


É nosso dever lutar por uma associação académica que não se demita daquela que deve ser a sua função basilar: ser o primeiro reduto da defesa dos direitos e interesses dos nossos estudantes A lista I - Investe em ti tem como uma das grandes missões do seu mandato reaproximar a AAFDL da posição que outrora deteve no movimento estudantil, enquanto líder e polo agregador do mesmo.
Num período em que as condições sócio-económicas dos estudantes se têm vindo a agravar, urge dizer presente e tomar uma posição quanto a causas estudantis que nos afetam diariamente.
Se não encontraste um quarto a um preço que podias pagar, esta é uma causa que te afeta.
Se para ti o aumento generalizado de preços te fez tomar opções, e não mais consegues comer o suficiente para estares confortável, esta é uma causa que te afeta. Se o valor da propina já te fez, a ti ou a um amigo, repensar a possibilidade de estar no ensino superior, esta é uma causa que te afeta.
Se para ti, aluno internacional, pagar 300 euros mensais de propina já te colocou num ponto de desespero, esta é uma causa que te afeta.
Se para ti, que nunca sentiste na pele nenhum destes problemas, mas te sentes por todas as pessoas que o sentem, estas são causas que te afetam.
Para além de uma vertente ativa no estudo e apresentação destas questões à comunidade académica, é necessário ouvir e dar voz aos estudantes da nossa casa, através da apresentação de problemas e do debate informado em sede de RGA, para que a Associação possa representar aquelas que são as suas posições, e levá-las a debate nas sedes próprias. (Governo, Assembleia da República, Câmara Municipal de Lisboa, Direção Geral do Ensino Superior…)
Propomo nos assim a delinear e executar um plano de ação externa coerente e competente para o cumprimento destes desígnios, através de propostas como:
Criar um Departamento de Política Externa e Relações Internacionais, responsável por um Gabinete de Estudos que desenvolverá trabalho na recolha e apresentação de informação relativa aos problemas que todos assolam os estudantes do ensino superior; Participar ativamente no Encontro Nacional de Direções Associativas e nos eventos do Conselho Nacional de Estudantes de Direito; Apostar no desenvolvimento das relações com outras associações académicas, em matérias políticas e editoriais; Lutar pelo cumprimento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior; Fomentar o envolvimento da AAFDL em movimentos informais que sejam do interesse dos seus associados e sócios, elaborando formulários e inventários de meios com os quais a Associação possa colaborar; Promover um debate alargado sobre o RJIES.
Assim descreve a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa a sua oferta formativa, empregando estas palavras de ordem como traços distintivos daquilo que os seus alunos têm de especial em relação a outras faculdades de referência. Muitos dos nossos alunos escolheram Lisboa, e a nossa faculdade em concreto, em virtude da excelência de que se fala nos corredores e que sentimos no dia a dia.
A verdade, porém, é que ao presente dia essas outras faculdades de referência podem orgulhar se de ter taxas de empregabilidade muitíssimo competitivas, bem como de assegurar aos seus alunos excelentes oportunidades em termos qualitativos.
Os associados da AAFDL merecem que esta empreenda igualmente um trabalho estrutural e a longo prazo que por fim faça justiça às horas empregues pelos nossos alunos numa formação exigente e briosa. A aproximação dos alunos ao mercado de trabalho, no tocante a profissões jurídicas e extrajurídicas, mostra-se então como um imperativo categórico que deve guiar as estruturas da AAFDL, presentes e futuras.
Pensando nesta lacuna do funcionamento da AAFDL, a Lista I Investe em Ti procederá a duas alterações orgânicas: Uma primeira, que substituirá a denominada vogalidade da Produção Jurídica pela vogalidade do Enriquecimento Curricular, onde, para além das suas normais atribuições, se fará a ponte entre o mundo do saber e o mundo profissional. Uma segunda, realizada na assunção de que a vogalidade de Mestrados e Saídas Profissionais tem vindo a falhar na sua segunda missão, e que, portanto, dever-se-á essa tarefa concentrar numa vogalidade (Enriquecimento Curricular) com um espectro de abrangência mais alargado e que trabalha, de forma natural, com todos os ciclos de estudo.
Com isto em mente, comprometemo-nos a executar um programa de saídas profissionais inovador e atento, através de propostas como:
Elaborar o Manual de Acesso às Sociedades de Advogados, de modo a fornecer aos alunos a informação necessária sobre processos de recrutamento, abordando os elementos mais relevantes para o efeito: datas de candidatura, fases do recrutamento, número expectável de admissões aos estágios profissionais, especificidades das sociedades, etc…
Edificar o Guia de Acesso à Ordem dos Advogados & Guia de Acesso ao CEJ, contemplando dados como as suas fases, custos associados, entre outra informação útil;
Celebração de protocolos com entidades responsáveis pela Revisão de CV’s e Cartas de Motivação, apoiando os alunos na redação, seleção de informação estratégica e valorização dos pontos fortes e singulares de cada um, seja para efeitos de candidatura a estágios de verão, seja para o ingresso último no mercado de trabalho.
"Projeto multidisciplinar é uma ferramenta de realizações, que reúne diversas áreas do conhecimento, dentro de um assunto específico, onde tudo está interligado”
É de acordo com esta palavra que a Lista I Investe em ti procurará exercer o seu mandato: reunidos os meios próprios de cada uma das vogalidades, crentes de que o fim, de levar a AAFDL a um bom porto, é uma tarefa comum a cada um daqueles que a compõem, do Associado ao Presidente
Aproveitar aquilo que cada departamento tem para oferecer, não numa lógica de oferecer produtos próprios de cada vogalidade, mas de permitir a cada aluno o viver de uma experiência da associação, enquanto conjunto.
Aquilo que definirá as memórias e deixará saudades do tempo de estudante de cada aluno, num espaço temporal de 30 anos, não será a existência de um moot court com um caso interessante, nem tão pouco uma Festa da Cerveja que faça juz ao seu nome de “Mítica”, mas o reconhecimento de um Mandato bem gerido, coordenado e uno.
A que seja aproveitada a polivalência de cada um dos colaboradores na sua individualidade, funcionando os respetivos departamentos como linhas orientadoras do seu contributo mas nunca como fronteira intransponível em relação a tudo o resto aquilo com que poderão ajudar;
A introduzir uma adição aos normais regimentos de Direção, com a imposição de reuniões com periodicidade mensal entre vogalidades, coordenadas e coadjuvadas pelo Presidente, Vice Presidente das Atividades e Valorização Extra Curricular, Vice Presidente da Intervenção e Política Educativa, Secretária e Coordenadora do Apoio Editorial e Tesoureira. Reuniões estas realizadas no limite até ao dia 23 de cada mês, com o propósito de explanar e discutir a execução do plano de atividades para o mês seguinte, conjugando os melhores esforços para que as vogalidades se entre ajudem dentro dos limites próprios das suas competências. Findas as deliberações nesta sede, que se publicite o plano no calendário mensal que será elaborado pelo Departamento da Comunicação Académica e Marketing.
