Issuu on Google+


Programação Geral – Dezembro 2016 *Todos os eventos têm entrada gratuita, exceto o evento Dandô – Circuito de Música Dércio Marques

Data / Hora

Evento

3/12, às 15h

Orquestra Jovem Sinfonia de Betânia.

3 e 4/12

Feira do Memorial – fotografia, design e ilustração.

4/12, às 11h30

Concerto Trilogia dos Tambores Brasileiros.

8/12, às 19h

Orquestra Jovem Inhotim.

10/12, às 11h

Show No Tempo dos Festivais, com o grupo vocal Over Vozes.

11/12, às 11h

Grupo Vocal Coro de Cobras.

14/12, às 19h30

CORAL Infantil Tribunal de Justiça. Integra a Programação de Natal do Circuito Liberdade.

6/12 a 6/1/2017

Exposição Presépio da Esperança. Integra o Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais.

15/12, às 19h

Lançamento do livro E a Vida Continua, de Gláucia Rezende Tavares.

15/12, às 19h30

Dandô - Circuito de Música Dércio Marques apresenta: Giancarlo Borba.

17/12, às 16h

Gerais Cultura de Minas apresenta OXENTE UAI Show especial de 5 anos.

18/12, às 11h

Eu, Criança, no Museu! apresenta: Espetáculo Teatral O Natal Existe? com o grupo Carroça Teatral.


Mostras e Exposições Até 31/12

Exposição Retrospectiva tardia. Fotos de Francisco Milton Campos Horta (Miltão).

Até 22/01/17

Edital Jovens Artistas Mineiros apresenta: Hiato, de Luiz Lemos.

A participação nos eventos descritos neste folder de programação implica a ciência e o consentimento de que as atividades realizadas poderão ser fotografadas ou filmadas e os consequentes registros poderão ser utilizados para divulgação do Memorial Minas Gerais Vale em todas as mídias disponíveis, tais como peças impressas, canais de televisão e internet.

Orquestra Jovem Sinfonia de Betânia _ 3/12, às 15h, Auditório Fundada em 2012 na Comunidade Missionária de Villaregia, a Orquestra Jovem Sinfonia de Betânia foi criada com o propósito de socialização e profissionalização de crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 18 anos de idade. Dentre os vários objetivos, evidenciou-se o desejo de oferecer concertos para Belo Horizonte e Região Metropolitana. Entrada gratuita. Sujeito a lotação.

Foto: Divulgação Orquestra Jovem Sinfonia de Betânia


Feira do Memorial

fotografia, design e ilustração 3 e 4/12 Arte ao alcance de todos! A segunda edição da Feira do Memorial traz uma novidade: o design. O objetivo do evento é colocar o artista em contato com o público, que poderá conhecer e adquirir trabalhos criativos, originais e exclusivos. Cerca de 30 artistas participam desta edição. Entrada gratuita.


Concerto Trilogia

dos Tambores

Brasileiros _ 4/12, às 11h30, Auditório O concerto Trilogia dos Tambores Brasileiros marca o encerramento do projeto que contou com a realização de três cursos, ministrados por Mateus Bahiense, de pandeiro, congas e bateria. O evento conta com uma aula aberta na qual Mateus irá apresentar sua proposta didática, abordando perspectivas históricas da música brasileira. A aula será seguida do concerto, em que Bahiense e músicos convidados irão transitar por diversos ritmos da música popular brasileira. Entrada gratuita. Sujeito a lotação.


Orquestra Jovem Inhotim 8/12, às 19h, Auditório

A Orquestra Jovem Inhotim é formada por participantes da Escola de Cordas, iniciativa patrocinada pela Vale e que, desde 2012, atende 90 jovens de Brumadinho (MG). O projeto oferece formação em instrumentos de corda e atua no desenvolvimento sociocultural dos alunos. Entrada gratuita. Sujeito a lotação.

Foto: Daniele Paoliello

Show No Tempo dos Festivais, com o grupo vocal Over Vozes _ 10/12, às 11h, Auditório Cantar e valorizar a amizade são os principais objetivos do grupo vocal Over Vozes. Seu repertório pretende ser o mais variado possível, com destaque para os clássicos da MPB, começando pela obra dos compositores revelados na fase áurea dos grandes festivais. Formado por profissionais de várias áreas, o grupo belohorizontino tem arranjos e regência do maestro Hudson Brasil. Entrada gratuita. Sujeito a lotação.

Foto: Vania Aroeira


Grupo Vocal Coro de Cobras 11/12, às 11h, Auditório

Criado em 2005, o Grupo Vocal Coro de Cobras é formado por pessoas com diferentes bagagens musicais, cuja soma lhe confere identidade artística. Sob a regência do maestro, compositor, arranjador e violonista Hudson Brasil, apresentou-se em diversos festivais importantes de música. Mantém repertório de música popular brasileira genuína, de autores como Chico Buarque, Francis Hime, Maurício Carrilho, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, dentre outros. Entrada gratuita. Sujeito a lotação.

