Lusinews n.º 48

Page 1

48 grupo EDIÇÃO TRIMESTRAL ABRIL 2019

V EDIÇÃO

Grupo Lusiaves Experience 12

DIA DA MULHER GRUPO LUSIAVES

Investe em nova quinta de produção 3

ANIVERSÁRIO

Centro de Incubação comemora 10.º aniversário 5

Grupo Lusiaves surpreende colaboradoras 15


N.º 48 ABRIL 2019 grupo

Índice

Editorial

2

Editorial

3

Notícias

AVELINO GASPAR

12

Tema central

15

Evento

Presidente do Conselho de Administração

16

Artigo

17

Os nossos produtos

19

Atualidade

20

Um dia com…

21

Ofertas de emprego

22

Agenda cultural

22

Receita

23

Aniversários

COORDENAÇÃO EDITORIAL

Paulo Gaspar Tatiana Vivilde CONTEÚDOS

Grupo Lusiaves PROJETO GRÁFICO E CRIATIVO

Agência Criativa de Marcas IMPRESSÃO

Imagem, A.G. TIRAGEM

1750 exemplares Distribuição gratuita SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

Zona Industrial da Zicofa Lote 4 Cova das Faias 2415-314 Marrazes - Leiria T 244 843 250 F 244 825 262 www.grupolusiaves.pt

I

niciámos o ano de 2019 ainda com mais vontade de continuar a investir e a inovar. Prova disso são os recentes investimentos: na Quinta Avícola Pinto Rei, situada no Montijo, que vem reforçar a nossa produção (mais de 8 milhões de aves por ano) e que cria 30 novos postos de trabalho no distrito de Setúbal; o investimento na frota do Grupo, seja na substituição de viaturas por outras mais modernas seja no aumento do peso bruto das 40 para as 44 ton, o que tem vindo a melhorar a eficiência de consumos e reduzindo a nossa pegada ecológica; ou ainda, a aquisição de 25 novas galeras frigoríficas para a distribuição dos nossos produtos com uma qualidade ímpar. A nossa cultura de inovação e de pensar sempre na sustentabilidade ambiental mantém-se. Saliento o exemplo do contínuo investimento na produção de energia limpa. Atualmente temos mais de 50 instalações de produção de energia fotovoltaica, o equivalente a 6000 kW de potência instalada; duas Unidades de Tratamento de Subprodutos, onde valorizamos parte dos nossos subprodutos e reutilizamos o estrume avícola das nossas quintas, gerando parte da energia necessária ao funcionamento de uma das fábricas; temos uma política interna de aquisição de viaturas ligeiras que sejam elétricas, mais amigas do ambiente e que ajudam a reduzir a nossa pegada ecológica. Acreditamos que a verdadeira mudança está nas ações de cada um e é com total respeito pelo meio ambiente que investimos em

" A nossa cultura de inovação e de pensar sempre na sustentabilidade ambiental mantém-se. Saliento o exemplo do contínuo investimento na produção de energia limpa." soluções inovadoras e negócios que promovem a ecoeficiência. Só com esta postura continuaremos a crescer com o mesmo sucesso desde há 33 anos. O caminho da integração dos nossos serviços e empresas, com os mais modernos sistemas tecnológicos continua, estando, nesta fase, 50% das nossas empresas já integradas em SAP. Continuaremos a contar com o grande empenho das nossas equipas para superar com sucesso este objetivo. Sabemos que o nosso grupo é orientado num espírito pioneiro e empreendedor; é por isso que investimos, modernizando e equipando as nossas empresas e disponibilizando aos nossos colaboradores os instrumentos e formações necessárias a um desempenho profissional e técnico elevado ao mais alto nível. À medida que as empresas vão crescendo, a norma é acrescentar complexidade. No nosso Grupo, o grande desafio é manter as coisas simples, o que requer esforço de todos e que cada um de nós mantenha o foco naquilo que é verdadeiramente essencial. Este investimento é realizado sempre a pensar na melhoria do dia-dia dos nossos colaboradores e do serviço aos nossos clientes.


notícias / 3

N.º 48 ABRIL 2019

QUINTA AVÍCOLA PINTO REI

Grupo Lusiaves investe na produção

Campoaves lança campanha na grande distribuição

O Grupo Lusiaves, acaba de anunciar a conclusão de um investimento de 12 Milhões de Euros na implementação de uma quinta avícola na região do Montijo.

F

rango do Campo, criado como antigamente, foi o mote escolhido pela marca Campoaves para uma campanha que teve início no mês de fevereiro. Com esta presença a marca reforçou a sua visibilidade em 70 talhos da grande distribuição, espalhados por todo o país.

T

rata-se da quinta Granja Avícola Pinto Rei, já reconhecida com licença ambiental, que vai instalar 16 pavilhões destinados à produção de frango. Este investimento tem capacidade para produzir mais de 8 milhões de aves por ano e criará 30 postos de trabalho no distrito de Setúbal. Equipada com tecnologia de ponta, a Quinta Granja Avícola Pinto Rei é um exemplo dos mais avançados investimentos de produção de frango da Europa. Este investimento garante a prática das melhores técnicas disponíveis em relação à produtividade, ao ambiente e ao bem-estar animal (por exemplo: controlo de temperatura, humidade e luz dos pavilhões). Para Avelino Gaspar, Presidente do Grupo Lusiaves

“Ao realizar este investimento o Grupo dá continuidade a uma estratégia de crescimento que pretende dar resposta à crescente procura de carne de frango por parte do consumidor.” Com este investimento, o Grupo Lusiaves afirma a sua contínua aposta na produção nacional e a liderança no setor, contando já com mais de 40 unidades de norte a sul do país.

Oliveira de Frades

Oficinando Recebe Visita de Estudo de Escola Profissional

Tondela Cantanhede Figueira da Foz Soure

Leiria

Benedita Rio Maior Lourinhã Torres Vedras Alenquer

Ferreira do Zêzere Tomar Torres Novas

Santarém Almeirim Cartaxo Azambuja Benavente

Montijo

N

o dia 5 de Março a Oficinando recebeu uma Visita de Estudo de 23 alunos da Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal. O Engenheiro Tiago Coelho, Gestor da Oficina, liderou esta visita que teve como objetivo aproximar os alunos e a escola da realidade das empresas e do mercado de trabalho.


4

/ notícias

PARCERIAS

Vantagens para colaboradores Grupo Lusiaves RESTAURAÇÃO

CUCURICO DESCONTO 10% Em uma refeição por dia por colaborador

SAÚDE E BEM-ESTAR

MALÓ CLINIC OFERTA Consulta de avaliação DESCONTO 10% Tratamentos medicina dentária DESCONTO 15% Tratamentos de cirurgia e odontopediatria

CLÍNICA DENTÁRIA DA MALAPOSTA DESCONTO 5% nas consultas OFERTA 4 vales de desconto em tratamentos, no valor de 325 €.

CONSULTÓRIO PSICOLOGIA MARGARET ALMEIDA DESCONTO 15% Serviços de acompanhamento psicológico de crianças, adolescentes e adultos; Avaliação psicológica e outros tratamentos.

N.º 48 ABRIL 2019

VIAJAR COM ALMA

Lusiaves apoia viagem solidária a Marrocos

A

marca Lusiaves foi patrocinadora oficial de uma viagem solidária levada a cabo por Tiago Lino, um colaborador da empresa, e o companheiro de aventura Nuno Gonçalves. Esta iniciativa, que faz parte de um projeto que o Tiago chamou “Viajar com 4Lma”, realizou-se de Condeixa a Marrocos, sempre numa viatura Renault 4L de 1988. Nas palavras de Tiago Lino “tratou-se de cumprir um sonho”. Esta viagem tinha uma missão bem definida, que o Grupo Lusiaves não podia deixar de apoiar: entregar material escolar a crianças desfavorecidas daquela região. Segundo Tiago Lino, “A viagem demorou cerca de um ano a organizar: desde da preparação da viatura, à angariação de apoios e à integração com a Roadbook Adventure, uma empresa especializada em fazer viagens só com este modelo de viaturas”. Os viajantes criaram uma página de facebook para divulgar o projeto “Viajar com 4Lma”, onde foi possível acompanhar os preparativos e a aventura, que durante 11 dias e cerca de 4000 km entre Portugal e Marrocos, Tiago e Nuno levaram o nome da Lusiaves além fronteiras nesta iniciativa solidária. Tiago recorda que “Os dias no deserto foram realmente duros, mas todos os momentos com as crianças reconfortaram o nosso cansaço. Esta viagem deixou de ser apenas nossa, passando a ser um bocadinho de cada pessoa e empresa que nos apoiou.”

VIII Gala dos Sabores da Figueira da Foz

A

VIII Gala dos Sabores da Figueira, organizada pela Escola Profissional da Figueira da Foz, realizou-se dia 21 de fevereiro, no Salão Caffé do Casino Figueira, onde foi destacado, em primeiro lugar, na categoria prato principal de carne, o prato “Lusiaves na púcara”, com frango Lusiaves. Na categoria “entrada” o vencedor foi um Ceviche de Salmão Margrill e robalo Litofish. As iguarias foram confecionadas pelos alunos do 3.º Curso Técnico de Restauração, variante Cozinha-Pastelaria e servidas pelos alunos do Curso de Restauração, variante Restaurante-Bar. O evento teve como principal objetivo anunciar e premiar os vencedores do concurso Sabores da Figueira, realizado em parceria com um conjunto de empresas locais, do concelho da Figueira da Foz, entre os quais se destacam a marca Lusiaves e Margrill. Por outro lado, esta é uma ação que visa despertar o espírito criativo

na confeção de pratos com produtos de qualidade, uma vez que cada aluno teve de apresentar integralmente uma receita composta por entrada, prato principal de peixe e outro de carne ou sobremesa. Cada vencedor, por categoria, recebeu um prémio no valor de 100 euros, um troféu, um diploma e um Cabaz Sabores da Figueira.


notícias / 5

N.º 48 ABRIL 2019

ANIVERSÁRIO

Centro de Incubação comemora 10.º aniversário

O

ano de 2009 foi marcado por um investimento estruturante para todo o Grupo Lusiaves: a criação do Centro de Incubação de ovos, que contava com a mais moderna tecnologia, sendo referenciado como um dos maiores e mais evoluídos da Europa. Dez anos depois, o Centro de Incubação (CI) é um dos centros europeus com maior produção de pintos por semana, associado a um nível de tecnologia e automatização elevado. Nos últimos anos, o CI da Lusiaves realizou uma ampliação com a passagem de 48 para 64 incubadoras e de 36 para 42 Eclosoras, originando “um aumento de 30% da capacidade de produção, assim como a otimização do processo”, afirma Márcio Fernandes, Diretor de Operações.

