
2 minute read
Liga Portugal e Fundação do Futebol na ONU com o “Football for the Goals”
A Fundação do Futebol e a Liga Portugal associaram-se às Nações Unidas, sendo as primeiras entidades portuguesas a serem certificadas como parceiras do novo projeto “Football for the Goals” (FFTG), que tem como objetivo explorar o poder mediático do Desporto-Rei, não só para consciencializar e aumentar o reconhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como também para promover mudanças de comportamento e práticas sustentáveis, nesta grande indústria que é o Futebol. Sustentabilidade, igualdade, direitos humanos e ação climática, são os pilares desta grande iniciativa.
Em dezembro de 2021, a UEFA apresentou a sua própria estratégia de sustentabilidade “Strength through Unity”, com foco nos direitos humanos e no ambiente. Com base neste projeto, a UEFA juntou-se à iniciativa como o primeiro parceiro da FFTG. opinião de luís estrela, Coordenador da Fundação do Futebol
Advertisement
Neste projeto, os parceiros usam a sua visibilidade e poder de divulgação através de ações, campanhas, exposição da marca corporativa, meios de comunicação, agentes desportivos e adeptos, comprometendo-se com os princípios do desenvolvimento sustentável, desenvolvendo práticas sustentáveis e atuando como defensores dos ODS.
No dia do lançamento do UEFA Women’s EURO 2022, as Nações Unidas decidiram também lançar o “Football for the Goals”.
Por um futuro melhor, para ajudar a criar um futuro sustentável, garantindo a inclusão, a igualdade e a equidade para as pessoas em todos os lugares, a Liga Portugal e a Fundação do Futebol comprometem-se a estar lado a lado com o Football for the Goals.

Neste Liga-te à Fundação, marcamos o regresso dos livros com ‘As Mirabolantes aventuras do Mundo d’O Ligas’. Nesta segunda edição, incluímos as mascotes oficiais dos nossos clubes, tornando este projeto ainda mais enquadrado com aquilo que pretendemos que sejam as ações da Fundação do Futebol.
As novas histórias foram um grande desafio, mas que hoje muito nos orgulham. Aproveito, por isso, esta edição especial para agradecer ao escritor Joaquim Semeano, à equipa da 2play responsável pelas ilustrações, à SANA editores e à Santa Casa da Misericórdia, que uma vez mais contruiu connosco este projeto, e, claro, aos clubes que, desde a primeira hora, aceitaram colocar as rivalidades de lado e alinharam connosco neste projeto, porque valores mais altos se levantam.
Não posso deixar ainda de destacar o projeto ‘Ajuda: O Jogo Com Prolongamento’, uma missão muito bem-sucedida e que muito nos orgulha, já que está intrinsecamente associada à nossa aproximação a toda a comunidade, percorrendo o país de lés a lés, sem esquecer as ilhas, um projeto também ele em associação com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a quem juntamos a rede de emergência alimentar, tentando colmatar necessidades logísticas e alimentares de muitos Bancos Alimentares.
Estes projetos são dois excelentes exemplos, aos quais queremos dar continuidade. Foi por iniciativas como estas que criámos a Fundação do Futebol: projetos executados lado a lado, com os nossos clubes e comunidades.