Page 1

TRÂNSITO LIVRE Informativo Interno da Unidade Passageiros A N O V • N Ú M E R O 8 4 • N ovem b ro D E 2 0 1 3

Ouvimos os nossos funcionàrios e agora conferimos os resultados

2013

3

Treinamento capacita assistentes de operações

/AguiaBrancaSalutaris

6

Conheça as ações que marcaram o nosso Outubro Rosa

9

www.youtube.com/user/GrupoAguiaBranca

Funcionário reencontra o pai após 44 anos

@AguiaBSalutaris


CIRCULANDO

editorial É com prazer que este mês apresentamos os resultados de mais uma edição da Pesquisa de Clima, ferramenta que contribui na mensuração de nosso clima interno. Fico orgulhoso por saber que mais de 80% do nosso quadro de funcionários participou dando sua opinião. Os indicadores obtidos na pesquisa nos ajudam a compreender a percepção dos nossos funcionários com suas áreas e a empresa, o que nos permitirá implementar ações de melhorias mais assertivas. Em outubro comemoramos o Dia Mundial da Qualidade, o Dia da Manutenção, e ainda a premiação do NOP Salvador, com o melhor desempenho no terceiro trimestre do Desafio 2013 da Gerência de Turismo. Também contamos com a realização, para as nossas três Superintendências, da capacitação e do desenvolvimento dos Assistentes de Operações e participamos do evento “Comandos de Saúde nas Rodovias”, do Sest/Senat. Além disso, com a ajuda de um de nossos motoristas, o assistente de operação Wanderlei Batista de Souza reencontrou o pai após 44 anos. As mulheres tiveram destaque no mês de outubro. Tivemos a contratação da primeira mulher motorista da nossa história e a realização do Encontro de Esposas nas Superintendências. Já com o objetivo de conscientizar a todos sobre a luta contra o câncer de mama nos unimos e realizamos o nosso Outubro Rosa. E para este mês estamos apoiando o Novembro Azul, movimento que visa a combater o câncer de próstata, mostrando que somos uma empresa preocupada com a saúde e o bem-estar de todos.

Campanhas do Comercial entram na reta final A campanha “Cobrador Show de Bola” finalizou no mês de setembro sua segunda etapa. No acerto de contas, o NOP de Governador Valadares e o NOP de São Mateus cumpriram o objetivo da campanha superando em 8,4% e 5,6% suas meta, respectivamente. Como premiação, cada cobrador irá receber um valor de acordo com sua pontuação, ou seja, conforme a

quantidade de gols feitos durante essa etapa. Ao todo, 36 cobradores serão premiados. No mês de outubro, a campanha entrou na sua terceira e última fase, que será encerrada em dezembro. “Todos os cobradores estão bastante motivados em conseguir superar o desafio de receita e assim receberem suas premiações”, contou o coordenador de Canais de Vendas, Luiz Fernando de Andrade.

Boa leitura!

Campanha UFC Pergunte ao diretor geral

2

Você gostaria de fazer perguntas para o diretor Renan Chieppe? Mande sua pergunta para falecomrenan@aguiabranca.com.br e ele responderá no Editorial.

Já a campanha União da Força Comercial (UFC) teve seu último round em outubro e a expectativa é de que neste mês sejam reveladas as agências vencedoras. Como reconhecimento pelo esforço, a agência melhor pontuada mensalmente na sua categoria é premiada com um brinde personalizado da

campanha e ao final da ação é realizada a tão esperada festa de premiação. “Foram oito meses de campanha e notamos que houve uma motivação muito grande por parte das agências, cada um buscando superar suas metas a cada mês para melhorar a colocação”, ressaltou o coordenador.


por aí

Participantes da capacitação da Superintendência Bahia, realizada no dia 28 de outubro

Treinamento para assistentes de operações das Superintendências ES e Salutaris, realizado no dia 23 de outubro

