4 minute read

“A Allianz CUP é cada vez mais importante”

Embaixador Oficial da prova cresceu para o futebol português em Leiria, cidade que acolhe, pelo terceiro ano consecutivo, a Final Four desta competição.

Qual o significado de ser o Embaixador Oficial da Allianz CUP?

Advertisement

Desde logo devo dizer que é um motivo de orgulho ser escolhido como um dos Embaixadores da Liga Portugal. E, depois, sê-lo desta prova em específico… não tenho como descrever o grau da minha satisfação e orgulho em desempenhar este papel.

Qual a análise que faz ao crescimento desta competição?

Nota-se de forma clara que a Allianz CUP é cada vez mais importante para os clubes. Todos querem levantar este troféu. Como costumo dizer, quem não quer não se dedica, e nós temos assistido a vários exemplos de como todos os clubes querem vencer esta competição.

Em 2002 chegou à União de Leiria vindo do Vasco da Gama. Esta será sempre uma cidade especial?

Eu cheguei do Brasil e vim parar a esta cidade, onde fui muito bem recebido, não me esqueço. Joguei aqui dois anos e meio e, atualmente, representar a Liga Portugal na cidade que me recebeu, sendo o Embaixador da Final Four, é uma alegria enorme.

A Final Four da Allianz CUP representa muito mais do que três jogos de futebol. Sente-se o ambiente desta grande semana na cidade?

Eu vou acompanhando em alguns espaços e sinto que as pessoas aderem muito bem a todas as atividades da Liga Portugal. Tem existido sempre um crescimento. Infelizmente, tivemos um ano sem Fan Zone por causa da pandemia, mas eu noto o crescente interesse das pessoas em estarem presentes nesta grande semana do

Esta é a quinta temporada como Naming Sponsor oficial da competição, tendo coincidido com o período COVID-19. Como vê a evolução da prova, sendo que hoje é uma certeza no Futebol Profissional?

Foi em 2018 que tomámos a decisão de nos tornamos naming sponsor da Taça da Liga e assumimos de alma e coração a Allianz CUP.

Como todos sabemos, existe uma enorme resistência na conquista de um naming e esta caminhada não tem sido fácil. No entanto, temos a certeza que já conquistámos o nosso lugar no futebol português e que somos reconhecidos por todos como a seguradora do desporto, a seguradora que dá nome à AllianzCUP. Tem sido um percurso em que apostamos na promoção do desporto rei no nosso país e em que nos aproximamos dos adeptos das mais diversas formas.

Durante a pandemia, essa foi uma das principais lições que retivemos. Conquistámos valores records de audiência nas transmissões televisivas durante esse período e registámos, com enorme satisfação, que demos também aqui o nosso contributo para estarmos com todos aqueles a quem o futebol toca, num momento particularmente difícil em todo o mundo.

Qual o impacto que esta parceria com a Liga Portugal teve para a Allianz e que vantagens trouxe?

Na Allianz acreditamos que as parcerias nos permitem chegar mais facilmente às pessoas, aproximando-nos dos nossos clientes, parceiros e público em geral. No fundo, de todas as pessoas. Como marca, este posicionalmente é fundamental.

Vamos para a quinta época em que colaboramos com a Liga Portugal, com quem temos vindo a construir uma relação win-win muito sólida, em que beneficiamos mutuamente do posicionamento e força de ambas as marcas. Acreditamos que a marca Allianz ganha vida, gerando também notoriedade e likeability, com esta parceria.

Quando nos associamos ao desporto nacional estamos presentes onde os portugueses estão e, nestes casos, ligados de uma forma mais lúdica e descontraída, derrubando assim algumas barreiras ainda muitas vezes associadas à atividade seguradora.

É um facto que o crescimento da notoriedade da Allianz tem sido reconhecido nestas épocas, mas também gostamos de pensar que a nossa marca traz muito ao futebol, à Liga e nomeadamente à Allianz CUP.

A Final Four é algo único no panorama futebolístico. Uma semana repleta de atividades e de entretenimento e onde se fomenta o convívio entre todos os amantes do futebol e do desporto. Vê este evento como algo de positivo, não só para os adeptos, mas para própria sociedade?

Não temos qualquer dúvida que a semana da Final Four já se posicionou como a Semana do Futebol em Portugal. Durante a última semana de janeiro, Leiria é agora a capital do futebol nacional.

Como já é costume, o coração da cidade transforma-se no o ponto de encontro dos adeptos, não só da região como de várias outras zonas, que vêm visitar a Fan Zone onde acontecem inúmeras atividades para todos os gostos e idades, ligadas ao futebol e não só.

Ao apostarmos no futebol chegamos a milhões de pessoas de todo o país. Temos aqui uma oportunidade extraordinária de nos envolvermos na sociedade e de sensibilizarmos todos estes adeptos para questões que nos implicam a todos, e que através do desporto também podem concretizar a diferença. A Responsabilidade Social é então um fator essencial subjacente a esta semana, que desenvolvemos em colaboração com a Fundação da Liga e com a Rede de Emergência Alimentar.

Este ano, por exemplo, voltamos a desenvolver campanhas de sensibilização que convertem golos em toneladas de alimentos. Apelamos ainda ao envolvimento dos visitantes da fan zone com uma campanha de recolha de alimentos que irá decorrer no stand da Fundação do Futebol. Com os alimentos entregues vamos fazer Hope Boxes, a distribuir por famílias carenciadas. Em ambas as situações, a Rede de Emergência Alimentar vai ajudar-nos a atribuir os bens conseguidos, na região de Leiria.

Com o desenvolvimento deste tipo de ações acreditamos que contribuímos para o envolvimento da sociedade em algo que nos preocupa a todos, ao mesmo tempo que também impactamos de forma positiva as novas gerações que acompanham a semana do futebol. Gerações estas que são os líderes do futuro e que têm, portanto, um papel importantíssimo no mundo de amanhã.

Esta parceria com a Liga e com a própria competição é uma aposta ganha?

Sem dúvida. É uma aposta vencedora, de muito sucesso. A AllianzCUP evoluiu muito, e a Marca Allianz beneficiou muito também. Ver o que se passou ao longo destas 5 épocas e termos esta Final Four com a atual dinâmica a acontecer, são prova disso.

This article is from: