REVISTA LISTA DA SAÚDE - EDIÇÃO 1

Page 50

EMAGRECER COM SAÚDE

OS SEGREDOS DO EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL E DURADOURO

M

udar o comportamento é essencial, assim como ações e pensamentos positivos referentes à alimentação. Sabe aquela história de que eu tenho corpo de magro, porém continuo com mente de gordinho? A maioria das pessoas que faz dieta ou que teve um emagrecimento sem acompanhamento nutricional continua com pensamentos pouco saudáveis e sabotadores. Muitas pessoas iniciam o tratamento para emagrecimento e, logo, já perguntam quando poderão voltar a comer o que comiam antes. Muitas pessoas querem dietas que a ajudem a perder peso rapidamente e de preferência sem praticar exercícios físicos. Perder peso rápido sem a prática de exercícios físicos impõe que a dieta seja muito restrita e a alimentação restrita elimina muita massa muscular e pouca gordura. O ideal é perder peso de uma forma lenta e gradativa, comendo bem, com alimentação variada e nutritiva. Associar a alimentação saudável com exercícios aeróbicos e musculação não engorda e contribui com a mudança no estilo de vida. O exercício aumenta o metabolismo basal (gasto de calorias em repouso) e com gasto de calorias da atividade física, se elimina mais peso com a manutenção de uma estrutura corporal bonita. Ou seja, pele firme, corpo definido e o mínimo possível de flacidez. Além disso, quem malha, come menos, devido a liberação de substâncias que auxiliam no controle de fome e saciedade. Perder peso, é

perder gordura corporal e não massa muscular. Por isso, a dieta adequada associada à prática de exercícios físicos é fundamental. Musculação bem realizada, ajuda sim no emagrecimento! Após o emagrecimento, as pessoas pensam que não correm mais o risco de engordar. Infelizmente isso não é verdade. O cérebro tem memórias e mecanismos que lutam durante algum tempo, para que o corpo volte ao peso máximo que foi atingido. Por isso, a importância de iniciar o tratamento pensando que: “Eu vou eliminar peso e não vou mais engordar”. É necessário manter os novos hábitos adquiridos, que incluem alimentação saudável e atividade física. A maioria das pessoas nem se quer chega a voltar no consultório quando atinge seu peso e aí tudo foi por água a baixo. Você precisa de manutenção! Precisa continuar com os encontros com a nutricionista, necessita de adequação da dieta para o seu novo peso, orientação e acompanhamento. A alta quem vai dar a você é o seu nutricionista, quando ele achar que você está preparado para seguir adiante sozinho. Em muitos casos, essa alta demora 10 anos e às vezes não acontece. Lembre-se, que para estar de alta do acompanhamento nutricional, você precisa ter mudado o corpo e os pensamentos, deve estar consciente e seguro. Acima de qualquer coisa, você deve querer manter essa mudança para o resto da vida!

EFEITO PLATÔ O processo de emagrecimento possui várias fases, como o efeito platô. Você já ouviu falar nele? Ouço muitos dos meus pacientes relatarem que “sempre quando chego nesse peso não emagreço mais”, “uma vez era muito fácil perder peso, agora está mais difícil”. Efeito platô é uma estagnação no peso, é quando em determinado momento da dieta não conseguimos mais eliminar peso. O efeito platô acontece por várias causas: dietas restritas, alimentação monótona, baixo consumo de líquidos, sedentarismo ou mesmo exercícios físicos exaustivos. O corpo se acostuma com a nova condição que foi imposta e passa a gastar menos calorias, desacelerando o metabolismo. Saiba que é possível driblar o efeito platô.

LAURA CASTELLER PESCADOR

NUTRICIONISTA - CRN 10 2326

INFORMAÇÕES - GUIA MÉDICO - PÁGINAS 51 A 55

50

NUTRIÇÃO FUNCIONAL E FITOTERAPIA. EMAGRECIMENTO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS E ATEROSCLEROSE

listadasaude.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.