Hospital de Faro relatorio de Design 2009

Page 1

| By: Gabinete de Comunicação e Relações Exteriores | 2012

Designer de Comunicação | Gabinete de Comunicação e Relações Exteriores | 2009

Luís Baptista | 5018

Gabinete de Comunicação e Relações Exteriores lbaptista@hdfaro.min-saude.pt ext. 11 114



Índice Este relatório está ordenado de acordo com a conclusão dos projetos. Logo não se encontra paginado, devendo seguir a numeração dos projetos.

00 Introdução

29 Suplemento 28x20.

01 Inscrição

30 EPI.

02 Mascote para urgência pediátrica.

31 Folheto núcleo (NHACRJ).

03 HOSPITAL DE DIA-portas e painel.

32 Contactos atendimento à gripe.

04 Cartazes da obstetrícia.

33 Etiqueta respiratória.

05 Gestão de resíduos hospitalares.

34 4º Congresso de enfermagem.

06 DPN.

35 Postal e selo 30 anos.

07 Informação de deslocação das grávidas da obstetrícia.

36 Casos Internados de Gripe A - Diário.

08 Marcador para o cantinho de amamentação. 09 Urologia. 10 Urgência pediátrica. 11 VOZ. 12 GIA_gabinete de informação e acolhimento a utentes e familiares do serviço de urgência.

37 Medicina 2_Dermatologia. 38 Informações das portas. 39 Serviço de Ortopedia folhetos. 40 Separação de resíduos hospitalares. 41 Livro de encargos. 42 Banner V jornadas de Cardiologia do Algarve.

13 Concurso de fotografia ”Um Olhar Sobre Saúde e Ambiente”.

43 folheto guia de acolhimento para alunos de medicina.

14 Cubra-se quando tossir.

44 Cartazes interno do serviço de cardiologia.

15 Apresentação plano de emergência.

45 Dia Mundial da Alimentação-16 de outubroDireito à Alimentação!

16 livro de figuras. 17 1ª Semana da Não Violência. 18 Serviço de Diatética_ mês do coração. 19 Fachada da Farmácia. 20 Sessão de esclarecimento sobre avc. 21 Taxas Moderadoras. 22 Organograma centro de formação. 23 IX jornada de pediatria. 24 Manual de Acolhimento do Hospital De Faro. 25 Carimbos Hospital de Faro, E.P.E. e expediente. 26 Balcões de informações e atendimento. 27 Gripe A plano de contigencia. 28 Convites de inauguração da nova farmácia do hospital.

46 Feira. 47 Práticas de boa saúde cartazes. 48 Dia do Voluntariado. 49 Missão Sorriso. 50 Unidade de Convalescença de Loulé. 51 Criar para reciclar. 52 Dia Mundial da Luta Contra a Sida. 53 Exposição Medicina e História. 54 Requalificar para Humanizar. 55 Imagem de natal 09 plataforma e-learning. 56 Natal 2009. 57 Departamento de Psiquiatria_requalificação da Sala de estar. 58 Mostra filatélica.



Relatório Design 2009 Introdução

Com o objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido em 2009, na área do design de comunicação, no Gabinete de Comunicação e Relações Exteriores, foi construído este documento. Os trabalhos estão apresentados por ordem cronológica, com a respetiva numeração e nome apresentado na pasta do trabalho. Este foi o primeiro ano de atividades relacionadas com o design, no Hospital de Faro. Por este motivo, nos primeiros 6 meses de atividade, houve um período de habituação por parte da instituição e, a falta de ferramentas apropriadas foram muitas vezes um impedimento ou limitador do normal exercício de atividades relacionadas com o design. Resalvo ainda que o computador equipado para o inicio das normais atividades só foi entregue em finais de Maio, sendo os projetos desenvolvidos em computadores pessoais (próprio ou de colegas).

Faro, 13 de janeiro de 2012.

Luís Baptista | 5018

Gabinete de Comunicação e Relações Exteriores lbaptista@hdfaro.min-saude.pt ext. 11 114



Relatório Design 2009 01 Inscrição 12 de janeiro

Inscrição De modo a auxiliar o Centro de Formação, Investigação e Conhecimento do Hospital de Faro, foi criada uma ficha de inscrição para a sua Unidade de Investigação. O modo de emprego da ficha foi da inteira responsabilidade do Centro de Formação, Investigação e Conhecimento.



Relatório Design 2009 02 Mascote para urgência pediátrica 15 janeiro

02 Mascote para urgência pediátrica Com o objectivo de criar uma mascote para a urgência pediátrica, foi pedido a Francis Tondeur, professor no curso de design de comunicação da Universidade do Algarve, várias propostas nesse sentido. Este pedido foi feito na sequência da colaboração do curso mencionado, na intervenção no espaço da urgência de pediatria. Essa intervenção consistiu em diversos aspetos como a escolha da cor das paredes, construção de painéis fixos nas paredes e nas portas suburdinado aos temas dos animais e dos super-heróis. Este projeto não teve seguimento devido à recusa das mascotes pelos serviços. No entanto, foi-me pedida a avaliação dos desenhos assim como o tratamento dos desenhos para enviar para a costureira.


porta 1

porta 2

Painel Vinil sobre acrilico

porta 3

porta 4


Relatório Design 2009 03 HOSPITAL DE DIA-portas e painel 10 fevereiro

03 HOSPITAL DE DIA portas e painel No seguimento da personalização das portas e construção de paineis no serviço de urgência de pediatria, foi-me pedido o mesmo trabalho a aplicar no hospital de dia de pediatria. Para a implementação deste projecto foram reunidas, pela coordenadora do curso de design de comunicação, as restantes, até então as propostas não selecionadas dos alunos envolvidos no projeto da disciplina de Materiais II. Após sugestão da minha parte e apresentação junto ao serviço, foi selecionado o trabalho de João Vicente. Após contato com o ex-aluno e indisponibilidade deste em puder envolver-se de perto com o projeto, este deu-me a sua autorização para a manipulação e apromoramento dos desenhos a ser aplicados nas portas do serviço de Hospital de dia de pediatria.



Relatório Design 2009 04 Cartazes da obstetrícia 5 março

04 Cartazes da obstetrícia No âmbito da comemorações do dia da mulher, foi solicitado pelo serviço de obstetricia a construção de cartazes com várias temáticas, cujos conteúdos foram cosntruídos e cedidos pelo serviço. Este projeto foi articulado com o Dr. João Alves, e envolveu um total de 8 cartaz A1 e 8 A2. A colaboração do gabinete de comunicação neste projeto incidiu na uniformização da imagem gráfica (visto o serviço ter já diversos cartazes construídos mas sem relação gráfica entre eles) e, procura de imagens adequadas e que não violassem os direitos de autor. Este projeto, devido à limitação de tempo em relação ao número de cartazes envolvidos, não foi concluído na integra, embora todos os cartazes intervencionados, ou não, tenham sido impressos. Dos 16 cartazes propostos, foram intervencionados 11, ficando a minha promessa de que em breve terminarei os cartazes restantes.


GESTÃO INTEGRADA DOS RESÍDUOS HOSPITALARES PERIGOSOS GRUPOS III e IV Os resíduos hospitalares perigosos são produzidos em quase todos os serviços, por todos os grupos profissionais, existindo questões fundamentais na sua manipulação e triagem, com vista à protecção da saúde e ambiente. Com o objectivo de informar e divulgar as boas práticas a todos os profissionais de saúde, que lidam diariamente com resíduos hospitalares, a Área Hoteleira e Serviços Gerais propõe realizar a seguinte formação: As temáticas a abordar são as seguintes: 1. Enquadramento legal dos resíduos hospitalares; 2.Triagem, acondicionamento e recolha interna de resíduos hospitalares; 3.Transporte, tratamento e destino final de resíduos hospitalares perigosos; 4.Meios logísticos aplicáveis à gestão de resíduos hospitalares; 5.Estudo de casos práticos e debate.

Agradece-se a divulgação desta formação a todos os elementos do público-alvo.

Formador: Eng.ª Susana Oliveira (Ambimed)

Público: Médicos, Enfermeiros e Auxiliares de Acção Médica

14h00-15h30 17 de Marco

´ Auditorio do Hospital de Faro


Relatório Design 2009 05 Gestão de resíduos hospitalares 9 março

05 Gestão de resíduos hospitalares Com o objetivo de dar formação a diversos grupos profissionais do Hospital de Faro sobre a Gestão Integrada dos Resíduos Hospitalares perigosos dos grupos III e IV, a engª Ana Frutuoso solicitou a construção de 3 cartazes para diferentes datas. Foi ainda construído um wallpaper com o objetivo de ser apresentado no ínicio do evento enquanto a sala enche.



Relatório Design 2009 06 DPN 11 março

06 DPN Solicitado para a publicação num semanário, foi feita a manipulação digital da fotografia, tirada por Márcio Fernandes.


NESTE MOMENTO DE EXPECTATIVA PRECISAMOS DE VOS INFORMAR QUE ESTAMOS A MELHORAR AS NOSSAS INSTALAÇÕES. Assim, para a concretização desde projecto foi necessário libertar um serviço para a recepção dos restantes a reestruturar, tendo sido opção colocar os utentes com menor dias de internamento – PUÉRPERAS – no serviço adoptado. Assim dependente de como decorrer o parto as puérperas serão admitidas em espaços distintos:

•Puerpério de Cesarianas – 5º piso

•Puerpério normal – 2º piso

O novo espaço (2º piso) está preparado para receber “mães e bebés”, tendo sido estruturado e humanizado procurando minimizar os transtornos que possam advir desta situação. Contamos com a sua colaboração e sugestões para torná-lo o mais agradável possível.

Obrigado pela sua compreensão.


