






O Brasil chega ào primeiro turno das eleições gerais neste domingo, 2 de outubro, buscando recuperar sua identidade de país pacífico e democrático que parece ter perdido rumo desde 2019. As pesquisas parecem demonstrar um cansaço do eleito rado com as ameaças de conflitos e constante sobressalto que parecem servir para desviá-lo dos verdadeiros problemas de um país mergulhado no desemprego e no empobrecimento de sua população, que volta a figurar no mapa mundial da fome com pelo menos 33 milhões de brasileiros, além de mais de 100 milhões em insegurança alimentar.
Os 21.287 eleitores de Garopaba têm pela frente a missão de contribuir na eleição que vai ditar o futuro do Brasil, ele gendo um presidente e seu respectivo projeto de governo, um governador, um senador, deputados federais e estaduais. Nesta edição trazemos algo da contribuição de candidatos locais, suas convicções e papel que pretendem ter na construção de saídas para a difícil situação vivida pelo país.
GUARDA-VIDAS - A edição trata também da morte por afogamento de um jovem porto-alegrense na Praia da Ferru gem, com salvamento prejudicado pela falta de guarda-vidas permanentes em um fim de semana que costuma lotar a cidade por ser um tradicional feriadão anual de sua principal fonte emissora de turistas, o Rio Grande do Sul. Amigos e fami liares acabaram lançando um abaixo-assinado prontamente abraçado pelo Mais Garopaba em suas páginas no Facebook e Instagram. A morte do jovem Pedro Schultz não é a primeira naquelas condições e não há porque deixar que se repita. Ga ropaba, hoje importante polo turístico de Santa Catarina, deve fazer o possível para que não se repita. O abaixo-assinado passa de 1.500 signatários e ganha expressivos apoios tam bém entre as autoridades municipais.
LOTAÇÃO - Mas viver em Garopaba hoje em dia nada tem a ver com tédio. Esta edição traz tudo sobre a presença da baleia-franca na nossa costa. A espécie simplesmente invadiu as praias da cidade e da região, maravilhando milhares de tu ristas. O sobrevoo realizado pelo projeto ProFRANCA simples mente contabilizou cerca de 250 indivíduos, em sua maioria pares de mãe e filhote, entre o litoral norte gaúcho e o sul de Florianópolis. As maiores concentrações voltaram a ocorrer entre a Praia da Gamboa e a Guarda do Embaú, na Praia Cen tral com Praia do Siriú e nas praias do norte de Imbituba. Elas chegaram cedo, tiveram seus filhotes (catarinas de carteirinha) e pode ser que comecem a descer para o Polo Sul mais cedo.
MANOHEAD – O grande artista plástico de Garopaba co meçou sua primeira exposição individual em Florianópolis em alto estilo, ocupando o Espaço Cultural do BRDE com todas as pompas. Muita gente da cidade foi ao concorrido vernissage em 8 de setembro. “Redes do Invisível”, com 11 quadros pinta dos por Fabrício Manohead Garcia para a mostra, permanece no BRDE até 7 de outubro. Vale a visita.
OPINIÃO | Dinho DaudtReconheci o recenseador pelo uniforme e convidei-o para en trar e sentar. Tomado por dever profissional e desejo de melho rar condições de vida, lembrei de nosso esforço em destacar e colaborar aqui, no Mais Garo paba, focando nas melhorias e benefícios que uma atualização de 12 anos dos números traria à cidade.
Havia assistido, também, recentemente ao programa de outro colega, jornalista, que tive oportunidade de conhecer em New York, Caco Barcellos, ten do por pauta justamente o cen so 2022. “Profissão Repórter”
mostrava a dificuldade dos re censeadores pra serem recebidos pelos moradores em algumas regiões no Brasil. Isso somava à manchete de capa que o editor Sergio Saraiva colocou ainda em agosto, no Mais: “Qual é o número de moradores de Garo paba”, sobre o tema. Assim chamamos a atenção a todos como jornalistas que somos: concordem ou não, que responder ao censo não é so mente um dever mas é tambem a Lei: 5534/1968. Portando não venham com desculpas tipo des conhecimento da lei, pois essa não cola, ninguém pode alegar
A campanha criminosa que questionou as vacinas contra a Covid19 abalou a vacinação em geral do país campeão em imu nização no mundo e está mos trando suas consequências. Ao final da campanha de imuniza ção contra a poliomielite (para lisia infantil) em Santa Catarina, apenas 56,87% do público-alvo estava coberto, quando o nor mal e necessário seria 95%. Por isso o prazo teve de ser pror rogado até 30 de setembro e, mesmo assim, precisará de mais tempo.
O Brasil não detecta casos de poliomielite (paralisia infantil) desde 1990. Em 1994 recebeu
da Organização Pan-Americana da Saúde a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território. Em Santa Catarina, os últimos regis tros da doença foram em 1989. No entanto, segundo a gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Arieli Fialho, as baixas coberturas vacinais po dem mudar esse cenário.
“O Ministério da Saúde já alertou todos os estados brasilei ros sobre a recente identificação de um caso de poliomielite nos Estados Unidos, em uma pes soa não vacinada. O paciente, segundo o MS, não fez viagens
O calçamento correto com paralelepípe dos da Rua Manoel Álvaro de Araújo, parte da revitalização do Centro Histórico, avança e revaloriza esse tipo de pavimen tação, especialmente em espaços históricos. A meta é terminar até 19 de dezembro.
isso. Esse é, portanto mais um momento no país, em que é re querida ”empatia” com os mais debilitados que necessitam mais cuidados da Saúde, transporte, habitação e melhores condições gerais de atendimento ao públi co.
Se eram destinados recursos defasados para uma população de pouco mais de vinte mil pes soas como consta até hoje em dados oficiais, vamos nos cre denciar a receber quase o do bro do que a gente recebia, pois seguramente nossa população, hoje, está bem próxima dos 40 mil habitantes.
internacionais, sendo que o país também havia sido declarado li vre de poliomielite em 1979. Isso só nos mostra que o vírus voltou a circular por lá e, com as baixas coberturas vacinais que temos visto por aqui, o mesmo pode acontecer por aqui”, ressalta a gerente de imunização.
