Manual de Identidade Visual - Hachi no Hashi

Page 1

manual de identidade visual

por João Cavalcante, Joel Jupiter e Luana Batinga
Introdução → A empresa → Identidade Processo de Criação → Pesquisa de Semelhantes → Público → Naming → Construção geométrica Apresentação → Marca → Cores → Tipografia → Símbolo → Logotipo Variações Aplicação Detalhamento Técnico → Malha e Área de não-interferência → Reduções → O que não fazer Créditos ................... 3 .............. 9 ................... 5 ................................... 18 ................................... 23 ................................... 30 ............ 25
ínDiCe

INTRODUÇÃO

01.

A EMPRESA

O Hachi no Hashi é uma joia culinária única, situada em um pequeno edifício, que oferece uma experiência gastronômica inovadora e sustentável. Fundado com a visão de revolucionar a culinária, combina a rica tradição da culinária asiática com uma abordagem audaciosa, onde os insetos desempenham um papel de destaque em seus pratos. Este restaurante é mais do que apenas um lugar para saciar a fome; é um destino que celebra a harmonia entre sabor excepcional e responsabilidade ambiental.

O Hachi no Hashi possui um ambiente acolhedor e descontraído que evoca uma sensação de calma e serenidade. É um destino para aqueles que valorizam não apenas o sabor, mas também a proveniência de seus alimentos e desejam fazer escolhas alimentares conscientes.

A emrpesa acredita que a culinária de insetos não é apenas uma tendência passageira, mas sim uma abordagem alimentar que pode transformar o mundo. Buscando ser um dos pioneiros nessa revolução, mostrando ao mundo que é possível combinar o prazer gastronômico com consciência e ter um resultado delicioso. A inovação é uma força matriz central que impulsiona o Hachi no Hashi. 03

02. IDENTIDADE

A empresa segue o modelo omokase (お任せ), a expressão provém de uma composição do verbo 任せる, confiar), significa "eu ". Esse modelo não comum apenas no Japão, podendo ser encontrato facilÁsia e Europa.

confiança no cliente em pedir que o chef decida sua refeição, entregando nenhuma a pouca instrução, como preferências por doce, salgado, ou informações sobre alergias e afins. Hachi no Hashi oferece a chance de saborar suas iguarias incubindo ao seu chefe suspresas , mas também oferece o estilo tradicional de pedidos diretos.

04

PROCESSO DE CRIAÇÃO

03. PESQUISA DE SEMELHANTES

Conhecer a concorrência é essencial para todo negócio, em qualquer ramo. Com este estudo busca-se analisar a concorrência, seus erros e acertos, a aceitação e rejeição do público.

Não há, atualmente, restaurantes focados na culinária asiática de insetos no Brasil. Porém, há histórico de experiências feitas: Chefe Bun Lai, um defensor de alimentos saudáveis e ecológicos, disponibilizou uma degustação gratuita de sushi de cigarra grelhada em um parque na capital dos EUA durante um fim de semana, que também contou com um livro gratuito de receitas com cigarras. No Japão, temos Shoichi Uchiyama , um chefe e culinarista Japonês, defensor incondicional da culinária de insetos. Suas peças de sushi são fei-

04. PÚBLICO

tas com abelhas e larvas, aranhas, centopeias e gafanhotos. Há ainda o Restaurante Huto, um restaurante de cozinha japonesa especializado na experiência exclusiva: deixar-se as mãos do proprietário e chefe Fabio Yoshinobu Honda, seguindo o mesmo método omokase, possui uma estrela Michelin, que o descreve em seu site como: “uma cozinha requintada. Vale conhecer!”

Os consumidores encontrados no conforto das cadeiras desse restaurante são categorizados em três arquetipos. Sendo o principal o explorador. O Explorador é movido por um desejo irresistível de novos encontros. Dando grande importância à independência, ele anseia por se libertar das normas convencionais sem necessariamente confrontá-las diretamente. Este arquétipo exibe disposição para decisões ousadas, a fim de escapar da monotonia e do confinamento. Ele é conhecido por ultrapassar limites e se deliciar com descobertas inesperadas, ele incorpora uma crença inabalável em possibilidades infinitas.