Relatório Design 2009 07 Informação de deslocação das grávidas da obstetrícia 12 março

07 Informação de deslocação das grávidas da obstetrícia De modo a informar utentes e familiares da deslocação do internamento das grávidas do serviço de obstetrícia para o 2º piso, foi solicitado ao gabinete de comunicação a construção de 1 cartaz, a afixar na sala de espera do 5º piso obstetrícia, e folhetos a distruibuir aos utilizadores do serviço em causa.


Queremos ser uma ajuda válida para o bem estar biopsicossocial das nossas crianças.

Associação dos Amigos da Pediatria do Hospital de Faro Rua Leão Penedo 8000-356 Faro Tel.: 209 001 922 Fax: 289 001 924 amigospediatria.hfaro@gmail.com

Os amigos são aqueles

que nos abraçam

O aleitamento materno é o melhor alimento para o bebé. Para apoiar as mães durante a amamentação, existem os “Cantinhos da Amamentação”, nos centros de saúde e hospitais. Cantinho da Amamentação do Hospital de Faro diariamente com Conselheiras das 14h às 15h30m Telefone: 289001925 Telemóvel: 96 430 8055 E-mail:

cantinho@hdfaro.min-saude.pt

Ouvir ler em voz alta, ler em conjunto, conversar sobre livros desenvolve a inteligência e a imaginação. Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem. As imagens, informações e ideias dos livros alargam o cohecimento do mundo. Quem tem hábito de ler conhece-se melhor a si próprio e compreende melhor os outros. Ler em conjunto é divertido, reforça o prazer do convívio. Os laços afectivos entre as crianças e os adultos que lhes lêem tornam-se mais fortes. A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão.

www.planonacionaldeleitura.gov.pt


Relatório Design 2009 08 Marcador para o cantinho de amamentação 13 março

08 Marcador para o cantinho de amamentação A pedido da Educadora Rosa, do serviço de pediatria, foi solicitado a construção de 3 tipos de marcadores para livros, sendo que cada face corresponde a uma temática: 1º Associação Amigos Pediatria 2º Grupo Apoio Promoção Proteção à Amamentação 3º Projeto. Ler+ dá Saúde A impressão e implementação destes materiais foram deixados a cargo da Associação de Amigos da Pediatria do Hospital de Faro, não representando custos para o Hospital.


Remodelação do Serviço de Urologia Proposta de cor dos azulezos Design


Relatório Design 2009 09 Urologia 2 abril

09 Urologia No contexto da intervenção no espaço do serviço de Cirurgia Nascente/Urologia, foi-me solicitado em conjunto com a professora Coord. do curso de design de comunicação opinião na escolha das cores das paredes, chão, lambrins e portas, assim como na composição dos azulejos nas enfermarias e salas de trabalho. Este projecto foi articulado com o Serviço de Instalações e Equipamentos, (responsáveis pela obra).



Relatório Design 2009 10 Urgência pediátrica 3 abril

10 Urgência pediátrica No contexto das intervenções nos espaços de urgência de pediatria e de hospital de dia de pediatria, foram criadas as placas de identificação dos alunos envolvidos na criação dos desenhos, dos professores do curso de design que coordenaram o projeto e ainda das entidades envolvidas nos apoios. As placas em acrílico com impressão em vinil fosco, foram concebidas na Reclalgarve.



Relatório Design 2009 11 VOZ 4 abril

11 VOZ No âmbito do Dia Mundial da Voz, no dia 16 de abril, realizou-se no Hospital de Faro um rastreio às cordas vocais, tendo sido a minha colega do Gabinete de Comunicação, Daniela Martins Nogueira, quem criou a imagem do cartaz, no seguimento de um workshop em Illustrator, sendo que a minha intervenção foi únicamente em ajustar os materiais e a inserir a boca no boneco. Para além do cartaz foi criado um folheto para a divulgação junto dos utentes e visitantes do Hospital de Faro.


Rua Leão Penedo 8000-386 Faro (junto ao balcão de administrativo da Urgência Geral) Extensão. 12192 Contacto externo: 289 802 555 E-mail: infourgencia@hdfaro.min-saude.pt

O Gabinete de Informação e Acolhimento a Familiares e Utentes do Serviço de Urgência, pretende a personalização e humanização na prestação de cuidados no Serviço de Urgência.

Prestar informações de âmbito geral e seguras, sem referência específica ao estado clínico; Tranquilizar os familiares/acompanhantes dos utentes do S.U. através da explicação dos procedimentos e dos percursos intra–hospitalares; Atenuar junto dos familiares, a nocção de sofrimento.

Num serviço de urgência onde a prioridade absoluta é o doente, a família é muitas vezes afastada, experimentando elevados níveis de ansiedade e medo. Tendo em conta esta preocupação foi criado o Gabinete de Informação e Acolhimento aos Familiares e Utentes no Serviço de Urgências, com o objectivo de personalizar o interface Hospital-Utente-Familiares.

Promover o contacto com o Médico (ou Chefe de equipa) que está a tratar o doente;

Se o doente tiver dado entrada no Serviço, deverá ser confirmado se o doente está consciente ou não. Se estiver consciente, a informação a ser prestada ficará dependente do respectivo consentimento. Todos os outros pedidos de informação não podem ser dados por telefone.

Organizar e apoiar nas visitas dos familiares/acompanhantes ao doente; Informar o doente de que há alguém à sua espera no Hospital; Permitir ao doente o contacto com os seus familiares pessoalmente ou telefonicamente. As visitas aos doentes que se encontram internados no Serviço de Observação, do Serviço de Urgência processam-se da seguinte forma: Para solicitar informações, deverá ser preenchido um formulário próprio e identificar-se como visitantes de determinado doente junto do balcão de informações;

O gabinete de atendimento encontra-se num espaço contíguo à sala de espera da urgência, num espaço reservado. É constituído por um grupo de profissionais que compreende: psicólogos e administrativos. O grupo de psicólogos intervirá nas situações de crise e no apoio emocional aos doentes e familiares. Funciona das 9 horas às 21 horas todos os dias da semana. O balcão de informações é assegurado por um administrativo das 8 horas às 24 horas, todos os dias da semana que prestará informações de carácter geral, encontra-se localizado no posto de atendimento do Serviço de Urgência.

A informação será dada apenas a um elemento da família que a transmitirá aos restantes familiares; As prestações de informações específicas só serão fornecidas com autorização do doente; O tempo que medeia entre o pedido de informação e a obtenção de uma resposta deverá ser breve, nunca superior a 30 minutos; A 1ª informação aos familiares deverá ser dada até duas horas, após a entrada do doente no S.U. As restantes informações, serão fornecidas de 4 em 4 horas, ou quando a situação justificar.

GABINETE DE INFORMAÇÂO E ATENDIMENTO A FAMILIARES E UTENTES DO SERVIÇ ERVIÇO DE URGÊNCIA

Os familiares deverão fazer uma inscrição junto do Balcão de Informações. A vista ao doente no Serviço de Urgência é orientada por um elemento do GIASU (Gabinete e Acolhimento do Serviço de Urgência). A visita é permitida a 2 pessoas por doente em momentos alternados, devendo por isso ser reserva para familiares directos. A duração da visita será breve e ajustada a cada situação, nunca superior a 10 minutos. O pedido de informação clínica, deverá ser solicitado no Balcão de Informações até às 17h00, sendo essa informação prestada pelo médico após as 18h00, de acordo com a disponibilidade. A informação clínica será fornecida apenas a um familiar, o qual constituirá o elemento de ligação Médico - Família. Antes de abandonar o Serviço de Urgência deverá certificar-se que os seus dados e contactos estão correctos (identificação e números de telefone).


Relatório Design 2009 12 GIA_gabinete de informação e acolhimento a utentes e familiares do serviço de urgência 23 Abril

12 GIA_gabinete de informação e acolhimento a utentes e familiares do serviço de urgência Por solicitação da Dr.ª Maria josé, responsável pelo GiASU, e após uma proposta criada pela minha colega Daniela Nogueira, criei uma nova versão do folheto, reduzindo o nome do serviço para GIA, adaptei cada letra como sendo cada pessoa envolvida no processo: o G como o administrativo, o I como o utente e o A como o acompanhante. Este folheto sofreu diversas alterações no conteúdo. No entanto, mesmo após combinar com a Gráfica Comercial para a impressão dos folhetos, foi dada ordem de cancelamento das im pressões por parte da Dr.ª Maria José e até à data não foi demonstrado nenhum interesse na revisão e impressão do folheto.


Exposição Concurso de Fotografia: Um Olhar sobre Saúde e Ambiente. Abril 2009

Convite Concurso de Fotografia: Um Olhar sobre Saúde e Ambiente.

Roll-up Concurso de Fotografia: Um Olhar sobre Saúde e Ambiente.


Relatório Design 2009 13 Concurso de fotografia ”Um Olhar Sobre Saúde e Ambiente”. 23 abril

13 Concurso de fotografia ”Um Olhar Sobre Saúde e Ambiente”. A realização do concurso de fotografia “Um Olhar Sobre Saúde e Ambiente”, inaugurada dia 17 de Abril de 2009 no Museu Municipal de Faro, contou com a organização da ARSAlgarve, do Hospital de Faro, do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e da Unversidade do Algarve, do Museu Municipal de Faro. Contou com o apoio da ANA-aeroportos, Aquateste, Fnac, Gráfica Comercial, Turismo do Algarve, SONY, e com os media partners: RUA fm e Barlavento. Neste projeto, fui encarregue da concepção de diversos materiais gráficos, como: o Roll-up, convites formais e para e-mail e da apresentação digital, com base no cartaz do Prof. Fernando Amaro, da Universidade do Algarve. Para além do processo criativo fui ainda responsável pela construção dos materiais de apoio e da montagem das exposições no Museu de Faro e na Universidade do Algarve, com o auxílio do Prof. Fernando Amaro.



