Issuu on Google+

BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO

VOLUME 1 - BIOLOGIA DAS CÉLULAS CAPÍTULO 1 CONTEÚDO A origem da Biologia e as bases do pensamento científico Procedimentos em ciências Características dos seres vivos Níveis de organização biológica

BIOLOGIA: CIÊNCIA E VIDA OBJETIVOS

RECURSOS

Apresentar a Biologia como o ramo da ciência responsável pelo estudo da vida em geral.

Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com o assunto: Ciência e Tecnologia.

Apresentar os mecanismos de pesquisa em ciência. Definir as características compartilhadas pelos seres vivos e os níveis hierárquicos de organização da matéria.

MODERNA DIGITAL: Animação: Origem da vida. Slide: 1 – Infográfico Biologia: ciência e vida – Linha do tempo da ciência biológica (p. 16 e 17).

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 40). Questões de Vestibulares (p. 41). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital.

Scientific American Aula Aberta 2: Evolução contra o criacionismo.

CAPÍTULO 2 CONTEÚDO Abiogênese versus biogênese Teorias modernas sobre a origem da vida Evolução e diversificação da vida

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM. Confira a reportagem da revista: Scientific American Aula Aberta 2: Evolução contra o criacionismo. Utilize o slide 1 – ciência e vida – Linha do tempo da ciência biológica (p. 16 e 17).Faça um breve histórico das origens da Biologia como ciência e discuta o processo de construção do conhecimento científico.

ORIGEM DA VIDA NA TERRA OBJETIVOS Diferenciar a abiogênese da biogênese como explicações para a origem dos seres vivos. Apresentar e comparar as hipóteses heterotrófica e autotrófica de origem da vida. Relacionar o aparecimento da célula e a multicelularidade com a história geológica da Terra.

RECURSOS Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com os assuntos: Pesquisas sobre geração espontânea levam a novas tecnologias; Caçadores de micróbios promovem avanços na Medicina. MODERNA DIGITAL: Slides: 2 a 5 – Origem da vida na Terra.

Apresentar a hipótese endossimbiótica para a origem da célula eucariótica.

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

1

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 60). Questões de Vestibulares (p. 60). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Desenvolva com seus alunos o experimento que refuta a geração espontânea presente no manual do Suplemento para o Professor (p. 46). Utilize os slides 2 a 5 para apresentar as principais ideias científicas sobre a origem da vida em nosso planeta.


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO

CAPÍTULO 3 CONTEÚDO A Química e a vida A água e os sais minerais nos seres vivos Glicídios Lipídios Proteínas Vitaminas Ácidos nucleicos

BASES MOLECULARES DA VIDA OBJETIVOS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

Apresentar a constituição molecular e as propriedades das principais substâncias que compõem os seres vivos. Relacionar a deficiência ou o excesso desses compostos a diferentes casos de prejuízo à saúde humana.

Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com os assuntos: Água: um recurso cada vez mais precioso; Colesterol e saúde; Malnutrição e subnutrição; Teste do pezinho pode impedir manifestações de doenças graves. MODERNA DIGITAL: Slides: 6 a 8 – Bases moleculares da vida.

Questões para pensar e discutir (p. 88). Questões de Vestibulares (p. 89). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital. Atividade prática do Suplemento para o Professor (p. 47).

Utilize a reportagem da revista: Scientific American Aula Aberta 2: A maior fonte de água do planeta.

Scientific American Aula Aberta 2: A maior fonte de água do planeta.

CAPÍTULO 4 CONTEÚDO O mundo microscópico A célula observada ao microscópio óptico A célula observada ao microscópio eletrônico Outros métodos para o estudo da célula

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Veja a sugestão no Suplemento para o Professor de construção de um modelo que demonstra a especificidade morfológica das enzimas (p. 47) – não use isopor.* Utilize os slides 6 a 8 (p. 62 a 85) para demonstrar a constituição molecular das principais substâncias.

A DESCOBERTA DA CÉLULA VIVA OBJETIVOS Apresentar a invenção do microscópio e a importância dele para a descoberta do mundo microscópico. Apresentar os progressos científicos a partir da descoberta da célula e da consolidação da Citologia.

RECURSOS Abertura de Unidade do capítulo. MODERNA DIGITAL: Banco de Questões

Questões para pensar e discutir (p. 108). Questões de Vestibulares (p. 109).

Slides: 9 – Célula eucariótica e procariótica; Descoberta da célula viva.

Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital.

Diferenciar as diversas técnicas de estudo das células.

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

AVALIAÇÃO

2

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Utilize o slide 9 para discutir a descoberta das células e o seu desenvolvimento.


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO

CAPÍTULO 5 CONTEÚDO Membrana plasmática Permeabilidade celular Endocitose e exocitose Envoltórios externos à membrana plasmática

FRONTEIRAS DA CÉLULA OBJETIVOS Reconhecer a importância dos envoltórios celulares para a individualidade da célula e outras funções bioquímicas. Apresentar os diferentes tipos de transporte de substâncias através da membrana plasmática.

RECURSOS MODERNA DIGITAL: Animação: Estruturas celulares e suas funções. Slides: 10 a 13 – Fronteiras da célula.

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 122). Questões de Vestibulares (p. 124). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto e tema: Citologia: Estruturas celulares.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Utilize os slides 10 a 13 para apresentar as principais funções da membrana celular. O site da Biblioteca Digital de Ciências traz uma simulação do processo de osmose. Digite “osmose” no campo de busca rápida. http://www2.ib.unicamp.b r/lte/bdc/index.php.

CAPÍTULO 6 CONTEÚDO O citoplasma Organelas citoplasmáticas

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS OBJETIVOS Apresentar a organização interna do citoplasma das células procarióticas e eucarióticas. Identificar as principais organelas citoplasmáticas. Conhecer a estrutura e função das organelas citoplasmáticas e do citoesqueleto.

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

RECURSOS Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com o assunto: Os pequenos lisossomos e seus grandes efeitos. MODERNA DIGITAL: Animação: Estruturas celulares e suas funções. Slides: 14 a 20 – Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas.

3

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 146). Questões de Vestibulares (p. 148). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto e tema: Citologia: Citoplasma. Atividade prática do Suplemento para o Professor (p. 51).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Utilize os slides 14 a 20 para demonstrar a organização interna do citoplasma das células procarióticas e eucarióticas. Proponha os programas disponíveis na Biblioteca Digital de Ciências. http://www2.ib.unicamp.br/lt e/bdc/index.php.


