Revista Inovação 09

Page 49

EFEITO DE DIFERENTES FARINHAS SOBRE POPULAÇÃO CELULAR DE ÓRGÃOS LINFÓIDES

(A) e 40 mg/mL (B), os quais foram comparados a animais não tratados (controle). Todos animais receberam água e ração livremente. Os dados correspondem a média + desvio padrão de 5 animais/grupo. (*) p<0,05 na comparação com o controle. Tabela 1. Consumo diário de água, ração e dos extratos aquosos das farinhas de arroz, mesocarpo de babaçu, mandioca e milho, nas concentrações de 20 e 40 mg/mL, em camundongos Swiss tratados por via oral, ad libitum, durante 120 dias .

(a) Os dados correspondem a média + desvio padrão de 5 animais/grupo avaliados por um período de 8 dias (b) O controle recebeu apenas água e ração. E os demais grupos receberam adicionalmente os extratos nas concentrações de 20 ou 40 mg/mL. (*) p< 0,05 na comparação com o controle (**) na comparação com os demais grupos. Tabela 2. Número total de células da medula óssea, peritônio e baço em camundongos Swiss não tratados (controle), ou tratados por 120 dias, via oral, ad libitum, com 20 e 40 mg/mL dos extratos aquosos de arroz, mesocarpo de babaçu, mandioca e milho.

a) Os dados correspondem a média + desvio padrão de 5 animais/grupo avaliados por um período de 120 dias. (b) O controle recebeu apenas água e ração. E os demais grupos receberam adicionalmente os extratos nas concentrações de 20 ou 40 mg/mL. (*) p< 0,05 na comparação com o controle. 1. Variação ponderal: As dietas ricas em carboidratos têm sido relacionadas a ganho de peso, aumento do índice de massa corporal (IMC) e obesidade (LUDWIG, 2000), por sua vez as alterações fisiológicas ocorridas durante a obesidade afetam tanto a imunidade humoral quanto a celular (MUNOZ et al, 2004). Desta forma avaliamos o efeito das farinhas sobre o peso dos animais. A Figura1 mostra que apenas o milho induziu um aumento significativo de ganho ponderal dentre os grupos tratados com extratos a 20mg/mL e a mandioca dentre os grupos tratados com extratos a 40mg/mL, porem ambos não mantiveram a alteração até o final do experimento. Os resultados obtidos são diferentes dos anteriormente descritos por CAVALHO-FILHO et al, 2003, os quais demonstraram que o tratamento com farinha de milho induziu significativa redução de peso nos intervalos de 60, 120 e 240 dias de tratamento oral. 2. Consumo: O menor consumo de água ocorreu no grupo mandioca (Tabela 1), no entanto esse fato não interferiu no consumo da dieta, pois os valores detectados nesse grupo não foram estatisticamente diferentes do detectado no grupo controle. Quanto ao consumo de dieta foi possível constatar um menor consumo nos grupos tratados com extrato aquoso de mesocarpo de babaçu (Tabela 1). É provável que o menor consumo do extrato de babaçu esteja relacionado a características de palatabilidade desse tipo de dieta. Considerando que as dietas apresentavam concentrações de carboidratos muito próximas, esses dados indicam que houve um menor aporte calórico no grupo tratado com babaçu, o que não se refletiu no menor aumento de peso nesse grupo (Figura 1). Na avaliação do consumo de ração não foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre o grupo controle e os grupos experimentais. (Tabela 1) indicando que a adição de outras dietas ao cotidiano dos animais não interfere na ingestão do alimento habitual. 3. Efeito das dietas ricas em carboidratos sobre diferentes populações celulares: 3.1 Células da medula

49

Revista Inovação nº 09 / 2009


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.