




Da esquerda para direita:
Da esquerda para direita:
“A UFF é um espaço seguro para mim. Eu venho trabalhar
“A UFF é um espaço seguro para mim. Eu venho trabalhar
aqui e sei que nada vai acontecer comigo.” – Tasha, aqui e sei que nada vai acontecer comigo.” – Tasha, vendedora independente na UFF. vendedora independente na UFF.
“A UFF é meu lar. Eu moro e vivo aqui, é como se isso tudo
“A UFF é meu lar. Eu moro e vivo aqui, é como se isso tudo fosse o meu quintal, sabe?” – Daniel, estudante de Ciências fosse o meu quintal, sabe?” – Daniel, estudante de Ciências
Sociais e morador da moradia estudantil. Sociais e morador da moradia estudantil.
Tasha, Daniel e Tiago são amigos e estão sempre Tasha, Daniel e Tiago são amigos e estão sempre pela UFF. Os dois primeiros, Tasha e Tiago, são pela UFF. Os dois primeiros, Tasha e Tiago, são donos de brechós que normalmente ficam em donos de brechós que normalmente ficam em frente ao bandejão 2. Daniel conheceu Tasha ali e frente ao bandejão 2. Daniel conheceu Tasha ali e assim iniciou também uma amizade com Tiago. assim iniciou também uma amizade com Tiago.
Para os três, o dia a dia na universidade é Para os três, o dia a dia na universidade é movimentado, principalmente na hora do almoço movimentado, principalmente na hora do almoço e do jantar. De acordo com Tasha no começo do e do jantar. De acordo com Tasha no começo do mês é possível fazer bastante vendas. A mês é possível fazer bastante vendas. A identificação da UFF como um local de todos foi identificação da UFF como um local de todos foi uma concordância dos três amigos. uma concordância dos três amigos.
Vânia trabalha na UFF há quase 14 anos, atualmente está
Vânia trabalha na UFF há quase 14 anos, atualmente está na portaria do Bloco B, porém já trabalhou no bandejão e na portaria do Bloco B, porém já trabalhou no bandejão e também como faxineira. Apesar da rotina pesada (ela também como faxineira. Apesar da rotina pesada (ela trabalha de 13h às 23h), a porteira brinca e diz que, trabalha de 13h às 23h), a porteira brinca e diz que, apesar de tudo, ama o trabalho e a instituição. apesar de tudo, ama o trabalho e a instituição.
“O espaço da UFF pra mim significa um patrimônio, “O espaço da UFF pra mim significa um patrimônio, porque eu já trabalhava aqui [...] as pessoas aqui são porque eu já trabalhava aqui [...] as pessoas aqui são incríveis! — Vânia sobre a UFF. incríveis! — Vânia sobre a UFF.
Rafael gravando um amigo. Rafael gravando um amigo.
Monitor da disciplina de Linguagem Monitor da disciplina de Linguagem Fotográfica, a principal função de Fotográfica, a principal função de Rafa como monitor é ajudar o Rafa como monitor é ajudar o professor de forma geral, professor de forma geral, principalmente nas aulas práticas com principalmente nas aulas práticas com o manuseio dos equipamentos. o manuseio dos equipamentos.
Para ele, “a universidade é um lugar Para ele, “a universidade é um lugar que te conecta com todo tipo de gente que te conecta com todo tipo de gente e todo tipo de coisa, é um ambiente e todo tipo de coisa, é um ambiente confortável na medida do possível”. confortável na medida do possível”.
Visão do espaço interno da lanchonete MAIA. Visão do espaço interno da lanchonete MAIA...
O MAIA é um estabelecimento onde ocorre o encontro de
O MAIA é um estabelecimento onde ocorre o encontro de diversos estudantes. A lanchonete, que tem um espaço diversos estudantes. A lanchonete, que tem um espaço aconchegante e faz parte do cotidiano da UFF tem sempre aconchegante e faz parte do cotidiano da UFF tem sempre espaço para aqueles que querem fazer seus trabalhos, espaço para aqueles que querem fazer seus trabalhos, estudar ou apenas conversar com os amigos. estudar ou apenas conversar com os amigos.
João Vitor Mateus, aluno de Jornalismo.
João Vitor Mateus, aluno de Jornalismo.
“A UFF não é só uma instituição acadêmica, mas quase uma vida. “A UFF não é só uma instituição acadêmica, mas quase uma vida.
Aqui é o primeiro lugar onde a gente começa de fato a viver, fugindo Aqui é o primeiro lugar onde a gente começa de fato a viver, fugindo
daquele ambiente escolar, da adolescência, onde tudo é mais daquele ambiente escolar, da adolescência, onde tudo é mais controlado” — disse João. controlado” — disse João.
Para ele, esse convívio com diferentes pessoas e culturas é muito
Para ele, esse convívio com diferentes pessoas e culturas é muito importante para a vida no geral. importante para a vida no geral.
João Vitor conversando com amigas no IACS.
João Vitor conversando com amigas no IACS.
Assim como Rafael, João Vitor tem a grande maioria das aulas
Assim como Rafael, João Vitor tem a grande maioria das aulas no Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS), que fica no Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS), que fica dentro do Gragoatá. João sempre costuma almoçar e jantar na dentro do Gragoatá. João sempre costuma almoçar e jantar na universidade, por ser mais cômodo, além de passar a maior universidade, por ser mais cômodo, além de passar a maior parte do tempo estudando nas áreas do campus. parte do tempo estudando nas áreas do campus.
Revista autoral digital produzida por Victor Canito e Revista autoral digital produzida por Victor Canito e Ana Luisa Rohem para a disciplina de Introdução ao Ana Luisa Rohem para a disciplina de Introdução ao Fotojornalismo, com monitoria de Vitor Szpiz e Fotojornalismo, com monitoria de Vitor Szpiz e ministrada pelo professor Michele Pucarelli. ministrada pelo professor Michele Pucarelli.
UFF - Universidade Federal Fluminense UFF - Universidade Federal Fluminense
IACS - Instituto de Artes e Comunicação Social IACS - Instituto de Artes e Comunicação Social 2024.2 2024.2
Local das fotografias: Campus do Gragoatá. Local das fotografias: Campus do Gragoatá.