+PNews - 22ª Edição

Page 1

22ª Edição - Junho | Julho 2022

Nova versão do Autoatendimento +P: do jeito que você sempre quis! Acesse já e faça o seu recadastramento, que é obrigatório!


Índice Editorial

Pg. 1

RAI 2021: não deixe de consultar!

Fique por Dentro

Pg. 3

Mais Previdência lança nova versão de Autoatendimento!

Investimentos

Pg. 6

Guerra: quais são os impactos nos mercados financeiros? Destaques

Pg. 11

Como podemos te informar melhor? Participe de pesquisa!


EDITORIAL

Guilherme Velloso Leão, Diretor-Presidente da Mais Previdência

RAI 2021: não deixe de consultar! Prezados (as), nesta edição do +PNews, eu quero chamar a atenção de vocês sobre o Relatório Anual de Informações, o RAI, que é referente ao ano de 2021 e foi divulgado pela nossa equipe de Comunicação no final de abril. O RAI trata-se de um documento que visa dar transparência a todos os nossos clientes, ativos e já aposentados, dos atos de gestão e resultados alcançados por nós da Direção- Executiva da +P e toda a equipe em relação aos planos que atualmente gerimos, assim como sobre o seu próprio resultado como administra| 22ª Ed.

dora dos planos de previdência privada da FIEMG, SESI, SENAI, CIEMG e IEL há mais de 40 anos. Por meio do RAI, todo cliente +P pode entender, em detalhes, como foi a gestão dos seus investimentos ao longo do ano; se seguimos a Política de Investimento delimitada pelo regulador e pelo Conselho Deliberativo; as rentabilidades alcançadas; as contribuições recebidas dos participantes e patrocinadoras e os benefícios previdenciários pagos; como fechamos 2021 em termos do nível de equilíbrio e solvência patrimonial;

1


Editorial

e como usamos a taxa de administração paga por todos na gestão dos Planos CASFAM e Mais Previdência Família. A partir desse documento, um bom exercício para todos é fazer uma avaliação sobre o desempenho dos investimentos na Mais Previdência em comparação com o mercado, seja em relação às instituições que compõem o Sistema ABRAPP ou com os bancos/seguradoras. No Plano CASFAM, onde concentra-se 90% dos clientes da Mais Previdência hoje em dia, por exemplo, fechamos 2021 com uma rentabilidade líquida de 8,67%, equivalente a 196% do CDI. Um resultado acima da média observada no mercado dos fundos de pensão, em que os planos de mesma modalidade (contribuição variável) alcançaram rentabilidade líquida de 4,82% no mesmo ano. Esse resultado supera também as médias de rentabilidade observadas nos planos ofertados pelos bancos, que, em geral, sequer atingem 100% do CDI. Já no Plano Mais Previdência Família, não alcançamos um bom desempenho, fruto da combinação da dificuldade de diversificação de uma carteira de investimentos ainda no início de sua constituição, aliado a um cenário de juros negativo na economia e de muita incerteza e volatilidade. Entretanto, a nossa perspectiva para este ano de 2022 é recuperar, gradualmente, os resultados deste plano, alcançando, ao final, rentabilidade próxima de sua meta, de 105% do CDI. | 22ª Ed.

Vale comparar ainda a nossa taxa de administração, atualmente em 0,6% ao ano, em relação ao segmento de fundos de pensão e, principalmente, em relação aos bancos e seguradoras, onde planos de previdência com características similares à nossa possuem taxas de administração próximas a 2% ao ano, uma enorme diferença que, ao longo do tempo, tem um impacto relevante na formação da poupança de vocês. Enfim, reforço o convite para que conheçam os números e as estratégias da Mais Previdência em 2021 por meio do Relatório Anual de Informações (RAI). É só CLICAR AQUI! Além disso, destaco que, nesta edição recentemente divulgada, buscamos inovar o documento em termos de linguagem e atratividade por meio da simplificação dos textos e o uso de um formato mais gráfico e dinâmico. Tudo isso com a intenção de dar maior objetividade e facilidade à leitura, mas, claro, respeitando as devidas clareza e transparência. Leiam com atenção e com a certeza de que o RAI 2021 é um reforço de todo o compromisso e transparência que move diariamente a Mais Previdência no seu objetivo de gerir os recursos dos seus mais de 5 mil clientes, sempre pensando na estratégia de longo prazo e na garantia de um futuro tranquilo e seguro a todos.

Guilherme Velloso Leão 2


FIQUE POR DENTRO por Tabata Martins

Nova versão do Autoatendimento +P: do jeito que você sempre quis! Acesse já e faça o seu recadastramento, que é obrigatório! Atendendo solicitações registradas durante atendimentos presenciais e virtuais, além de habituais pesquisas de satisfação, no dia 9 de maio, uma nova versão do Autoatendimento da Mais Previdência foi lançada junto aos mais de 5 mil participantes da entidade.