Relatório Design 2009 14 Cubra-se quando tossir 30 abril

14 Cubra-se quando tossir No intuito de prevenir os utentes do contágio de doenças como gripe e outras que proliferam através da difusão de micróbios, a Comissão de Controlo de Infeção Hospitalar (CCI), pediu a alteração do texto de um cartaz existente divulgado no Brasil. Embora o texto do cartaz tenha sido traduzido, foi recomendada a não utilização do cartaz, por vários motivos: 1. Alteração de um material que não pertence ao Hospital; 2. Divulgação deste tipo de conteúdo deve passar pelo parecer da ARS, entidade que gere as campanhas a nível de saúde (como se veio a constatar meses depois aquando da epidemia da Gripe H1N1). 3. A baixa resolução da imagem (72Dpi) é um impedimento para uma correta impressão e distribuição do material, com o se pretendia.


Apresentação Power-point do Plano Interno de Actuação em Situação de Emergencia (PIASE)


Relatório Design 2009 15 Apresentação plano de emergência 15 maio

15 Apresentação plano de emêrgencia Afim de constar nos planos de qualidade do Hospital de Faro, foi construída ou atualizado o Plano Interno de Actuação em Situação de Emergencia (PIASE). Desta forma, foi solicitado pelo Dr. Francisco Serra (vogal no Concelho de Administração do Hospital de Faro) a criação de uma apresentação digital (power point) do referido plano.


Comunicação não verbal na UCIP

Elaborado por Maria Célia Figueira Maria Salomé Gonçalves (Alunas do 2º ano do Curso de Pós licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica)

Hospital de Faro E.P.E.

A H O V

B I P X

C J Q Y

D E F G K L M N R S T U Z

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Escrever


Relatório Design 2009 16 livro de figuras 18 maio

16 livro de figuras Solicitado pela Enf.ª Célia Ginjas, foi dado auxílio na criação de um livro de figuras a implementar na UCI. Este trabalho deveria ainda constar no projeto de pós-graduação da enfermeira mas, devido ao fraco apoio da tutora, o projeto não foi desenvolvido até chegar a um produto final satisfatório, para além de apresentar graves falhas na comunicação e indo contra trabalhos desenvolvidos na área. Projeto não implementado.



Relatório Design 2009 17 1ª Semana da Não Violência 22 maio

17 1ª Semana da Não-Violência “Sensibilizar para Responsabilizar”. De acordo com o pedido da educadora Rosa e da psicóloga Helga Nunes, a representar a iniciativa do Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACRJ), foram criados diversos materiais gráficos para a divulgação e apresentação do evento. Os materiais criados foram: 1. Símbolo do evento; 2. Logótipo do NHACRJ 3. Cartaz de divulgação A3 4. Programa em formato brochura de 8 aginas 5. Faixa 620 cm X 100 cm 6. Layout para certificados de presença 7. Banner 8. Desenho para t-shirt 9. Senhas de refeição

Simbolo. De modo a responder ao pedido das representantes do NHACRJ, foi concebido um símbolo para o evento, com o objectivo de ser utilizado em diversos materiais. O símbolo foi criado a partir de uma pintura oferecida ao NHACRJ por uma criança e que, tem sido utilizada de forma rudimentar pelo núcleo. O desenho representa diversas crianças ao redor de um circulo amarelo. O desenho apresenta um caule com duas folhas formando uma flor, sendo as crianças as pétalas. Uma particularidade do desenho é o de todas as crianças representadas apresentarem expressões diferentes umas das outras. Depois de analisar a pintura, foi criado um novo desenho vetorial de crianças a formarem uma flor, sim expressões corporais em vez de expressões faciais. Desta forma as expressões eram mais perceptíveis aquando a redução do símbolo. De modo a conferir uma sensação de conforto e segurança, e representar o trabalho que o NHACRJ desenvolve, foi criado um vaso onde a planta assenta as suas raízes. Desta forma, representa a construção de uma base e estrutura por parte do NHACRJ junto das crianças e famílias intervencionadas.



Relatório Design 2009 17 1ª Semana da Não Violência 22 maio

Logótipo. Para além do símbolo, foi criado um logótipo para o núcleo. A tipografia escolhida foi Century gothic regular, com as iniciais maiúsculas, a qual foi alinhada à base do símbolo.

Cartaz A3. O primeiro material divulgativo concebido foi o cartaz do evento. A composição do cartaz assenta na apresentação da imagem do símbolo manipulado digitalmente para fins estéticos e divulgativos de modo a que imagem do evento (flor) se assemelhasse a uma goma, um doce de gelatina. A cor azul foi escolhida em função ao público-alvo escolhido, visto o evento destinar-se principalmente aos adultos, tendo em atenção o favoritismo por esta cor. No entanto, o público infantil, não foi descurado na escolha desta cor, visto o azul escolhido (ciano) ser um azul facilmente reconhecido pelas crianças pois é uma das cores primárias do círculo cromático, logo das primeiras com que têm contacto e, daí o seu cariz infantil. Um dos factores apontados é o facto de existir discriminação de género com a escolha desta cor. No entanto, tal não é verdade, pois segundo Celso (p.18), a cor azul é a cor mais feminina do espectro cromático, sendo a preferida pelo público feminino, ao invés da imposição feita durante a infância de que o cor-de-rosa é das meninas e o azul dos meninos.

Brochura. Para a divulgação do programa de actividades do evento, foi criada uma brochura de 8 páginas. O programa, cedido pelo NHACRJ, foi paginado e integrado no layout de forma a privilegiar a leitura e destacar os dias dos eventos. A brochura é apresentada segundo uma ordem cronológica, tendo o dia 4 de Junho especial destaque, com um fundo de cor diferente, visto este ser o dia de maior importância do evento. Devido à necessidade de se realizarem inscrições para algumas das actividades, foi criada uma ficha de inscrição anexa ao programa, encontrando-se na sua última página.



Relatório Design 2009 17 1ª Semana da Não Violência 22 maio

Faixa. Para fins comemorativos da primeira edição deste evento, foi concebida uma faixa de tela de 620cm X 100cm. Na concepção da faixa (em Corel), foi transportada a imagem do evento, utilizando parcialmente a flor apresentada no cartaz e na brochura, alinhada ao canto inferior direito, com os campos do lado esquerdo livres para a colocação de informação (titulo, dia e organização).

T-shirt. A pedido da educadora Rosa foi transportada a imagem do evento para um desenho de t-shirt, no qual consta: a identificação do evento, o desenho do símbolo e os logótipos das entidades organizadoras.

Certificado. Outro dos materiais solicitados pela comissão deste evento, foi o layout para o certificado de presença, no qual é apresentada a identidade do evento.

Banner. Para fins de divulgação, no site do Hospital e na Newsletter, foi criado um banner com a imagem do cartaz com as medidas de 185 px X 221 px.

Senhas de refeição Afim de oferecer a refeição aos oradores do dia 4 de Junho, foram criadas senhas de refeição livre no refeitório.



Relatório Design 2009 18 Serviço de Diatética_ mês do coração 22 maio

18 Serviço de Diatética_ mês do coração No âmbito do mês do coração, foi organizado pelos servidos de cardiologia, dietética, da área hoteleira e serviços gerais e do gabinete de comunicação e relações exteriores, contando ainda com o apoio da Gertal, uma iniciativa que promova a alteração dos hábitos alimentares nos nossos profissionais e nos utentes e visitantes do Hospital de Faro. Desta forma, os serviços criaram uma proposta de ementa saudável que foi aplicada pela Gertal. A iniciativa foi divulgada através de um cartaz (ementa) colocado no refeitório do Hospital de Faro, assim como pela distribuição de folhetos e de banners.


2ÂŞ proposta. fachada do Hospital (FarmĂĄcia)


Relatório Design 2009 19 Fachada da Farmácia 26 maio

19 Fachada da Farmácia Aquando das obras no espaço que é atualmente a Farmácia do Hospital de Faro, foi solicitado pelo Dr. António Pina (vogal executivo do conselho de administração) uma solução para limitar a visibilidade para dentro da farmácia. No entanto, a ideia foi abandonada, deixando a fachada à gestão da Farmácia do Hospital.



Relatório Design 2009 20 Sessão de esclarecimento sobre avc 2 junho

20 Sessão de esclarecimento sobre avc Com o inicio das sessões de esclarecimento sobre avc, por parte da unidade de avc, foi solicitada a construção de um cartaz e de um folheto de forma a divulgar junto dos utentes e dos seus familiares ou cuidadores. A interação com a unidade foi difícil, na medida em que não existe um responsável e todos os elementos terem a mesma voz. Desta forma, a incoerência nas diversas opiniões geraram conflitos e a recusa de 5 propostas de cartaz. A imagem do cartaz assenta no utente de perfil, mostrando o cérebro como um pictograma. A ideia original, nesta ultima versão, era criar contraste entre diversas zonas do cérebro, demonstrando que determinada área estava afetada devido ao AVC. No entanto, para evitar opiniões subjectivas, redutoras ou de outro genero, optou-se por deixar a imagem como a apresentada. O folheto com as dimensões de 20cm X 9,5cm, foi criado a cores e a preto e branco, sendo este o mais indicado para se reproduzir na reprografia, conforme solicitado.


AVISO Nº: UTENTE Nº: DATA DE EMISSÃO:

Rua Leão Penedo – 8000-386 Faro NIPC: 508 718 872

<aviso> <referência> <data emi>

Apoio ao Utente Ligue:

289 00 20 15

Fax:

289 00 20 40

Email:

utente@hdfaro.min-saúde.pt

<

<NOME> <MORADA> <LOCALIDADE> <CÓDIGO POSTAL>

Exmo. (a) Sr. (a) Verificámos que se encontra em divida o pagamento das Taxas Moderadoras referentes aos actos médicos abaixo indicados. Para sua comodidade poderá optar por efectuar o pagamento via Rede de Caixas Multibanco, Lojas Payshop, Balcões CTT ou ainda na Contabilidade deste Hospital, entre as 9:00 e as 12:30 e entre as 14:00 e as 16:00 horas todos os dias úteis. Caso já tenha efectuado o pagamento, esteja isento, ou queira proceder a alguma actualização, por favor devolva pelo correio, com este documento, uma cópia comprovativa

ZONA DE CERTIFICAÇÃO PARA OS CTT

Nº Episódio

Data

Descrição

Valor

TOTAL A PAGAR DATA LIMITE DE PAGAMENTO

<total> € <data lim>

O talão emitido pelas caixas Multibanco, a vinheta dos CTT ou o recibo dos agentes Payshop servem como comprovativo do pagamento.

