COLEÇÃO SIMBIOSE DO SERTÃO - por MAICON AMORIM

Page 1

Simbiose do Sertão COLEÇÃO por MAICON AMORIM | 2023

Maicon Amorim

Sergipano, nascido na capital Aracaju, Maicon Amorim é Arquiteto e Urbanista desde 2010 pela Universidade Tiradentes. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luis de França e master em Arquitetura e Lighting Designer pelo Instituto de Pós Graduação. É designer de mobiliário e sócio do escritório de arquitetura sergipano Ágora Arquitetos. Atua na concepção de projetos residenciais, comerciais, institucionais e corporativos com ênfase em projeto de mobiliário. Em 2012 ganhou o prêmio nacional ‘O Melhor da Arquitetura’ na categoria Restauro, com o projeto do Museu da Gente Sergipana. Tem diversos projetos no Brasil e também no exterior e desenvolve mobiliários com design exclusivo, tendo variadas peças executadas por fornecedores locais. Em 2021 se tornou franqueado da grife SCA em Aracaju, marca que oferece soluções de design em mobiliário de alto padrão.

Sumário Apresentação .............................................................................................. 7 Mesa de cabeceira CAROÁ ............................................................... 9 Aparador CAROÁ ...................................................................................... 11 Mesa de cabeceira AROEIRA ........................................................ 13 Aparador AROEIRA ................................................................................. 15 Mesa de cabeceira CARNAÚBA ..................................................... 17 Aparador CARNAÚBA ........................................................................... 19 Mesa de centro XIQUE-XIQUE ......................................................... 21 Mesa de centro PALMA ........................................................................ 23 Mesa de jantar PALMA ......................................................................... 27 Mesa de jantar MANDACARU com luminária ...................... 29 Mesa de jantar MANDACARU ......................................................... 31 Mesa de centro JUÁ ............................................................................... 33 Mesa de jantar JUÁ ............................................................................... 35 Banco SERTÃO ......................................................................................... 37 Banco SELA ................................................................................................ 39

Simbiose do Sertão

A paisagem poética do sertão nordestino está sempre em evidência. As espécies típicas dessa região, apesar de nascerem em terras tão secas, refletem a força e resiliência de uma flora repleta de identidade e beleza únicas, que podem ser traduzidas em um mobiliário de essência peculiar e atemporal.

Esse cenário árido do sertão foi a grande inspiração do arquiteto Maicon Amorim para a concepção da Coleção Simbiose do Sertão, um acervo com quinze peças autorais traduzido da relação do profissional com elementos desse bioma e das suas memórias afetivas.

O resultado é um mobiliário com design moldado pela simplicidade de uma paisagem rica em formas e texturas, conferindo sofisticação e contemporaneidade às criações.

7

MESA DE CABECEIRA CAROÁ

O caroá, também conhecido como gravatá, gravá ou caruá, é um tipo de bromélia de poucas folhas que fornece a fibra natural que envelopa as frentes das gavetas da mesa de cabeceira. O desenho levemente curvo do corpo da peça faz ainda alusão ao formato da folha da bromélia, conferindo organicidade ao mobiliário de base revestida em lâmina de madeira natural.

Materiais: estrutura tubular em latão + tamponamento e gaveteiro em lâmina de madeira natural ou laca + frentes das gavetas revestidas em fibra natural do Caroá.

9

APARADOR CAROÁ

O ressignificado da matéria-prima oriunda do Caroá também é percebido no aparador com estrutura em lâmina de madeira natural e gavetas revestidas com a fibra da folha da Bromélia, material fundamental para as cooperativas de artesanato de base extrativista na fabricação de tecidos, cestos, esteiras, chapéus, além de outras peças artesanais e decorativas.

Materiais: estrutura tubular em latão + tamponamento e gaveteiro em lâmina de madeira natural ou laca + frentes das gavetas revestidas em fibra natural do Caroá.

11

MESA DE CABECEIRA AROEIRA

A simplicidade dos traços da Mesa de Cabeceira Aroeira ressalta a esbeltez do caule da espécie que é representada pela estrutura minimalista da base em latão. O uso de materiais naturais como o couro, que envelopa toda a estrutura do gaveteiro, e a palhinha, que confere sofisticação ao tampo da mesa, complementam o design pensando na elegância dos detalhes.

Materiais: estrutura tubular em latão + tampo em madeira natural freijó e palhinha natural + gaveteiro revestido em couro natural.

13

APARADOR AROEIRA

O requinte dos traços que remetem à aroeira pode ser observado em uma das peças coringa mais conhecida do design de interiores. O Aparador Aroeira valoriza as formas naturais da espécie que pode chegar a 30 metros de altura, e seu desenho minimalista agrega refinamento a qualquer ambiente.

Materiais: estrutura tubular em latão + tampo em madeira natural freijó e palhinha natural + gaveteiro revestido em couro natural.

15

MESA DE CABECEIRA CARNAÚBA

Composta por um módulo gaveteiro em lâmina de madeira natural com frente revestida em couro ecológico e fibra da carnaúba, a Mesa de Cabeceira Carnaúba possui formato em estrutura slim que lembra o corpo da espécie conhecida como a ‘Palmeira Sertaneja do Nordeste’. A peça conta ainda com uma bandeja em aço instalada sob o gaveteiro revestida em couro que concede versatilidade e praticidade ao dormitório.