O objetivo é simples: uma AAFDL presente e pujante, que reconhece nos seus estudantes a força motriz do seu funcionamento.
Para que todos os alunos possam, do primeiro ao último dia do mandato, voltar a sentir que a associação é deles e para eles. Com esse objetivo em mente, propomo nos a:
Criar fóruns de discussão com as outras listas candidatas, após apuração dos resultados eleitorais, de modo a discutir uma visão de futuro para a associação o mais unitária possível, para que o governo da associação não se restrinja a um mero cumprimento do programa apresentado em campanha eleitoral; Abrir os nossos departamentos, de acordo com a avaliação da necessidade de cada um deles, para que os estudantes possam, independentemente de terem pertencido à lista vencedora das eleições para a direção, colaborar no desenvolvimento das atividades da Associação ao longo de todo o mandato.
O legado deixado pelos mais de cem anos de história da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa exige que se apresentem projetos inovadores, capazes de responder às necessidades renovadas e emergentes, e que tracem o caminho de excelência que o compromisso que assumimos pede.
Ao longo destes últimos meses, temos primado por construir um projeto o menos possível focado nas personalidades que o compõem, como é apanágio de muitas candidaturas, mas sim um projeto de pessoas ao serviço de outras pessoas e de uma ideia clara e maturada do rumo a seguir, desenvolvida ao longo de vários anos de atenta observação do funcionamento da Associação.
O culminar de tudo isto será dar aos estudantes a oportunidade de secundar um projeto que se propõe a operar as mudanças que há muito que a AAFDL exige. A razão para surgir esta candidatura é essencialmente uma: o imperativo de consciência a que paixão nutrida por esta associação obriga, de colocarmos a nossa visão a trabalhar para uma associação que se quer novamente pujante e presente na vida quotidiana dos estudantes da nossa casa.
O imperativo de propor as alterações orgânicas que permitam alargar o espectro de atuação a áreas que carecem dessa atenção, tanto a nível interno como externo, para potenciar os vários departamentos.
O imperativo de colocar a política externa de novo na ordem do dia, tendo uma atuação proativa na defesa dos direitos dos nossos estudantes.
O imperativo de lutar por uma maior proximidade, confiança e sentimento de representação dos alunos em relação à Associação.
O compromisso que assumimos com o nosso eleitorado é apenas um: trabalhar, do primeiro ao último dia do mandato, para cumprirmos os desígnios que assumimos com esta candidatura.
Chegou a hora de apostar na mudança e o futuro constrói-se com o contributo de cada um de vocês. E tu, estás disposto a investir em ti?
A AAFDL é uma constante na vida de cada um dos seus associados. Deste modo, sentimos a necessidade de apresentar um projeto que se adapte ao momento vivido por todos, que colmate as lacunas a nível estrutural e de orgânica, de forma a aproximar a nossa ilustre associação a todos os alunos
Consideramos que a proposta inovadora que apresentamos é absolutamente necessária. Pautamo nos, por isso, por trazer uma mudança na dinâmica de trabalho na associação. Para que haja uma maior interligação entre as atividades dinamizadas por cada departamento, a Secretária da Direção terá um papel fulcral na comunicação e compatibilização das vogalidades, otimizando todos os recursos que a AAFDL tem para oferecer
Sendo a AAFDL Editora a segunda maior editora jurídica do país, é iminente que a Secretária passe a ter um papel de auxílio e Apoio Editorial à equipa da Tesouraria. Com a Coordenação do Apoio Editorial preconizamos a reinvenção das funções típicas do secretariado, com o fim de aliviar encargos e contribuir para alcançar os objetivos estabelecidos pela Tesoureira, de modo a elevar a editora ao seu ápice comercial e de eficiência
Queremos que a associação dos nossos alunos seja verdadeiramente aberta e representativa, e que permita que todos deem o seu contributo para a construção de uma história já por si centenária. Para esse efeito, e de olhos postos no futuro, criaremos o “Arquivo AAFDL”, o passo necessário para retirar a imposição estatutária do princípio da continuidade da condição de letra morta, previsto no artigo 14º-A. Pretendemos com esta medida impulsionar tomadas de decisões informadas para as futuras Direções da AAFDL, visto que as mesmas poderão contar com o porquê, como, quando e onde daquilo que a Associação conseguiu fazer no passado.
É com este mote que queremos que invistas em ti. Por ti, por todos, pela AAFDL!
Depois de quatro anos posso dizer que a Associação Académica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e o associativismo são das melhores coisas que esta casa pode dar a qualquer aluno.
Nos dias que correm, é necessário responder aos desafios que o mundo atual nos coloca Urge sermos uma Associação feita de estudantes, que trabalha pelos estudantes. Por esta via é tempo de inovar e investir nos mecanismos que temos ao nosso dispor!
É necessário traçar como objetivo investir na internacionalização da editora, através do reforço das relações com comunidades académicas nos PALOP e Brasil, com o intuito de expandir o círculo de vendas.
As condições económicas que assolam os nossos dias e a dificuldade que os nossos estudantes têm em conseguir adquirir os livros que precisam para prosseguir os seus estudos está a tomar proporções nunca antes vistas.
Um maior investimento na biblioteca jurídica. É imperativo que o espólio seja aumentado, que os alunos tenham mais disponibilidade horária para frequentar o espaço, assim como a necessidade no que toca ao empréstimo de livros.
Uma forma de tornar estas medidas exequíveis seria a criação de uma biblioteca jurídica online. Os ebooks seriam disponibilizados aos alunos através de um sistema de credenciação via plataforma de ebooks da AAFDL Editora e desta forma os estudantes poderiam aceder aos livros, protegendo os alunos mais carenciados, que muitas vezes são esquecidos.
Bem sabemos que a vida académica existe para lá do mundo jurídico e daquilo que é a nossa editora e por isso sabemos que as festas da nossa Associação representam uma grande fatia do nosso orçamento, assim como uma grande parcela das receitas da AAFDL. Por esta via achamos urgente trazer a Associação para o futuro investindo nos métodos de pagamento alternativos, nomeadamente através da disponibilização de máquinas de multibanco para pagamento nas festas, agilizando o processo e garantindo uma maior transparência nas contas da AAFDL
Preciso que Invistas em ti, para que juntos possamos Investir na AAFDL.