RESERVADO A LEITURA ÓPTICA. NÃO DOBRAR. NÃO ESCREVER. TALÃO DE CONTROLO

|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||| <barras>

Utilizando a Rede de Caixas MULTIBANCO, utilize o seu cartão bancário, seleccionando em “OUTRAS OPERAÇÕES” a operação “PAGAMENTO DE SERVIÇOS” e introduza:

ENTIDADE

<entid>

REFERÊNCIA

<ref>

MONTANTE

<total>

PAGÁVEL NAS ESTAÇÕES DOS CTT

<NOME> AVISO Nº:

<aviso>

DATA: <data emi>

TOTAL: <total>

RESERVADO A LEITURA ÓPTICA • NÃO DOBRAR • NÃO ESCREVER • NÃO CARIMBAR • NÃO AGRAFAR

Termine confirmando com a tecla verde

<ocr>

E AGÊNCIAS PAYSHOP

<ocr>


Relatório Design 2009 21 Taxas Moderadoras 4 junho

21 Taxas Moderadoras Com o objetivo de facilitar os pagamentos de taxas moderadoras ao hospital, por parte dos utentes, os serviços financeiros incluíram o pagamento por multibanco e paypal nos métodos de pagamento. Desta forma, conforme solicitado pelo Dr. Paulo Teixeira foi criada a carta de pagamento tipo de modo a ser implementada pela empresa multibanco.


Composição da Comissão Consultiva: Direcção Técnica 1 Médico 1 Enfermeiro 1 Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica 1 Técnico de Superior de Saúde 1 Técnico Superior S. Administrativos 1 Funcionário Administrativo 1 Funcionário dos Serviços Gerais 1 Técnico S. Informática

Comissão consultiva

Gabinete Técnico

Comissão Executiva

Conselho de Administração

Hospital de Faro | Centro de Formação, Investigação e Conhecimento Anexo I: Organigrama

Secretariado

Serviços de Gestão de meios pra formação em contextos de trabalho

Serviços de gestão de plataformas para formação à distância

Serviços de concepção e preparação de conteúdos pedagógicos

Serviços de apoio à pesquisa e tratamento de dados para investigação

Composição do Gabinete Técnico:

Composição da Comissão Executiva: Coordenador 1 Médico 1 Enfermeiro 1 Farmacêutico 1 Técnico Responsável Financeiro 1 Técnico de Diagnóstico e Terapeútica


Relatório Design 2009 22 Organograma centro de formação 9 junho

22 organograma centro de formação Por solicitação do Dr. Francisco Serra, foi criada a composição gráfica do organograma do Centro de Formação, Investigação e Conhecimento.



Relatório Design 2009 23 IX jornada de pediatria 17 junho

23 IX jornada de pediatria Solicitado pelo serviço de pediatria, foi tirada uma fotografia da fachada da urgência de pediatria com o objectivo de constar nos materiais de divulagação das IX Jornadas de Pediatria. Os materiais foram desenvolvidos por uma entidade exterior, em articulação direta com o serviço. Esta fotografa antes de ser enviada foi pintada digitalmente, pois era notória a degradação na pintura do edifício, para além de ter sido necessário retirar digitalmente uma criança que se encontrava na composição, assim como, apagar a matricula do carro estacionado à frente do edifício. Para além da manipulação digital da imagem, foi produzido um banner de 185px X 221px para a divulgação no site institucional.



Relatório Design 2009 24 Manual de Acolhimento do Hospital De Faro 19 junho

24 Manual de Acolhimento do Hospital de Faro Processo iniciado pelo serviço de gestão de recursos humanos, foi dado a conhecer ao gabinete de comunicação através do conselho de administração. O objetivo deste material seria dar a conhecer aos novos funcionários do hospital as informações essenciais, tais como diretores de serviço, serviços e recursos que existem no hospital, entre outros. Este material estaria disponível em formato livro nos recursos humanos e disponibilizado via eletrónica na plataforma e-learning, ou através de cd-rom. Com base nos conteúdos enviados pelos recursos humanos, foi elaborada a paginação do manual a imprimir. No entanto, este trabalho não foi terminado devido à desatualização dos conteúdos enviados. Após o gabinete de comunicação solicitar ao serviço de recursos humanos a correção das informações a constar no guia, não houve qualquer tipo de feedback por parte desse serviço. Este é um projeto muito interessante para o hospital e para os seus funcionários, no entanto, deve ser repensada, tanto a nível de conteúdos como de suportes.



Relatório Design 2009 25 Carimbos Hospital de Faro, E.P.E. e expediente 24 junho

25 Carimbos Hospital de Faro, E.P.E. e expediente Solicitado pelo Dr. Francisco Azevedo, gestor documental no serviço de expediente, os carimbos têm o intuito de validação e autenticação da correspondência expedida pelo Hospital de Faro. Foram concebidas três proposta, sendo um referente ao serviço de expediente e as 2 restantes relativas à instituição. Foi concebida uma proposta para ser utilizada durante as comemorações dos 30 anos do Hospital e uma normal, sem a referência aos 30 anos.



Relatório Design 2009 26 Balcões de informações e atendimento 3 julho

26 Balcões de informações e atendimento O hospital adquiriu 5 balcões para os postos de informação e vigilância, a ser distribuidos em locais estratégicos dentro da instituição. Desta forma, conforme solicitado pelo Dr. António Pina (vogal no conselho de administração), tratei da imagem gráfica dos blacões, concebi um desenho com as dimensões de 1,27x1,05m a ser impresso em vinil autocolante, a aplicar na parte da frente dos balcões. Foi pedido orçamento à reclalgarve, que apresentou o valor de 35€ à unidade. O restante processo foi realizado via aprovisionamento.



Relatório Design 2009 27 Gripe A plano de contigencia 6 julho

27 Gripe A plano de contigencia 6 julho Com o deflagrar sa epidemia de Gripe H1N1, o hospital nomeou uma equipa de contigencia para esta problemática. Desta forma, o Dr. Rui Pereira e a Enf.ª Rita Maio, solicitaram a colaboração do gabinete de comunicação e relações externas para a concepção da capa do plano de contigência institucional para a Gripe A(H1N1).



Relatório Design 2009 28 Convites de inauguração da nova farmácia do hospital 8 julho

28 Convites de inauguração da nova farmácia do hospital Com a inauguração da Farmácia foi solicitado a concepção de um convite para celebrar o evento. Este material foi dispensado, visto a farmácia ter tratado da sua própria divulgação.



Relatório Design 2009 29 Suplemento 28x20 14 julho

29 Suplemento 28x20 Tendo o hospital sido convidado para aparecer num suplemento, o gabinete de comunicação concebeu uma imagem que expressa a visão da instituição. Pretendeu-se demonstrar o cuidado com a marca e a humanização cada vez maior no contacto com o utente. É ainda abordado as diversas intervenções na requalificação dos serviços do Hospital de Faro, sendo um dos motivos de orgulho na comemoração dos 30 anos da instituição.


Sequência para colocar o equipamento de protecção individual. O tipo de equipamento de protecção individual (EPI) a ser usado depende do nível de precaução necessário. Por exemplo, equipamento padrão e de isolamento de contacto, isolamento para infecções transmitidas por gotículas ou por via aérea. 1. Bata • Cubra todo o tronco com a bata, desde o pescoço até aos joelhos, • Cubra os braços até aos pulsos e aperte a bata à cintura; • Aperte, à medida, na zona da cintura e do pescoço. 2. Máscara ou respirador. • Certifique-se que os cordões ou a banda elástica estão colocados a meio da cabeça e junto ao pescoço; • Ajuste a banda flexível sobre o nariz; • Ajuste-a ao rosto e abaixo do queixo; • Verifique o ajuste do respirador de particulas. 3. Óculos protectores ou viseiras. • Coloque os equipamentos e ajuste convenientemente. 4. Luvas • Estenda as luvas de forma a cobrirem o punho da bata de isolamento.

Utilize práticas de trabalho seguras para se proteger e limitar a propagação da contaminação • • • •

Mantenha as mãos afastadas da cara; Limite o contacto com superfícies; Mude de luvas após cada intervenção; Realize a higiene das mãos.

Sequência para retirar o equipamento de protecção individual À excepção do respirador, retire o EPI à saída do quarto ou na antessala. Retire o respirador depois de sair do quarto do paciente e após fechar a porta.

1. Luvas • O exterior das luvas está contaminado! • Agarre na parte exterior da luva com a mão oposta à mão que tem a luva calçada e retire-a; • Sustenha a luva que retirou com a mão enluvada; • Deslize os dedos da mão sem luva por baixo da outra luva que não foi retirada; • Retire a luva de maneira que acabe cobrindo a primeira luva; • Descarte as luvas nos recipientes apropriados. 2. Óculos protectores e viseiras • O exterior dos óculos e o da viseira estão contaminados! • Retire-os agarrando na parte mais posterior das peças de fixação (hastes dos óculos ou viseiras); • Coloque-os num recipiente apropriado para reprocessamento ou despejo. 3. Bata • A parte dianteira da bata e as mangas estão contaminadas; • Desate os cordões; • Tocando somente no interior da bata deve retirá-la passando por cima do pescoço e dos ombros; • Volte a bata pelo avesso; • Dobre ou enrole-a e descarte-a. 4. Máscara ou respirador • A parte dianteira da máscara ou respirador está contaminada; • Retire-a agarrando nos cordões ou elásticos, retirando inicialmente o de baixo e, em seguida, o de cima; • Descarte no recipiente apropriado.