05

Já o herói, arquetipo em segundo lugar, busca crescimento e desenvolvimento pessoal. Ele se esforça para restaurar a sociedade, demonstrando força, bravura e bondade. Busca continuamente a autodescoberta em meio às dificuldades, navegando em destinos inesperados e enfrentando adversidades em constante mudança, deseja salvar o dia para provar o seu valor para o mundo ao seu redor. Quanto ao último, o bobo da corte, abraça o presente com uma abordagem alegre, tem tudo a ver com diversão e viver a vida no momento. Possui um apreço pela beleza, transformações inesperadas e um intelecto aguçado. Ele preza alegria, união e positividade. Conhecido pelo seu comportamento exuberante que desafia as convenções e expectativas da sociedade, esse

arquétipo vê a vida como um parque de aventuras cheio de oportunidades.

Com esses dados, a identidade de Hachi no Hashi nasce fundada em uma apresentação descontraída, leve e aconchegante. Trazendo experiência da culinária leste-asiática voltada a incorporação de insetos em seu amplo cardápio.

06

Durante o processo de naming da marca, visto que o restaurante é focado na culinária do leste-asiático de insetos como fonte de proteina principal, houve extensa pesquisa quanto as línguas oficiais dos paises onde essa culinária teve origem, são elas: chinês; japonês; coreano; tailandes; indonésio (bahasa); filipino. O inglês também foi cogitado.

Assim como, dos ingredientes mais comuns usados na culinária voltada a insetos: cigarra; louva-deus, lagarta, besouro, abelha, vespa, libélula, gafanhoto e cupim.

Os resultados foram reduzidos com as diretrizes: pronúncia, evitar estranhesa para ocidentais, fugir de associações negativas. Várias alternativas foram criadas nessa fase, como Bugmaki e Mantis Munchy, porém com a seleção por matriz

de posicionamento, Hachi no Hashi venceu em primeiro lugar.

5.1 SIGNIFICADO:

Hachi vem do japonês, abelha. Hashi vem do japonês, palitinhos.

O nome conta com um “trocadilho”: “No”, em português, é a forma do pronome “o”, com função de complemento. Já em japonês, “no” é indicação de posse. Funcionando como pronome possessivo “do/da”.

Resultando em interpretações variádas: Palitinhos da abelha (tradução direta) Abelha no Palitinho (tradução misturada)

05. NAMING
07
Palitinhos da Abelha

GEOMÉTRICA DA LOGO EM SUA PRIMEIRA VERSÃO

07. CONSTRUÇÃO
08

ApReSeNtAção dA mArCa

MARCA

10

CORES

Hachi no Hashi traz em sua paleta cores analogas aos seus ingredientes. Insetos possuim uma vasta gama de cores usadas principalmente para camuflagem. Porém fora do habitat natural, essas cores se destacam. Assim, as cores selecionadas são verde, azul, laranja e branco, facilmente encontradas em cigarras, ingrediente muito comum na culinária. Sendo verde e azul as cores principais.

O verde, sempre que possível, aplicado com acabamento em verniz, simulando o brilho natural das asas.

O azul num tom marinho busca trazer seriedade, pois apesar do ambiente descontraído, a empresa leva a sério a procedência dos insetos, sua preparação e a constante limpeza.

laranja forte é usado como destaque, conduzindo o olhar dos clientes. Muitas vezes o laranja é associado a restaurantes por sua conexão cultural a esses locais. Além disso, o laranja é encontrado em olhos de cigarras azuis.

A marca também conta com um branco distinto, ligeiramente cinza, expressando transparencia.

11

CORES DA MARCA CONTRASTE DE CORES

Jade (Verde)

HEX #4bb068

RGB 75, 176, 104

Pantone 7730 C

Azul Prússia (Azul)

HEX #172b3e

RGB 23, 43, 62

Pantone 5395 C

Cinábrio (Laranja)

HEX #e44115

RGB 228, 65, 21

Pantone Bright Red C

Branco acizentado

HEX #f2f2f2

RGB 242, 242, 242

Pantone 656 C

12

TIPOGRAFIA

A tipografia é parte essencial de como a marca se comunicará com o público. Com isso, é esperado que uma marca ambiciosa como Hachi no Hashi busque completa exclusividade.

A seleção de Chinese Rocks como fonte parece fora da curva, mas sua justificativa é exatamente a familiaridade que carrega consigo. Ela é uma fonte popular, bem estabelecida e associada a culinária asiática. Para que o consumidor saiba exatamente do que o restaurante se trata.