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO

CAPÍTULO 7 CONTEÚDO Componentes do núcleo celular Cromossomos da célula eucariótica Cromossomos humanos

NÚCLEO E CROMOSSOMOS OBJETIVOS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

Reconhecer o núcleo celular como centro de controle das atividades celulares. Apresentar as características e estruturas presentes no núcleo eucariótico.

Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com o assunto: Alterações cromossômicas na espécie humana. MODERNA DIGITAL: Animação: Estruturas celulares e suas funções.

Questões para pensar e discutir (p. 162). Questões de Vestibulares (p. 163).

Apresentar a estrutura dos cromossomos humanos. Relacionar importantes síndromes genéticas a alterações cromossômicas.

CAPÍTULO 8 CONTEÚDO Importância da divisão celular Mitose Regulação do ciclo celular Meiose

Slides: 21 a 24 – Núcleo e cromossomos.

Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto e tema: Citologia: Estruturas celulares. Atividade prática do Suplemento para o Professor (p. 51).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Desenvolva uma atividade em grupo sobre os “cariogramas humanos” do Suplemento para o Professor (p. 51). Utilize os slides 21 a 24 para demonstrar a organização do núcleo e as características gerais dos cromossomos.

DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE OBJETIVOS Compreender a importância da divisão celular para a manutenção e sobrevivência do organismo. Diferenciar mitose de meiose, enfatizando as implicações biológica e evolutiva de ambas. Apresentar os mecanismos de verificação do ciclo celular e sua relação com o desenvolvimento de cânceres.

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

RECURSOS Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com os assuntos: O que é câncer? Falhas na meiose levam a alterações cromossômicas. MODERNA DIGITAL: Animação: Ciclo celular: mitose e meiose. Slides: 25 a 28 – Divisão celular: mitose e meiose. Scientific American Aula Aberta 1 – Câncer ameaça vida selvagem.

4

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 187). Questões de Vestibulares (p. 188). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto e tema: Citologia: Divisão celular. Atividade prática do Suplemento para o Professor (p. 53).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Utilize os slides 25 a 28 para explicar processos celulares de manutenção e de variabilidade do material genético das espécies. Proponha a construção de modelos e/ou a observação em microscópio de células em divisão celular.


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO

CAPÍTULO 9

METABOLISMO ENERGÉTICO

CONTEÚDO

OBJETIVOS

Energia para a vida ATP, a “moeda energética” do mundo vivo

Relacionar o armazenamento energético do organismo, a alimentação e as diversas reações químicas pertencentes ao metabolismo celular. Apresentar o ATP como a unidade de energia utilizada pelos seres vivos.

Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com o assunto: A importância da fermentação para a humanidade. MODERNA DIGITAL: Animações: Fotossíntese; Respiração celular.

Diferenciar os processos de obtenção de energia aeróbicos e anaeróbicos. Compreender a importância dos processos de fotossíntese e quimiossíntese para obtenção de ATP.

Slides: 29 a 32 – Metabolismo energético.

Respiração celular Fermentação Fotossíntese Quimiossíntese

CAPÍTULO 10 CONTEÚDO Natureza química dos genes Genes e RNA: a transcrição gênica Mecanismo de síntese das proteínas

RECURSOS

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 214). Questões de Vestibulares (p. 215). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto, tema e subtema: Citologia: Metabolismo celular: Fermentação, respiração celular e fotossíntese.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Veja os slides 29 a 32 e descreva os modelos metabólicos energéticos das células. Proponha o desenvolvimento de atividades complementares. O Suplemento para o Professor traz sugestões de aulas práticas (p. 55 e 56). Algumas delas dispensam o uso de laboratório equipado.

O CONTROLE GÊNICO DAS ATIVIDADES CELULARES OBJETIVOS Reconhecer a universalidade do DNA no armazenamento das informações genéticas. Apresentar o mecanismo de duplicação semi-conservativa do material genético. Apresentar o mecanismo de expressão gênica mediada pelos processos de transcrição gênica e tradução.

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

RECURSOS MODERNA DIGITAL: Slides: 33 a 38 – O controle gênico das atividades celulares. Animações: Duplicação do DNA; Genética na atualidade; Transgênicos.

5

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 232). Questões de Vestibulares (p. 234). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto e tema: Genética: Código genético. Atividades complementares do Suplemento para o Professor (p. 58).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Veja os slides 33 a 38 e discuta com a turma a natureza química dos genes, o tipo de informação que eles contêm e como atuam. Solicite uma pesquisa sobre a ocorrência e as consequências de mutações no DNA. O desenho animado X-Men pode se usado como motivador da discussão.


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO

CAPÍTULO 11 CONTEÚDO Estrutura e função dos tecidos epiteliais Estrutura e função dos tecidos conjuntivos Tecido epitelial e conjuntivo na pele humana Tecidos conjuntivos especiais

TECIDOS EPITELIAIS E TECIDOS CONJUNTIVOS OBJETIVOS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

Compreender a estrutura e função dos tecidos epiteliais e conjuntivos. Apresentar as características do tecido epitelial humano.

Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com o assunto: Pele bronzeada é sinal de saúde? MODERNA DIGITAL: Animação: Pele; Tecidos; Animais.

Questões para pensar e discutir (p. 253). Questões de Vestibulares (p. 253).

Apresentar as características dos tecidos cartilaginoso e ósseo no ser humano.

CAPÍTULO 12

TECIDO SANGUÍNEO

CONTEÚDO

OBJETIVOS

O sangue e a origem das células sanguíneas Componentes do sangue humano

Apresentar o sangue como um dos tipos de tecido conjuntivo. Apresentar o processo de formação dos componentes sanguíneos. Relacionar os componentes sanguíneos a suas respectivas funções e suas implicações na fisiologia humana.

Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital.

Slides: 39 a 45 – Tecidos epiteliais e tecidos conjuntivos.

RECURSOS MODERNA DIGITAL: Animação: Nutrição, Circulação Sanguínea e Sistema Imunitário. Slides: 46 a 48 – Tecido sanguíneo.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM. Proponha aos alunos que, em grupo, construam modelos representando as diferenças estruturais de cada um dos tecidos. Não use isopor.* Utilize os slides 39 a 45 e apresente dois importantes grupos de tecidos responsáveis pela formação das glândulas e pela delimitação de fronteiras do corpo humano.

