
1 minute read
Garantir direito a ser Pessoa
from Estou Contigo!
Ninguém deve deixar de denunciar casos semelhantes a estes, se os conhecer. A criança não é propriedade das famílias ou das pessoas que as têm a seu cargo. Todos somos responsáveis pelo seu bem-estar e pela sua integração na sociedade, quer sejam da nossa família, quer não.
Ainda ontem ouvi uma notícia que falava sobre crianças que trabalham em fábricas a fazer calçado de marca. Estou escandalizada! Não compro mais aquela marca!
Advertisement
E eu li num livro da biblioteca que existem crianças em muitos países que não conseguem ir à escola, por causa do valor a pagar!
Ainda bem que em Portugal não acontecem essas situações!
E o que havemos de fazer para ajudar essas crianças que estão longe e a sofrer?
Juntamo-nos a instituições que lutam pelos seus direitos! Unicef; Amnistia Internacional, entre outros ...
Este acolhimento torna-se efetivo quando a pessoa, individual ou coletivamente, cria condições para que todos se realizem enquanto pessoas. O direito de realização da vocação humana depende da proteção do direito à liberdade de consciência, à livre manifestação de opinião e à liberdade religiosa. Impõe-se também a aceitação das diferenças, nomeadamente culturais, religiosas, sociais e físicas. Por diferentes razões, em qualquer momento da nossa vida podemos tornar-nos portadores de deficiência. A Constituição da República Portuguesa prevê que os cidadãos portadores de deficiência gozem dos mesmos direitos dos demais cidadãos. Existem diversas organizações que se dedicam à promoção, integração e desenvolvimento da pessoa portadora de deficiência. Estas organizações são muito importantes, permitindo a valorização, o desenvolvimento e a realização pessoal de todos.