3 minute read

Vice-Presidência das Actividades

Vice-Presidência das Actividades

Departamento do Cultural e do Recreativo

Advertisement

A actividade cultural e recreativa da AAFDL é essencial à plenitude da vida académica. É, portanto, de se lamentar o excessivo enfoque nos últimos anos na vertente puramente recreativa descurando-se a importância da função da AAFDL de dinamizador cultural.

A elevação do nível cultural do indivíduo é essencial para a sua emancipação, sendo, portanto, fundamental que se promova a difusão de expressões culturais e a apresentação de novos artistas. Propõe, portanto, a Lista Q o seguinte: 1. Criar uma revista mensal que tenha por base a abordagem dos eventos culturais ao longo do mês em Lisboa, que possibilite a publicação de artigos redigidos pelos estudantes ou por grupos em que os mesmos estejam inseridos; 2. Realizar exposições semestrais de arte produzida pela comunidade académica de Lisboa, nelas se difundindo, entre outras expressões artísticas, dança, teatro, pintura e música; 3. Realizar uma feira do livro usado, organizada por estudantes, na qual se abranjam todos os géneros literários; 4. Promover um festival do cinema amador.

Departamento dos Núcleos Autónomos e do Desporto

Os núcleos autónomos, permitindo aos estudantes juntarem-se em torno de temas de interesse comum, são uma marca distintiva da vida da AAFDL. É, no entanto, fundamental garantir que a sua autonomia orgânica e financeira é respeitada pela Associação. Rejeita-se, assim, a iniciativa já ensaiada de suprimir a autonomia estatutária dos núcleos autónomos.

Já quanto ao desporto, importa continuar o trabalho de desenvolvimento das equipas desportivas e assegurar as condições necessárias para o seu progresso. Propõe, portanto, a Lista Q o seguinte: 1. Garantir que as equipas e modalidades dispõem de equipamentos da AAFDL em bom estado; 2. Melhorar a formação e disponibilidade de treinadores das equipas da AAFDL; 3. Continuar a realização das Jornadas de Direito do Desporto; 4. Realizar cada vez mais, em conjunto com outros departamentos, convívios e eventos ligados ao desporto; 5. Melhorar a qualidade e variedade dos produtos alimentares disponíveis na Faculdade; 6. Promover eventos e palestras sobre o Direito do Desporto e o Direito da Medicina; 7. Organizar Jogos Internos, com diferentes modalidades desportivas, em conjunto com o Departamento do Cultural e do Recreativo; 8. Garantir que os núcleos autónomos dispõem do orçamento necessário à realização das suas actividades; 9. Combater as ingerências na vida interna dos núcleos autónomos; 10. Fomentar a integração dos alunos às actividades dos núcleos, em parceria com o Departamento da Comunicação.

Departamento da Comunicação

A comunicação interna e externa da AAFDL é ferramenta indispensável ao bom desempenho da missão associativa. É, portanto, essencial que a informação sobre as actividades e posições da Associação seja devidamente difundida pelo corpo estudantil. Propõe, portanto, a Lista Q o seguinte: 1. Aumentar os horários de suporte ao aluno no Facebook e alargar esse suporte ao Instagram; 2. Assegurar a publicação das informações da AAFDL em várias línguas para garantir a comunicação com todos os alunos; 3. Assegurar que a difusão dos eventos é feita com a antecedência; 4. Melhorar a divulgação das RGA e dos eventos da Faculdade.

Departamento da Integração

A integração dos estudantes é tarefa fundamental da AAFDL, a ela lhe competindo a realização de actividades que a possibilitem. A criação de uma verdadeira comunidade estudantil é pressuposto necessário da democracia académica que a Lista Q se propõe a criar. Propõe, portanto, a Lista Q o seguinte: 1. Tornar o programa das mentorias num programa de maior aproximação entre estudantes, não só entre mentores como também entre mentorandos. Criar actividades em conjunto com mentores e mentorandos;

2. Assegurar que os alunos que se queiram integrar em programas de mobilidade possam ser esclarecidos por outros alunos que por eles já tenham passado; 3. Criar um gabinete informal de Erasmus para o esclarecimento de dúvidas; 4. Criar um programa de actividades de integração nas primeiras semanas do primeiro semestre.

This article is from: