosto”, diz Juliene. Outro craque dos pincéis, Fernando Torquatto, consultor da marca O Boticário e supervisor de maquiagem da Rede Globo, revela seu truque: “Aplicar o iluminador em pó com um pincel macio na região das maçãs do rosto, bem acima do blush, dos cantos em direção às têmporas. No final da maquiagem, vale passar o produto também no contorno do lábio inferior. O efeito fica incrível nas fotos. É o que fazem as estrelas de cinema que a gente vê nas cerimônias de tapete vermelho”, conta.

TexTUra seca & ToqUes doUrados Esta dupla é o grande hit da temporada. Por isso, está mais do que na hora de investir em bases líquidas de efeito mate, mas com um pouquinho de brilho em sua formulação, como lembra Érika Monteiro. Na hora de espalhar bem o produto de maneira uniforme por todo o rosto, o maquiador Sadi Consati, consultor estratégico de O Boticário, recomenda usar a ponta dos dedos mesmo, procurando manter uma camada bem fininha.

34

make up 31.indd 34

11/8/2011 9:06:27 PM


Modelo da coleção Passion de clarins

35

make up 31.indd 35

11/8/2011 9:06:45 PM


make-up

“Aplicar depois o corretivo, no mesmo tom da base, nas manchas e na região das olheiras, dando leves batidinhas também com as pontinhas dos dedos. Já o blush pode ser esfumado das têmporas para os cantos da boca”, ensina. Darling das semanas de moda, Théo Carias aposta em pálpebras beges e lábios cor de ameixa, principalmente para as morenas, e no blush pêssego. No mais, para as maçãs do rosto continuam valendo os tons que remetem a sol e calor, como os terrosos, pêssego, vermelhos, corais e alaranjados, para reproduzir o ar saudável típico da estação. Isabela Canhoto sugere aplicar o blush no sentido horizontal: “É um recurso que afina e dá um acabamento harmônico.” Ela costuma também passar o cosmético logo abaixo do queixo, para criar um efeito de sombra e alongar o rosto. Nos formatos quadrados, ele deve ser espalhado em diagonal, exatamente nas maçãs, mas não muito próximo do nariz.

VISUAIS DA COLEÇÃO MAKE B. INFINIT COLLECTION DE O BOTICÁRIO

Outro best-seller da estação, segundo Alexandre Lima, maquiador do Salão da Praia, no Rio de Janeiro, é o pó bronzant substituindo o blush. O produto funciona até mesmo para quem não passou nem perto da praia. “O ideal é optar pelos pigmentos dourados e acobreados, mas, antes de aplicar, deve-se experimentar o produto para ter certeza de que não ficará escuro demais na pele, nem produzir um efeito alaranjado”, alerta. Théo Carias aplica este produto com uma esponja umedecida, sempre que deseja um efeito intenso e impactante, ou com um pincel seco, para um resultado suave e natural. Normalmente, a maquiagem de verão pede variações dos tons de canela, cobre, dourado e marrom. Mas, neste ano, o cenário mudou e ganhou novos tons. Alguns até fluorescentes. O mix de cores sólidas em um mesmo look – a chamada tendência color blocking –, é o hit da vez. “Sombras azuis, violetas e verdes, combinando com batons vermelhos, por exemplo, ficam perfeitas para os novos looks de festa e noites especiais. Sugiro o vermelho aberto, que deixa os lábios sensuais e adiciona um toque de sofisticação ao make”, indica Torquatto. Já Érika Monteiro prefere os tons de laranja e rosa, também de textura seca, para a boca e garante: os olhos esfumados continuam em alta. “Adoro sombra azul com partículas cintilantes ao fundo. Pode-se até usar uma sombra umedecida para intensificar a cor e dar mais durabilidade ao make. Mas a pálpebra deve ficar toda coberta”, avisa. Deve-se marcar o côncavo e depositar a sombra colorida delicadamente logo abaixo da linha marcada anteriormente. Trabalhar bastante com o pincel, para uniformizar o tom, buscando um degradê suave em semitons de azul e bronze.

LOOK LUMIÈRE MAKE B. O BOTICÁRIO BY FERNANDO TORQUATTO

Torquato considera os cílios postiços indispensáveis para looks noturnos, assim como o contorno na pálpebra inferior feito com lápis colorido, em tons como lilás, violeta, verde ou azul. “Está na moda usar cores fortes também na linha dos cílios inferiores. Vale fazer a linha toda colorida, se os

36

make up 31.indd 36

11/8/2011 9:07:03 PM


olhos forem grandes, ou apenas meio contorno, para garantir um olhar com efeito mais alongado. Em vez de preto, o sombreado dos olhos também pode ser verde, azul ou violeta. As mais ousadas podem optar ainda pelas máscaras coloridas”, completa o maquiador. Para ele, trabalhar com o contraponto também produz excelentes resultados. “Para contrastar com olhos coloridos e intensos, vale apostar em uma boca suave, em um tom nude ou pêssego, realçada por um pouco de gloss.” Outras dica importante de Érika: usar sempre o bom senso na hora de fazer o make-up. “Quando olhos e boca já estão bem chamativos, deixar o blush de lado, para não sobrecarregar a aparência”, aconselha. A escolha de uma área para deixar em evidência vai depender da personalidade da mulher, assim como do formato do seu rosto e outras características, diz a maquiadora Alana Musy, da Catharine Hill: “Se ela tem uma boca carnuda, a atenção deve ser desviada dos olhos. Neste caso, um batom vermelho bem marcado pode ser o grande destaque do look. Por outro lado, quando o olhar é muito expressivo, deve ser posto em evidência.” A maquiadora lembra ainda que não se pode abrir mão da harmonia de cores e explica: “Cores quentes, como amarelo, vermelho e laranja, vão estar sempre em equilíbrio entre si e com suas variações, como alaranjados, acobreados, dourados, etc. Mas se a proposta for uma harmonia contrastante, deve-se fazer exatamente o contrário: usar as cores opostas umas às outras no círculo cromático, como sombras verdes com batons vermelhos”, exemplifica.

PRODUTOS PARA BRILHAR · Batom de Longa Duração FPS 15 Extra Lasting, Avon: com fórmula exclusiva, dispensa retoques, resiste à transpiração e oferece cor e cobertura que permanecem intactas por muitas horas. · Coleção Tentation, Catharine Hill: linha com cinco nuances intensas e requintadas de vermelho: cereja, escarlate, vermelho, carmim e vinho. Todas são cremosas e fáceis de aplicar com pincel, podendo ser misturadas entre si. ·Coral Kisses Beauty Box Quattro, ArtDeco: o estojo magnético ganhou estampa do artista Carlo Ferrari. Para looks de festas, tons quentes e terrosos das texturas peroladas – Pearly Pine Green 50 e Pearly Shimmery Oriente 32 – e das sombras que mudam de cor conforme a luz: cinza-azulado e violeta. · Delineador Líquido Preto, Ghala Doux: fórmula de longa duração, com fixação imediata e à prova d’água. Deixa os olhos mais expressivos. O pincel anatômico garante uma aplicação suave, fácil e precisa. · Expert Wear Quad, Maybelline: estojo com quatro cores de sombras e pigmentos de longa duração. Garantem cobertura perfeita e olhar marcante. O pincel mais longo permite uma aplicação fácil e rápida.

37

make up 31.indd 37

11/8/2011 9:08:11 PM


make-up

· Face Makeup Aspelle, Aspa Cosméticos: base acetinada em spray para o rosto, proporciona uma cobertura leve e aveludada, pois contém vitamina E e derivados de oliva. Em seis tonalidades, é indicada para todos os tipos de pele. · Gelée d’Interdit Lune Argentée no15, Givenchy: gloss brilhante e translúcido, realça a luminosidade natural da boca e ilumina sutilmente o batom. Contém microesferas de ácido hialurônico, para hidratar e aumentar o volume dos lábios. · Illusions D’Ombres Illusoire 83, Chanel: sombra iluminadora gel-cremosa de longa duração. A textura à base de silicone facilita a aplicação e deixa um efeito molhado. A cor, um roxo bem escuro e brilhante, é luxuosa. Tem um pincel chanfrado, que permite usar também como delineador. · Lápis Neon, Vult Cosmética: de textura macia e à prova d’água, define o olhar com traços finos e precisos. Disponível em cinco cores néons: rosa, amarelo, púrpura, laranja e azul-turquesa. · Make B. Infinit Collection Infinit Gold, O Boticário: pó iluminador leve, com brilho dourado. Pode ser aplicado no rosto e no corpo, deixando a pele com aspecto radiante e saudável. Permanece até oito horas na pele. · Metéoriotes Perles de Nuit, Guerlain: com novas tonalidades, a fórmula ilumina o rosto com reflexos delicadamente nacarados. · Ombre Minerale Smokey Passion 4 Couleurs, Clarins: são quatro cores de sombras na mesma palette, em tons minerais contrastantes. Nesta harmonia, cinza prata e chumbo, cáqui e cobre. · Palette Teint, Clarins: o pó compacto esconde imperfeições e unifica a tez. Em cor neutra, serve para todas as tonalidades de pele e pode substituir o blush. ·Studio Secrets Primer, L’Oréal Paris: suave e invisível, a base cobre poros dilatados, disfarça rugas e irregularidades da pele, deixando-a mais lisa e homogênea. Suaviza a oleosidade e dá um acabamento sedoso e matificante. · Vintage Super Lustrous Lipstick, Revlon: os tradicionais batons da marca ganharam três novas cores de inspiração retrô, com edição limitada, além de embalagens com a antiga logo da grife. Enriquecida com vitaminas, a fórmula proporciona hidratação e cobertura cremosa. · Voil de Nuit, Guerlain: o pó em spray perfumado produz reflexos irisados e deixa a pele luminosa. Pode ser aplicado tanto no rosto quanto no corpo.

38

make up 31.indd 38

· Volume Fast & Perfect, Bourjois: a máscara com um mecanismo de aplicação autorrotativa cobre os cílios da raiz às pontas. Basta ativar o botão para baixo que os fios superiores ganham mais volume, extensão e cobertura. Ao pressionar o mesmo botão para cima, o pincel vira na outra direção, dando acabamento aos fios inferiores.

11/8/2011 9:09:01 PM


trends TEXTO FLAVIA BELACIANO CABELOS KLAUS PETER OCHS EQUIPE ARTÍSTICA ILONA DUERING E BIRGIT HERTLING FOTOS AXEL ZAJACZEK MAKEUP YASMIN HEINZ STYLING AUDREY MIEYEVILL

O NOVO HOMEM

POR KLAUS PETER OCHS Os homens, cada vez mais, fazem questão de estar na moda. Com esta nova atitude, os cabelos, claro, ganham extrema importância. Por isso, na coleção Next Level by Klaus Peter Ochs, os looks masculinos mereceram atenção especial. Junto com sua equipe artística, o hairstylist alemão, presidente da Intercoiffure Mondial, criou looks variados para eles. Do clássico ao ousado, do retrô ao avant-garde, do dândi ao new-rockabilly, há cortes para todos os estilos e gostos.

40

trends kpo.indd 40

11/8/2011 8:22:55 PM


Na página ao lado, o corte tem nuca e laterais batidas, costeletas desenhadas e um pouco de volume no alto da cabeça. Na finalização, muito gel para realçar o movimento da franja e a risca de um lado.

Na página ao lado, o cabelo longo ganhou movimento com o corte de shape stylingmasculina deixou O bobquadrado. cut ganhaOversão oscom fios adesalinhados, com volume O franja lateral despontada. dos lados valoriza e franja lateral. styling o corte, deixando os fios bem grudados na cabeça.

41

trends kpo.indd 41

11/8/2011 8:23:25 PM


trends

Inspirado em James Dean, o corte, com laterais e nuca batidas, explora o volume no alto da cabeça. O styling com pomada utilizando as mãos deixa os fios ligeiramente despenteados.

Ousadia total no look à Elvis Presley. Com fixador e spray, os fios são trabalhados para cima, formando um topete bem alto e volumoso.

Com volume na frente, franja repicada e nuca bem comprida, o corte no melhor estilo mullet faz um revival dos anos 80.

Sem franja, o corte tem shape arredondado e pontas repicadas. O styling com ativador de cachos valoriza o volume e realça as ondas largas meio desarrumadas.

42

trends kpo.indd 42

11/8/2011 8:23:48 PM


fashion look POR GARDA GURGEL, DE PARIS FOTOS DIVULGAÇÃO

ACESSÓRIOS FASCINANTES Looks de festa precisam de um toque diferente. Além dos fascinators, aqueles arranjos de cabeça que têm feito sucesso em cabeças de coroadas e plebeias, laços, redes e até bolinhas de isopor arrematam penteados com muito glamour. Veja aqui algumas propostas de dois mestres da coiffure francesa: Jean-Marc Maniatis e Jean Claude Biguine. 44

fashion look ACCESORIOS.indd 44

11/8/2011 9:36:11 PM


Na página ao lado, um laço pink bem grande arremata a lateral do cabelo preso em um coque meio desfeito. O penteado foi criado por Jean-Marc Maniatis para sua coleção Tapis Rouge, inspirada no glamour das estrelas que desfilam no tapete vermelho.

Jean-Marc Maniatis sugere um penteado inspirado nos anos 60, com supervolume e mechas frisadas em toda a volta. A faixa estampada arrematada por um laço dá mais jovialidade ao look.

45

fashion look ACCESORIOS.indd 45

11/8/2011 9:36:33 PM


fashion look

Acessórios para cabelos da nova coleção do coiffeur parisiense Jean Claude Biguine. Além de fivelas de pedras, há uma linha com arranjos de flores misturados a véus ou plumas, no estilo retrô, inspirada na elegância dos anos 50.

No estilo rock’n’roll glamourizado, outro look da coleção Tapis Rouge de Jean-Marc Maniatis. Depois de preso em um rabo de cavalo alto, o cabelo foi trançado com um aplique, envolvendo bolas de isopor pintadas de preto.

Outro look jovem de Jean Claude Biguine: preso em um rabo de cavalo frouxo, o penteado meio desfeito ganha o toque divertido do fascinator preto, um minichapéu com voilette.

46

fashion look ACCESORIOS.indd 46

11/8/2011 9:36:58 PM


Outra proposta jovial e irreverente de Jean Claude Biguine: chignon baixo, estilo banana, com topete alto e volumoso. O fascinator de plumas e pĂŠtalas arremata o penteado na lateral.

Um look bem jovem de Jean Claude Biguine: o cabelo ganhou volume depois de bem desfiado. A franja lisa foi penteada para um dos lados. Um fascinator preto completa o visual.

47

fashion look ACCESORIOS.indd 47

11/8/2011 9:38:16 PM


fashion look

POR MARILENA BELACIANO FOTOS DIVULGAÇÃO

O BRILHO DA NOIVA O

parisiense Michel Dervyn, que tem uma rede com 250 filiais entre Europa e Japão, incluindo os chiquérimos salões Alexandre de Paris, sempre abre espaço em suas coleções para visuais de noivas. O coiffeur, como bom francês, adora penteados presos. Afinal, foram eles que inventaram o chignon. Em sua última coleção, Dervyn propõe dois looks para a protagonista do casamento. Ambos são coques desestruturados e volumosos, entrelaçados por mechas, com resultado bem jovial. Outro francês, Jaques Dessange também incluiu um look de noiva em sua coleção French Riviera. E, claro, também é um chignon. O penteado explora o volume e tem a franja penteada para a lateral. Conclusão: cabelos presos são o must da coiffure francesa para noivas. Marcelo Hicho é outro expert no assunto. O beauty stylist acaba de abrir um espaço exclusivo para noivas no Rio de Janeiro, chamado Unique comme toi, em parceria com a estilista Marie Lafayete. Embora não tenha nada contra os cabelos soltos, Marcelo acha que, além de mais duráveis, os presos voltaram à moda para casamentos e festas. E diz que as tendências atuais para noivas misturam moda com um toque clássico e romântico. “Predominam os penteados presos, como coques altos ou baixos, mas bem volumosos. Semipresos também podem ser uma boa opção. Já as tranças são mais adequadas para casamentos pela manhã ou à tarde”, opina. As regras de adequar o visual ao horário do casamento, à formalidade da cerimônia e ao estilo da noiva continuam valendo, mas, segundo ele, voltam as tiaras e coroas, com mistura de materiais e muito brilho. “As flores nos cabelos continuam em alta, mas as naturais devem ser reservadas apenas para casamentos diurnos, campestres ou na praia”, diz.

Ela é a estrela do show chamado casamento. Linda, seu brilho tem que ofuscar todas as outras mulheres no dia mais importante de sua vida. Cabelo, maquiagem, grinalda, vestido, tudo precisa estar perfeito. Por isso, fomos consultar os experts no assunto. Aqui, eles dão conselhos, dicas e truques para as noivas

Paulo Persil acha que as noivas podem usar cabelos soltos, semipresos ou presos, desde que tenham um bom acabamento, textura e brilho. Mas alerta que 80% dos soltos podem perder o volume e despencar durante a festa. Conhecido como Mago das Noivas e sócio do Salão Persil & Co., em São Paulo, o hairstylist dá algumas dicas para penteados presos. A primeira é não abusar do spray, para não deixar aquele aspecto duro. E, como regra básica, lembra que se o vestido tiver gola alta, deve-se prender o cabelo. Já se os ombros ficarem de fora, os soltos caem muito bem.

DICAS PARA O CABELEIREIRO FAZER O PENTEADO DURAR MAIS: · Lavar o cabelo da cliente sem usar condicionador. · Só usar produtos de boa qualidade e não exagerar na quantidade dos finalizadores. · Não aplicar mousse, pomada ou spray demais, para não melar ou endurecer os fios, nem deixar um aspecto pesado.