ETAPAS DA ATIVIDADE 1. O Centro de Incubação recebe os ovos das Quintas de Produção.

Atualmente tem capacidade de produção de cerca de 2 300 000 pintos por semana. O Centro de Incubação tem apostado na segurança do trabalho e no bem estar animal, demonstrando ao longo dos anos, uma forte preocupação ambiental, traduzida pela instalação de painéis solares em toda a sua cobertura. Tal como todas as empresas do Grupo Lusiaves, o centro atribui um papel central a todos os funcionários e colaboradores que contribuíram para o seu desenvolvimento nos últimos dez anos.

TALENTO

Grupo Lusiaves na feira de emprego do ISCAC

G

rupo Lusiaves participou na Feira de Emprego, que decorreu nos dias 19, 20 e 21 de março, na Coimbra Business School, disponibilizando oito vagas de estágios profissionais a futuros licenciados. A sua presença teve como objetivo divulgar o nome do Grupo a jovens universitários, essencialmente nas áreas de Contabilidade e Recursos Humanos.

CIO Grupo Lusiaves realiza aula aberta no IPL

2. Esses ovos são incubados e permanecem 18 dias nas incubadoras. 3. Após os 18 dias, são transferidos para as Eclosoras. 4. No processo de transferência, é realizada a Ovoscopia que permite selecionar os ovos férteis e realizar a vacinação INOVO. 5. Os ovos férteis permanecem 3 dias nas Eclosoras até eclodirem. 6. Ao 21º dia é realizado o processo de Nascimento. Por fim, os pintos ficam prontos para a expedição.

O

s estudantes do terceiro ano de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) receberam, no dia 21 de março, o CIO do Grupo Lusiaves, Paulo Gaspar, numa aula aberta sobre sistemas de integração e Indústria 4.0. A sessão deu a conhecer a estratégia de inovação ao nível informático e tecnológico e reforçou a proximidade do Grupo Lusiaves com o Ensino Superior.


6

/ notícias

Lojas Mais Sabor comemoram Dia do Pai

N.º 48 ABRIL 2019

INVESTIMENTO

Racentro aumenta capacidade da frota de pesados

A

O

passado dia 19 de março foi comemorado com os melhores sabores, com a promoção especial do Dia do Pai, disponível nas Lojas Mais Sabor. Durante a campanha, válida de 18 a 22 de março, os clientes puderam adquirir um pack constituído por um frango da Lusiaves da gama No Forno e Pronto e um vinho JP Azeitão branco ou tinto, por apenas 5,49 €.

Grupo Lusiaves na Feira de Estágios e Avaliação Vocacional da ESTG

Racentro tem realizado vários investimentos com o objetivo de aumentar e melhorar a eficiência da sua frota de viaturas pesadas. O peso bruto foi aumentado em 10% (das 40 para as 44 toneladas), reflectindo-se numa melhoria em 20% da carga útil. Porém este aumento foi conseguido sem impactar o consumo de combustível na mesma proporção, levando a uma redução dos custos e da pegada ecológica. Têm sido feitos investimentos na substituição de viaturas antigas por viaturas mais eficientes em termos de consumo de combustível. Os semirreboques de transporte de cereal foram substituídos por semirreboques de utilização mista. Atualmente, a empresa dispõe de 69 viaturas: cinco de distribuição de ração embalada, 15 de transporte de matéria-prima a granel e 49 de utilização mista, permitindo o transporte do produto acabado e de matéria-prima a granel.

Para além da eficiência, a Racentro tem vindo a adotar medidas para a melhoria da segurança de trabalho dos seus colaboradores. Recentemente foi implementado, nas galeras de utilização mista, um sistema de enrolamento do toldo que, segundo o Administrador Miguel Loureiro, “permite que o mesmo seja operado a partir do solo, eliminando os riscos de queda em altura”.

INVESTIMENTO

Grupo Lusiaves adquire 25 galeras frigoríficas

O

evento organizado pelo departamento de Engenharia Mecânica decorreu no dia 20 de fevereiro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, com o intuito de dar a conhecer oportunidades e ofertas de estágio aos estudantes. O Grupo Lusiaves foi representado por Hélder Abreu, Diretor de Manutenção, que apresentou as oportunidades de estágios curriculares e profissionais na área de Engenharia Mecânica.

N

o primeiro trimestre de 2019 o Grupo Lusiaves decidiu investir em 25 novas galeras frigoríficas. Este é um reflexo do constante crescimento e aposta do Grupo no fornecimento de qualidade, com uma distribuição premium, verdadeiramente adaptada

ao transporte de diversos tipos de produtos frescos e congelados. Com este investimento, o Grupo Lusiaves garante a melhor qualidade dos produtos, reforçando ainda o seu posicionamento entre as maiores empresas de distribuição alimentar a nível nacional.


notícias / 7

N.º 48 ABRIL 2019

SUSTENTABILIDADE

Grupo Lusiaves reforça frota de viaturas elétricas

Campanha Campogrill premeia Clientes

O

Grupo Lusiaves adquiriu, no início deste ano, 11 novas viaturas elétricas e uma viatura hibrida Plug-in. Nos últimos anos, com o crescimento do negócio, a administração tem vindo a renovar a sua frota automóvel assumindo o compromisso de não adquirir viaturas a gasóleo e de apostar, ainda mais, em energias de tração alternativas e ambientalmente mais favoráveis. Com esta medida, o Grupo Lusiaves conta, atualmente, com uma frota de mais de 120 veículos elétricos e continua a ser um exemplo na política de gestão de frota, dando um claro contributo para a melhoria da qualidade do ar, a redução de ruído e a desaceleração do processo de alterações climáticas.

D

urante o mês de fevereiro a Campogrill teve em destaque a sua gama de vegetais ultracongelados (brócolos, ervilhas, espinafres, feijão verde, grelos, favas, jardineira, salada russa e macedónia), numa campanha que teve como objetivo premiar os clientes que adquirissem maior número de quilos dos produtos. Com esta ação a marca reforçou a sua notoriedade junto do retalho, realizando o melhor mês de vendas da história da marca.

ECONOMIA CIRCULAR

Grupo reutiliza estrume avícola para criação de energia sustentável

O

trabalho na melhoria da eficiência energética do Grupo Lusiaves tem sido constante nos seus 33 anos de história. Neste contexto, a empresa Campoaves, através da sua unidade de transformação de subprodutos, em colaboração com a Universidade de Aveiro, criou uma caldeira a biomassa para produção de vapor e energia elétrica. Esta caldeira, que está licenciada para utilizar como matéria-prima as camas dos aviários, é inovadora e única em Portugal. Utiliza como combustível um resíduo da produção avícola e para

o qual não existia um destino ao nível nacional. Desta forma, a empresa aposta, mais uma vez, em medidas eco-eficientes, valorizando um resíduo que até aqui representava um custo, passando agora a ser uma fonte de energia e garantindo uma maior independência da empresa da utilização de combustíveis fosseis. Este investimento, além de estruturante, é sustentável, pois a empresa deixa de estar dependente da evolução dos preços dos combustíveis fósseis e está a consumir e a valorizar um resíduo próprio.

Curso de fiscalidade para empresas no Grupo Lusiaves

E

m parceria com a D. Dinis Business School, o Grupo Lusiaves organizou a "Formação In-Company - Fiscalidade para Empresas", que decorreu entre o dia 11 e 25 de janeiro na sede do Grupo em Leiria. Dois formadores do Instituto Politécnico de Leiria realizaram um total de 24 horas de formação, o curso teve como público-alvo os colaboradores do Departamento de Fiscalidade e Contabilidade dos serviços administrativos.


/ notícias evento

10 8

Comave realiza rastreio visual

N.ºN.º 4848 ABRIL ABRIL 2019 2019

Presidente do Grupo Lusiaves no Fórum Capitalizar

A

A

pensar no bem-estar dos seus colaboradores, o Grupo Lusiaves realizou, na Comave de Viseu, um rastreio visual gratuito, nos dias 19 e 21 de março. O evento decorreu em parceira com a ótica Alberto Oculista.

Jorge Pires na Expotransporte e Logística

velino Gaspar, presidente do Grupo Lusiaves, foi orador do Fórum Capitalizar, um evento que decorreu no dia 17 de janeiro, no Museu Oriente, com a organização do Jornal Económico e do Novo Banco. O debate teve como tema principal “O Investimento como Fator de Crescimento”, e contou com as participações de outros grandes nomes do panorama nacional de investimentos, nomeadamente Vítor Fernandes, administrador do Novo Banco; José Theotónio, CEO do Grupo Pestana; Jaime Andrez, presidente do programa COMPETE 2020; e Kim Kreigaard, chefe da representação em Portugal do Banco Europeu de Investimento (BEI). Os grandes desafios do financiamento das empresas portuguesas, fundamentais para as suas estratégias de inovação, crescimento e internacionalização, dominaram a conversa entre o painel de oradores. O Presidente do Grupo Lusiaves alertou para a necessidade de existirem menos burocra-

Galp21 premeia projeto de sustentabilidade desenvolvido na Lusiaves

O

A

Jorge Pires, empresa pioneira na construção de carroçarias em Portugal, pertencente ao Grupo Lusiaves, marcou presença na Expotransporte / Logística na Exposalão Batalha, nos dias 15, 16 e 17 de março, com o objetivo de apresentar as suas soluções práticas e funcionais de carroçarias isotérmicas e frigoríficas.

cias, que trazem grandes custos de contexto às empresas, o que leva à perda de oportunidades e afirmou ainda a estratégia de investimentos do Grupo: “no nosso Grupo investimos a longo prazo, estamos mais preocupados em capitalizar, sempre, os nossos investimentos. Atualmente, o Grupo Lusiaves tem dimensão suficiente para ter uma confiança independente das agendas políticas do país.”