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 265). Questões de Vestibulares (p. 265). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Solicite um trabalho de pesquisa em grupo sobre as principais doenças relacionadas ao sangue, incluindo leucemias, anemia ferropriva, anemia falciforme e hemofilia. Veja os slides 46 a 48 e apresente os conceitos da formação dos componentes do sangue.

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

6


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO CAPÍTULO 13 CONTEÚDO Tecidos musculares Tecido nervoso

TECIDOS MUSCULARES E TECIDO NERVOSO OBJETIVOS Apresentar a estrutura e função dos tecidos muscular e nervoso. Diferenciar os tipos de tecido muscular a partir de sua estrutura celular. Relacionar cada tipo de tecido muscular à sua função específica. Diferenciar os neurônios quanto à sua funcionalidade.

RECURSOS Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com o assunto: Músculos e exercício físico. MODERNA DIGITAL: Animação: Músculo e esqueleto.

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 283). Questões de Vestibulares (p. 285). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto: Fisiologia humana.

Slides: 49 a 54 – Tecidos musculares e tecido nervoso.

Utilize os slides 49 a 54 e caracterize os tecidos musculares e o tecido nervoso.

Apresentar a sinapse como mecanismo de transmissão da informação pelo sistema nervoso.

CAPÍTULO 14 CONTEÚDO Sistema genital feminino Sistema genital masculino Fecundação

REPRODUÇÃO HUMANA OBJETIVOS Apresentar os componentes do sistema genital feminino e suas respectivas funções. Apresentar os componentes do sistema genital masculino e suas respectivas funções. Compreender o mecanismo da fecundação. Apresentar e discutir os mais conhecidos métodos contraceptivos.

CAPÍTULO 15 CONTEÚDO

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Propor um trabalho de pesquisa em grupo sobre as principais doenças degenerativas que acometem o sistema nervoso e suas causas orgânicas.

RECURSOS Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com os assuntos: A fecundação in vitro; O controle da reprodução humana. MODERNA DIGITAL: Slides: 55 a 57 – Reprodução humana.

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 301). Questões de Vestibulares (p. 302). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto: Fisiologia humana.

Scientific American Aula Aberta 2: Compram-se óvulos.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Discuta sobre os métodos contraceptivos disponíveis e a prevenção da gravidez adolescente. Complemente com palestras de profissionais especializados. Veja os slides 55 a 57 e apresente a anatomia e fisiologia dos sistemas genitais feminino e masculino na espécie humana.

NOÇÕES DE EMBRIOLOGIA ANIMAL OBJETIVOS

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

RECURSOS

7

AVALIAÇÃO

ORIENTAÇÕES


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO

Segmentação e formação da blástula Gastrulação Formação dos tecidos e órgãos

CAPÍTULO 16 CONTEÚDO Desenvolvimento embrionário em diferentes grupos de mamíferos Embriologia dos mamíferos placentários Parto

Apresentar as fases de segmentação e desenvolvimento embrionário do zigoto até a formação de tecidos e órgãos do novo indivíduo.

MODERNA DIGITAL: Animação: Desenvolvimento embrionário. Slides: 58 a 64 – Noções de embriologia animal.

Questões para pensar e discutir (p. 318). Questões de Vestibulares (p. 318). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto: Desenvolvimento embrionário.

DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Proponha aos alunos a construção de modelos de embriões, no Suplemento para o professor (p. 60) – não use isopor.* Utilize os slides 58 a 64 e descreva os processos básicos do desenvolvimento embrionário dos animais.

DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO DE MAMÍFEROS OBJETIVOS Diferenciar o desenvolvimento embrionário entre monotremados, marsupiais e placentários. Apresentar as particularidades do desenvolvimento embrionário placentário, tendo como exemplo o ser humano.

RECURSOS Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com os assuntos: Gêmeos dizigóticos; Gêmeos homozigóticos; Gêmeos unidos. MODERNA DIGITAL: Animação: Desenvolvimento embrionário. Slides: 65 a 71 – Desenvolvimento embrionário de mamíferos. Scientific American Aula Aberta 2: Mamíferos que abandonaram a terra para conquistar os mares.

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

8

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 338). Questões de Vestibulares (p. 339). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto: Desenvolvimento embrionário.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Utilize os quadros Ciência e Cidadania como atividade extraclasse e proponha a discussão do tema em uma aula posterior. Utilize os slides 65 a 71 para descrever o desenvolvimento embrionário dos mamíferos.


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO

VOLUME 2 - BIOLOGIA DOS ORGANISMOS CAPÍTULO 1 CONTEÚDO Fundamentos da classificação biológica Classificação biológica e parentesco evolutivo Os reinos de seres vivos

SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA OBJETIVOS Apresentar o sistema lineano de classificação biológica. Compreender as diferenças entre o sistema tradicional e o sistema filogenético de classificação biológica. Caracterizar os diferentes reinos de seres vivos.

CAPÍTULO 2

VÍRUS E BACTÉRIAS

CONTEÚDO

OBJETIVOS

Vírus Bactérias

Apresentar a estrutura e importância médica e econômica dos vírus. Compreender a natureza acelular dos vírus. Apresentar a estrutura e importância médica, econômica e ecológica das bactérias. Caracterizar a célula procariótica. Diferenciar a composição estrutural e fisiológica de vírus e bactérias.

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

RECURSOS MODERNA DIGITAL: Animação: Fundamentos da evolução biológica: adaptações. Slides: 1 a 6 – Sistemática e classificação biológica.

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 40). Questões de Vestibulares (p. 41). Veja o Banco de Questões no site Moderna Digital, com o assunto: Evolução biológica. Atividade prática do Suplemento para o Professor (p. 56).

RECURSOS Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com os assuntos: Um problema mundial de saúde: gripe; A importância das bactérias para a humanidade. MODERNA DIGITAL: Animações: Reprodução das bactérias; Reprodução do vírus HIV. Scientific American Aula Aberta 1: Por que os vírus da nova gripe gerou uma pandemia? Aula Aberta 3: HIV enfraquecido?