MAKE-UP PARA BRILHAR O make-up da noiva deve ser impecável. Pele perfeita, sobrancelhas definidas, olhos e lábios sedutores. Persil lembra que cabelo e maquiagem precisam falar a mesma língua, definida pela personalidade da mulher. Uma noiva romântica, por exemplo, deve traduzir o romantismo no penteado e no make. “É necessário equilibrar formas, adequando uma técnica à outra. As imagens desse grande momento serão eternizadas em um álbum. Modismo não tem lugar, nem no penteado, nem na maquiagem”, garante o cabeleireiro paulista. Marcelo Hicho concorda que a maquiagem da noiva tem que combinar com o estilo do cabelo. Mas a pele, ressalta, é o principal ponto. “Ela tem que estar bem

uniformizada, corrigida, mas iluminada e com aparência de frescor.” E dá uma dica: misturar cores frias e quentes cria pontos de luz no rosto. “A noiva precisa desta luminosidade para quebrar o branco do vestido, principalmente por causa das fotos e do vídeo”, lembra. Assim como uma pele bempreparada, os cílios e as sobrancelhas são pontos fortes do rosto da noiva. “Os cílios postiços são fundamentais, mas devem ser finos e com aparência natural. Nem muito, nem pouco, mas na medida certa.” Apesar de suave, a maquiagem da noiva não pode ser apagada e sem graça. Marcelo aconselha os tons pastéis, gamas de marrons avermelhados e toques sutis de luz. “Gosto de misturar pigmentos, como champanhe e rosa envelhecido, com cores neutras. Nos lábios, prefiro tons neutros, como cor de boca, caramelo ou doce de leite, finalizados com leve brilho rosado.” Juliana Zanini, coordenadora técnica da Catharine Hill, recomenda para as noivas um make-up totalmente à prova d’água, pois esta técnica permite explorar todas as cores, evitando que ela chegue ao fim da festa borrada ou tenha que ficar retocando a maquiagem. Segundo Juliana, o airbrush é o grande diferencial para a produção de uma noiva. “Ele ainda não substitui a maquiagem tradicional, mas dá um acabamento todo especial à pele. Funciona como um photoshop natural. Como o material utilizado é à base de silicone, ele se fixa e preenche melhor os poros e as imperfeições da pele. Seu poder de fixação é maior, a maquiagem dura no mínimo 12 horas”, garante. Mas há outros truques para a maquiagem durar mais e ter maior fixação. “Usar um bom primer para a preparação da pele, texturas à prova d’água para olhos e boca e um pó facial fixador são os segredinhos para um make de noiva perfeito do começo ao fim da festa,” finaliza ela.

48

fashion look noiva.indd 48

11/8/2011 9:28:11 PM


o

Volume e cachos largos no penteado preso de Michel Dervyn

49

fashion look noiva.indd 49

11/8/2011 9:28:31 PM


fashion look

Pele de porcelana, olhos marcados e boca suave na noiva de Catharine Hill

50

fashion look noiva.indd 50

11/8/2011 9:29:23 PM


De Michel Dervyn, coque desestruturado com mechas entrelaรงadas por tecido

No estilo alta-costura, o chignon volumoso de Jacques Dessange

51

fashion look noiva.indd 51

11/8/2011 9:29:51 PM


fashion look TEXTO MARILENA BELACIANO FOTOS EVERTON ROSA/DIVULGAÇÃO PENTEADOS PAULO PERSIL MAKEUP EDU OLIVEIRA, DO PERSIL & CO. PRODUÇÃO ANDRÉA ROSA A CASAMENTEIRA VESTIDOS E ACESSÓRIOS SOLAINE PICCOLI

NOIVAS DE PAULO PERSIL Ele tem o dom de transformar cabelos em esculturas, mulheres em musas. Não por acaso, é conhecido como o Mago das noivas. Paulo Persil cria penteados atemporais, eternos, inesquecíveis. Neste ensaio fotográfico, o hairstylist paulista mostra um pouco de sua arte de pentear.

52

fashion look NOVIAS PAULO PERSIL.indd 52

11/8/2011 9:30:41 PM


Em sua nova coleção, Persil criou looks românticos e joviais, como este penteado preso arrematado por laços.

53

fashion look NOVIAS PAULO PERSIL.indd 53

11/8/2011 9:31:01 PM


fashion look

Uma noiva clássica quer um pouco de luxo e tudo o que tem direito: vestido suntuoso, véu e grinalda, ou melhor, tiara. E cabelo preso, claro.

54

fashion look NOVIAS PAULO PERSIL.indd 54

11/8/2011 9:31:20 PM


Detalhe do penteado com coque de mechas meio soltas atrás, que deixa a testa livre e as laterais mais fofas. Os laços espalhados pelo cabelo dão um ar bem jovem ao look.

O coque bola é um penteado clássico que voltou à moda. Aqui, ele aparece bem alto, com franja lateral. Tiara de duas voltas e véu longo arrematam o look.

55

fashion look NOVIAS PAULO PERSIL.indd 55

11/8/2011 9:31:45 PM


em foco

POR FÁTIMA TELLES FOTOS DIVULGAÇÃO

MEU PRODUTO DE FÉ

Cada cabeça uma sentença. Todo mundo tem seu produto preferido, aquele que usa há muito tempo e do qual não abre mão. Perguntamos a artistas e beauty stylists quais são suas preferências. Confira as respostas aqui.

T

odo profissional de beleza tem um produto coringa, aquele que está sempre em sua bancada. Em geral, são fórmulas eficazes, que servem para a maioria das clientes.

Masquintense, da Kérastase, que todo famoso ama. Ou Potion 9, da Sebastian, que a maioria dos profissionais usa e recomenda. Cada marca tem seu best-seller, aquele produto que desperta paixão ao primeiro uso.

Em entrevistas, astros e estrelas também costumam citar suas preferências. Não por acaso, eles têm cabelos bem-cuidados, porque, além dos tratamentos que fazem no salão, usam no dia-a-dia as indicações de seus cabeleireiros. Alguns já se tornaram clássicos, como a pomada RD Cream Protein, da N.P.P.E., a preferida de nove entre dez atrizes da TV. Ou a máscara

Mas o que faz um produto agradar a maioria? Em primeiro lugar, a alta tecnologia, que permite efeito imediato e funções múltiplas, como hidratar, restaurar e nutrir. Mas também conta pontos a eficácia dos ativos presentes nas fórmulas, os investimentos em pesquisas e os testes prolongados. Sem dúvida, um produto para cada gosto. Confira.

O QUE ELAS DIZEM... CAMILA PITANGA, ATRIZ DA NOVELA INSENSATO CORAÇÃO PRODUTO: CURLS ROCK DA TIGI “Quando quero um cabelo impecável, uso esse produto. Ele ajuda a modelar. É ótimo, porque meus cachos não caem naturalmente. E como gosto de volume – ao contrário da maioria das mulheres que adoram fios lisos – este finalizador funciona muito bem para mim.”

GIOVANNA ANTONELLI, ATRIZ PRODUTO: SHAMPOO E MÁSCARA OLÉO-RELAX DA KÉRASTASE “Há anos uso o xampu e a máscara da Kérastase da linha Oléo-Relax. Meu cabelo se dá muito bem com estes produtos. Aplico a máscara como condicionador toda vez que lavo. Não fica muito oleoso e dá uma super-hidratada.”

56

em foco meu producto.indd 56

11/8/2011 9:41:55 PM


MARIA CLARA GUEIROS, ATRIZ DA NOVELA INSENSATO CORAÇÃO PRODUTO: RD CREAM PROTEIN DA N.P.P.E. “Hoje, meu produto preferido é a pomada RD. É boa mesmo. É proteína pura. Dá um brilho ao cabelo que parece mágica!”

LUIZA BRUNET, MODELO E EMPRESÁRIA PRODUTO: RD CREAM PROTEIN DA N.P.P.E.

“Gosto daquela pomada RD. O resultado é muito bom e ela não deixa o cabelo gorduroso. Não gosto de finalizadores oleosos.”

NATHALIA RODRIGUES, ATRIZ PRODUTO: MOUSSE VOLUMACTIVE DA KÉRASTASE “Gosto da textura e da mobilidade que o produto proporciona aos fios. O cabelo fica natural, ganha volume e o efeito tem longa duração.”

LEONA CAVALLI, ATRIZ PRODUTO: MÁSCARA KERATINA INSTANTÂNEA VIZCAYA “Como faço bastante escova e, muitas vezes, tenho que mudar a cor em função das personagens, é importante um produto que funcione rápido. Esta máscara sempre deixa meu cabelo saudável e macio.”

57

em foco meu producto.indd 57

11/8/2011 9:47:29 PM


em foco

O QUE ELES DIZEM... MAURICIO PINA, DIRETOR ARTÍSTICO DA REDE JACQUES JANINE E DA INTERCOIFFURE AMÉRICA LATINA PRODUTO: HIGH HAIR STYLING MOUSSE DA WELLA PROFESSIONALS “Gosto muito, porque define perfeitamente todos os movimentos que quero fazer com os cabelos. O efeito desta mousse em um cabelo ondulado secado com o difusor fica incrível, com uma ondulação perfeita, dando muito brilho e estilo. Facilita meu trabalho, pois ajuda a unir e disciplinar os fios.”

TON REIS, BEAUTY STYLIST DA MAISON ESMELL & JAMBERT NO RIO DE JANEIRO PRODUTO: MOUSSE TECNI.ART L’ORÉAL PROFESSIONNEL “Uso sempre antes de fazer qualquer penteado, para que ele tenha longa duração, volume e fique estruturado. E, se quero deixar o cabelo liso, fica lindo e com volume. Mas se prefiro usar babyliss, ele mantém os cachos lindos.”

RICARDO MORENO, DO RM TRENDS, RIO DE JANEIRO PRODUTO: SUPER SKINNY SERUM PAUL MITCHELL “Tenho sempre este produto comigo. É um leave-in com cosmeticidade de silicone. Facilita o desembaraço, é volátil e protege a cutícula do cabelo, não deixando os fios vulneráveis à umidade.”

TIAGO PARENTE, DO SALÃO FASHION CLINIC, RIO DE JANEIRO PRODUTOS: POTION 9 DA SEBASTIAN E DUST IT OSIS DA SCHWARZKOPF “Gosto do Potion 9 pela ação reconstrutora e versatilidade. Além de controlar o volume e definir cachos com o uso do difusor, ainda repõe os nove itens essenciais ao fio. Já a pozinho mágico Dust it é uma pomada em pó, de efeito mate, que levanta a raiz e dá aquele efeito meio desalinhado que está na moda. Dispensa eriçar o cabelo, como era necessário antes.”

58

em foco meu producto.indd 58

11/8/2011 9:47:52 PM


MARCO ANTONIO DE BIAGGI, DO MG HAIR DESIGN EM SÃO PAULO PRODUTOS: SHAMPOO E CONDICIONADOR ANTI-IDADE ADVANCE TECHNIQUES DA AVON, PROTETOR TÉRMICO CIMENT THERMIQUE DA KÉRASTASE E SPRAY REDKEN HEAT STYLING IRON SILK 07 “Tenho três produtos de que não abro mão. O melhor xampu e condicionador que uso em mim e nas clientes é o Anti-idade da linha Advance Techniques da Avon, que recupera o viço dos cabelos danificados. Para fazer escova, o protetor térmico Ciment Thermique da Kérastase Résistance é o bálsamo dos deuses, dando textura e brilho. E ainda o spray Redken Heat Styling Iron Silk 07, que protege na hora do babyliss e da chapa. Uso sempre este spray nas atrizes, nas fotos das capas de revistas.”

O QUE É O QUE É Ciment Thermique da Kérastase Résistance Devolve a resistência natural da fibra, deixando-a mais fortalecida e maleável. O produto deve ser aplicado antes da piastra, para que o aparelho potencialize a fixação dos ativos e os fios fiquem disciplinados por mais tempo. Curls Rock Amplifier da Tigi À base de extratos botânicos marinhos, aumenta os cachos, deixando-os soltos e naturais. Faz parte da linha Catwalk Curlesque, que tem sete produtos para cacheados, entre eles uma fórmula que serve para todos os tipos de cabelo. Dust It Osis da Schwarzkopf Professional Produto em pó para texturização, que proporciona acabamento mate e não deixa os fios pesados, garantindo um resultado bem natural. De consistência ultraleve, permite criar diversos looks em qualquer tipo de cabelo. High Hair Styling Mousse Extra Forte da Wella Professionals A mousse proporciona volume e tem fixação extraforte. Facilita a modelagem, não deixa resíduos e ainda protege do calor do secador. Full Volume Extra Mousse Tecni.art da L’Oréal Professionnel Com fixação superforte, a mousse de longa duração garante extravolume, maciez e um brilho espelhado. Graças a sua fórmula leve, não deixa resíduos. O penteado fica mais natural, com redução do frizz.

59

em foco meu producto.indd 59

11/8/2011 9:48:11 PM


em foco Máscara Keratina Instantânea Vizcaya Ideal para cabelos que sofrem agressões externas, como sol, calor do secador e tratamentos químicos. Reconstrói e fortalece a estrutura dos fios, repondo a queratina perdida e outros nutrientes essenciais. Os cabelos ficam macios e hidratados. Mousse Volumactive da Kérastase Résistance Ideal para cabelos finos e frágeis, sua textura se funde ao fio, tornando-o macio, sedoso, flexível e mais resistente. A linha Volumactive foi reformulada e agora contém polímeros corporizantes, que dão forma e corpo ao fio. Potion 9 da Sebastian Além de estilizar, o produto protege, restaura e rejuvenesce os fios, funcionando como um tratamento portátil. Contém nove extratos botânicos que garantem aspecto natural aos cabelos. Sua fixação é flexível, modelando naturalmente os cachos. Redken Heat Styling Iron Silk 07 Spray para modelagem, de controle médio, indicado para todos os tipos de cabelos. Ideal para estilizações com aparelhos térmicos. Contém ceramidas e agentes condicionantes que protegem contra os danos do calor, controlam o frizz, acentuam o brilho e dão maciez. SH RD Cream Protein da N.P.P.E. Ao ser aplicado nos cabelos úmidos ou secos, forma uma película que hidrata, protege e fortalece, proporcionando muito brilho e maciez. Formulado com um complexo de proteínas da seda, alecrim e D-pantenol, é um dos finalizadores preferidos das celebridades. Shampoo e Máscara Oléo-Relax da Kérastase Nutritive O shampoo Bain Oléo-Relax amacia e alisa cabelos rebeldes. É formulado com óleos e silicones reduzidos em partículas mínimas, que penetram na fibra capilar. Já a máscara disciplina os fios e nutre intensamente, dando brilho e maciez. Super Skinny Serum da Paul Mitchell A sílica concentrada protege contra os danos do calor. Condiciona, hidrata, sela os fios e dá brilho. O produto acelera ainda o tempo de secagem e repara as pontas. Shampoo e Condicionador Reparador Anti-idade Advance Techniques da Avon A linha recupera a juventude dos cabelos que perderam o viço e o aspecto saudável pela ação do tempo. Indicada para fios ressecados, sem vida, ralos e quebradiços. Facilita o desembaraço e proporciona maciez, vitalidade e muito brilho.

60

em foco meu producto.indd 60

11/8/2011 9:49:11 PM


coloração

POR CARLA HENRIQUE FOTOS DIVULGAÇÃO

SUMMER BLONDES Chega o verão e o desejo feminino é coletivo: ficar loura, clarear só um pouco ou adaptar o próprio tom ao louro do momento. Confira as principais tendências da temporada, para não deixar a cliente sair do salão com a tonalidade da estação passada.

Q

uer definir os louros da moda em uma palavra? Então escolha “dourado”. Segundo o hairstylist Celso Kamura, do CK Kamura, em São Paulo, os tons claros do verão estão mais intensos e mais dourados, de acordo com as altas temperaturas da estação. “Não se usam mais mechas e reflexos marcados, mas, sim, louros bem-construídos, como as tonalidades vibrantes das alemãs e suecas. As mulheres que evitam o sol podem adotar um louro mais bege e as bronzeadas, um mais dourado. Já as bem morenas devem optar pelo louro caramelo, e assim por diante”, ensina Kamura. Já o queridinho das estrelas platinadas, Marco Antônio de Biaggi, aposta no Buttered Blonde. “É a cor que a Carolina Dieckmann está usando na novela Fina Estampa: um louro dourado com a raiz colorida, que elimina o fundo acinzentado. Para conseguir o efeito quase monocromático, mas cheio de brilho, é preciso puxar no comprimento as chamadas invisi-highlights – mechas finíssimas, quase invisíveis”, explica.

morena, mas quer dar uma alourada nos fios, pode escolher marrons levemente dourados.

A indústria sempre aposta alto nas nuances claras e inclui em suas coleções o que já está no inconsciente coletivo dos criadores de tendências. Segundo Alessandra Meller, coordenadora de educação da Wella Professionals, é exatamente por isso que a cartela de louros da marca para a próxima temporada traz nuances naturais, naturais douradas e douradas. “Em alguns casos, o natural acinzentado pode ser usado como recurso para neutralizar um resultado quente indesejado”, explica. Para Eliabe Moreira, diretor artístico da Alfaparf, o conceito adotado para criar as louras do verão traz a mensagem base de frio. “Por isto, apostamos nos marrons mates para peles mornas e quentes. Quando falo em marrom, estou me referindo à vasta gama que vai dos naturais escuros ao louro claro”, esclarece. Portanto, quem é

NOVAS TÉCNICAS PARA MECHAS

O cabeleireiro, porém, deve tomar cuidado para conseguir resultados de dourados suaves, que não resultem em amarelos fortes quase acobreados, como adverte Narciso Netto, diretor técnico da Joico Brasil. Ele lembra que os dourados suaves são mais elegantes e iluminam a pele bronzeada. Narciso aconselha fazer um diagnóstico preciso antes de clarear os fios. “Como a maioria das mulheres brasileiras tem cabelos escuros, indico o cinza associado ao bege, dourados com bege e cinza ou naturais com dourados”, diz. Antes de começar o trabalho de cor, é preciso levar em consideração o tom natural e quantos tons a cliente deseja clarear para escolher a coloração e o oxidante. Não esquecer ainda as regras de colorimetria com relação ao fundo remanescente de contribuição do pigmento dos cabelos, que influencia diretamente no resultado da cor.

Os cabeleireiros concordam: mechas muito marcadas estão out. “O que o cabeleireiro pode sugerir é o louro Red Carpet. A técnica consiste em fazer cerca de 400 a 500 mechas bem finas por toda a cabeça, usando papelotes”, explica Marco Antônio de Biaggi. Kamura completa: “As mechas e os reflexos agora são construídos com várias nuances, bem sutis, apenas para quebrar a cor chapada.” As pontas, no entanto, devem permanecer mais claras, mas não tão definidas quanto as mechas californianas. “Os contrastes excessivos de cor caíram de moda. Portanto, convém abandonar por enquanto técnicas como as mechas californianas. Prefira o ombré hair ou a já tradicional sun kisses, que, além de um efeito mais natural, desgastam me-

62

coloracao.indd 62

11/8/2011 10:12:26 PM


Look de Lucie saint cLair

63

coloracao.indd 63

11/8/2011 10:12:38 PM


coloração

nos os fios, porque evitam retoques muito frequentes”, aconselha Rita Civati, técnica da Kaedo Professional. Um exemplo de estrela que já está desfilando esse contraste natural? Grazi Massafera. Para conseguir looks parecidos com o dela, basta usar e abusar das técnicas descritas baixo. · Painting: consiste no clareamento de pontas “com acabamento natural, como se fosse queimado pelo sol”, diz Alessandra Meller. Você pode fazer com o pente ou com a esponja, tomando cuidado para não clarear apenas um ou dois tons do restante da cabeça. · Mechas internas ou externas para cabelos curtos: Eliabe Moreira ensina que basta marcar mechas com tons sutis, apenas para valorizar e enfatizar o corte curto e a pele.

