Impirassununga 2016 04 24 126 pascoa 5domingo

Page 1

Igreja Metodista Pirassununga | desde 1889 www.metodistapirassununga.org Rua 7 de Setembro, 574, Centro — 13630-110 Pirassununga, SP —  (0XX19) 3561-3479 Rev. Luiz Carlos Ramos† (luiz.ramos@metodistapirassununga.org)  (0XX11) 94982-7001 __________________________________________________________________________________

• Escola Dominical aos domingos, às 9 horas • Celebração da Palavra e da Mesa em cultos vespertinos dominicais, às 19 horas • Oração da Manhã, às quintas-feiras, às 7h30 • Universidade do Fazer: quintas–feiras e sábados, às 15h Boletim Litúrgico 12/2016 — 24 de abril de 2016

O Velho Mandamento Novo

J

Deixo-vos de herança um antigo mandamento que continua novinho em folha: Que vocês se amem mutuamente de maneira incondicional, da mesma maneira como eu amei você: incondicionalmente. Esta é a evidência que comprovará que vocês são realmente discípulos meus: se vocês viverem esse amor sem porquês, uns pelos outros. (Jo 13.34-35)

esus, despedindo-se dos seus disípipulos, a quem chamou na ocasião de “pequenas crianças” (em gr. teknía, v. 33), antevendo que lhe restava pouco tempo na companhia deles, considerou aquele o momento certo para apresentar-lhes o seu testamento, dispondo as cláusulas sobre sua herança e sobre sua vontade para depois da sua morte.

A herança que Jesus deixa às suas pequenas crianças é o mandamento do amor. Conquanto o “Amor” não fosse novidade, Jesus se refere a ele como um “novo mandamenno”. Em grego, duas são as palavras que se usa para significar “novo”: néos e kainós. O primeiro se refere a algo de fabricação recente. O segundo, ao estado de conservação ou à quantidade de uso. Por exemplo, posso ter um livro novo, recém-lançado, isto é um livro “neós”. Ou ter um livro que fora impresso há muito, mesmo há séculos, mas que nunca havia sido folheado ou lido, ou mesmo um livro muito desgastado, mas cujo conteúdo continuasse atual e relevante — esse é um livro “kainós”. O mesmo para um sapato comprado há tempos, que não é mais “neós”, mas que conservamos novo (“kainós”), para usar em ocasiões muito especiais. O mandamento do amor não é “neós”, mas é “kainós”. Não é invenção nova, ao contrário, é tão antigo quanto o próprio Deus. No entanto, continua novo no sentido de que ainda é muito pouco conhecido e praticado, e novo no sentido de que continua atualíssimo. Esse é o grande presente de Jesus aos seus herdeiros: uma dessas raridades que, quanto mais antigas, mais valiosas se tornam. Além da herança, o testamento expressa a vontade de Jesus para depois da sua morte: que as suas criancinhas vivam em amor, umas com as outras.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.