“A nova versão do Autoatendimento +P foi toda idealizada e operacionalizada com 100% dos esforços voltados a atender os nossos clientes da maneira mais funcional e ágil possível”, diz Fernando Dias, Diretor de Administração e Benefícios da Mais Previdência.

De acordo com Fernando Dias, Diretor de Administração e Benefícios da Mais Previdência, “essa é uma novidade que temos muito orgulho em partilhar juntamente com os nossos participantes, uma vez que a nova versão do Autoatendimento +P foi toda idealizada e operacionalizada com 100% dos esforços voltados a atendê-los da maneira mais funcional e ágil possível. Tivemos o cuidado de, antes, ouvi-los por meio dos nossos atendimentos presenciais e virtuais, além das tradicionais pesquisas de satisfação anuais para, então, planejarmos essa atualização, que nós da Diretoria-Executiva e todos os colaboradores que participaram desse projeto temos a certeza de que sana as principais reclamações já recebidas sobre o sistema em operação desde então”, ressalta.

| 22ª Ed.

3


Fique por Dentro

“Começar o mês de maio já com uma entrega tão importante para o eficaz funcionamento administrativo e de atendimento da nossa entidade foi um sinal de que estamos no caminho certo”, afirma Luiz Eduardo Figueiró Orsine, Coordenador da Mais Previdência. Luiz Eduardo Figueiró Orsine, Coordenador da entidade e que esteve à frente do projeto desde a sua concepção, enfatiza que “começar o mês de maio já com uma entrega tão importante para o eficaz funcionamento administrativo e de atendimento da nossa entidade foi um sinal de que estamos no caminho certo de atender a todos os nossos participantes a cada dia melhor. Assim como, demonstra o empenho de toda a equipe em atender com excelência e, principalmente, sabendo transformar as demandas apresentadas pelos nossos clientes em soluções práticas”, afirma.

“O Autoatendimento foi idealizado com o objetivo principal de facilitar as consultas diárias/mensais dos nossos participantes”, conta Welbert de Oliveira, Analista de Seguridade da Mais Previdência.

Welbert de Oliveira, Analista de Seguridade da Mais Previdência e que também participou do projeto desde a sua concepção, complementa que “o Autoatendimento foi idealizado com o objetivo principal de facilitar as consultas diárias/mensais dos nossos participantes, que irão se sentir muito mais seguros e satisfeitos sobre o acompanhamento completo do plano de previdência privada de cada um. Durante todo o desenvolvimento em si do projeto, encabeçado pela empresa OpteHub, pude acompanhar o empenho da sua equipe em trazer as melhores soluções tecnológicas para os clientes da Mais Previdência”, garante.

4

| 22ª Ed.


Fique por Dentro

Nova versão do Autoatendimento +P tem chatbot Uma das principais novidades da nova versão do Autoatendimento +P é o chatbot com inteligência artificial por meio do qual todos os participantes da entidade podem solicitar atendimento virtual 24 horas por dia, incluindo os finais de semana. “Com a instalação do chatbot, agora, os nossos clientes não irão mais precisar ficar esperando os dias e horários comerciais para tirarem dúvidas básicas sobre o funcionamento da nossa entidade, como emissão de boletos, datas de concessão de empréstimos, entre tantas outras particularidades que envolvem a gestão de planos de previdência privada. A nossa intenção é que todos sejam atendidos a cada dia mais e melhor. Portanto, oferecer mais um canal virtual de atendimento e com a necessária interação é um ganho considerável que estamos muito felizes em passar a ofertar”, avalia Dias.

Como acessar a nova versão do Autoatendimento +P? Para ter acesso à nova versão do Autoatendimento +P, basta entrar no site da www.maisprevidencia.com.br e clicar no botão Acesse sua conta, que é localizado na parte superior à direita do site. ATENÇÃO! Pois, mesmo que já tenha feito o seu devido cadastro no antigo autoatendimento +P, agora, é preciso fazer um recadastramento obrigatório na nova versão! Mas, fique tranquilo (a), pois, assim que você acessar à nova versão do Autoatendimento +P pela primeira vez, o novo cadastro será solicitado automaticamente. E, ao criar o seu novo login e senha, te orientamos a informar o seu e-mail e número de telefone pessoais, pois, assim, você nunca irá perder o contato direto conosco e seu plano de previdência privada! CLIQUE AQUI e confira o passo a passo de primeiro acesso à nova versão do Autoatendimento +P!

Em caso de dúvidas e/ou sugestões, por favor, envie e-mail atendimento@maisprevidencia.com ou ligue nos telefones (31) 3284-8407/ (31) 98791-5328, que também é WhatsApp. | 22ª Ed.