Integração Superintendências realizam treinamento para assistentes de operações Com o objetivo de capacitar os profissionais responsáveis pela liberação dos motoristas para as viagens, os assistentes de operações das três Superintendências participaram de um treinamento coorporativo no mês de outubro. O encontro abordou o desenvolvimento técnico e comportamental do profissional, além da importância do trabalho que desenvolvem para a empresa. Para os profissionais das Superintendências do Espírito Santo e Salutaris, a capacitação foi realizada nos dias 23 e 29 de outubro, na Matriz, em duas turmas

diferentes. Já na Superintendência Bahia o treinamento foi realizado em duas turmas: nos dias 28 de outubro e 4 de novembro. Este é o terceiro ano consecutivo que o encontro acontece alinhado com as três Superintendências, o que para a supervisora de RH Roberta Martins é de extrema relevância, pois permite que as dificuldades e as expectativas sejam compartilhadas entre todos. “Os profissionais também se sentem valorizados a partir da identificação da importância de seu papel para a segurança das viagens”, ressaltou.

O supervisor de operações do NOP Campo Grande, Luiz Novaes, contou que o treinamento proporcionou aos funcionários momentos de reflexão e interação. “Todos os participantes puderam reavaliar o cumprimento dos testes de vigília e fadiga, bafômetro e até mesmo o cumprimento da Lei do Motorista. Ao final do encontro todos foram unânimes em afirmar que gostariam que outros treinamentos como esse fossem realizados durante o ano”. Por fim, o gerente do NOP Salvador, Nilton Cunha, destacou a importância da função de assistente de operações. “É ele quem entrega a chave do veículo para o motorista, sendo também responsável pelo patrimônio da empresa e pelo mais importante, que é a vida de todos no ônibus”, completou.

3


Outubro rosa

Mulheres ao volante! Na manhã do dia 5 de novembro, o NOP Campo Grande recebeu a primeira mulher a conduzir um ônibus na história da Empresa. Patrícia Euzébio Gonçalves recebeu as chaves do veículo em uma pequena reunião realizada no tráfego e logo em seguida foi encaminhada para a Rodoviária de Vitória, onde embarcou para sua primeira viagem como motorista. Além de Patrícia, outras mulheres também estão com o processo seletivo em estágio avançado, o que demonstra a importância que a empresa dá

para o trabalho das mulheres que, inclusive, estão presentes em todos os níveis hieráquicos da empresa. “A mulher ocupa e traduz, de forma eficiente, a missão da empresa de transportar com segurança, excelência no atendimento e pontualidade. A Patrícia veio para tornar-se a primeira de muitas profissionais do volante que virão a compor esse quadro de motoristas, o que é um orgulho para nós”, ressaltou o diretor de Operações, Klinger Sobreira de Almeida.

Que essa nova realidade seja perene, com muito sucesso para a Patrícia e outras motoristas que venham a fazer parte do nosso quadro de funcionários. Acreditamos na essência profissional independentemente das suas escolhas, credos e raças”.

Wallace Serafim, diretor Administrativo e Financeiro

4

Mais uma vez a Águia Branca demonstra que é uma empresa sem qualquer discriminação em suas atividades, onde o mais importante se resume na competência, no compromisso e prazer em atender com qualidade os nossos clientes”

André Cerqueira, gerente NOP Campo Grande

Ter uma motorista mulher nos enche de orgulho e certeza que teremos maior capacidade de atrair novos públicos para esta missão de conduzir vidas e sonhos”

Valesca Falqueto, gerente de Recursos Humanos


1

2

3

Importância da família é abordada em Encontro de Esposas Com o objetivo de aproximar a família da empresa e permitir que as esposas conheçam o universo do trabalho de seus maridos, a Superintendência do Espírito Santo e a Salutaris realizaram ao longo do ano mais uma edição do Encontro de Esposas. Na Superintendência Bahia o encontro está programado para o mês de dezembro