A nossa casa é dotada de um valor histórico centenário inigualável, do qual nos orgulhamos e devemos preservar, tendo criado uma identidade que elevou a AAFDL a um ponto de prestígio que exige o maior empenho e brio no trabalho de um dirigente associativo Assim, deve a VicePresidência das Atividades e Valorização Extracurricular permitir que cada um dos seus associados tenha um ambiente académico no qual possa encontrar e construir a sua própria identidade para lá do Direito, para uma formação o mais completa possível. Aqui encontramos a justificação e fundamento da existência desta Vice Presidência, que não deve ser reduzida à ideia minimalista da colmatação dos intervalos pedagógicos com atividades meramente lúdicas, mas sim como momentos de preenchimento e realização pessoal.
Assim, ambicionamos um Departamento de Apoio ao Primeiro Ano ciente das necessidades dos alunos recém chegados à nossa faculdade, quer estes sejam de 1ª, 2ª e 3ª fase, assim como de Pós Laboral, sendo inconcebível que estes tenham de enfrentar esta nova realidade de forma autónoma.
Neste seguimento, trazemos o Departamento do Acompanhamento Académico, Saúde e Bem Estar para esta Vice Presidência, uma vez que o seu campo de atuação vai além das fronteiras do mero percurso académico, visando uma superação de todos os obstáculos, quer académicos, quer psicológicos.
Porque uma saúde mental advém de um bem estar físico, apresentamos um Departamento do Desporto disposto a facilitar a conciliação entre a esfera académica e a desportiva, para que nenhum atleta tenha de abdicar dos seus objetivos e realizações pessoais.
É da competência do Departamento do Cultural e Núcleos Autónomos garantir que todos nós encontramos uma janela aberta para abrir horizontes ao que nos caracteriza enquanto individualidade, dentro e fora da faculdade
O convívio, que tanto nos foi privado nos últimos anos, deve ser fomentado de forma a que, em momento algum, não conheçamos quem se senta ao nosso lado. Tal só é atingido com um Departamento Recreativo que crie momentos de interação e descontração, dignos da magnitude dos melhores eventos da Universidade de Lisboa
E por fim, mas nunca menos importante, almejamos um Departamento da Comunicação Académica e Marketing renascido e irreverente, capaz de surpreender os estudantes. Jamais aqueles que representam a AAFDL serão esquecidos, conferindo lhes o mérito e reconhecimento devido, com uma publicidade de todas as suas conquistas em nome da nossa associação
“Sempre que o Homem sonha, o mundo pula e avança” e eu, comandado pelo sonho de proporcionar novas conquistas aos meus colegas e de, simultaneamente, renascer a AAFDL de outrora, apresento assim a minha candidatura a esta Vice Presidência, baseada na paixão pelo associativismo, com o motivo de sempre e o propósito único de Investir Em Ti
É função do Departamento de Comunicação Académica e Marketing garantir que toda a informação que concerne aos estudantes lhes chegue de forma eficaz e em tempo útil. Assim, reinventamos o Marketing, realçando a vertente da Comunicação Académica, possibilitando uma maior ligação entre a AAFDL e a comunidade estudantil, apresentando novas vertentes do Direito e possibilitando a criação de memórias que os acompanhem para além do percurso meramente académico.
Assim, propomo nos a:
Potenciar o Site AAFDL, de forma a que este seja o principal centro de informação, dispondo de horários dos serviços, um mapa da faculdade, entre outras informações úteis; Disponibilizar um Calendário, também no site, com eventos variados importantes complementado com agendas mensais e semanais, disponibilizadas em formato pdf e ajustadas às necessidades dos estudantes; Criar o “What’sUp AAFDL”, uma publicação semanal efetuada no Instagram com o objetivo de reunir toda a agenda de atividades programadas para a semana seguinte; Pugnar pela criação de uma Newsletter enviada através do email, para que todos os alunos tenham acesso igualitário à informação; Traduzir para inglês as publicações da AAFDL, para que a informação seja facilmente acessível aos alunos de Erasmus; Publicar Reels explicativos, de forma a combater as maiores dificuldades dos estudantes como, por exemplo, sobre a utilização do fénix e outras questões pedagógicas, em parceria com o DAPA; Organizar as Jornadas de Direito e Comunicação Social, em parceria com o Enriquecimento Curricular; Reinventar a linha de Merchandising da AAFDL, ao criar novos designs e novos produtos, como garrafas de água e sacos de pano; Reaproveitar o Podcast AAFDL, de modo a centralizar a informação num mesmo, com rúbricas de desporto, cariz psicológico, entre outros temas de interesse; Pugnar por uma maior cobertura fotográfica/videográfica em eventos da AAFDL, desde festas, jogos das equipas, eventos de Núcleos, para imortalizar estes momentos da vida académica; Retomar as entrevistas em festas e eventos, com a possibilidade de parcerias com várias personalidades.
Na transição para o Ensino Superior, o que cada um ambiciona é integração, sucesso e uma vida académica memorável: é em torno deste triângulo que o Departamento de Apoio ao Primeiro Ano atua. Está nas mãos do departamento: andar lado a lado com os alunos desde o primeiro dia, capacidade de acautelar as inquietações emergentes para iniciar uma nova fase.
Com um programa preparado para proporcionar um primeiro ano inesquecível, trabalhamos para:
Reforçar a proximidade GAP – 1º ANO, onde seja possível haver todos os meses uma tarde dedicada apenas aos alunos de 1º ano, em colaboração com o Acompanhamento Académico; Dinamizar atividades como o Jantar do Caloiro, a Gala do Caloiro e o Fim de Semana do Caloiro; Criar, mediante a procura, grupos fixos de estudo autónomos, promovendo a par disto sessões de ajuda para explorar os vários métodos de estudo; Manter o programa DAPApadrinhar, estendendo o aos alunos 2ª e 3ª fase, possibilitando a escolha de um padrinho do regime que frequentam, em colaboração com o Pós Laboral; Implementar o RECAP: um programa onde antigos tutores e alunos interessados façam sessões de enquadramento da matéria dada nas primeiras semanas de aulas, para alunos de 2ª e 3ª fases; Elaborar a I Sebenta DMC Desmistificar os Moot Court, de forma a complementar o workshop dinamizado pelo Departamento do Enriquecimento Curricular; Reinventar o Guia do Caloiro, de modo a abordar o maior número de pontos fulcrais, desde plantas da faculdade até sítios económicos onde almoçar e jantar perto da mesma; Complementar as Inscrições dos alunos de 1º ano, das 3 fases de ingresso, com disponibilização de Visitas Guiadas Virtuais para quem não as possa fazer presencialmente, em colaboração com o Acompanhamento Académico; Apostar em parcerias benéficas para alunos de 1º ano, nomeadamente com escolas de condução, garantindo a presença destas entidades no Dia das Inscrições; Promover workshops que auxiliem problemas da vida prática dos alunos dentro e fora da faculdade, abordando questões como, por exemplo, a gestão de dinheiro.
