Issuu on Google+


Login e Tela Inicial Ao acessar a página principal do Vh Gabinetes o usuário deverá digitar seu Login e sua Senha nos campos especificados na Figura 1 clicando, em seguida, no botão Entrar. Após a autenticação do usuário a tela principal do sistema é aberta (Figura 2).

Figura 1

Assim que a tela inicial abrir, o usuário poderá ver na faixa cinza, que está destacada na Figura 2, seu nome e, também, dois ícones, sendo a carta para entrar em contato com a Vh Soluções em Software e outro para sair do sistema.

Figura 2


Ainda na tela referente a Figura 2, o usuário poderá verificar se há Solicitações e/ou Tarefas para receber e também os próximos aniversariantes. Para obter essas informações completas, basta clicar em seu respectivo botão, que o usuário será remetido para a tela desejada.

Pessoa No menu principal, ao clicar na opção Pessoa, o sistema irá listar todas as pessoas cadastradas, caso o usuário queira procurar por alguma pessoa específica, poderá realizar uma busca avançada clicando no link indicado na Figura 3. Nesta tela de listagem de pessoas, o usuário poderá verificar o endereço, CPF, Nome Completo, Data de Nascimento, atribuir um vínculo, detalhar o cadastro, editar, excluir e ativar ou inativar.

Figura 3

Quando o usuário desejar criar uma listagem das pessoas cadastradas, basta clicar no botão Listagem, que está destacado na figura 3 e, em seguida, uma nova tela referente à figura 4 será aberta.


Figura 4

O usuário poderá gerar seu relatório de pessoas cadastradas, com apenas as informações que desejar, basta clicar nos itens para selecioná-las. Logo abaixo deverá inserir o nome do relatório e clicar no botão Gerar Relatório. De volta à tela de listagem de pessoa (Figura 3), o usuário poderá gerar etiquetas das pessoas cadastradas, para executar esta função o usuário deverá clicar no botão Etiqueta, que está destacado na Figura 3 e, em seguida, o sistema irá abrir uma nova tela (Figura 5).

Figura 5

Ao abrir a tela de Relatório de Etiqueta (Figura 5), o usuário poderá selecionar na área indicada, a partir de qual etiqueta deseja começar a impressão. O mesmo terá, também, como opção incluir a data de aniversário em suas etiquetas. Para concluir o processo, deve-se clicar no botão Etiqueta, que o sistema irá iniciar a geração das etiquetas.


Quando o usuário desejar cadastrar uma nova pessoa no sistema deverá voltar na tela referente à figura 3 e clicar no botão Adicionar, que está destacado. Ao clicar neste botão o sistema abrirá uma nova tela, de acordo com a Figura 6.

Figura 6


Quando abrir a tela de cadastro de pessoa (Figura 6), o usuário irá cadastrar por etapas, para finalizá-la, o mesmo deverá confirmar o registro, clicando no ícone indicado. Ao fim desse processo, automaticamente, o sistema irá mostrar o as informações preenchidas, dando a opção de editá-la ou excluí-la. Em cada campo que não houver o item à ser selecionado, o usuário poderá adicionar novas opções sem que seu cadastro seja interrompido, basta clicar no ícone ao lado do campo, conforme está destacado na Figura 6. Assim que o ícone for clicado, o sistema abrirá uma nova tela, onde poderá ser incluída a opção desejada, após preencher os campos necessários, o usuário deverá clicar no botão Salvar (representado por um disquete) ou cancelar para voltar ao cadastro.

Figura 7

De volta à tela de cadastro de pessoa, após confirmar todos os registros, caberá ao usuário salvar o cadastro da pessoa em questão.

Órgãos O cadastro e listagem de Órgãos respeita o mesmo processo explicado anteriormente, para cadastro e listagem de Pessoas.

Agenda Ao clicar na opção de menu agenda, o usuário poderá visualizar três opções de agenda, sendo elas: Político, Gabinete e Telefônica. (Figura 7)

Figura 8

 Agenda Político Para acessar a Agenda Político, basta clicar no submenu Político, que, em seguida, o sistema irá abri-la (Figura 9).


Figura 9

Assim que o sistema abrir a agenda do político, o usuário visualizará seus compromissos do mês atual. Acima da agenda o usuário poderá realizar uma pesquisa de determinado compromisso, gerar um relatório e também organizar sua agenda por mês, semana ou dia. Conforme o usuário for clicando na forma de organização de sua agenda, o sistema, automaticamente, irá atualizando a agenda. Para cadastrar um compromisso na agenda, basta clicar no dia do compromisso para o sistema abrir uma tela de cadastro de eventos, conforme pode ser visualizado na figura 10.

Figura 10


Após abrir a tela de cadastro de eventos, o usuário poderá preencher os campos com as informações do compromisso em questão, para finalizar o processo, cabe ao mesmo clicar no botão Salvar.  Agenda Gabinete Na agenda do gabinete o processo se repetirá à agenda do político, ou seja, para cadastrar, gerar relatório ou pesquisar por um compromisso, basta seguir as mesmas instruções dadas no tópico anterior.  Agenda Telefônica

Figura 11

Ao clicar no submenu Agenda Telefônica a tela referente à Figura 11 será aberta. Nesta tela o usuário poderá realizar uma pesquisa com todas as pessoas cadastradas no sistema, editar determinado contato, além de gerar um relatório desta agenda. Na Agenda Telefônica o usuário não poderá cadastrar um contato diretamente, o sistema realiza uma busca das pessoas cadastradas anteriormente no menu Pessoa, ou seja, caso queira adicionar um contato a sua lista, basta ir no menu pessoa para cadastrá-la.

Expediente Ao clicar na opção de menu Expediente, o usuário poderá visualizar três opções de agenda, sendo elas: Tarefas, Recados e Solicitações. (Figura 12)


Figura 12

 Tarefa Para acessar as Tarefas, basta clicar no submenu Tarefa, que, em seguida, o sistema irá abrir uma nova tela, como pode ser visualizada na Figura 13.

Figura 13

Ao abrir a tela de listagem de tarefas (Figura 13), o usuário poderá realizar pesquisas em suas tarefas, além de filtrar as tarefas que já foram recebidas e as que estão a receber, como é indicado na figura acima, sendo que ao lado da palavra consta o número de tarefas que o usuário tem para receber. Em uma determinada tarefa o usuário poderá dar um parecer sobre a mesma, finalizá-la, encaminhar, detalhar, editar, excluir e ativar ou inativar, para realizar alguma dessas funções, cabe ao usuário selecionar a função desejada na linha da tarefa. Para receber uma tarefa, basta clicar na tarefa desejada e, em seguida, clicar no botão Receber, que está destacado na figura 13. O sistema permite gerar um relatório das tarefas, para isso, deve-se clicar no botão Relatório, para que um arquivo PDF seja gerado. Já para cadastrar novas tarefas, basta clicar no botão Adicionar, que está destacado na Figura 13, logo após, o sistema abrirá uma nova tela, como pode ser visualizado na figura 14.


Figura 14

Ao abrir esta tela o usuário deverá preencher todos os campos e clicar no botão Salvar, após esse processo, esta tarefa recém-cadastrada estará apta a exercer qualquer função especificada anteriormente.  Recados Quando o usuário clicar no submenu Recados, o sistema irá abrir a tela referente a figura 15.

Figura 15

Na tela de Listagem de Recados o usuário poderá realizar uma busca, como em todas as outras telas do sistema. Além de filtrar a listagem em Recebidos, para recados que o usuário recebeu, Enviados, para recados enviados para outros usuários do sistema e Rascunho, usado para guardar os recados que você quer deixar salvo, mas não enviar. Para criar um novo recado, basta clicar no botão Adicionar, que está indicado na Figura 15, e, em seguida, uma nova tela será aberta pelo sistema (Figura 16).


Figura 16

Ao abrir a tela de novo recado, o usuário deverá selecionar o destinatário do recado, lembrando que deverá ser outro usuário do software, para que possa haver esta comunicação. Após preencher os demais campos, o usuário terá como opção, conforme estão destacadas na figura 16, as seguintes opções, salvar, ou seja, deixar no rascunho, salvar e enviar e cancelar.  Solicitações

Figura 17

Quando usuário entrar no submenu solicitação, verá a tela referente à Figura 17. Notará que é muito semelhante à tela de Listagem de Tarefas e o processo é basicamente o mesmo. Na tela de Listagem de Solicitações o usuário poderá realizar uma pesquisa, para encontrar determinada solicitação, além filtrar esta listagem. No campo em destaque na figura 17 observa-se que há duas opções entrada, são solicitações já recebidas e nos permite gerar um relatório dessa listagem, conforme está indicado na Figura 17, além da opção A Receber, onde ao clicar nesta opção a tela muda um pouco (Figura 18), pois o usuário visualizará as solicitações que a receber, para isso, basta selecionar a determinada solicitação e clicar no botão indicado na figura abaixo.