A marca também conta com uma família tipográfica usada como fonte institucional: Atten New. Com variações Book, Regular, Medium, Bold, Extra Bold e versões em itálico de todas as variações. Essa família deve ser usada para corpo e subtítulos, assim como para documentos.

ChInEsE rOcKs Atten New Book

13

fonte pangram aplicação

cHiNeSe rOcKs gRaVe e cAbIsBaIxO, o fIlHo jUsTo zElAvA pElA qUeRiDa mãe dOeNtE

fOnTe pRiNcIpAl

Atten New Book grave e cabisbaixo, o filho justo zelava pela querida mãe doente

material web

Atten New Medium grave e cabisbaixo, o filho justo zelava pela querida mãe doente

material impreso

Atten New Bold grave e cabisbaixo, o filho justo zelava pela querida mãe doente

destaque de palavras

Atten New E. Bold grave e cabisbaixo, o filho justo zelava pela querida mãe doente

destaque de palavras

Atten New Italic grave e cabisbaixo, o filho justo zelava pela querida mãe doente palavras romanizadas

14

SÍMBOLO

A criação do símbolo resultou de geração de múltiplas alternativas. Estas alternativas foram cuidadosamente elaboradas através de sessões de brainstorming, com base em extensas pesquisas realizadas através de pesquisa desk, pesquisa de simbolismo e associação com o nome da marca. O resultado conta com bastante abstração, gerando um símbolo que lembra a estrutura tanto de uma abelha, que dá nome a marca, como de uma cigarra, inseto mais comum e variádo na culinária.

1 Forma pode representar tanto o olho de uma cigarra, quanto conectores de antenas de abelha

2 Par de asas posteriores com forma abstrata, não é uma réplica de nenhuma inseto específico

3 Representa o formato da ponta posterior de uma cigarra, assim como o ferrão de uma abelha.

1 2 3 15

VARIAÇÕES DE COR SÍMBOLO (detalhamento na pág 18)

16

LOGOTIPO

Versão principal

A logotipo adota a fonte cHiNeSe rOcKs, com variação de tamanho em “no”. Sua proporção seguindo a malha da marca (detalhada na pág 25).

Versões alternativas

17

vArIaçõeS

VARIAÇÕES

versão principal (vertical)

VERSÃO VERTICAL (PRINCIPAL).

Dar preferência para está versão sobre as outras, que são ocasionais. Se aplicada em fundo verde, utilizar vesão alternativa com asas brancas.

versão com legenda

cor alternativa

versão em escala de cinza

VERSÃO HORIZONTAL,

usada quando não for possível o uso da versão principal.

versão horizontal versão horizontal cor alternativa

versão horizontal com legenda

versão horizontal escala de cinza

20

versão monocromática Outline

21

Versão

monocromática negativa Versão outline negativa

As variações devem ser usadas conforme a necessidade, sempre levando em consideração contraste em primeiro lugar.

A marca não precisa acompanhar a legenda em todas as versões, mas se aplicada, seguir o padrão mostrado.

22
Versão outline negativa versão monocromática negativa

aPlIcAçõeS

24

dEtAlHaMeNtO técNiCo

MALHA E ÁREA DE NÃO-INTERFERÊNCIA

Uma unidade da malha equivale a 8mmx8mm. Sua base é a distência entre as asas e o corpo. A área de não interferência é de 1 unidade na esquerda e direita, mas 2 unidades para cima e para baixo.

Logo principal (vertical)
26
Logo principal (horizontal)

REDUÇÃO

Redução máxima marca

Impressão: 2cm

Tela: 90px de largura

Redução máxima símbolo

Impressão: 1,5cm

Tela: 45px de largura

Redução máxima símbolo

Impressão: 1,5cm

Tela: 100px de largura

27

O QUE NÃO FAZER

NÃO alterar cor do corpo. NÃO aplicar sobre fundo laranja. NÃO refletir na vertical, a “cabeça” da marca precisa SEMPRE estar voltada para cima.

NÃO deformar (achatar, esticar, espremer) de qualquer maneira

NÃO criar variações de cores fora das estabelecidas

NÃO sair da paleta

28
correto INCORRETO

cRédItOs

JOÃO VICTOR CAVALCANTE PEREIRA

JOÃO JOEL JUPITER DE SOUZA

LUANA BATINGA BRANDÃO

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.