
3 minute read
Trabalhadores do Grupo Lusiaves recolhem produtos para ajudar povo da Ucrânia
from LusiNews n.º58
A comunidade ucraniana da Lusiaves, com sede na Marinha das Ondas, através de Yevgen Trokhanovskyy, colaborador desta empresa, mobilizou-se para recolher produtos alimentares, de higiene e farmacêuticos, que tiveram como destino as vítimas da guerra na Ucrânia.
A iniciativa de recolha dos bens começou no passado dia 27 de fevereiro e as primeiras três paletes de produtos seguiram para a fronteira com a Ucrânia, onde os produtos foram distribuídos pela população, através de duas bases em cidades naquele país, localizadas em zonas estratégicas, para garantir que esses mesmos bens cheguem ao maior número de pessoas.
Advertisement
Yevgen Trokhanovskyy, trabalhador ucraniano na Lusiaves, realça o envolvimento dos portugueses e da comunidade ucraniana residente na região na recolha de bens: “Estou muito satisfeito pelo empenho das pessoas na recolha de bens. O importante não é a quantidade, mas sim a solidariedade dos portugueses para com o povo ucraniano. Agora são os ucranianos que estão a necessitar, mas amanhã poderá ser Portugal. Tem de existir este espírito de entreajuda”. Paralelamente a esta iniciativa da comunidade ucraniana, decorreu, nas diversas unidades do Grupo Lusiaves, uma recolha de bens para ajudar as vítimas da guerra na Ucrânia.

^ RECOLHA DOS BENS SURGIU DE UMA INICIATIVA DE UM TRABALHADOR DA EMPRESA LUSIAVES
Grupo Lusiaves investe em tecnologia para tornar frota ambientalmente mais sustentável App para apoio dos motoristas e redução dos consumos

Inteligência artificial e plataforma informática permitem prever, monitorizar e gerir todas as operações do transporte de mercadorias, nomeadamente a gestão de consumo de combustível.
O Grupo Lusiaves participou no financiamento da startup Meight, para permitir o desenvolvimento de uma tecnologia capaz de prever, monitorizar e gerir todas as operações do transporte de mercadorias, nomeadamente a gestão de consumo de combustível. Ao fazer parte desta empresa, o Grupo incorpora nas suas operações uma tecnologia que vai ao encontro da sua estratégia de sustentabilidade ambiental e no seguimento da opção por disponibilizar às suas equipas ferramentas informáticas que auxiliem os colaboradores nas suas funções, tornando o seu desempenho mais confortável e eficiente.
Ao tomar parte nesta fase seed de financiamento, o Grupo Lusiaves pretende também estimular o crescimento desta startup, para continuar o desenvolvimento da infraestrutura de dados e possibilitar a expansão para outros países. A Meight, fundada em 2018, conta já com 20 milhões de quilómetros percorridos e pode ser utilizada por 75% das marcas de camiões da Europa.
A Meight Driver App é uma ferramenta única, dedicada a auxiliar o trabalho dos motoristas. Graças a uma infraestrutura que gere proativamente o processo de condução de veículos pesados de carga, consegue aumentar a sua eficiência e segurança; dá também suporte a várias tarefas acessórias que os motoristas têm de realizar para garantir um bom serviço de transporte de mercadorias. Esta aplicação, recorrendo a uma plataforma que integra e conecta diversos serviços já existentes – nomeadamente de telemetria, gestão de recursos e gestão de tráfego – faz a recolha de resultados e, por um processo de machine learning, processa os dados, de forma a transmitir aos motoristas através de um smartphone, em tempo real, um aconselhamento ativo.
Para além de uma melhoria na eficiência operacional, a tecnologia desenvolvida permite reduzir substancialmente os consumos e melhorar o desempenho ambiental das frotas. Vai, assim, ao encontro das exigências de sustentabilidade ecológica dos consumidores e das empresas.
Esta tecnologia, nova no mercado, vem juntar-se a outros procedimentos e tecnologias já implementados na frota do Grupo Lusiaves, que monitorizam o consumo e permitem adotar uma condução mais segura e mais amiga do ambiente.