LOOKS DA COLEÇÃO FRENCH RIVIERA DE JACQUES DESSANGE

· Mechas tridimensionais: “feitas no alto da cabeça em ziguezague, intercalando mechas costuradas em tons de amêndoas, em transparências bem claras e naturais. Podem ser espalhadas por toda a cabeça, mas, na parte posterior e nas parietais, ficam melhores na diagonal, seguindo a desconexão do corte”, recomenda Alda Tenório, coordenadora técnica da Cless Cosméticos. · Twist Hair: esta técnica mantém a raiz escura, um tom intermediário no comprimento e as pontas mais claras. “O diferencial é a fusão dos três tons, sem marcar”, lembra Alda. Dividir a cabeça em duas partes (frontal e posterior). Na parte posterior, fazer três divisões – nuca inferior, superior e topo da nuca. Trabalhar na nuca inferior com três divisões: na primeira, costurar e torcer as mechas cerca de 10cm, direcionando-as para o lado direito. Aplicar na parte torcida descolorante com OX de 10 volumes e nas pontas descolorante com OX de 20 ou 30 volumes. Na segunda mecha, o processo é o mesmo, mas deve-se direcionar o cabelo para o lado esquerdo. Na terceira, fazer o processo no centro. Nas partes parietais e frontal, costurar as mechas e direcionar sempre para frente na horizontal. · Surfer Chic: adotada por Marco Antônio de Biaggi e pelo colorista Juha Antero, no M.G Hair Design, em São Paulo, a técnica consiste em manter a raiz natural e pincelar quatro tons de mechas claríssimas, sendo uma delas descolorida. Separar todas com papel. Juha dá a dica: “Intercalar tons próximos, como camomila, mel e caramelo, para obter a quarta cor com descolorante.” O efeito fica bem natural, como se os fios tivessem sido clareados pelo sol.

64

coloracao.indd 64

11/8/2011 10:13:02 PM


DOURADOS E PLATINADOS Visualize o louro de Adriane Galisteu. Segundo a colorista Paola Ribeiro, do Crystal Hair, no Rio de Janeiro, esta é uma tonalidade que vai estar em alta no verão. “O tom claríssimo, com mechas médias para garantir maior luminosidade, mas sem aquele fundo escuro contrastante, promete agradar em cheio a brasileira”, conta. Apaixonadas por praia, as brasileiras adoram ficar mais louras no verão, mas, segundo Marcio Mello, hairstylist do salão Éclat, também no Rio de Janeiro, os tons de dourado combinam melhor com peles mais bronzeadas. “Para conseguir um efeito de luz e contraste, quem tem pele clara ou rosada pode escolher nuances peroladas. As pardas ficam bem com um pouco de cinza. Já os degradês suaves, quase monocromáticos e uniformes, caem bem para todas”, explica. Márcio aposta que o louro dourado mais cobiçado nos próximos meses será o da atriz Mariana Ximenes. Dourado puro!

PARA ACERTAR O TOM · Blondor Multi Blonde Powder e Blondor Soft Blonde Cream, Wella Professionals: O primeiro é formulado com eficientes moléculas anti-yellow, que garantem resultados precisos, sem amarelamento. O segundo, com bisabolol, ativo extraído da camomila, proporciona mais suavidade para os cabelos e para o couro cabeludo. · Coloração permanente Lab Collection, Axenia: o louro escuro é o best-seller da marca. Com baixo teor de amônia, clareia com suavidade. · Coloração Creme, Griff Color: os tons para o verão são o 8.31 Louro Claro Dourado Cinza e o 10.0 Louro Extra Claro. Combina queratina, semi di lino e manteiga de oliva. · Colori Professional, Mutari: com o complexo Amazon Trat e esfera de vitaminas, oferece cobertura perfeita, proteção, hidratação, brilho e cores únicas. · Color Affair, Elisafer Professional: a nova marca tem uma tecnologia que deixa os pigmentos dez vezes menores que um nanômetro e que retarda a oxidação. · Crème Lightner Vero K-Pak, Joico: suave, o creme descolorante age rapidamente e não tem fragrância. Indicado para cabelos e couro cabeludo mais sensíveis. · Gloss Color, De Sirius: tratamento intensificador da cor, atua como fundo para alterar o tom inicial, pois não contém amônia ou peróxido de hidrogênio.

65

coloracao.indd 65

11/8/2011 10:14:02 PM


coloração · Kit Colore Desamarelador, Alta Moda É: reverte qualquer mancha, desbotamento ou acabamento artificial. A coloração corretiva neutraliza os tons amarelados. · Linha Colorimetria Brasilis, Maxiline Profissional: da série Blond Especiais, os destaques são os louros 9.1/ 10.1/ 10.11/ 11.11/ 11.89 e 12.11, além do reforçador de clareamento 00s. · Linha Nano Color, Kaedo: os tons de areia e bege 8.13 e 7.13 são as apostas da marca, principalmente com mechas tonalizadas com 9.21 ou 10.2. O pó descolorante protege enquanto descolore.

· Lowell Color Special, Lowell: formulada com Oceanic Complex, uma mistura de biocolágeno marinho e extrato seco de algas marinhas, restaura e dá brilho aos cabelos. · Pó descolorante Lightner Menta e Aloe Vera, Cless: tem a consistência ideal para trabalhos à mão livre. ·Red Iron Color: as cores recém-lançadas 10.89 (louro claríssimo pérola) e 9.13 (champagne) seguem as últimas tendências. A fórmula contém microfilamentos de queratina. · SupériaColor, Amend Cosméticos: sem amônia, tem uma cartela com 19 cores. Contém micropigmentos e silicone, que blindam a camada externa dos fios.

66

coloracao.indd 66

11/8/2011 10:14:46 PM


Botânica Cosmetics Fantasy Color Shampoo Silver ADEUS TONS DE AMARELO!

C

abelos com luzes muito claras desbotam rapidamente e logo ganham aquele tom amarelado indesejável. Para evitar o problema, a Botânica Cosmetics desenvolveu Fantasy Color Shampoo Silver. Sua fórmula de alta tecnologia é a solução para neutralizar os tons de amarelo e também para louras que desejam fios levemente prateados. O produto também revela a cor violeta em cabelos grisalhos e brancos. Não utilize em excesso. O xampu é formulado com filtro solar, que protege contra os raios UVB, e com algas marinhas, sais minerais e aminoácidos fundamentais para o cabelo. Com alta capacidade hidratante, forma uma película sobre a fibra capilar, evitando, assim, a perda de água em processos a quente. É também emoliente, protetor, reestruturador, condicionante e dá brilho intenso aos fios. Os oito aminoácidos presentes na fórmula fortalecem os fios e garantem proteção total à cor. O solvente fixador utilizado na formulação permite a deposição homogênea do corante, envolvendo cada fio de cabelo e neutralizando uniformemente os tons indesejáveis. Oferece ainda fixação adequada sobre a matriz de queratina, mesmo nos cabelos danificados, evitando manchar os fios e prolongando a resistência à lavagem.

MODO DE USAR • Lave os cabelos com o FANTASY COLOR SHAMPOO MILK COLOR. • Aplique em seguida o FANTASY COLOR SHAMPOO SILVER • Espalhe o produto de maneira uniforme e massageie • Deixe agir por 5 a 15 minutos e enxágue bem • Finalize com FANTASY COLOR CONDICIONADOR MILK COLOR

publi botanica.indd 71

Mude, Revele-se, Conquiste! Maxiline SAC: (31) 3429-9222 www.botanicacosmetics.com.br www.maxibrasil.com.br

11/8/2011 8:30:33 PM


PUBLIEDITORIAL

styling TEXTO CARLA HENRIQUE FOTO DA ATRIZ CRIS VIANNA J.R. DURAN/DIVULGAÇÃO FOTOS CHRIS PARENTE TRATAMENTO DE IMAGEM STUDIO OCTAVIO DUARTE

FRIZZ NUNCA MAIS! Fiozinhos arrepiados estão entre as três maiores reclamações de quem tem cabelos crespos. Para solucionar de vez o problema, os laboratórios da Avon desenvolveram um produto com uma fórmula poderosa, o Hidrabalance Fluido Extra Eliminador de Frizz. Ele amplia a linha Hidrabalance, de Advance Techniques. Marco Antônio de Biaggi, o hairstylist das estrelas, ensina como domar os fios rebeldes.

68

avon31.indd 68

11/9/2011 12:06:44 PM


D

e modo geral, o cabelo crespo tem cachos bem pequenos, o que o torna mais ressecado e frágil. Por este motivo, é natural que os fios quebradiços fiquem arrepiados, causando o temido frizz. Em ambientes úmidos, isso se agrava. “Para prevenir e solucionar o problema, é necessário usar produtos com agentes emulsionantes e super-hidratantes”, aconselha Biaggi. A linha Hidrabalance, de Advance Techniques, da Avon, aprovada pelo hairstylist por seu altíssimo poder de hidratação, acaba de ganhar um reforço – o Fluido Extra Eliminador de Frizz. Indicado para cabelos crespos e quimicamente tratados, é formulado com a tecnologia exclusiva Lotus Shield, inspirada na flor de lótus, que repele a água. A fórmula contém ainda dois ativos poderosos para combater o frizz e deixar os fios macios, nutridos e disciplinados: a manteiga de karité e o óleo de abacate. Enquanto o óleo de abacate é rico em vitaminas e contém os aminoácidos essenciais para a reconstrução capilar, a manteiga de karité proporciona brilho e maciez, pois é rica em ácidos graxos e tocoferóis (poderosos antioxidantes) e um emoliente vegetal com ação protetora. O produto elimina o frizz instantaneamente* e cria uma película bloqueadora de umidade, que mantém os cabelos sob controle, independentemente das condições climáticas, além de definir cachos e ondas. O efeito dura até três lavagens.** Além disto, reduz a quebra em 92%.***

minador de Frizz Hidrabalance nos fios úmidos. Devese inclinar a cabeça para o lado e, com a ajuda de uma toalha, amassar todo o comprimento. Deixar secar ao natural e conferir o resultado!”, ensina Biaggi.

DICA PODEROSA Para quem não abre mão do secador, o segredo está em não secar a totalidade dos fios. Segundo Biaggi, deixá-los levemente úmidos ajuda a controlar o arrepiado, principalmente se os cabelos estiverem hidratados e protegidos com produtos leave-in. Outras dicas do hairstylist: “Trocar o condicionador de uso habitual por uma máscara que age em pouco tempo, como a de Advance Techniques Hidrabalance. O próprio calor do chuveiro potencializará os ativos. Depois de aplicar Hidrabalance Fluido Extra Eliminador de Frizz, secar os cachinhos no difusor, com o secador ajustado para a velocidade baixa, e parar quando 80% dos fios estiverem secos. Não deixe de usar um bom reparador de pontas nos cabelos secos. Espalhe uma gota apenas no comprimento”, recomenda o hairstylist.

* 80% das mulheres que expressaram opinião. **76% das mulheres que expressaram opinião. *** Comparado com cabelos sem tratamento. Quebra devido à escovação.

“O truque de mestre para manter o cabelo sempre lindo é aplicar o equivalente a duas avelãs de Fluido Extra Eli-

A atriz Cris Vianna é a garota propaganda do novo produto da linha Advance Techniques

O novo Hidrabalance Fluido Extra Eliminador de Frizz da linha Avon Advance Techniques

Marco Antônio de Biaggi recomenda o Hidrabalance Fluido Extra Eliminador de Frizz para suas clientes

69

avon31.indd 69

11/9/2011 12:07:17 PM


dossiê POR FÁTIMA TELLES FOTOS DIVULGAÇÃO

FÓRMULAS DA NUTRIÇÃO A ação de agentes externos retira dos cabelos muitos nutrientes. Resultado: eles ficam porosos, ásperos e sem brilho. O simples ato de pentear se torna difícil. Para resgatar o brilho, a maciez e o movimento dos fios, é necessário então recompor a massa perdida. E quem desempenha esta função são os produtos de nutrição. Desenvolvidas com alta tecnologia, as fórmulas repõem ativos que reproduzem a ação das substâncias naturais da fibra capilar.

A

lém dos benefícios dos ativos naturais, algumas marcas enriquecem as fórmulas, incluindo óleos essenciais, gérmen de trigo ou seda e proteínas como colágeno e aminoácidos, tornando-as ainda mais eficazes. Segundo Marcos Matarazzo, do Emporium da Beleza, em Belo Horizonte, estes produtos de nutrição contêm ainda agentes umectantes e hidratantes, que garantem a completa reestruturação dos fios. Alguns nutrientes permanecem na superfície do fio, mas a maioria atua no córtex. E o melhor: o cabelo absorve apenas o que necessita, sem qualquer dano aos fios.

LOOK DE RAFFEL PAGES

A procura por estes produtos de nutrição vem crescendo devido ao aumento da frequência dos processos químicos periódicos, como alisamento, coloração e descoloração. Sergio Marucci, gerente técnico da Mediterrani, recomenda que a nutrição seja feita no mesmo dia da química. “Produtos acidificantes, com pH abaixo do natural dos cabelos e que contenham aminoácidos de queratina e ácidos graxos, são os mais eficazes para imediata nutrição. No caso da coloração, logo após o enxágue deve-se selar as cutículas, para aumentar a duração do resultado”, explica. Segundo o técnico, os cabelos que recebem nutrição antes da descoloração apresentam melhor elasticidade e maior resistência ao final do processo. Esta reposição dos nutrientes, segundo Marucci, precisa também ser repetida logo após a química. O profissional pode sugerir o tratamento à cliente sempre que perceber a necessidade de nutrir os fios e ainda indicar produtos de manutenção, como xampu, condicionador e leave-in. Confira as opções disponíveis no mercado.

70

dossie31.indd 70

11/8/2011 10:05:22 PM


Marca: aLFaParF PRODuTO: Luxury Mask Seduction, da linha Nutriseduction

vitamina E, suaviza a cutícula, fortalece e protege a fibra capilar, sem deixar o cabelo pesado.

DIFERENCIAIS: nutre os cabelos com lipídeos, minerais e carboidratos, hidratando da raiz às pontas. A fórmula em gel, com derivados de caxemira e

APELO DE MARKETING: os cabelos ficam revitalizados, macios, com muito brilho e fáceis de desembaraçar, principalmente os secos e encaracolados.

Marca: aXENIa PRODuTO: Máscara Nutritiva Axenia DIFERENCIAIS: o creme de hidratação profunda com óleo de girassol e extrato de chá verde protege os cabelos e tem ação antirradicais livres. Trata

e elimina a aspereza dos fios causada por agentes externos. APELO DE MARKETING: os cabelos ficam mais hidratados, macios e brilhantes.

Marca: INOar PRODuTO: Hair Treatment Mask DIFERENCIAIS: a máscara capilar de hidratação profunda equilibra o pH e fecha as cutículas capilares. Com queratina hidrolisada, devolve elementos vitais à saúde dos fios. Faz parte do Kit Hair Treatment, que

inclui ainda xampu, Keratin System e leave-in protetor, para cuidar dos fios danificados antes e depois da química. APELO DE MARKETING: os cabelos ficam fortalecidos e ganham brilho, maciez e flexibilidade.

Marca: JOIcO PRODuTO: Moisture Recovery Treatment Balm DIFERENCIAIS: tratamento intensivo para cabelos secos, muito encorpados ou crespos. Formulado com o Complexo Hidramínico Marinho, uma mistura de minerais, algas marinhas, aminoácidos e extratos botânicos marinhos. Contém ainda manteiga de

Marca: KaEDO PRODuTO: Ampola Hidra Intensive Frutas Vermelhas DIFERENCIAIS: rica em vitaminas e aminoácidos, contém ainda oligoelementos, que são bases naturais que ajudam a fixar os nutrientes na camada cortical. Misturada com produto Coco Lipid da mes-

murumuru, oliva e karité, que recupera a elasticidade natural dos cabelos e suaviza as cutículas. APELO DE MARKETING: os cabelos recuperam a maciez, o brilho e a elasticidade, e ficam totalmente revitalizados e hidratados.

ma marca, forma uma mousse muito eficaz para nutrição e hidratação. APELO DE MARKETING: o produto deixa os cabelos revitalizados, proporcionando volume controlado, maciez e luminosidade.

Marca: LOWELL PRODuTO: Máscara Nutritiva Protect & Care DIFERENCIAIS: emoliente e hidratante, trata, nutre e reconstrói fios secos e danificados. Faz a reposição nutricional específica para cada tipo de cabelo.

Serve também de base para adicionar as Cápsulas Nutritivas da mesma marca, proporcionando condicionamento profundo. APELO DE MARKETING: deixa os cabelos saudáveis, nutridos, macios e com brilho.

71

dossie31.indd 71

11/8/2011 10:07:37 PM


dossiê MARCA: MAC PAUL PRODUTO: Shampoo Nutri Force

fórmula reestruturam e aumentam a resistência dos fios.

DIFERENCIAIS: indicado para recuperar cabelos ressecados e sem brilho. Os princípios ativos – lisina, nutriglicina, cisteína e arginina – presentes na

APELO DE MARKETING: os cabelos ficam fortalecidos, macios e fáceis de pentear.

MARCA: MAXILINE PRODUTO: Máscara Argan Restore

revitalização imediata e ação antioxidante, graças às vitaminas A e E e aos Ômega 6 e 9.

DIFERENCIAIS: formulada com óleo de Argan, ativo que revitaliza, elimina o ressecamento e reveste a fibra capilar. O produto funciona como um verdadeiro alimento para o cabelo, proporcionando

APELO DE MARKETING: os benefícios aparecem já na primeira aplicação, mantendo a cor e deixando os cabelos mais macios, protegidos, sem frizz e com controle de pontas duplas.

MARCA: RED IRON PRODUTO: Condicionador Reconstrutor Max Keratin DIFERENCIAIS: Faz parte da linha de tratamento Nutriterapia, para cabelos submetidos a alisamento ou relaxamento, que perdem nutrientes neste processo. A fórmula traz um concentrado

de queratina, enriquecido com um complexo de aminoácidos. Os ativos se fixam nos pontos fragilizados, recompondo os fios, hidratando e evitando a quebra. APELO DE MARKETING: deixa os cabelos mais saudáveis, hidratados e resistentes, sem endurecer os fios.

MARCA: SEBASTIAN PROFESSIONAL PRODUTO: Hydre Shampoo

cabelos secos e com frizz. Facilita o desembaraçar, deixando os fios mais maleáveis.

DIFERENCIAIS: com proteínas da seda, trigo e soja, a fórmula é intensamente nutritiva. Indicado para

APELO DE MARKETING: os cabelos ganham brilho, corpo e movimento, além de suavidade e maciez.