9

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 71). Questões de Vestibulares (p. 72). Veja o Banco de Questões no portal Moderna Digital com o assunto: Vírus, bactérias, protistas e fungos. Elaboração de um relatório sobre os artigos da Scientific American. Atividade prática do Suplemento para o Professor (p. 57).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Utilize como complemento a atividade prática com árvores filogenéticas, proposta no Suplemento para o Professor (p. 56). Veja os slides 1 a 6 e apresente os conceitos de Sistemática e Classificação biológica.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Veja a sugestão do Suplemento para o Professor para construção de modelos (p. 57). Utilize os slides 7 a 11 para apresentar os conceitos de reprodução bacteriana e estrutura viral.


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO

CAPÍTULO 3

ALGAS, PROTOZOÁRIOS E FUNGOS

CONTEÚDO

OBJETIVOS

Algas Características gerais das algas

Caracterizar a estrutura celular eucariótica fotossintetizante das algas unicelulares e pluricelulares, sua fisiologia, importância ecológica e econômica. Caracterizar a estrutura e a fisiologia e apresentar importância médica dos protozoários.

Protozoários Principais grupos de protozoários Fungos Principais grupos de fungos Reprodução dos fungos

CAPÍTULO 4

Caracterizar a estrutura e a fisiologia e compreender a importância ecológica e médica dos fungos.

Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com o assunto: Protozoários que causam doenças. MODERNA DIGITAL: Animações: Protozoários, fungos e algas. Slides: 12 a 28 – Algas, protozoários e fungos.

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 108). Questões de Vestibulares (p. 109). Veja o Banco de Questões no portal Moderna Digital com os temas: Fungos e protistas. Atividade prática do Suplemento para o Professor (p. 57).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Utilize os slides 12 a 28 para comparar os conceitos diversos sobre os tipos de reprodução das algas, dos protozoários e dos fungos.

DIVERSIDADE E REPRODUÇÃO DAS PLANTAS

CONTEÚDO

OBJETIVOS

Características gerais das plantas Plantas avasculares: briófitas

Apresentar as características gerais dos representantes do reino das plantas. Diferenciar, através da estratégia reprodutiva, as divisões internas do reino.

Plantas vasculares sem sementes: pteridófitas Plantas vasculares com sementes nuas: gimnospermas

RECURSOS

RECURSOS MODERNA DIGITAL: Slides: 29 a 41 – Diversidade e reprodução das plantas.

www.modernadigital.com.br

Questões para pensar e discutir (p. 141). Questões de Vestibulares (p. 142). Veja o Banco de Questões no portal Moderna Digital com o assunto: Botânica. Atividades complementares no Suplemento para o Professor (p. 60 a 62).

Plantas vasculares com flores e frutos: angiospermas

0800 770 7653

AVALIAÇÃO

10

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Veja os slides 29 a 41 para apresentar os principais conceitos e características das plantas.


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO

CAPÍTULO 5 CONTEÚDO Formação de tecidos e órgãos em angiospermas Raiz Caule Folha

DESENVOLVIMENTO E MORFOLOGIA DAS ANGIOSPERMAS OBJETIVOS Conhecer o desenvolvimento embrionário das angiospermas. Identificar a estrutura histológica e anatômica das angiospermas. Compreender a função de cada tecido vegetal e sua importância na manutenção da vida da planta.

CAPÍTULO 6 CONTEÚDO Nutrição mineral das plantas Nutrição orgânica das plantas Hormônios vegetais Controle dos movimentos das plantas Fitocromos e desenvolvimento

RECURSOS MODERNA DIGITAL: Animação: Morfologia da angiospermas. Slides: 42 a 45 – Desenvolvimento e morfologia das angiospermas.

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 163). Questões de Vestibulares (p. 164). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto e tema: Botânica: Diversidade vegetal. Atividades complementares do Suplemento para o Professor (p. 63 e 64).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Utilize os slides 42 a 45 para apresentar os principais tecidos e características das angiospermas nos órgãos vegetais. Sugerimos o site da Biblioteca Digital de Ciências. Digite “laminário virtual” no campo de busca rápida. http://www2.ib.unicamp.b r/lte/bdc/index.php

FISIOLOGIA DAS ANGIOSPERMAS OBJETIVOS

RECURSOS

Conhecer a importância das substâncias inorgânicas para o desenvolvimento das angiospermas.

Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com o assunto: Importância da adubação para a agricultura.

Relacionar o fenômeno da fotossíntese ao processo de nutrição orgânica. Apresentar a comunicação química, através de fitormônios, responsável pelo desenvolvimento das plantas.

MODERNA DIGITAL: Animações: Fisiologia das angiospermas; Ação dos fitormônios. Slides: 46 a 48 – Fisiologia das angiospermas.

Conhecer a regulação do biorritmo vegetal mediada pelo fitocromo.

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

11

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 190). Questões de Vestibulares (p. 192). Veja no Banco de Questões do portal Moderna Digital questões sobre o assunto e tema: Botânica: Fisiologia vegetal. Atividades complementares do Suplemento para o Professor (p. 64 e 65).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Se sua escola possui laboratório, desenvolva as atividades propostas no Suplemento para o Professor (p. 64 e 65). Utilize os slides 46 a 48 para apresentar a fisiologia das angiospermas.


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO

CAPÍTULO 7 CONTEÚDO O reino Animalia Filo Porifera (poríferos ou esponjas) Filo Cnidaria (cnidários)

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS ANIMAIS: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS OBJETIVOS Apresentar as características gerais e embriológicas dos animais. Apresentar os nove filos animais.

RECURSOS MODERNA DIGITAL: Slides: 49 a 56 – Estudo dos animais: poríferos e cnidários.

Caracterizar os poríferos segundo sua estrutura e reprodução. Caracterizar os cnidários segundo sua estrutura, nutrição e reprodução.

CAPÍTULO 8 CONTEÚDO Filo Platyhelminthes (platelmintos) Filo Nematoda (nematódeos)

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 215). Questões de Vestibulares (p. 216). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital, com o assunto, tema e subtema: Zoologia; Diversidade animal; Poríferos. Atividades práticas do Suplemento para o Professor (p. 66).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Utilize os slides 49 a 56 para apresentar as principais características dos representantes dos filos Porifera e Cnidaria. Se sua escola possui laboratório e recursos, desenvolva as atividades propostas no Suplemento para o Professor (p. 66).

