

CENTRO COMUNITÁRIO


![]()




GRADUANDA EM ARQUITETURA E URBANISMO
Olá!
Me chamo Lílian, nesse portfólio apresento alguns dos meus projetos ao longo da jornada acadêmica. Busco constantemente expandir meus conhecimentos e refletir isso em soluções harmônicas entre estética e funcionalidade, sempre na tentativa de alcançar o melhor resultado possível.
(51) 98278-8353
lilischimitt@gmail.com
linkedin.com/in/lílian-schimitt
behance.net/llianschimitt
Instagram: @lilischimitt
2014-2016

2019-atual
Escola Estadual de Ensino Médio Padre Réus
Ensino médio
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Nono semestre da graduação em Arquitetura e Urbanismo
Previsão de formatura: dez/2025
ago 2021- jul 2022

ago 2022 - mar 2023
Estágio de interiores
MMB Projetos (Mardini & Menna Barreto)
Auxílio na criação e projeto executivo de interiores, modelagem e detalhamento de marcenaria, renderizações de interiores com v-ray, auxílio em levantamentos.
Estágio de arquitetura residencial e comercial
Pedro Gabriel e Bonini Arquitetura
Auxílio em todas etapas de desenvolvimento, com foco em criação de diagramas compositivos, detalhamentos estruturais e modelagem em BIM.
set 2023 - atual
ARCHICAD
TWINMOTION
PHOTOSHOP
AUTOCAD
SKETCHUP
INDESIGN
VRAY
GRASSHOPPER
Estágio de arquitetura de incorporação
Studio Prudencio
Auxílio em todas etapas de desenvolvimento de projetos de incorporação e interiores.
MODELAGEM
DETALHAMENTO
DIAGRAMAÇÃO
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

Autoria: Anna Carolina Chagas e Lílian Schimitt
Disciplina: Projeto Arquitetônico I
Semestre: 2021/1
Orientação: Edson Mahfuz e Sílvia Leão
Ferramentas: Archicad, Twinmotion, Vray, Photoshop.
Localizado em Porto Alegre, no bairro Chácara das Pedras, o projeto consiste na revitalização de uma praça local.
A proposta inclui, ao ar livre, pista de skate, quadra poliesportiva, cancha de bocha, playground, bicicletários e áreas de convivência com decks.
Na parte interna, foi projetado um centro comunitário que consiste em uma biblioteca de dois pavimentos, uma cafeteria e um salão de uso múltiplo. Foram levados em consideração a topografia do terreno, a vegetação existente, sendo minimamente modificada, e o tratamento do passeio público, conforme os padrões da legislação municipal.






planta pavimento térreo
planta segundo pavimento



Autoria: Lílian Schimitt
Disciplina: Representação Gráfica III
Semestre: 2021/2
Orientação: Angélica Ponzio e Underlea Bruscato.
Ferramentas: Grasshopper, Twinmotion.
A disciplina tem como objetivo estimular o aprendizado através do contato com as novas tecnologias de fabricação digital e design paramétrico. O principal exercício, aqui apresentado, consiste na criação de uma cabana, partindo de um cógido base montado no software Grasshopper em grupo, com pequenas alterações feitas individualmente conforme o contexto escolhido.
Nesse caso, o contexto selecionado foi um bosque, sendo configurados os parâmetros para um deck amplo como espaço de convivência, fundações elevadas e formato em L.


FORMA INICIAL
Hexágono extrudado, podendo haver adições e subtrações para cada situação a ser proposta.
Hexágono estrudado, podendo haver adições e subtrações conforme a situação proposta de cada integrante do grupo.
DIAGRAMA DE PARÂMETROS
ALTURA (Z)
COMPRIMENTO (XY)
TELHADO
TELHADO
SERIALIZAÇÃO
ROTAÇÃO
CABANA
CABANA
ÂNGULO (S)
ALTURA (Z)
ADIÇÕES/SUBTRAÇÕES
COMPRIMENTO (XY)
ÂNGULO (S)
ADIÇÕES/SUBTRAÇÕES
SERIALIZAÇÃO
DIMENSÕES (XYZ)
ROTAÇÃO
MODULAÇÕES
DIMENSÕES (XYZ)
ADIÇÕES/SUBTRAÇÕES
MODULAÇÕES
ADIÇÕES/SUBTRAÇÕES
DECK
DECK
ABERTURAS
ABERTURAS
FUNDAÇÕES PAINÉIS
FUNDAÇÕES PAINÉIS
ADIÇÕES/SUBTRAÇÕES
ADIÇÕES/SUBTRAÇÕES
Confira aqui o vídeo de apresentação da cabana:

VOLUME FINAL
Forma obtida com as variações individuais.