Programa Galp21, que visa a transferência de conhecimento e inovação entre o mundo empresarial e a esfera académica, premiou projetos de sustentabilidade, desenvolvidos por alunos de três universidades – Universidade de Aveiro, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que se distinguiram em 2018. Entre os premiados está o projeto desenvolvido na Lusiaves por Gabriel Antunes, O aluno da Universidade de Aveiro focou-se na eficiência energética de sistemas de ar comprimido para o centro de abate e transformação de aves da Marinha das Ondas. Gabriel Antunes propôs diversas linhas de melhoria, algumas das quais já estão a ser implementadas pela manutenção da Lusiaves. Este projeto foi distinguido, com o terceiro prémio (no valor de mil euros), numa cerimónia, que decorreu no dia 20 de fevereiro, na sede da Galp em Lisboa. Foram distinguidos outros nove projetos em áreas como a integração de painéis fotovoltaicos na operação de empresas, a redução da pegada carbónica ou a redução

de consumos energéticos. A sessão de abertura do evento ficou ao encargo de Carlos Gomes da Silva, CEO da Galp, e Carlos Martins de Andrade diretor de Investigação e Tecnologia. Esta foi a 12ª edição do Galp21, onde foram propostas 69 iniciativas, correspondentes a um investimento por parte das empresas de 5,4 milhões de euros e com uma poupança potencial de quase 3 milhões de euros por ano. As medidas propostas em 2018 tinham uma poupança energética potencial de 5% e uma redução de emissões de CO2 de 4%. Desde 2007 mais de 230 alunos já realizaram e desenvolveram projetos em mais de 220 clientes da Galp. Ao longo de todas as edições, o somatório de poupança potencial gerada por todos os projetos desenvolvidos pelos estudantes universitários superou já os 15 milhões de euros. Carlos Martins de Andrade, CEO da Galp, deixou o desafio para as próximas edições aos alunos às empresas e a professores, para irem além da eficiência energética.


notícias evento / 911

N.º 48 ABRIL 2019

InogenVet comercializa novo produto no mercado da alimentação animal

A

INOGEN VET é, atualmente, a representante exclusiva da marca Monge em Portugal. Trata-se de uma marca de alimentos para animais de companhia, que tem uma oferta muito completa e baseia-se em dietas destinadas a todo o tipo de cães e gatos. A Monge é caracterizada por alimentos naturais, na sua maioria sem cereais e monoproteícas, elaborada com ingredientes naturais de alta qualidade, com elevada percentagem de carne fresca e de outros ingredientes naturais que reforçam a qualidade e o paladar. Segundo Eduardo Costa, Administrador da InogenVet “a empresa pretende afirmar-se como um fornecedor de soluções e produtos para animais de companhia, sustentado em opções de qualidade que contribuam para a saúde dos animais

de companhia. O alimento para animais de companhia é um componente essencial (senão o mais importante) na oferta que pretendemos por ao dispor dos nossos clientes.”

Autarca distingue apoio da Lusiaves à comunidade local 91.º Aniversário da Junta de Freguesia Marinha das Ondas

M

Zoopan marca presença na VIV ASIA

anuel Rodrigues Nada, presidente da Junta de Freguesia da Marinha das Ondas, destacou o papel da empresa Lusiaves e do seu presidente, Avelino Gaspar, pelo que tem feito pela freguesia. A Lusiaves tem-se destacado no apoio social, nomeadamente no Centro Escolar, e nos últimos anos, através da criação de emprego e da fixação da população, tendo contribuído ativamente para o crescimento da freguesia.

Your Hotel & Spa vencedor do Prémio Cinco Estrelas Regiões 2019

C

om mais de 1250 exibições internacionais, a VIV Ásia 2019 reuniu, em Bangkok (capital da Tailândia), entre 13 e 15 de março, empresas de cerca de 60 países, entre os quais foi possível encontrar a Zoopan. A empresa, do Grupo Lusiaves, que se dedica à produção de medicamentos veterinários e suplementos nutricionais, teve a oportunidade de estabelecer inúmeros contactos com outras empresas e potenciais clientes de diversos países, nomeadamente Egito, Bangladesh, Irão e Marrocos.

A 6ª edição do congresso VIV Ásia contou com líderes do mercado global e representantes do mercado asiático de produção de carne de porco, carne de aves, ovos, peixe e laticínios, que se juntaram com o intuito de debater e encontrar soluções para a dificuldade global em fornecer proteína animal segura, nutritiva, acessível e sustentável.

A

2ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões avaliou cerca de 440 produtos, serviços e marcas, organizados em 59 categorias de consumo, entre os quais o Your Hotel & Spa Alcobaça que foi eleito como vencedor na categoria “Hotel & Spa”. Com a atribuição deste prémio, o hotel contribui para a promoção da região, integrando um grupo restrito de marcas que se destacam pela sua excelência e elevado nível de satisfação global junto dos consumidores.


/ notícias evento

10

Bombeiros voluntários realizam Formação de 1.ª Intervenção na Marinha das Ondas

C

erca de 20 colaboradores da Marinha das Ondas estiveram presentes na formação de Equipas de 1ª Intervenção, realizada pelo formador Adjunto Comando Nelson Fadigas, dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz. A formação contou com duas sessões, uma teórica e outra prática, nos dias 23 janeiro e 6 de fevereiro, e teve como público-alvo colaboradores de vários departamentos da Marinha das Ondas, desde a Manutenção Fabril ao Departamento Comercial.

Hiperfrango lança primeiro folheto promocional “Especial Páscoa”

O

primeiro folheto promocional da Hiperfrango reune uma variedade de gamas de produtos para a época da Páscoa, traduzindo-se numa ferramenta para os comerciais. Este dá a conhecer aos clientes produtos das diferentes marcas que a Hiperfrango disponibiliza, como Lusiaves, Margrill, Quinta dos Olivais, Campoaves e Campogrill. O folheto oferece ainda três sugestões de receitas para a Páscoa, para partilhar com toda a família.

N.ºN.º 4848 ABRIL ABRIL 2019 2019

Grupo Lusiaves integra 50% das empresas em SAP O projeto SAP Eclodir conta, desde a sua implementação, com a uniformização de processos em 15 empresas do Grupo Lusiaves, conquistando um maior e melhor detalhe financeiro e contabilístico das mesmas.

O

projeto SAP Eclodir iniciou-se em maio de 2017 no Grupo Lusiaves, transformando-se naquele que viria a ser o maior projeto de transformação digital do Grupo, já reconhecido com o Prémio Ouro pela marca SAP. A implementação do projeto SAP Eclodir tem decorrido com total empenho das equipas, tendo já chegado com sucesso a 50% das empresas do Grupo. Numa primeira fase, com a duração de cerca de seis meses, as equipas reuniram-se com o objetivo de decidir qual o formato em que iriam operar. A esta etapa de desenho do projeto seguiu-se a fase de testes, na qual a equipa testou os processos nas primeiras empresas que iriam iniciar a atividade em SAP. Posteriormente, foram realizados testes técnicos e, em seguida, testes de aceitação, nos quais os utilizadores tiveram a oportunidade de, em ambiente de formação, testar os diferentes processos contabilísticos e, deste modo, adaptarem-se ao novo sistema ou ERP. Após o período de testes, seguiu-se o momento pelo qual todos esperavam e trabalharam: os primeiros arranques em SAP, ou os Go Lives (termo utilizado pelas equipas de IT). Segundo Paulo Gaspar, CIO do Grupo Lusiaves, o primeiro Go Live decorreu, com sucesso, em junho de 2018 com a empresa Zoopan. “Em julho, integrámos as empresas avícolas, a Racentro e a Lusifrota. Seguidamente, em outubro de 2018 iniciámos o processo de implementação na Hiperfrango, mas este só se efetivou em fevereiro de 2019.” Em dezembro de 2018 decorreu ainda outro Go Live na Beltri e na Belperu. Os próximos meses serão de adaptação e consolidação dos procedimentos, de maneira a garantir que o sistema está a ser utilizado corretamente e que as empresas estão a tirar o máximo proveito da evolução tecnológica que este investimento em SAP permite. Após este período de consolidação, o projeto retoma a sua atividade a partir de setembro deste ano, com

os Go Lives das empresas Meigal e Inogen, marcados para o dia 1 de outubro de 2019. No início do próximo ano, o foco estará na implementação do projeto SAP Eclodir nos matadouros do Grupo. “Estaremos a garantir que todos estão a trabalhar com o sistema sem quaisquer problemas. Por outro lado, estaremos também a preparar a entrada das restantes empresas em SAP, sempre assegurando a integração e o carregamento da informação de forma correta”, refere ainda Paulo Gaspar. Os próximos desafios do projeto SAP Eclodir passam por garantir que as formações são realizadas, que os entrepostos estão preparados para a mudança e que os Dados Mestres estão preenchidos para a integração das próximas empresas.

Paulo Gaspar deixa um repto às equipas:

“Neste momento a principal mensagem é que todos devem ser proativos, identificar os obstáculos, garantir que os colegas estão informados sobre as novas formas de trabalhar e que cumprem os planos do projeto que lhes é entregue”


notícias evento / 1111

N.º 48 ABRIL 2019

Hiperfrango implementa SAP e sistema de picking dedicado ao negócio Após vários meses de formação e de testes, é com orgulho que a equipa da Hiperfrango fala do processo de integração da empresa e da equipa com o ERP SAP e da aplicação de um sistema de picking, que está 100% dedicado ao negócio e que tem vindo a melhorar a qualidade de trabalho de todos.

P

ara Duarte Alegre, Diretor de Operações no Grupo Lusiaves “o projeto SAP Eclodir tem a grande vantagem de disciplinar e trazer rigor às empresas, pois há passos que são obrigatórios para conseguirmos progredir.” Duarte Alegre acompanhou, desde o primeiro momento, a formação e o arranque da empresa em SAP. “Após um período experimental que se iniciou em outubro 2018, foi em fevereiro que a equipa operacional começou a operar em SAP, pois foi necessário desenvolver um sistema de Smart Picking verdadeiramente adaptado ao negócio. O software Chicken Pick foi desenvolvido internamente pela equipa de inovação e tecnologia do Grupo Lusiaves, após perceber as limitações da implementação do software INFOR SCE, considerado o melhor software de gestão de armazéns disponível em Portugal. De modo a assegurar as funcionalidades necessárias e a rapidez de processo, em 4 meses foi desenvolvido o novo software (Chicken Pick), mais adaptado à exigente operação da Hiperfrango. O Chicken Pick veio simplificar o trabalho dos operadores e garantir o máximo de rastreabilidade, criando, assim, um melhor serviço e experiência para todos os clientes. As vantagens da implementação do SAP e da tecnologia Chicken Pick já se fazem sentir no dia a dia das equipas: "hoje o rigor é ainda maior no entreposto, desde a receção das encomendas até ao delivery", refere Duarte Alegre. UM DIA NA HIPERFRANGO COM O SAP E CHICKEN PICK Quando pelas 19h00 os escritórios do Grupo Lusiaves fecham as portas, a Hiperfrango começa uma nova vida. Os vendedores acabam de introduzir as encomendas pelas 20h00, e António Fernandes, responsável do entreposto de Frielas, inicia uma nova etapa do seu dia: gera as guias de remessa, prepara e imprime rotas, iniciando, assim, todo o processo para que

dali a algumas horas os clientes possam receber as suas encomendas. A Hiperfrango vende, em média, na ordem das 30 toneladas por dia e, segundo Rodrigo Babau, responsável dos entrepostos do Grupo Lusiaves na zona sul, a implementação do SAP e a consequente criação deste sistema de Chicken Pick levaram a que hoje em dia seja “mais fácil movimentar uma palete de frango do que um só frango. Está a um click de distância”.

Hiperfrango implementa Sysdev

O

desenvolvimento tecnológico das empresas e das equipas é uma realidade no Grupo Lusiaves. Durante o mês de março de 2019, as equipas comerciais da Hiperfrango receberam novos equipamentos para o processamento de encomendas e implementaram o Sysdev, uma ferramenta de mobilidade que permite uma monitorização mais rápida e eficaz das encomendas e do contacto com os clientes.

Equipas Comerciais visitam Centro de Distribuição de Frielas

N

o dia 8 de março, as equipas comerciais do Grupo Lusiaves visitaram o Centro de Distribuição de Frielas. Esta ação teve como objetivo dar a conhecer o novo sistema de picking no processo de receção de mercadorias e na preparação da rota de expedição.


/ tema central

12

N.º 48 ABRIL 2019

CONVENÇÃO DE VENDAS

Grupo Lusiaves Experience

5ª edição do Grupo Lusiaves Experience reúne equipa comercial de todo o país. A importância do trabalho em equipa, os resultados e as metas a alcançar estiveram no centro do evento que teve como convidado. especial o testemunho do coach e ator Paulo Azevedo.

M

ais de 120 colaboradores da equipa comercial participaram na 5ª edição do “Grupo Lusiaves Experience”, que decorreu no dia 19 de janeiro, no Your Hotel & Spa em Alcobaça, com o principal objetivo de fazer o arranque do ano 2019 num ambiente que promoveu a motivação das equipas e o convívio. A convenção de vendas permitiu ainda refletir sobre os resultados de 2018, delinear as metas para o novo ano e premiar os comerciais e equipas com melhor desempenho. O primeiro momento, considerado um dos pontos altos da convenção, foi a palestra motivacional do convidado Paulo Azevedo. O coach e ator português, que participou em novelas da RTP e da SIC, partilhou a sua história pessoal e profissional, numa apresentação marcada por uma mensagem de superação que emocionou muitos.


tema central / 13

N.º 48 ABRIL 2019

“O impossível está na nossa cabeça, e depende de nós” PAULO AZEVEDO O testemunho do orador inspirou todos os presentes a repensar a forma de encarar a vida, salientando a importância do trabalho de equipa, mas também do autoconhecimento. “O impossível está na nossa cabeça, e depende de nós”, defende Paulo Azevedo, acrescentando que para vencer é necessário errar, cair e insistir.

A mensagem de Paulo Azevedo inspirou as equipas comerciais para o arranque do novo ano, assinalado pelo debate “Missão 2019: Construir o Futuro”. Apostando, uma vez mais, na evolução positiva dos colaboradores do Grupo, este momento permitiu refletir sobre a adaptação das equipas à transformação digital que a empresa está a passar, com o projeto SAP Eclodir.

Durante o almoço, os participantes tiveram a oportunidade de provar uma seleção de produtos das marcas do Grupo Lusiaves. O capão da Campoaves, as salsichas e empadas de frango da Campogrill, o carapau frito da Margrill, as asas picantes da Lusiaves e as costeletas e febras grelhadas da Quinta dos Olivais são alguns exemplos dos produtos presentes na degustação, que permitiu aos comerciais provarem o produto que vendem.

O “Grupo Lusiaves Experience” deu a oportunidade aos comerciais de partilharem conhecimento e experiências, promovendo um ambiente de união. Seguindo o mote da partilha de conhecimento e de experiências, o evento contou também com a realização de workshops apresentados por parceiros do Grupo, como as empresas Sysdev e Multidados e os fornecedores IFT e Campicarne. Os workshops abordaram diversos temas, desde Estratégias de Vendas e de Atendimento ao Cliente, a Hábitos e Tendências de Consumo e noções sobre Marketing Digital. A apresentação “Compreender e lidar com cada tipo de cliente”, dada por quatro sales managers do Grupo Lusiaves, foi a que despertou maior interesse nos participantes.

Após um dia de grande partilha de conhecimento e emoções, o “Grupo Lusiaves Experience” terminou de uma forma descontraída e muito animada com um momento surpresa de stand up comedy com o humorista Aldo Lima. Os colaboradores aplaudiram e terminaram o evento com um espírito muito bem-disposto e pronto para enfrentar o novo ano de trabalho. Por fim, foi ainda sorteada uma televisão entre os participantes, em que o comercial Rodrigo Anastácio foi anunciado como vencedor.



evento / 15

N.º 48 ABRIL 2019

Grupo Lusiaves surpreende colaboradoras no Dia Internacional da Mulher

D

iversas empresas do Grupo Lusiaves celebraram o dia 8 de março com a entrega de flores a todas as mulheres presentes nas suas unidades da Marinha das Ondas, Azambuja, Lourinhã, Viseu, Estarreja, Leiria e Figueira da Foz. O grupo destacou o papel essencial das mais de 1150 mulheres que contribuem diariamente para o seu sucesso, de norte a sul do país. A iniciativa foi partilhada entre os vários colaboradores, através de fotografias publicadas no Workplace. Veja aqui a fotoreportagem.

Campoaves

Campoaves

Campoaves

UTS - Campoaves

Inogen

Comave

Racentro

Avisabor

Grupo Lusiaves - Sede

Racentro

Oficinando

Lusives - Marinha das Ondas


/ artigo

16

N.º 48 ABRIL 2019

Marketing Digital no Grupo Lusiaves

O paradigma do Marketing Digital para as empresas

A

World Wide Web, vulgo “internet”, veio revolucionar as nossas vidas. Somos movidos diariamente por esta tecnologia, em que passamos cada vez mais tempo do nosso dia a interagir com esta realidade. Usamos a internet para comunicar, pesquisar, comprar ou até mesmo como ferramenta de gestão do dia-a-dia. Para as empresas, de acordo com esta tendência e inevitável massificação da presença da concorrência, já não basta estar presente. É essencial ter uma estrutura capaz de comunicar eficazmente com o cliente, nos seus diferentes canais, transformando assim o marketing das empresas. Deste modo, ao trabalhar o Marketing Digital, conseguimos p.e, visar grupos específicos, reduzir os custos de marketing, analisar resultados de campanhas ao pormenor criando assim novos fatores críticos de negócio. MARKETING DIGITAL NO GRUPO LUSIAVES Perante a constante evolução digital, o Grupo Lusiaves quer estar na linha da frente de forma sólida, também ao nível da comunicação digital. Face ao nível concorrencial que se vive neste meio, o sucesso só é possível quando se adota uma visão 360°. Deste modo, estão a ser implementadas diversas ferramentas que nos irão permitir uma pegada digital sólida e eficaz. Atualmente, algumas empresas e marcas do Grupo assumem já uma presença ativa ao nível dos Social Media, que todos os colaboradores do Grupo devem conhecer, seguir, interagir e partilhar. No Facebook, o Grupo está presente com as páginas: Lojas Mais Sabor; Lusiaves e Zoopan. No Linkedin as páginas são: Grupo Lusiaves e Zoopan. E no Twitter com o perfil: Grupo Lusiaves. Ao nível de Websites, o site do Grupo Lusiaves, está a ser otimizado e “alimentado” frequentemente com informação útil, adotando estratégias de Search Engine Optimization, para que possamos ter boa visibilidade nos motores de busca. Estão ainda em desenvolvimento novos websites para as marcas Lusiaves, Campogrill, Margrill, Quinta dos Olivais e ainda uma loja online de petfood. Por forma a impulsionar todas as ações, estão a ser adotadas estratégias de advertising

em diferentes âmbitos de acordo com o nosso target. Em Social Media, proporcionando um crescimento acelerado mas segmentado das diferentes páginas; na área de recrutamento com criação de Ads para anúncios de emprego por forma a encontrar mais facilmente a pessoa certa para o local certo; e ainda nos motores de busca para captar leads (potenciais clientes) que fazem pesquisas diariamente nos mais diversos temas. Não menos relevante, o uso do Workplace by Facebook (rede social interna) assume uma extrema importância nos fluxos de comunicação. A comunicação é feita com base em grupos e/ou conversação. São tratados os mais diversos temas, tais como: resolução de problemas; notas informativas; grupos temáticos ou até temas motivacionais. Por outro lado, face à dimensão do Grupo, o perfil de cada colaborador atualizado (foto, funções e contactos) permite que todos se conheçam e identifiquem a respetiva função/responsabilidade de forma fácil, otimizando assim tempo e recursos. O CAMINHO PARA O SUCESSO À semelhança do marketing tradicional, no digital o consumidor tem comportamentos específicos em que a sua jornada passa por: criar necessidade/ desejo; busca de informação; comparação de produtos; decisão/compra e,

por fim, dar feedback. Assim, é essencial que as empresas estejam munidas de informação e plataformas digitais capazes de responder a cada uma dessas fases. A estratégia vencedora passa por disponibilizar um website, que poderemos chamar de “a nossa montra/loja digital” em que o objetivo é fazer com que as pessoas encontrem a nossa montra e entrem para a conhecer. É aqui que iremos depositar todos os conteúdos úteis de forma a responder às diferentes fases da jornada do consumidor. É na criação de conteúdos que reside o fator mais importante para o sucesso online. É fulcral que os conteúdos sejam úteis, interessantes e que gerem valor a quem os lê. Concretizado o principal pilar do Marketing Digital, o passo seguinte é fazer com que os potenciais consumidores nos encontrem facilmente. Para tal, existem diversas plataformas que devem estar ligadas entre si que servirão de “canal de entrada” ao nosso website. Nos próximos artigos, iremos abordar os diferentes canais/ferramentas que nos permitem concretizar a nossa visão 360°. Estes canais estão agrupados em 6 grandes grupos: Social Media; Email Marketing; Motores de Busca; Tráfego Direto e Referência; e por fim Advertising Online.


os nossos produtos / 17

N.º 48 ABRIL 2019

QUINTA DOS OLIVAIS

Ovos Quinta dos Olivais em destaque

O

s Ovos Quinta dos Olivais ideais para doces e refeições, encontram-se à venda no retalho em caixas de dúzia, meia dúzia e estão classificados em função do peso: M, L, XL. Fonte de nutrientes, os ovos Quinta dos Olivais, apresentam benefícios para a saúde: a gema tem maior valor calórico, contém proteína e gordura e praticamente todas as vitaminas, à excepção de vitamina C. Especializada em produtos alimentares frescos e congelados não transformados, a Quinta dos Olivais distingue-se por apresentar produtos de grande qualidade e frescura, garantindo “A Origem Genuína”. Ovo de 53g

Gema

Clara

(30,9%)

(57,3%)

57,5 kcal

14,3 Kcal

Proteína

2,7 g

3,3 g

Gordura Total

5,2 g

0,1 g

Colesterol

215,0 mg

0 mg

Vitamina A

84,0 ug

0 ug

Fósforo

80,6 mg

4,0 mg

kcal

DICAS PARA FAZER O SEU OVO ESTRELADO SAUDÁVEL: “Estrelar” em Água: Substituir a gordura por água e imergir em água quente o ovo sem casca. “Estrelar” no Micro-ondas: Colocar o ovo num pires de café, levar ao micro-ondas a uma potência de 75 kW durante 2 minutos. E não se esqueça: Não use sal para temperar o ovo. Recorra, por exemplo, a ervas aromáticas.