Proceda à higiene das mãos logo após retirar qualquer tipo de equipamento de protecção individual.


Relatório Design 2009 30 EPI 23 julho

30 EPI De forma a informar e educar os funcionários da instituição que necessitam de manipular equipamento de proteção individual (EPI), na sequência do plano de contigência da Gripe H1N1. Desta forma, foi solicitado pela Enf.ª Rita Maio a adaptação de um cartaz espanhol para a nossa realidade.


Ficha de Referenciação

Etiqueta

NHACJR Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Hospital de Faro E.P.E.

Motivo de referenciação

Acompanhante

Telefone: Data __ /__/__

Hora: __h __m

Observação:

Exames Efectuados:

Outras observações:

(Assinatura/nº mec.) Nota: Esta Ficha de Referenciação é meramente ilustrativa, encontrando-se o original disponível nos Serviços do HCF. Praceta Azevedo Gneco Bloco 17E -1ºB 8000 - Faro

Extensão: 41110 Contacto externo: 289 001 932 Fax: 289 001 934 Email: nhacjr.hdf@gmail.com

Objectivos A Direcção Geral de Saúde determina que todas as Crianças e Jovens, desde o nascimento até aos 18 anos de idade, em situação de risco devem ser referenciadas ao NHACJR.

Orientar

Detectar

Situações que envolvam crianças e jovens em risco

Diagnosticar

Intervir

Segundo o nº2 do artigo 3º da Lei 147/99 são consideradas situações de risco:

Equipa:

● Agressões sexuais ou sujeitas a abusos sexuais;

Dr.ª Helga Nunes - Psicóloga Clínica

● Tentativa de suicídio;

Dr. Raul Coelho - Pediatra (Coordenador) Dr.ª Rosa Machado - Ed. de Infância Enf.ª Fernanda Simões - Enfermeira

● Abandono;

Dr.ª Sandra Pinto - Assistente Social

● Negligência (ausência de cuidados básicos de saúde, higiene, educação e alimentação);

Teresa Alexandre - Secretária

● Trabalho infantil; ● Maus-tratos físicos ou psíquicos; ● Situações que afectem a segurança e o equilíbrio emocional.

Referenciação ao NHACJR Todas as situações de risco detectadas em todos os Serviços Hospitalares que recebam crianças e jovens dos 0 até aos 18 anos - deverão ser referenciadas ao NHACJR através de Impresso próprio que se encontra no verso deste folheto.


Relatório Design 2009 31 Folheto núcleo (NHACRJ) 30 julho

31 Folheto núcleo (NHACRJ) A construção desta proposta para folheto do Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Hospital de Faro, E.P.E. (NHACRJ) foi uma iniciativa minha, para a substituição do folheto em circulação. O folheto em circulação foi construído pelo gabinete de comunicação, antes da minha entrada no hospital e utiliza imagens de má qualidade e pouco apelativas. A minha proposta foi enviada para o NHACRJ para apreciação e implementação caso o decidam.


Telemóveis do Serviço de Atendimento à Gripe no Hospital de Faro Unidade de atendimento à Gripe.

Ext. 12220 - Médicos 12227 - Enfermeiros

Dra. Paula Proença

925482502

Dr. Rui Pereira

925482588

Médico do Atendimento 24h da gripe

925482589

Enfermeiro do Atendimento 24h da gripe

927246370

Tlm. do Delegado de Saúde

966825383

Fax do Delegado de Saúde

289821091

Fax da Área do Atendimento à gripe do Hospital de Faro

289891258

Dr. João Camacho (ARS)

963381561

Telemóveis do Serviço de Atendimento à Gripe no Hospital de Faro Unidade de atendimento à Gripe.

Ext. 12220 - Médicos 12227 - Enfermeiros

Dra. Paula Proença

925482502

Dr. Rui Pereira

925482588

Médico do Atendimento 24h da gripe

925482589

Enfermeiro do Atendimento 24h da gripe

927246370

Tlm. do Delegado de Saúde

966825383

Fax do Delegado de Saúde

289821091

Fax da Área do Atendimento à gripe do Hospital de Faro

289891258

Dr. João Camacho (ARS)

963381561


Relatório Design 2009 32 Contactos atendimento à gripe 4 agosto

32 Contactos atendimento à gripe Devido ao plano de contigência da Gripe H1N1 foi solicitada a paginação da lista de contactos de referencia do hospital para a unidade de atendimento à gripe.


Se apresentar febre acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: If you have fever along with any of the following symptoms:

-

Tosse Espirros Dor de garganta Dificuldade em respirar

Dirija-se ao balcão 3. Obrigado.

-

Cough Sneezing Sore throat Breathless

Por favor, não retire a máscara.

Please follow to balcão 3. Thank you.

Acesso Restrito

(apenas pessoal autorizado) Plano de contigência da Gripe


Relatório Design 2009 33 Etiqueta respiratória 7 agosto

33 Etiqueta respiratória Continuando a problemática da contigência da gripe A, foi solicitado ao gabinete de comunicação uma série de materiais informativos sobre etiqueta respiratória e indicativos para os locais de atendimento. Estes materiais foram articulados com a Koisaskomideias, sendo que o custo dos materiais foi atribuído ao centro de custos da comisão da gripe.



Relatório Design 2009 34 4º Congresso de enfermagem 27 agosto

34 4º Congresso de enfermagem Solicitado pela Enf.ª diretora Mª Filomena Martins, o gabinete de comunicação desenvolveu a divulgação do evento, sendo que os materiais gráficos, à parte do banner de 185x221px, não foram desenvolvidos pelo gabinete de comunicação.


si

3O

os a cuidar d e an

CTT Faro

2009-00-00

Bilhete Postal

30 anos a cuidar de si

Taxa Paga • Postage Paid Válido para Portugal

ENDEREÇO

Portugal

30 anos a cuidar de si


Relatório Design 2009 35 Postal e selo 30 anos 3 setembro

35 Postal e selo 30 anos De forma a assinalar o inicio das comemorações dos 30 anos da instituição, foi criada uma parceria com os ctt, para a produção de um inteiro postal e de um carimbo comemorativo. Assim, concebi diversas propostas de inteiro postal, sendo a fachada do hospital a imagem escolhida. A finalidade do carimbo é de marcar os postais no dia da inauguração.


Nome

___ /___ /________

Enviar diariamente até às 15H

Admissão

Dt.

Data:

(F/M)

Sexo (Anos/Meses)

Idade Patologias Associadas

Casos Internados de GRIPE A (H1N1)

(Sim/Não)

Assistida

Ventilação Prognóstico

informação

Profissional que prestou a


Relatório Design 2009 36 Casos Internados de Gripe A - Diário 4 setembro

36 Casos Internados de Gripe A - Diário Ajuda a nível gráfico na implementação da imagem institucional no registo diário de casos internados de gripe A (H1N1). Este pedido partiu da Dr.ª Carla Faim Pessoa, assistente da diretora clínica.


Familiares e visitas Informações médicas As informações acerca do estado clínico dos utentes são dadas pelo médico, nos dias de semana, das 12h às 12h30m.

O que deve trazer: Artigos de higiene pessoal; Pijama/camisa de dormir; Chinelos; Água.

Outras Informações: Lave as mãos antes e depois da visita Informe a equipa de saúde do seu n.º de telefone e se necessita de apoio social O doente não deve de ficar com dinheiro ou objectos de valor

GUIA DE ACOLHIMENTO

Crianças e idosos devem evitar a visita ou permanecer por pouco tempo.

Rua Leão Penedo 8000-386 Faro Telf. Medicina II: 289 891 286 Telf. Hospital: 289 891 100 Fax: 289 001 971 www.hdfaro.min-saude.pt

Serviço de

Medicina II

Dermatologia

7ºPiso|Medicina II|Dermatologia


Relatório Design 2009 37 Medicina 2_Dermatologia 9 setembro

37 Medicina 2_Dermatologia Solicitado pelo serviço de dermatologia, concebi um cartaz informativo destinado aos familiares dos utentes internados e visitas, com instruções básicas sobre o funcionamento do serviço. Foi ainda concebido um Guia de Acolhimento sob a forma de folheto.


Por favor, dirija-se à porta principal (porta automática) do edifício.

Obrigado!

ZONA DE ROUPA LIMPA. Proibida a passagem, por favor toque à campaínha. Obrigado!


Relatório Design 2009 38 Informações das portas 10 setembro

38 Informações das portas Conforme solicitado pela Eng.ª Ana Frutoso, concebi um cartaz informativo a colocar nas portas dos serviço de urgência devido a uma das portas elétricas se encontrar temporariamente avariada, o que em conjunto com a passagem constante dos utentes e acompanhantes junto da porta exterior, inviabilizava a correta climatização da sala de espera do serviço de urgência em pleno mês de agosto. Foi ainda pedido um cartaz para informar a alteração da entrada de utentes que têm consulta durante o fim de semana, altura em que o circuito, devido ao menor número de seguranças, é alterado. Por fim, solicitado pela Engª Rosa Nobre, foi concebido um cartaz para o serviço de rouparia de modo a limitar o acesso.


OSTEOTOMIA DO JOELHO

Se o utente ou familiar desejar mais informação, poderá consultar a equipa de médicos que o assiste, de modo a esclarecer qualquer dúvida.

Rua Leão Penedo 8000-386 Faro Tel.: 289 891 260 Fax: 289 891 262

Serviço de

Ortopedia

www.hdfaro.min-saude.pt 6º Piso|Ortopedia Director: Dr. Carvalho da Silva

OSTEOTOMIA DO JOELHO O objectivo principal da cirurgia consiste em eliminar ou diminuir as dores artrósicas e melhorar a função do joelho de modo a ser alinhado nos seus eixos e corrigido.