PLATELMINTOS E NEMATÓDEOS OBJETIVOS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

Caracterizar a estrutura corporal dos platelmintos. Reconhecer a importância médica do filo, apresentando as principais verminoses causadas por seus representantes.

Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com os assuntos: Doenças humanas causadas por platelmintos. Doenças humanas causadas por nematodos.

Questões para pensar e discutir (p. 236). Questões de Vestibulares (p. 239).

Caracterizar a estrutura corporal dos nematódeos. Reconhecer a importância médica do filo, apresentando as principais verminoses causadas por seus representantes.

MODERNA DIGITAL: Animação: Platelmintos. Slides: 57 a 63 – Platelmintos e nematódeos.

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

12

Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto, tema e subtema: Zoologia; Diversidade animal; Platelmintos e nematodos. Atividades complementares do Suplemento para o Professor (p. 67).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Utilize os slides 57 a 63 para problematizar as principais verminoses humanas. Se sua escola possui laboratório e recursos, desenvolva as atividades propostas no Suplemento para o Professor (p. 67).


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO

CAPÍTULO 9 CONTEÚDO Filo Mollusca (molusco) Filo Annelida (anelídeos)

MOLUSCOS E ANELÍDEOS OBJETIVOS Caracterizar organização corporal e fisiologia dos moluscos. Reconhecer a importância econômica do filo. Caracterizar organização corporal e fisiologia dos anelídeos. Reconhecer a importância médica, ecológica e econômica do filo.

CAPÍTULO 10 CONTEÚDO Características gerais dos artrópodes Diversidade dos artrópodes Anatomia e fisiologia dos artrópodes Reprodução dos artrópodes

RECURSOS MODERNA DIGITAL: Animação: Animais invertebrados: moluscos. Slides: 64 a 67 – Moluscos e anelídeos.

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 262). Questões de Vestibulares (p. 263). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital, com o assunto, tema e subtema: Zoologia; Diversidade animal; Moluscos e anelídeos. Atividades complementares do Suplemento para o Professor (p. 64 a 67).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Se sua escola possui laboratório e recursos, desenvolva as atividades propostas no Suplemento para o Professor (p. 68 e 69). Utilize os slides 64 a 67 e apresente as principais características dos representantes dos filos Mollusca e Annelida e alguns aspectos de sua importância ecológica e econômica.

ARTRÓPODES OBJETIVOS Caracterizar organização corporal e fisiologia dos artrópodes. Caracterizar os grupos crustáceos, quelicerados, miriápodes e insetos. Reconhecer a importância econômica e médica do filo.

RECURSOS

AVALIAÇÃO

Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com o assunto: Aracnídeos peçonhentos e prevenção de acidentes. MODERNA DIGITAL: Animação: Artrópodes.

Questões para pensar e discutir (p. 285). Questões de Vestibulares (p. 286).

Slides: 68 a 70 – Artrópodes.

Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital, com o assunto, tema e subtema: Zoologia; Diversidade animal; Artrópodes. Leitura do artigo: O novo papel das moscas disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br Elabore um relatório com as ideias principais do capítulo.

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

13

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Utilize os slides 68 a 70 para apresentar as principais características dos representantes mais conhecidos do filo artrópode. Como atividade extraclasse, sugerimos a exploração dos quadros Ciência e Cidadania, que trazem informações sobre estes organismos.


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO

CAPÍTULO 11

EQUINODERMOS E CORDADOS

CONTEÚDO

OBJETIVOS

Equinodermos Características gerais dos cordados

Caracterizar a organização e a fisiologia dos equinodermos e seus representantes típicos. Compreender o parentesco evolutivo entre equinodermos e cordados.

Protocordados Características gerais dos cranianos Peixes Anfíbios (clado Amphibia) Répteis (clado Reptília) Aves (clado Aves) Mamíferos (clado Mammalia)

Apresentar as características dos cordados. Apresentar os protocordados e seus representantes. Caracterizar o grupo dos craniados.

RECURSOS Quadros de Ciência e Cidadania do livro-texto com os assuntos: Serpentes peçonhentas e cuidados em acidentes ofídicos; Soros empregados em acidentes ofídicos. MODERNA DIGITAL: Animação: Desenvolvimento dos animais.

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 339). Questões de Vestibulares (p. 341).

Slides: 71 a 84 – Equinodermos e cordados.

Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital, com o assunto, tema e subtema: Zoologia Diversidade animal Equinodermos; Cordados; Mamíferos, Aves; Répteis e Anfíbios. Atividades complementares do Suplemento para o Professor (p. 69).

RECURSOS

AVALIAÇÃO

Caracterizar peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

CAPÍTULO 12 CONTEÚDO Alimentos e nutrientes Organização do sistema digestório O processo de digestão

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Utilize os slides 71 a 84 para discutir as principais características morfológicas e fisiológicas dos equinodermos e cordados. Como atividade extraclasse, sugerimos a exploração dos quadros Ciência e Cidadania, que trazem informações sobre serpentes peçonhentas.

NUTRIÇÃO OBJETIVOS Compreender a importância fisiológica da nutrição para a manutenção do corpo humano. Caracterizar os órgãos do sistema digestório humano segundo sua estrutura e função. Caracterizar os processos físico-químicos da digestão.

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com os assuntos: Que alimentos precisamos comer para manter a saúde?; Cuidados com a saúde do sistema digestório. MODERNA DIGITAL: Animação: Nutrição e Circulação. Slides: 85 a 87 – Nutrição.

14

Questões para pensar e discutir (p. 266). Questões de Vestibulares (p. 267). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital. Atividade complementar do Suplemento para o Professor (p. 70).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Utilize os slides 85 a 87 e discuta os fundamentos da nutrição humana e da estrutura e funcionamento do sistema digestório. Proponha a construção de representações dos órgãos do corpo humano, Suplemento para o Professor (p. 70).


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO

CAPÍTULO 13 CONTEÚDO Sistema cardiovascular humano Fisiologia da circulação sanguínea O sangue e as defesas corporais

CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA OBJETIVOS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

Caracterizar os órgãos do sistema circulatório humano segundo sua estrutura e função. Compreender a importância fisiológica da circulação humana.

Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com o assunto: Cuidados com a saúde do sistema cardiovascular. MODERNA DIGITAL: Animação: Circulação e nutrição.

Questões para pensar e discutir (p. 388). Questões de Vestibulares (p. 389).

Compreender o mecanismo rítmico dos batimentos cardíacos. Relacionar os componentes do sistema imunitário com a defesa do organismo.

CAPÍTULO 14 CONTEÚDO Sistema respiratório humano Sistema urinário humano

Slides: 88 a 90 – Circulação sanguínea. Scientific American Aula Aberta 4: Afinal, a AIDS tem cura?

Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital, com o assunto: Fisiologia humana. Atividades complementares do Suplemento para o Professor (p. 70 a 72).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Utilize como complemento as atividades práticas propostas no Suplemento para o Professor (p. 70 a 72). Elas poderão ser executadas na sala de aula. Veja os slides 88 a 90 e apresente as funções do sistema cardiovascular.

RESPIRAÇÃO E EXCREÇÃO OBJETIVOS Caracterizar os órgãos do sistema respiratório humano segundo sua estrutura e função. Caracterizar os órgãos do sistema urinário humano segundo sua estrutura e função. Relacionar os sistemas respiratório e urinário ao sistema circulatório na função de eliminação dos metabólitos celulares.

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

RECURSOS Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com os assuntos: Cuidado com a saúde do sistema respiratório; Cuidado com a saúde do sistema urinário. MODERNA DIGITAL: Animação: Respiração e excreção. Slides: 91 a 95 – Respiração e excreção.

15

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 407). Questões de Vestibulares (p. 408). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto: Fisiologia humana. Atividades complementares do Suplemento para o Professor (p. 73).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Utilize os slides 91 a 95 para apresentar as estruturas dos sistemas respiratório e urinário e a fisiologia da respiração e da excreção. Proponha a construção de um modelo para explicar a ventilação pulmonar, no Suplemento para o Professor (p. 73).


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO CAPÍTULO 15 CONTEÚDO Sistema muscular humano Sistema esquelético humano

MOVIMENTO E SUPORTE DO CORPO HUMANO OBJETIVOS Caracterizar a miofibrila como unidade de contração muscular. Compreender a importância do antagonismo muscular para a execução dos movimentos.

RECURSOS

AVALIAÇÃO

MODERNA DIGITAL: Animação: Músculos; Esquelético. Slides: 96 a 98 – Movimento e suporte do corpo humano.

Questões para pensar e discutir (p. 421). Questões de Vestibulares (p. 422).

Caracterizar o sistema esquelético, segundo a estrutura e função de seus componentes. Compreender a ação conjunta entre músculos e esqueleto para a sustentação e movimentação do corpo humano.

CAPÍTULO 16 CONTEÚDO Sistema nervoso Os sentidos Sistema endócrino

Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital. Atividades complementares do Suplemento para o Professor (p. 74 a 76).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Utilize os slides 96 a 98 para apresentar as principais características dos músculos e esqueletos. Proponha a construção de um modelo de ação muscular, no Suplemento para o Professor (p. 70).

INTEGRAÇÃO E CONTROLE CORPORAL: SISTEMAS NERVOSO E ENDÓCRINO OBJETIVOS

RECURSOS

Caracterizar os órgãos do sistema nervoso humano segundo sua estrutura e função.

Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com o assunto: Cuidados com a saúde do sistema nervoso.

Compreender os mecanismos responsáveis pelo impulso reflexo. Conhecer a estrutura e função dos órgãos dos sentidos. Caracterizar os órgãos do sistema endócrino humano segundo sua estrutura e função.

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

MODERNA DIGITAL: Animação: Hormônios. Slides: 99 a 107 – Integração e controle corporal: Sistemas nervoso e endócrino.

16

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 454). Questões de Vestibulares (p. 456). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital. Atividades complementares do Suplemento para o Professor (p. 76 e 77).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Utilize como complemento a atividade prática proposta no Suplemento para o Professor (p. 76). Veja os slides 99 a 107 com a turma e apresente os aspectos gerais do sistema nervoso, dos órgãos sensoriais e do sistema endócrino.


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO

VOLUME 3 - BIOLOGIA DAS POPULAÇÕES CAPÍTULO 1 CONTEÚDO Primeiras ideias sobre hereditariedade As bases da hereditariedade Descoberta dos cromossomos e das divisões celulares A importância de Mendel para a Genética A universidade da primeira lei de Mendel

CAPÍTULO 2 CONTEÚDO

A DESCOBERTA DA SEGREGAÇÃO DOS GENES OBJETIVOS Apresentar a Genética como a área da Biologia que estuda a hereditariedade. Apresentar o desenvolvimento das ideias científicas sobre a herança biológica ao longo da história. Compreender as bases da herança biológica.

RECURSOS MODERNA DIGITAL: Animação: Ciclo celular: mitose e meiose. Simulador: Cruzamento de ervilhas. Slides: 1 a 5 – A segregação dos genes.

Questões para pensar e discutir (p. 39). Questões de Vestibulares (p. 40). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto e tema: Hereditariedade e diversidade da vida; Fundamentos genéticos da evolução. Atividade prática do Suplemento para o Professor (p. 49).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Sugerimos como Atividade Complementar a simulação da transmissão de características humanas proposta no Suplemento para o Professor (p. 49). Utilize os slides 1 a 5 para analisar os fundamentos da lei da segregação dos fatores hereditários e genes.

RELAÇÃO ENTRE GENÓTIPO E FENÓTIPO OBJETIVOS

RECURSOS

Os conceitos de genótipo e fenótipo

Diferenciar os conceitos de fenótipo e genótipo.

Interação entre alelos de um mesmo gene Variação na expressão dos genes

Compreender o conceito de dominância e as possibilidades de interação diferencial entre alelos. Apresentar os mecanismos mais conhecidos de expressão gênica.

Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com o assunto: Sistema ABO e transfusão sanguíneas.

Herança de grupos sanguíneos na espécie humana A teoria das probabilidades aplicada à Genética

AVALIAÇÃO

Apresentar o sistema de determinação genética do tipo sanguíneo humano – sistema ABO e Rh. Compreender os princípios envolvidos na incompatibilidade entre certos grupos.

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

MODERNA DIGITAL: Simulador: Cruzamento de ervilhas. Slides: 6 a 12 – Relação entre genótipo e fenótipo. Scientific American Aula Aberta 3: Rastros genéticos.