A poliomielite, pólio ou pa ralisia infantil é uma doença contagiosa grave que pode cau sar paralisia nos membros infe riores e, em casos mais agudos, levar à morte. A vacinação é a única forma de prevenção. E nela o Brasil era campeão até o ataque criminoso da irraciona lidade.
Sérgio Saraiva Sérgio SaraivaPLANO DIRETOR. É grande a chance de que o fim da re visão do Plano Diretor fi que para o primeiro semes tre do ano que vem. Novas exigências do Ministério Público para o diagnóstico socioambiental e questio namentos quanto à partici pação popular podem levar a esta decisão. De qual quer forma, o cronograma das audiências públicas e reuniões técnicas foi sus penso. Seria por causa das eleições, comenta-se.
CENSO 2022 1. De qualque forma o furo é mais embaixo. Em editorial na 96ª Edição, o Mais Garopaba questiounou a continuação da re visão sem contar com os fundamentais nú meros da cidade que recém o Censo 2022 B - está levantando. Qual a base de realidade utilizada pela equipe da Unisul e grupos de trabalho para fazer qualquer proposta?
IBGE 2022 2. E os primeiros números de Garopaba – apresentados em 15 de setembro para a Prefeitura - apontam para uma população de quase 40 mil habitantes, pertodo dobro do número estimado pelo IBGE. No relatório preliminar, haviam sido recenseados por mais de 10 mil moradores fora dos bairros de maior densidade. O Centro, por exemplo, só será encarado em outubro.vICTOR Cale jon, coordenador
CASO DE POLÍCIA. O 29ª edição do tradi cional Campeonato Municipal de Futebol de Campo teve seu início adiado por uma ameaça de vio lência e retaliações contra a equi pe de arbitragem. Um B.O. neste sentido foi registrado na Delega cia pela empresa vencedora do pregão eletrônico, a EP Treina mentos, Consultoria e Eventos”. De posse do documento, a empre sa desistiu do contrato. O citadino de futebol deve começar dia 9, já com outra empresa licitada.
A escolha dos três integrantes da comissão se deu por sorteio, como manda o Regimento Interno da instituição. Já reunidos, os verea dores definiram os cargos: Sérgio Gonçalves (MDB) é o presidente; Jean Ricardo (PSB), o relator, com participação do vereador Felippe de Souza (MDB).
A criação da CIP não contou com a unanimidade dos vereadores presentes à sessão ordinária do dia 20. Votaram contra os vereadores Sérgio Gonçalves (MDB), Jean Ricardo (PSB) e Jairo dos Santos (PP).
A comissão vai investigar a denúncia do vereador licenciado Rogé rio Dedéu Linhares de que o empenho para a instalação do portão foi emitido depois da execução da obra, com pagamento pago a outra empresa que não a efetiva executora. Essa “inobservância do devido processo legal”, ofende o Art. 37 Inciso XXI da Constituição Federal, segundo o vereador.
De acordo com a denúncia, a empresa que instalou o portão de alumí nio, a Ferrugem Glass, não foi paga diretamente por falta de empe nho prévio. O pagamento acabou saindo para outra empresa, a “Israel Gonçalves Eireli” - contratada para “prestar serviço de manutenção predial corretiva, preventiva e periódica com fornecimento de peças, equipamentos, materiais e mão de obra” -, mas com emprenho poste rior à obra, o que é vedado ao poder público.
SUPLENTE. O presidente da Câmara Municipal, vereador Nilton Rau pp (MDB), deve tirar uma licença de 40 dias. Oportunidade para o suplente emedebista Valmir “Mi zinho” Pacheco assumir a sua vaga. Jairo do Santos (PP) assu me a presidência da instituição.
CEI. Já a Comissão Especial de In vestigação que vai apurar a aqui sição de bombonas (20 l) de água mineral pela Prefeitura a preços acima dos valores pagos pela Câmara de Vereadores transferiu suas reuniões para as terças-fei ras. Não deu certo a tentativa de reunir nas segundas-feiras. A co missão é presidida pelo vereador emedebista Felippe de Souza.
VACINAÇÃO. A extensão da campa nha de multivacinação (0 a 14 anos) e da vacinação contra a pólio colheu bons resultados na cidade, atingindo 88,56% da1.268 crianças dessa faixa etária, segundo Eduarda Pache co, da Epidemiologia. O melhor é que tem doses suficientes para vacinar o restante mesmo depois do dia 30, quando termina a campanha. E, na segunda-feira (23), será aberta a sala de vaci nação do Campo D’Una.
CONFERÊNCIA. Com mais de 100 participantes em ati vidades que ocuparam dois turnos no salão do Garopaba Esporte Clube, o Conselho Municipal de Políticas Culturais, com a diretoria de Cultura da SMEC e integrantes das setoriais de seu Fórum Permanente, reealizaram a 3ª Conferência Municipal de Cultura. O objetivo era dar passos significativos na formação do sistema municipal do setor, prepa rando-se para integrar o sistema nacional.
Com quase 40 mil habitantes, a capital catarinense do surfe chega às eleições gerais de 2022 com 21.287 eleitores com pleno direito ao voto e quatro candidatos pleiteando vagas plenas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa. São dois homens e duas mulheres de diferentes agremiações e coligações políticas. Os quatro participaram de uma série de entrevistas no programa “Dia a Dia”, na página do “Mais Garopaba” no Facebook.
Um total de 156.454.011 brasileiros vão as urnas em 2 de outubro com o poder de decidir democraticamente sobre o futuro do país e de suas instituições e, quiçá, voltar a superar a fome e a crise econômica e social. As eleições gerais deste ano devem eleger presidente da República, governadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais. No caso do Senado, desta vez a renovação atinge apenas um terço, com a eleição de um por estado, com mandato de 8 anos. Nas próximas eleições gerais serão renovados outros dois por Estado.
MULHERES. O voto feminino no Brasil completa 90 anos em 2022. A maior parte do eleitorado é formada por mulheres. São 82,3 mi lhões de eleitoras, que representam 52,65% do total. Os homens são 74 milhões, 47,33%. Arlindo Fernandes explica essa dife rença de oito milhões de pessoas aptas a votar. Uma outra parte dessa diferença, se você observar o perfil do eleitorado brasileiro você vai ver que essa diferença entre eleitores e eleitoras vai crescendo à medida em que aumentam as faixas etárias.
