Convite Oficial

Page 1

XI mCV 2018 Convite

1


Introdução Já foi há 11 anos que iniciámos esta aventura de realizar um torneio só destinado ao minivoleibol. E em boa hora o fizemos, porque a adesão por parte dos clubes tem sido uma realidade que se pode verificar pelo gráfico da evolução do evento (abaixo). Realizar provas de minivoleibol é sempre muito árduo mas muito satisfatório … por um lado o dever de construir um evento com a dignidade que as crianças nos merecem, com positivismo, fair play, alegria, emoção etc., por outro, a necessidade do rigor, algum formalismo e uma máquina organizativa muita afinada para conseguir responder com qualidade e rapidez às dificuldades que um quadro competitivo deste tipo confere. Em dois dias realizamos aproximadamente 300 jogos, de dez em dez minutos realizam-se cerca de 10 jogos, que têm de ser arbitrados, os resultados lançados e verificados, as classificações feitas ao minuto para que o ritmo do torneio seja o que se pretende. No entanto, quando verificamos a felicidade das crianças, a evolução constante do seu jogo e a motivação para futuras aprendizagens, bem como o reconhecimento do nosso trabalho por parte dos treinadores, a sensação que fica é que tudo valeu a pena – conseguimos construir um grande torneio de minivoleibol!

2


Convite Oficial O Lousã Volley Clube vem por este meio convidar o vosso prestigiado clube a participar no XI Mini Carnavolei 2018 a realizar na Lousã nos dias 12 e 13 de Fevereiro. Este evento é realizado anualmente nas Férias do Carnaval e destina-se à competição de Minis A e B

- Minis B atletas nascidos em 2005, 2006 - Minis A atletas nascidos em 2007, 2008, 2009

Objectivos 1: Motivar os jovens para a prática do voleibol. 2: Promover a criação de novos clubes de voleibol. 3: Desenvolver um torneio onde a componente lúdica característica do carnaval e a competição de minivoleibol se conjuguem de forma salutar.

Local O evento realiza-se na Lousã: Pavilhão Municipal nº1 situado nas instalações da Escola Secundária da Lousã. Observação: Se o nº de inscrições exceder as previsões e de forma a garantir um número de jogos aceitável poderão ser realizados jogos no Pavilhão nº 2 situado na escola EB 2,3 da Lousã.

3


Alojamento O alojamento das equipas será realizado nas salas de aula da Escola Secundária da Lousã e na Escola EB 2,3 É da responsabilidade das equipas trazer os colchões para os atletas dormirem (aconselhamos os colchões tripartidos de campismo por serem de fácil aquisição e transporte). Do mesmo modo, deverão trazer sacos de cama e almofada. Os balneários das escolas estão abertos para higiene pessoal e banhos. Se houver equipas interessadas em ficar alojadas noutros locais (pousada da juventude, pensões ou hotel) poderão fazê-lo. No entanto, deverão custear as despesas da estadia. A organização fornecerá aos interessados todos os dados/contactos que desejarem. Apesar de não ser obrigatório o alojamento das equipas (os clubes poderão optar por ir dormir a casa na noite de 12 para 13 de Fevereiro). No entanto aconselhamos os clubes a pernoitar na escola, pelo facto de este poder ser um fator motivador para as crianças – alguns será certamente a primeira noite que passam fora de casa – para além disso vamos realizar uma festa de carnaval para todas as equipas nessa noite. Inscrição As equipa interessadas em participar no evento devem fazê-lo obrigatoriamente para o email: lousavolleyclube@sapo.pt Data limite: De forma a planear atempadamente o evento o prazo limite de inscrição é o de 01 de Fevereiro

4


Taxa de Inscrição: No sentido de fazer face às despesas inerentes ao esforço financeiro da realização do evento, a taxa de inscrição de cada elemento participante será de 20 €. Seguro Desportivo: A organização do XI mCV 2018 chama especial atenção para a necessidade e obrigatoriedade de todos os elementos da comitiva (atletas, treinadores, dirigentes e outros) estarem cobertos pelo seguro desportivo da federação de voleibol. Na ausência deste seguro, devem os responsáveis pelas equipas efetuar um seguro de acidentes pessoais para os dias do evento, nas seguradoras das localidades onde residem antes do evento começar e fazer prova disso no “check in”. Serviço mCV Seguros No caso de as equipas necessitarem de apoio na realização deste seguro, o torneio dispõe do serviço “mCV Seguros” que terá o seguinte procedimento: As equipas, nas semanas que antecedem o mCV, aquando da inscrição, devem preencher a ficha de comitiva disponibilizada e assinalar com uma cruz no quadrado correspondente ao elemento que ainda não está segurado. Através dos dados constantes neste documento (nome e data de nascimento) o mediador de seguros do mCV acionará o seguro de acidentes pessoais. A despesa referente a este serviço é da responsabilidade do clube em causa que, deverá avisar os encarregados de educação do atleta de todo o processo e regularizar o pagamento do mesmo no momento do “check in”.