5


INVESTIMENTOS Da redação

Guerra entre Rússia e Ucrânia: quais são os impactos nos mercados financeiros? Confira quais são as análises global e nacional de especialistas Desde o dia 24 de fevereiro deste ano, com a invasão do território da Ucrânia pela Rússia, a guerra entre essas duas nações é o assunto da vez. No entanto, você já parou para pensar sobre quais são os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia nos mercados financeiros? Se não, nesta edição do +PNews, te convidados a fazer essa reflexão. E, para isso, trazemos as análises global e nacional de dois especialistas: Letícia Ataíde, atual Diretora de Investimentos e Controles Atuariais da Mais Previdência, e Rafael Sampaio, membro do Comitê de Investimentos da entidade, além de sócio da PPS Portfolio Performance, empresa de consultoria financeira credenciada na Comissão de Valores Mobiliários com escopo de prestação de serviços às Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) em conformidade com a legislação.

6

| 22ª Ed.


Investimentos

“Os efeitos negativos da guerra se estendem para além das fronteiras da Ucrânia e da Rússia”, alerta Letícia Ataíde, Diretora de Investimentos e Controles Atuariais da Mais Previdência.

Quais são os efeitos globais da guerra entre Rússia e Ucrânia nos mercados financeiros? De acordo com Ataíde, “o impacto direto do conflito está no crescimento global e na escalada da inflação. A Rússia é um importante exportador de commodities, tais como o petróleo, grãos e fertilizantes agrícolas. As sanções comerciais impostas à Rússia por grande parte dos países no mundo gerou uma crise de oferta de vários produtos com consequente elevação dos preços. Tanto a Rússia, como a Ucrânia, são grandes produtores de alimentos, já que os dois países respondem por quase 30% das exportações globais de trigo, sendo a Ucrânia o maior produtor mundial de óleo de girassol, com a Rússia em segundo lugar. Dessa forma, a inflação global, que já estava subindo antes da guerra, se agravou ainda mais e os efeitos negativos da guerra se estendem para além das fronteiras da Ucrânia e da Rússia”, afirma.

“A guerra entre Ucrânia e Rússia, além de representar uma tragédia humanitária, traz implicações nefastas em termos de crescimento e inflação globais”, aponta Rafael Sampaio, sócio da PPS Portfolio Performance.

| 22ª Ed.

7


Investimentos

Sampaio sinaliza que, antes da guerra entre Ucrânia e a Rússia, “a pandemia de Covid-19 provocou uma desconstrução global. As relações de trabalho tornaram-se descentralizadas, as cadeias de suprimentos demonstraram as fraturas da produção global e a retomada de crescimento foi muito mais lenta que o esperado em função do ritmo de vacinação. Além disso, os contrastes sociais ficaram mais evidentes, exigindo empenho dos Governos em custosas políticas públicas assistenciais. A despeito de algum alívio nessas condições, hoje, o conflito no Leste europeu retarda a possibilidade de retorno à normalidade. A guerra entre Ucrânia e Rússia, além de representar uma tragédia humanitária, traz implicações nefastas em termos de crescimento e inflação globais, como podemos observar nos gráficos a seguir, que foram produzidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) em seu relatório de março de 2022”, partilha. A. Impact on GDP in firist full year

Russia domestic demand + financial shocks Commodity prices Total

%

0.0

B. Impact on inflation in firist full year

% 3.0

-0.2

2.5

-0.4

2.0

-0.6

1.5

-0.8

1.0

-1.0

0.5

-1.2

0.0

-1.4 -1.6

Russia domestic demand + financial shocks Commodity prices Total

Euro area

OECD

United States

World

World excluding Russia

-0.5

Euro area

OECD

United States

World

World excluding Russia

Note: See Technical Appendix for full details the shocks applied. Source: OECD Calculations using the NiGEM global macroeconomic model. Dísponível em: <https://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/BRIE/2020/645716/IPOL_BRI(2020)645716_EN.pdf>.

O sócio da PPS Portfolio Performance complementa que “a Rússia e a Ucrânia são exportadores de primeira importância de alimentos chave, como trigo e milho. Estima-se que a Ucrânia perca cerca de 6 bilhões de dólares pelo bloqueio de seus portos, principal forma de vazão de seus grãos. O solo ucraniano também é rico em recursos naturais, como minério de ferro, carvão, manganês, gás natural e petróleo. Do outro lado, a Rússia, maior exportador de trigo do mundo, terceiro maior exportador de petróleo, que completa o ‘celeiro’ da Europa por concentrar suprimentos de energia e alimentícios em suas dimensões continentais. Os principais impactos para inflação vêm justamente daí. Com as sanções impostas à Rússia e a crise em solo ucraniano, a Europa é atingida em sua dependência energética e no consumo de cereais”, esclarece.

8

| 22ª Ed.


