Linha Aberta_ Abril 2017

Page 32

ciência&tecnologia cientistas usam maçã para criar órgãos humanos para transplante Se você pensava que as maçãs só serviam como alimento, enganou-se. Para o biofísico canadense Andrew Pelling, a fruta tem outras finalidades. Diante das imensas filas de espera para transplante é fundamental que a ciência encontre novos caminhos para solucionar o problema. Andrew Pelling enxergou não só nas maçãs, mas em outras frutas, legumes, verduras e até flores, uma possibilidade para reconstruir o corpo humano. Além das pesquisas na área de transplantes humanos, a medicina regenerativa cresce acentuadamente. Em sua pesquisa, o biofísico removeu todas as células e DNA de uma maça, deixando apenas a estrutura da celulose. Presente em todos os vegetais, a celulose é responsável por dar sustentação e rigidez as plantas, e não é

digerida pelo organismo humano. Em seguida a equipe “escupiu” a maçã em formato de orelha e usou o “esqueleto” de celulose para implantar células humanas, recriando a orelha. Depois foi só implantar a estrutura de celulose em uma cobaia e observar a formação de vasos sanguíneos, sucesso! A técnica é extremamente promissora, pois as estruturas que são utilizadas hoje no mercado podem ser muito caras, entre US$ 30 a US$ 1,5 mil por centímetro quadrado. Já o “esqueleto” de celulose custa centavos de dólar. Nas últimas décadas a medicina regenerativa vem crescendo, médicos já conseguem produzir artificialmente bexigas e tráqueas em laboratórios, e agora trabalham para produzir órgãos mais complexos.

estudo revela como a poluição luminosa compromete pesquisas científicas Um estudo desenvolvido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), revela como a poluição luminosa compromete as pesquisas científicas. Segundo o Coordenador do Observatório pesquisador Saulo Gargaglioni, a poluição luminosa é toda luz que não se direciona para o lugar em que deveria se direcionar. Você quer iluminar sempre o plano do solo, mas, por desconhecimento, ou por mal

32

linhaaberta.com

instalação do equipamento, você direciona a luz para cima. “Além desperdiçar energia, no caso das pesquisas astronômicas, você cria como uma cortina no céu, que atrapalha você visualizar e também pesquisar objetos de menor brilho”. Saulo fala dos 3 tipos de poluição luminosa que são brilho no céu, ofuscamento e luz intrusa. Ele cita exemplos de como a poluição luminosa afeta o dia a dia das pessoas e também a saúde do ser humano. E com isso prejudica as pesquisas.

google agora salva pesquisas offline e entrega resultados após conexão

Um novo recurso permite que usuários do aplicativo do Google para Android façam pesquisas enquanto estão offline, pois o buscador irá executá-las automaticamente assim que a conexão à internet for recuperada. A ideia da empresa é fazer com que as pessoas não percam suas buscas mesmo durante conexões irregulares, como no metrô. Com esta alteração, os resultados da pesquisa são salvos e, depois que a conexão for restabelecida, o aplicativo do Google enviará uma notificação informando que um resultado de pesquisa está pronto para exibição. Basta tocar na notificação para ser levado a uma página de resultados pré-carregada. “Da próxima vez que você perder o serviço, sinta-se à vontade para enfileirar suas pesquisas, deixar o seu telefone longe e continuar com o seu dia. O aplicativo do Google funcionará nos bastidores para detectar quando a conexão estiver disponível novamente e te entregar os resultados da pesquisa assim que estiverem completos”, explica o gigante da internet. A novidade está disponível apenas para quem já baixou a versão mais recente do app do Google para Android e, de acordo com a empresa, o recurso não consumirá a bateria do smartphone. Outro detalhe interessante é que, ao buscar páginas de resultados de pesquisa simplificadas, ele impactará minimamente no uso de dados. A informação foi divulgada pelo canaltech.com.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.