O Departamento do Recreativo assume um papel essencial em marcar a vida académica e social na passagem pela nossa faculdade. A nossa visão para o departamento passa por ouvir e integrar os alunos da casa, que são os principais destinatários das nossas festas. Queremos maximizar os momentos de descontração, para promover ao máximo o convívio também fora das festas, atendendo ao nosso calendário escolar, proporcionando momentos para criar memórias.
Com um programa inovador que quer diversificar os eventos que vêm a caminho, propomo nos a:
Implementar novos locais de venda, pré-venda de senhas e digitalização do processo, com vista a reduzir as filas;
Reorganizar os espaços das festas, promovendo uma melhor circulação e segurança, utilizando novos locais na faculdade; Criar postos de venda de comida em determinadas festas e implementação de cinzeiros;
Reduzir o preço de venda dos bilhetes para alunos sócios AAFDL; Promover festas exclusivas para alunos e ex-alunos de forma a suscitar um maior convívio;
Dinamizar festas com a implementação de atividades lúdicas e aposta no ambiente audiovisual;
Criar o Local SOS para auxiliar possíveis indisposições ou pessoas que precisem de assistência;
Apostar em novas temáticas nas festas, como a festa Jukebox, onde os alunos terão a oportunidade de escolher os estilos de músicas, através de votações, alterando de hora em hora;
Potenciar o Cartão de Sócio AAFDL, apostando em parcerias com bares, discotecas, entre outros locais lúdicos; Criar o cartão 5 Times a Party de modo a premiar os festivaleiros mais assíduos, através de prémios ou descontos para quem participe em 5 festas AAFDL; Apostar em mais momentos de convívio, criando a I Edição das Noites de Champions e retomando as Noites de Quiz, em colaboração com o Desporto e com o Cultural.
O Acompanhamento Académico pauta se pela sua proximidade à comunidade estudantil, garantindo a coesão entre a estrutura associativa e os alunos. De forma a guiar te no desenvolvimento das tuas capacidades ligadas à manutenção da tua saúde mental, consagramos a vertente de Saúde e Bem-Estar neste departamento. Assim, vamos investir num acompanhamento dentro e fora da faculdade, promovendo o teu bem-estar ao longo de todo o percurso académico.
Para isto, podes contar com um departamento completo e acessível a todos, que se propõe a:
Dinamizar o Programa Embaixadores de maneira a alcançar um maior número de instituições escolares pelo país; Reinventar o Pack Tutor complementando o apoio já existente com a ”Teoria Geral da Tutoria”: um workshop de formação aos novos tutores, dado por antigos tutores; Planear o Open Day, organizando-o com vista a proporcionar um primeiro contacto com o ambiente académico da FDUL; Organizar as Inscrições dos estudantes recém-chegados, retomando a preocupação de o fazer nos mesmos moldes para os alunos de 2ª e 3ª fases, em colaboração com o DAPA; Criar a I Edição da Semana da Saúde Mental e Bem-Estar, com um conjunto de atividades e workshops, trabalhando desde a desmistificação a táticas de prevenção, envolvendo os alunos de diurno e pós-laboral nesta dinâmica; Preservar a estreita relação da AAFDL com o Gabinete de Apoio Psicológico, atuando de forma a corresponder às necessidades emergentes; Maximizar o aproveitamento dos painéis adstritos à AAFDL, neles publicitando ofertas de alojamento cronologicamente organizadas, devidamente atualizadas e anexadas ao site da AAFDL, em parceria com a Comunicação Académica e Marketing; Promover a I Edição do Curious GAP: conversas informais onde se promova a resposta a perguntas anónimas formuladas pelos alunos, e direcionadas ao GAP, professores e ex alunos, em colaboração com o DAPA; Elaborar um elucidário dos requisitos de fluência de línguas estrangeiras para o ingresso em Mestrados/LLM’S em Portugal, bem como noutras universidades de referência estrangeiras; Maximizar a oferta de cursos de línguas certificados, jurídicos e não jurídicos; Elaborar um e book, em articulação com o GAP, para auxiliar os estudantes no combate do stress e na prevenção do burn-out.
“A poesia está na rua” lia se no quadro de Vieira da Silva de 1974. Era uma poesia que se autonomizava das mãos do autor e saía pela rua atrevendo-se a respirar e a viver por si, só por si. E o poeta, claro está, já não a podendo segurar numa simples folha de papel, dava lhe a força necessária para se evadir e ir conhecer todos os cantos que ambicionava. Descobriu se que as manifestações artísticas e culturais não podiam ser aprisionadas em nada nem em ninguém, elas querem-se livres. A cultura devia chegar a todos e fazer de todos casa, sem olhar a mais nada se não a simples condição de ser.
É com este mote que construímos o Departamento do Cultural e Núcleos Autónomos: investir na cultura é investir no que somos, é dar mais ao ser em todas as suas dimensões; é começar a conversa necessária sobre como pode a nossa Faculdade ser uma casa onde todas as manifestações culturais têm lugar.
Propomos por isso:
Tornar a Agenda Cultural AAFDL quinzenal, de forma a poder de forma eficaz e próxima ser útil aos alunos, em colaboração com a Comunicação Académica e Marketing; Implementar o Culturae in Crepusculum, noites temáticas periódicas como jazz sessions; poetry slams; noites de Tunas, tertúlias de teatro com o Cénico de Direito e noites internacionais, em colaboração com os núcleos; Dinamizar concursos artísticos, onde os vencedores receberão um Vale Cultural, com uma verba disponível para ser utilizado em multiplicidade de espaços de cultura; Criar o Ode a Calliope, um clube de leitura e espaço de partilha de livros em segunda mão; Realizar as FDUL Talks, Ted Talks com assuntos relevantes aos alunos onde exista um espaço seguro de discussão e debate; Criar um portal onde os alunos possam dar as suas opiniões, questões, ideias e inquietações de forma livre; Estabelecer parcerias do Cartão de Sócio da AAFDL com as várias entidades culturais de forma a permitir um acesso facilitado a estes espaços; Promover um Rally Cultural Solidário, numa ótica de guiar os estudantes pela cidade de Lisboa em eventos culturais escolhidos, em parceria com a Ação Social Pugnar por reuniões periódicas com os Núcleos de forma a conhecer as suas realidades, facilitando o diálogo com a AAFDL; Dar espaço aos Núcleos e às suas atividades nas redes sociais e no site da AAFDL, com segmentos especializados para publicitar os vários eventos; Realizar a I Edição da Semana dos Núcleos, um segmento onde os Núcleos dinamizem palestras, debates e workshops, para fomentar a sua divulgação.
