Águas Gerais: Riquezas do Quadrilátero

Page 1

Águas Gerais: Riquezas do Quadrilátero A Serra do Espinhaço pode ser considerada nossa espinha dorsal ou cordilheira brasileira, uma cadeia de montanhas de pequena variação longitudinal, situada no sentido nortesul com mais de 1000km de extensão. Área de enorme diversidade biológica, ela é composta por vários mosaicos de vegetações (cerrado, caatinga e mata atlântica), espécies únicas e formações rochosas e cavernícolas. Devido a sua importância e sua fragilidade, criou-se, em 2005, a Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como território prioritário de conservação das riquezas socioambientais do planeta. Ao longo dessa cadeia construiu-se inúmeros centros urbanos. Território também em que habitam vários povos, comunidades tradicionais, extrativistas e indígenas com suas singulares culturas, saberes e formas O Sr. a Geraldo é considerado pelas de existir. Uma mega sociobiodiversidade conhecer! comunidades como um grande conhecedor das plantas e, na pesquisa, foi um parceiro fundamental. Chamado de Guardião da Agrobiodiversidade e da cultura popular da região, ele participa de vários movimentos sociais (grupos religiosos e musicais e associações de agricultores). Como explicou: cuido de nosso alimento, para pessoas conhecer, o que tem e o que já se perdeu. Tem pessoas que tem muita saudade e vontade de adquirir novas sementes.

Julho de 2021

Ipê-Amarelo (Tabebuia ochracea), a beleza dos ipês-amarelos se destaca por entre as matas nos meses de agosto e setembro, com flores tubulosas, amarelo vivas. A árvore apresenta até 10 metros de altura, casca grossa e ramos tortuosos. .

Sistema Agrícola Tradicional dos/as Apanhadores/as de Flores Sempre-Vivas Reconhecido como Sistema Importante do Patrimônio Agrícola Mundial pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) em 2020. A região é território tradicional de várias comunidades apanhadoras de flores semprevivas e quilombolas. Veja mais nas referências.

Rã-berro-de-boi

(Physalaemus maximus), com cerca de 6 cm

Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), maior canídeo da América do Sul, com pelagem alaranjada a avermelhada e pernas e focinhos negros, alimenta-se principalmente de plantas e aves, preferindo a lobeira (Solanum lycocarpum). Tem hábito noturno e solitário e apresenta forte ameaça de extinção. Veja mais em: “Projeto Sou Amigo do Lobo” encurtador.com.br/dkNR5

de comprimento, vive em meio à folhagem do chão e só foi encontrada na Serra do Brigadeiro e na Serra do Ouro Branco. Na época das chuvas, os machos vocalizam sons que lembram os berros de bezerro.

“La espina dorsal del planeta es mi cordillera” Ouça a música “Latinoamérica” de encurtador.com.br/hpvY6

Calle

13,.

em:


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Águas Gerais: Riquezas do Quadrilátero by Lis Soares - Issuu