Figura 18

Para criar uma nova solicitação, cabe ao usuário clicar no botão Adicionar, que está ao lado do botão Receber ou Relatório. Ao clicar neste botão uma nova tela será aberta, como pode ser visualizado na figura 19.

Figura 19

Na tela de cadastro de solicitação, o usuário deverá preencher todos os campos, selecionando o tipo de solicitante, podendo ser pessoa ou órgão e, em seguida, salvar o cadastro, para finalizar o processo. Cadastros Essenciais Ao clicar no menu Cadastros Essenciais, o usuário notará uma grande quantidade de opções, como pode ser visto na figura 20.

Figura 20

Os cadastros essenciais são as opções que aparecem para o usuário quando o mesmo vai cadastrar uma pessoa, órgão ou até mesmo uma tarefa.


Para cadastrar alguma dessas opções o usuário deverá selecionar o cadastro onde irá aparecer, ou seja, pode ser nos cadastro de agenda, pessoa ou órgão, solicitação ou tarefa. Ao selecionar a opção desejada a tela de listagem desses cadastros será aberta (Figura 21).

Figura 21

Todas as telas dos cadastros realizam o mesmo processo, neste manual usaremos como exemplo a tela de cadastro da Situação Agenda, como pode ser visualizado na Figura 21. Nesta tela o usuário poderá realizar uma busca, além de detalhar, editar, excluir ou ativar/inativar algumas das opções já criadas. Para cadastrar uma nova opção, basta clicar no botão Adicionar, para o sistema abrir uma nova tela de cadastro (Figura 22).

Figura 22

Na tela de cadastro o usuário deverá preencher todos os campos com as informações necessárias e salvá-las, para finalizar o processo. Administração Ao clicar no menu Administração, o usuário verá duas opções de submenu, como pode ser visualizado na Figura 23.

Figura 23


 Usuários Ao clicar no submenu usuários, a tela de listagem de usuários, onde aparecerão todos os usuários cadastrados no sistema será aberta, de acordo com a figura 24.

Figura 24

Nesta tela o usuário poderá detalhar, editar, excluir ou ativar/inativar o cadastro de um determinado usuário, quando desejar adicionar algum usuário, basta clicar no botão adicionar, para o sistema abrir uma nova tela (Figura 25).

Figura 25

Ao abrir a tela de cadastro, basta o usuário preencher todas as informações, para que um novo usuário seja adicionado ao sistema.  Aniversário Quando o usuário clicar no submenu Config. De Aniversário, o sistema abrirá uma nova tela, como pode ser visualizada na tela referente à Figura 26.

Figura 26

Na tela de Listagem de Configuração de Aniversário, o usuário deverá selecionar a forma de organização dos aniversários, podendo ser semanal, quinzenal


ou mensal. Para alterar a configuração, basta clicar no ícone de editar e, em seguida, uma nova tela será aberta (Figura 27).

Figura 27

Para finalizar o processo de configuração, após selecionar o período de visualização, basta clicar no botão Salvar.

ACESSO EXTERNO Qualquer pessoa externa poderá realizar uma solicitação para o gabinete, através do sistema, gerando uma maior proximidade do eleitor com o parlamentar. Para usufruir da área externa do Vh Gabinetes o usuário deverá acessar o link fornecido para o gabinete e, em seguida, uma a tela inicial será aberta, como pode ser visualizado na Figura 28.

Figura 28


Para acessar a área externa do sistema, o usuário deverá preencher os campos login e senha, com as devidas informações, caso o mesmo não tenha essas informações, deverá clicar na opção cadastre-se, que está destacado na figura 28. Ao clicar para se cadastrar o sistema abrirá uma nova tela (Figura 29), nesta tela o usuário deverá preencher obrigatoriamente os seguintes campos: Nome Completo, Sexo, Data de Nascimento, Login e Senha, os demais campos são opcionais, para constar no cadastro do mesmo.

Figura 29

Assim que os campos desejados forem preenchidos, basta clicar no ícone Salvar e automaticamente será remetido para tela referente à Figura 28. Após entrar no sistema o usuário será remetido para a tela de listagem de solicitações.


Figura 30

Quando o sistema abrir a tela de listagem de solicitações, o usuário poderá visualizar as solicitações cadastradas por ele até o momento e também adicionar novas, clicando no ícone Adicionar e, em seguida, uma nova tela será aberta (Figura 31).

Figura 31

O usuário deverá preencher os campos da tela, ao término do cadastro a solicitação poderá ser recebida pelo gabinete do parlamentar.


Vh Gabinetes