JOVENS. Nas eleições deste ano, 2,1 milhões de jovens nessa faixa etária poderão votar. Em 2018, eram 1,4 milhão. O crescimento equivale a 51,13% nessa faixa etária do eleitorado. Segundo o TSE, quase a totalidade dos eleitores jovens que vão votar em 2022 fez cadastro na Justiça Eleitoral neste ano, graças às cam panhas de conscientização sobre a importância do voto.
MAIS VELHOS. O eleitorado acima de 70 anos também cresceu. O salto foi de 23,82%, de 12 milhões em 2018 para 14,8 milhões em 2022. Esse número representa 9,52% de todo o eleitorado apto a votar em 2 de outubro. O voto nessa faixa etária também é fa cultativo, assim como acontece com os jovens e os analfabetos.
BIOMETRIA. As eleições gerais de 2022 são para os cargos de pre sidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. Mais de 118 milhões de eleitores — três a cada quatro brasileiros — já cadastraram a biometria e serão identificados por meio das impressões digitais.
CONCORRÊNCIA. Os candidatos de Garopaba enfrentam muitos concor rentes. Para deputado estadual, que têm 40 vagas, são 613can didaturas. Para formar a bancada federal de 16 deputados de Santa Catarina, são 313 candidatos.
“Sou Luizinho Campos, de Garopaba. Talvez você já me conheça ou já ouviu falar. Quero contar um pouco da nossa luta. Garopaba é tudo para mim. Foi a cidade onde eu nasci, cresci e me tornei quem hoje sou.
Vivi grande parte da mi nha vida na região do Campo D'Una. Foi ali que conquistei meus primeiros trabalhos e construí a minha família. Te nho um amor muito grande por esta cidade. Com garra e dedicação sei que fiz o meu melhor como vereador.
Quando assumi a secretaria de Saúde, conseguimos, cons truir, reformar e modernizar as unidades de saúde de Garo paba. Também já fui secretário municipal de infraestrutura e presidente do Campinense Es porte Clube.
Em 2020, concorri ao cargo de prefeito, quando ficamos em segundo lugar. Foi uma eleição tumultuada, difícil. Sofri com as injusti ças e ataques. Mas sou grato a cada voto que recebi, aos
amigos e amigas que não me largaram a mão e, principal mente, à minha família.
Com fé, escolhi não desistir das pessoas, da nossa cidade e do Brasil. Agora, é hora de dar um passo maior, Mas o obje tivo é o de sempre: cuidar das pessoas! Este é o principal mo tivo que decidi entrar na vida pública anos atrás.
E quem quer cuidar e me lhorar a vida das pessoas, pre cisa saber de que lado está e os valores que defende. Isso re quer preparação para enfren
tar desafios, com a respon sabilidade de fazer o melhor por quem representamos.
Vou lutar por um Brasil e Santa Catarina de oportunidades para todos, com garantias aos trabalhadores, respeito a vida e perspectiva de um futuro melhor para nossa juventude. Estudei e hoje, sou um gestor público gra duado, unindo teoria e prática para contribuir com nossa gente. É por isso, que eu quero ser o teu deputado federal. Conto contigo e com o seu voto. 4088. Agora é Federal.”
“Muitas pessoas perguntam porque resolvi me candidatar a Deputada Federal. Tenho de responder sempre que acredi to que a luta por justiça social precisa ter lugar no parlamento.
Durante 8 anos estive na linha de frente da Fundação Nova Vida, em Florianópolis. Fiquei em contato direto com as pessoas mais necessitadas, arregaçando as mangas, lite ralmente, para fazer frente aos desafios.
Todo o trabalho me comovia muito, mas ao mesmo tempo me dava forças para me dedicar em prol dos que mais necessi tavam.
Hoje estou mais madura po liticamente e tenho certeza que precisamos de políticos que en tendam de verdade como fun ciona, na prática, o auxílio à população.
Esse é um dos motivos da minha candidatura, desta for ma, não só operacionalmente
mas propondo, discutindo e apro vando leis, consigo criar meca nismos para ser mais efetiva com o que realmente dará resultado, que são os recursos, pois sem eles nada sai do papel.
A Fundação Nova Vida foi criada em 1991 e, apoiada pelo Governo, amparava todo o Esta do de Santa Catarina com doa ções de cadeira de rodas, fraldas, cobertores, materiais de artesa nato, cestas básicas, enfim, mui
tas coisas que ajudavam os que mais precisam.
Infelizmente a Fundação Nova Vida não existe mais e minha luta é pela reaber tura dessa frente de atuação para que assim, seja possível retomar sua atuação dando apoio a população de todo Estado.
Conto com você! Vamos juntos fazer a diferença em Santa Catarina e Brasil!”
Ajudar a quem precisa Renata Bulhões, Deputada Federal (PSDB)
Garra e dedicação para ajudar Luizinho Campos, Deputado Federal (PSB)
1 - Uma pequena biografia ar ticulada com objetivos da can didatura:
“Sou mãe da Luma e da Lou ise, tenho 47 anos, fui vereado ra em Garopaba (2017-2020) e a 1ª mulher a presidir a Câma ra Municipal (2019-2020). Sou formada em Relações Interna cionais pela Unisul e estou cur sando pós graduação em Gestão Empresarial na FGV.
Atuei 9 anos, na área pública tendo sido Secretária Municipal de Assistência Social, Secretária de Saúde e de Administração. Além disso, tenho experiência profissional de 10 anos de atu ação em cargos de gestão em duas grandes empresas de tele fonia móvel, ocasião que tive a oportunidade de conhecer todas as regiões do Estado de SC.
2 - Visão de mundo e inserção de Garopaba neste todo do Es tado e do Brasil:
Precisamos ações globais conjuntas de investimentos em novas tecnologias visando pre servar nossos recursos naturais como os recursos hídricos.
3 - O que o Brasil precisa? O que SC precisa? O que Garopaba pre cisa?
Nosso país precisa diminuir as desigualdades sociais, reduzir a carga tributária, fortalecer a oferta de acesso à saúde pública gratuita.