17

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 65). Questões de Vestibulares (p. 67). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto e tema: Hereditariedade e diversidade da vida; Grupos sanguíneos.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Confira a reportagem da revista Scientific American Aula Aberta 3 – Rastros genéticos. Utilize os slides 6 a 12 para explicar a transmissão dos genes ao longo das gerações, com destaque para a aplicação da teoria das probabilidades da Genética.


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO

CAPÍTULO 3

GENES COM SEGREGAÇÃO INDEPENDENTE

CONTEÚDO

OBJETIVOS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

Mendel e a descoberta da segregação independente A teoria cromossômica da herança

Apresentar os experimentos realizados por Gregor Mendel que originaram a dedução da segregação independente. Compreender a teoria cromossômica da herança, relacionando a segregação gênica à segregação dos cromossomos meióticos.

MODERNA DIGITAL: Slides: 3 a 15 – Genes com segregação independente. Scientific American Aula aberta 3: Rastros genéticos.

Questões para pensar e discutir (p. 88). Questões de Vestibulares (p. 89).

Interações entre genes com segregação independente

Conhecer as condições que tornam inválida a Lei da segregação independente.

CAPÍTULO 4 CONTEÚDO A determinação do sexo Herança e sexo Ligação gênica e mapeamento cromossômico

Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto e tema: Hereditariedade e diversidade da vida; Concepções pré-Mendelianas sobre a hereditariedade.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Confira a reportagem da revista Scientific American Aula Aberta 3 – Rastros genéticos. Utilize os slides 13 a 15 para explicar a teoria cromossômica da herança e interpretar como Mendel deduziu a Lei da segregação independente.

GENÉTICA RELACIONADA AO SEXO E A LIGAÇÃO GÊNICA OBJETIVOS Relacionar a constituição cromossômica, o indivíduo e a sua determinação sexual. Compreender os padrões de herança ligada ao sexo. Conhecer o conceito de ligação e suas implicações.

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

RECURSOS MODERNA DIGITAL: Slides: 16 a 17 – Genética relacionada ao sexo e à ligação gênica. Scientific American Aula Aberta 3: Rastros genéticos.

18

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 114). Questões de Vestibulares (p. 116). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto e tema: Genética, Ligação gênica. Atividade prática do Suplemento para o Professor (p. 53).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Confira a reportagem da revista: Scientific American Aula Aberta 3 – Rastros genéticos. Utilize os slides 16 a 17 para explicar os sistemas de determinação do sexo em diversos animais e herança de genes localizados em cromossomos sexuais.


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO CAPÍTULO 5 CONTEÚDO Como se expressam os genes Melhoramento genético Aconselhamento genético A Genética molecular e suas aplicações Desenvolvimento do genoma humano

CAPÍTULO 6 CONTEÚDO O pensamento evolucionista Evidências da evolução biológica

CAPÍTULO 7 CONTEÚDO

APLICAÇÕES DO CONHECIMENTO GENÉTICO OBJETIVOS Compreender o mecanismo da expressão gênica. Caracterizar o melhoramento genético e sua importância econômica. Apresentar o Projeto Genoma Humano e seus desdobramentos atuais. Compreender a importância do aconselhamento genético como instrumento de diagnóstico e prevenção de doenças hereditárias.

RECURSOS Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com os assuntos: Erros inatos do metabolismo; Fenilcetonúria; Alcaptonúria; Albinismo. MODERNA DIGITAL: Animações: Genética na atualidade; Duplicação do DNA; Transgênicos.

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 141). Questões de Vestibulares (p. 142). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital, com o assunto e tema: Genética; Genética Molecular. Atividades práticas do Suplemento para o Professor (p. 54 e 55).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Confira a reportagem da revista: Scientific American Aula Aberta 3 – Rastros genéticos. Utilize os slides 18 a 25 para discutir avanços do conhecimento genético.

Slides: 18 a 25 – Aplicações do conhecimento genético.

GENES COM SEGREGAÇÃO INDEPENDENTE OBJETIVOS

RECURSOS

Apresentar a construção da teoria do processo evolutivo através da história.

MODERNA DIGITAL: Animações: Fundamentos da evolução biológica: adaptações.

Compreender o conceito de seleção natural. Apresentar as evidências que sustentem a teoria da evolução biológica.

Slides: 26 a 30 – História das ideias evolucionistas. Scientific American Aula Aberta 2: Evolução contra o criacionismo; Mamíferos que conquistaram os mares.

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 159). Questões de Vestibulares (p. 160). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto e tema: Evolução biológica; Evidências da evolução. Atividade prática do Suplemento para o Professor (p. 59).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Confira a reportagem da revista: Scientific American Aula Aberta 2 – Evolução contra o criacionismo. Utilize os slides 26 a 30 para interpretar aspectos das teorias evolucionistas consideradas pioneiras e as principais evidências da evolução biológica.

TEORIA MODERNA DA EVOLUÇÃO OBJETIVOS

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

RECURSOS

19

AVALIAÇÃO

ORIENTAÇÕES


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO

Principais fatores evolutivos Bases genéticas da evolução

CAPÍTULO 8 CONTEÚDO Processo evolutivo e diversificação da vida Origem dos grandes grupos de seres vivos Evolução humana

Caracterizar mutação e recombinação gênica como os principais fatores responsáveis pela evolução.

MODERNA DIGITAL: Animações: Camuflagem e adaptação; Fundamentos da evolução biológica: adaptação.

Compreender a ação da seleção natural sobre a variabilidade genética das populações. Relacionar a adaptação evolutiva das espécies à ação da seleção natural.

Slides: 31 a 34 – Teoria moderna da evolução. Scientific American Aula Aberta 5: Salvos pela água e As raízes profundas da vida;

Conceituar população mendeliana. Apresentar mecanismos que podem alterar a frequência gênica das populações.

Aula Aberta 3: Rastros genéticos: Mutações gênicas.

Questões para pensar e discutir (p. 180). Questões de Vestibulares (p. 180). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Plus com o assunto e tema: Evolução biológica; Teorias da evolução.

DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Confira as reportagens da revista: Scientific American Aula Aberta 5 – Salvos pela água e As raízes profundas da vida. Aula Aberta 3 – Rastros genéticos: Mutações gênicas. Utilize os slides 31 a 34 e analise a teoria moderna da evolução com destaque para os principais fatores evolutivos.