Fonte: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Tabela de composição de Alimentos, Lisboa, 2006

Embalagens de almôndegas e hambúrgueres com nova imagem

A

nova imagem da Campogrill chegou às almôndegas e aos hambúrgueres. Com uma oferta variada: de Aves, Peru e Bovino, os Hambúrgueres Campogrill podem ser de 75 e 100 gramas, disponíveis em embalagens de 10 unidades e estão direcionados para o canal horeca. As almôndegas Campogrill, ideias para fritar ou guisar, estão disponíveis em embalagens de 30 unidades na família de Frango, Porco e Bovino. A Campogrill é uma marca do Grupo Lusiaves de produtos para partilhar em família e amigos.



atualidade / 19

N.º 48 ABRIL 2019

PREVENÇÃO DE FOGOS

O que deve saber sobre a lei da limpeza de terrenos Face aos incêndios de junho e outubro de 2017, o Governo introduziu um novo quadro jurídico, com o Decreto-Lei nº. 10/2018, de 14 de fevereiro de 2018, que trouxe alterações relativamente à lei da limpeza de terrenos.

C

om o incêndio de Monchique em Agosto de 2018, é importante relembrar a nova legislação, uma vez os incumprimentos da mesma (como o descontrolo de plantação de eucaliptos e o número insuficiente de faixas de descontinuidade), associado a temperaturas extremas, levaram a uma tragédia que consumiu 27 mil hectares de área florestal e deixou cerca de 41 feridos. QUAL O PRAZO E QUEM TEM DE FAZER A LIMPEZA? Até 15 de março de cada ano, todos os proprietários, arrendatários, usufrutuários e entidades que possuam terrenos, em espaços rurais ou florestais, que estejam perto de edifícios, têm de realizar a sua limpeza. COMO DEVE SER REALIZADA A LIMPEZA? A limpeza dos terrenos consiste, essencialmente, em cortar as ervas, arbustos e árvores, em algumas áreas, seguindo regras delineadas pela legislação. Resumindo, deve: - Cortar as árvores que estejam a menos de 5 metros das casas; - Limpar as copas das árvores quatro metros acima do solo; - Manter as copas das árvores a uma distância de 4 metros umas das outras, exceto no caso dos pinheiros e eucaliptos, em que a distância deve ser de 10 metros. Mas... - As árvores de fruto não têm de ser cortadas, se estiverem inseridas numa área agrícola ou num jardim; - Algumas árvores estão legalmente protegidas, como é o caso do sobreiro e a azinheira, só podendo proceder ao seu corte com a autorização do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

EM TERMOS DE ÁREA, DEVE LIMPAR: - 50 metros à volta dos edifícios ou instalações nos espaços rurais ou florestais, como habitações, estaleiros, armazéns, oficinas e fábricas. - 100 metros à volta de aglomerados populacionais (10 ou mais casas) inseridos nos espaços florestais. QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DO NÃO CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO? Se esta limpeza não for realizada até ao dia 15 de março de cada ano, poderá estar sujeito a uma contraordenação, com coimas que podem chegar aos 10 mil euros, no caso de pessoa singular, e a 120 mil euros, no caso de pessoas coletivas. Caso não realize a limpeza dos seus terrenos, esta será garantida pelas Câmaras Municipais, sendo que os proprietários serão obrigados a dar acesso aos seus terrenos e reembolsar a Câmara no valor total gasto na limpeza.


20

/ um dia com…

N.º 48 ABRIL 2019

um dia com

João Borges

Responsável de produção própria de f rango

N

atural de Santo Tirso e licenciado em Engenharia Zootécnica, João Borges iniciou o seu percurso profissional com a produção de frango do campo, tendo posteriormente trabalhado em empresas do ramo alimentar, como responsável de produção, qualidade e segurança. Iniciou as suas funções na Lusiaves há sete anos, primeiro como Técnico Avícola nas unidades da Guia, e, mais tarde, assumindo o desafio de ser Responsável de Produção Própria do Grupo Lusiaves, função que exerce até hoje. João, que para além do seu trabalho é um apaixonado por agricultura, defende que todos devem “viver cada dia como se fosse o último” e admite que no seu local de trabalho nunca pode faltar um bom ambiente e muita alegria.

“Viver cada dia como se fosse o último.”

O QUE GOSTA MAIS DE FAZER NA SUA PROFISSÃO? Gosto muito de trabalhar com os animais, sempre superando todos os desafios que me são colocados diariamente. O QUE SIGNIFICA PARA SI TRABALHAR NO GRUPO LUSIAVES? Para mim, trabalhar na Lusiaves significa sentir-me realizado a nível profissional.. ENUMERE 3 VANTAGENS EM TRABALHAR NO GRUPO LUSIAVES? A aprendizagem diária, e o facto de ser uma empresa líder do setor e com capacidade para novos investimentos, o que, consequentemente, origina novos desafios.

1

Habitualmente começo o meu dia às 9h com telefonemas e com a verificação de emails referentes aos abates desse dia.

2

Deslocação a um núcleo de produção de frangos de forma a verificar as condições sanitárias dos bandos e técnicas.

3

Passagem nos escritórios da Marinha das Ondas para dar seguimento a documentos para outros departamentos do Grupo.

4 5

Nova visita a um núcleo de produção.

Organização e coordenação, com a minha equipa, das tarefas inerentes à produção do frango.

6

No final do dia efetuo telefonemas de forma a coordenar as tarefas inerentes à limpeza e preparação dos núcleos de produção, bem como com o meu chefe, Engenheiro Pedro Ferreira.

7

O meu dia termina apenas quando está tudo organizado e os problemas estão superados.


recursos humanos / 21

N.º 48 ABRIL 2019

Ofertas de Emprego FUNÇÃO

LOCAL DE TRABALHO

PERFIL

Técnicos Comerciais

Lisboa Norte, Algarve, Grijó

Licenciatura na área de Gestão ou Marketing / Conhecimento do mercado do canal HORECA / Conhecimento de técnicas de vendas e relacionamento com clientes / Boa capacidade de organização e dinâmica pró-activa com capacidade de argumentação e empatia com o cliente / Disponibilidade imediata

Junior Marketing Manager

Leiria

Licenciatura em Gestão, Economia ou Marketing Dois anos de experiência em marketing em empresas de FMGC (preferencial) / Capacidade para trabalhar em equipa, espírito inovador e proactivo / Conhecimentos sólidos de inglês / Conhecimentos de espanhol (factor diferenciador) / Disponibilidade para residir em Leiria / Disponibilidade imediata

Gestor de Produto e Compras

Formação em Gestão ou similares ou experiência e conhecimento especializado de 3 anos nas funções / Capacidade de negociação / Liderança e capacidade de planeamento e organização / Ética na negociação / Visão estratégica e orientação para os objetivos e resultados / Damos preferência a percurso na área alimentar sobretudo a ligado ao pescado

Médico Veterinário

Zona Norte e Centro

Licenciatura ou Mestrado em Medicina Veterinária / Experiência de 2 Anos com animais de quinta / Capacidade de organização e de trabalho sob pressão / Disponibilidade imediata

Técnico para Centro de Incubação

Viseu

Licenciatura/Mestrado em Gestão Industrial / Engenharia Zootécnica, Agropecuária ou alimentar / Capacidade para trabalhar em equipa, espirito inovador e proactivo / Capacidade de organização e planeamento / Disponibilidade imediata

Operador de loja Alimentar

Grijó

Habilitações mínimas: 12º ano de escolaridade / Experiência na área / Conhecimentos de informática• Capacidade para trabalhar em equipa, espírito inovador e proativo / Capacidade de organização e planeamento / Disponibilidade para trabalhar de segunda a domingo, com duas folgas semanais / Disponibilidade imediata

Motoristas - Distribuição de produtos Alimentares

Grijó, Albufeira, Loures, Leiria, Viseu

Habilitações mínimas ao nível do 9º ano / Carta de Condução de Veículos Pesados / CAM (obrigatório) / Experiência anterior na Função (obrigatório) / Disponibilidade de horários e para deslocações / Polivalente, Proactivo e Responsável / Disponibilidade imediata

Motoristas - Transporte de Frango Vivo

Marinha das Ondas, Azambuja, Estarreja

Detentor de carta de pesados / Detentor de CAM / Experiência na Função / Disponibilidade de horários e deslocações / Polivalente, Proactivo, Responsável / Disponibilidade imediata

Eletricista

Marinha das Ondas

Habilitações mínimas 12º ano / Conhecimentos de informática na óptica do utilizador / Capacidade de organização e planeamento / Disponibilidade imediata

Expedidores de Produtos Alimentares

Ponte de Lima

Habilitações máximas: 12º ano / Disponibilidade para trabalhar das 20h00 às 05h00 / Capacidade de organização / Polivalente, Proactivo e Responsável

Diretor Geral

Leiria

Licenciatura ou Mestrado / Experiência profissional na gestão de transportes de mercadorias a nível nacional e internacional / Bons conhecimentos de MS Office / Bons conhecimentos de Inglês / Capacidade de liderança e dinamização de equipas / Orientação para as pessoas e para os resultados

Mecânico - Frota Automóvel

Leiria

9º ano de escolaridade / Experiência profissional mínima de 2 anos na área / Carta de Condução / Disponibilidade imediata

Trabalhadores Avícolas

Figueira da Foz, Soure, Tondela, Benavente

Escolaridade mínima obrigatória / Sentido de responsabilidade / Boa capacidade de relacionamento interpessoal / Disponibilidade de horários / Espírito de equipa