Nosso estado precisa inves tir urgentemente para diminuir a quantidade de famílias sem acesso a saneamento básico.
Nossa cidade precisa de um turismo de qualidade com susten tabilidade.
“Rodrigo de Oliveira tem 39 anos, é jornalista, condu tor de trilhas e ativista socio ambiental. É filho e neto de catarinenses agricultores do extremo sul do estado. Vive na comunidade do Macacu com a professora e bióloga Grasiela e seus três cachor ros. Está implementando uma hospedagem ecológica. Em 2020, foi candidato a prefei to. Tem 8 anos de experiência como assessor parlamentar. Sua atuação é marcada pela luta contra as desigualdades e por uma nova economia, mais justa, solidária e sustentável.
A candidatura 13.000 é ne cessária porque é o candidato do Lula na Garopaba, está na luta contra o fascismo e por mais emprego e renda decen te. Entende que os problemas ambientais são resultado de uma economia predatória.
Proteger a maior riqueza do estado passa por pensar novos empregos que tenham a natu
reza como parceira estratégica. Isso abrange o turismo sustentá vel, que funcione o ano todo e leve renda a toda cidade; a ino vação industrial e tecnológica; o crescimento ordenado; a pre servação da paisagem natural; o tratamento dos resíduos sólidos; a defesa do pescador artesanal e do agricultor familiar; assim como tratamento de esgoto.
Todos esses problemas e so luções são comuns em Garo paba e todo o litoral. Por isso é fundamental eleger Rodrigo,
4 – Principais dobradinhas.
Com Ada Faraco de Luca, candidata à Câmara Fede ral, muito conhecida dos garopabenses, descendente do nosso Padre Faraco.
5 – Agenda dos últimos dias de campanha:
Entrevistas nas rádios da região, entrevista na Acig Garopaba, bandeiraço e caminhadas com entrega propaganda em Garopaba, Florianópolis, Paulo Lopes, Imbituba e Laguna.
o único deputado estadual do Lula em Garopaba, para fazer a ponte com o governo federal e trazer mais recursos para a região.
Nessa eleição tem parceria com as candidaturas à depu tado federal de Carla Ayres, de Florianópolis, Constantino Freitas, de Gravatal, Cida da Silva, de Laguna, Pedro Uczai, deputado federal de Chapecó, Daniel Loch, de Içara, e Rogé rio Portanova, de Florianópo lis.”
Micheline de Araújo, Deputada Estadual (MDB)
Rodrigo de Oliveira, Deputado Estadual (PT)
Ninguém tem direito de saber o teor de seu voto. E todo o sistema eleitoral é voltado para a garantia desse direito fundamental ao eleitor.
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei…Sistema de Alerta de Desinforma ção Contra as Eleições - Este canal possibilita o envio de denúncias de violações de termos de uso de pla taformas digitais, especificamente relacionadas com a desinformação ou disparo em massa sobre o pro cesso eleitoral
O sonho já é realidade em Garopaba: as obras da Surfland Brasil estão cada vez mais próximas de serem concluídas. O projeto conta com uma equipe especializada em sustentabilidade e tem o tema como principal premissa.
Diversos embaixadores, como Gabriel Medina e Flávio Canto, já visitaram o terreno e viram de perto a evolução das obras, que seguem de forma integrada à natureza, com o menor impacto possível ao meio ambiente.
A Surfland Brasil é inspirada na agenda 2030 e nos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável. Juntos, vamos combater as alterações climáticas e gerar um equilíbrio econômico, social e ambiental.
100% de preservação dos maciços existentes com uma área de mais de 300 mil m2;
Fauna e flora totalmente preservadas;
Paisagismo integrado ao meio ambiente;
Plantio de árvores nativas;
Em uma área total de mais de 464.000 m2 , apenas 10% de área construída e impermeabilizada. Todas as demais áreas são grandes jardins e maciços de árvores existentes preservados;
Prédios de apenas 2 andares;
Sistema de captação de água de chuva por todo o empreendimento;
Sistema de reaproveitamento de água da piscina e do empreendimento;
Estação de tratamento de esgoto própria;
Painéis fotovoltaicos/solares gerando energia limpa; Telhados verdes ecológicos;
Fluxo de veículos absorvido por acessos secundários ao empreendimento;
Geração de centenas de empregos e qualificação da mão de obra local;
Parceria com diversos projetos sociais e ambientais em andamento.
saiba mais: surflandbrasil.com.br
O princípio do 7º ODS, estabelecido pela Agenda 2030 da ONU, consiste em maior acessibilidade às energias lim pas no mundo, ou seja, energias que não liberam, durante seu processo de produção ou de consumo, resíduos ou gases poluentes, uma vez que que a produção de energia é o principal contribuinte para as mudanças climáticas, responsável por cerca de 60% das emissões globais totais de gases do efeito estufa.
A matriz energética mundial compõe-se majoritaria mente de energia produzida a partir de fontes fósseis não renováveis (petróleo, carvão mineral, gás e nuclear), numa média de 84%. Por outro lado, a matriz energética brasi leira é bastante diversificada e a presença de fontes lim pas tem sido cada vez maior, compondo-se de aproxima damente 48% de fontes renováveis (hidráulica, biomassa, eólica e solar). E ainda, se olharmos apenas para a ma triz elétrica veremos que é bem mais limpa, com 82,9% da energia elétrica oriunda de fontes renováveis, com maior participação (65%) oriunda das hidrelétricas. Em que pese os conhecidos impactos ambientais resultantes das grandes hidrelétricas, essa fonte é considerada energia limpa.