A cirurgia necessita de anestesia, que será assegurada pela equipa de anestesistas.

As complicações da intervenção cirúrgica para Osteotomia Valgizante do Joelho, podem ser: - Infecção ao nível da ferida operatória; - Hemorragia massiva por lesão de alguma artéria, que em alguns casos pode originar a morte e que pode ocorrer durante ou após a cirurgia, podendo chegar à amputação do membro. - Lesão ou dano ao nível do sistema nervoso, que consequentemente poderá causar transtornos sensitivos e/ou motores; - Fractura do osso que é manipulado na cirurgia;

A intervenção consiste em corrigir o eixo do joelho mediante uma sessão do osso. Esta situação mantém-se através de material metálico como agrafos, placas, parafusos.

Todas as intervenções cirúrgicas, tanto pelo procedimento cirúrgico, como pela situação vital de cada doente (diabetes, cardiopatia, hipertensão, idade avançada, anemia, obesidade, entre outros) tem implicitamente uma série de complicações comuns e potencialmente sérias que poderão requerer tratamentos complementares, ao nível médico, cirúrgico, assim como uma percentagem mínima de mortalidade.

Osteotomia do Joelho

- Flebite ou trombo flebite que pode causar, no pior dos casos, embolismo pulmonar e morte; - Redução, alongamento, defeitos na rotação ou de angularidade do membro intervencionado e instabilidade do joelho que faça com que seja necessário o uso de dispositivo ortopédico. - Rigidez muscular; - Persistência na dor; - A realização da osteotomia da tíbia não pressupõe que futuramente não seja necessário a substituição da articulação.

6º Piso|Ortopedia

FOLHETO INFORMATIVO

Outras informações.


Relatório Design 2009 39 Serviço de Ortopedia folhetos 14 setembro

39 Serviço de Ortopedia folhetos Solicitado pelo serviço de ortopedia, foram concebidos o guia de acolhimento e 12 folhetos informativos. Os conteúdos foram disponibilizados pelo serviço e aplicados no layout que defini como parte da imagem institucional. As imagens foram retiradas de bancos de imagens e tratadas digitalmente. Os materiais foram entregues ao serviço de ortopedia mas necessitam de revisão de conteúdos.



Relatório Design 2009 40 Separação de resíduos hospitalares 15 setembro

40 Separação de resíduos hospitalares Partindo de uma ideia da enfermeira Alexandra, da unidade de AVC, concebi os desenhos para autocolantes indentificativos para a separação dos resíduos. Para avançar com esta ideia da forma mais correta possível, contactei a Engª Ana Frutuoso que me auxiliou a identificar os diferentes tipos de resíduos e os cuidados e ter com cada um dos grupos de resíduos hospitalares. Foram pedidos orçamentos à Koisaskomideias e à Reclalgarve, pelo que a segunda ofereceu para fornecimento de autocolantes em vinil com impressão digital de conformidade com o desenho apresentado: Dimensões de 0.25x0.18m, 90 Unidades - Preço Global: 9 87,00 (oitenta e sete euros) + iva Dimensões de 0.20x0.07m, 90 Unidades - Preço Global: 9 27,00 (vinte e sete euros) + iva Sendo a proposta adjudicada pelo Dr. António Pina, vogal no conselho de administração, os materiais foram impressos e distribuídos pelos pisos, por mim e pela Eng.ª Ana Frutuoso.



Relatório Design 2009 41 Livro de encargos 29 setembro

41 Livro de encargos O Dr. Francisco Azevedo iniciou o processo de construção do livro de encargos do hospital, onde foram definidos o regulamento do estacionamento do hospital de faro e a localização das câmaras de video vigilância no interior e no exterior das instalações da instituição. Desta forma, foi-me solicitado auxilio na elaboração dos desenhos necessários.



Relatório Design 2009 42 Banner V jornadas de Cardiologia do Algarve 6 outubro

42 Banner V jornadas de Cardiologia do Algarve Para auxiliar a divulgação das V jornadas de Cardiologia do Algarve no site institucional, concebi o banner de 185x221px. Os materiais gráficos deste evento forma desenvolvidos por uma entidade exterior à instituição em articulação direta com o serviço de cardiologia.


Guia de acolhimento aos alunos do curso de Mestrado Integrado em Medicina Serviços de Consulta Externa. Piso

Serviço

Director do Serviço

C.Ext.*

Estomatologia

Dr. Luís Barradas

C.Ext*./DPSM**

Pneumologia

Dr. Ulisses Brito

C.Ext.*/DPSM**

Psiquiatria

Dr.ª Ana Trindade

* Consulta Externa (edifício do Ambulatório) ** Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental

Apoio Clínico Piso

Serviço

Director

Anatomia Patológica

Dr. José Luís Morera

Imuno-Hemoterapia

Dr. José Marquez

2º/3º

Religioso

Diác. Rogério Egídio

2º/3º

Social/Gab. Utente

Dr.ª Ermelinda Gago

Dietética e Nutrição

Dr.ª Teresa Diniz

Farmácia

Dr.ª Carmelinda Martins

1º*

Psicologia

Dr.ª Maria José Fernandes

Este Folheto tem como objectivo servir de guia ao novo integrante do Hospital de Faro, dando a conhecer a localização dos diversos Serviços, Gabinetes de Apoio e Comissões, assim como, os seus respectivos directores e responsáveis. Para mais informação, consulte o site do Hospital de Faro, E.P.E. (www.hdfaro.min-saude.pt), ou fale com o seu orientador ou contacte-nos através do Centro de Formação.

* Edifício do ambulatório

Edificio do Ambulatório. Todas as consultas externas são realizadas no edificio do Ambulatório.

Centro de Formação, Investigação e Conhecimento centroformacao@hdfaro.min-saude.pt Ext.11529/11533 Horário: 9h00-17h30 Coordenadora: Dr.ª Emília Parreira Ext.11532

Bem-vindo ao Hospital de Faro, E.P.E. No âmbito da cooperação entre o Hospital de Faro e a Universidade do Algarve, visamos a integração dos alunos do curso de Mestrado Integrado em Medicina, do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da UALG, nesta instituição hospitalar.

Piso

Serviço

Director do Serviço

Gastrenterologia

Dr. Horácio Guerreiro

Imuno-hemoterapia

Dr. José Delgado Marquez

M.F. Reabilitação

Dr.ª Helena Branco Gomes

Patologia Clínica

Dr. João Ataíde Ferreira

O Hospital de Faro, que assinala em 2009 os seus 30 anos de existência ao serviço dos utentes do Algarve, é uma unidade de saúde integra o conjunto de hospitais do denominado Grupo II (hospitais centrais). Serve uma população de cerca de 253 mil habitantes, número este que pode, no entanto, triplicar na época de verão. Tem uma capacidade de 468 camas, 7 berços e 12 incubadoras, localizadas no edifício principal de 8 pisos.

Imagiologia

Dra. Fernanda Ramos Emídio

Urgência

Dr.ª Dagoberta Lima

Nefrologia

Dr. Pedro Leão Neves

Oncologia Medica

Dr.ª Irene Furtado

UCIP

Dr. Rui Patraquim

Dispõe ainda de um edifício de 5 pisos, dedicado às consultas externas e outras actividades de ambulatório, situado no perímetro do edifício central e de um outro edifício localizado à entrada de Faro. Neste encontram-se o Serviço de Pneumologia e o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental.

Anestesiologia

Dr.ª Nídia Mulenas

Cirurgia Geral

Dr. Gomes Ferreira

Cirurgia Plástica/Reconstrutiva

Dr.ª Amélia Ferreira

Otorrinolaringologia

Dr. Sérgio Verissimo

Urologia

Dr. José Neves

Obstetrícia/Ginecologia

Dra. Olga Viseu

Oftalmologia

Dr.ª Isabel Lares

O.R.L.

Dr. Jorge Gabriel

Neurocirurgia

Dr. Daniel Maymone

Neurologia

Dr. Carlos Basílio

Ortopedia

Dr. Carvalho da Silva

Dermatologia

Dr.ª Clarisse Rebelo

Medicina Interna II

Dr. Idálio Mendonça

Pediatria

Dr. José Francisco V. Maio

Cardiologia

Dr. Veloso Gomes

Medicina Interna I

Dr. José Manuel Pastor

Num breve resumo, pretendemos dar-lhe uma visão geral deste hospital:

Assumindo-se como a unidade de referência do sotavento algarvio, o Hospital de Faro dispõe de 27 especialidades, sendo em algumas delas a unidade de referência a nível regional. O hospital conta no seu corpo clínico com a colaboração de 265 médicos e 113 internos de Especialidade. Dispõe de variados serviços e gabinetes direccionados para o apoio ao utente e está equipado com os mais actuais sistemas de informação. Centro de Formação, Investigação e Conhecimento O Centro de Formação, Investigação e Conhecimento (CFIC) tem como principal objectivo dar resposta às necessidades dos profissionais do Hospital de Faro nas diversas áreas da formação e investigação, valorizando o desenvolvimento das competências e qualificações técnicas dos seus recursos humanos. Localizado no edifício dos Serviços de Instalação e Equipamentos (SIES), o Centro de Formação contou, em 2008, com um volume de formação de 28639 horas em 100 acções e com a participação de 1995 formandos.


Relatório Design 2009 43 folheto guia de acolhimento para alunos de medicina 7 outubro

43 Folheto: guia de acolhimento para alunos de medicina Com o inicio do curso de medicina na Universidade do Algarve, na Escola Superior de Saúde, foi solicitado ao gabinete de comunicação a construção de um folheto informativo para orientação dos novos alunos aquando da sua deslocação ao hospital. Desta forma, após o centro de formação me ter disponibilizado os conteúdos, concebi o folheto em tríptico. Este folheto foi revisto pela Dr.ª Ana Camacho, membro executivo do centro de formação na área da medicina e impressos 50 exemplares.