Técnico de Manutenção Industrial

Marinha da Ondas, Figueira da Foz, Monte Redondo, Azambuja, Estarreja, Azambuja

12º Ano de escolaridade / Conhecimentos de informática na óptica do utilizador / Capacidade de organização e planeamento / Disponibilidade imediata

Técnico de SST

Azambuja, Figueira da Foz

Licenciatura em Engenharia, Gestão Industrial, Segurança e Higiene no Trabalho / CAP de Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho (nível V) / Conhecimentos da norma OHSAS 18001:2007 / Domínio de ferramentas informáticas, na ótica do utilizador / Disponibilidade imediata

Técnico de Apanha de Aves

Aveiro

Licenciatura na área de Produção Animal ou Zootecnia / Disponibilidade para trabalho noturno / Apetência para gestão de pessoas / Dinâmico / Disponibilidade imediata;

Engenheiro de Processo

Azambuja, Estarreja

Formação em Eng. Alimentar, Biotecnologia, Gestão Industrial, Ambiente ou áreas similares / Elevada capacidade de comunicação / Responsabilidade, automotivação e resiliência / Proatividade, rigor e flexibilidade

Engenheiro da Qualidade

Pardilhó

Licenciatura em Engenharia Alimentar / Familiaridade com sistemas de gestão da qualidade ISO9001 e HACCP / Domínio do Inglês / Disponibilidade imediata

Técnico de Controlo de Qualidade

Azambuja, Frielas, Marinha das Ondas, Pardilhó

Licenciatura em Engenharia Alimentar / Familiaridade com sistemas de gestão da qualidade ISO9001 e HACCP / Domínio do Inglês / Disponibilidade imediata

Operadores para linhas de fabrico de produtos alimentares para a indústria de transformação e abate

Estarreja, Marinha das Ondas

Capacidade para trabalhar em equipa, espírito inovador e proactivo / Capacidade de organização e planeamento / Disponibilidade imediata

Assistente Administrativo(a)

Monte Redondo

Formação ao nível do 12.º ano de escolaridade / Bons conhecimentos de informática / Disponibilidade para trabalhar por turnos rotativos / Capacidade de trabalhar em equipa, espírito inovador e proactivo / Disponibilidade imediata

Candidaturas:

recursos.humanos@lusiaves.pt

www.lusiaves.pt/pt/rh-ofertas/


/ sugestões

22

N.º 48 ABRIL 2019

25 ABRIL – 05 MAIO

Ervilhas Campogrill com ovos Quinta dos Olivais escalfados

Festival Internacional do Chocolate Óbidos www.festivalchocolate.cm-obidos.pt

01-30

MAIO

Feira de Maio

4 pessoas

Parque de Estacionamento do Estádio Municipal Leiria

PREPARAÇÃO

18

· 400g de ervilhas congeladas Campogrill

MAIO

SÁBADO

· 2 colheres de sopa de azeite · 80g de bacon Campogrill

· 80g de chouriço Campogrill

· 1 cebola

· 6 dentes de alho

· 2 tomates chucha maduro · 1 colher de chá de sal

· 4 ovos Quinta dos Olivais · Pimenta q.b.

· Coentros q.b.

Concerto

Eliane Elias Centro de Artes e Espetáculos Figueira da Foz

1 2 3 4 5 6 7

20 min.

Fácil

Coloque as ervilhas Campogrill em água para descongelarem. Aqueça o azeite num tacho, adicione o bacon Campogrill cortado em tiras e deixe refogar. Junte o chouriço Campogrill em rodelas, a cebola e os dentes de alho picados. Deixe refogar cerca de 5 minutos e adicione o tomate cortado em cubos pequenos. Junte as ervilhas, tape o tacho e deixe cozinhar mais 3 minutos. Tempere com sal, mexa e abra os ovos Quinta dos Olivais para dentro do cozinhado. Deixe cozinhar um pouco, tendo atenção para que as gemas não solidifiquem.


aniversários /23

N.º 48 ABRIL 2019

AVISABOR

02/05 03/05 07/05 08/05 09/05 10/05 11/05 12/05 16/05 17/05 18/05 19/05 21/05 25/05 27/05 31/05 01/06 02/06 04/06 05/06 06/06 07/06 08/06 09/06 11/06 12/06 15/06 16/06 19/06 20/06 21/06 22/06 23/06 25/06 27/06 28/06 29/06 30/06 01/07 02/07 04/07 06/07 08/07 09/07 13/07 14/07 17/07 18/07 19/07 20/07 21/07 23/07 24/07 25/07 26/07 27/07 28/07 30/07

Maria de Fátima Escudeiro Bruno Manuel Madeira Ana Carolina Silva Fonseca José Carlos Pinho Oliveira Maria Glória Correia Valente Shobha Timalsena Neupane Carina Almeida Simões Araújo Bipin Bohora Jasmine Shrestha Naresh Kumar Maria Fátima Mendes Soares Rute Isabel Franco Calado Ana Sofia de Matos Rodrigues Matheus Sampaio Batista José Carlos dos Santos Cunha Elsa Marisa da Silva Oliveira Carla Sofia Oliveira da Silva Mariana Estela Araújo Cordeiro Maria Manuela dos Santos Maria Benedita da Rocha Maria do Rosário Cunha Paula Maria Ferreira Tarsem Lal Ana Emília da Silva Valente Maria Isabel Figueiredo Soares José Pedro Fernandes Moreira Cecília Paula Malheiro Vaz Paula Cristina Valente Cunha Varinderjit Singh Chohan Meresa Mamuley Manuel Correia Brandão Bruno Miguel Rodrigues Joaquim Viana Araujo Wilton Della Paschoa Rui Pedro Soares Batista Dal Bahadur Biswakarma Nohelia Natali Diaz Lugo Ana Filipa da Silva Hugo Rafael de Matos E Silva Karanjit Mainka Mubeen Tariq Luísa Maria do Carmo Proença Marisa de Jesus da Silva Afonso José de Almeida Mohammed Mehadi Rosa Maria de Oliveira Prata Américo Joel de Brito Martins Júlio Henrique Rodrigues João Maria Oliveira Silva Renato Miguel dos Santos Daniel Augusto Valente Pinho António Ricardo Soares Pereira Eulália Maria Nunes Quintela Krishna Bahadur Khatri Cristina Maria Sá Pereira Fábio Rafael Lopes da Silva Buddhi Bahadur Gurung Diana Filipa Santos Bruno Domingos Tavares Paulo Manuel de Pinho Bruno Filipe Almeida Amador Michael Alexander Toyo Sandra Cristina Correia Tavares Filipe Rafael De Lemos Teixeira Maria Emília de Oliveira Fábio Alexandre de Freitas Leonídio Silva Almeida Maria Amália Trindade Tiago Alexandre Ribeiro António Laurindo Pestana Francisco José da Silva Pereira Liliana Patrícia Dias Silvestre Suvash Gadal Bishwakarma António Manuel da Costa Braulio José Ruela e Sousa Ana Cristina da Silva Afonso Sara Maria Rocha Teles Martins Hugo Filipe Liz Pais Loureiro Manuel José da Cunha Ferreira Maria de Fátima Freitas Maria Joaquina Venâncio José Manuel de Figueiredo Cátia Alexandra Pinto Oliveira Micaela Jesus Baptista Soares Ana Maria Coelho Castanheira

CAMPOAVES

01/05 06/05 07/05 08/05 10/05 12/05 13/05 15/05 16/05 18/05 20/05 22/05 25/05 26/05 29/05 31/05 02/06 05/06 06/06 07/06 09/06 11/06 15/06 21/06 23/06 25/06

Fernando Jorge Almeida Carlos Manuel da Costa Maria de Fátima de Castro Bernarda Maria Pereira Ramos Maria Graça Martins Quental Maria Custodia Fecha Pereira Joana Rita da Rocha Martins Luísa Cristina Duarte Martins Luís Celso de Almeida Cristina das Dores Duarte Maria Manuela Simoes Mabilde da Conceição Loureiro Maria Cristina Pereira Bastos Eduardo Radziavicius Giglio Ana Teresa Gonçalves Martins Anabela Reis de Almeida Maria Celeste dos Santos Silva Adriana Marques Toscano Igor Kulyk Renata Cristina Silva Julião Elizabeth Cristina da Fonseca Carla Cristina Sequeira José Luís Ferreira da Silva Ana Maria Pereira Soares Aurora Maria Duarte Lopes Maria Lúcia Ferreira Ramos Maria de Fátima Goncalves Luís Miguel Tavares Rodrigues Maria Albertina Tavares Soares Maria Lucinda Marques Paulo Jorge Almeida Grilo Liliana Patrícia Oliveira

28/06 29/06 07/07 08/07 09/07 10/07 12/07 13/07 15/07 16/07 17/07 19/07 24/07 28/07 30/07 31/07

José Pinto Laranjeira Ferraz Teresa Paula dos Santos Ana Lúcia de Almeida Marques Joana Maria Martins Domingos Francisco José Tavares Gurgo Carlos Manuel da Silva Almeida Maria Helena Martins Linhas Ângela Almiro de Figueiredo Carlos Jorge Correia Codeço José Manuel Pereira Albano Maria de Fátima dos Santos Maria Alice Silva Alexandre Ivone Maria Masamba Pedro Miguel Serrano Francisco Manuel Santos Susana Rosa Batista Pereira Pedro Filipe Ferreira Silva Lucia Ferreira Gonçalves André Filipe Da Silva Esteves Bruno Miguel Gaspar Teixeira

LUSIAVES

01/05 02/05 03/05 04/05 05/05 06/05 07/05 08/05 09/05 10/05 11/05 12/05 13/05 14/05 15/05 16/05 17/05 18/05 19/05 20/05 21/05 22/05 23/05 24/05 25/05 26/05 27/05 28/05 29/05 30/05 31/05 01/06 02/06 03/06