O grande potencial brasileiro de produção de energia renovável se explica pelo clima, relevo, agricultura e dis tribuição hídrica do país. E, por isso, o país tem condições de gerar uma energia cada vez mais limpa: recebemos mais de 2.200 horas de irradiação solar por ano, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Rela tivo ao potencial eólico, constata-se que o país apresenta condições de gerar 3 vezes mais energia que o atual par que nacional gerador de energia elétrica. Mas apesar des ses números promissores, o país está longe de conseguir aproveitar toda sua capacidade de geração de energia re novável, enfrentando obstáculos, a maioria ligados a fa tores econômicos. Isso porque, embora no longo prazo as fontes renováveis consigam reduzir as tarifas de energia, os investimentos iniciais para implantação são maiores. Outro fato alarmante é o preço que o brasileiro paga pela energia elétrica. Ocupamos o 2º lugar no ranking dos países com a energia mais cara no mundo, sendo que o custo da energia nos últimos cinco anos aumentou 47% no Brasil. A justificativa para o preço alto são os impostos, taxas, furtos e ineficiências. Somente com furtos estipula -se que as perdas somarão R$5,4 bilhões apenas em 2022. E ainda, na contramão dos incentivos a geração de ener gias limpas, o governo federal aprovou projeto de lei que irá taxar a produção de energia solar, conhecida como a “taxação do sol”. Quem instalar painéis solares em casa, a partir de 7 de janeiro de 2023, para gerar energia própria e lançar excedente em um sistema conectado à rede elétrica passará a arcar com os custos de distribuição.
Tem-se que é urgente a efetivação de políticas públi cas eficientes em termos de produção e distribuição de energia limpa e acessível para todos, pois a disparada dos preços internacionais do petróleo em meio às turbulên cias provocadas pela pandemia e pela guerra na Ucrânia evidencia os limites dos recursos energéticos no mundo, que ainda não completou a transição para a economia de baixo carbono.
A morte por afogamento na Praia da Ferrugem do jovem Pedro Bäuerle Schultz, 18 anos, comoveu Porto Alegre e a co munidade esportiva da capital gaúcha. Um abaixo-assinado elaborado por amigos e familia res do garoto pede a presença de guarda-vidas no local em fins de semana e feriados o ano inteiro.
Ex-atleta de basquete da So gipa, o rapaz enfrentou condi ções adversas de mar no final da tarde de domingo (18) e acabou se afogando em grau 6. O mar estava em todo o litoral cata rinense, com ondas de 1,5 a 2 metros, o que aumenta o risco de afogamento, exigindo cuida dos redobrados ao se entrar na água. Outro agravante, segundo os próprios socorristas, foi a fal ta de guarda-vidas nesta época do ano.
Ele foi retirado inconsciente do mar, em parada respiratória, pela equipe do Arcanjo-05, do resgate e mais bombeiros mi litares, que realizaram todo o protocolo de ressuscitação car diopulmonar, com utilização de medicamentos específicos. O óbito foi assinado pela equipe médica da aeronave.
ABAIXO-ASSINADO
“Viemos por meio deste solicitar a extensão do ser viço de Salva-vidas na praia da Ferrugem, junto ao bar do Zado, em todos os finais de se mana e feriados. O local tem fortes correntes para crianças, jovens e demais pessoas como
turistas e outros, então seria importante ser melhor sina lizado com placas e também, deixar disponíveis bóias com cordas, para possíveis salva mentos espontâneos! A soli citação acontece logo após o episódio fatal ocorrido com jovem e tem por objetivo in terferir de forma positiva e como forma de evitar futuros acidentes fatais.”
Nesta segunda-feira (26) o número de signatários já se aproximava de 5 mil. O objetivo é completar 7,5 mil apoiadores.
O Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2023 será realiza do nos dias 10 e 11 de de zembro e a taxa de inscrição é de R$155,00, mas há pos sibilidade de pedir isenção, de acordo com os critérios estabelecidos no edital dispo nível em www.vestibularuni ficado2023.ufsc.br. As inscri ções para o concurso podem ser feitas até 13 de outubro, mas o prazo para os pedidos de isenção termina em 3 de outubro.
Pedido de isenção - Para realizar o pedido, o candida to deve preencher formulário disponível no site www.ves tibularunificado2023.ufsc.br/ isencao e anexar a documen tação exigida no edital, con forme descrita abaixo:
*Histórico escolar referen te a todas as séries do Ensino
Médio (ou certificado de con clusão contendo a escola em que o candidato cursou cada série/ano do Ensino Médio). Caso esteja cursando a última série, deverá ser anexado, além do histórico das séries anterio res, uma declaração da Insti tuição de Ensino de que está matriculado na última série.
*Os candidatos que cursa ram o Ensino Médio em es cola da rede privada, deverão anexar declaração da Insti tuição de Ensino de que rece beram bolsa total em todas as séries do Ensino Médio.
Pontos de atenção - O candidato deve ficar atento em como finalizar o pedido. É necessário clicar no botão “Concluir” para visualizar o Comprovante de Requeri mento de Isenção. Não se rão aceitos documentos sem
identificação do candidato, sem assinatura e carimbo do servidor responsável pela emissão, documentos sem va lidade legal, ilegíveis ou in completos.
Resultado - O resultado dos pedidos de isenção do pagamento da taxa de ins crição será divulgado até o 5 de outubro no site www.ves tibularunificado2023.ufsc.br. Os candidatos que tiverem a isenção deferida terão sua inscrição automaticamente efetivada.
Os candidatos cujo pedido de isenção da taxa não tenha sido aprovado, deverão fazer o pagamento da taxa de ins crição até o dia 13 de outu bro de 2022, até às 23h59., conforme edital disponível no site www.vestibularunifi cado2023.ufsc.br.
“Em dois dias, 20 e 21 de se tembro, o Projeto ProFRANCA, que trabalha no monitoramento, pesquisa e conservação da baleia -franca, com patrocínio da Petro bras, realizou sobrevoos partindo de Florianópolis e seguindo até o município de Cidreira, litoral norte do Rio Grande do Sul. Ao todo foram registradas cerca de 250 baleias-francas, entre mães e filhotes.
A maior concentração estava na área da APA da Baleia Franca. As maiores agregações estavam na enseada das praias da Guarda do Embaú (Palhoça) e Gamboa (Garopaba), Siriú e praia central de Garopaba (Garopaba), Vila e Itapirubá Norte (Imbituba).
Este é um número preliminar e ainda precisa da análise das fotos para confirmação, mas é o segun do maior número de baleias-fran cas registrado desde que inicia ram as pesquisas sobre a espécie no Brasil, na década de 1980. O maior número foi em 2018, quan do 273 baleias foram avistadas.