Dor torácica e dispneia em treino de futebol

Joaquim Silva, Rui Candeias, Pedro Sousa, Joana Trigo, Ilidio Jesus, Veloso Gomes

Anamnese:

A.P.C., 30 anos, sexo masculino, caucasiano, brasileiro, jogador federado de futebol de salão, internado no S. de Cardiologia no dia 28/01/09 por dor torácica e dispneia. Durante o treino iniciou um quadro de dor retro-esternal, duração de 20 min., Agravada com inspiração profunda e decúbito dorsal, aliviando com repouso.

Electrocardiogramas seriados

Antecedentes:

Asma brônquica. Sem HTA, tabagismo, dislipidémia ou DM 2 Nega hábitos toxicológicos e medicamentosos.

Antecedentes Familiares:

Sem antecedentes de morte súbita. Sem antecedentes de doença cardíaca em idade jovem.

Exame Objectivo: À entrada o doente encontrava-se sem dor torácica,eupneico. PA: 130/60 mm Hg; Pulso rítmico, 60/min., amplo, simétrico. AC: S1 N A2 N, P2 N, sem sopros, sem atrito pericárdico. AP: MV mantido e simétrico, sem ruídos adventícios. Abdómen livre, indolor à palpação. Sem TJV, hepatomegalia ou edemas periféricos.

Hipóteses diagnósticos

Ecocardiograma

1- Pericardite/Miocardite 2- Sindrome Coronário Agudo 3- Embolismo Pulmonar 4- Valvulopatias 5- hipertensão pulmonar 6- Dor da parede torácica 7- Dor Psicogénicas 8-Dor relacionada com asma de esforço 9- Patologia da aorta

Radiografia do Tórax

1- Cavidades não dilatadas 2- VE com ligeira hipertrofia do SIV (mm), com boa função 3 – VD com boa função

Análises clínicas 28 jan 13h40

Prova de esforço 28 jan 20h50

29 jan

Hb (g/L)

165

D-dímeros (ng/ mL)

1190

CK-MB (ug/L)

2,0

2,0

1,0

Troponina I (ng/ mL)

0,014

0,010

0,010

Mioglobina (ug/L) BNP (pg/mL)

Cateterismo Cardíaco

ECG Pico de Esforço

32,5 < 10,0

PCR (ug/mL)

Prova de função respiratória

4 – Válvulas sem alterações 5 – Origem normal das coronárias 6 – Pericárdio normal

Prova de função respiratória e teste de provocação brônquica com Metacolina: sem alterações.

8

Prova de esforço com protocolo de Bruce até aos 85% da FCM prevista normal, sem arritmias e sem alterações sugestivas de isquémia.

Angio-Tac

Plano

Evicção de actividade desportiva; Follow up em consulta um mês após alta, sem recorrência dos sintomas; Repetição de exames complementares sem alterações; Reiniciou a prática desportiva 3 meses após a alta.

Sem alterações da vasculatura pulmonar Sem alterações da aorta Sem alterações cardíacas

Conclusão 1- Dor torácica e alterações electrocardiográficas em atleta de competição. 2- Sem documentação de patologia cardíaca orgânica. 3- Teste metacolina não comprovativa de asma brônquica. 4- Dor torácica provavelmente não cardíaca e alterações não relacionados com actividades desportivas.

Serviço de Cardiologia


Relatório Design 2009 44 Cartazes interno do serviço de cardiologia 8 outubro

44 Cartazes interno do serviço de cardiologia Solicitado pelo interno Joaquim Silva, do serviço de cardiologia, dei auxílio na revisão gráfica dos cartazes científicos sobre a “Dor torácica e dispneia em treino de futebol” e “Síncope de afogamento durante prova de natação”. O modelo de cartaz utilizado foi o mesmo que o aplicado nos (04) Cartazes da obstetrícia.


16 de Outubro | “Alcançar a Segurança Alimentar em Época de Crise” 1-3 Porções 3-5 Porções

by: Gabinete de Comunicação e Relações Externas

Dia Mundial da Alimentação 1-3 Porções

1,5 - 4,5 Porções

1-2 Porções

3-5 Porções

4-11 Porções

A Associação Portuguesa de Dietistas identifica os 10 mais importantes Direitos à Alimentação

1. Direita a pelo menos 3 refeições diárias 2. Direito à alimentação a custo sustentável e justo 3. Direito a uma alimentação saudável 4. Direito a uma alimentação variada 5. Direito a comer em porções adequadas


Relatório Design 2009 45 Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro- Direito à Alimentação! 12 outubro

45 Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro- Direito à Alimentação! 12 outubro No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, foi solicitado pelo serviço de dietética, a construção de um cartaz com a nova roda dos alimentos. Foi ainda pedida colaboração do gabinete para a impressão de 200 folhetos produzidos por uma interna do serviço.


Gabinete de Comunicação e Relações Externas

Serviço de Imuno-hemoterapia • Remodelação das salas de

colheita. • Remodelação do secretariado

de atendimento ao publico. • Requalificação de toda a área

laboratorial.

Serviços Farmacêuticos • Deslocalização integral para

novas instalações. • Apetrechamento de todas as

áreas com novo equipamento. • Instalação do Kardex (gestão

do medicamento).

Salas de formação • Requalificação das salas de

formação. • Colocação de parede amoví-

vel com isolamento acústico. • Colocação de tectos falsos. • Aquisição de mobiliários.

Rua Leão Penedo 8000-386 Faro Estacionamentos • Criação de novas áreas de es-

tacionamento para utentes e

profissionais.

Telf. Hospital: 289 891 100 Fax: 289 001 971 E-mail: administracao@hdfaro.min-saude.pt

www.hdfaro.min-saude.pt

Requalificação das áreas assistenciais

Melhoramos espaços a pensar em Si


Relatório Design 2009 46 Feira 6 outubro

46 Feira A instituição foi convidada a marcar presença na feira de Stª Maria em Faro, num stand localizado na tenda das instituições. Para marcar presença na feira, o hospital adquiriu um suporte pop-up desdobrável com balcão, com possibilidade de personalização em vinil. Desta forma, concebi a personalização do pop-up usando a temática das comemorações dos 30 anos e o aconteceu durante esse período na instituição. Optou-se por uma vertente informativa, divulgando a quantidade de serviços, especialidades médicas e clínicas e quais as unidades de referência na região. Concebi ainda um folheto informativo sobre os serviços requalificados e o desenho para impressão em canetas.


Encontro Equidade, Efectividade e Eficiências em Saúde Prémio de Boas Práticas Área de Enquadramento: Equidade

A Comunicação ao Serviço da Saúde

Hospital + Cultura 1º Classificado - “Respirar a Cidade”- Ana Lúcia Pereira da Silva Nobre

Participação da escritora Lídia Jorge na palestra “RESSUSCITAR...AS EMOÇÕES”

Tema apresentado na Hoscult publicado no Jornal de Monchique

Cuidados e esclarecimentos a utentes com

Idalécio Bernardo

•Médico Nefrologista no Hospital de Faro

SESSÃO INFORMATIVA

Inês Sousa

•Dietista no Hospital de Faro

Luís Filipe Oliveira

•Docente na UALG-FCHS

Gabinete de Comunicação e Relações Exteriores


Relatório Design 2009 47 Práticas de boa saúde cartazes 27 outubro

47 Práticas de boa saúde Cartazes No contexto da candidatura em Práticas de Boa Saúde, a instituição participou com 2 projetos: o ciclo de palestras Hoscult e a sessão de Cuidados e esclarecimentos a utentes com AVC. Com base nos conteúdos cedidos pela Dr.ª Cristina Fé Santos, construí o cartaz científico relativo ao ciclo de palestras Hoscult, e com os materiais cedidos pela equipa da unidade de AVC, concebi o cartaz com base na imagem criada para as sessões informativas.



Relatório Design 2009 48 Dia do Voluntariado 4 novembro

48 Dia do Voluntariado Com a aproximação do dia comemorativo do voluntário, o gabinete de comunicação foi contactado pela Dr.ª Ermelinda Gago, com o objetivo de ajudar na organização de um evento de homenagem aos voluntários do Hospital de Faro e, para a construção de diversos materiais. Para este evento concebi um logotipo, que deve ser utilizado em conjunto com o logotipo do hospital de faro, e as versões secundárias a preto e a negativo. Foi ainda contemplado o logotipo comemorativo dos 30 anos do hospital. Foram ainda emitido 23 certificados, aos voluntários mais antigos na instituição e construído um crachá identificativo com o símbolo criado para os voluntários. Para a construção do crachá em acrílico, contámos com a colaboração da koisaskomideias.


VOTE

no projecto do Hospital de Faro

“Geramos Sorrisos” Este ano a Missão Sorriso, promovida pelo Continente, abriu pela primeira vez as candidaturas dos projectos de beneficiação dos serviços de pediatria e obstetrícia à votação da sociedade. O Hospital de Faro concorre com o “Geramos Sorrisos”, um projecto de requalificação e humanização de toda a área obstétrica cujo objectivo principal é melhorar as condições de conforto, através da humanização do ambiente hospitalar, bem como aprimorar a qualidade e eficácia dos serviços prestados no serviço de Ginecologia / Obstetrícia. A candidatura na campanha da Missão Sorriso pretende precisamente dar continuidade a este projecto através da aquisição de equipamento de ponta, nomeadamente uma central de monitorização intra-parto, que permitirá uma maior segurança nos partos, e um simulador de partos que facultará aos profissionais de saúde a oportunidade de adquirirem uma maior prática e experiência através de formação.

www.missaosorriso.continente.pt


Relatório Design 2009 49 Missão Sorriso 19 novembro

49 Missão Sorriso Tendo a instituição concorrido ao prémio da Missão Sorriso, uma iniciativa promovida pelo Continente, foi produzido um cartaz informativo, um folheto para distribuição e um banner em flash publicado no site institucional, que direciona diretamente o visitante para o projeto do hospital no site da missão sorriso.