LEGENDAS: 1. O Encontro de Esposas no NOP Colatina foi realizado no dia 26 de outubro e teve como tema o Outubro Rosa. O gerente do NOP Alexander Gonçalves foi o responsável por dar as boas-vindas às participantes e falar sobre a importância do papel da esposa para o exercício da função de motorista. 2. No dia 30 de outubro, foi a vez do NOP Rio de Janeiro reunir as esposas para um encontro. Na ocasião, foi apresentado o filme institucional da empresa e também a rotina do motorista. Além disso, as participantes puderam assistir a uma palestra sobre a importância da família no trabalho. Ao final, foi realizado um sorteio de uma viagem para Vitória com direito a acompanhante e tudo pago pela empresa. 3. Na Salutaris, o Encontro de Esposas foi realizado entre os dias 7 e 9 de março, na garagem de Vitória da Conquista. A programação contou com palestras educativas comandadas pelo gerente do NOP Vitória da Conquista, Melquisedeck Carvalho Oliveira, sobre os programas “Medicina do Sono” e “Top Ouro” e também sobre a importância da esposa no descanso e bem-estar do motorista para a realização de uma viagem segura.

5


Outubro rosa

Funcionários colorem a empresa de rosa...

No mês de outubro, a Unidade Passageiros aderiu ao movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa e convidou todos os funcionários a usarem uma peça de roupa rosa no dia 18 do mês. Homens e mulheres de todos os NOPs da empresa foram dispensados do uso do uniforme e utilizaram a criatividade

na hora de expressar o seu apoio à causa tão nobre. Além dessa ação, todos os funcionários receberam informativos em seus e-mails com dicas e informações sobre a doença. Comemorado em todo o mundo, a campanha tem o objetivo de conscientizar a população, além de empresas e entidades, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença que atinge mulheres e homens e causa 458 mil mortes por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Matriz lutaris

Superintendência Sa

Superintendência

Espírito Santo

Superintendência Bahia

Novembro azul

... e azul No mês de novembro foi a vez dos homens serem conscientizados sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. No dia 22 de novembro, todos os funcionários, homens e mulheres, foram dispensados do uso do uniforme para utilizarem uma peça de cor azul para trabalhar. A cor faz alusão ao

6

movimento nacional Novembro Azul, que tem o intuito de combater a doença. Além dessa ação, informativos com dicas e cuidados sobre a doença foram enviados para o e-mail de todos os funcionários. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de

pele não melanoma. De acordo com estatísticas, no ano que vem 12 mil homens poderão ser vítimas dessa doença no país. Para evitá-la, ou diagnosticá-la com antecedência, é preciso que os homens a partir de 40 anos procurem um médico urologista para a realização de exames de prevenção anualmente.


por aí

Equipe vencedor a terceiro trimestre do Desafio 2013 da do Ge de Turismo: Rome rência nil Amorim, Helaine Ri e Joseanderson Sil beiro va

Turismo premia NOP com melhor desempenho O NOP Salvador teve o melhor desempenho no terceiro trimestre do Desafio 2013 da Gerência de Turismo. A ação tem como objetivo incentivar vendas em volume e qualidade, buscando sempre a superação de metas de faturamento. “Acredito que uma equipe de vendas é movida a desafios e títulos. Todos

querem estar no topo do pódio, por isso a cada ano a participação e o desempenho das equipes são cada vez melhores”, disse o gerente corporativo de Turismo, Lauber Guadagnin Cardoso, que destacou também o empenho do NOP Barão de Angra, segundo lugar do desafio.

das Recorde de ven

Além do excelente resultado alcançado pelo NOP S a l v a d o r, o Tu r i s m o d a Unidade Passageiros possui outro grande motivo para comemorar. No mês de outubro, o segmento bateu seu recorde de vendas mensal ao atingir uma marca superior a R$ 3 milhões.

ALERTA LIGADO Lanche da tarde do Salvador em come NOP ao Dia da Manut moração enção

Dia da Manutenção com festa O Dia da Manutenção é comemorado no dia 16 de outubro e para não deixar essa data passar em branco o NOP Salvador realizou um lanche da tarde especial para os funcionários desse setor. Na ocasião, o superintendente da Bahia, Deomar Assunção, e o coordenador de Manutenção, Davidson Ronceti, parabenizaram a todos pela data e falaram sobre a impor tância

desses profissionais para a segurança das viagens. Para o gerente técnico Luizmar Nogueira Dias é gratificante ter na empresa um quadro de funcionários competentes e conscientes da missão de transportar vidas. “Parabenizo e destaco o desempenho desse brilhante grupo de profissionais, que com muita criatividade e arte exercem suas atividades do dia a dia com maestria e excelência”, ressaltou.