O Desporto da AAFDL tem uma grande história em campeonatos universitários, e a marcar uma grande diferença na vida dos alunos. Queremos ir ainda mais além, apostando num programa que, para além da aposta contínua nas modalidades, complementa com dinâmicas que aproveitam o melhor da multidisciplinaridade. Porque não basta apenas idealizar, propomo nos a: Dinamizar o canal de Youtube, onde serão publicados conteúdos que permitam uma maior visibilidade quer das modalidades, quer do próprio departamento, em colaboração com a Comunicação Académica e Marketing;
Continuar os Podcasts “Conversas de Balneário” e “Off Season”, demonstrando uma aproximação dos estudantes atletas da nossa faculdade com a comunidade académica; Realizar palestras onde se poderá discutir temas importantes no Desporto atual, trazendo, para esse efeito, entidades que partilhem contributos para uma melhor experiência dos nossos alunos interessados; Preservar as atuais colaborações com ginásios, nutricionistas e procurar novas parcerias para facilitar o acesso a um estilo de vida equilibrado; Implementar o Dia do Desporto, onde se dará espaço às equipas para promoverem a própria modalidade e dinamizar inscrições, para além de promover outras dinâmicas; Realizar o IV Curso de Direito do Desporto, promovendo a exploração e interesse neste ramo do Direito, dada a adesão em edições anteriores; Dinamizar a Gala do Desporto, com o objetivo de premiar os nossos atletas, com seguimento no Jantar do Desporto, fomentando o espírito de união entre equipas; Fomentar a prática desportiva a nível pedagógico facilitando a níveis burocráticos o acesso ao estatuto atleta estudante e à consequente expansão do mesmo para que não se cinja apenas a um número reduzido de estudantes; Incentivar o espírito do CLUBE AAFDL, para fomentar uma forte ligação entre os atletas e a comunidade académica: Apoiar a Claque AAFDL, prestando apoio logístico aos seus elementos, e desenvolvendo uma linha de merchandising neste sentido, em colaboração com a Comunicação Académica e Marketing; Disponibilizar um espaço na faculdade para a transmissão dos jogos das nossas equipas, em tempos de difícil gestão de tempo (p e: épocas de avaliações), para que mesmo não estando presentes, o espírito deste clube continue assim como continue o apoio aos nossos atletas; Criar o prémio “Adepto do Mês”, de modo a enfatizar a importância do apoio do público às várias modalidades
A AAFDL vive há 108 anos: nunca foi uma questão de mera sobrevivência, mas de dar vida às vidas dos alunos. É com esse mote que apresentamos a Vice Presidência de Intervenção e da Política Educativa. Uma Vice Presidência reformulada na sua orgânica, que se apresenta com a vontade de trabalhar e servir que sempre a moveu a AAFDL, mas com a irreverência que o momento atual exige. E exige se essa irreverência nas ideias que trazemos para cima da mesa, aperfeiçoando tudo aquilo que já existe, mas trazendo novas Ideias à Ideia de Associação, começando por empreender um plano que devolva à AAFDL um papel de relevo no Movimento Estudantil Nacional e aos nossos alunos a relevância no mercado de trabalho que tanto merecem
Para tanto, apresentamos uma Ação Social com vontade de olhar para o outro de forma profunda, com a sensibilidade necessária ao momento presente, em que os alunos têm vindo a perder poder de compra, sabendo que onde não há pão não há sossego. Desejamos atuar em dois âmbitos: no cuidado com os nossos alunos e, mais do que isso, patrocinando a consciência social que por certo enriquecerá todos os que participarem.
Porque os problemas dos nossos alunos não se bastam com a sua situação económica, teremos um Pedagógico proativo, cooperativo e transparente, que seja capaz de alterar a relação aluno associação. Um Pedagógico preocupado em antecipar os problemas, auscultando os alunos naquelas que são as decisões que impactam as suas vidas, transmitindo lhes as informações essenciais de forma simples e clara Pautar nos emos por oferecer aos nossos alunos de Mestrados e Doutoramentos uma experiência completa, acompanhando os nas suas questões pedagógicas, de investigação e de integração na FDUL desde o primeiro dia.
Inserção, Integração e Inclusão são estas as palavras de ordem para a vogalidade de Pós-Laboral e Trabalhador-Estudante, que deseja oferecer uma experiência equitativa aos alunos da noite, bem como assegurar maiores garantias aos trabalhadores estudante, nos pequenos problemas e nas grandes batalhas. A vogalidade de Política Externa e Relações Internacionais surge numa ótica de reaproveitar o pendor que a AAFDL já assumiu no movimento estudantil nacional e internacional, focando o trabalho no desenvolvimento de propostas neste sentido Não bastando, abrange também o trabalho relativo aos programas de mobilidade, mantendo a atenção devida aos alunos que chegam a Lisboa e aos nossos alunos pelo mundo.
No tocante à vogalidade do Enriquecimento Curricular, procuraremos que cada aluno se valorize e enriqueça o seu currículo em áreas jurídicas e extrajurídicas desde o primeiro dia em que vê o painel do átrio até ao dia em que vislumbra a homenagem a Ribeiro Santos por uma última vez, dando lhe a segurança de que, ao sair, o mercado de trabalho terá para ele as portas franqueadas.
Que seja uma intervenção de pessoas e para as pessoas Amanhã há de ser outro dia!
É urgente acompanhar todos os estudantes que beneficiam da Ação Social da nossa faculdade e despertar o olhar atento de cada um para tentar suprir essas necessidades, especialmente num período pós-pandemia. A ação social não se trata apenas de um departamento da nossa associação, mas também de um dever de cuidado para com aqueles que mais precisam, sempre com um olhar predisposto e um coração aberto.
Assim, para além da consideração pelos beneficiários de apoios, idealizamos uma Ação Social de portas abertas à comunidade que procure cultivar uma intervenção externa e cooperante com os restantes departamentos. Assim sendo, comprometemo nos a:
Criar a I Edição do Curso de Direito Social, aprofundando esta área do direito, apostando na consciencialização e divulgação das saídas profissionais associadas, em colaboração com o departamento do Enriquecimento Curricular; Dinamizar a Biblioteca Jurídica com mecanismos de incentivo à aquisição de novos livros; Retomar o Bengaleiro Solidário nas festas da AAFDL como forma de financiamento do fundo de emergência social, em cooperação com o departamento do Recreativo; Dar continuidade ao projeto das Mentorias, aprofundando-o como projeto de integração dos estudantes internacionais; Potenciar o alcance de momentos como a Recolha do Mês, favorecendo parcerias com outras associações e apoiando estruturas já existentes; Implementar o projeto InterHelp, uma rede onde se estabelecem ligações entre a comunidade e os estudantes; Promover a organização de Torneios Solidários, em colaboração com o Desporto; Continuar o Dia do Voluntariado, em cooperação com várias instituições e faculdades, em parceria com o PERI; Organizar Teatros Comunitários e outros eventos lúdicos com fim social, em associação com o departamento do Cultural.
Tendo em conta o papel central que a Associação desempenha na formação profissional dos nossos estudantes no mercado de trabalho, a Lista i Investe em ti vem propor uma alteração orgânica que culminará o propósito da produção jurídica com a vertente das saídas profissionais num único departamento: o Enriquecimento Curricular.
É essencial atender às dificuldades sentidas pelos estudantes na transição para o mercado de trabalho, e a articulação destas duas vertentes garante mesmo isso. Cumpre dinamizar e modernizar este domínio tão importante, preparando verdadeiramente o estudante de Direito para o início da sua vida profissional Para tal, comprometemo-nos a:
Elaborar o Manual de Acesso às Sociedades de Advogados, de modo a fornecer aos alunos a informação necessária sobre processos de recrutamento, abordando os elementos mais relevantes; Edificar o Guia de Acesso à Ordem dos Advogados & Guia de Acesso ao CEJ, contemplando desde as fases, custos associados, entre outra informação útil; Organizar eventos focados no desenvolvimento das hard skills essenciais à vida profissional, como documentação jurídica, de modo a dar a conhecer uma vertente prática do Direito; Investir na divulgação de saídas profissionais menos usuais, através de palestras e parcerias com várias entidades, em colaboração com a Comunicação Académica e Marketing; Desenvolver parcerias com várias entidades empregadoras no sentido de criar programas de estágio, e atividades como open days e job shadowing; Atualizar o leque de cursos para áreas não incluídas no plano curricular de licenciatura, como a Arbitragem, Direito do Consumo, Concorrência, Proteção de Dados, entre outros;
Dinamizar os Moot Courts de modo ir de encontro ao interesse dos estudantes, com especial atenção aos alunos de Pós-Laboral, Mestrados e 1 º ano, através de adaptação de horários e áreas abrangidas; Incentivar o desenvolvimento de um Banco de Artigos Científicos elaborados por alunos da faculdade, com a supervisão de docentes da FDUL dispostos a colaborar com a AAFDL; Sintetizar a informação no que diz respeito aos Prémios que os alunos da faculdade poderão receber por via da redação de artigos científicos ou de excelência nas classificações de determinadas cadeiras, patrocinadas tanto pela Faculdade como pela AAFDL, desenvolvendo estes últimos.
A Política Externa e Relações Internacionais que a Lista I Investe em ti idealiza vem responder às necessidades gritantes dos alunos e de uma AAFDL crente na sua relevância no movimento estudantil, ciente do seu passado e voltada para os problemas do presente e do futuro Para isso, apresentamos uma alteração orgânica que a Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa necessita para que a voz da reivindicação, muitas vezes esquecida, não seja ignorada. A inovação é a palavra chave de um projeto ambicioso que não esquece as suas origens de auxílio aos programas de mobilidade, no combate à falta de informação disponível e na simplificação do processo de escolha. Propomo nos com esta nova vogalidade a:
Na vertente da Política Externa:
Criar um Gabinete de Estudos que desenvolverá trabalho na recolha e apresentação de informação relativa aos problemas que assolam os estudantes do ensino superior; Organizar encontros com outras Associações de Estudantes, com o fim de discutir questões estruturais, como a questão da bonificação, as barreiras económicas ao estudo, as metodologias de ensino, a carga horária, bem como quaisquer elementos que possam comprometer a relação pedagógica; Promover as opções profissionais em carreiras e organizações internacionais, nomeadamente com o programa EU Careers Student Ambassador; Fomentar o envolvimento da AAFDL em movimentos informais que sejam do interesse dos seus associados e sócios, elaborando “formulários de pedidos de ajuda” e um inventário dos meios com os quais a Associação possa colaborar; Fomentar relações de proximidade com comunidades académicas de países pertencentes à Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa, através de um plano conciso, claro e concreto que paute a atuação da AAFDL Editora;
Na vertente de Relações Internacionais:
Estabelecer condições especiais associadas ao cartão AAFDL e destinadas aos alunos de Erasmus, para que usufruam da compra do cartão com valores compatíveis com o seu tempo de estadia; Renovação do Guia de Erasmus, procedendo a uma política de atualizações anuais, munindo este de testemunhos, média de preços e apoios com os quais poderão os alunos contar, bem como traços distintivos dos método de avaliação empregues nas instituições de destino, como a língua utilizada e o cariz das provas a realizar Criar uma plataforma de “Acesso a Eramus e Intercâmbios” , incluindo nesta informações relevantes como o número de vagas registado no ano transato, a média do último colocado no ano anterior, bem como outros elementos essenciais, como o são os níveis de fluência de língua estrangeira recomendados; Aprimorar o Guia Almeida Garrett, procedendo à eliminação de incorreções e acrescentando dados relevantes, como o são as equivalências expectáveis e a forma de definição dos horários de cada Instituição; Dinamizar o Programa Buddies.
O Departamento do Pedagógico possui um papel imprescindível para o bem estar da comunidade académica, e que se deve pautar por por três ideais: cooperação entre os alunos para que as questões de difícil compreensão, que criam barreiras à informação, sejam eliminadas; proatividade de forma a dar respostas eficientes aos problemas que são colocados no dia a dia do estudante; e perspicuidade, de forma a que as informações sejam transpostas de forma simples e clara. Queremos investir num pedagógico mais incisivo, queremos investir em ti!
Assim sendo, o Departamento do Pedagógico compromete se a:
Divulgar e simplificar os assuntos pedagógicos, em cooperação com a Comunicação Académica e Marketing, através de vídeos e esquemas exemplificativos; Pugnar por um canal de comunicação com a Mesa da RGA, de forma a que os problemas debatidos que entrem na esfera do pedagógico cheguem a sede própria; Sugerir a disponibilização dos sumários das aulas, na plataforma fénix, de forma a que os alunos tenham um guia relativo aos assuntos que são tratados; Regressar às Sínteses Pedagógicas, de forma a pautar por uma comunidade académica informada, divulgando as nas diversas plataformas da Associação e nos grupos de turma; Dar a devida atenção à Comissão de Revisão de Notas, acompanhada de uma correta divulgação e permitindo que todos os alunos obtenham resposta em tempo útil; Apostar na efetiva escolha de um delegado de subturma, dinamizando reuniões mensais com os mesmos de forma a que haja uma maior e melhor comunicação entre a comunidade e o departamento; Procurar uma alteração no método de votação relativo à marcação da ordem das frequências para um método mais proporcional, que possibilite uma verdadeira representação de subturmas mais numerosas; Pugnar por um regime de marcação de orais mais flexível tendo em atenção os alunos deslocados e possíveis alterações das circunstâncias dos mesmos, como motivos de saúde atendíveis;
Recomendar a realização de uma avaliação intermédia aos alunos, de forma a que estes tenham conhecimento do seu nível de participação nas aulas práticas fomentando um melhor resultado nas avaliações posteriores; Apresentar uma proposta relativa à incompatibilidade de horários para alunos que têm cadeiras em atraso, de forma a que as aulas práticas não coincidam nas diferentes turmas; Comunicar com os tutores de forma a obter informação sobre as fragilidades dos alunos e procurar combatê las em conjunto com conselheiros pedagógicos; Sugerir a divulgação de critérios de correção de frequências de forma a que os alunos tenham a possibilidade de verificar o que erraram, promovendo uma melhor classificação em avaliações posteriores.
O Departamento de Mestrados tem a missão de apoiar os alunos antes e depois da conclusão da sua licenciatura. Urge captarmos o interesse dos alunos da licenciatura para que queiram ingressar nos nossos mestrados e depois de o fazerem é necessário prestar o apoio necessário à sua conclusão com o melhor brio e sucesso.
Numa faculdade como a nossa, em que a licenciatura ocupa os palcos da ribalta, é necessário não esquecer de dar a mão aos outros alunos. Facilitar a sua inclusão na instituição, promover mais atividades e facilitar a organização no que toca à escritura da tese.
Achamos urgente prestar uma especial atenção aos alunos internacionais, à minha semelhança, que ocupam grande parte das vagas nos nossos mestrados, facilitando a disponibilização da questões burocráticas de que necessitam para poder estudar conosco.
Assim comprometemo-nos a:
Promover o acompanhamento periódico dos mestrandos, de forma a conhecer os problemas que estejam a ser sentidos, procurando solucioná-los de forma célere e adequada.Estabelecendo delegados de turma no Mestrado Científico e Doutoramento e dos delegados de especialidade no Mestrado em Prática Jurídica para os alunos de 2022/23, aos moldes do que foi feito em anos anteriores, com o objetivo de solucionar rapidamente os problemas e manter o diálogo permanente com os conselheiros; Pugnar pelo aumento do número de vagas na biblioteca; Trabalhar por um regime de avaliação do Mestrado em Prática Jurídica, prevendo, inclusivamente, a publicitação das grelhas de correção dos exames; Organizar iniciativas várias, tendo em vista a integração dos estudantes internacionais, em parceria com o departamento de Política Externa e Relações Internacionais; Criar uma base de dados de ex-mestrandos, de forma a aproximar os futuros alunos dos nossos mestrados da realidade Lisboeta e da nossa Instituição; Dinamizar workshops relacionados com a escrita de teses e monografias, e com pesquisa bibliográfica, em colaboração com o departamento do Enriquecimento Curricular; Criar grupos de estudo, tendo em vista a elaboração de artigos científicos por parte dos mestrandos, no âmbito de iniciativas que promovam a visita de bibliotecas de diversas Instituições de Portugal, em viagens organizadas pela AAFDL; Dar continuidade à iniciativa Open Day de Mestrados, tendo antigos alunos a esclarecer dúvidas e a falarem sobre sua experiência.
Visibilidade, integração, representatividade e inclusão. A ausência de uma voz ativa é a ratio que fundamenta a indispensabilidade de se delinear um novo horizonte para o PósLaboral e Trabalhadores Estudantes: uma alteração orgânica, que expanda a área de atuação da AAFDL a uma nova estrutura funcional, estatuída sob a égide da multidisciplinariedade. Investir em ti é o caminho para a transfiguração desta realidade de quem se deve sentir parte integrante de um todo: tu.
É ciente da relevância da defesa proativa dos alunos que te convidamos a investir no Pós Laboral, sob o compromisso de honrar as seguintes propostas:
Marcar a abertura do ano letivo aos alunos do Pós Laboral, integrando os novos alunos nas atividades de receção ao caloiro, em colaboração com o DAPA; Criar uma opção no formulário do DAPApadrinhar para que os alunos de Pós-Laboral possam ser emparelhados com veteranos do mesmo regime, de modo a promover a partilha de conhecimento e experiências; “Procura-me para uma Procuração”: disponibilizar Modelos de Procuração préestabelecidos, que permitam, mediante envio da mesma, extinguir as incompatibilidades dos alunos de pós-laboral com os horários insuficientes da Divisão Académica;
Dinamizar moot courts orientados para trabalhadores-estudantes, compatíveis com os seus horários, em colaboração com o departamento do Enriquecimento Curricular; Disponibilizar, no canal de Youtube da AAFDL, a gravação de eventos não compatíveis com o horário de Pós-Laboral, em colaboração com o departamento da Comunicação Académica e Marketing;
Desenvolver parcerias com entidades que promovam serviços de babysitting; Encetar diálogos com a Direção da FDUL para discutir a redução do preço do parque de estacionamento para alunos de Pós-Laboral que só usufruam do parque no horário das aulas;
Criação de um novo Guia do Trabalhador Estudante, corrigindo imprecisões atualmente existentes entre as leis laborais e o regulamento de avaliação da FDUL; Reivindicar para os alunos com o estatuto de Trabalhador-Estudante o direito a usufruir da época especial de avaliações; Pugnar pelo alargamento do intervalo entre as aulas teóricas e as aulas práticas, acrescendo mais 10 minutos a serem adaptados ao horário da última aula e pela marcação de provas orais com maior antecedência do que 48h, em colaboração com o departamento do Pedagógico; Dinamizar o separador do Pós-Laboral no site da AAFDL, de modo a centralizar informação e a facilitar o acesso à mesma, em colaboração com o departamento da Comunicação Académica e Marketing;
Porque investimos em ti, trazemos uma equipa de suplentes de direção que assumirá um papel presente na eficiência e garantia da direção, bem como de todas as suas vogalidades.