Materiais: estrutura em aço com pintura PU + bandeja de aço revestida em couro ecológico + gaveteiro em lâmina de madeira natural freijó e frente com borda de couro e fibra de carnaúba.

17

APARADOR CARNAÚBA

Com linhas minimalistas que traduzem a elegância de uma peça pensada para atrair as atenções, o Aparador Carnaúba une a versatilidade de um móvel multiuso e a praticidade de um módulo de dois gaveteiros que mescla a lâmina de madeira natural, o couro ecológico e a fibra da carnaúba. O mobiliário foi desenvolvido para se adequar a qualquer ambiente social, assim como a Carnaúba se adapta aos biomas de clima mais seco, como a Caatinga.

Materiais: estrutura em aço com pintura PU + bandeja de aço revestida em couro ecológico + gaveteiro em lâmina de madeira natural freijó e frente com borda de couro e fibra de carnaúba.

19

MESA DE CENTRO XIQUE-XIQUE

O xique-xique possui tronco ereto e dividido em ramos curvados repletos de espinhos robustos, inspiração para a base da mesa de centro que ganhou traços mais delicados com aparência similar a um candelabro e tampo em vidro, conferindo leveza à peça.

Materiais: tampo oval em vidro temperado incolor + base com hastes tubulares de aço com pintura poliéster.

21

MESA DE CENTRO PALMA

Capaz de nascer nos locais mais adversos, a Palma tem como uma de suas principais características as hastes em formato achatado que lembram a ‘palma’ das mãos. A resiliência da palma é traduzida em uma mesa de centro que conta com um conjunto de tampos conectados em formatos orgânicos sobre bases robustas que fazem com que a peça se adapte aos projetos com versatilidade.

Materiais: tampos orgânicos revestidos em lâmina de madeira natural ou laca + contra tampo em chapa metálica acabamento em pintura PU + base em fibra de vidro revestida com lâmina de madeira natural.

23
MESA DE CENTRO PALMA

MESA DE JANTAR PALMA

A versatilidade do design inspirado na palma pode ser conferida também na Mesa de Jantar Palma, composta por dois tampos em formato orgânico conectados por um filete de latão e apoiados sobre duas bases rebatidas, proporcionando organicidade e leveza ao mobiliário.

Materiais: tampos orgânicos revestidos em lâmina de madeira natural ou laca + contra tampo em chapa metálica acabamento em pintura PU + base revestida com lâmina de madeira natural + perfil/friso de junção entre os tampos de latão.

27

MESA DE JANTAR MANDACARU C/ LUMINÁRIA

A base da mesa Mandacaru foi inspirada nas hastes agrupadas da espécie da família dos cactos, e o desenho orgânico do tampo traduz os traços naturais escupidos pela natureza que conferem modernidade à peça. Sua versão com luminária remete às flores do Mandacaru que desabrocham à noite e duram pouco mais de 12 horas, revelando o equilíbrio perfeito entre a resistência e a delicadeza.

Materiais: tampo orgânico em mármore ou quartzo exótico + bases tubulares em aço revestido em lâmina de madeira natural + estrutura com luminárias em fibra natural produzidas pela Fellicia.

29

MESA DE JANTAR MANDACARU

Materiais: tampo orgânico em mármore ou quartzo exótico + bases tubulares em aço revestido em lâmina de madeira natural.

MESA LATERAL JUÁ

Com tampo em formato orgânico, o design da Mesa Lateral Juá é inspirado pela imagem do fruto do Juazeiro visto em corte com sua semente representada no pé central da peça. A textura do Slimstone proporciona uma experiência sensorial única, um carpaccio de pedra natural que se destaca no centro do tampo abraçada por uma borda em lâmina de madeira ou laca que faz alusão à casca do Juá.

Materiais: tampo orgânico em chapa revestida em lâmina de madeira natural ou laca + pedra natural Slimstone encaixada + base em lâmina de madeira natural ou laca.

33
MESA DE JANTAR JUÁ

BANCO SERTÃO

Representando uma das imagens mais fortes e icônicas do sertão, o solo rachado, o Banco Sertão é concebido em peças de madeira de demolição unidas com resina líquida sob uma estrutura composta por um conjunto de pés em latão que ressignifica a matéria-prima e faz um contraponto entre a leveza do design e a brutalidade do bioma.

Materiais: estrutura tubular em latão + assento em madeira de demolição + resina líquida.

37

BANCO SELA

A brutalidade do solo rachado típico do sertão é a grande inspiração para este mobiliário totalmente descontruído e com ar contemporâneo. Sob estrutura composta por um conjunto de pés em latão, o assento do Banco Sela é revestido em couro natural, matéria-prima que remete às peças e equipamentos de uso da rotina dos sertanejos, e homenageia um dos biomas de beleza ímpar e poética.

Materiais: estrutura tubular em latão + assento em chapas de aço revestida em couro natural costurado + contra-tampo em chapa galvanizada com pintura PU.

39
Contato: 79 99987 4309 maicon.arquiteto@gmail.com @maiconamorim_arquiteto | @agoraarquitetos

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

PROIBIDO A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.