E-Book III Congresso SPESM - Volume I

Page 298

24. ANSIEDADE: BOAS PRÁTICAS EM ENFERMAGEM Natália da Conceição Martins Rodrigues Fernandes*; Rosângela Sebastiana Augusto de Sousa**; Maria da Fé Tavares Carapichoso***; Filipe Daniel Viegas Fontes****; António José Bastos Martins***** *Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Baixo Vouga - Unidade de Aveiro; Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria; fernandes.natalie@gmail.com **Local de trabalho: Serviço de Medicina II, do Centro Hospitalar Baixo Vouga- Unidade de Aveiro; Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria; rsousa747@hotmail.com ***Centro de Saúde de Aveiro; Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria; mariafecarapichoso@gmail.com ****Departamento de Psiquiatria e de Saúde Mental do Centro Hospitalar Baixo Vouga - Unidade de Aveiro; Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria; filipedfontes@gmail.com *****Departamento de Psiquiatria e de Saúde Mental do Centro Hospitalar Baixo Vouga- Unidade de Aveiro; Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria; mbastosjose@gmail.com

RESUMO A ansiedade acompanha a maior parte das pessoas no processo existencial como um fenómeno adaptativo e necessário para se enfrentar situações do quotidiano. O presente artigo analisa vários estudos sobre a ansiedade em diversos contextos e descreve intervenções em enfermagem orientadas para a melhoria das práticas no âmbito de enfermagem em saúde mental. O objectivo principal é contribuir para elaboração de um manual de boas práticas na ansiedade.

Palavras-Chave: Ansiedade; boas práticas; pessoa; família; enfermeiro.

298

E-book – III Congresso Internacional SPESM “Da Investigação à Prática Clínica em Saúde Mental” Porto, 2012


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.