7


alerta ligado

Segurança será tópico de blitze educativas nas estradas No dia 6 de novembro, o superintendente do Espírito Santo, Roner Chieppe, e o técnico de Segurança Felipe Vago participaram do evento Comandos de Saúde nas Rodovias, realizado no Posto Flecha, em Viana (ES). A Unidade Passageiros participou do projeto com o objetivo de conhecer suas atividades e sugerir futuramente a inclusão do tópico Segurança no programa. Promovido pelo Sest/Senat, em parceria com o Departamento de Polícia Rodoviária Federal (PRF), o projeto mobiliza diversas unidades em blitze educativas nas estradas, onde os motoristas são orientados sobre bons hábitos de saúde pelos profissionais da instituição tornando o trânsito nas rodovias muito mais humano e seguro.

Durante o evento, vários atendimentos médicos foram oferecidos. Felipe Vago (de amarelo na foto) aprovou a iniciativa: “Assim, o profissional ficará muito mais alerta quanto à saúde e segurança”, disse

ROTA DA QUALIDADE

20 anos de gestão da qualidade

No dia 14 de novembro, comemorou-se o Dia Mundial da Qualidade. Diante da data, a Unidade Passageiros fez um balanço dos seus 20 anos de Gestão pela Qualidade e comprovou com inúmeras conquistas a constante busca pela satisfação de clientes e colaboradores nessas duas décadas. “São vinte anos de melhoria contínua e de dedicação das equipes com foco nos resultados. Essa data nos dá a certeza de estarmos no caminho certo e é a confirmação de que podemos fazer o hoje melhor do que o ontem, e o amanhã melhor que hoje”, destacou a gerente da Qualidade, Fernanda Peroba.

8

retrospectiva

1993 D iretoria do Grupo Águia Branca

adotam o TQC – Controle da Qualidade Total, visando a atingir os níveis desejados de excelência.

1994 Implantação do programa “5S” 1996 Conquista do prêmio:

“Qualidade em Transportes”

1997 Realização do 1º prêmio “Qualidade

Total VAB”. Dezesseis anos depois, já foram inscritos 308 cases de sucesso

Qualidade implementado e mantido na Viação Águia Branca é certificado na ISO 9001: 2000

2008 O sistema de Gestão da Qualidade implementado e mantido na Viação Salutaris e Turismo é certificado na ISO 9001:2008

2011 O  sistema de Gestão Ambiental da Viação Águia Branca foi certificado na Norma ISO 14001:2009; Conquista do 1º lugar do prêmio ANTP/Abrati

1999 Desenvolvimento do gerenciamento

2012 Conquista do 2º lugar do

2000 Realização do 1º prêmio “Mentes

2013 Instituição da metodologia de

da rotina nos NOPs

que Brilham”. Treze anos depois, já foram inscritos 271 cases de sucesso

2001 O sistema de Gestão da

prêmio ABTP/Abrati

mapeamento de processos BPM; Integração dos Prêmios Qualidade e Mentes que Brilham; Conquista do prêmio Época Empresa Verde


pit stop Reencontro: Wanderlei com a irmã Cleuza e o pai Jorge, após 44 anos sem notícias da sua localização

Motorista ajuda pai e filho a se reencontrarem depois de 44 anos O assistente de operação Wanderlei Batista de Souza viveu 44 anos sem conhecer o próprio pai. Com apenas dois anos de idade, seu pai, chamado Jorge Cirillo de Souza, saiu de casa sem dizer à família para onde ia. Depois de uma vida inteira sem notícias do seu paradeiro, a história enfim teve um final feliz graças à ajuda do motorista Wanderson Vinícius Barcelos. Wanderlei contou sua história para alguns motoristas que fazem viagens para Minas Gerais. Ele e a irmã nasceram em Manhuaçu (MG) e se mudaram para o Espírito Santo ainda crianças, por isso, Wanderlei

acreditava que seu pai ainda esti-

O encontro

vesse por lá.

Mesmo contra a vontade da mãe, Wanderlei ligou para o pai e os dois combinaram de se encontrar no final de outubro, quando ele e a irmã, Cleuza Souza de Paula, foram até Aimorés reencontrar o pai. “Meu pai ficou muito emocionado quando falou comigo pelo telefone e bastante empolgado para nos rever”, contou o assistente. Além de reencontrarem o pai, os irmãos também conheceram cinco irmãos que não sabiam que existiam. “Foi emocionante. Descobrimos que temos uma família enorme, três irmãos e duas irmãs”, contou Wanderlei.

Foi quando o motorista de ônibus, Wanderson, que é de Aimorés (MG) e faz a linha que sai de Vitória com destino à cidade mineira, através do nome do pai do colega e do Facebook, percebeu que conhecia um primo de Wanderlei. “Entrei em contato com o primo dele, que por coincidência é meu amigo há anos, e peguei o número do telefone do pai de Wanderlei. Assim que voltei para Vitória, contei tudo para ele”, disse o motorista.

Promovidos salutaris

ERRATA Na matéria sobre o Curso de Libras publicada na edição de outubro informamos que temos funcionários com deficiência auditiva trabalhando em diversos setores da empresa.

Vinicius Henrique da Silva Fernandes

Eduardo Eber Lourenço Mello

Erramos: atualmente eles são apenas dois e Marco Antônio Junior

Christopher Araújo

estão alocados no Arquivo Central.

9


Pesquisa de Clima 2013

Toda empresa que deseja atingir a excelência precisa oferecer um serviço de qualidade e ouvir o que o seu público tem a dizer, tanto o externo quanto o interno. Os funcionários são a vitrine da

empresa e, portanto, é necessário que estejam felizes e satisfeitos em seu ambiente de trabalho para que resultados positivos sejam alcançados. É com esse objetivo que a Unidade

Passageiros realiza anualmente a Pesquisa de Clima, que funciona como um “raio-x” da organização, apontando as áreas que estão bem e as que necessitam de melhorias. Este ano, 83,4% dos funcionários ajudaram a avaliar a empresa, o que corresponde a 98,8% de grau de confiança e 1,2% de margem de erro. Além disso, a pesquisa deste ano contou com uma novidade: a mudança na escala, de quatro para seis opções de respostas. Segundo a analista de RH Charlene Roque, o principal ganho da alteração é a possibilidade do respondente expressar sua percepção do processo pesquisado de maneira mais próxima da realidade. “Podemos listar ainda, entre as consequências positivas da mudança, a possibilidade de fazer melhores comparações com o mercado, pois a maioria das empresas usa escala de seis, e assim estudar melhor os processos de desfavorabilidade e de se avaliar tendências”, completou.

A pesquisa traz em seus resultados indicadores com maior detalhamento da percepção de cada colaborador com sua área e empresa. Com isso, cada gestor terá a oportunidade de identificar e propor ações “de melhorias” mais assertivas, com o objetivo de melhorar ainda mais o clima de moral na empresa”

Certamente a alteração da pesquisa com a escala mais detalhada foi uma evolução, pois permite ao gestor a possibilidade de se aprofundar nos resultados que não foram positivos estratificando as causas, podendo atuar de forma tempestiva para melhoria da satisfação dos colaboradores”

O ajuste na escala na Pesquisa de Clima para este ano proporciona aos nossos funcionários maior critério nas escolhas das respostas, o que é muito importante para que nossa empresa avalie o grau de satisfação dos nossos clientes internos”

Mauro Melo,

Deomar Assunção,

Roner Carlos Chieppe,

Superintendente Salutaris

Superintendente Bahia

Superintendente Espírito Santo

Saber ouvir transforma e faz bem

83,4% dos funcionários da Viação Águia Branca e Salutaris responderam à Pesquisa de Clima 2013, o que resulta em 98,8% de grau de confiança para os resultados gerais

10


Ambiente físico da empresa Análise do nível de organização, limpeza, adequação dos ambientes de trabalho e dos móveis e como isso influencia o desenvolvimento do trabalho.

satisfação geral

Unidade passageiros

86,5

Unidade passageiros

85,7

Matriz

91,9

Matriz

89,8

Superintendência Salutares

82,8

Superintendência Salutares

81,2

Superintendência BA

91,3

Superintendência BA

88,7

Superintendência ES

83,4

Superintendência ES

84,7

Estilo de liderança Análise do perfil das lideranças, a forma como procuram integrar as suas equipes de trabalho, o respeito que têm a todos, o quanto criam oportunidades de participação – delegação de tarefas – e como são referências para suas equipes.