Pedro Miguel Rodrigues Susana Cristina da Silva Gisela Patrícia Querida Gomes Céline Ferreira Leopoldina Pereira das Neves Célia Maria Rodrigues Paralta Manju Poudyal Serhiy Pylypets Ivanilde dos Santos do Amaral Mohammad Saidul Islam David Alexandre Coutinho Pedro João Mendes Piedade Fátima dos Santos Ferreira Maria Julia dos Santos Neves Ana Cristina Raposo Seco Gotsanyuk Yuriy Fábio Miguel Rodrigues Coelho Diogo Rafael dos Santos Sousa Marcelo Gabriel Sousa Padam Bir Serma Pedro Miguel Silva Cordeiro Daniela Alice Fonseca Mano Sérgio Miguel Silva Onofre Isabel Maria Gomes Faria Ana Rita Sousa Simões Viorica Stefan Maria Martins Ferreira Ana Maria Simões Gonçalves Puja Gurung Raquel Daniela dos Santos Abílio Plácido Cação Pelicho Adelino José Domingues Nargiza Meliboeva Bijay Baral Hélder Pedrosa Teixeira Vítor Manuel Mesquita Cintrão Denise Manuela Gonçalves Fabiana da Silva Duarte Maria de Fátima Soares Sergiy Duda Olha Kolomiyets Jacinta Sofia Gomes Oliveira Maria Aldina de Oliveira Nuno Miguel Carreira Soares Maria Emilia da Silva Duarte Lidiia Klym Catarina Carvalho Verdasca Maria do Carmo Pita Saraiva Maria Vilma Costa da Silva Vitor Manuel Pereira Mendes Rui Gabriel Pinto Ferreira Jorge Maria Helena Figueiredo Illia Stasevych Lúcia Daniela da Silva Duarte Márcio Rogério Fernandes Raghu Sharma Maria de Fátima Silva Dias Vasco José Gomes de Matos Jorge Silva Aveiro Francisco Manuel de Carvalho Ana Sofia da Cruz e Silva Vânia Alexandra Gonçalves Maria de Lurdes Costa e Sousa Maria de Fátima Gonçalves Magda Sofia Martins Lopes Tiago José Bento Pedrosa Maria da Conceição Coutinho Tânia Patrícia da Silva Cordeiro Abdulay Quaresma da Fonseca Maria Rosário Dias Gaspar Raju Prasad Tharu Paulo António Curado Sérgio Nuno Agostinho Maria Lucília Plácido Feteira Ana Isabel Nunes dos Santos Lyudmila Demchuk Tânia Patrícia de Oliveira Svitlana Belyanchikova Maria do Carmo Barbosa Vieira Marco António Marques Bento Albano Jorge Amaro Mendes Maria Adelaide Murta Freitas Bhim Prasad Regmi Miguel Costa Silva Amar Gurung Maria do Rosário Pedrosa David Martins Gomes Lídia Maria Marques Capatão Clodomira Ferreira Vaz Jéssica Sofia Rodrigues Cristiano Paulo Pascoal Ginja Muna Kumari Thapa Filipa Daniela Rodrigues Silva Ricardo Filipe Gomes Rocha Narendra Thakurathi Iryna Pylypets Pedro Manuel Rodrigues Palos Durga Devi Chalise Subedi Mariline Cordeiro Branco Jorge Rafael Rosa Henriques José João Guimarães Carvalhal Vera Isabel Figueiredo Rola Joana Margarida Duque Cação Hélder José da Silva Braz

04/06 05/06 06/06 07/06 08/06 09/06 10/06 12/06 13/06 14/06 15/06 16/06 17/06 18/06 19/06 20/06 21/06 22/06 23/06 24/06 25/06 26/06 27/06 28/06 29/06 30/06 01/07 02/07 03/07 04/07 05/07 06/07 07/07 08/07 09/07 10/07 11/07 12/07 14/07 15/07

Sara Sofia Neto da Silva Telmo Filipe da Costa Carvalho Cátia Sofia Vieira Neves Everson das Chagas da Silva Joana Raquel Carreira Marques Josimar Ricardo Lima Vieira Helena Maria Pereira Coelho Arménio da Conceição Ferreira Marta Sofia Martins Batista Sílvia Marques Oliveira Catarina Isabel Rocha Marques Natalina da Conceição Tomaz Fernanda Antunes Fernandes Pedro Gonçalo Gomes Ladeiro Tuk Bahadur Pun Lara Maria Fernandes Festa Maria do Ceu Ribeiro Santos Vanessa Filipa Cristovão Maria Irene da Silva Alves Eva Soraia Oliveira Duarte Lúcia Beatriz da Silva Monteiro Maria Alice Mendes Cordeiro Joana Gabriela Matias José Manuel Pena dos Santos Diogo Henrique Pereira Vieira Maria Clara das Neves Silva Adriana Sofia Caiano Jordão Tiago Renato Pereira Ribeiro Carlos Alberto Oliveira Bica António Silva Leitão Tiago José Domingues Simão Marisa de Freitas Oliveira André Rafael Simões Abdul Shomid Saraswoti Thapa Giri Vanessa Alexandra Coelho Carla Sofia Vieira Rodrigues Benuka Khatri Thapa Pur Bahadur Gurung Samjana G C Khatri Emanuel António da Silva Ana Patrícia Pedrosa Marques Cristina Isabel Santos Maia Adélia da Costa Manta Trino André Tiago Lopes Godinho Yam Bahadur Rawal Márcio Daniel da Cruz Esteves Ulyana Chernivchan Iraci Alves Santos Bindu Maharjan Maria Alice Pedrosa da Cunha Yaroslava Korzhos Parminder Singh Teresa Margarida Maria Joel Martinho Camas Pimentel Luís Manuel Ferreira Francisco Miguel Ângelo Fidalgo José Mendes Tânia Alexandra Marques Ivo José da Silva Magriço Carina Solange Domingues Otília Maria Pinto Gomes Anabela Godinho Neves Arlindo Gonçalves Santos João Virgílio da Cunha Borges Cláudio Miguel Gomes Duarte Dipendra Thaku Malla Pratima Regmi Camila Vieira Monteiro Rosa Maria Pedrosa Caldeira Amilcar Jorge Curado Estevão Ram Bahadur Khatri Ana Patrícia Gonçalves Nelson Filipe Fajardo Jorge Ana Rita da Silva Ramos António Marques Domingos Marta Cristina Ribeiro João Pedro da Silva Dâmaso Elisabete Maria Ferreira Batista Tânia Pereira Rodrigues Vera Lúcia Martins Figueiredo Marisa Alexandra Goncalves Sandra Margarida de Oliveira Paula Aurora Moreira Cordeiro Eunice Natália da Silva Ribeiro Carlos Eduardo da Cruz Mónica Andreia Campizes Tiago Rafael Mesquita Julião António Pimentel Sabino Fernando Dos Santos Galhardo Paulo Jorge Pinto Serra Bruna Marina Maia Rodrigues Dulce Maria Da Silva Santos João Carlos Lima Neto Lekha Bahadur Thapa Manuel Ferreira Lopes Maria Aldina Gomes Ferreira Ana Cristina Baptista Ferreira Carminda Da Silva Pimenta Dhan Bahadur Tamang José Carlos Pereira Rodrigues Parminder Singh Ana Sofia Abrantes Bóia Carlos Manuel Felicio Caldeira Cláudia Maria Cordeiro Dias José António Santos Batista Maria Selene Jacinta Borges Susana Margarida Dias Lopes Vasco Dinis Gomes Ramalho Armando Ereira Ferreira Bruno Miguel Jorge Carramate Estelle Capatão Magalhães Lyudmila Olenyuk Saunus Mónica Cristina De Melo Silva Nirmala Katuwal Purna Bahadur Sapkota Bruna Dos Santos Borges Elisabete De Jesus Marques Joana dos Santos Borges Marie Clarice Cardoso Rolo Sandra Moreira Ferreira Isaura Maria Silva Cordeiro Gonçalo Jorge Gomes da Silva Jorge Manuel Moura Alves Leonardo Mendes de Campos Maria Edite Ferreira Mendes Eduardo Gonçalo Teixeira

16/07 17/07 18/07 19/07 20/07 21/07 22/07 23/07 24/07 25/07 28/07 29/07 30/07 31/07

Isabel Maria Marques Gomes Maria Manuela Veloso Ana Rita Silva Ferreira Karna Singh Budha Sunita Pathak Isaura da Conceição Portela Izabele Juriene Mandeep Singh Ramgarhia Maria da Conceição Marques Maria Zulmira Gomes Ferreira Andreia Filipa Marques Reis Cristiano Ramos Fernandes Diana Maria da Costa Eugénio Ribeiro da Silva Lopes Márcia Maria da Costa Marco Cristiano Salgado Md Nazrul Islam Patricia Isabel Caneira Serra Regina Maria Pedrosa Ferreira Bishnu Bahadur Khadka Fábio Miguel Gomes Tomás Helena Maria Camarinho Maria Alina Jordao Ferreira Tiago Campos Alves Elisa Maria Batista Garrido Krishna Prasad Bhandari Nuno Manuel Bernardes Paula Cristina Amêndola Sandra Manuel Sousa Gaspar Daniel Filipe Domingues Jitinderjit Singh Luisa Maria Carvalho Maria Cecília Bernardes Maria João da Graça Pereira Rupesh Bishwokarma Suman Gurung Ana Luísa da Silva Morais Cristina Maria Barraca Pereira Benilde Cordeiro Dias Marques Biji Ram Gurung Hira Rilami Magar Bhandari Jorge de Jesus Gomes Maria de Fátima Caiano Maria de Fátima Silva Oliveira Nabin Bharati Pedro Jorge Dias dos Santos Til Maya Gurung António dos Reis Fernandes Bruno Alexandre Coelho Davronov Furkat José Manuel Morais Tavares Mónica Goncalves Duarte Célia Margarida Fernandes Elsa Catarina Andrade Neves Harwinder Singh Hilário Marques Marto João Paulo Amaro Ferreira Manoj Kumar Mário Rui da Silva Lima Válter Neri Oliveira Santos Ana Cristina Marques Gomes Filipe Crespo Pereira Honey Kumar Jakhu Marta Rodrigues Duarte Milene Sofia Vieira Santos Carlos Miguel Conde Carvalho Sandra Isabel Rodrigues Sara Margarida Silva Leal Tiago Filipe da Silva Domingos

LUSIPINTOS

12/05 10/06 08/07 27/07

Pedro Miguel Mateus Carvalho Fátima Cristiana Gramata Maria Filomena Teixeira José António Lemos Batista Carlos Manuel Ferreira

HIPERFRANGO DIST.