Foto: Vania Aroeira


Programação de Natal do Circuito Liberdade __ CORAL Infantil Tribunal de Justiça 14/12, às 19h30 __ Exposição Presépio da Esperança Integra o Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais _ 6/12 a 6/1/2017 Presépio da Esperança | Artista: Antônio Jesus de Lima Técnica Mista _ Obra premiada no concurso de presépios da FAOP de 2014 _ Acervo Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP


Lançamento do livro de Gláucia Rezende Tavares

E a Vida Continua

15/12, às 19h, Sala de Leitura Após 14 anos da edição do seu primeiro livro, Do luto à luta, Gláucia Rezende Tavares, em parceria com o marido, Eduardo Carlos Tavares, publica E a Vida Continua. O livro trata de um problema universal: a continuidade da vida, após perdas de grande impacto, analisando o luto, seus efeitos, a vida nova, com seus diversos problemas e enfoques. Entrada gratuita. Sujeito a lotação.

Dandô Circuito de Música Dércio Marques apresenta: Giancarlo Borba 15/12, às 19h30, Auditório

Giancarlo Borba é músico, compositor multi-instrumentista e criador do Pampeano Disco Sonoro, primeiro instrumento musical na categoria do hand pan fabricado no Brasil. No repertório apresenta canções autorais, cancioneiro popular do Sul e música instrumental com o Pampeano Disco Sonoro. Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia entrada). Venda de ingressos no local, a partir das 18h30. Sujeito a lotação.

Foto: Mariana Florencio


Gerais Cultura de Minas apresenta OXENTE UAI - Show especial de 5 anos 17/12, às 16h, Auditório

O grupo Oxente Uai comemora cinco anos de carreira com convidados superespeciais: o violonista Gilvan de Oliveira, o cantor e também violonista Emílio Victtor e, ainda, sua madrinha e amiga, Fernanda Gonzaga, cantora, musicista, filha de Gonzaguinha e neta do Rei do Baião. Entrada gratuita. Sujeito a lotação.

Foto: Vinicius de Oliveira


Eu, Criança, no Museu! apresenta: Espetáculo Teatral O Natal Existe? com o grupo Carroça Teatral 18/12, às 11h, Auditório

O Auto O Natal Existe? aborda um questionamento sobre valores que afloram durante as festividades natalinas. Um anjo aparece no pensamento natalino de uma pessoa pobre, que não acredita em Natal e não tem a mínima concepção do verdadeiro sentido desta celebração. Afinal, o que realmente comemoramos no Natal? Entrada gratuita. Sujeita a lotação.

Foto: Maikow Anderson


Exposição Retrospectiva

tardia _ Fotos de Francisco Milton Campos Horta (Miltão) Até 31/12, Café do Memorial Francisco Milton Campos Horta, ou Miltão, como era chamado carinhosamente pelos amigos, foi um fotógrafo mineiro atuante no mercado editorial e publicitário entre as décadas de 1970 e 2010. Moda, gente, comportamento, natureza, patrimônio histórico e manifestações populares constituem os temas explorados ao longo de 40 anos de profissão.

Foto: Milton Campos Horta


Edital Jovens Artistas Mineiros apresenta:

Exposição Hiato, de Luiz Lemos Até 22/01/17, salas de exposição temporária 1 e 2 (3º piso)

Na terceira exposição selecionada pelo edital para jovens artistas mineiros, mostramos um instigante conjunto de pinturas de Luiz Eduardo Lemos reunidas em Hiato. Lemos mostra complexos jogos formais e cromáticos que tomam, em um nítido processo de investigação, a letra como signo dos resíduos da linguagem, das palavras e dos discursos. Uma espécie de vazio, um hiato, tanto aquele do jogo linguístico das vogais próximas quanto o que retoma o sentido de fenda, lacuna e incisão. Desse gesto surgem outros planos nos recortes que se dobram formando volumes, assim como nas grandes áreas monocromáticas que encobrem outras muitas camadas anteriores. São planos que se sobrepõem formando uma composição rigorosamente inquieta que nos convoca a deslocar nosso olhar em intervalos entre o todo e os detalhes.


Foto: Luiz Lemos

Experiências no Memorial O Educativo do Memorial Minas Gerais Vale convida você para novas experiências de aprendizagem, descoberta, encantamento e aproximação com a arte, a história e a cultura de Minas Gerais. Aos sábados, ações educativas ao longo do dia. Aos domingos, visitas mediadas são realizadas em grupos de até 10 pessoas, sempre às 11h, 12h, 13h, 14h e 14h30, com duração de uma hora cada.


Funcionamento do Memorial Minas Gerais Vale Visitação livre com entrada gratuita

Funcionamento especial em Dezembro: __De 6 a 14/12: terças, quartas e sextas: das 10h às 20h. Às quintas, das 10h às 22h. Sábados, das 10h às 18h e domingos, das 10h às 16h. __De 15 a 30/12: terças, quartas e sextas: das 12h às 20h. Às quintas, das 12h às 22h. Sábados, das 10h às 18h e domingos, das 10h às 16h. Praça da Liberdade, 640, esquina com Rua Gonçalves Dias Belo Horizonte/MG – Brasil Para informações: (31) 3308-4000 / memorial@memorialvale.com Para visitas mediadas ou em grupo, agendamento pelo telefone (31) 3343-7317 memorialvale.com.br facebook.com/MemorialVale youtube.com/memorialvale instagram.com/memorial.vale Iniciativa:

Parceria:

Realização:

MINISTÉRIO DA CULTURA

Acesso pela rua Gonçalves Dias (lateral do prédio)

Patrocínio:


Programação Memorial Vale_dezembro 2016