MARCA: TRUSS PRODUTO: Day by Day DIFERENCIAL: fluido spray leave-in desembaraçante, que funciona como protetor térmico e previne contra agressões externas. Contém queratina, creatina e cisteína biofuncionalizada, substâncias

que selam as cutículas. Ideal para nutrição diurna e noturna. Não é indicado para cabelos oleosos. APELO DE MARKETING: os cabelos ficam macios e com muito brilho.

MARCA: WELLA SYSTEM PROFESSIONAL PRODUTO: SP Smoothen Mask DIFERENCIAIS: indicada para cabelos rebeldes e de difícil controle. Com óleo de abacate e proteína de milho, ativos altamente nutrientes, contém ainda

extrato de caxemira, que proporciona maciez. A proteína de milho reestrutura as fibras e fortalece os fios. APELO DE MARKETING: deixa os cabelos macios, sedosos e flexíveis, além de mais resistentes.

72

dossie31.indd 72

11/8/2011 10:07:58 PM


pés e mãos

UNHAS

DE FESTA

Por Carla Henrique Fotos divulgação

Unhas pintadas viraram acessório obrigatório na hora de compor um look. Novas técnicas de pintura, esmaltes com efeitos especiais, adesivos decorativos e próteses de porcelana deixam as mãos prontas para brilhar nas festas de fim de ano. Confira as novidades.

P

ara noites de festa, as pedrarias são uma boa aposta. “Mas não basta colar uma ou duas pedrinhas, a tendência é fazer desenhos com os cristais. Formato de losango e símbolos indianos estão entre os mais pedidos, principalmente para festas”, diz Olívia Tanioka, proprietária do salão Pretty Nails. Segundo ela, as pedras são vendidas avulsas em embalagens, ou seja, os desenhos não vêm prontos, portanto a manicure precisa ter criatividade e mão firme para fazê-los. “Depois de esmaltar a unha, deve-se esperar secar, passar um pouco de cola especial em cada cristal e fixá-lo.” Olívia dá mais uma dica: misturar pedras de tamanhos diferentes, para deixar o desenho mais definido. A cliente mesmo pode retirar os cristais. “Basta deixar as unhas de molho por alguns minutos em acetona e as pedras saem sozinhas”, ensina a expert. Mas se as unhas forem artificiais, como as de silicone, por exemplo, deve-se recorrer à manicure, que vai descolar os cristais com a ajuda do alicate. Se forem retirados com cuidado, eles podem até ser usados mais de uma vez. Mas atenção: para não ficar exagerado, aplique apenas em um dedo e sobre esmaltes bem claros. Outra opção são as joias para unhas, que podem ser coladas com esmalte extrabrilho e reaproveitadas diversas vezes. Syrlene Lopes e Luciana Moreira, educadoras máster da Star Nail Brasil e proprietárias de um centro técnico no Rio de Janeiro, trouxeram do exterior uma nova técnica de alongamento com decoração, que inclui o uso de acessórios. A técnica é chamada de ArtMix, porque deixa as unhas com um visual de autênticas joias. As coleções são desenvolvidas baseadas em estilos e tendências da moda, como ArtMix Bride, criada por Syrlene. Idealizada para casamentos e festas, a coleção aposta no brilho, utilizando peças reluzentes e tecidos metalizados.

EfEitos EspEciais “As unhas com glitter nunca saem de moda, mas um novo truque atualiza este recurso antigo: passar o glitter diretamente na unha para criar uma textura. A técnica é simples: pintar a unha normalmente com a cor que a cliente escolher. Depois, passar o esmalte com glitter em uma esponja e dar leves batidinhas na unha”, explica Olívia. “O efeito fica ainda mais bonito com esmaltes de glitter mais grossos. Se a cliente vai usar uma roupa com estampa floral, de oncinha ou geométrica, pode-se reproduzir o mesmo motivo nas unhas. Basta pedir uma amostra do tecido e copiar o desenho com esmaltes”, sugere a coordenadora técnica Vanda Regina, do salão Jacques Janine.

Duas novas técnicas – inglesinha e espanhola – ameaçam o domínio das unhas francesinhas. “As clientes mais clássicas, que sempre amaram as francesinhas, agora estão preferindo as inglesinhas. A pintura ganha um toque mais moderno misturando duas cores diferentes, em vez de usar somente os esmaltes branquinhos”, explica a nail artist Silmara Harumi Sato. Para um toque de glamour nas festas, vale a pena, além das cores, misturar também texturas: craquelado com fosco, metalizados com glitter. Tudo vai depender da criatividade da manicure. O procedimento é o mesmo da francesinha: pintar a unha toda com uma cor e, por cima, só na ponta, aplicar outra tonalidade. Já a técnica de unhas espanholas exige mais habilidade. “Dividir a unha na transversal e aplicar em cada parte uma cor diferente. Separar com a ajuda de um palito mergulhado no esmalte ou com o próprio pincel, mas fazendo um traço bem reto”, ensina Vanda. Se a roupa da festa tiver dois tons, pode-se repetir as cores nas unhas.

pintura com grifE Inspiradas nos cobiçados sapatos do designer francês Christian Louboutin, aqueles calçados caríssimos, com a famosa sola vermelha, as unhas Louboutin trazem uma cor por fora e outra por dentro. “Pintar primeiro por fora, depois por dentro. O que faz a diferença é limpar bem o esmalte do dedo, sem deixar nenhuma falha na pele, para não parecer manchado, e definir as tonalidades escolhidas”, explica Vanda. Nesta técnica, predominam sempre tons escuros. Pintar a unha do dedo anelar de uma cor diferente da dos outros também já virou moda. “A técnica Single One foi inventada em Seattle, nos Estados Unidos. O nail artist se inspirou nos sapatos peep toe, que só deixam dois dedinhos do pé aparecendo. Ele transpôs a ideia para as unhas das mãos e o modismo pegou”, conta Ana Paula Batista Silva, manicure do salão Love My Nails. O procedimento consiste em pintar as unhas de uma cor envernizada e somente dois dedos com glitter. Mesmo as mulheres que têm alergia a esmaltes não precisam abrir mão das unhas pintadas. A solução para elas é recorrer aos adesivos autocolantes, que já vêm prontos e têm desenhos lindíssimos. Mas a manicure deve dominar bem a técnica de aplicação. “É necessário ajustar o adesivo ao tamanho de cada dedo. Em seguida, com uma tesoura delicada, cortar as beiradas depois de colá-lo na unha. Não precisa passar esmalte por cima nem por baixo”, explica Sabrina Arenzano dos Santos, nail artist do Love My Nails.

74

pes e maos.indd 74

11/8/2011 10:18:32 PM


Look da coLeção de esmaLtes sabrina sato by Passe nati

75

pes e maos.indd 75

11/8/2011 8:34:48 PM


pés e mãos

ARSENAL DA MANICURE Esmaltes com cores intensas ou efeitos de brilho, adesivos decorativos, bases e sprays secantes não podem faltar no carrinho das manicures antenadas. Veja estas sugestões. · Adesivos Art Express, Cosmix Pro Nails: práticos, basta aplicar sobre as unhas limpas. Com estampas nas versões geométrica, estrela, camuflado, animal print e glitter em dourado, prata, pink, verde e roxo. · Cobertura Brilhante e Secagem Rápida, Avon: forma uma película protetora sobre o esmalte, que ajuda a evitar o desgaste e renova sua aparência. Promete secagem em até 60 segundos. · Coleção A-do-le-ta, Avon: com seis novas cores lúdicas, deixam as unhas supercoloridas. As mais ousadas vão adorar complementar produções de festa neutras com as tonalidades intensas.

UNHAS DECORADAS POR SYRLENE LOPES DA STAR NAIL BRASIL

· Coleções Disco e Rebelde, Impala: a primeira é inspirada nos coloridos anos 70 e traz oito tonalidades vibrantes, com todo o glamour das festas no famoso Studio 54. Destaque para o Azul-Pavão e o Brilho Vinil. A segunda coleção se baseou na novela teen e tem linguagem jovem. As cores metalizadas agradam a todas as idades. · Coleção 3 Dogs, Risqué: assinada por Reinaldo Lourenço, a coleção primavera/verão 2012 da marca traz alguns tons suaves e outros mais vibrantes. São sete cores: rosa-dengoso, metal, verde-claro, pinkavermelhado, lavanda, azul e azul-oceano. · Coleção Quantum, Big Universo: a marca aposta no Glass Effect em sua coleção primavera/verão 2012. O acabamento sugere grãos de vidros sob a unha. São quatro cores inspiradas nos metais: Aurum (ouro), Alúmen (prata), Beryllium (verde) e Hydrargyrus (duocromático).

76

pes e maos.indd 76

11/8/2011 10:18:53 PM


· Coleção Terra dos Sonhos, Colorama: sete novas cores para todos os estilos e gostos. Do nude ao dourado com brilho ferrugem, os esmaltes são formulados com ceramidas e vitaminas para fortalecer as unhas. · Dry Wind Secante de Unhas, De Sírius: o spray de ação direta proporciona secagem instantânea do esmalte. Forma uma fina camada de proteção nas unhas. · Linha Encontros HD, Mohda: com tecnologia High Definition, os esmaltes vêm em duas versões: HD Glass, com cores modernas e românticas, e HD Metallic, em tonalidades atuais e de brilho marcante. · Linha Sabrina Sato Craquelados, Passe Nati: oferecem secagem rápida, brilho intenso, cobertura de longa duração. A coleção Craquelados tem cores da moda e efeito diferenciado para quem quer arrasar na noite.

O KIT FRANCESINHA FOSCA PASSE NATI TRAZ ESMALTE E ADESIVO PARA CRIAR ESTE EFEITO NA PONTA DAS UNHAS

· Miniesmaltes, Planet Cosmetics: para quem adora variar, os pequenos frascos com cores da moda são um atrativo. Tons de rosa, laranja, verde e vermelho da linha Planet Girls vão agradar em cheio as mais jovens. · Nail Enamel coleção Vintage, Revlon: cores intensas, com ar retrô. A fórmula tem tecnologia SilkSilicone, que reveste a unha com uma camada de proteínas da seda, evitando o surgimento de bolhas. · Spray Secante de Esmalte Charming, Cless Cosméticos: enriquecido com silicone, forma uma fina camada que, além de proteger, dá brilho imediato. · Spray Secante de Esmalte da linha Glam, Aspa Cosméticos: finaliza com perfeição as unhas, dá brilho, realça a pintura e cria um filme protetor, que aumenta a durabilidade do esmalte.

77

pes e maos.indd 77

11/8/2011 10:19:44 PM


passo a passo ilustrado

ILUSTRAÇÕES LEANDRO FERREIRA FOTOS DIVULGAÇÃO

DICAS DE MESTRE BE FASHION traz a cada edição looks dos mais famosos cabeleireiros internacionais explicados passo a passo por um mestre da coiffure, como Manno Escobar. Para ler, aprender e colecionar.

LOOK MASCULINO DE CEBADO O diferencial deste corte masculino é a frente bem mais volumosa. Cortar todo o cabelo e manter a parte da frente mais longa. Finalizar com mousse ou cera modeladora.

MANNO ESCOBAR Diretor artístico da Intercoiffure Brasil e dono do Manno Escobar Cabeleireiros, em Passo Fundo (RS), ele é considerado pela mídia o mestre dos cabelos. Voltado para a educação e o desenvolvimento da própria profissão de cabeleireiro, o hairstylist coleciona títulos importantes, como o de Chevalier de La Ordre e o de Créateur de Mode da Intercoiffure Mondial.

78

dicas 31.indd 78

11/8/2011 10:09:41 PM


LOOK DE JEAN-CLAUDE BIGUINE Começar separando o cabelo em duas partes. Desfiar o cabelo até obter um grande volume. Enrolar os fios em mechas para baixo. Dividir a parte da frente em duas partes e prender uma de cada vez, deixando bastante volume. Finalizar com spray fixador.

LOOK FEMININO DE CEBADO Prender os fios em um rabo-de-cavalo no alto da cabeça. Deixar a franja reta na altura das sobrancelhas. Separar o cabelo em mechas e modelar uma a uma com babyliss. Prender cada mecha, aplicando spray fixador para finalizar.

LOOK DE JEAN-MARC MANIATIS Para fazer este penteado, usar um aplique e bolas de isopor pintadas de preto. O aplique deve ser preso bem no topo da cabeça, trançado com o cabelo natural e envolver as bolinhas.

79

dicas 31.indd 79

11/8/2011 10:10:09 PM


passo a passo

TexTo Renata BeRn FoTos divulgação

OURO E COBRE EM ALTA Assimetria e sobreposição são os pontos fortes da coleção Smoke and Mirrors, da Joico International. Com a mescla de cores suaves e formas definidas, Damien Carney e Sue Pemberton, diretores artísticos da marca, criaram visuais ousados, que apostam nos contrastes. Aqui, Sue ensina como criar o visual da temporada, 2 combinando tons de ouro e cobre sobre uma1base em louro-médio. Antes: Enel estava com os cabelos na cor natural, um tom de louro médio. No corte, Damien destacou o formato do rosto, aumentando gradualmente o volume na parte de trás. A franja volumosa permite adotar um visual clássico ou despojado, dependendo de como for usada.

1

Fórmula de clareamento VeroLight® Dust-Free Lightening Powder com 10 volumes (3%) Veroxide®

Fórmulas de coloração 1: Vero K-PAK Chrome G9 com Vero K-PAK Chrome 3Fórmula Activator (Gold Foil) Fórmula 2: Vero K-PAK Chrome 1/3 RC8 + 1/3 RC6 + 1/3 G8 com Vero K-PAK Chrome Activator (Copper Foil) Base Color: Vero K-PAK Chrome RB4 com Vero K-PAK Chrome Activator

Fórmulas alternadas das cores Fórmula 1: Vero K-PAK Color 9G com 10 volumes (3%) Veroxide (Gold Foil) Fórmula 2: Vero K-PAK Color 3/4 7RC + 1/4 7G com 10 volumes (3%) Veroxide (Copper Foil) Base Color: Vero K-PAK Color 3/4 5G + 1/4 6RC com 10 volumes (3%) Veroxide

2

3

Fase 1: Pré-Clareamento

4

5

1 – Separar uma mecha horizontal no topo da cabeça e aplicar o descolorante Lightening Fórmula 1/8-inch. 2 – Repetir o processo em mais sete mechas horizontais do lado direito da cabeça. 3 – Começar o processo no lado esquerdo. Separar uma mecha horizontal da parte um pouco mais de trás da cabeça e aplicar o produto. 4 – Repetir a aplicação em mais cinco mechas horizontais do lado esquerdo da cabeça. 5 – Lavar os cabelos com K-PAK Shampoo e enxaguar. Aplicar o selador de cutículas K-PAK Cuticle Sealer, deixar agir por cinco minutos e enxaguar. Passar o reconstrutor de fios K-PAK Reconstructor, aguardar mais cinco minutos, lavar e secar os fios.

7

80

passo joico.indd 80

11/8/2011 8:43:44 PM


Fase 2: Técnica de Coloração

1

2

3

4

5

6

1 – Do lado direito da cabeça, separar uma mecha horizontal e aplicar a coloração no tom louro-claro (Fórmula 1, 1/8-inch). 2 – Do mesmo lado, separar uma segunda mecha horizontal, aplicar o produto (Fórmula 1) e, abaixo dela, outra mecha horizontal, onde será aplicada a coloração de tonalidade cobre (Fórmula 2). 3 – Separar mais duas mechas horizontais e aplicar o tom de cobre (Fórmula 2). 4 – Começar o processo no outro lado da cabeça. Separar uma mecha do topo e aplicar a coloração cobre (Fórmula 2). 5 – Abaixo da mecha já colorida, separar outra mecha e aplicar o produto (Fórmula 2). Logo abaixo, trabalhar mais uma mecha com a coloração no tom louro-claro (Fórmula 1). 6 – Repetir o processo com Fórmula 1 em mais quatro mechas horizontais do lado esquerdo da cabeça. 7 – Aplicar a fórmula da base color em todo o cabelo, esperar 20 minutos e lavar. Passar o xampu K-PAK Shampoo e enxaguar. Aplicar o selador de cutículas K-PAK Cuticle Sealer, esperar cinco minutos e enxaguar. Passar o hidrante K-PAK Intense Hydrator, deixar agir por mais cinco minutos e lavar. Secar o cabelo e finalizar com produtos de styling.

depois: O mix de tons de ouro e cobre aplicado em mechas horizontais realçou o corte e deu um toque ainda mais ousado ao visual da modelo.

7 81

passo joico.indd 81

11/8/2011 8:49:54 PM


passo a passo

TexTo Fátima telles FoTos Virna santolia

A LOURA RUIVA

VIROU

Só os profissionais sabem como é difícil colorir louros ultraclaros. É preciso bastante cuidado para sobrepor uma nova química, pois os fios descoloridos ficam muito fragilizados. Mas a modelo Stephanie Marie queria voltar ser ruiva e, para isso, procurou o colorista Ary Lage, do Salon Cabelo & Arte, no Rio de Janeiro. Com a técnica de costura de mechas, o hairstylist conseguiu reproduzir o tom acobreado que Stephanie tanto desejava, com um efeito natural e brilhante. Aqui, ele ensina como fazer, passo a passo.

Antes: O cabelo estava no tom louro platinado, com algumas mechas em lilás e cinza.

1

2

31

4

5

6

7

8

82

passo loura a ruiva.indd 82

11/8/2011 8:51:31 PM


1 – Fazer uma divisão em T (riscar no meio e, depois, de orelha a orelha). Preparar a coloração 7/0 com 8/0 em medidas iguais com base 7/73 de Color Perfect, da Wella Professionals. Separar em camadas e aplicar de cima para baixo apenas na raiz, de forma irregular e abundante, por todo o cabelo. 2 – Na última camada, puxar com um pente a coloração até as pontas. Esta é a base de sustentação que vai aparecer como fundo. 3 – Separar mechas acima e puxar suavemente com o pente a coloração depositada anteriormente na raiz, sem chegar às pontas, para criar um degradê na cor. 4 – Na lateral e ao redor de todo o cabelo, aplicar a coloração sempre da mecha in-

ferior até as pontas. Na segunda camada, aplicar suavemente a tinta a partir da raiz, sem chegar até o final da mecha. Continuar alternando, ora colorindo até as pontas, ora finalizando.

7 – Na lateral, fazer divisões na diagonal. Dispensar a primeira camada e aplicar a partir da segunda, repetindo o procedimento da parte de trás, sempre costurando mechinhas e utilizando a cor 7/4.

5 – Separar a parte do alto da cabeça. Dividir em mechas da testa para trás, puxando com o pente a coloração já aplicada na raiz.