02/05 14/05 15/05 27/05 29/05 30/05 03/06 09/06 10/07 16/07 21/07 23/07 26/07

Fábio Emanuel Santos Sousa Luís Miguel Lopes Azevedo Carlos Manuel Alexandre Cátia Filipa Caetano Laúdo Wilderny Wang Santana José Carlos Sousa Baião Ana Isabel Santos Rodrigues Hugo Miguel de Almeida Lima Jociley Sousa Pontes Ferreira Marco António da Fonseca Pedro Rogério Rodrigues Ana Carina Rodrigues Moreira Sandra Filipa de Almeida António José Fernandes Marco Alexandre Gonçalves

LUSICRESCE

13/05 19/05 21/05 28/05 07/06 11/06 20/06 24/06 06/07 08/07

Jorge Lourenço Ferreira Maria Inês Rita Rodrigues Maria de Lurdes Bento Pereira Maria Manuela Ferreira Cotrim Maria Moderno Fonseca Gabriel Machado Vinhas Regina Maria Silva Simões Maria Licínia Silva Oliveira João Carlos Lopes António Oliveira Batista Sandra Pereira Bom

LUSIFROTA

01/05 03/05 04/05 05/05 09/05 10/05 11/05 12/05 14/05 16/05 20/05 23/05 27/05

José Carreira da Silva Yuriy Mahyrevych José Rocha Domingues Sílvio Gaspar de Oliveira Augusto Ferreira Esteves Luís Padeiro Santos Anselmo Joaquim Marques Pereira Carlos Daniel Pereira da Silva Carlos Alberto Almeida Yevgen Yemtsov Carlos Paulo Carreira Soares Ricardo José Moreira Ferreira Hélder Ferreira Cantante Sérgio Paulo da Silva Ribeiro Armindo Monteiro Costa Emídio de Melo Cristóvão José Manuel Vitorino Garcês Vítor Manuel Duarte Ferreira

28/05 29/05 30/05 31/05 02/06 03/06 05/06 09/06 11/06 13/06 15/06 17/06 18/06 19/06 21/06 22/06 24/06 29/06 01/07 03/07 04/07 05/07 06/07 12/07 13/07 14/07 16/07 18/07 21/07 25/07 29/07

Rui Manuel Almeida Correia Fernando Cruz Costa Filipe Manuel Rodrigues António Manuel Gonçalves Carlos Manuel Ferreira Santos António Manuel Rodrigues Raúl Gonçalves da Silva Fernando Ramos Santos Ailton dos Santos Lima José Manuel Ramos Silva Anabela da Conceição Bento Edison Lopes da Rocha Nélson Dias Azenha André Figueiredo Sousa Umbelino Ernesto Elias José Alberto Pinto Santos Armando de Almeida Albino da Silva Valente Fidalgo José Berardo Jesus Tavares Fernando Mota da Silva Ismael Tiago Dias Costa Rui Pedro Matias Lopes Joaquim Polidoro Silva Vítor Manuel Monteiro Rogério Paulo Lopes Duarte Nuno Miguel dos Reis Pires Rui José Martins Pais Rui Miguel Lemos Correia Silvia Carmona Bicho Nélson Manuel Santos Joaquim Cláudio Jorge Domingues João Luís Gomes Varino Dinis Manuel Carvalho Pereira Virgílio Barbeira Gaspar Leonel de Abreu Pestana Marta Catarina Pinto Loureiro Pedro de Almeida Rebelo José António Marques Leal Manuel da Silva Simões

MEIGAL CONST.

25/05 27/05 09/06 24/06

Manuel Batista Jordão Jaime Rodrigues da Costa Flávio Antunes Carvalho Bruno Manuel da Mota Câmara

MEIGAL ALIM.

01/05 02/05 03/05 05/05 06/05 07/05 09/05 10/05 11/05 15/05 17/05 18/05 19/05 20/05 22/05 23/05 24/05 25/05 26/05 27/05 29/05 31/05 01/06 03/06 04/06 07/06 08/06 10/06 11/06 12/06 14/06 15/06 17/06 18/06 20/06 21/06 23/06 24/06 26/06 28/06 29/06 30/06 01/07 03/07 04/07 05/07

Jorge Gonçalo Pereira da Silva David Manuel Montez Oliveira Fábio Luís de Sousa Nogueira Mónica Filipa Bairradeiro Sérgio Filipe Freitas Parreira Baltasar José Godinho Armando Melo Gomes José Paulo Mozaroto Raposo Gonçalo César Carneiro Luís Filipe Ferraz Carreira Manuel Filipe Rocha António Manoel Coelho Cruz Carlos Manuel e Chaves Alexandre António Vieira Vasco Rafael Antunes Licínia Alexandra Marques Aurélio Maximiano Cunha Luís Miguel Gago Prates Márcia Andreia Costa Judite da Silva Santos Catarina Varela dos Santos Marco António Caleço Vicente Hélder Filipe Gonçalves Nuno Edgar da Silva Almeida Bruno Miguel Viseu Saraiva Joaquim Filipe Ferreira Cotovio Carlos Alberto de Almeida André de Sousa Jorge Diogo da Mota Jorge Marcelo Ferreira Cravo Nuno Miguel Noé Rodrigues Idalécio Gomes Mendonça Jorge Miguel Gaspar Lemos Lígia Maria Silva Sarmento Miguel Fernando de Pinho Nazar Sopila António Fernando F. da Rocha Luís Miguel Antunes Rodrigues Liliana Sónia Dias de Castro Samuel José Oliveira Ferreira Tiago Rafael Antunes Ferreira Samuel Antunes Gaspar António José da Silva Rosas João Carlos Madrinha Delgado João Miguel Patricio Francisco Vitalie Gologan Maria José Marins das Dores Aurélio Fernando da Silva Susana Isabel Amigo Machado Tiago Filipe Oliveira Alves José da Silva Pedro José António Jorge Malta Vanessa Campos Bessa D'Orey Leandro Filipe Junqueiro Carlos Manuel Rosa Lopes Patrícia Alexandra da Silva Fábio Alexandre Mota Ferreira Ricardo Jorge Paiva de Castro Luís Manuel Palma Pereira Manuel Joaquim Rodrigues Luís Miguel Gomes Cardoso Nuno José Simões Patrício Vitor Alexandre Rodrigues João Miguel Duarte Moisão Vasco Miguel Fernandes Filipe Cordeiro Ferreira Pedro Dias Veloso Fábio Lino Mercês Marques Augusto João Correia Dias Paulo Jorge Rodrigues Lopes Jorge Luís Torres Vásquez Luis Miguel Ourelo Pereira Pedro Raposo Teles Romeiro Sérgio António Sousa Pinto Serafim António da Cruz

06/07 08/07 09/07 12/07 13/07 14/07 15/07 16/07 17/07 18/07 20/07 23/07 27/07 28/07 31/07

Alexandra Cristina Agostinho Maria Manuela Pinto Guelindim Luís Augusto Gonzalez Flávio Rodrigues Palminha Maria Fernanda Caetano Pedro Nuno de Sousa Cardoso Rui Pedro Monteiro Martins António Alberto Augusto Francisco João Martins Correia Gabriel Alexandre Martins Jorge Manuel da Silva Caseiro Rubens Manoel Rodrigues Carlos Manuel Amorim Silva Manuel Henrique Alabaça Rui Miguel Santos Cardoso Bruno Miguel de Sousa Teixeira Cristiana dos Santos Agostinho José Manuel Guerreiro Calado Xavier Esteves Alves Carlos Miguel de Moura Louro José Manuel Matos Lopes Manuel Sousa Costa Júnior Rui Pedro Teixeira Mateus Filipe Pinto Martins João Miguel Rodrigues Pais Ivone Cândida Pascoal Ricardo Manuel de Oliveira Rodrigo Miguel Marques Daniel José Dias Vaz

MULTILAFÕES

05/04 06/04 10/04 14/04 15/04 20/04 23/04 03/05 07/05 11/05 15/05 19/05 22/05 04/06 05/06 08/06 09/06 10/06 13/06 20/06 24/06 27/06 02/07 03/07 04/07 07/07 08/07 14/07 21/07 24/07 29/07

Cidália Pereira Fernandes Pedro Silva Rodrigues Ermelinda Maria Figueiredo José Manuel Matos Figueiredo Virgolino José da Silva Mendes Simão Pedro Teopisto Pereira Sónia Maria Magalhães Carlos Alberto Serralheiro Ayoub Mahmood Andrii Zubanov Luís Filipe da Silva Teixeira Dias João Carlos Pereira Conceição José João Oliveira Cavaco Mara Isabel Santos Costa Francisco Manuel Figueiredo Carlos Alberto Loureiro Braz António Lourenço Jorge Fábio Jorge Antunes Gomes Nathalie dos Santos Magalhães Sérgio Miguel Antunes Simões Carla Sofia Monteiro Pereira Maria Conceição Salvador Maria Adília Ferreira Rodrigues Virgínia Perpétua Paz Duarte Maria Manuela da Silva Maria Natividade Sousa Santos Olga Maria Mendes Ferreira Paula Cristina Matos Almeida Paulo Jorge Oliveira Marques Maria Irene Dias Prazeres José António Pinto Duarte Ana Paula Oliveira André Lúcia Marques Freitas Durães Rute Isabel Santos Pereira Lino Tetiana Zubonova Zita Maria Cardoso Amaral Pais Maria de Lurdes dos Santos Paulo Jorge Almeida Simões Olivia Maria Glória Anacleto José Pereira Santos

RACENTRO

13/05 14/05 22/05 23/05 25/05 30/05 01/06 02/06 07/06 12/06 20/06 21/06 11/07 12/07 16/07 26/07

Jorge Cruz Ferreira do Senhor Pedro Nuno Louro dos Santos Cristiano Filipe Carvalho Rui Pedro da Fonseca Simões Ivan Duque da Silva Marta dos Santos Figueiredo Manuel Ferreira Gomes Micael dos Santos Caetano Nuno Miguel Augusto Andreia Gomes Rodrigues Sílvia Cristina da Silva Pedrosa Teresa Mota Duarte Agostinho Ana Catarina Henriques Jorge Filipe Oliveira Barbosa Inês Pereira Santos Jorge Manuel Dias Rôlo Miguel José Pinto Loureiro João Pedrosa Capitão Maria de La Salete Lopes

PAPÁS E MAMÃS

Elisa Maria Carvalho Mónica Pedrosa Tânia Marques Tânia Laranjeiro Mariline Branco Jéssica Rodrigues Sónia Rocha Dias Inês Mesquita Filomena Lopes Vanessa Coelho Gonçalo G. da Silva Diogo José Borges Rodrigo F. da Silva Everson G. da Silva Fábio Tomás Tiago Rafael Julião João Menino Fonseca Nuno Miguel Ruivo Rui Filipe da Silva Eugénio Daniel Matos Flávio Daniel Santos Filipe Pinto Martins Bruno Miguel Teixeira Simão Veiga Coelho

Lusiaves Lusiaves Lusiaves Lusiaves Lusiaves Lusiaves Lusiaves Lusiaves Lusiaves Lusiaves Lusiaves Lusiaves Lusiaves Lusiaves Lusiaves Lusiaves Lusiaves Lusicresce Lusicresce Meigal Alim. Meigal Alim. Meigal Alim. Meigal Alim. Inogen