Assim, porque apostamos numa visão inovadora para a Associação, a Lista i Investe em Ti apresenta alterações orgânicas que, além de integrarem e darem corpo à ideia de multidisciplinaridade, trazem também uma Associação mais aberta aos estudantes, e mais interventiva.
Ainda nesta ótica, apesar das alterações anunciadas, o que se irá manter, sem modificações, é a equipa de suplentes de direção, composta por um conjunto de cinco pessoas, do horário diurno e pós-laboral, que serão capazes de colaborar pelo bem da Associação nas suas variadas vertentes.
A nossa equipa encontra-se então disposta a encarar este projeto de forma presente e participativa para uma associação irreverente e que investe nos seus estudantes, dentro e fora da faculdade.
Os Suplentes de Direção que querem investir em ti!
A Mesa da RGA é o órgão que melhor representa a história do associativismo da nossa faculdade, onde tens a oportunidade para te expressar, defendendo aquilo em que acreditas.
Não basta que a Mesa da RGA tenha um papel moderador, é necessário ambicionar mais: equilibrar a função moderadora com uma vertente interventiva, ouvindo a comunidade estudantil e apresentando soluções para os problemas que assolam os estudantes. Uma Mesa da RGA adequada às necessidades dos estudantes, garantindo uma proximidade entre as decisões e os estudantes. A Mesa da RGA apresenta um programa ponderado e consciente daquelas que são as necessidades da comunidade estudantil, cuja base é a defesa dos interesses e direitos dos alunos.
Queremos investir em ti e, por isso, propomo-nos a:
Disponibilizar os documentos relativos às RGA, 72 horas antes da data marcada tendo em vista um debate mais informado, permitindo uma leitura atempada dos documentos relativos à RGA; Melhorar o sistema de credenciação apresentação de um QR CODE no verso dos cartões que permite um acesso instantâneo dos alunos aos documentos relevantes à RGA;
Implementar a previsão de períodos de pausa para que os alunos possam estar devidamente concentrados em todos os pontos discutidos, introduziremos pausas regimentais em casos específicos;
Atualizar o Guia da RGA entrando numa fase pós pandemia, é necessário reajustar ao atual modelo de funcionamento da mesa da RGA, fornecendo um documento explicativo sobre as mesmas; Criar um sistema de cronometragem das intervenções – Para um debate justo e democrático, necessitamos de uma certificação de que está garantida a paridade temporal entre as intervenções feitas em sede de RGA; Criação de mecanismos para uma melhor integração dos alunos de pós-laboral nas reuniões:
Promover reuniões com representantes de cada ano do pós laboral antes de cada RGA; Pugnar pelo início das RGAs num horário prévio às 18h mediante a criação de um espaço orientado para a discussão de assuntos atinentes ao regime noturno;
Formular previamente as perguntas inerentes às deliberações suscetíveis de discussão em RGA, de modo a permitir o voto antecipado aos alunos do pós laboral e trabalhadores estudantes; Possibilitar a convocatória de RGAs extraordinárias aos fins de semana mediante comprovada necessidade, de modo a incluir os alunos do pós-laboral no núcleo de decisões importantes para o espaço académico; Apostar na pesquisa e discussão dos temas estudantis, levando-os às RGA's, através da Comissão da Mesa da RGA. Propomos dar continuidade ao trabalho iniciado pela comissão precedente e finalizá-lo, assim como promover iniciativas semelhantes. Assim, através da colaboração direta dos estudantes com a mesma, procuramos apresentar soluções aos problemas dos alunos
É ao Conselho Fiscal que incumbe a análise e controlo da gestão financeira da Associação, pugnando pelo rigoroso e escrupuloso cumprimento dos Estatutos que regem a sua atividade.
Cientes das necessidades da nossa Associação, apresentamo-nos como um Conselho Fiscal unido e movido pela boa prossecução dos interesses e direitos dos alunos Pautamo nos pela cooperação e comunicação entre os vários órgãos que compõem a Associação, de forma a cumprir com as nossas competências de modo eficaz, aberto e transparente, nunca descurando a independência e autonomia de cada um.
Mais do que inovar ou reformar o Conselho Fiscal, pretendemos dar respostas aos desafios que se têm apresentado na gestão da Associação, assumindo uma postura atenta e proativa na fiscalização da sua atividade
Com vista à concretização das nossas ideias e valores, propomo-nos a:
Elaborar e propor uma revisão estatutária, prevendo o poder do conselho fiscal de instruir processos disciplinares visando dirigentes associativos; Promover a realização de uma auditoria interna, por parte das entidades competentes, ao Mandato de 2023-2024, no sentido de obstar à dificuldades sentidas no recurso a Auditorias externas; Decidir, anualmente, em reunião interna do Órgão, e na sequência da auditoria interna, da necessidade de uma auditoria externa às contas da AAFDL, propondo a sua realização, se necessário, em RGA, nos termos previstos no artigo 36 º , alíneas e) e f) dos Estatutos da AAFDL; Implementar um sistema de autenticação e certificação de senhas e pulseiras, nas festas e eventos da AAFDL, de modo a mitigar os riscos de fraude e falsificação; Criar um e-mail geral do Órgão, com o intuito de aproximar os Estudantes do Conselho Fiscal na sua atividade, através do qual poderão partilhar pedidos de esclarecimento ou reclamações;
Propor, junto da Direção da AAFDL, a utilização de máquinas de pagamento Contactless ou MBWay nas festas e eventos da Associação, de forma a incrementar o controlo das transações realizadas nesse âmbito; Celebrar uma parceria com o Núcleo de Estudantes de Finanças e Contabilidade (NEFC) do ISCTE, de modo a agilizar a aperfeiçoar a análise de balancetes mensais; Realizar reuniões mensais, com a finalidade de análise dos balancetes do respetivo mês;
Publicar, trimestralmente, pareceres sobre os balancetes mensais, de modo a manter a Comunidade Académica informada sobre a gestão da AAFDL; Publicar, atempadamente, as atas das reuniões do Órgão e os pareceres elaborados pelo mesmo;
Queremos investir no rigor, na informação, na transparência. Queremos investir em ti.
Chegou a hora de investires em