ORIGEM DAS ESPÉCIES E DOS GRANDES GRUPOS DE SERES VIVOS OBJETIVOS Reconhecer a cladogênese e anagênese como os principais processos de diversificação da vida. Compreender os mecanismos e a importância do processo de especiação no surgimento de novas espécies. Apresentar a história geológica da Terra, os principais eventos biológicos de cada período. Apresentar as principais evidências que relacionam evolutivamente o ser humano aos seus ancestrais primatas.

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

RECURSOS Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com o assunto: Receita para uma humanidade desracializada. MODERNA DIGITAL: Animações: Especiação; Origem da vida. Slides: 35 a 42 – A origem das espécies e dos grandes grupos de seres vivos. Scientific American Aula Aberta 4: Fósseis de ancestrais humanos.

20

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 222). Questões de Vestibulares (p. 223). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital, com o assunto e tema: Origem e evolução da vida; Teorias de evolução. Atividade prática do Suplemento para o Professor (p. 59).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Confira a reportagem da revista Scientific American Aula Aberta 4 – Fósseis de ancestrais humanos. Utilize os slides 35 a 42 para apresentar um resumo da história da vida em nosso planeta e da origem e evolução da humanidade.


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO CAPÍTULO 9 CONTEÚDO

FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA OBJETIVOS

Conceitos básicos em Ecologia Teias e cadeias alimentares

Definir os principais conceitos ecológicos. Caracterizar as cadeias e teias alimentares.

Fluxo de energia e níveis tróficos Ciclos biogeoquímicos

Compreender a transferência energética ao longo das cadeias alimentares. Compreender a estrutura cíclica da transformação de componentes orgânicos e inorgânicos através do ecossistema e suas implicações ecológicas.

CAPÍTULO 10 CONTEÚDO Características das populações Fatores que regulam o tamanho das populações biológicas Relações ecológicas intraespecíficas Relações ecológicas interespecíficas

Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com o assunto: A camada de ozônio que protege a Terra. MODERNA DIGITAL: Animação: Cadeia alimentar e ciclos de alimentos. Slides: 43 a 56 – Fundamentos da Ecologia. Scientific American Aula Aberta 5: Nitrogênio, de fertilizante a poluidor.

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 249). Questões de Vestibulares (p. 250). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital, com o assunto e tema: Ecologia; Fluxo de energias e matérias. Atividade prática do Suplemento para o Professor (p. 62).

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Confira a reportagem da revista Scientific American Aula Aberta 5 – Nitrogênio, de fertilizante a poluidor. Utilize os slides 43 a 56 para apresentar os conceitos básicos em Ecologia e os caminhos da energia e da matéria na biosfera.

DINÂMICA DAS POPULAÇÕES E RELAÇÕES ECOLÓGICAS OBJETIVOS Apresentar elementos quantitativos de caracterização das populações. Compreender os mecanismos responsáveis pelo aumento ou declínio das populações. Caracterizar as principais relações intraespecíficas e sua importância ecológica. Caracterizar as principais relações interespecíficas e sua importância ecológica.

CAPÍTULO 11

RECURSOS

RECURSOS Quadro de Ciência e Cidadania do livro-texto com o assunto: Quando o crescimento da população humana vai parar? MODERNA DIGITAL: Animação: Interações ecológicas. Slides: 57 a 63 – Dinâmica das populações e relações ecológicas.

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 280). Questões de Vestibulares (p. 282). Veja no Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto e tema: Dinâmica das populações. Atividade prática do Suplemento para o Professor (p. 62).

SUCESSÃO ECOLÓGICA E PRINCIPAIS BIOMAS DO MUNDO

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

21

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Utilize os slides 57 a 63 para analisar e interpretar as características básicas das populações biológicas e os fatores que regulam o tamanho populacional das principais relações ecológicas.


BIOLOGIA JOSÉ MARIANO AMABIS | GILBERTO RODRIGUES MARTHO CONTEÚDO Sucessão ecológica Fatores que afetam os ecossistemas Grandes biomas do mundo Domínios morfoclimáticos e principais biomas brasileiros Ecossistemas aquáticos

OBJETIVOS Conceituar sucessão ecológica, através da apresentação de seus estágios característicos.

MODERNA DIGITAL: Animações: Biomas da Terra; Biomas brasileiros.

Relacionar o desenvolvimento de uma comunidade às características fisico-químicas do ambiente. Caracterizar e localizar geograficamente os principais biomas do mundo.

Slides: 64 a 69 – Sucessão ecológica e principais biomas do mundo. O Correio da Unesco na escola – 1: Uma educação para o futuro.

Caracterizar e localizar geograficamente os principais biomas brasileiros e os ecossistemas aquáticos.

CAPÍTULO 12 CONTEÚDO Poluição ambiental Interferência humana em ecossistemas naturais Caminhos e perspectivas

RECURSOS

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 320). Questões de Vestibulares (p. 321). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital com o assunto e tema: Ecologia; Biomas e ecossistemas aquáticos.

O ensino do desenvolvimento sustentável para as novas gerações.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Confira a reportagem da revista O Correio da Unesco na escola 1 – Uma educação para o futuro. O ensino do desenvolvimento sustentável para as novas gerações. Utilize os slides 64 a 69 para apresentar os principais biomas e os fatores que caracterizam os tipos de formação vegetal em cada região.

HUMANIDADE E AMBIENTE OBJETIVOS Apresentar as principais formas de poluição ambiental. Apresentar as principais interferências antrópicas nos ecossistemas e refletir sobre suas consequências ecológicas.

RECURSOS MODERNA DIGITAL: Slides: 70 a 73 – Humanidade e ambiente. Scientific American Aula Aberta 4: Metano, plantas e mudanças climáticas.

Conhecer os principais desafios na busca de uma exploração sustentável da natureza.

0800 770 7653 www.modernadigital.com.br

AVALIAÇÃO Questões para pensar e discutir (p. 343). Questões de Vestibulares (p. 343). Veja o Banco de Questões do portal Moderna Digital.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS No Suplemento para o Professor são indicadas as Competências e Habilidades do ENEM trabalhadas neste capítulo. Confira a reportagem da revista: Scientific American Aula Aberta 4 – Metano, plantas e mudanças climáticas. Utilize os slides 70 a 73 e problematize a interferência humana na natureza.

22


Biologia