Lenda da Vitória régia

Page 1

Lenda da vit贸ria-r茅gia



Conta a lenda da vitória-régia sobre uma menina que morava em uma aldeia de índios na Amazônia. Seu nome era Naiá. Ela gostava muito da lua porque a achava muito bonita.



Esta lenda se passou em uma aldeia indígena que dizia que a lua era um deus que namorava as mais jovens e lindas índias e que sempre se escondia e levava as moças. Naiá mal podia esperar o dia que o deus lua iria chamá-la.



Os índios alertavam Naiá. Se a lua levasse a jovem ela deixaria a forma humana e viraria uma estrela dos céus. Mas Naiá não estava nem aí com o que os índios falavam.



De tanta vontade de ir com o deus lua, Naiá não queria mais comer nem beber. Numa noite o luar estava muito bonito e Naiá saiu para dar uma volta. A índia estava à beira de um lago e o deus lua estava refletido no meio do rio.



A moça pensou que a lua veio pegá-la e então pulou no rio, achando que encontraria a lua, mas era somente o seu reflexo na água e Naiá se afogou. No outro dia, os índios foram procurá-la e não acharam. O deus lua recompensou Naiá, transformando-a em uma estrela diferente, uma estrela das águas, uma vitória-régia, a flor que só abre no período da noite. Assim surgiu a flor vitória-régia.



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.