A iniciativa faz parte das ati vidades do Mês da Baleia-Franca, auge do período reprodutivo da espécie, quando um maior núme ro de indivíduos é detectado no litoral sul do Brasil. Segundo Kari na Groch, diretora de pesquisa do ProFRANCA/Instituto Australis, “tínhamos a expectativa de um grande número de avistagens, a partir do monitoramento realizado desde o início da temporada, em julho”. Durante o sobrevoo foram cerca de 3000 fotografias, que ain da terão que ser analisadas para a inserção dos indivíduos no Catálo go Brasileiro de Fotoidentificação das Baleias-Francas, mantido atu almente pelo ProFRANCA.
MASCOTE - Na ação, os pes quisadores identificaram algumas baleias já conhecidas, como o caso da baleia Zimba, avistada na enseada de Garopaba, e Sloughy,
avistada na enseada da praia da Gamboa. De acordo com a Direto ra de Pesquisa, Karina Groch, "foi uma alegria avistar estas baleias, que estão no litoral brasileiro des de o início da temporada. Zimba que é mascote do ProFRANCA, já havia sido avistada em praias do litoral do Rio de Janeiro e São Paulo, e estávamos na ex pectativa para avistá-la aqui em Santa Catarina, o que nos deixou muito felizes pois tem um sim bolismo muito grande para nós. Já Sloughy é a única baleia em nosso catálogo que já foi avista da nas Ilhas Georgia do Sul, uma das áreas de alimentação das baleias-francas, agora está aqui novamente, e com filhote. Além destas, outras baleias conhecidas também foram avistadas e agora temos um trabalho detalhado de catalogação de todas elas”.
ALBINAS - Entre as baleias localizadas, também foram re gistradas a presença das baleias semi-albinas que já haviam sido avistadas em algumas praias nes ta temporada. O primeiro filhote com esta característica foi avis tado bem antes do sobrevoo, em 31 de julho, em frente à sede do ProFRANCA, na praia de Itapiru bá Norte (Imbituba), e no sobre voo foi avistada novamente no mesmo local”. O semi-albinismo, ou albinismo parcial, ou ainda Leucismo, é uma característica genética, onde um gene recessi vo que causa a coloração branca acaba predominando e fazendo com que as baleias, que normal mente são pretas, nasçam bran cas, com ausência de melanina na maior parte do corpo. Não é um albinismo legítimo pois não tem os olhos vermelhos e não sofre os problemas comuns do albinismo.
Além disso, estas baleias escu recem e ficam na cor cinza a me dida que crescem. Baleias-francas
semi-albinas geralmente são do sexo masculino (raramente pode ocorrer fêmeas, mas pelo menos duas já foram observadas em ou tros países, inclusive acompanha das de filhotes). O sobrevoo foi realizado por Karina e a equipe do ProFRANCA, além do piloto. O objetivo foi é realizar o censo e a fotoidentificação individual das baleias, para estudos populacio nais e de uso de habitat.
A temporada reprodutiva este ano iniciou mais cedo, no dia 13 de junho, quando os pesquisado res do ProFRANCA confirmaram a avistagem das primeiras baleias -francas na região. Desde então, um grande número de indivíduos tem sido avistado durante o moni toramento terrestre realizado pelo projeto, a partir de 15 pontos de observação. O monitoramento se estende até o dia 30 de novembro.
A baleia-franca é uma espécie ainda ameaçada de extinção no Brasil, e conta com uma popu lação estimada em cerca de 550 indivíduos e uma taxa de cresci mento de 4,8% ao ano. Os núme ros são baseados em 15 anos de dados dos sobrevoos de monito ramento da espécie. “Uma inicia tiva sistemática de longo prazo é fundamental para acompanhar a recuperação populacional da espécie no sul do Brasil”, afirma Karina.
O ProFRANCA - Projeto Fran ca Austral - é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioam biental. (Palavracom)
Para saber mais visite www. baleiafranca.org.br e acompanhe nossas redes sociais @instituto australis.
“Com o propósito de entregar ao mercado jurídico uma advocacia ética, humanizada, inovadora, di nâmica, especializada e comprome tida, o escritório Araujo & Sandini Advogados Associados torna-se presença cada vez mais forte e vem expandindo sua atuação no país. Fundada em Santa Catarina, com sede em quatro cidades do Estado, e também com escritório no Rio Grande do Sul, a firma inaugurou no dia 20 de setembro sua unidade em Brasília. Em seis anos de exis tência, esta é a sexta sede física da banca.
MINDJUS - Além da expansão para a capital federal, um nome já conhecido do mercado jurídico nacional chega para somar à socie dade e coordenar o setor de novos negócios do escritório. Fundador do MindJus, comunidade de ad vocacia colaborativa que já conta com mais de 500 advogados de todo o país, o advogado criminalis ta André Colares é o mais novo só cio do Araujo & Sandini e coman dará a unidade Brasília. De acordo com Colares, o escritório já possuí em seu portfólio um histórico de vitórias marcantes em recursos e habeas corpus em Brasília, e a nova sede tem como foco aprimorar ain da mais a atuação perante os Tri bunais Superiores, contemplando demandas administrativas, crimi nais, trabalhistas, tributárias, cíveis,
ambientais, imobiliárias e empre sariais e atendendo tanto clientes finais quanto escritórios de todo o país que precisem de apoio na ca pital federal. “Visualizamos Brasília como denominador comum inicial dessa expansão para outras regi ões do país, e não vamos parar por aqui”, destaca Colares.
GAROPABA - O escritório Araujo & Sandini nasceu em Ga ropaba, em 2016. De lá para cá, expandiu-se para as cidades cata rinenses de Florianópolis, Imbituba e Tubarão. Em 2021, se instalou na capital gaúcha, Porto Alegre e, atu almente, conta com 27 pessoas na equipe, sendo destas, 16 advogados. “Desejamos em médio prazo estar fisicamente presentes em todas as regiões do Brasil, sendo o foco do momento completamente voltado à Brasília, tornando possível que assim, com estrutura física e equi pe qualificada no coração do país, possamos melhor atender clientes do Norte ao Sul. Em passos firmes e conscientes, vamos nos qualifi cando, aprimorando o modelo de atuação e expandindo as operações sem perder o olhar individualizado, técnico e preocupado em encontrar as melhores soluções aos clientes, o que vem nos trazendo reconheci mento e espaço no mercado”, com plementa Guilherme Silva Araujo, sócio-fundador do escritório.” (Atré Comunicação )
A Prefeiturea Municipal, repre sentada pelo Instituto de Previdên cia Social dos Servidores Públicos do Município (Ipregoba), está rea lizando o recadastramento anual dos aposentados e pensionistas de Garopaba.