Investimentos

Quais são os efeitos nacionais da guerra entre Rússia e Ucrânia nos mercados financeiros? Já sobre os efeitos nacionais da guerra entre Rússia e Ucrânia nos mercados financeiros, Ataíde destaca que “uma guerra com tais proporções traz alta volatilidade para os mercados financeiros de forma geral. No caso de países emergentes, como o Brasil, os impactos são ainda maiores, pois os investidores tornam-se mais avessos a riscos e buscam segurança em moedas fortes, como o dólar. E foi exatamente isso que aconteceu com o IBOVESPA, que começou este ano se descolando de seus pares estrangeiros e acumulando altas significativas, enquanto o dólar caía. Mas, com a continuidade da guerra, verificamos uma reversão total de cenário, com o dólar voltando a romper a barreira de R$ 5,00 e o IBOVESPA praticamente zerando todos os ganhos do ano”, explica. Sampaio, por sua vez, acrescenta que, com o conflito entre Rússia e Ucrânia, “o Brasil também perde, pois tem balança comercial com a Ucrânia, exportando amendoins, açúcares, minério de alumínio, café, tabaco, entre outros, além de depender da importação de adubos e fertilizantes químicos mantidos, até o momento, pela Rússia. Além disso, a elevação do preço do petróleo encarece os seus subprodutos, agravando-se a situação inflacionária no Brasil. E, com isso, a atuação dos bancos centrais é unânime: elevar juros e esse movimento encarece o crédito, que é necessário para que as empresas e as famílias consigam se reestruturar, retardando o desenvolvimento econômico. Cabe ainda o destaque de que, em um ano de eleições presidenciais, as atenções, infelizmente, não se voltam às reformas necessárias para aliviar o gasto público. Ao contrário, assistimos à elevação desses nas mais variadas áreas. Dessa maneira, o investidor estrangeiro que, antes olhava para o nosso país como a melhor aposta na América Latina, está indo embora”, lamenta.

Tem outro assunto relacionado à área de Investimentos que quer saber mais? Então, é só enviar e-mail para atendimento@maisprevidencia.com ou mensagem para o número de WhatsApp (31) 987915328! | 22ª Ed.

9


Investimentos

Para seguir o perfil da +P no LinkedIn, basta CLICAR AQUI!

Em caso de dúvidas e/ou sugestões, por favor, envie e-mail atendimento@maisprevidencia.com ou ligue nos telefones (31) 3284-8407/ (31) 98791-5328, que também é WhatsApp.

10

| 22ª Ed.


DESTAQUES Treinamento de locução e apresentação de vídeos Nos dias 5 e 6 de maio, a Diretoria-Executiva e a Coordenação Geral da Mais Previdência, assim como parte da equipe de Comunicação e Comercial da entidade, participaram de um treinamento junto ao renomado Grupo Seixas. Intitulado de ‘Comunicação de Alta Performance, Locução e Apresentação de Vídeos, desenvolvendo habilidades em dicção, entonação, postura, gestual, performance de palco para apresentações corporativas e gravação de vídeos’, o curso foi

ministrado por Eloi Oliveira, Diretor-Executivo do Grupo Seixas. “Foi um importante momento para o fomento da preparação de todos para a expansão da Mais Previdência junto à indústria mineira”, avalia Fernando Dias, Diretor de Administração e Benefícios da +P.

Treinamento in company +P No dia 29 de abril, todos os integrantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Mais Previdência, assim como boa parte da equipe da entidade, participaram de mais um Treinamento In Company da +P. Desta vez, o tema da formação, ministrada por Guilherme Velloso Leão, Diretor-Presidente da Mais Previdência, foi ‘Administração da Mais Previdência, Governança, Responsabilidade dos Gestores’.

| 22ª Ed.

11


Destaques

Pesquisa como podemos te informar melhor Nós da Mais Previdência queremos, a cada dia, te informar mais e melhor. Por isso, gostaríamos de lhe convidar a responder a um questionário online, que se trata de um levantamento sobre quais são os assuntos de maior interesse dos funcionários (as) da FIEMG, SESI, SENAI, CIEMG e IEL no que diz respeito à educação financeira e previdenciária. São apenas 2 perguntas! Bem rápido! É só CLICAR AQUI e responder!

Expediente +PNEWS: o informativo digital da Mais Previdência.

Diretoria-Executiva: Guilherme Velloso Leão, Diretor-Presidente, Fernando Dias Silva, Diretor de Administração e Benefícios Previdenciários, e Letícia Carla Ataíde, Diretora de Investimentos e Controles Atuariais. Produção, redação e revisão: Tabata Martins.

Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 63, Funcionários, Belo Horizonte, MG - 30140-080.

Contatos: (31) 3284.8407 - atendimento@maisprevidencia.com - www.maisprevidencia.com.

| 22ª Ed.

12


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.