8 – No topo, fazer divisões na horizontal, começando de trás para frente. Separar a primeira camada e costurar as mechinhas. As mechinhas que ficam intercaladas formam a segunda camada. Separar uma terceira camada, costurando-as também. Trabalhar com a mistura de 7/0 com 8/0 e base 7/73 na primeira camada, sem atingir as pontas. Já na segunda camada, aplicar a coloração em toda sua extensão. Na terceira, aplicar a cor 7/4, para dar o tom ruivo, mas em menor quantidade de mechas. Aguardar 30 minutos a partir da última aplicação e enxaguar.

6 – Nesta etapa, o cabelo ganha um tom quente, mais ruivo. Voltar a trabalhar na parte de trás, agora usando a cor 7/4 Color Perfect da Wella Professionals. Não aplicar na primeira camada – a de base –, e só começar a partir da segunda, costurando mechinhas com o cabo do pente e fazendo a aplicação da raiz às pontas. Pode-se sobrepor uma mecha sobre a outra sem utilizar papel alumínio, para envolvê-las.

DICA · Ao fazer a restauração de um louro ultraclaro, não usar uma coloração de base pura, porque isso fatalmente vai resultar em uma tonalidade cinza-esverdeada. Segundo Ary Lage, deve-se acrescentar um tom quente na mistura, puxando para o marrom, o dourado ou o ligeiramente avermelhado.

depois: Stephanie voltou a ser ruiva. O tom acobreado, com

mechas

louras

intercaladas, realçou a pele clara da modelo.

83

passo loura a ruiva.indd 83

11/9/2011 12:16:23 PM


passo a passo

Fotos Helena de Oliveira Cabelos duíliO Farias cOm prOdutOs Keune

E

LINDA

LOURA

A n t e s : O ca b e lo estava muito longo, sem corte e com a cor desbotada.

COR 1

2

Make-up Grisiela ribeirO, dO stylO Hair Modelo aline arcanjO (aGência dm)

Cabelos longos e louros são o sonho de consumo de muitas mulheres. Mas, quanto mais claros e compridos mais precisam de estilo. Duílio Farias, do Stylo Hair, em Curitiba, mudou radicalmente o visual desta modelo com os poderes mágicos de seus pincéis e tesoura. O hairstylist criou um look poderoso apenas com um corte picotado nas pontas e uma coloração com tonalizante e mechas em ton-sur-ton.

1- Fazer uma divisão em cinco partes, sendo duas na nuca, uma no topo da cabeça e as outras duas nas laterais. 2- Começar a trabalhar pela parte da nuca, fazendo subdivisões finas em diagonal para trás, desfiando bem e levando o desfiado até a raiz. 3- Começar a aplicação do descolorante Magic Blonde pela nuca, depositando cada mecha sobre papel-alumínio. 4- Continuar fazendo as mesmas divisões em diagonais para frente em todas as seções. 5- Na parte superior, puxar a mecha em ziguezague e, depois, desfiar até a raiz. 6- Colorir a raiz usando o tonalizante 8.32 (louro-claro-bege) misturado ao Cream Developer 6%. Depois de um tempo de pausa de 20 minutos, aplicar Silver Shampoo no restante do cabelo.

3

4

5

6

84

passo curtibia.indd 84

11/8/2011 8:42:39 PM


1

2

3

4

CORTE 1- Fazer uma divisão central da parte frontal até a nuca. Criar uma mecha-guia estável na parte frontal.

2- Fazer divisões verticais finas, direcionar para a mecha-guia frontal e cortar.

3- Cortar a franja em diagonal para direcionar seu caimento. Puxar para o lado esquerdo para dar um caimento alongado para a direita.

4- Usar a técnica de corte picotado, para dar mais leveza e movimento nas pontas.

depois: Na finalização, os fios fo ra m t ra b a l h a d o s co m a Mousse Root Volumizer e depois cacheados com prancha. O corte, a coloração e o styling deixaram o visual mais moderno e feminino.

85

passo curtibia.indd 85

11/8/2011 8:43:08 PM


Perfil

POR BIANCA CLARK FOTO JOÃO RAPOSO

ERROL DOUGLAS

UM VERDADEIRO LORDE

À frente de um sofisticado salão no bairro de Knightsbridge, em Londres, o premiado hairstylist faz parte do crème de la crème da coiffure internacional. Darling de estrelas como Christina Ricci, Naomi Campbell, Emilia Fox e Uma Thurman, ele já foi condecorado até pela Rainha Elizabeth II, da Inglaterra. Em todo o Reino Unido, Sir Errol Douglas é conhecido pelo acabamento impecável de seus penteados, assim como pelos blow-outs mais caros.

A

preparação é o grande segredo dos looks perfeitos do hairstylist inglês. “Isso significa começar pela limpeza correta dos fios, pois qualquer resíduo de óleo ou produtos pode comprometer o resultado final, assim como escolher os produtos mais indicados para cada tipo de cabelo e efeito desejado, e aplicar somente a quantidade necessária. A gente sempre pode colocar um pouquinho mais de mousse ou gel. Retirar os excessos, por outro lado, dá muito mais trabalho”, diz. Conectadíssimo, ele mantém um blog na internet e está sempre ligado nas novidades, não só das redes virtuais como em tudo o que diz respeito a moda para cabelos, business e relações públicas. Errol, que acaba de completar 30 anos de uma carreira bem-sucedida, não é apenas um artista. Ele também pensa como um empresário que entende a importância de trabalhar seu nome como uma marca. “Minha meta é fazer minha empresa prosperar. É para isso que me levanto todos os dias para trabalhar e viajo o ano inteiro, me apresentando em eventos do segmento de beleza. Logo, com a fotografia não poderia ser diferente. Invisto em imagens glamourosas, porque elas funcionam como uma estratégia eficiente na divulgação da minha marca. De certa maneira, elas vendem meu trabalho. Fotografo para revistas e lanço três coleções de cabelos por ano, sempre misturando propostas para cabelos étnicos e caucasianos”, conta.

Engana-se quem pensa que apenas o estilo afro-chic salta aos olhos nas criações de Errol Douglas. A ousada capacidade de combinar influências clássicas do hairdressing e referências ultracontemporâneas, na verdade, é o seu maior diferencial. Seus penteados, segundo ele mesmo faz questão de definir, são “extremos”. Mas a razão que o leva a flertar com os excessos, ao contrário, é simples: “Sou um designer, preciso lançar tendências e chamar atenção”, diz ele, que, no palco, corta os cabelos previamente secos e alisados com chapinha. “Nos shows, me preocupo em mostrar os detalhes da finalização do corte, incluindo a utilização adequada das fórmulas de styling. Mas, no salão, não posso fazer isso com clientes que desembolsam 400 dólares, em média, para fazer o cabelo comigo. Elas pagam caro, precisam sair satisfeitas e sentir-se bem com sua aparência no dia a dia, enquanto trabalham, se divertem e cuidam dos filhos. Não posso arriscar. Essa é a diferença entre a passarela e a vida real. Corto o cabelo de acordo com a textura e o caimento naturais dele, assim como levo em conta também a personalidade e o estilo de cada pessoa. Aliás, é assim que todo cabeleireiro deve proceder”, explica.

HISTÓRIA DE SUCESSO Errol Douglas decidiu ser cabeleireiro muito cedo, aos 11 anos, quando arranjou um emprego em um salão perto de sua casa, no

East London. Pouco tempo depois, se mudou para a badalada região de Knightsbridge, após conquistar uma vaga na equipe de Neville Daniel, com quem trabalhou por seis anos. Próxima parada? O estúdio do famoso hairstylist Paul Edmonds, onde atuou como diretor artístico por cinco anos. No verão de 1998, resolveu investir em um endereço próprio, no Belgravia Village, já que as clientes mais exigentes da cidade faziam fila para agendar um corte de cabelo com ele. O imenso – e rápido – sucesso da casa, segundo Douglas, foi resultado de muita dedicação, incluindo o investimento na formação de uma equipe de talentosos cabeleireiros. Hoje, o espaço oferece uma série de mimos para seu público vip, com direito até a uma entrada privativa para que as celebridades circulem sem esbarrar com os paparazzi, um charmoso restaurante e duas Mercedes com motoristas à disposição para buscar e levar as clientes em casa. A expertise de Errol Douglas é reconhecida pelo mercado e o transformou em um dos profissionais mais premiados da coiffure europeia. Só para se ter ideia, ele já foi indicado 15 vezes para o British Hairdressing of The Year – a premiação mais importante do segmento no Reino Unido. Há dois anos, entrou para o seleto time de membros do Hall of Fame, por ter conquistado três vezes o Afro Hairdresser of The Year (Melhor Cabeleireiro da Inglaterra, na categoria Afro). Como se não bastasse, ainda comemorou a

86

perfil errol.indd 86

11/8/2011 8:40:07 PM


permanência de seu salão por dois anos consecutivos no Gold Salon Consumer Award, lista que reúne os melhores salões da capital inglesa, segundo indicação dos próprios consumidores e formadores de opinião. Mas não é só. Também já foi eleito Homem Destaque do Ano de 2008 pela revista Cosmopolitan, Creative Head Media Darling (o preferido da mídia especializada), na cerimônia Hair Fashion Awards, na Austrália (também em 2008), e Most Wanted Hair Trend, no ano passado, prêmio dado aos stylists reponsáveis por ditar as grandes tendências do setor. Mas, para ele, nenhuma homenagem foi tão emocionante quanto a condecoração de Membro do Império Britânico. O hairstylist recebeu a honra em 2008, durante uma cerimônia realizada no Palácio de Buckingham, por sua dedicação à formação de novos talentos e investimento em educação profissional. “Estudar, investir tempo em uma formação sólida e praticar bastante. Não existe outro segredo para se destacar neste mercado tão competitivo. Só contrato para a minha equipe cabeleireiros que já tenham passado pelo menos três anos trabalhando como assistente ou aprendiz”, revela, enfatizando sua preocupação constante com educação e formação profissional. Sem dúvida nenhuma, mais uma lição a aprender com Sir Errol Douglas.

87

perfil errol.indd 87

11/8/2011 8:40:26 PM


design Por Renata BeRn Fotos divulgação/ ChaRly godoy

DON ELVIS

BARBEARIA EM RITMO DE ROCK Quem cruza as portas do Don Elvis entra no clima dos anos 50 e 60. A decoração do espaço localizado no bairro de Castelar, em Buenos Aires, surpreende quem espera uma barbearia tradicional. Dos móveis às paredes, passando pelo piso, tudo reproduz o estilo que marcou época. Mais do que proporcionar uma viagem ao passado, o lugar faz referência à cultura rockabilly criada por Elvis Presley, o Rei do Rock, homenageado até no nome do salão argentino.

N

o rádio toca rock’n’roll. Nas paredes, azulejos pretos e brancos em perfeita harmonia com peças de automóveis antigos. No salão, um enorme carro conversível compõe o clima retrô, bem ao gosto do público masculino, dividindo com uma enorme pintura de Elvis Presley as atenções de quem entra no local. Foi com a proposta de resgatar o clima dos anos 50 e 60 – época em que os homens iam ao barbeiro apenas para cortar o cabelo, apará-lo com máquina e fazer a barba – que, em novembro de 1999, Mauro Anguita criou o Don Elvis. O espaço oferece ao público masculino, além dos tradicionais serviços de barbearia, cortes de cabelo para todos os gostos.

1

Quem entra no salão tem a chance de vivenciar in loco a atmosfera dos anos dourados. O projeto arquitetônico proporciona aos clientes a sensação de dirigir um Chevrolet 57 Bel Air enquanto é atendido. A bancada reproduz a frente do carro, com rádio e marcadores de combustível e de quilometragem. Também na decoração, uma scooter dos anos 60 e um bar com tamboretes recriam o clima da época que consagrou Elvis Presley. Na sala de corte, duas cadeiras autênticas de barbearia antiga, em branco e vermelho, garantem conforto total. Grandes espelhos em forma de para-brisas permitem visualizar melhor os cortes. A iluminação bem-planejada facilita o trabalho dos profissionais. Enfim, o salão/barbearia oferece uma verdadeira viagem ao passado, com serviços do presente e tecnologia do futuro.

88

design don elvis.indd 88

11/8/2011 10:11:07 PM


2

3

4

5

1- A fachada da Peluqueria Don Elvis, com uma scooter autêntica dos anos 60 logo na entrada, chama a atenção de quem passa. 2 - Para dar aos clientes a sensação de dirigir um carro antigo enquanto realizam os serviços, a bancada reproduz a frente de um Chevrolet 57 Bel Air. 3 - Na bancada, o porta-luvas do carro ganhou a função de apoiar as tesouras usadas pelos profissionais. 4 - Cadeiras clássicas de barbeiro e outros elementos vintage, como a geladeira retrô e um bar com três tamboretes, compõem o clima anos dourados do lugar. 5 - Uma enorme pintura de Elvis Presley domina o espaço e emociona os fãs do Rei do Rock. 6 - O carro Chevrolet, ano 51, foi restaurado para compor a decoração. Ao fundo, a parede decorada com peças de carros antigos e azulejos pretos e brancos. O piso flutuante separa a área de trabalho da sala de espera. 7- O hairstylist Mauro Anguita finaliza um corte na confortável cadeira de barbearia antiga

6

design don elvis.indd 89

7

89

11/8/2011 10:11:37 PM


Cruising Beauty Collection

Por Bianca clark Foto João raposo

O CRUZEIRO

DA BELEZA

Vem aí a terceira edição do Cruising Beauty Collection. O cruzeiro oferece uma programação intensa de shows e workshops exclusivos com profissionais conceituados do mundo da beleza.

O

Cruising Beauty Collection 2012 vai acontecer de 19 a 23 de março a bordo do Vision of the Seas – Royal Caribbean. O navio desta vez vai navegar por Santos, Ilha Bela e Búzios, com embarque e desembarque no porto santista. Idealizado e promovido pelo diretor artístico Eduardo Alencar, o evento promete reunir cabeleireiros de todo o Brasil em uma viagem exclusiva, com muita informação e diversão. Fazem parte da programação shows, workshops e convenções, com tendências e novidades do mercado hair and beauty. Entre os hairstylists que vão apresentar suas coleções no palco, estão confirmados os nomes de Paulo Persil com

o show A Arte de Equilibrar Formas (Persil Beauty Express), Gisele Quintino, com Eu vejo Flores (Truss), Claus Borges, com Singer’s (Tany) e Maurício Morelli com Fashion Balllet (Mix-Use). O show da terceira edição do evento vai acontecer no dia 20 de março de 2012, a partir de 22 horas, no teatro do navio. Além da programação do Cruising Beauty Collection, que inclui shows, workshops, festas e uma exposição de fotos das coleções já apresentadas, os profissionais a bordo ainda poderão desfrutar a intensa programação do navio.

Para mais informações, acesse: www.coreseformas.art.br

91

cbc.indd 91

11/8/2011 10:17:32 PM


supernovas

Claus Borges prepara o penteado de Giovanna Ewbank

Edição Marilena Belaciano Fotos divulgação

Look final da atriz Giovanna Ewbank

Ivaldo Lima fez um penteado preso para Camila Pitanga

CALENDÁRIO ANTIAIDS 2012 Em sua 4a edição, a Campanha Cabeleireiros Contra a AIDS, da L’Oréal, reuniu um time de artistas e cabeleireiros tops em prol da luta contra o vírus HIV. O calendário, projeto que nasceu no Brasil em 2009, conta com 12 fotos assinadas por fotógrafos de moda de celebridades brasileiras, com looks feitos por hairstylists diferentes. Cada mês é ilustrado por um artista, com uma mensagem de prevenção à doença. Com o slogan “Quem cuida da beleza, cuida da saúde”, os famosos vestem a camisa da campanha, criada especialmente pelo estilista Carlos Tufvesson. As estrelas desta edição são Camila Pitanga, Giovanna Ewbank, Monique Alfradique, Larissa Maciel, Daniela Escobar, Bruna Linzmeyer, Lavínia Vlasak, Fernanda Tavares, Reynaldo Gianecchini, Caio Blat,Cinara Leal e Tainá Muller. Já o time de cabeleireiros inclui Jô Nascimento, Wanderley Estrella, Hans Hahn e assistente Ely Rodrigues, Ivaldo Lima, Silene Olmo, Matheus Vieira, Célio Faria, John Miyata, César Augusto, Claus Borges, João Coscardo e Edy Clemente. Veja imagens do making of e os looks finais de Camila Pitanga, penteada por Ivaldo Lima, Giovanna Ewbank, penteada por Claus Borges, Monique Alfradique, por João Coscardo. As fotos levam a assinatura de Nana Moraes e Daniel Mattar, o make-up, de Erica Monteiro e a produção, de Cristina Böller.

ESPAÇO PARA NOIVAS A estilista Marie Lafayete e o beauty stylist Marcelo Hicho, dois experts em noivas, se uniram para abrir o Unique Comme Toi, no Rio de Janeiro. O espaço, inaugurado em setembro último em Ipanema, oferece vestidos exclusivos para noivas e madrinhas, roupas de alta-costura e prêt-à-porter e uma linha variada de grinaldas, bijuterias e joias. Uma equipe de visagistas e maquiadores atende no próprio atelier ou no local em que a cliente desejar.

Look final da atriz Camila Pitanga

Look final da atriz Monique Alfradique

João Coscardo criou um visual à Brigitte Bardot para Monique

SILÊNCIO EM CENA

O elenco do musical infantil

O cenário, os figurinos, a maquiagem e a caracterização dos personagens são o ponto alto do musical infantil O Silêncio em Apuros. Em cartaz no Teatro Vivo, no bairro do Morumbi, em São Paulo, a história chama atenção, de maneira divertida, para o problema da poluição sonora comum nos grandes centros urbanos. O cenário, todo em tons de branco e creme, prioriza a iluminação. O mesmo conceito foi utilizado para compor os figurinos e o make-up, sempre explorando o branco. O visagismo do elenco está a cargo de Ana Luiza Icó. Com direção de Débora Dubois e texto de Vanessa Prieto, que também atua na peça, o espetáculo conta com o apoio da Bauducco.

Marie Lafayete e Marcelo Hicho no Unique Comme Toi

94

supernovas 31.indd 94

11/8/2011 8:24:43 PM


SALÃO BOTECO O salão é o lugar preferido da maioria das mulheres. Apostando nisso, alguns deles estão investindo cada vez mais em novidades. No Rio de Janeiro, o Boteco de Mulher tem um menu completo de botequim, além de uma programação com rodas de samba, exposição de produtos eróticos, lingeries, tarô e um happy hour às sextas-feiras. Para a empresária Cláudia Moscardini, proprietária do local, a ideia foi unir duas formas de relaxamento: um botequim e um salão. Outros diferenciais são as poltronas de massagem, que relaxam a cliente enquanto ela faz as unhas, e prateleiras com todos os esmaltes expostos.