Autoria: Lílian Schimitt
Disciplina: Projeto Arquitetônico V
Semestre: 2023/1
Orientação: Douglas Vieira de Aguiar.
Ferramentas: Archicad, Twinmotion.
A proposta da disciplina consiste no projeto de um SESC na Avenida João Pessoa nº835, em frente ao Parque da Redenção, um dos principais parques da cidade. O sítio, com aproximadamente 1470m2, é de propriedade do SESC e hoje abriga a ‘Academia do Sesc Redenção’ e, ao lado, um estacionamento.
O projeto deve abrigar espaços destinados ao lazer, à cultura, ao esporte e à saúde, acessados através de um percurso lúdico.





baixa | 2° pavimento
baixa | 3° pavimento



planta baixa | 4° pavimento
planta baixa | 5° pavimento

Autoria: Isadora Vale e Lílian Schimitt
Disciplina: Projeto arquitetônico IV
Semestre: 2022/2
Orientação: Marta Peixoto
Ferramentas: Archicad, Corona, Lumion, Photoshop.
A proposta consiste no reuso adaptativo do prédio da Faculdade de Educação da UFRGS, transformando-o em um ambiente residencial destinado a estudantes. Para isso, desenvolvemos tipologias de dormitórios compartilhados, além de um hostel que abriga um número maior de pessoas, pensado para permanências breves.
Também foi criado um anexo em estrutura metálica, acrescentando novas funções. Criamos ligações diretas entre as duas edificações através de três passarelas metálicas. Nos pavimentos onde ocorrem as conexões, há espaços de uso comum com coworking e área de estudos. Nos demais pavimentos do novo prédio, desenvolvemos dormitórios para uso residencial.
No novo prédio criado, o enfoque maior foi no detalhamento da estrutura metálica, toda em metalon. No nosso caso,o maior tempo foi dedicado à fachada revestida com chapas perfuradas e às passarelas de ligação.



As passarelas, com 16m de extensão, foram desenvolvidas também em estrutura metálica. As vigas foram escondidas por chapas de ACM, usadas como forro no teto e abaixo da laje inferior. Foi seguida a mesma modulação estabelecida no anexo, com o acréscimo de vigas de contraventamento.




corte transversal | passarela

detalhe arremates telha

detalhe de fixação passarela na alvenaria
Na reforma do prédio existente da FACED, o enfoque maior foi na criação e detalhamento das tipologias de dormitório, lidando também com novas áreas molhadas nos corredores e em alguns quartos.


Essa tipologia foi desenvolvida como quarto compartilhado entre dois estudantes. A maior dificuldade encontrada foi o pé direito muito alto, com mais de 4m, e a tentativa de preservá-lo na altura da janela, a 3,40m. Sendo assim, a criação do mobiliário ocorreu de forma a aproveitar bem o espaço vertical com uma boa marcenaria, sem dar uma sensação de “sufoco” de um ambiente estreito e alto.



CAVA CORTINEIRO
CORTINEIRO
PUXADOR CAVA
PUXADORES CAVA





Foi criado um rebaixo, possibilitando a instalação de pontos de luz mais próximos à escrivaninha. O mobiliário foi organizado de forma simétrica, demarcando o espaço de cada morador.
Nesse dormitório, tentamos aproveitar a área maior que os demais para inserir quatro estudantes com conforto, além de desenvolver uma pequena cozinha e banheiros exclusivos. As camas estão organizadas em ilha, ficando elevadas acima de conjuntos de guarda-roupas. A profundidade dos armários se resolveu com a criação de prateleiras retráteis, com corrediças de aço. DORMITÓRIO TIPO 2