Todos os interessados devem comparecer na sede do Instituto de Previdência, situada em frente à praça Governador Ivo Silveira, no prédio da Prefeitura.
É necessário apresentar docu mentação específica como RG,
CPF, comprovante de residência, certidão ou declaração de compro vação do estado civil. Caso possua dependentes, apresentar RG e CPF dos mesmos.
Os procedimentos de reava liação periódica dos benefícios de aposentadoria por invalidez implantados ou pagos pelo Ipre goba, serão realizados no mês de outubro. Mais informações através dos telefones 48 3254 8160, 48 996129022 ou no e-mail iprego ba@garopaba.sc.gov.br.
2a quinzena de setembro | #98 9
Maiores concentrações estavam entre Guarda do Emabaú (Palhoça) e Gamboa, Praia Central e Siriú (Garopaba) Fundador do MindJus, o novo sócio André Colares gerenciará a unidade na capital federal Guilherme Silva Araujo, um dos fundadores da firma André Colares é o mais novo sócio da A&S Divulgação Divulgação…mais de oitenta anos já vividos, hoje, artista, minha motivação é compartilhar conhecimentos/ vivências e curiosidades que me levam a permanentes procuras.
… atento a tudo e todos, estou curtindo e vivendo cada momento.
… cercado de instrumentos especiais, ferramentas de corte e desbastes, veiculo adequado para ir/voltar, levar/ trazer o que preciso, deixo fluir sonhos, projetos.
… pedras marmóreas e graníticas, telas tintas e pinceis são meu mundo no Atelier da Vigia.
… o tempo que não
para, é hoje meu maior patrimônio.
… adoro desafios e vibro quando contratado para realizar obras de ARTE.
Vamo que vamo!
… adoro desafios e vibro quando contratado para realizar obras de ARTE.
A comunidade artística e cultural da cidade está aquecendo os tambores para celebrar, em 9 de outubro, a criação da primeira Casa de Cultura de Garopaba. Comemoração será aberta à comunidade.
Por enquanto, a previsão é reunir os integrantes das setoriais e do Fórum Permanente de Cultura para oferecer uma programação com muita música, feira de artesanato, apresentações artísticas em geral e exposição de artes. Tudo começa às 14h e deve ser encerrado às 19h.
A Casa de Cultura, situada na Rua Manoel Álvaro de Araújo, Centro |Histórico, foi aberta em 9 de outubro do ano passado, coro ando intensa mobilização de agentes culturais e artistas na luta pela aprovação de leis de apoio à cultura.
Áries 21/03 a 20/04
Regente: Marte
O planejamento com cautela evi ta maiores empecilhos. Aproveite o dia para elaborar estratégias que irão viabilizar seus deveres de forma eficaz. É tempo de usar a razão ao refletir sobre suas metas.
Touro 21/04 a 20/05
Regente: Vênus
Os limites na sua jornada tendem a trazer resultados, e a tendência é que você evite os excessos. É tempo de manter a simplicidade para pro ceder com segurança.
Gêmeos 21/05 a 20/06
Regente: Mercúrio
Ao lidar com seus sentimentos prag maticamente, você favorece as suas percepções e cessa os devaneios. Procure manter os pés no chão para usar a realidade a seu favor. É tem po de maturidade.
Câncer 21/06 a 22/07
Regente: Lua
Ao se sentir seguro nas relações, você tende a compartilhar os seus sentimentos. Caso contrário, as impressões dificilmente são reve ladas. É tempo de se aproximar das pessoas em quem confia.
Leão 23/07 a 22/08
Regente: Sol
O rigor pode impedir de lembrar que você é livre para mudar de ideia. Permita-se repensar seus planos para perceber se eles con dizem com o que você deseja vi ver. É tempo de ser flexível.
Virgem 23/08 a 22/09
Regente: Mercúrio
Aquilo que precisa ser transfor mado internamente ganha mais evidência. É tempo de ser sincero consigo mesmo, agindo pelo seu bem-estar.
Libra 23/09 a 22/10
Regente: Vênus
As respostas que você procura tendem hoje a ser encontradas de maneira sensível e intuiti va. É tempo de fazer um uso produtivo das experiências vi vidas.
Escorpião 23/10 a 21/11
Regente: Plutão
O seu controle emocional faz com que o percebam como alguém mis terioso, que não se revela tão fácil.
E isso pode causar tanto interesse quanto desconfiança. É tempo de expor mais o que sente.
Sagitário 22/11 a 21/12
Regente: Júpiter
O que está funcionando deve per manecer, mas o que claramente não está deve ser mexido para poder se renovar. É tempo de agir em bene fício de boas e prósperas transfor mações.
Capricórnio 22/12 a 20/01
Regente: Saturno
A sua concentração deve ser sempre estimulada, porém, quando por alguma razão ela for perdida, seja maleável e simplesmente retorne ao que estava fa zendo. É tempo de agir com serenidade.
Aquário 21/01 a 19/02
Regente: Urano
Se você souber conduzir as suas ideias com prudência e disciplina, conseguirá resultados além do esperado. É tempo de agir com mais comprometimento, propiciando a realização dos seus pro jetos.
Peixes 20/02 a 20/03
Regente: Netuno
Ao reconhecer o seu valor, você dá um dos passos mais importantes em direção à satisfação pessoal. É tempo de confiar na sua capa cidade, abrindo os caminhos para grandes conquistas.
Ricardo Garopaba BlauthARTIGO HORÓSCOPO | Saiba como vai ser a 1ª quinzena de outubroO projeto Eco Garopaba, desen volvido pelo casal Jairo Lumertz e Caroline Scorsin, reúne esporte, educação e sustentabilidade. A sede do projeto fica na Praia da Barra, na beira da lagoa, onde é possível entender a proposta do casal e experimentar na práti ca como funcionam as famosas pranchas de surf e sup feitas de garrafas pet, uma das formas pelas
quais eles transmitem a mensa gem da importância da preserva ção do meio ambiente.
