Tratamento precoce da má oclusão de classe iii com a máscara facial individualizada

Page 6

MOLDAGEM DO PACIENTE A primeira etapa para confecção da máscara facial constitui o preparo do paciente. Todo o procedimento a ser realizado deve ser minuciosamente explicado à mãe e à paciente. Depois disso, a mãe retira-se e a paciente permanece desacompanhada durante toda consulta. Coloca-se uma touca para proteger os cabelos e um avental para proteger as roupas da paciente6. A seguir coloca-se uma gaze dobrada em cada olho, protegendo-os do contato com o alginato (Figura 4A). Uma massa bem fluída de alginato é colocada sobre todo o rosto, com exceção do nariz (Figura 4B). Em cima do alginato aplica-se uma camada grossa de gaze gessada (Figura 4C). A gaze é colocada aos poucos, em pequenos pedaços, molhada previamente, conforme as recomendações do fabricante, de modo a cobrir toda a superfície externa do alginato. Esta gaze serve de base para a sustentação do alginato, formando uma espécie de moldeira (Figura 4D). Após o endurecimento do gesso, a estrutura contendo o alginato e o gesso é removida da face do paciente (Figura 5A). Vaza-se o molde da face com gesso pedra. Após a presa do gesso, separam-se as superfícies(Figura 5B). A máscara facial é então construída em cima do modelo de gesso obtido (Figura 5C). CONFECÇÃO DA MÁSCARA A armação metálica é confeccionada com fio de aço inoxidável (1,25 mm), contornando o rosto e uma barra transversal cruzando a face de um lado ao outro, na altura das comissuras labiais. À esta barra, soldam-se dois ganchos distanciados 15 mm da linha média para adaptação dos elásticos. Fixa-se a estrutura no modelo para que as partes sejam soldadas. Uma vez obtida uma estrutura única, esta é afastada do modelo proporcionando um alívio das áreas do mento e da fronte e fixada com cera nesta posição. No modelo, desenha-se o contorno dos apoios da fronte e do mento, tomando cuidado para que este não invada a região do sulco labiomentoniano. Cobre-se com cera o contorno marcado com lápis formando um debrum para a delimitação do acrílico6. Acrescenta-se o acrílico ao modelo contendo a armação metálica e ambos são colocados em uma panela para polimerização, com o intuito de diminuir o número de bolhas. Depois, procede-se ao acabamento e polimento6. Finalmente, forra-se a parte interna dos apoios do mento e da fronte com um tecido macio para impedir a possível irritação causada pelo contato do acrílico com a pele6.

Figura 4 - Moldagem para confecção da máscara facial: A - Preparo do paciente; B - Aplicação do alginato; C - Aplicação da gaze gessada; D - Finalização REVISTA DENTAL PRESS DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL

4A

4B

4C

4D VOLUME 3, Nº 3

MAIO / JUNHO - 1998

46


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.