Edicão 35

Page 42

41 funciona bem, eu construo o protótipo e testo o jogo, primeiro sozinho e depois com a minha esposa. Se ela achar que o novo jogo é bom, eu testo com amigos e em clubes de jogos, do contrário vai para gaveta.

Edição 35 que um jogo seria muito bem sucedido, mas as vendas são muito pequenas e decepcionantes. Por exemplo: Big Boss, Hacienda, Pueblo, Blox, Tanz der Hornochsen, Trapper, Bison e assim por diante. É uma longa lista. MM - Ganhar prêmios é uma coisa rotineira em sua carreira. Como foi a sensação quando ganhou o primeiro Spiel des Jahres? Os seguintes tiveram o mesmo “gostinho”? Atualmente o senhor ainda se empolga com um novo prêmio?

MM - Qual é a relação entre as ideias que você tem e os jogos realmente publicados? Como é lidar com a frustração? WK - Na maioria dos casos os jogos publicados parecem à imagem do que eu imaginei antes de começar com o desenvolvimento. Mas também existem jogos que falham ao testá-los. Então eu paro o desenvolvimento. Este é um processo natural. Nem todas as ideias podem ser bem sucedidas. Existe também a situação onde eu tenho os jogos que estão prontos, temos bons resultados nos testes e os jogadores gostam deles, contudo, não encontro nenhum editor que os publica. Isso é de fato decepcionante. MM - Existe algum jogo que você pensasse que seria um fracasso e tornou-se um sucesso, ou vice-versa? WK - Isso acontece não muito raramente. Por exemplo, eu nunca pensei que Auf Achse (Carga Máxima) teria tanto sucesso. O jogo teve mais de 900.000 cópias vendidas somente na Alemanha. Muitas vezes acontece que o editor e eu achamos

WK - Não, isso não está certo - Ganhar prêmios não é e nunca será uma rotina para mim - É sempre um grande prazer receber um prêmio. Cada prêmio é um evento especial, um momento feliz e emocionante da minha vida e uma nova experiência. A importância de um prêmio é a confirmação, reconhecimento e reputação do meu trabalho. Um prêmio abre as portas para jornais, revistas, TV, editores, feiras, lojas, eventos do jogo e novos jogadores. Todas as pessoas olham para os vencedores. Apenas os vencedores são interessantes. Os vencedores levam tudo! MM - Vemos no mundo um grande avanço dos jogos de tabuleiro, alguns diriam que vivemos um renascimento, novos jogos a cada dia, novas empresas criadas por capital próprio e também por financiamento coletivo. Como é para o Sr. saber que foi um dos pioneiros nesse mercado? O que mudou no mercado nos últimos 40 anos? WK - Nos últimos 40 anos o mercado de jogos mudou completamente. Nos anos setenta, não tínhamos jogos de computador, internet, revistas de jogos, nenhum clube de jogo, nenhuma comunidade de jogo, nenhum review, e nenhuma crítica, nenhum evento de jogos, muito menos designers de jogos - agora temos cerca de 400 designers na Alemanha. Há 40 anos tínhamos muito menos jogos lançados em um ano (cerca de cinquenta). Atualmente temos cerca de


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.