Além disso, realizam em todo Brasil palestras e oficinas cons cientizando as crianças sobre a importância de cuidar do nosso planeta. Com uma forma simples de comunicar, o casal tem des pertado nas pessoas a consciência ambiental por meio da redução na produção de lixo e na sua correta destinação, ou reutilização e reci
clagem. Também colocam a tarefa em prática, reciclando o lixo reti rado das praias para a confecção de quadros e reutilizando garrafas de leite para confeccionar brincos.
Agora, o projeto comemora com muita alegria e amor a natu reza os dez anos de atividade, que serão celebrados com o 10 Festi val Surf em garrafas Pet, dia 26 de novembro, a partir das 9h, na Praia Central de Garopaba. “Todos podem ir! ", convida Carol.
“Meu sentimento em relação a essa trajetória é incrível. São anos de luta onde a gente vem traba lhando incansavelmente nesse projeto. Tivemos dias muito difí ceis, em que ficamos sem dinhei ro para pagar as contas da nossa sede, mas nunca pensamos em de sistir! A gente sempre fez de tudo para manter o projeto, vendendo rifas e camisetas. Me sinto orgu lhosa por nunca termos desistido, porque mudamos a vida de muitas pessoas”, comenta Carol.
Então, se você se interessou pelo desenvolvimento deste pro jeto e quer maiores informações, entre em contato através do fone 48 99629 5888 e siga o Insta @ ecogaropaba
Incansável, o big surfer garopabense Luiz Henrique da Silva já conseguiu no vos apoios para sua segun da temporada de 45 dias nas super ondas de Nazaré, em Portugal. A Surfland garan tiu outra vez passagens de ida e volta, mas todo o resto
terá de vir de contratos novos e apoios de empresas e pesso as. A viagem começa em no vembro. A contrapartida é bri lhar junto com o surfista nas ondas e nas redes sociais com a competência pra lá de pro vada. Contato pelo Instagram do Luizinho, via QR code.
Também conhecida como lavadeira, noivinha, viuvinha, ma ria-branca, maria-lencinho, bertolinha, pombinho-das-almas e senhorinha, é uma ave passeriforme sul-americana pertencente à família dos tiranídeos. Mede entre 14,5 e 16 centímetros e pesa de 14 a 20 gramas. Coloração principalmente branca contras tando com uma estreita faixa transocular preta que termina em uma leve curvatura para baixo logo após a região auricular. A testa, coroa e nuca são brancas. O manto apresenta coloração clara levemente castanho-acinzentado. As asas apresentam co loração escura com tons castanho-acinzentados mais escuros que o manto. A garganta, peito, ventre, crisso e infracaudais são brancos. O bico é curto, fino e preto. Tarsos e pés são pretos. Os jovens da espécie são similares aos adultos e apresentam uma leve comissura labial de coloração amarelo pálido. Este exemplar foi fotografado na Lagoa das Capivaras, Garopaba/SC.
Fontes pesquisadas: WikiAves.com.br e AvesCatarinenses.com.br
incorpora o desejo de constituir his tória, memória e arquivo.
Até o dia 7 de outubro, o Espaço Cultural BRDE Governador Celso Ra mos, em Florianópolis (SC), promove a exposição “Redes do Invisível” do artista visual Fabrício Garcia que, sob a curadoria de Marcello Carpes, apresenta 13 pinturas que retratam peixes e mãos que trabalham duro no manejo da pesca e no preparo do ali mento. Nos recortes e fragmentos da representação, a mostra provoca uma reflexão sobre o universal a partir do local. Embora as obras revelem uma intimidade afetiva, aspectos do coti diano familiar e pesqueiro de Garo paba, há singularidades que vão além da pura operação pictural sobre o vi
sível. Em âmbito invisível, a partir da percepção da própria subjetividade aparece o espírito do tempo, o lugar físico e o simbólico, a vida humana.
O conceito curatorial estabelece um diálogo entre o tempo e a memória, a partir do pensamento de Henri Berg son (1859-1941) que entende o tempo como um movimento que possibilita criar proximidades com a memória. As obras, entende Carpes, têm força suficiente para instaurar uma rede de sentidos pois estão impregnadas de re ferências visuais para muito além da ideia cristalizada da cultura litorânea.
Neto de pescador, morador de Ga ropaba, Fabrício Garcia potencializa os atributos artísticos ao retratar paisagens e cenas sobretudo da re gião do centro histórico onde vive e põe a sua arte em favor do desen volvimento cultural da cidade. O torpor pandê mico, a morte de idosos e a perda irreparável de seus conhecimentos levaram o artista a res gatá-los de algum modo do apagamento. A mos tra “Redes do Invisível”
As pinturas realizadas no isola mento social alcançam camadas de pensamento que não se limitam à pura representação. Nos detalhes e no que está oculto, a tela “Amor de Mãe”, na qual a matriarca do artista, Ana Maria Rodrigues Garcia, manuseia as ovas do peixe, alcança força simbólica. O emocional e os sentimentos, no en tanto, só ganham nome no retrato do avô, Alcides Adair Rodrigues (19352018). No conjunto de trabalhos, por tanto, há uma melancolia que resulta da constatação do esquecimento e da invisibilidade. As moscas na tela “A Quarentena” insinuam a angústia so bre um tempo que “obrigou a refletir sobre o estar aqui, olhar a própria re alidade e perceber que as minúcias é que transformam o cotidiano e o ser”, diz Fabrício. (Néri Pedroso)
O quê: Exposição “Redes do Invisível”, de Fabrício Garcia
Onde: Espaço Cultural BRDEAv. Hercílio Luz, 617, Centro, Florianópolis (SC) - Tel.: (48) 3221-8100
Quando: Até 7/10/2022.
Segunda a sexta, 13h às 19h
Quanto: Gratuito
Divulgaçção Sérgio Saraiva Maria Luisa Coura Um dos quadros da exposição Jovens apreciam telas do Manohead no BRDE Muita gente na vernissage do artista garopabense no Espaço BRDE Manohead e Fatinha, que leu poema sobre a mostra na solenidade VEJA COMO VERNISSAGE