Sala de massagens zen do novo spa carioca

BEM ZEN SPA O bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, acaba de ganhar um espaço dedicado ao bem-estar e à beleza. Em um ambiente cheio de aromas e música relaxante, o Bem Zen Spa oferece diversos tipos de massagens, tratamentos estéticos corporais e faciais, além da vinhoterapia. A sessão inclui esfoliação, bandagem, máscara facial de vinho, hidratação e um wrap com uvas. Perfeita para hidratar, desintoxicar e combater o envelhecimento precoce da pele.

INSTITUTO L’ORÉAL EM SÃO PAULO Sucesso no Rio de Janeiro, o Instituto L’Oréal Professionnel acaba de chegar a São Paulo. Com capacidade para 400 alunos, o novo centro no bairro do Tatuapé tem cinco salas, com bancada, lavatórios e área de tratamento, permitindo aulas teóricas e práticas. Um salão-estágio será inaugurado no local em outubro, para que todos os alunos possam estagiar na primeira etapa de formação. O salão será aberto ao público e oferecerá serviços de corte, coloração e tratamentos a preços acessíveis, sob a supervisão de uma equipe de instrutores. A L’Oréal planeja abrir outras três franquias do Instituto ainda em 2011. Sua meta é totalizar 100 franquias em dez anos, formando anualmente 45 mil profissionais no país.

95

supernovas 31.indd 95

11/8/2011 8:25:10 PM


hair news

POR ANGÉLICA PEREZ FOTOS ROMERO CRUZ

VII BEAUTY FAIR O ESPETÁCULO DA BELEZA Mais de 130 mil pessoas estiveram na Beauty Fair 2011, de 10 a 13 de setembro, em São Paulo. Nesta sétima edição, a feira conseguiu ultrapassar a marca de 390 milhões de reais em negócios gerados, 15% a mais do que em 2010. Com isso, o evento se consolidou como a segunda maior do mundo, perdendo somente para a Cosmoprof Bolonha, da Itália. Celebridades e profissionais conceituados se apresentaram nos estandes, palcos e seminários, entre eles os especialistas do Saco Hair e Sassoon Academy, de Londres, e Academia Llongueras, da Espanha.

D

urante quatro dias, o Expo Center Norte recebeu profissionais de todas as áreas para conhecer as novidades do universo hair and beauty. As tendências, os lançamentos e as novidades encheram os olhos dos visitantes, que puderam participar também dos shows da Summer Collection, dos seminários e palestras. Grandes profissionais, patrocinados por empresas de peso no cenário nacional e internacional, mostraram no palco dos shows do Summer Collection novas técnicas e tendências. O entusiasmo de profissionais, como Neandro Ferreira, do creative team da Wella Professionals, não era à toa: o público vibrou com as novidades. “Este espaço é importante para compartilharmos nosso conhecimento. A educação dos profissionais é fundamental para o desenvolvimento e crescimento do setor”, disse Neandro, minutos antes de entrar no palco, para mostrar suas criações. Os gêmeos Maurício e Roberto Martins, representantes da Yellow, assinam embaixo: “Esta troca com o público é riquíssima. Este tipo de evento é muito importante em termos de educação para profissionais. Para nós, tem grande importância!”, se entusiasmou Maurício, ainda com a adrenalina do show correndo nas veias. Confira as novidades apresentadas no palco do Summer Collection. Alfaparf e Yellow: cor e glamour Duas coleções subiram ao palco no show do Alfaparf Group. A primeira

coleção, Todas as Cores do Sol, da Yellow, foi apresentada pelos gêmeos Maurício e Roberto Martins, além de Emerson Carlesso e Natan Moreira. Em seguida, foi a vez da Alfaparf Milano, representada pelo hairstylist Claudio Miguel. Os looks mostraram tons de castanho, cobre, vermelho- intenso e louro-dourado, fazendo referência aos raios solares. As propostas foram batizadas com nomes de cidades famosas e tipicamente quentes, como Califórnia, Ibiza, Rio de Janeiro e Toscana. “Esta é uma coleção que valoriza a beleza da mulher e pode ser aproveitada em diversos tipos de cabelos, como lisos, anelados e étnicos”, explica Maurício Martins.

abertura, AJ destacou a importância da educação aliada à tecnologia no desenvolvimento de novos produtos. Os efeitos 3D da coloração mostraram o conceito Veja e destacaram a luz e a profundidade nos tons, novidade que foi apresentada em todas as tonalidades e nuances: louros quase brancos, dourados, vermelhos e ruivos. Cabelos femininos e masculinos foram finalizados com a linha de styling, reforçando o conceito de Toque. Um desses looks foi de Neandro Ferreira, que mostrou um corte curto em tom platinado com acabamento perfeito.

Já a coleção Tabu teve inspiração em paisagens londrinas. Criada pelo hairstylist Claudio Miguel, foi resultado de uma viagem pela capital inglesa. Os nomes das criações homenageiam a realeza: Anne (determinada), Diane (charmosa), Kate (moderna), Charles (irreverente) e William (espontâneo). A coleção mostrou a diversidade de estilos encontrada nas ruas de Londres.

O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer foi o grande inspirador da coleção Curve, apresentada no show da equipe da academia londrina Saco Hair. Linhas sinuosas estiveram presentes tanto nos cortes e nos figurinos, assim como nas cores adaptadas ao verão brasileiro. Dividindo o palco, os três representantes da academia, Richard Ashforth , diretor de criação Internacional, Brett MacDonald, diretor de criação, e My-Ha Lang, gerente técnica da academia, mostraram visuais vanguardistas e glamourosos. Curtos e curtíssimos, com formas arredondadas, texturas variadas, franjas picotadas que acompanham as curvas do rosto, picotados suaves, naturalidade e suavidade nas pontas foram trabalhados pelos hairstylists. Os looks resgataram ainda o conceito Black & White, que alterna formas redondas e com-

Wella: veja, sinta, toque O creative team da Wella Professionals subiu ao palco na Beauty Fair trazendo uma vibração contagiante. O tema do novo portfólio da marca é Veja, sinta, toque. Na apresentação, AJ Medeiros, diretor criativo da equipe brasileira, e os hairstylists Neandro Ferreira e Renato Fuzz trabalharam com as três novas linhas de produtos da marca. Na

Saco Hair: linhas perfeitas inspiradas na arquitetura

96

hair beauty fair shows y bastidores.indd 96

11/8/2011 9:10:57 PM


pactas, trabalha geometria e simetria, mas com beleza e feminilidade e sem abrir mão das cores contrastantes do verão: laranjas, azuis e pinks. A equipe também compartilhou seu conhecimento em um seminário no dia seguinte. No hands-on, profissionais brasileiros puderam colocar a mão na massa, aprender técnicas e tirar dúvidas. Itallian Hairtech: magia dos elementos Uma onda retrô e mística invadiu o palco com as criações de Andrade Oliveira, diretor artístico do Itallian Hairtech. Com looks que remetiam aos anos 80, figurinos extravagantes e maquiagem expressiva, as propostas apresentadas tiveram inspiração na magia e nos elementos da natureza. No palco, cortes longos com volume e tons de cobre e vermelho. O destaque ficou por conta das colorações, que alternaram luz e profundidade, em louros lisos e cacheados e tons de vermelho mais fechado.

Modelos do show da Yellow

Neandro Ferreira finaliza corte no show da Wella

Claudio Manuel e as modelos no final do show da Alfaparf

No palco da Wella, AJ Medeiros dá o toque final no cabelo da modelo

Brett MacDonald finaliza um corte com a marca do Saco Hair

Todas as cores de Clairol Professional Na estreia da marca no Brasil, Anita Gutierrez, embaixadora global de Clairol Professional, esbanjou simpatia e profissionalismo, mostrando cores brilhantes e bem-definidas. A expert americana, que vem de uma família de profissionais, ficou entusiasmada com a passagem pelo Brasil. Modelos com cabelos longos e médios desfilaram uma ampla gama de tonalizantes e colorações, passando por louros muito claros, acinzentados ou dourados, marrons e avermelhados. Anita destacou em sua apresentação que na Califórnia, onde mora e trabalha, a educação é fundamental e muito valorizada pelos profissionais. A Clairol também selecionou quatro profissionais brasileiros, de diferentes salões de beleza, para testar e exibir a performance do produto.

Modelos desfilam as tendências da Wella Professionals no palco

My-Ha Lang finaliza coloração no show do Saco Hair

Modelos do show da Itallian Hairtech

Modelos exibem as tendências do Saco Hair

Richard Ashforth demonstra corte no palco do show do Saco Hair

Andrade Oliveira em ação no palco da Itallian Hairtech

Anita Gutierrez no palco da Clairol Professional

97

hair beauty fair shows y bastidores.indd 97

11/8/2011 9:23:07 PM


hair news

Modelo da Clairol Professional

Modelos da Sassoon Academy desfilam a tendência Fruit

Llongueras e Sassoon: um show à parte

Color blocking dos pés à cabeça no show da Clairol Professional

O estilo hippie da coleção Tribe II da Sassoon Academy

Corte assimétrico e jogo de luzes iluminam a modelo da Sassoon Academy

A coreografia alegre das modelos do show da Sassoon Academy

Daniel McCourt, diretor de criação da Sassoon Academy, fez um corte

Danielle Harvey executando um corte com a grife Vidal Sassoon

Kenny Reed, da Sassoon Academy, finalizando coloração no palco

Um show de cor e estilo na apresentação da Sassoon Academy

Assimetria e fios rasgados no corte da modelo de Llongueras

Curtos, médios e longos ganham movimento O corte assimétrico traz a marca registrada com os cortes do dream team de Llongueras de Llongueras

Oscar Montserrat, Javier Martínez e Pablo Reberte vibram com a platéia após o show de Llongueras

Quando o show das academias Sassoon, de Londres, e Llongueras, da Espanha, começou, mostrou logo porque são referências mundiais: os looks apresentados trouxeram ousadia e criatividade, combinados com técnica apurada e inovação. A plateia vibrou com a apresentação da equipe de Llongueras – Pablo Reberte, Oscar Montserrat e Javier Martínez. Em poucos minutos, os hairstylists transformaram cabelos compridos em curtos e médios, mostrando mudanças radicais com movimento, camadas e volumes, reforçando o estilo da academia, que aposta sempre na assimetria. As cores foram do louro claríssimo ao marrom bronze. Os looks da equipe londrina da Sassoon Academy, representada por Danielle Harvey, diretora sênior de criação, Daniel McCourt, diretor de criação, Kenny Reed, diretor sênior de coloração, e Leona Curran, gerente geral da academia, empolgaram o público. O time mostrou tendências das coleções Tribe I, lançada no começo deste ano, com cortes inspirados em uma vertente mais romântica do rock’n’roll. Os hairstylists ingleses apresentaram ainda a série monocromática batizada de White Noise e também Fruit, um estilo colorido, mas minimalista, inspirado na moda de rua do Japão. Já a coleção Tribe II resgata a essência do estilo da academia, que são cortes geométricos e precisos. Danielle Harvey explicou que as coleções trazem um pouco de tudo: longos, com franjas pesadas e marcadas, coloridos azuis e violetas, texturas dramáticas, geometria, curtos excêntricos e nucas bem marcadas. Para os profissionais da plateia foi uma demonstração completa de técnica e habilidade, qualidades que ainda puderam ser conferidas nos seminários ministrados pelas equipes durante o evento.

98

hair beauty fair shows y bastidores.indd 98

11/8/2011 9:23:40 PM


FERVEÇÃO NOS BASTIDORES A badalação não aconteceu só nos palcos do Summer Collection. A vibração antes e depois das apresentações foi registrada pela nossa equipe, que conversou com exclusividade com alguns profissionais. O nervosismo e perfeccionismo da gerente geral da Academia Sassoon, Leona Curran, o entusiasmo e a adrenalina dos gêmeos Maurício e Roberto Martins, o clima descontraído e alegre do time da Llongueras e a simpatia da embaixadora global de Clairol Professional, Anita Gutierrez, foram apenas alguns dos momentos marcantes do backstage. Confira nossos flagras. Paulo Persil posa com a BE FASHION em seu lounge

Andrade Oliveira, diretor artístico da Itallian Hairtech, com suas modelos nos bastidores

My-Ha Lang, Brett MacDonald e Richard Ashforth

A colorista My-Ha Lang, do Saco Hair, posa com nossa revista

Bernardo Mascarenhas confere sua entrevista na edição 30 de BE FASHION

Nos bastidores, Richard Ashforth, do Saco Hair, com suas modelos

Os gêmeos Maurício e Roberto Martins, artistas da Alfaparf, com sua modelo

Neandro Ferreira preparando modelo no camarim da Wella

No camarim da Wella, AJ Medeiros e Renato Fuzz posam com BE FASHION

99

hair beauty fair shows y bastidores.indd 99

11/8/2011 9:24:03 PM


hair news

POR MARISA DE LUCIA FOTOS EMMOWALKER E DIVULGAÇÃO BEAUTY FAIR

VII BEAUTY FAIR CONGRESSOS & WORKSHOPS

Nesta sétima edição da Beauty Fair, congressos e workshops atraíram profissionais de todo o Brasil em busca de atualização e reciclagem. Confira alguns deles.

· 2o Congresso de Maquiagem: contou com a participação de três beauty stylists conceituados. Fernando Torquatto, maquiador, consultor de estilo, fotógrafo e apresentador do programa Superbonita Transforma, do canal a cabo GNT, Beto França, especialista em maquiagem artística, social, caracterização para teatro, cinema, televisão e fotografia, e Alejandra Espíndola, maquiadora profissional e consultora de beleza, falaram sobre tendências e novidades do make-up. O beauty stylist Fernando Torquatto fala no Congresso de Maquiagem

Paulo Persil prepara um look de noiva no palco do seu workshop

· 6o Congresso de Manicures: o stylist Dudu Bertholini, fundador da grife Neon, deu dicas para valorizar ainda mais as unhas e antecipou as tendências e cores da moda verão. Participaram ainda o dermatologista Dr. Luiz Tovo, o endocrinologista Dr. Alfredo Halpern, que abordou a importância da dieta controlada para a saúde das unhas, e Vanda Regina, coordenadora técnica da rede Jacques Janine, que mostrou as novas técnicas para unhas decoradas. · Workshop Versátil Girl – Corte e Coloração Femininos: a família de hairstylists da Fernando Alves Hair Academy mostrou as tendências e os looks para mulheres práticas, que precisam de cortes que se adaptem a seu agitado estilo de vida.

Rafael De La Lastra revelou os segredos de coloração.

Denilson Azevedo, da Jacques Janine Academie

· Worshop Penteados Através dos Séculos: com a coordenação de Denilson Azevedo e Vanda Regina, a equipe técnica da Jacques Janine Academie mostrou penteados de época e reproduziu cabelos usados desde o Império até hoje. · Workshop Visagismo – O Processo de Criação de um Estilo Pessoal: precursor do visagismo no Brasil, Philip Hallawell explicou o motivo de a técnica ser tão importante para os profissionais de beleza e como alguns cortes valorizam os traços fisionômicos.

O Mestre do Visagismo Philip Hallawell

Fernando Alves no workshop sobre corte e coloração

· Workshop Colorimetria com Rafael De La Lastra: membro de uma família de cabeleireiros, Rafael De La Lastra ensinou segredos de coloração, matização, fundos de clareamento e misturas de cores. · Workshop de Corte e Cor – Coleção Glamour by Charles Veiyga: o hairstylist demonstrou cinco criações e, enquanto preparava os modelos, ia ensinando as técnicas, mostrando passo a passo cada uma de sua criações. ·Workshop 6 Cortes que Misturados Formam mais de Um: com explicações minuciosas e técnicas precisas, o hairstylist Rodrigo De La Lastra explicou como criar efeitos variados apenas com o modo de manusear a tesoura ou a angulação dos cabelos.

Charles Veiyga posa com as modelos no final Rodrigo De La Lastra ensinou como fazer um da sua apresentação bom corte

100

hair beauty fair CONGRESOS Y ESTANDES.indd 100

· Workshop A Arte de Pentear com Paulo Persil: o hairstylist demonstrou como fazer os looks que compõem a chamada “linguagem Persil” e explicou os pontos mais importantes para um bom penteado.

11/9/2011 10:05:43 AM


UM GIRO PELOS ESTANDES

hair news

POR MARILENA BELACIANO E MARISA DE LUCIA FOTOS EMMOWALKER

N

o Expo Center Norte circularam profissionais e empresários do setor, vindos de todos os estados do Brasil e de diversas partes do mundo. O índice de participação de marcas estrangeiras em 2011 teve um crescimento de 34% em relação ao ano passado. Nesta edição foram 39: 29 dos Estados Unidos, sete da Itália, uma da Polônia, uma da Inglaterra e uma dos Emirados Árabes Unidos. A reportagem da BE FASHION circulou pelos estandes e anotou muitas novidades. · A modelo Gianne Albertoni, apresentadora do programa Hoje em Dia, da Record, embelezou o estande da Ga.Ma Italy. A top model, que estrela a campanha da Prancha IHT Tourmaline, posou para fotos ao lado do hairstylist Sérgio G., responsável por seu visual para o comercial da marca veiculado em canais de TV aberta.

Guilhermina Guinle posa com a nossa revista no estande da Aspa Cosméticos

Sérgio G., Gianne Albertoni e Marcelo Ceva, no estande da Ga.Ma Italy

· Com um estande de 308 m2, o Alfaparf Group manteve uma programação intensa na feira. Foram 26 shows, lançamentos exclusivos das principais coleções, convenção de vendas e seminário de gestão para profissionais de beleza. · A Truss levou para a feira sua campanha contra o câncer de mama, em parceria com a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). Os visitantes eram fotografados no estande com a t-shirt da campanha. Mas o grande agito foi a presença de Carlos Casagrande, ator da novela Fina Estampa. As fãs, do lado de fora, esbanjaram gritinhos e cliques fotográficos.

