Sopas regionais de douro e minho modificado

Page 1


Este trabalho surge no âmbito da disciplina de serviços de cozinha, lecionada no 1.º ano, do curso técnico de restauração variante cozinha/pastelaria da Escola de Hotelaria de Fátima (EHF). Neste trabalho iremos falar sobre o Douro e o Minho, dividindo o trabalho em 3 partes: -A história das sopas -A história e informações sobre o Douro e Minho -As suas sopas tradicionais


A Sopa é um alimento líquido ou espesso, umas vezes feita unicamente de pão e água, outras com cereais e, ainda, hortaliças e carne de diversos tipos.

A Sopa é considerada o prato mais antigo do mundo. Ela nasceu quando o homem se deu conta que as carnes duras que caçava se amaciavam e adquiriam melhor sabor se cozidas com água e ervas. Quando ele bebeu desse caldo e apercebeu-se do sue rico sabor decidiu incorporá-lo na gastronomia para nunca mais sair.


Na Idade Média, as sopas tornaram-se muito populares, agradando tanto aos pobres quanto aos nobres. Muito temperadas e pesadas, com toucinho em abundância e temperos fortes.

A partir do século XVI, com a evolução das cozinhas francesa e italiana, as sopas ganharam sofisticação. Na Itália com o uso de massas e ervas como tomilho, manjericão, manjerona. Na França, com os consommés, cremes, e o aperfeiçoamento das técnicas culinárias.


O Entre-Douro-e-Minho é uma província do Norte Atlântico de Portugal, composta pelos atuais distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e parte dos distritos de Aveiro, Viseu e Vila Real, no tempo monarquia portuguesa.


Água de Unto Caldo Verde Caldo de Pobres Couve com Feijão

Caldo de Cebola Rancho Sopa de Alheiras


Esta sopa, à base de um caldo de unto com pão de centeio, é tradicionalmente comida no inverno, ao pequeno-almoço, por agricultores e pastores antes de enfrentarem um dia de trabalho. É uma sopa saborosa, semelhante à açorda alentejana.


É uma sopa regularmente espessa e na sua maioria de cor verde, uma vez que a couve é cortada em juliana. Foi nomeada uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.


Esta sopa é à base de carnes gordas de porco, couve, massa e arroz, sendo muito importante no meio rural. Feita em quantidade suficiente para o almoço e o jantar, às sopa são normalmente retirados todos os sólidos, que se comem separadamente do caldo, sendo este bebido no final.


Sopa tradicional do Douro e Minho muito fácil de fazer que tem como ingredientes principais a couve e o feijão(vermelho).


O caldo de cebola, ou sopa de cebola, é uma boa opção de prato quente para ser servido como entrada. Além disso, as receitas são saudáveis e muitos usam a sopa de cebola em dietas para emagrecer.


O rancho é confecionado com diversos ingredientes, entre os quais o toucinho, o chouriço, o chouriço de vinho, a farinheira, a couve, amassa (macarrão ou outros tipos), o grão, a batata e a cenoura. Os ingredientes são todos cozidos na mesma água, alternadamente. A água acaba por transformar-se num caldo, que deve ser abundante na altura em que o rancho é servido.






Trata-se de uma sopa muito conhecida em Mirandela, feita quando se mata o porco e se preparam as alheiras. Retiram-se alguns bocados melhores das carnes, que se cozem numa panela, para confecionar esta receita.


Este trabalho surge no âmbito da disciplina de serviços de cozinha lecionada no 1.º ano, do curso técnico de restauração variante cozinha/pastelaria da Escola de Hotelaria de Fátima (EHF).


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.