Unidade de

Convalescença de Loulé

Hospital de Faro, E.P.E. Rua Leão Penedo 8000-386 Faro Avenida Laginha Serafim 8100– 242 Loulé Contactos: Tel. 289 410 090 Fax: 289 410 099 Email: uccl.hdf@gmail.com

Telf.: 289 891 100 Fax: 289 001 971 www.hdfaro.min-saude.pt

Unidade de Convalescença Avenida Laginha Serafim 8100– 242 Loulé Contactos: Tel. 289 410 090 Fax: 289 410 099 Email: uccl.hdf@gmail.com

Qual o objectivo desta unidade?

Horário das refeições

O objectivo da unidade de convalescença é a prestação de cuidados a doentes com perda de autonomia transitória que requeiram cuidados de saúde que, pela sua frequência, complexidade ou duração, não possam ser prestados no domicilio, com previsibilidade de internamento até 30 dias consecutivos.

09H:00 Pequeno-almoço 10H:30 Merenda da manhã 13H:00 Almoço 16H:00 Lanche 19H:00 Jantar 22H:00 Ceia

No internamento Serviços e profissionais disponíveis

A equipa de profissionais é multidisciplinar sendo constituída por: Médicos Enfermeiros Fisioterapeuta Terapeuta Ocupacional Terapeuta da Fala Dietista Assistente Social Assistente Administrativa Auxiliar de Acção Médica

Visitas de familiares e/ou amigos É permitido visitar todos os doentes internados. Diariamente das 13h:00 às 20h:30.

O que não deve trazer para o internamento: Objectos de valor (ex: jóias, dinheiro…) Substâncias alcoólicas e tóxicas

A unidade não assume qualquer responsabilidade pelos bens e valores na posse dos utentes.

O que deve trazer para o internamento: Roupa de dormir; Roupa desportiva; Roupa interior; Sapatos fechados e confortáveis; Artigos de higiene pessoal (por ex: escova de dentes, escova de cabelo…); Lista de medicamentos que fazia antes do internamento; Informação clínica que tenha em seu poder. Se desejar pode ter consigo fotos de familiares e/ou amigos, livros ou algo que goste de ter consigo.

Importante: Cada doente tem disponível no seu quarto um guarda-fato para guardar a roupa e os seus objectos pessoais.

Para que desfrute de um internamento em ambiente calmo é necessário que todos respeitem algumas regras fundamentais: Fale em tom baixo de forma a não perturbar os doentes; Não fume; Não ingira bebidas alcoólicas; Colabore no sentido de manter a unidade limpa e asseada.

Guia de Acolhimento

Localização da Unidade de Convalescença


Relatório Design 2009 50 Unidade de Convalescença de Loulé 20 novembro

50 Unidade de Convalescença de Loulé De acordo com a solicitação e os conteúdos disponibilizados pela Enf.ª diretora M.ª Filomena Martins, foi criado o folheto informativo sobre a Unidade de Convalescença de Loulé, com a imagem institucional. Foram impressos, internamente, 150 exemplares e enviados para a Unidade de Convalescença.



Relatório Design 2009 51 Criar para reciclar 23 novembro

51 Criar para reciclar De forma a auxiliar o departamento de psiquiatria e saúde mental, na recolha de materiais o gabinete de comunicação, construiu um folheto informativo e concebeu o desenho de uma caixa de recolha, que foi construída pelo nosso serviço de carpintaria.



Relatório Design 2009 52 Dia Mundial da Luta Contra a Sida 26 Novembro

52 Dia Mundial da Luta Contra a Sida Conforme solicitação da comissão de controlo e infeção hospitalar, o gabinete de comunicação desenvolveu diversos materiais de divulgação, entre os quais: 1 Cartaz de divulgação do programa das comemorações; 1 Banner (185x221px) publicado no site institucional; 1 Template de cartaz, para produção dos cartazes dos oradores; 1 Mural para assinaturas e mensagens.

Foi ainda dado auxilio na construção de cartazes dos oradores e construido um porta canetas em k-line com a personalização do evento, que foi colocado junto do mural.


MEDICINA E

HISTÓRIA

FRANCISCO FERNANDES LOPES (1884-1969) REITORIA Campus de Gambelas

11 de Dezembro de 2009 16H00

CONFERÊNCIAS (sala de seminários da Reitoria)

A ACTIVIDADE MÉDICA NOS SEGUNDO E TERCEIRO QUARTÉIS DO SÉC. XX Dr. Rui Lourenço (Médico e Presidente da ARS Algarve)

O MÉDICO E HUMANISTA FRANCISCO FERNANDES LOPES Dr. Fernando Cabrita (Advogado e Escritor)

17H00

APRESENTAÇÃO DA OBRA DE FRANCISCO FERNNDES LOPES, MEDICINA E HISTÓRIA. CONTRA A EPIDEMIA DO INTEGRALISMO LUSITANO. CARTAS A UM JOVEM INTEGRALISTA, edição da Universidade do Algarve. Prof. Doutor A. Paulo Dias Oliveira

18H00

INAUGURAÇÃO OFICIAL DA EXPOSIÇÃO SOBRE FRANCISCO FERNANDES LOPES (org. Câmara e Museu Municipal de Olhão)

EXPOSIÇÃO DE INSTRUMENTOS MÉDICO-CIRÚRGICOS (org. Hospital de Faro E.P.E.)


Relatório Design 2009 53 Exposição Medicina e História 10 dezembro

53 Exposição Medicina e História Solicitado pela Dr.ª Cristina Fé Santos, auxiliei a montagem da exposição de espólio da instituição, relativo ao material do médico de família do início do século, na biblioteca da Universidade do Algarve no Campus das Gambelas.



Relatório Design 2009 54 Requalificar para Humanizar 11 dezembro

54 Requalificar para Humanizar O projeto “Requalificar para Humanizar” foi uma iniciativa do gabinete de comunicação para a angariação de fundos, com o objetivo de deslocalizar o parque infantil, que se encontra nas traseiras do edifício de consultas externas de pediatria, para a parte da frente. Esta necessidade surge devido ao facto deste parque não puder ser utilizado por questões de segurança, visto encontrar-se perto de material inflamável. Desta forma, com base nos desenhos criados para o hospital de dia de pediatria, foram criados blocos de notas personalizados. Para além dos blocos de notas, concebi ainda um cartaz divulgativo e folhetos para distribuição. Foi ainda criado um logotipo com o tema “Requalificar para Humanizar”, que constou em todos os suportes de divulgação e na personalização dos blocos, sacos e banca de venda.



Relatório Design 2009 55 Imagem de natal 09 plataforma e-learning 14 dezembro

55 Imagem de natal 09 plataforma e-learning De acordo com a solicitação do Dr.º Sérgio Cardoso, gestor da plataforma e-learning, concebi uma imagem de natal para a página principal da plataforma.



Relatório Design 2009 56 Natal 2009 16 dezembro

56 Natal 2009 Para as comemorações natalícias do hospital foi organizada uma festa de natal, no hospital e uma festa no departamento de psiquiatria e saúde mental (DPSM). Para a festa no hospital, concebi um cartaz e um programa, com a mensagem de natal da Dr.ª Ana Paula Gonçalves, presidente do conselho de administração e, do Dr. Severino Carreira, presidente do Rotary Club. A festa de natal no DPSM, foi a inauguração da sala de convívio dos utentes e familiares, recentemente requalificada, com um projeto dirigido por mim em conjunto com a Dr.ª Cristina Fé Santos e a Profª M.ª Caeiro, coordenadora do curso de design de comunicação. Esta festa contou com 1 cartaz, com a mesma estrutura do cartaz da festa no hospital com a diferença dos conteúdos e da cor. No âmbito das comemorações, foram ainda concebidos 3 desenhos para postais (5000), impressos na Gráfica Comercial. Para além destes postais, concebi ainda os postais digitais para o gabinete de comunicação e para os serviços financeiros. Por fim, fiz ainda a paginação da mensagem de Boas Festas do conselho de administração.



Relatório Design 2009 57 Departamento de Psiquiatria _ requalificação da Sala de estar 16 dezembro

57 Departamento de Psiquiatria _ requalificação da Sala de estar Com base uma doação da ANA Aeroportos, no valor de 5000€, o gabinete de comunicação (Luís Baptista e Cristina Fé Santos) foi contactado pela diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, Dr.ª Ana Cristina Trindade, afim de requalificar o espaço da sala de estar dos utentes e familiares. Para a requalificação do espaço, contámos com a colaboração e orientação da Prof.ª M.ª Caeiro, coordenadora do curso de design de comunicação da Universidade do Algarve. Para além da contribuição da Ana Aeroportos, tivemos a colaboração da Leroy Merlin e da Clece. A requalificação incidiu na pintura das paredes tanto da sala de estar como da área de lazer, colocação de lambrim na parede de divisão com o refeitório, substituição dos acrílicos das janelas interiores e exteriores, mudança da instalação elétrica e compra de mobiliário ( mesas, cadeiras, caldeirões, e pufs).



Relatório Design 2009 58 Mostra filatélica 18 dezembro

58 Mostra filatélica Com o objetivo de comemorar o lançamento oficial da imagem dos 30 anos do Hospital de Faro, no dia 29 de Dezembro, foi inaugurado o inteiro postal produzido em setembro e feita uma exposição filatélica no hall do edifício de ambulatório. Para este evento concebi o cartaz de divulgação, folhetos de divulgação, uma brochura informativa, um roll-up e um template para uma apresentação power-point.





Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.