5


Refeições A organização não fornece às equipas o almoço de 12 de Fevereiro, por motivos relacionados com a imprevisibilidade do horário de chegada das equipas à Lousã. A organização garante: - Jantar de 12 de Fevereiro (segunda) - Pequeno-almoço de 13 de Fevereiro (terça) - Almoço volante de 13 de Fevereiro (terça) O almoço de 13 de Fevereiro é volante no sentido de se poder começar rapidamente os jogos da fase final e assim as equipas poderem regressar a casa também mais cedo.

Regras de Conduta Como é facilmente compreensível, a continuidade da realização deste evento nas instalações das Escolas, só será viável se as instalações e material existente dentro da escola não forem danificados.

Ponto 1: A organização imputará responsabilidades às equipas/clubes por eventuais danos materiais resultantes de comportamento inadequado nos espaços da realização do torneio e envolventes aos mesmos (instalações das escolas e pavilhões gimnodesportivos).

Ponto 2: Proibição de jogos com bola dentro dos blocos de aulas.

6


Ponto 3: Proibição de acesso a outras salas que não sejam as atribuídas a cada equipa.

Ponto 4: Proibição de acesso a armários existentes dentro das salas de aula.

Ponto 5: Proibição de utilização dos estores para colocar roupa.

Ponto 6: É expressamente proibido mexer / tocar ou utilizar o material informático - projetores e quadros interativos – existentes nas salas. Este material para além de caro é demasiado frágil. Na eventualidade de algum projetor ou quadro interativo aparecer estragado/danificado/vandalizado é muito provável que não se possa realizar mais nenhum torneio na escola onde esse vandalismo se verificar.

Ponto 7: Os participantes transgressores serão imediatamente expulsos do evento.

Ponto 8: Sendo as chaves iguais entre si (chaves gerais), a organização aconselha as equipas a não deixarem objetos de valor dentro das mesmas tal como nos balneários.

Ponto 9: As equipas devem ser portadoras de bolas para o aquecimento e jogo.

7


Competição A competição do miniCarnavolei obedece às regras oficiais da Federação Portuguesa de Voleibol para este escalão

O quadro competitivo será ajustado ao nº de equipas inscritas. No entanto, prevemos a participação de: Minis A: 24 equipas (masculinas / femininas). Minis B:12 equipas masculinas e 24 femininas. O sistema de competição terá como pressuposto básico o da não eliminação e o da realização do maior nº possível de jogos por equipa.

Casos especiais:

Equipas com jogadores mais velhos (infantis): Reconhecendo que alguns clubes poderão ter dificuldade em ter jogadores Minis B em número suficiente e que por vezes nos grupos de trabalho minis se encontram jogadores infantis numa fase de desenvolvimento técnico ainda precoce, a organização permite a participação destas equipas. Nestes casos, serão afixados os resultados reais do jogo, no entanto, nos quadros competitivos será averbada derrota e o resultado de 40:0 para efeito de contabilização da pontuação finais das séries.

Na eventualidade da não existência de nº suficiente de equipas Minis A estas poderão participar na competição de Minis B.

8


Equipas com menos de 8 jogadoras minis: Tendo em consideração que alguns clubes não têm ainda o número suficiente de atletas para constituir o mínimo obrigatório de 8 jogadores por equipa, a organização permite a competição destas equipas. No entanto, nos quadros competitivos será averbada derrota e o resultado de 40:0 para efeito de contabilização da pontuação finais das séries. Fair play: Os jogos serão arbitrados por árbitros jovens (jogadores de escalões de formação de voleibol). Também por este facto deverão os treinadores respeitar as mais elementares regras do fair play não pressionando nem dificultando o correto ajuizamento dos casos do jogo. Os marcadores dos jogos serão iguais aos oficiais de 6x6 para que as equipas possam acompanhar corretamente a evolução do resultado. Os treinadores deverão confirmar o resultado constante no boletim de jogo que assinam nos finais dos jogos. Os jogadores inscritos numa equipa de Minis A não podem jogar noutra equipa de Minis B. Os atletas só podem jogar nas equipas onde o seu nome consta na relação de atletas. Não pode haver trocas de atletas durante a competição.

9


Plano de atividades

12 de Fevereiro – Segunda Feira. 10.00 h

Check in

Almoço

11.00 h

Reunião Técnica

12.00 h

Competição

19.00 h 21.00 h

Jantar Festa de Carnaval

24.00 h

Silêncio Absoluto

Pavilhão Municipal 1

Da responsabilidade de cada equipa *

Pavilhão Municipal 1

Jogos da 1ª fase

Refeitório da ES Lousã Polivalente da ES Lousã

10


13 de Fevereiro – Terça Feira. 9.00 h

Pequeno-Almoço

10.00 h

Competição

12.00 h 13.00 h

Almoço Volante Competição

16.30 h

Entrega de prémios

Refeitório ESL

Jogos da 2ª fase

Ir comendo durante a competição Jogos da fase final

Pavilhão Municipal 1

Contactos Luis Vidal TLM: 00351 911516206 E-mail: lousavolleyclube@sapo.pt Facebook: https://www.facebook.com/pages/Mini-Carnavolei/272935042771253 11


12


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.