Recursos Educacionais Abertos: praticas colaborativas e politicas publicas

Page 118

RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: PRÁTICAS COLABORATIVAS E POLÍTICAS PÚBLICAS

extensão .swf (de Shockwave Flash File), ou seja, animações geradas pelo software Adobe Flash. Jobs dizia claramente que era para a Apple não ficar aprisionada à empresa Adobe1 . No texto, chamado Thoughts on Flash, Jobs afirma que “os produtos Flash da Adobe são 100% proprietários. Eles só estão disponíveis a partir da Adobe e a Adobe tem autoridade exclusiva sobre a sua valorização futura, preços etc.” No mesmo texto, Jobs alerta que “embora os produtos Flash, da Adobe, estejam amplamente disponíveis, isso não significa que eles sejam abertos, pois eles são controlados totalmente pela Adobe e estão disponíveis somente a partir da Adobe. Por basicamente qualquer definição, o Flash é um sistema fechado”. Jobs sabia que o padrão aberto é o que garante a liberdade de criação e de ação de usuários e de desenvolvedores. Padrões fechados colocam os usuários em prisões lógicas que os tornam completamente dependentes dos desenvolvimentos das empresas que os dominam. A argumentação de Jobs aponta os principais obstáculos das soluções proprietárias para qualquer usuário que busque o mínimo de autonomia de decisão sobre suas criações. O caso ODF (Open Document Format)

Os parágrafos que constam neste item foram retirados quase integralmente de um texto que publiquei na Revista Select, de 1º de dezembro de 2011, intitulado “Guerra de formatos”. Tratam do recente embate entre formatos abertos e fechados, e buscam esclarecer o papel do formato aberto para garantir a interoperabilidade e a compatibilidade de textos produzidos a partir de softwares diferentes. Para superar as dificuldades da grande incompatibilidade entre os diferentes formatos de documentos digitais, foi criado o ODF, Open Document Format. Lançado pelo consórcio Organization for the Advancement of Structured Information Standards (OASIS) e baseado na linguagem XML, o ODF é aberto e pode ser aplicado por todo e qualquer software de escritório para armazenar textos, planilhas, bases de dados, desenhos e apresentações. Foi aprovado como norma ISO, em 2006, tornando-se um padrão aberto internacional. A finalidade do ODF é superar o aprisionamento lógico que um formato proprietário pode construir. Independentemente do software utili1

http://www.apple.com/hotnews/thoughts-on-flash

116


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.