Carlos Casagrande posa com BE FASHION no estande da Truss

No estande da Clairol, Anita Gutierrez faz pose com e para BE FASHION

O palco do estande da Alfaparf Group apresentou 26 shows

No estande da Kaedo, cabeleireiros demonstraram cortes e penteados

Marcelo Ceva e Ligia Bonfanti posaram para nossa revista no estande da Parlux

Paulo Ricardo, diretor artístico da MixUse, folheia BE FASHION no nosso estande

Todo estiloso, de terno e chapéu, Claus Borges faz pose no nosso estande

Neandro Ferreira descansa no nosso estande depois da sua maratona de apresentações

· Clairol Professional recebeu no seu estande a embaixadora internacional da marca Anita Gutierrez. A hairstylist, que veio diretamente da Califórnia para se apresentar no megashow da Clairol na Beauty Fair, deu dicas sobre as tendências para o verão. Ela aposta em cabelos mais curtos e com mais movimento. · Os artistas do creative team da Wella Professionals fizeram demonstrações de cortes e penteados. Liderados por AJ Medeiros, os hairstylists Neandro Ferreira, Renato Fuzz e Romeu Felipe chamaram atenção do público cortando e penteando no palco do estande da marca. · A Parlux atraiu muitos compradores em busca de novidades. A marca levou vários lançamentos para a feira, como o Melody Silencer. O acessório reduz até 40% dos ruídos provocados pelo secador. · A Kaedo, durante os quatros dias da Beauty Fair, recepcionou 25 mil caravanistas. Além de lançar vários produtos, fez demonstrações de cortes e técnicas de penteado. · O estande da CHI, marca de secadores que acaba de chegar ao Brasil, contou com a presença de Farouk Shami, proprietário da marca. A Farouk Systems patrocinou o concurso de Miss Universo 2011, realizado em setembro na capital paulista. · O hairstylist Paulo Persil usou o lounge para expor sua marca Persil Beauty Express. Como produtos inaugurais da linha Educação, a nova marca traz dois DVDs de penteados. O primeiro, A Magia do Penteado Persil, tem seis modelos descontraídos. Já o segundo DVD, chamado Clássicos, traz seis modelos em uma linha mais sofisticada. · O estande principal da BE FASHION, decorado com as capas das nossas últimas edições, recebeu a visita de muitos hairstylists. Todos elogiaram a capa da edição 30 com Regiane Alves, clicada pelo fotógrafo e beauty stylist Fernando Torquatto.

101

hair beauty fair CONGRESOS Y ESTANDES.indd 101

11/9/2011 10:06:23 AM


lançamentos

OFERTAS DA FEIRA A

s marcas de cosméticos sempre reservam suas maiores novidades para mostrar nas grandes feiras de beleza. Confira alguns lançamentos da última edição da Beauty Fair.

· Alfaparf mostrou várias inovações em suas linhas de coloração. Evolution of The Color Cube, agora com tecnologia de três dimensões, oferece 29% mais intensidade de cor e 89% de superioridade na cobertura dos fios brancos; Yellow Form, com a tecnologia Aloetrix, proporciona desde redução do volume até um liso extremo. · Amend Cosméticos lançou sua primeira linha de coloração tonalizante sem amônia. SupériaColor tem uma cartela com 19 cores. A fórmula contém micropigmentos e silicone, que blindam a camada externa, proporcionando cores vivas e brilho intenso. · Aspa Cosméticos surpreendeu com suas novidades para maquiagem. Além do primer invisível que preenche rugas, poros abertos e marcas de expressão, lançou um blush em spray, ambos da linha Aspelle. Mas a grande novidade foi o Pneu-Fix Woman, inflador e reparador instantâneo de pneus, desenvolvido para mulheres dinâmicas, que não podem ficar na rua esperando a troca de um pneu furado. · Cadiveu lançou Bossa Nova – Boccoli para nutrição e definição de ondas e cachos. O tratamento segue o conceito de sustentabilidade graças à formulação b i o d e g r a d á ve l , l i v re d e sulfatos, sem parabenos

e isentos de ingredientes derivados de petróleo ou de origem animal. · Clairol fez vários lançamentos. Além da Coloração Permanente Clairol Professional Extra Rich Creme, levou à feira a Linha Color Radiance para cabelos coloridos, e o Alisamento Clairol Professional. · Cless lançou a Queratina em Gel Dose Única. O tratamento de restauração intensa para cabelos danificados por processos químicos ou agressões externas traz os aminoácidos e nutrientes essenciais para a reparação da cutícula. Devolve o brilho, a saúde e a beleza dos fios. · Eternity Liss lançou a linha Amazon Home Care, desenvolvida para manutenção e tratamento dos cabelos. Com extratos de guaraná, as fórmulas agem profundamente nos fios, controlando o frizz. O kit é composto por quatro produtos: xampu, leave-in, máscara e óleo essencial. · Farmacolor apresentou a coloração Essence, com baixo teor de amônia. Enriquecida com óleos essenciais e ervas mediterrâneas, tem propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e antioxidantes. · Ferrante mostrou duas novidades. O carrinho Brindisi, com estrutura monobloco em aço, rodízios cro-

102

lancamentos beauty fair.indd 102

11/8/2011 9:24:50 PM


mados, tem porta removível em acrílico com chave e suporte para secador. Já a Cadeira MassimoPremium, com novo design na lateral, agora vem em alumínio polido com apoia-braços em madeira de lei. · Ga.Ma Italy apresentou vários lançamentos, como o Secador Pluma 4500 Íon. Leveza e potência se combinam em um só aparelho, permitindo o uso diário pelo profissional. O motor de longa duração permite trabalhar mais de duas mil horas. · Itallian Hairtech mostrou o novo Redensificador Cuticular da sua linha Kerasoft. Desenvolvido com alta tecnologia, o tratamento é uma evolução da cauterização e tem como objetivo recuperar a fibra capilar desgastada por processos químicos ou por outras agressões, como sol, mar, piscina e poluição. · Kaedo inovou com o tratamento Nanooil. A fórmula exclusiva à base de óleo de argan proporciona brilho e luminosidade. Contém ainda ômegas 3 e 6, vitamina E, filtro solar e proteção térmica. · Mutari lançou a Pomada Protetora Relax Professional, que oferece maior segurança durante o sistema de transformação dos cabelos. O produto proporciona cicatrização e regeneração do

couro cabeludo, impedindo irritações. · Parlux mostrou o único secador com o selo Eco Friendly. Parlux 3800 Ionic & Ceramic Edition é produzido com matéria-prima reciclável, embalagem e garantia em papel biodegradável, carcaça também reciclável e pintura não tóxica. Silencioso e com 2.100 watts de potência, o motor tem duas velocidades e quatro temperaturas, botão de ar frio e quente e cabo ergonômico com três metros de fio. · Truss lançou dois kits especialmente para sua campanha contra o câncer de mama. O Kit Fast Repair, para uso profissional, traz o Shampoo Bidimensional, de limpeza suave, o Proteic, com óleo de argan, que repõe a massa proteica, e o Intensive Nutrition, para nutir e devolver o brilho. Já o Kit Travel, desenvolvido para viagens em uma compacta nécessaire, traz o Shampoo Equilíbrio, o Condicionador Ultra Hidratante, que hidrata profundamente os fios, e o Hair Protector, leave-in sem enxágue. · Tuon lançou a série de marrons especiais em sua linha de coloração Tue Colore Essenziale, com doze novas nuances. Entre outros lançamentos, a marca levou também a linha Design Hair Finish, para modelar e finalizar penteados e cortes no salão.

103

lancamentos beauty fair.indd 103

11/8/2011 9:26:19 PM


hair news

EDIÇÃO MARILENA BELACIANO

HAIR BEAUTY 2011 A 5a edição da Hair Beauty recebeu no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 10 de outubro, mais de 45 mil pessoas de todo o país. A Feira Internacional de Beleza, Cabelo e Estética, no Riocentro, foi dividida em quatro setores: Hair Business, Hair Show, Varejo e Estética. Além de cursos paralelos, workshops técnicos, jornadas de Manicures e de Podologia, Simpósio Científico Internacional de Estética, Concurso Cultural Sinbel-RJ, Concurso Cultural Fing´rs , a Hair Beauty apresentou 11 megashows de hairstylists nacionais e internacionais, como o de Esteban Tejada, diretor artístico do Instituto Internacional Llongueras Argentina. Entre os shows da coiffure nacional, destaque para as apresentações da paulista Márcia Maria, presidente da Haute Coiffure Française do Brasil, do gaúcho Manno Escobar, diretor artístico da Intercoiffure Brasil, e Monica Casado, do Salão Fios de Cabelo. O mineiro Matheus Tauber, do Salão Mirage, e os cariocas Helena e Eduardo Gimenez também mostraram suas criações. Grandes marcas marcaram presença no evento. A Wella Professionals, com AJ Medeiros, Glauco Braga, Nivea Ferreira, Bruno Castro e Romeu Felipe, fez um

Manno Escobar finaliza um look no palco

preview do Trend Vision 2012. Os hairstylists do Instituto L’Oréal Professionnel apresentaram as tendências da primavera-verão. A P&G Salon Professional mostrou looks de sua nova marca Clairol Professional. Como não poderia deixar de ser, o Rio de Janeiro foi homenageado com um show: Cruise Collection, coordenado por Esther Gonçalves e Lucia Gomes, com looks inspirados no glamour carioca dos anos 50.

P&G EXPERIENCE

Esteban Tejada demonstra um corte do método Llongueras

JOICO APRESENTA SUA COLEÇÃO

Espaço da Wella no P&G Experience

A Procter & Gamble promoveu no começo de setembro a 2 a edição do P&G Experience. Durante três dias, a empresa mostrou seus lançamentos e inovações para o mercado brasileiro. O evento contou com a presença de especialistas em beleza feminina e masculina, higiene e saúde bucal, e em cuidados com o lar, que mostraram as tendências de consumo no Brasil

e no mundo. O P&G Experience é a porta de entrada para lançamentos das marcas da Procter & Gamble. Entre outros produtos, na área de coloração, vão ser lançadas as linhas Koleston Espuma, a primeira coloração permanente em forma de espuma, e Pro-Vital, que representam uma revolução da tecnologia Wella para cabelos no nosso país. (Por Marisa De Lucia)

Modelos com Stella Livoti, Lance Blanchette e Guillermo Flores

A Joico Brasil lançou no dia 3 de outubro, no Espaço Traffô, em São Paulo, sua coleção Smoke & Mirrors. Organizado por Eduardo Alencar, da Cores & Formas, o evento levou ao palco os artistas internacionais Lance Blanchette, Stella Livoti e Guillermo Flores. Os três hairstylists mostraram cortes,

cores e penteados da coleção criada por Damien Carney e Sue Pemberton, diretores artísticos da marca. Narciso Netto, diretor técnico da Joico Brasil, lembrou que os cortes foram feitos com uma mescla de graduação, linha e camadas, para criar looks modernos e urbanos. (Por Marisa De Lucia)

104

hair news 31.indd 104

11/8/2011 10:01:22 PM


NOITE DAS ESTRELAS EM PARIS

NOITE DE GALA NA VIA FUNCHAL

Eliabe Moreira, Murilo Rosa, Kátia Coutinho e Dudu Bertholini entre os gêmeos Maurício e Roberto Martins

Mauricio Pina recebe os aplausos dos hairstylists brasileiros no final da sua apresentação em Paris

Os membros da Intercoiffure Mondial se reuniram durante dois dias em Paris para o evento Night of the Stars. O hairstylist Mauricio Pina, diretor artístico da Intercoiffure Brasil, mostrou quatro criações para 2012: Label Rats, Bohemian Freedom, Primary Freedom e Elitist Freedom. Klaus Peter Ochs, presidente da Intercoiffure Mondial, se inspirou na selva amazônica

para apresentar seu show Amazonian Beauty. Cerca de 800 convidados de todo o mundo participaram do evento, que arrecadou 24 mil euros em doações para o projeto social Education for Life, da Intercoiffure. A mensagem que a associação mundial transmitiu este ano foi Freedom (Liberdade), expressando seus valores e desejos para o futuro.

A coleção 2012 da Alfaparf Milano foi lançada em grande estilo no dia 11 de setembro, em São Paulo. Realizado p a ra le l a m e n te à B e a u t y Fair e apresentado pelo ator Murilo Rosa, o megashow reuniu profissionais de todo o Brasil na Via Funchal. Na primeira parte do show, Eliabe Moreira, diretor artístico da marca, mostrou uma coleção exclusivamente masculina, com figurinos do estilista Dudu Bertholini. Em seguida, Eliabe dividiu o palco com convidados ilustres, como

o grupo Gabrio Staff e os Ad Milano, para mostrar The 70’s – Milano Fashion & Hair Design, com cortes, cores e penteados inspirados, claro, nos anos 70. A coleção se divide em quatro tendências – Apassionatta, Contrappunto, Bella Donna e Bravo & Sexy –, que exploram a androginia, traduzida pela combinação do masculino e feminino, a cor, que ressalta a alegria e o sentido de renascimento, e o glamour, presente através de uma beleza ao mesmo tempo sofisticada e contida.

MAGIA HAIR SHOW

COSMÉTICA BAHIA 2011

O estande da Ruggero com Francisco De La Lastra, seu porta-voz

A Cosmética Bahia 2011 mostrou muitas novidades e atrações em quatro dias de evento. A abertura contou com a presença de Bira Jackson, ex-integrante do Olodum, que animou o público com uma apresentação musical. Outro destaque foi o coque-

tel realizado na sala de imprensa, que ganhou o nome do maquiador e cabeleireiro Cari. O público presente à feira pôde participar ainda do 15 o Congresso Científico de Cosmetologia e Estética da Bahia, além de workshops e apresentações.

Os looks de noivas encantaram o público

O Magia Hair Show, realizado no Hotel Internacional de Gravatal, em Santa Catarina, reuniu mais de 400 profissionais de todo o país para um encontro de beleza. Produzido pela Magia Cosméticos, em parceria com a marca Dicolore, o evento reuniu grandes profissionais

do mercado para apresentar, durante dois dias, novidades em penteados, cortes, cores e looks de noivas. Workshops de design de sobrancelhas, penteados com tranças e técnicas de alongamentos de cílios também fizeram sucesso com o público.

105

hair news 31.indd 105

11/8/2011 10:02:48 PM


hair news

EDIÇÃO MARILENA BELACIANO

HAIR FASHION SHOW 2011

Alê de Souza com Flávia Alessandra, Sophie Charlotte e Sheron Menezes

Alê de Souza, Julio Crepaldi e Wanderley Nunes esbanjaram talento na edição 2011 do Hair Fashion Show. Os três stylists apresentaram em

Claudia Raia desfilou para Wanderley Nunes

setembro, no Hotel Unique, em São Paulo, as tendências para a primavera-verão 2012. Realizado pela Mega Model, promovido pela TV Globo e pa-

Julio Crepaldi com suas modelos, entre elas Milena Toscano e Giovanna Antonelli

trocinado pela Wella, o evento levou à passarela top models e atrizes globais, como Claudia Raia, Giovanna Antonelli, Milena Toscano, Flávia Ales-

sandra e Sophie Charlotte. Maria, vencedora do BBB 11, também marcou presença e teve seu cabelo cortado no palco por Wanderley Nunes

CELEBRITY COUTURE O hairstylist Ricardo Moreno, coordenador regional da Intercoiffure Brasil no Rio de Janeiro, organizou o primeiro Celebrity Couture, em agosto último, no Teatro Fashion Mall, no Rio. Com o apoio de De Sirius, Paul Mitchell e Wella Professional, o evento contou ainda com a contribuição do Instituto Zuzu Angel e das Faculdades Estácio de Sá, que confeccionaram os figurinos. Chris Nicklas e Patrícia Koslinski, do GNT, e o ator Carlo Porto foram os apresentadores. Na plateia, o casal-presidente da Intercoiffure Brasil, Jacques e Janine Goossens, e o vice-presidente Paulo Cordeiro dividiram as atenções com vips como Manoel Carlos, autor de novelas da Globo, e a atriz Bel Kutner. Além do show de Moreno, houve apresentações de outros membros

FOTOS ZEQUINHA SANTOS/DIVULGAÇÃO

da seção carioca da Intercoiffure, como Walter Cabral, Helena Gimenez, Sônia Nesi, Natan Júnior e Ronaldo Alonso, apoiados por Dudu Gimenez e Viviane Costa. Alunos do projeto social Education for Life, que prepara menores carentes da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, apoiados pela Intercoiffure para atuar na área de beleza, participaram como assistentes. Mas o ponto alto foi o concurso que apontou os três melhores cabelos e figurinos, inspirados em celebridades da moda, da arte e da música. Os três looks escolhidos foram Tikka, de Ricardo Moreno, com figurino de Rebeca Lamarão, Marilyn Manson, de Eduardo Gimenez, com figurino de Michele Leiras, e Madonna, de Sonia Nesi, com figurino de Carol Ribeiro. (Por Fátima Telles)

Jacques e Janine Goossens, Ricardo Moreno e Jan-Matlte Orthmann

Modelos do hairstylist Ricardo Moreno

106

hair news 31.indd 106

11/8/2011 10:03:07 PM


ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

HAUTE COIFFURE FRANÇAISE EM FESTA

FOTO RODRIGO FERRÃO/DIVULGAÇÃO

Margarete Rien falando para a plateia de profissionais

Margarete Rien, diretora de comunicação da Intercoiffure Brasil e coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da UPFRS, coordenou a III Semana Acadêmica de Estética e Cosmética e a III Mostra de Beleza, no campus da universidade, em Passo Fundo. Com o apoio dos alunos e do corpo docen-

te do curso, Margarete reuniu profissionais do mercado hair & beauty de 29 a 31 de agosto. Durante três dias, foram divulgadas as novidades em procedimentos estéticos na área médica, tratamentos terapêuticos estéticos, tendências em colorimetria, marketing pessoal e inovações tecnológicas do setor.

CENTRO TÉCNICO DA LOWELL

Marcia Maria, Francis Rhod e Jefferson Massari com as modelos no palco

A seção brasileira da Haute Coiffure Française promoveu no final de agosto o primeiro evento sob a gestão da presidente Márcia Maria. A HCF Brasil mostrou no Bistrô Crepe de Paris, em São Paulo, a coleção Inside.11 para a primaveraverão 2012. Na ocasião, foram prestadas homenagens ao hairstylist Marco Antônio de Biaggi, que recebeu um troféu HCF como Cabeleireiro Inspi-

rador do Ano, e aos proprietários dos salões associados, que receberam o botton HCF. O presidente mundial da HCF, Francis Rhod, veio ao Brasil especialmente para prestigiar o evento. A noite teve ainda mais dois homenageados: João Mata, que presidiu a HCF Brasil nos últimos 10 anos, e a marca L’Oréal Professionnel, principal patrocinadora da entidade no Brasil e no mundo.

III PRÊMIO CELEBRITIES CATHARINE HILL

Além da linha Frutas& Flores, os alunos receberam um exemplar da BE FASHION

A equipe da Lowell Cosméticos comemorou o sucesso do seu recém-inaugurado centro técnico no bairro do Campo Belo, em São Paulo, com um evento no último dia 17 de outubro. A programação começou pela manhã com uma palestra de Paula Monteiro Lobato, farmacêutica da marca. À tarde, durante uma aula prática sobre o realinhamento capilar Soft

Liss, o técnico Jorge Valeriano demonstrou o procedimento passo a passo. Os alunos foram presenteados com a nova linha Frutas & Flores e receberam o certificado do curso. As aulas acontecem todas as segundas-feiras, das 9h30 às 16h30. O centro técnico fica na Rua Barão do Triunfo, 88, conjunto 1.314. Tel: (11) 43239700. Mais informações no site www.lowell.com.br.

