Avaliação de desempenho das características acústicas de um auditório universitario

Page 1

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS CARACTERISTICAS ACÚSTICAS DE UM AUDITÓRIO UNIVERSITÁRIO EM VITÓRIA DA CONQUISTA Eixo 2: Conforto e Tecnologia do Ambiente Construído

BORGES, Lígia Cardoso Discente do curso de Arquitetura e Urbanismo ligia.lih33@gmail.com

BERNARDINO, Fernando Salgado Arquiteto e Urbanista. D.S. fernandos@fasa.edu.com

RESUMO Nos dias atuais, o uso de auditórios é frequente em instituições de ensino. Com a crescente demanda, há a necessidade de que estes ambientes apresentem bom desempenho acústico, buscando oferecer a melhor experiência auditiva para seu usuário. A falta de condicionamento acústico em um ambiente não só o torna ruidoso, como em determinados casos um causador de incômodos físicos e psicológicos. Dessa forma, objetivou-se com este trabalho a avaliação da qualidade acústica do Auditório FASAVIC. Foram medidas as áreas de superfícies de revestimento do Auditório, e calculado o tempo de reverberação (TR) a partir dos coeficientes de absorção dos materiais. O TR calculado do auditório apresentou valor de 1,94 s, superior ao valor de 0,6 s, recomendado para ambientes com estas dimensões e tipo de uso. Foi então proposto novo projeto de condicionamento acústico, utilizando-se materiais com maior potencial de absorção acústica em substituição aos existentes. Com o novo projeto, o TR calculado foi de 0,53 s, considerado adequado ao ambiente estudado. Conclui-se que o auditório não apresenta boa qualidade acústica, porém é possível adequá-lo com a utilização de materiais apropriados para revestimento de suas superfícies.

PALAVRAS-CHAVE Arquitetura e Urbanismo. Condicionamento acústico. Tempo de reverberação

1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.