Benefícios Análise dos tipos de benefícios oferecidos, a facilidade de uso deles, sua divulgação e a clareza de suas regras de utilização.

Unidade passageiros

86,4

Unidade passageiros

80,9

Matriz

91,9

Matriz

91,8

Superintendência Salutares

82,2

Superintendência Salutares

76,6

Superintendência BA

93,5

Superintendência BA

81,1

Superintendência ES

82,2

Superintendência ES

79,9

salários Análise da satisfação com a remuneração do trabalho, a qualidade e quantidade de informação dos contracheques e o conhecimento de cada um sobre a referência salarial do mercado.

Imagem da empresa Análise da reação aos comentários de amigos e parentes sobre a empresa e a percepção que os funcionários têm da imagem da empresa.

Unidade passageiros

75,0

Unidade passageiros

93,5

Matriz

84,0

Matriz

98,4

Superintendência Salutares

64,3

Superintendência Salutares

91,9

Superintendência BA

78,1

Superintendência BA

97,2

Superintendência ES

75,7

Superintendência ES

90,4

11


Pesquisa de Clima 2013

Desenvolvimento Análise da percepção em relação às oportunidades de desenvolvimento na empresa, por meio de treinamento, programa de capacitação, promoção ou recrutamento interno.

Unidade passageiros

83,3

Unidade passageiros

87,1

Matriz

87,1

Matriz

91,7

Superintendência Salutares

78,5

Superintendência Salutares

83,7

Superintendência BA

88,5

Superintendência BA

92,4

Superintendência ES

81,2

Superintendência ES

83,5

Relacionamento Análise de satisfação com os relacionamentos entre as pessoas, os valores e os princípios da empresa, a diversidade social, cultural e o acesso às fontes de informação.

Comunicação Análise da comunicação corporativa da empresa para o funcionário e a qualidade dos canais utilizados.

Unidade passageiros

90,3

Unidade passageiros

87,6

Matriz

96,3

Matriz

94,5

Superintendência Salutares

87,9

Superintendência Salutares

84,5

Superintendência BA

93,5

Superintendência BA

92,5

Superintendência ES

87,7

Superintendência ES

84,0

Condições e Segurança do trabalho Análise das condições de trabalho, considerando a quantidade e qualidade dos equipamentos disponíveis, EPIs, e a qualidade de vida dos funcionários.

Atendimento, alojamento e dormitório Análise das condições físicas – higiene e conforto – dos dormitórios, a qualidade do repouso e a acolhida por parte dos funcionários dos alojamentos. Item avaliado apenas por motoristas e cobradores.

Unidade passageiros

87,4

Unidade passageiros

86,7

Matriz

91,1

Superintendência Salutares

83,5

Superintendência Salutares

87,0

Superintendência BA

93,0

Superintendência BA

90,8

Superintendência ES

84,3

Superintendência ES

84,3

EXPEDIENTE

12

Gestão da empresa Análise do conhecimento sobre a gestão da qualidade e a satisfação com a comunicação e divulgação do tema, o envolvimento de cada um e o estímulo recebido pelas chefias.

Trânsito Livre é coordenado pela Comunicação Interna da Unidade Passageiros

Colaboração: Conselho da Unidade Passageiros Produção editorial e revisão: Tríade Comunicação Diagramação: Link Editoração Ltda

Impressão: Ingral Indústria Gráfica Tiragem: 1.200 exemplares Fotos: Arquivo da empresa

sugestões

comunicacaointerna@aguiabranca.com.br

Trânsito livre - Novembro 2013  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you