Os vencedores do Prêmio Celebrities reunidos no palco

Uma festa à fantasia e um desfile de maquiagem agitaram a grande final do III Prêmio Celebrities de Catharine Hill. No evento, realizado dia 23 de outubro no Círculo Militar de São Paulo, os 20 concorrentes das duas categorias finalizaram os looks ao vivo no palco. Entre os jurados, a hairstylist Marcia Maria, presidente da Haute

Coiffure Française no Brasil, e as maquiadoras Simone Tinelli e Alejandra Espíndola. Os vencedores da categoria social foram Marcio Carvalho (1o lugar), Katia Freire (2o lugar) e Adriane Carvalho (3o lugar). Na categoria artística, venceram Alex Cerqueira (1o lugar), Isabela Rosa (2o lugar) e Odirlei Afonso Ribeiro (3o lugar).

107

hair news 31.indd 107

11/8/2011 10:03:41 PM


vitrine anunciantes EDIÇÃO MARILENA BELACIANO

BLUSH EM SPRAY ASPELLE ASPA Prática, a embalagem em spray evita manchar a bolsa. Não oferece risco de contaminação através do pincel, já que sua aplicação é feita diretamente no rosto. São três cores: Imperial (pêssego), Majestic (rosaavermelhado) e Elegance (marrom). SAC: 0800-02611841 – www.aspacosmeticos.com.br

SOFTWARE AZ SOLUÇÕES Software para gestão de salões e clínicas de estética, o Software AZ Cabelo & Estética está disponível em três versões diferentes para atender os mais variados estabelecimentos da área de beleza e estética. SAC: (41) 3233-9944 – www.azsolucoes.com.br

MÁSCARA HIDRO RECONSTRUTORA NO FRIZZ BOTÂNICA Tratamento intensivo para devolver a resistência e a força aos cabelos danificados, enfraquecidos e quebradiços. A fórmula traz uma associação de ativos de origem natural, como manteigas de capuaçu e karité, óleo de oliva e extrato de chá verde. TEL.: (11) 4226-3899 – www.botanicacosmetics.com.br

REPARADOR 3 AVON ADVANCE TECHNIQUES O produto da linha Restauração Intensa Advance Techniques da Avon é, como o próprio nome já diz, um tratamento reparador tridimensional. A fórmula avançada é capaz de reparar três anos de danos acumulados em apenas três dias. SAC: 0800-7082866 – www.br.avon.com

PRANCHA RED IONIX HP GA.MA ITALY Com resistência de cerâmica e tecnologia Infrared, a Red Ionix HP trata os cabelos de dentro para fora, deixando os fios brilhantes e saudáveis. A ionização dos patins sela as cutículas e combate o efeito frizz. SAC: 0800-7244262 – www.gamaitaly.com.br

ARGAN OIL INOAR A fórmula anti-idade natural é rica em ômegas 3 e 6 e vitamina E. É um sistema de tratamento completo, que realça o brilho dos cabelos, hidrata e repara os fios danificados. Com ação antifrizz, é também um excelente protetor térmico. SAC: (11) 4135-4555 – www.inoarcosmeticos.com

COLORIE PARFAIT GLYNETT MOISTURE RECOVERY LEAVE-IN MOISTURIZER JOICO Formulado com Complexo Quadramínico, Complexo Hidróxi-marinho e óleo de jojoba, combate a aspereza e a falta de brilho dos cabelos ressecados. Repara também a cutícula danificada, repondo a hidratação natural do cabelo. SAC: (11) 2770-3770 – www.joico.com.br

A linha de produtos para coloração tem fórmula avançada, com queratina, óleo de linhaça e macadâmia, que evitam o desbotamento precoce, tratam e protegem a fibra capilar. São 72 nuances que oferecem perfeita cobertura dos fios brancos. SAC: (31) 3286-5350 – www.glynett.com.br

108

vitrine 31.indd 108

11/9/2011 12:05:11 PM


CREME SEM ENXÁGUE LEAVE-ON LINEA HAIR Ideal para quem assume os cabelos naturais, como ondas e cachos, o Leave-on é um creme de tratamento leve, que controla o volume e o frizz. Garante hidratação e proteção, evitando também o surgimento de pontas duplas. SAC: lineahair@lineahair.com.br – www.axenia.com.br

DESCOLORANTE EM PÓ 500 ML LOWELL Tem ação rápida, devido à maior concentração de princípios ativos em sua fórmula. Indicado para processos de descoloração, reflexos, balayage, decapagens, entre outros. Formulado com proteína do colágeno, descolore uniformemente, preservando os cabelos, sem danificar sua estrutura. SAC: 0800-7728040 – www.lowell.com.br

LEAVE-ON NUTRE FORCE MAC PAUL

MELODY SILENCER PARLUX Único no mercado com tecnologia italiana que administra o fluxo de ar com entrada lateral, reduz em até 40% os ruídos provocados pelo secador. Reduz, assim, as chances de futuros problemas auditivos. Pode ser usado em qualquer secador Parlux. SAC: (11) 2081-1681 – www.cemel.com.br

Garante proteção integral aos fios, aumenta a resistência, facilita o pentear, reduz o frizz e o efeito fly away. Pode ser utilizado antes da escova ou para deixar secar naturalmente. Evita pontas duplas e não deixa os cabelos pesados. SAC: (19) 3837-3399 – www.macpaul.com

POTION 9™ SEBASTIAN PROFESSIONAL

SHAMPOO E HIDRATANTE FROZEN THERAPY RED IRON

Tratamento portátil que estiliza e restaura os fios. Contém nove extratos botânicos que rejuvenescem e recuperam a aparência natural do cabelo. Proporciona fixação flexível, controle e definição dos cachos. Modela naturalmente, protegendo contra o calor dos aparelhos. CAC: 0800-7029966

AMBASSADOR PRO LITHIUM WAHL CLIPPER Sua bateria inteligente de íons de lítio armazena o dobro da energia em relação às baterias comuns. Por isto, não vicia e tem autonomia de corte de até 90 minutos, quando totalmente carregada. SAC: 0800-7722560 – www.wahlbrasil.com.br

A fórmula suave dos dois produtos foi desenvolvida para oferecer equilíbrio e frescor para os cabelos. Formulados com um complexo biofuncional, que contém mameluca jaborandi, combatem a queda, a caspa e a seborreia. SAC: 0800-7708815 – www.rediron.com.br

SHAMPOO THERAPY TRUSS Específico para disfunções do couro cabeludo, como oleosidade excessiva, caspa e queda dos fios. Sem adição de sal, tem pH fisiológico. Contém Control Scurf, agente antifúngico que age no couro cabeludo, promovendo o controle da caspa. CAT: (17) 3808-9900 – www.trusscosmetics.com

109

vitrine 31.indd 109

11/9/2011 12:05:35 PM


agenda

NACIONAL  DE 18 A 21/11  VIII Feira Estética & Beleza, no Salesiano, em Santa Rosa, Niterói, RJ. Tel.: (21) 3026-0500. DIA 20/11, DAS 8H ÀS 17H  I Seminário Científico Fing’rs Profissional, no Hotel Tivoli, em São Paulo, SP. Tel.: (11) 3101-4556. Informações: seminário@fingrs.com.br DE 20 A 23/11  Design de Corte Feminino Módulo I, na Academia Pivot Point, em São Paulo, SP. Tel.: (11) 3541-1900 / 3522-3002. DE 21/11 A 8/12, DAS 19H ÀS 22H  Massagem AntiStress, no Centro de Estudos de Cosmetologia Aplicada da Valmari, Unidade Ibirapuera, em São Paulo, SP. Tel.: (11) 5531-1275 / 5051-9815. DIA 22/11, DAS 10H ÀS 16H  Técnicas de Penteados, da Aspa, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, RJ. Tel.: (21) 2121-0404.  DIAS 27 E 28/11  8° FestHair, no Igaí Centro de Eventos, em Passo Fundo, RS. Tel.: (54) 3581-2229. Informações: www.bellacor.com.br DE 27 A 30/11  Design de Corte Feminino Módulo I, da Academia Pivot Point, no Royal Rio Palace Hotel, no Rio de Janeiro, RJ. Tel.: (21) 2244-3252.

DE 27 A 29/11  Step by Step do Penteado – Módulo Arts & Crafts, na Academia Pivot Point, em São Paulo, SP. Tel.: (11) 3522-3002 / (41) 3015-9280. DIA 29/11, DAS 10H ÀS 16H  Geometria de cortes masculinos e femininos com máquinas da Wahl, no Centro Técnico Exalla, em Campo Grande, RJ. Informações: www.riobeleza.com.br DE 4 A 7/12  Design de Corte Feminino Módulo I, da Academia Pivot Point, no ACIRP, em São José do Rio Preto, SP. Tel.: (11) 3522-3002 / (41) 3015-9280. DE 5 A 8/12  Design de Corte Feminino Módulo I, na Academia Pivot Point, em São Paulo, SP. Tel.: (11) 35223002 / (41) 3015-9280. DIA 7/12, DAS 10H ÀS 16H  Geometria de cortes masculinos e femininos com máquinas da Wahl, no Centro Técnico Exalla, no Centro, RJ. Informações: www.riobeleza.com.br DIA 13/12, DAS 10H ÀS 16H  Cortes inovadores com máquinas e lâminas da Wahl, no Centro Técnico Monamie, em Campo Grande, RJ. Informações: www.perfumariamonamie.wordpress.com

INTERNACIONAL DE 2 A 4/12  Expo Mujer México, no Mexico World Trade Center, na Cidade do México. Informações: www.expomujer.com.mx DIAS 21 E 22/01/2012  Cosmetica Hannover, em Hannover, na Alemanha. Informações: www.ki-online. de/index.php?id=cosmetica_hannover DE 28 A 30/01/2012  Roma International Estetica, em Fiera Roma, na Itália. Informações: www.internationalestetica.it

DE 11 A 13/02/2012  Cosmobelleza, em Fira Barcelona, na Espanha. Informações: www.feriacosmobelleza.com DIAS 12 E 13/02/2012  Beauté Sélection Bordeaux, em Parc des Expositions de Bordeaux Lac, na França. Informações: www.beauteselection.com DIAS 19 E 20/02/2012  Expo Belleza Profesional Puebla, no Centro de Convenciones de Puebla, no México. Informações: www.expolabellezaprofesional.com

DIAS 4 E 5/02/2012  IMATS London, em Alexandra Palace, Londres, na Inglaterra. Informações: www.imats.net

110

agenda31.indd 110

11/8/2011 10:15:39 PM


seu espaço

@

ESTE ESPAÇO ESTÁ RESERVADO PARA AS CARTAS DOS LEITORES. DÚVIDAS, CRÍTICAS, RECLAMAÇÕES, SOLICITAÇÕES E ELOGIOS, CLARO, SERÃO PUBLICADOS AQUI. ESCREVA PARA NOSSA REDAÇÃO OU MANDE UM E-MAIL PARA A GENTE. AV. BRIGADEIRO FARIA LIMA, 1234 - 19º ANDAR, CONJUNTO 195, JARDIM PAULISTANO, SÃO PAULO – SP. CEP: 01451-913. TEL.: (55 11) 3034-4100. E-MAIL: EDITORACEC@EDITORACEC.COM.BR

COR NA MAQUIAGEM Até que enfim, a cor voltou à maquiagem. Sou maquiadora e já estava cansada de olhos marcados e peles pálidas. Ou então aquele look nude, só com um brilhinho na boca e um ar corado. Ficou lindo o make-up colorido de Regiane Alves na capa e no ensaio fotográfico da edição passada. Só podia mesmo ser assinado por Fernando Torquatto. Vanessa Marques – Rio de Janeiro – RJ

Sheila Martins – São Paulo – SP Sheila, que bom que você agora é nossa leitora. Concordamos com você que o Alexandre Borges é maravilhoso e os atores citados, também. Já anotamos suas sugestões.

A REVISTA DE TENDÊNCIAS EM CABELOS E BELEZA DO MERCADO BRASILEIRO

BE FASHION HAIR & BEAUTY • ALEXANDRE BORGES

Vi uma capa com o Alexandre Borges no salão em que minha amiga trabalha e adorei. Maravilhoso! Também sou cabeleireira e, depois disso, me tornei leitora da BE FASHION. Gostaria de ver outros homens lindos nas capas. Minhas sugestões: Rodrigo Lombardi, Cauã Reymond, Malvino Salvador e Dalton Vigh.

#27

HOMENS NA CAPA

ALEXANDRE BORGES

SEGREDOS DE UM SEDUTOR

SÓ SE FALA EM... • NOVAS TÉCNICAS E NUANCES DE COLORAÇÃO • NOVOS TONS NO MAKE-UP • MEGANOVIDADES PARA ALONGAR OS FIOS • FÓRMULAS PARA REJUVENESCER OS CABELOS

OUTONO-INVERNO

PASSO A PASSOS • INVISI LIGHTS • LUZES AV TRANSPARENCY • MECHAS TRIDIMENSIONAIS • CORTE PARA LONGOS Nº 27 ISSN 1981-2914

R$ 9,90

CORTES, CORES E PENTEADOS PARA A NOVA TEMPORADA

VIDAL SASSOON

capa 27.indd 1

3/22/2011 2:31:53 PM

Excelente a reportagem sobre Vidal Sassoon. Eu não conhecia a história deste homem maravilhoso e fiquei comovido com os detalhes sobre esta grande aventura que tem sido a vida dele. E seus cortes? Como são atuais! Parabéns à revista e ao repórter Thiago Lucas. Estou ansioso para ver o filme. Rodrigo Guedes – Vitória – ES

111

seu espaco 31.indd 111

11/8/2011 8:28:42 PM


onde encontrar ALFAPARF  SAC: 0800212652 ALTA MODA É...  ALTA MODA É... SAC: 0800212652 AMEND  SAC: 08000197473 ASPA COSMÉTICOS  SAC: 080002611841 AVON  SAC: 08007082866 AXENIA  TEL.: 21 33913121 AZ SOLUÇÕES  TEL.: 41 32339944 BOTÂNICA  TEL.: 11 42263899 CADIVEU  TEL.: 11 50786897 CLESS COSMÉTICOS  SAC: 08007022627 CLAIROL PROFESSIONAL  SAC: 08007029966 DE SÍRIUS  TEL.: 51 30446000 ELISAFER PROFESSIONAL  SAC: 08007712310 EMPORIUM DA BELEZA  TEL.: 31 32219716 GA.MA ITALY  SAC: 08007244262 GLYNETT  TEL.: 31 32865350 IMPALA  SAC 08005412595 INOAR  TEL.: 11 41354555 ITALLIAN HAIRTECH  TEL.: 11 20958883 JOICO  TEL.: 11 27703770 KAEDO PROFESSIONAL  TEL.: 21 26414188 KÉRASTASE  SAC: 08007017237 KEUNE  TEL.: 41 33429780 LINEA HAIR  TEL.: 21 33913121 L’ORÉAL PROFESSIONNEL  SAC: 08007017237 LOWELL COSMÉTICOS  SAC: 08007728040 MAC PAUL COSMÉTICOS  TEL.: 19 38373399 MANNO ESCOBAR CABELEIREIRO  TEL.: 54 33113335 MATRIX  SAC: 08007017237 MAXILINE  TEL.: 31 34299222 MEDITERRANI PROFESSIONAL  TEL.: 11 27703770 MUTARI  TEL.: 31 34767377 NUTRAHAIR  TEL.: 31 30482585 PASSE NATI  SAC 08007274737 PARLUX  TEL.: 11 20811681 PLANET COSMETICS  TEL.: 11 30450221 RED IRON  TEL.: 11 59048899 REDKEN  SAC: 08007017237 REVLON  SAC: 08007733450 REVLON PROFESSIONAL  TEL.: 11 30521414 SALON CABELO & ARTE  TEL.: 21 24938091 SALÃO PAULO PERSIL & CO.  TEL.: 11 30811068 SCHWARZKOPF PROFESSIONAL  SAC: 08007042334 SEBASTIAN PROFESSIONAL  SAC: 08007029966 SP WELLA PROFESSIONALS  SAC: 08007029966 SYSTEM PROFESSIONAL  SAC: 08007029966 TRUSS  TEL.: 17 38089900 WAHL  SAC: 08007722560 WELLA PROFESSIONALS  SAC: 08007029966 YELLOW  SAC: 0800212652

112

onde encontrar 31.indd 112

Publishers

Editora-chefe Diretora de arte Diagramador Assistente de arte Revisor

CARLOS CLUR MARIANO BOTINDARI MARILENA BELACIANO MARIELA PONCE LEANDRO FERREIRA RAFAEL VIEIRA AZUYL DE BRITO FILHO

Publicidade Diretora Executiva Marketing e assinaturas

Departamento financeiro

MARA CARNEIRO GRACIA LEMOS ALEXSSANDRA VALENTE DENILSON SEA REGINA MARTINS FLAVIA MELO MARCUS FERRARI

Colaboradores Aline Nascimento, Angélica Perez, Ary Lage, Bianca Clark, Bruno Fiuza, Carla Henrique, Chris Parente, Cristina França, Druilio Farias, EmmoWalker, Fátima Telles, Garda Gurgel, Grisiela Ribeiro, Helena de Oliveira, Lauro Boos, Manno Escobar, Marisa De Lucia, Nana Moraes, Neandro Ferreira, Octavio Duarte, Paulo Persil, Renata Bern, Romero Cruz, Silmara Ciuffa, Ton Reis, Virna Santolia. Editora C&C – Brasil Be Fashion Hair & Beauty é uma publicação da Azul Empreendimentos e Produções Ltda. Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - 19º andar, conj.195. CEP: 01451-913. Tel.: (55 11) 3034-4100 – Fax (5511) 3034-4100 – Ramal 218. www. editoracec.com.br. www.revistabefashion.com.br info@editoracec.com.br Editora C&C – Argentina Av.Córdoba 5869, Piso 1, Depto A (C.P: 1414) Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Tel: (5411)4773-5656 www.editoracyc.com.ar info@editoracyc.com.ar BE FASHION HAIR & BEAUTY é uma revista técnica especializada em cabelos e beleza. As matérias, as marcas, os produtos, as ilustrações e os preços têm caráter exclusivo de informação e sua publicação não implica compromisso ou responsabilidade. BE FASHION HAIR & BEAUTY não recebe remuneração pelas informações que publica. Os editores não se responsabilizam pela opinião dos entrevistados ou pelo conteúdo das matérias recebidas por meio de assessoria das empresas citadas. A reprodução total ou parcial das matérias só será permitida após prévia autorização da editora. OPERAÇÃO EM BANCAS Assessoria Edicase Distribuição Exclusiva em Bancas FC Comercial e Distribuidor S.A. Manuseio FG Press www.fgpress.com.br IVC Com circulação nacional.

Impressão: Prol Editora Gráfica Ano 4 – Número 31

11/8/2011 8:54:45 PM


Revista BeFashion Ed 31  

A revista de tendências em cabelos e beleza do mercado Brasileiro. Edição de aniversário 5 anos com você.